Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Cerimónia Oficial de Abertura do Curso de Medicina da Universidade do Algarve

Cerimónia Oficial de Abertura do Curso de Medicina da Universidade do Algarve

Logotipo do Curso de Medicina da Universidade do AlgarveNo dia 4 de Dezembro de 2009,realiza-se na Universidade do Algarve a  Cerimónia Oficial de Abertura do Curso de Medicina da Universidade do Algarve. Este curso, iniciado em 8 de Setembro de 2009, é apoiado financeiramente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com um valor cerca de 2,2 milhões de euros, destinado investimento inicial em conteúdos educativos, infraestruturas e equipamentos informáticos, e recursos humanos relacionados (ver Apoio da UMIC ao Curso de Medicina da Universidade do Algarve Agora Iniciado).

O Curso de Medicina da Universidade do Algarve, criado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, tem três características particularmente inovadoras no panorama do ensino de medicina em Portugal: 

  • A admissão de alunos é dirigida a candidatos que já tenham uma licenciatura (1º ciclo do ensino superior).
  • Aceita candidatos com licenciaturas em áreas de ciências da natureza (e.g., Biologia, Geologia, Química, etc.), ciências da saúde e afins (e.g., Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biomédicas, etc.) ou ciências exactas (Matemática, Física, Engenharias, etc.).
  • O modelo pedagógico é em regime tutorial e é baseado em estudos de casos clínicos, adoptando as metodologias da aprendizagem baseada em problemas (PBL – Problem Based Learning).
  • Contempla o ensino da medicina clínica e familiar praticado nos Centros de Saúde.

Pela própria natureza da metodologia de aprendizagem adoptada (ver ensino e unidades curriculares), o curso recorre intensivamente ao apoio de conteúdos de aprendizagem e a bases de dados suportados electronicamente e acessíveis pela Internet, de maneira também inovadora em Portugal.

Última actualização ( 30/05/2011 )