Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Âmbito de actividades  > Cooperação Bilateral

Cooperação Bilateral

Participação em acções do âmbito da Cooperação Bilateral:

  • Brasil
    • Série de 4 video-conferências Portugal-Brasil para a preparação do Programa de Cooperação (17 de Março, 8 de Abril, 28 de Abril, 18 de Maio de 2009, coordenadas por Luis Magalhães (Presidente da UMIC) pelo lado Português, e José Monserrat Filho (Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil) pelo lado Brasileiro. Outros participantes de Portugal: Pedro Veiga (FCCN), Lígia Amâncio (FCT), Lino Fernandes (AdI) e Gaspar Barreira (LIP). Na última video-conferência chegou-se a acordo final sobre a redacção de 5 acordos de cooperação bilateral, a serem considerados ministerialmente:
      • Memorando de Entendimento em matéria de reforço da língua portuguesa na Sociedade da Informação, através de repositórios científicos de acesso aberto/livre, disponibilização de recursos para o processamento computacional da língua portuguesa, medição dos conteúdos da Web em português, e arquivo da Web;
      • Protocolo em matéria de Computação distribuída GRID;
      • Protocolo em matéria de I&D em Nanotecnologia;
      • Protocolo em matéria de participação conjunta em projectos EUREKA e IBEROEKA;
      • Memorando de Entendimento em matéria de apoio à investigação em Ciências Sociais e Humanas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
      Está previsto o envolvimento directo da UMIC na execução dos primeiros 4 acordos.
  • Cabo Verde
  • Espanha
    • Lançamento da iniciativa de computação voluntária IBERCIVIS em Portugal, no Ciência 2009 – Encontro com a Ciência em Portugal, 30 de Julho de 2009, em Lisboa, com a participação de Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Gaspar Barreira, Director do LIP, Pedro Abreu, do LIP, Rui Brito, do CNC e da FCTUC, e Carlos Simões, do CNC e da FCTUC. O alargamento da iniciativa IBERCIVIS a Portugal foi dinamizado pela UMIC através de uma videoconferência (21 de Julho de 2009) e de reuniões (23-27 de Julho de 2009 em Saragoça, 5-7 de Maio de 2009 em Saragoça, 12 de Janeiro de 2009 em Madrid, 7-8 de Julho de 2008 em Trujillo).
    • Reunião sobre as "Perspectivas Financeiras da UE" na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, 29 de Janeiro de 2009, Madrid: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • XXIVª Cimeira Luso-Espanhola, 21-22 de Janeiro de 2009, em Zamora, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira foram assinados vários Memorandos de Entendimento envolvendo a UMIC e em para cuja preparação a UMIC participou significativamente, nomeadamente sobre:
      • Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL);
      • Reforço das redes electrónicas de investigação e de ensino de Portugal e Espanha e da sua interligação;
      • Computação distribuída GRID, Supercomputação e Repositórios Científicos de dados.
    • Reunião de Coordenação das Iniciativas de e-Ciência de Portugal e Espanha, 12 de Janeiro de 2009, em Madrid: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Pedro Veiga Presidente da FCCN, Gaspar Barreira, Director do LIP, Jorge Gomes, do LIP, Daniel Gomes, da FCCN, e Rui Brito, do CNC e da FCTUC.
    • Criação da IBERGRID – Infraestrutura Ibérica de Conjunta de Computação Grid (3ª Conferência IBERGRID, 20-22 de Maio de 2009, Valencia; Reunião de Coordenação das Iniciativas de e-Ciência de Portugal e Espanha, 12 de Janeiro de 2009, em Madrid; 2ª Conferência IBERGRID, 1-14 de Maio de 2008, Porto; Reunião de Coordenação da IBERGRID, 24 de Julho de 2007, Valencia; 1ª Conferência IBERGRID, 14 de Maio de 2007, Santiago de Compostela; Reunião de Coordenação das iniciativas Grid de Portugal e Espanha para criação da IBERGRID, 12 de Novembro de 2006, Braga; XXIª Cimeira Luso-Espanhola, 18-19 de Novembro de 2005, Évora, onde foi assinado um Memorando de Entendimento que deu origem à IBERGRID.
    • XXIIIª Cimeira Luso-Espanhola, 18 de Janeiro de 2008, Braga, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira procedeu-se, no próprio terreno destinado à instalação do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, ao lançamento da obra de construção deste laboratório e à assinatura do respectivo Acordo de Sede que foi depois sujeito a aprovação parlamentar em Portugal.
    • Assinatura de um Protocolo de Cooperação pelas universidades portuguesas de Aveiro, Porto e Minho e pelas universidades galegas de A Coruña, Santiago de Compostela e Vigo, pelo qual é criado um programa conjunto de Doutoramento em Nanomedicina, 16 de Janeiro de 2008, Porto. Esta iniciativa contou com a adesão de 18 instituições portuguesas de I&D, entre as quais 10 Laboratórios Associados, e está aberta à colaboração de outras instituições, empresas e centros de investigação que se proponham contribuir de forma relevante para os seus objectivos, e muito particularmente com o INL. A UMIC esteve envolvida no estímulo à assinatura deste protocolo através do seu Presidente: Luis Magalhães.
    • Reunião Hispano-Portuguesa de Laboratórios de Nanotecnologia que teve como participantes representantes dos principais laboratórios de nanociência e nanotecnologia, os coordenadores da Rede de Nanotecnologia de Espanha e da Rede de Nanotecnologia de Portugal, e representantes dos ministérios de ciência dos dois países, realizada em 23 de Fevereiro de 2007 nas instalações da Comissão Instaladora do INL, em Braga: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • XXIIª Cimeira Luso-Espanhola, 24-25 de Novembro de 2006, Badajoz, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira foi assinada a Convenção que aprova os Estatutos do INL como organização internacional de investigação, a qual foi depois sujeita em 2007 a aprovação parlamentar e ratificação dos Chefes de Estado nos dois países, com base no Relatório da Comissão Técnica nomeada na XXIª Cimeira Luso-Espanhola para preparar a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, cuja delegação portuguesa foi chefiada por Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Reuniões das Comissões Técnicas previstas nos Memorandos de Entendimento assinados na XXIª Cimeira Luso-Espanhola, 2 de Outubro de 2006, Madrid, entre as quais as que incluíram a UMIC (Criação e operação conjunta de um Instituto de I&D Portugal-Espanha; Computação distribuída GRID; Desenvolvimento de Planos de Cooperação Científicos e Tecnológicos específicos), cabendo a coordenação da delegação portuguesa nas duas primeiras ao Presidente da UMIC: Luis Magalhães.
    • XXIª Cimeira Luso-Espanhola, 18-19 de Novembro de 2005, Évora, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira foram assinados vários Memorandos de Entendimento envolvendo a UMIC, relativos a:
      • Criação e operação conjunta de um Instituto de I&D Portugal-Espanha. Estabelece as bases para a criação do que veio a ser o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, constituído como organização internacional de investigação, e nomeia uma Comissão Técnica para preparar uma proposta detalhada, incluindo a definição das linhas iniciais da actividade científica e técnica a desenvolver, o modelo de funcionamento e de financiamento, as oportunidades e vantagens de concentrar as actividades em áreas de trabalho de Nanotecnologias, Computação GRID, Biotecnologia e Biomedicina, Energia, Gestão de Riscos em Infra-estruturas críticas. A UMIC foi uma das entidades portuguesas nomeadas para a Comissão Técnica e o seu Presidente coordenou a parte portuguesa.
      • Sociedade da Informação. Prevê o intercâmbio regular de informação, experiências e know-how técnico, e o estudo e execução conjunta e coordenada de actividades e projectos.
      • Computação distribuída GRID. Prevê a cooperação em Computação Grid, nomeadamente através da coordenação das infraestruturas dos dois países que veio a dar lugar à IBERGRID.
      • Redes Electrónicas de Investigação e de Ensino. Estabelece a ligação coordenada das redes de investigação e ensino dos dois países em anel de fibra óptica escura propriedade destas próprias redes com redundância útil a ambas as redes, mediante ligações na fronteira Norte de Portugal com a Galiza e na fronteira Leste com a Extremadura espanhola.
      • Desenvolvimento de Planos de Cooperação Científicos e Tecnológicos específicos, com vista ao reforço mútuo das capacidades de intervenção internacional, incluindo a I&D envolvendo Computação Grid, e a I&D em nanotecnologias.
  • Índia
    • Visita Oficial do Presidente da República à Índia, 9-17 de Janeiro 2007, New Delhi, Goa, Bombaim, Bangalore, integrando a comitiva: Luis Magalhães, Presidente da UMIC. Em New Dehli foram feitos contactos bilaterais com o Ministério da Ciência da Índia, e em Goa foi realizada uma reunião de trabalho no National Institute of Oceanography, Dona Paula.
  • República da Coreia
    • Reunião Bilateral no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinatura do “Memorandum of Understanding between the Ministry of Science, Technology and Higher Education of the Portuguese Republic and the Ministry of Information and Communication of the Republic of Korea on Co-operation in Information and Communication Technologies (ICT)” na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, e “ICT Cooperative Committee Inaugural Meeting”, 9 de Junho de 2006, Lisboa, participação de Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Visita a Seul que incluiu a Agência de Computorização, a assinatura de um Memorando de Entendimento para a cooperação em TIC, e o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, 14-18 de Outubro de 2005, em na delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
  • República Popular da China
    • Visita a Pequim com reuniões com o Ministério da Ciência e Tecnologia e com o Ministério da Educação da China, 18-21 de Outubro 2005, na delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
Última actualização ( 26/04/2010 )