Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias

Notícias


  • Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2011

    Cartaz do World Telecommunications and Information Society Day 2010 A ONU – Organização Mundial das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio de cada ano como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Esta iniciativa visa promover acções de sensibilização e consciencialização pública para os benefícios da utilização da Internet. O tema escolhido para 2011 é “melhor qualidade de vida nas comunidades rurais com as TIC” (“better life in rural communities with ICTs”) e tem por objectivo destacar o importante papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como catalisadoras da promoção da qualidade de vida das pessoas, da sociedade e da economia no contexto rural, potenciando melhor qualidade de vida, combatendo a pobreza, a iliteracia e a exclusão social.

     

  • Forum para a Sociedade da Informação – Acessibilidade Web

    Logótipo do Programa Acesso da UMIC A Acessibilidade de Conteúdos da Web para cidadãos com necessidades especiais vai ser debatida numa sessão do Forum para a Sociedade da Informação que vai ter lugar no dia 5 de Maio, no Auditório da SIBS, na Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1, Lisboa, organizado conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

    Neste Forum são consideradas questões relativas às novas Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0) aprovadas pelo W3C – World Wide Web Consortium em Dezembro de 2008, as quais foram publicadas em português pela UMIC em 25 de Fevereiro de 2009 (ver Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 do W3C) Publicadas em Português). O Português foi a 3ª língua no Mundo em que as novas directrizes de acessibilidade foram publicadas, a seguir apenas ao Inglês da publicação original e ao Húngaro, língua em que foi publicada uma tradução poucas semanas antes da portuguesa.

  • Portugal em 2º na ONU em Acessibilidade dos Sítios do Governo na Internet

    Logótipo do Programa Acesso da UMIC Um artigo publicado na edição de Janeiro de 2011 do periódico científico Journal of Information Technology & Politics, sob o título “Análise Global da Acessibilidade de Portais de Governos e Sítios de Ministérios Nacionais na Web" (Global Web Accessibility Analysis of National Government Portals and Ministry Web Sites), apresentou a primeira análise global da acessibilidade na Web de 192 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Portugal está em 2º lugar na acessibilidade dos sítios do governo considerados no estudo, com um valor de acessibilidade Web de 97,57%, só ultrapassado pela Alemanha que tem um valor de acessibilidade Web de 98,72%.

  • Congresso Literacia, Media e Cidadania

    Logotipo do Congresso Literacia, Media e CidadaniaRealiza-se nos dias 25 e 26 de Março de 2011, na Universidade do Minho, em Braga, o Congresso Literacia, Media e Cidadania, cujo programa prevê sessões plenárias sobre “Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos”, “As gerações mais novas e os media: tendências actuais da investigação”, “Educação para os Media: saber fazer”, “Formar para intervir: competências para promover a literacia mediática na perspectiva de uma cidadania activa”, “Intervir para promover: experiências a partir do terreno”, “Literacia para os media e políticas públicas: quadro actual e perspectivas”. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP é uma das entidades organizadoras, em conjunto com Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Ministério da Educação, Universidade do Minho/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

  • “Infoday” em Bruxelas sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationA Associação AAL realiza em Bruxelas, no dia 7 de Abril de 2011, com início às 15:00, em local a indicar, um “infoday” sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, cuja abertura está prevista para o fim de Março com o período de candidatura a terminar no fim de Junho de 2011. A participação no “infoday” é livre, mas requer inscrição prévia, dada a limitação de participantes, através de e-mail para Jacqueline.Teller@aal-europe.eu, o mais cedo possível mas sempre antes de dia 24 de Março.

  • Semana “Ligue-se à Internet” 2011

    Logotipo da “Get Online Week 2011De 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2011 decorre a Semana “Ligue-se à Internet” 2011 (Get Online Week 2011), evento organizado a nível europeu pela Telecentre-Europe, uma organização que procura aumentar o impacto e a eficiência de Espaços Internet na Europa, providenciando suporte, partilha de conhecimento e serviços que contribuam para o aumento das actividades dos Espaços Internet, assim como para promover o acesso, as competências em TIC e a motivação de milhões de europeus para participarem na sociedade da informação e do conhecimento.

  • Workshop de Políticas da EU sobre “Norma de Cuidados Públicos Primários para Serviços de AAL na Europa"

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealizou-se nos dias 28-29 de Junho de 2010, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a EU Policy Workshop on 'Public Primary Care Standard for AAL Services in Europe', organizada conjuntamente pelo AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas, pela Unidade de TIC para a Inclusão da DGINFSO – Direcção-Geral Sociedade da Informação e media da Comissão Europeia e o Programa Conjunto Europeu AAL – Ambient Assisted Living (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas).

  • 1º Encontro Regional da Rede de Espaços Internet – Distrito de Setúbal

    Logotipo da Rede de Espaços InternetRealizou-se hoje, dia 9 de Junho de 2010, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, o 1º Encontro Regional da Rede de Espaços Internet, nesta edição dirigido a todos os responsáveis e monitores dos 51 Espaços Internet do distrito de Setúbal. Organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela, este Encontro contou com mais de 50 participantes, estando representados 27 Espaços Internet de 11 dos 13 Municípios do distrito de Setúbal (ver Programa do Encontro).

  • Sessão Include Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealiza-se no dia 4 de Junho de 2010, das 14:00 às 17:30, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Av. do Brasil, Lisboa, no Pequeno Auditório junto às instalações da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, uma Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com a colaboração da FCCN (ver programa com links para as apresentações).

    A participação nesta sessão de informação é livre. Contudo, para a devida organização logística e atendendo ao número limitado de lugares, cada interessado deve comunicar até ao próximo dia 2 de Junho que pretende participar na sessão, para o endereço electrónico das Relações Internacionais da UMIC, ri@umic.pt, enviando o nome e a entidade a que está associado.

    O primeiro anúncio deste concurso foi publicado no dia 23 de Abril de 2010, prevendo que estaria aberto até 30 de Julho de 2010, às 16:00 TMG. O segundo anúncio foi publicado no dia 20 de Maio, com a indicação de que teria um envelope financeiro da ordem de 54 milhões de euros.

  • “Infoday” Educem Bruxelas sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealiza-se no dia 31 de Maio de 2010 em Bruxelas, no Marriott Hotel, Rue A Orts 3-7, das 10:30 às 18:00, um Infoday sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living,organizado pela Associação AAL, com um programa dirigido a todas as empresas, instituições de I&D e entidades das administrações públicas dos países participantes no Programa referido. A participação no Infoday é livre, mas requer a correspondente inscrição através de correio electrónico como é indicado no programa.

    O primeiro anúncio do 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living foi publicado no dia 23 de Abril de 2010, prevendo que o concurso estaria aberto até 30 de Julho de 2010, às 16:00 TMG. O segundo anúncio foi publicado no dia 20 de Maio, com a indicação de que teria um envelope financeiro da ordem de 54 milhões de euros.

  • Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2010

    Cartaz do World Telecommunications and Information Society Day 2010

    A ONU – Organização Mundial das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Esta iniciativa visa promover acções de sensibilização e consciencialização pública para os benefícios da utilização da Internet. O tema escolhido para o ano de 2010 é "melhor cidade, melhor qualidade de vida com as TIC" ("better city, better life with ICT’s") e tem por objectivo destacar o importante papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como catalisadoras da promoção da qualidade de vida das pessoas, da sociedade e da economia.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto organismo público com a missão de coordenação das políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, associa-se a esta iniciativa, alargando a comemoração nacional do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Assim, tal como em iniciativas anteriores, estimula-se a Rede de Espaços Internet a desenvolver e enquadrar acções de sensibilização e promoção da utilização da Internet e das TIC na temática “melhor cidade, melhor qualidade de vida com as TIC”, até ao final do mês de Maio. As acções concretas incluídas nesta iniciativa podem ser vistas nas páginas de notícias do portal Rede de Espaços Internet.

  • Portal da CGD Completamente Acessível e Adopta Certificação de Acessibilidade da UMIC

    Logótipo do Programa Acesso da UMICO Portal da CGD – Caixa Geral de Depósitos (www.cgd.pt) foi completamente remodelado e, entre outros aspectos, passou a satisfazer completamente as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG1.0) estabelecidas pelo W3C – World Wide Web Consortium que podem ser verificadas automaticamente. Esta remodelação contou com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP na verificação da conformidade com as directrizes de acessibilidade, através da sua equipa ACESSO, tendo a CGD utilizado o validador automático de satisfação das directrizes de acessibilidade que a UMIC desenvolveu – o eXaminator – e a Certificação de Acessibilidade da UMIC com a aposição do correspondente logotipo de certificação dinâmica no portal.

  • 22 Unidades Hospitalares de Pediatria Já Abrangidas pelo Projecto “TIC Pediátrica”

    Logotipo do Programa TIC PediátricaO projecto TIC Pediátrica, lançado no final de 2005 e promovido e gerido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI), disponibiliza a crianças internadas em unidades de pediatria de hospitais meios tecnológicos que permitam momentos de lazer e contactos com a família, a escola e os amigos através de web-cams, computadores pessoais e pequenos blogs familiares.

    Em várias fases de implementação desde 2005, em Agosto de 2009 o projecto ficou implementado em 22 unidades hospitalares: Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Pediátrico de Coimbra, Hospital Dona Estefânia em Lisboa, Hospital Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira, Hospital Infante D. Pedro em Aveiro, Hospital São Marcos em Braga, Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, Centro Hospitalar do Baixo Alentejo em Beja, Hospital Distrital de Faro, Centro Hospitalar do Funchal, Centro Hospitalar do Nordeste – Bragança, Centro Hospitalar do Alto do Ave em Guimarães, Hospital Santa Maria Maior em Barcelos, Hospital Garcia de Orta em Almada, Centro Hospitalar Cova da Beira da Covilhã, Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio em Portimão, Centro Hospitalar do Alto Minho em Viana do Castelo, Hospital de São João no Porto, Hospital Sousa Martins na Guarda, Hospital S. Teotónio em Viseu, Hospital de Santo André em Leiria.

  • Concurso para Admissão de Director Executivo da Associação AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationFoi publicado no dia 31 de Julho de 2009, no sítio da Associação AAL na Internet, um anúncio para a admissão de Director Executivo da Unidade Central de Gestão da Associação AAL (Vacancy for an Executive Director of the Central Management Unit of the AAL Association), em Bruxelas, onde também pode ser obtido o respectivo formulário de candidatura.

  • Tecnologias Adaptativas, Novo Paradigma de Inclusão e Qualidade de Vida

    Logotipo do Programa Acesso da UMICNa sessão “Comunicação: Tecnologias Adaptativas, Novo Paradigma de Inclusão e Qualidade de Vida / Universalização de Conteúdos Digitais”, no âmbito do Seminário “Capacidade para Comunicar e Interagir: um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência”, realizado no dia 11 de Julho de 2009, na Universidade Lusófona, Campo Grande, Lisboa, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP apresentou a comunicação “Inclusão e Acessibilidade Digital”.

    Esta sessão também incluiu apresentações de Jorge Fernandes, do Programa Acesso da UMIC, e do Professor Francisco Godinho, Coordenador do CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que em 1999 dirigiu a criação da Unidade Acesso – Acessibilidade a Cidadãos com Necessidades Especiais à Sociedade de Informação, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, mais tarde inserida na UMIC. A Unidade Acesso foi criada na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros, em Agosto de 1999, da Iniciativa Nacional para os Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação e da obrigatoriedade dos sítios dos organismos públicos na Internet respeitarem requisitos de acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais, tendo Portugal sido o primeiro país europeu e o quarto mundial a adoptar este tipo de regras de acessibilidade.

  • UTAD Testa Usabilidade do Computador Magalhães com População Idosa

    Logótipo do Programa Acesso da UMICDurante o mês de Junho a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade convidaram aproximadamente 50 idosos a testarem o computador Magalhães no uso de correio electrónico. Participaram também 50 alunos finalistas das licenciaturas de “Comunicação e Multimédia” e “Tecnologias de Informação e Comunicação” como observadores e relatores das experiências. Os testes decorreram na Universidade e em locais frequentados pelos idosos.

    Pretendeu-se com esta iniciativa avaliar a facilidade de utilização e a satisfação proporcionada pelo computador Magalhães para o uso de correio electrónico por idosos.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Budapeste

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealizou-se no dia 15 de Junho de 2009, em Budapeste, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A reunião contou com a presença de representantes de 18 países membros bem como com observadores da Comissão Europeia e do Secretariado da Associação AAL.

  • UMIC Facilita a Utilização de Espaços Internet pelas Universidades da Terceira Idade

    Logotipo da Rede de Espaços InternetNo âmbito das comemorações oficiais do Dia Nacional das Universidades de Terceira Idade, a RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinaram no dia 21 de Maio de 2009, nas instalações da Universidade Sénior do Fundão, situada junto ao Pavilhão Multiusos do Fundão, um protocolo de Cooperação que prevê o apoio da UMIC junto às entidades responsáveis por Espaços Internet para as Universidades de Terceira Idade possam utilizar esses espaços para realização de aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em horários semanais a combinar em cada caso, e a integração dos espaços com acesso a computadores e à Internet em Universidades de Terceira Idade que satisfaçam as condições estabelecidas na Rede de Espaços Internet.

  • Beneficiar da Internet em Segurança: acções promovidas pela UMIC no País

    Internet SeguraA ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e decidiu que este ano seria dedicado à temática da navegação segura da Internet pelos mais jovens.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto organismo público com a missão de coordenação das políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, resolveu alargar a comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação a todas as camadas da população e a toda a semana com início nesse dia, promovendo acções de consciencialização pública para os benefícios e para a utilização segura da Internet, entre 17 e 22 de Maio de 2009.

  • Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 do W3C) Publicadas em Português

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP tomou a iniciativa de encomendar a tradução para português e disponibilizar publicamente na Internet as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 – Web Content Accessibility Guidelines do W3C – World Wide Web Consortium), as quais foram aprovadas a 11 de Dezembro de 2008 depois de serem preparadas ao longo de um processo aberto com ampla participação mundial durante vários anos.

    O português foi a terceira língua em que foram publicadas as novas directrizes no mundo, a 25 de Fevereiro de 2009, seguindo-se apenas ao inglês (original) e ao húngaro.

  • Concurso Inclupara Projectos em Ambient Assisted Living para Idosos

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationNo dia 11 de Fevereiro de 2009 foi aberto o 2º concurso no âmbito do Programa AAL – Ambient Assisted Living, para projectos de I&D em Soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação para Avanço da Interacção Social de Idosos, o qual encerra no dia 5 de Maio de 2009.

    Contribuiu para a definição dos termos de referência deste concurso a Reunião do Grupo de Trabalho sobre os Conteúdos do 2º Concurso do Programa AAL organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP nos dias 11-12 de Setembro de 2008, em Lisboa.

  • Conferência Ministerial de Inclusão Digital 2008

    Logotipo da campanha da UE: e-Inclusion. Be part of it!Realizou-se de 30 de Novembro a 2 de Dezembro de 2008, em Viena, uma Conferência Ministerial de Inclusão Digital, na sequência da Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital que se realizou em Lisboa em 2-3 de Dezembro de 2007, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

    A Conferência Ministerial teve como principais temas: e-Acessibilidade na Europa, Envelhecendo Bem na Sociedade da Informação, Literacia Digital, Investimento em Inclusão Digital, Futuro das Políticas de Inclusão Digital.

  • Reunião do Grupo de Trabalho sobre os Conteúdos do 2º Concurso do Programa AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association

    Nos dias 11 e 12 de Setembro de 2008, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a organização, em Lisboa, de uma reunião do Grupo de Trabalho para a elaboração da proposta de anúncio do 2º concurso do Programa AAL – Ambient Assisted Living, a pedido do Comité Executivo da Associação AAL. Participaram na reunião 19 peritos de 17 países.

    A proposta preparada na reunião vai agora ser finalizada por um grupo mais restrito para depois ser distribuída aos representantes nacionais dos Estados participantes no Programa, prevendo-se que a versão final seja aprovada na próxima Assembleia Geral da Associação AAL, a realizar em Bona em 20-21/Outubro de 2008.

  • Consulta Pública sobre Acessibilidade da Internet e outros Assuntos de e-Acessibilidade

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA Comissão Europeia abriu uma consulta pública sobre Acessibilidade da Internet e outros Assuntos de e-Acessibilidade até ao dia 27 de Agosto de 2008, com o objectivo de obter contribuições para uma aproximação comum a questões de acessibilidade da Internet.

    A e-Acessibilidade respeita ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por pessoas portadoras de deficiência ou com limitações funcionais. O nível geral de e-Acessibilidade na União Europeia é relativamente baixo, apesar de várias iniciativas para o melhorar.

  • Reunião do Conselho de Ministros da SI da UE Aprova Conclusões sobre Inclusão Digital

    Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorO Conselho da União Europeia, reunido no dia 29 de Novembro de 2007, em Bruxelas, aprovou sob proposta da Presidência Portuguesa da UE conclusões na área da inclusão digital para pessoas idosas (Ageing Well in the Information Society). A Comissão apresentou ao Conselho a sua comunicação Iniciativa Europeia i2010 sobre Info-Inclusão – Participar na Sociedade da Informação, de 8 de Novembro de 2007, e a Presidência Portuguesa informou o Conselho sobre a Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital que se realiza em Lisboa nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2007 e que é a primeira oportunidade dos Ministros terem uma primeira discussão sobre a comunicação da Comissão.

  • Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital

    Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorRealiza-se em 2-3 de Dezembro de 2007, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, a Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital (e-Inclusion Ministerial Debate), organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. O Guia da Conferência contém informações sobre os oradores e sobre a exposição de projectos que decorre paralelamente à conferência, bem como a programação das correspondentes workshops.

    Esta reunião, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, conta com a presença da Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, e de 20 ministros ou secretários de estado de outros Estados Membros da UE. 

  • Jornadas Ibero-americanas de Tecnologias de Apoio a Pessoas com Deficiência

    Logotipo do Programa Acesso da UMICRealizam-se em 26-27 de Novembro de 2007, no Instituto Superior Técnico em Lisboa, as Jornadas Ibero-americanas de Tecnologias de Apoio para Pessoas com Deficiência e o Mini-Forum Iberoeka sobre o mesmo tema, organizados pelo Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico em colaboração com a Agência de Inovação.

    Estas Jornadas tiveram o apoio da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e de outras entidades nacionais e internacionais.

  • Workshop on Technologies, Contents and Services for Social Inclusion

    Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 29-30 de Outubro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Technologies, Contents and Services for Social Inclusion: Facing the digital divide and the emergence of ambient assisted living.

    A preparação desta workshop conta com a colaboração do Programa UT Austin – Portugal aprovado no âmbito do projecto Parcerias para o Futuro.

  • Acessibilidade dos sítios do Governo e da Administração Central na Internet

    Logótipo do Programa Acesso da UMICFoi aprovada no dia 27 de Setembro de 2007 a Resolução do Conselho de Ministros nº 155/2007, de 2 de Outubro, que estabelece orientações relativas à acessibilidade dos sítios do Governo e dos serviços e organismos públicos da Administração Central na Internet a cidadãos com necessidades especiais. São definidos claramente os requisitos técnicos que devem ser cumpridos, adoptando-se os níveis de conformidade das directrizes sobre a acessibilidade do conteúdo da Internet desenvolvidas pelo W3C – World Wide Web Consortium.

    Impõe-se, relativamente aos sítios de conteúdo meramente informativo, o respeito pelo nível de conformidade «A» num prazo de três meses, e relativamente aos sítios que envolvam a prestação de serviços transaccionais aos cidadãos, o respeito pelo nível de conformidade «AA» das referidas directrizes sobre a acessibilidade num prazo de seis meses.

  • Portugal Incluna Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas

    Logótipo da Associação Ambient Assisted LivingConstitui-se no dia 19 de Setembro de 2007, em Bruxelas, a Associação Ambient Assisted Living para gerir projectos europeus de I&D na área da vida assistida por ambientes inteligentes apoiados nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os quais receberão a comparticipação de fundos do programa Quadro de Investigação da União Europeia.

    Portugal está representado na nova associação pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que a integra como um dos membros fundadores. A associação integra como membros fundadores representantes dos países seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Portugal e Suécia. Está previsto que mais tarde se juntem à associação a Noruega, a Polónia, o Reino Unido e a Suiça.

  • Nova Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca já no ano lectivo de 2007/08 com o curso de Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. Esta Licenciatura, adaptada ao modelo de Bolonha, tem a duração de três anos e pretende lançar na sociedade, em 2010, os primeiros licenciados na Europa com este tipo de formação de raiz.

    Várias outras escolas superiores portuguesas têm introduzido nos seus curricula estas matérias, nomeadamente em diversos cursos de Engenharia Biomédica, Biomecânica, Ergonomia, bem como em cursos versando a Informática e as Tecnologias de Informação e Comunicação no que respeita à acessibilidade de interfaces pessoa-computador.

  • Conferência "Inclusão Digital: Apresentação de Resultados de Projectos"

    Logotipo do Programa Acesso da UMICRealiza-se no dia 2 de Abril de 2007, entre as 10 e as 17 horas, na Escola Superior de Educação de Leiria/Instituto Superior Politécnico de Leiria, a Conferência "Inclusão Digital: Apresentação de Resultados de Projectos".

    Esta conferência reúne 48 projectos nos quais estiveram envolvidos mais de 250 profissionais pertencentes a dezenas de instituições: universidades, centros de investigação e desenvolvimento, organismos estatais que trabalham em prol de pessoas com deficiência, empresas, câmaras municipais, instituições de e para pessoas com deficiência. Para além da apresentação dos resultados alcançados, será possível contactar directamente com alguns dos produtos e serviços criados no espaço de exposição aberto durante todo o evento.

  • Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 3 de Dezembro de 2006 como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O tema escolhido para este dia é a acessibilidade à Internet e as normas para melhorar as condições de acessibilidade. A ONU organiza dois eventos no dia 4 de Dezembro de 2006, uma conferência sobre eAcessibilidade e o primeiro encontro da Iniciativa Global para as Tecnologias Inclusivas, e lança no dia seguinte o relatório "Auditoria Global de Acessibilidade da Internet". Em Portugal, um grupo de cidadãos lança a Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa, a ser remetida à Assembleia da República, num processo semelhante ao que em 1998 levou à Resolução do Conselho de Ministros nº 97/99, de 26 de Agosto que foi um primeiro marco na temática da acessibilidade nas páginas da Internet em Portugal.

  • Encontro Rede de Espaços Internet

    Encontro Rede de Espaços InternetConheça os Espaços Internet do país – visite, utilize, aprenda e interaja

    O Encontro Rede de Espaços Internet realiza-se nos dias 3 e 4 de Novembro de 2006 no Pavilhão 1 da FIL – Parque das Nações, Lisboa. O Pavilhão está aberto nos dois dias das 11h às 21h, com entrada gratuita.

    Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet, com apoio por pessoal próprio (monitores), para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais.

  • Concurso ao Prémio Engenheiro Jaime Filipe 2006

    Logotipo do Programa Acesso da UMICEstá a decorrer até 31 de Julho o concurso para a edição 2006 do Prémio Eng.º Jaime Filipe, uma iniciativa que visa distinguir concepções inovadoras destinadas à prevenção e promoção da autonomia de pessoas em situação de dependência. 

    Além de pretender contribuir para o aparecimento de concepções inovadoras de promoção de autonomia e da humanização da prestação de cuidados, este prémio de tributo ao fundador do Centro de Inovação para Deficientes (CIDEF) quer também promover o desenvolvimento de instrumentos e tecnologias que optimizem e prolonguem as capacidades físicas, psíquicas e sociais e sejam garante de uma maior qualidade de vida; estimular a adopção de medidas destinadas à reparação das capacidades perdidas; sensibilizar a sociedade em geral e o sector da indústria, em particular, para a emergência de um nicho de mercado pouco explorado, bem como para a necessidade de fomentar a comercialização de meios inovadores de promoção da autonomia a preços reduzidos e estimular a criatividade na área tecnológica e de design num domínio pouco desenvolvido.

  • Conferência Ministerial de TIC para uma Sociedade Inclusiva, Riga

    Logotipo da Conferência Ministerial de TIC para uma Sociedade Inclusiva, RigaRealizou-se em 11-13 de Junho de 2006, em Riga, Letónia, a Conferência Ministerial de TIC para uma Sociedade Inclusiva (Riga Ministerial Conference - "ICT for an Inclusive Society"). Nesta conferência foi aprovada uma Declaração Ministerial (Ministerial Declaration on the Occasion of the Ministerial Conference "ICT for an Inclusive Society") cuja preparação contou com o envolvimento da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A delegação Portuguesa foi chefiada no dia 12 pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e nos outros dias pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães. Integraram ainda a delegação portuguesa: Rui Marques, Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas; Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC; Francisco Godinho, Professor da UTAD; Jorge Fernandes e Cláudia Cardoso da UMIC.

  • Promover a Cibersegurança

    As Nações Unidas estabeleceram o dia 17 de Maio como Dia Mundial da Sociedade da Informação e decidiram que, em 2006, este dia seria dedicado a Promover a Cibersegurança. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional responderam ao apelo das Nações Unidas organizando o encontro -Promover a Cibersegurança-, no dia 17 de Maio de 2006, entre as 15 e as 17 horas, na FCCN, situada no campus do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil. A sessão de abertura é presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

  • "NET sobre RODAS" Entre Douro e Vouga

    Logotipo da Rede de Espaços InternetO projecto Entre Douro e Vouga Digital apresenta a iniciativa -NET sobre Rodas-, numa sessão presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Arouca, nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia, em que é acompanhado pelo presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

    A -NET sobre RODAS- é uma acção itinerante dedicada à sensibilização e mobilização das populações para as tecnologias de informação e comunicação (TIC), com o objectivo de combater a info exclusão. Duas viaturas equipadas com computadores portáteis ligados à Internet através de uma rede sem fios e com condições de acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais percorrerão os cinco concelhos abrangidos pelo projecto (Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra) para formar os cidadãos na utilização dos equipamentos. Os dois monitores que acompanham cada carrinha apoiarão a familiarização das pessoas com as TIC e a Internet em lares de terceira idade, colectividades, escolas, empresas e outros locais.

  • Projecto TIC pediátrica

    Logotipo do Programa TIC PediátricaO projecto TIC Pediátrica, promovido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI), destina-se a disponibilizar a crianças internadas em unidades de pediatria dos hospitais meios tecnológicos que permitam momentos de lazer e contactos com a família, a escola e os amigos através de web-cams, computadores pessoais e pequenos blogs familiares.

    O projecto tem como outros promotores institucionais a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e o Ministério da Saúde, e como patrocinadores várias empresas.

  • Proposta de conclusões das IX Jornadas da Fundação SIDAR - Acesso Universal

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA proposta de conclusões  das IX Jornadas SIDAR têm o objectivo de contribuir para a inclusão digital e para a acessibilidade dos conteúdos digitais.

    Encontram-se disponíveis para subscrição aberta em http://www.jornadas.sidar.org/2005/formad.php.pt.