Procurar
08/07/2011 | 19:15
internacional

EUA investigam contas de Pinochet no BES

por

luís naves  

Uma subcomissão de inquérito do Senado norte-americano confirmou ontem que o antigo ditador chileno Augusto Pinochet tinha 125 contas em bancos nos Estados Unidos, incluindo numa subsidiária do Banco Espírito Santo (BES), na Florida. O DN tinha referido na sua edição de 9 de Janeiro que Pinochet possuíra contas no Espírito Santo Bank, de Miami, num valor superior a três milhões de dólares. O relatório do Senado é mais pormenorizado, indicando transferências de 3,91 milhões de dólares (três milhões de euros), em transacções efectuadas entre 1991 e 2000.

A notícia do DN tinha base na investigação da justiça e dos media chilenos e, na altura, contactado por este jornal, o porta-voz do BES recusou-se a comentar, afirmando que "mesmo que [Pinochet] fosse nosso cliente, estaria ao abrigo do sigilo bancário".

Uma possível explicação para a complexidade da rede de contas bancárias de Pinochet nos EUA pode ser o facto de, em casos de branqueamento de capitais, ser muito usada uma técnica de desdobramento dos montantes por contas distintas, sempre abaixo do limite legal a partir do qual a instituição é obrigada a contactar as autoridades do país, para investigação da origem do dinheiro. Segundo o relatório da subcomissão do Senado, o montante global mínimo desta rede ronda os 13 milhões de dólares.

A investigação foi liderada pelos senadores Carl Levin (democrata) e Norm Coleman (republicano). No relatório afirma-se que esta é "uma história sórdida de lavagem de dinheiro" e as instituições não escapam a duras críticas "A informação mostra que a rede de contas de Pinochet nos Estados Unidos era mais extensa, durou mais tempo e envolveu maior número de bancos do que se pensava. Alguns bancos ajudaram-no activamente a esconder o seu dinheiro".

E, mais à frente, no documento, pode ler-se outra grave acusação "Como antigo general e presidente do Chile, Pinochet era bem conhecido como violador dos direitos humanos e ditador violento. Mesmo a mais rudimentar obediência às regras federais de 'conheça o seu cliente' teriam sugerido que estas contas deviam ser investigadas e fechadas há muito tempo".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

 
FERRAMENTAS
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
 
REDES SOCIAIS

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Epaper
Escolhidos os 21 finalistas entre 70 pratos para as 7 Maravilhas
ZOOM - PUB


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Benfica fez um bom negócio com a transferência de Fábio Coentrão?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Cartaz

Roman Polanski

Roman Polanski

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias