Curriculum Vitae

Isabel Maria da Torre Carvalho Viana

Data da última actualização »Last update : 08/01/2009


Isabel Maria da Torre Carvalho Viana. É do Instituto de Educação e Psicologia. Publicou 5 artigos em revistas especializadas, possui 23 livros publicados. Possui 9 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 8 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 19 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7826573818160666


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Isabel Maria da Torre Carvalho Viana
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
VIANA, Isabel Maria da Torre Carvalho
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto de Educação e Psicologia
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604240
Fax: (+351)253678987
Correio electrónico: icviana@iep.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2007 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1998-2000 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1987-1991 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ciências da Educação (4 anos » years) .
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1986 Curso de curta duração
Short course
Curso de Animadora Sócio-Cultural.
Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, Portugal.

1985 Curso de curta duração
Short course
Curso de Fotografia.
Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Dez/2007-Actual Professor Auxiliar
Nov/1997-Jan/2000 Assistente Estagiário

Universidade dos Açores
Mai/1993-Nov/1997 Assistente Estagiário





Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Jan/2007-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, Não Formais e Informais.






Actividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Set/2008-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Teoria e Desenvolvimento Curricular II(Docente)


Set/2008-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento Curricular, Profissionalização em Serviço(Docente)


Set/2008-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Curso de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular – Seminário Projecto e Mudança Educacional – 2.º Semestre.(Docente)


Dez/2007-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Teoria e Práticas de Avaliação da Formação(Docente)


Jan/2006-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Iniciação à Prática Profissional(Docente)


Jan/2006-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Leccionou no Curso de Especialização em "Organização e Avaliação da Formação"(Docente)


Set/2006-2007
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Teoria e Desenvolvimento Curricular I(Docente)
  • Desenvolvimento Curricular(Docente)


Jan/2005-2006
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação e Licenciaturas Via Ensino

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
  • Teoria e Desenvolvimento Curricular(Docente)


Set/2001-2002
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Prática Pedagógica III – Análise e Avaliação de Dispositivos de Formação.(Docente)




Universidade dos Açores
Mai/1993-Nov/1997
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento Curricular I (Meios e Técnicas de Ensino)(Docente)
  • Introdução à Pedagogia(Docente)
  • Prática Pedagógica V(Regente)






Actividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade do Minho
Jan/2005-2007
Representante dos Docentes não Doutorados do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho, no Conselho de Departamento.


Jan/2004-2005
Representante dos Docentes não Doutorados do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho, no Conselho de Departamento.


Jan/2000-2001
Representante do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa






Estágios realizados (Traineeships)


Universidade dos Açores
Mai/1993-Nov/1997
Estágios realizados»Traineeships:

   - Orientadora Pedagógica no Estágio Integrado (professores 2º, 3º Ciclos e Secundário), no 5º ano das licenciaturas via ensino.






Actividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Universidade dos Açores
Mai/1993-Nov / 1997
Formação profissional»Professional education:

   - Formadora no módulo de Desenvolvimento Curricular






Outras actividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade do Minho
Jan/2008-Actual
Actividade realizada»Activity:

Integrou o grupo de trabalho para organizar o Plano de Formação Contínua do DCTE, coordenado pela Doutora Palmira Alves.


Jan/2006-Actual
Actividade realizada»Activity:

Proposta de um módulo para o Programa “Aprender, Criar e Vencer”, no âmbito do Projecto “Aquisição de Competências para a Aprendizagem”.


Jan/2006-Actual
Actividade realizada»Activity:

Reflexão crítica ao processo “Habilitações para a docência”.


Jan/2005-Jan/2006
Actividade realizada»Activity:

Conjuntamente com o Doutores José Augusto Pacheco e José Carlos Morgado desenvolveu trabalhos de reestruturação de programas, no âmbito do processo de Bolonha.






Linhas de Investigação (Research fields)
1. A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, Não Formais e Informais.




Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2008-
Políticas e Práticas de Decisão Curricular
Referência do projecto»Project reference: ?.

2003-2006
Avaliação de programas de formação contínua de professores e análise da sua incidência na prática dos processos de auto-formação.
Referência do projecto»Project reference: ?.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

2003-2006
O Currículo e a Inovação das Práticas: um Estudo sobre as Mudanças Induzidas pelo Projecto de Gestão Flexível do Currículo (PIIC).
Referência do projecto»Project reference: ?.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.

2003-2006
Profissionalismo em Transição: as identidades dos professores em tempos de mudança.
Referência do projecto»Project reference: ?.
Financiador(es)»Funding: Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas..


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2002-2007
Projecto Curricular de Turma na Mudança das Práticas do Ensino Básico. Contributos para a melhoria do Desenvolvimento Curricular e Profissional nas Escolas.
Referência do projecto»Project reference: ?.


Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
1998-2000
Recurso a uma Prática Educativa por Projecto. Contributos para a análise da importância do Trabalho por projectos na prática e na formação docente
Referência do projecto»Project reference: ?.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 2008. The Classroom Curriculum Project within changing practices of the Basic Education system – effects of national policies in practices. ed. 0, ISBN: 978-1-4276-3411-5. Universidade do Minho, Braga: ICET 53rd World Assembly..
2. VIANA, Isabel M. T. C; CANDEIAS, Isabel. eds. 2008. The Project between teaching and learning. ed. 0. Göteborg University: European Conference on Educational Research (ECER):From Teaching to Learning..
3. DAY, Christopher; FLORES, Maria A; VIANA, Isabel M. T. C. 2007. Profissionalismo docente em transição: As identidades dos professores em tempos de mudança.. ed. 1, ISBN: 978-972-8746-51-3. UM: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
4. VIANA, Isabel M. T. C; CARDOSO, Sílvia. eds. 2006. O Projecto Curricular de Turma e a Diversidade Cultural – uma simbiose de estudos II ed. 0. Universidade do Minho: Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares.
5. VIANA, Isabel M. T. C; CANDEIAS, Isabel; PALHA, Jorge; RIBEIRO, Aurora. eds. 2006. O que é ser Coordenador dos Directores de Turma em tempo de construção de Projectos/Globalização – sentimentos e percepções de um percurso. ed. 0. Universidade do Minho: Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares..
6. VIANA, Isabel M. T. C; CANDEIAS, Isabel; MAIA, Isabel. eds. 2006. Transformação da escola e desenvolvimento profissional. ed. 0. Universidade do Minho, IEP: 3º Encontro do GT-PA, Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia. .
7. ALONSO, Luisa; VIANA, Isabel M. T. C; CANDEIAS, Isabel; MAIA, Isabel. eds. 2006. Transforming school and professional development. ed. 0. University of Geneva: European Conference on Educational Research (ECER)..
8. VIANA, Isabel M. T. C; DAY, Christopher; FLORES, Maria A. eds. 2005. Profissionalismo Docente em tempos de Mudança: Um Estudo Luso-Britânico ed. 0. IEP/UM: VIII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia..
9. VIANA, Isabel M. T. C; DAY, Christopher; FLORES, Maria A. eds. 2005. Teacher’s Sense of Professionalism and Professional Identity in England and in Portugal: Findings from an Exploratory Study. ed. 0, ISBN: 0949 233 17X. Sydney, New South Wales: In Clark, J. and Maguire, M..
10. VIANA, Isabel M. T. C; FLORES, Maria A. eds. 2005. Reorganização Curricular no Ensino Básico e Profissionalismo Docente: potencialidades e constrangimentos. ed. 0. ESE de Castelo Branco: VIIICongresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação:Cenários da Educação/Formação....
11. VIANA, Isabel M. T. C; FLORES, Maria A; DAY, Christopher. eds. 2005. Teacher’s Sense of Professionalism and Professional Identity in England and in Portugal: Findings from an Exploratory Study. ed. 0. Sydney, New South Wales: Challenges for the Profession: Perspectives and directions for teachers, teaching and teacher....
12. VIANA, Isabel M. T. C; FLORES, Maria A. eds. 2005. Teachers Perspectives on Curriculum Changes: Issues and Dilemmas. ed. 0. Irlanda: European Conference on Educational Research (ECER). .
13. VIANA, Isabel M. T. C; FLORES, Maria A. eds. 2004. The Impact of Recent Elementary School Curriculum Reorganisation on Teacher’s Attitudes and Practices of Teaching. ed. 0. University of Crete: European Conference on Educational Research (ECER). .
14. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 2003. A investigação /acção e o trabalho por projectos, um quadro de acção para a formação. ed. 0. FPCEUL: Actas do XIIColóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF A Formação de Professores à Luz da Invest.
15. VIANA, Isabel M. T. C; ALONSO, Luisa. eds. 2003. Desafios do Projecto Curricular de Turma – testemunho da experiência vivida. ed. 0. Coruña:Universidade da Coruña: Actas do VII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. .
16. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 2000. Contributos da prática educativa por projecto para a formação de professores. ed. 0. Universidade do Algarve: In actas do 5º Congresso da SPCE O Particular e o Global no virar do Milénio..
17. VIANA, Isabel M. T. C; SILVA, Ana M. eds. 2000. Trabalho por projecto e valorização profissional na prática e na formação docente. ed. 0. Universidade do Minho: Actas do IV Colóquio sobre Questões Curriculares-Políticas Curriculares:caminhos de flexibilização...
18. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 2000. A investigação/acção ligada à formação, um quadro de acção para o trabalho por projectos. ed. 0. Coruña: Universidade da Coruña: Actas do V Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. .
19. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 2000. Projecto de Gestão Flexível do Currículo, responsabilidade de muitos. ed. 0. Celorico de Bastos: III Encontros de Basto: Política de Gestão Flexível do Currículo nos Ensinos Básico e Secundário..
20. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 1996. Acerca do Professor Reflexivo, leituras de uma prática. ed. 0. Braga:UM.: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho..
21. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 1994. Elementos para uma reflexão da diversidade cultural na escola e no profissionalismo docente. ed. 0. Açores: Ponta Delgada: VII Semana Académica – 94 Conferências Reflectir Problemas da Educação, Hoje..
22. VIANA, Isabel M. T. C. ed. 1994. A Criança, a Escola e os Pais. ed. 0. Açores: Ponta Delgada: Mesa Redonda integrada no Dia Mundial da Criança, na Escola Preparatória das Capelas. .
23. VIANA, Isabel M. T. C; CORTESÃO, Luíza. eds. 1991. Escola e Culturas. ed. 0. Porto: Gaia Hotel: 2º Congresso Concelhio de Educação subordinado ao tema Intervir na Mudança..

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. DAY, Christopher; FLORES, Maria A; VIANA, Isabel M. T. C. 2007. Profissionalismo docente em transição: As identidades dos professores em tempos de mudança – um estudo com professores portugueses e ingleses..  In Profissionalismo docente em transição : as identidades dos professores em tempos de mudança, 7 - 35. . UM: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. VIANA, Isabel M. T. C; CARDOSO, Sílvia. 2005. "O Projecto Curricular de Turma e a Diversidade Cultural – uma simbiose de estudos.", revista ELO, 13: 167 - 178.
2. VIANA, Isabel M. T. C; CANDEIAS, Isabel. 2004. "O Projecto Curricular de Turma na Oficina de Formação.", revista ELO, 12: 75 - 78.
3. VIANA, Isabel M. T. C. 2003. "Acerca da Formação de Professores.", Revista ELO Especial, 0: 97 - 116.



Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Viana, Isabel M. T. C. Formadora no Módulo de Desenvolvimento Curricular., 1995 (Outra).
2. Viana, Isabel M. T. C; Magalhães, Maria J; Fernandes, Laura F. Acção de Formação: Métodos de Intervenção Social e Local., 1992 (Outra), promovido por Quaternaire.
Duração: 3 dias., Tipo de participação: Organizador.
3. Viana, Isabel M. T. C; Magalhães, Maria J; Viana, Rui; Leitão, José. Acção de Formação do PIPSE, 1991 (Outra), promovido por PIPSE.Tipo de participação: Organizador.

Organização de evento
Event organization
1. Viana, Isabel M. T. C. O Projecto Curricular de Turma – Como construí-lo?,2008 (Seminário / Organização).
2. Viana, Isabel M. T. C. VII Colóquio sobre Questões Curriculares – III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.,2006 (Seminário / Organização).
3. Viana, Isabel M. T. C; Flores, Maria A. Fórum Discussão – Divulgação de resultados de investigação – Profissionalismo docente em transição: as identidades dos professores em tempos de mudança.,2005 (Conferência / Organização).
4. Viana, Isabel M. T. C. V Colóquio sobre Questões Curriculares – I Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares,2002 (Seminário / Organização).
5. Viana, Isabel M. T. C. IV Colóquio sobre Questões Curriculares - Políticas Curriculares: caminhos de flexibilização e integração.,2000 (Seminário / Organização).
6. Viana, Isabel M. T. C; Viana, Rui. Projecto da V Semana Infantil de Ponta Delgada,1994 (Outro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Élia Maria Oliveira de Sousa Alves, O Portefólio – movido através do conceito e-Portefólio – como dispositivo de integração curricular. Contributos para o sucesso educativo., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador) - Em curso.
2. Hugo Manuel Dias Pinto, O Projecto Curricular de Turma, enquanto Instrumento de Prática Curricular, como está a ser utilizado? - Estudo de caso, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador) - Em curso.
3. Maria da Nazaré Milheiro João, de Enriquecimento Curricular e Sucesso Educativo. Estudo de caso., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador) - Em curso.
4. Maria de Fátima da Costa Oliveira, A inteligência emocional no 1.º CEB: Uma proposta de abordagem integradora do currículo., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador) - Em curso.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Centro de Investigação em Educação: do percurso aos desafios., 2005 (Seminário).
Cidade do evento: Braga / CIEd, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho..
2. Perspectivas e metodologias de investigação no campo de Formação de Professores, 2005 (Seminário).
Cidade do evento: Braga / Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho..
3. O Futuro da Escola Publica em Portugal – Que papel para os Agrupamentos de Escolas., 2004 (Seminário).
Nome da Instituição: Centro de Formação Francisco de Holanda; Cidade do evento: Guimarães / Pavilhão Multiusos de Guimarães.
4. Avaliação, 2004 (Seminário).
Cidade do evento: Braga / Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho..
5. Metodologia e Epistemologia de Investigação em Psicologia, 2003 (Seminário).
Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto..
6. 2º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., 1992 (Congresso).
Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
7. Literatura para a Infância e Educação, 1990 (Encontro).
Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto..
8. 1º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em Portugal, 1989 (Congresso).
Nome do evento: Situação Actual e Perspectivas Futuras; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Economia do Porto.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Jornadas de Teatro: Inverno de 86, 1986 (Conferência).
Nome do evento: Jornadas de Teatro: Inverno de 86; Cidade do evento: Viana do Castelo.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
27

Livros e capítulos
Books and book chapters
24
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
23
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5

Total
Produção técnica
Technical production
9

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
9

Total
Dados complementares
(Additional data)
13

Orientações
Orientations
4
Participação em Eventos
Event participation
9


Visualizações do curriculum [ 842 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 14:02:40
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis