Maria Cristina Vieira da Silva
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
29/11/2011 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Cristina Vieira da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, Maria Cristina Vieira da |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti Departamento de Formação em Educação Básica Rua Gil Vicente 138-142 Porto Portugal 4000-255 Porto Portugal Telefone: (+351)225573420Extensão: 225 Fax: (+351)225508485 Correio electrónico: cristina.vieira@esepf.pt Homepage: http://www.clunl.edu.pt/en/?id=956&mid=201 |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1997-2003 |
Doutoramento Phd |
Linguística.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1992-1996 |
Mestrado Master degree |
em Linguística
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1988-1992 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas - Variante Estudos Portugueses e Franceses
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2003-2003 |
Curso de curta duração Short course |
Utilização Criativa das TIC - nível II.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
1992-1992 |
Outros Others |
Formação de Formadores em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Tradução. Instituto do Emprego e Formação Profissional,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2003-Actual |
Professor Coordenador |
Set/2002-Jun/2003 |
Professor Adjunto |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2008-Actual |
Outra Situação |
Jul/2005-Jun/2008 |
Investigador Auxiliar |
Abr/1997-Mar/2001 |
Outra Situação |
Abr/1995-Mar/1997 |
Outra Situação |
Out/1994-Mar/1995 |
Outra Situação |
Out/1992-Set/1994 |
Outra Situação |
Set/2009-Out/2009 |
Outra Situação |
Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Universidade Nova de Lisboa |
Actividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem(Docente)
- Introdução aos Estudos Linguísticos(Docente)
- Análise Gramatical e Pragmática do Discurso(Docente)
- Seminário Interdisciplinar II(Docente)
- Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
- Leitura e Literacia(Docente)
- Laboratório de Língua(Docente)
- Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
- Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa(Docente)
- Linguística Aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
- Fundamentos da Competência Leitora(Docente)
- Iniciação ao Trabalho de Projecto(Docente)
- Trabalho de Projecto(Docente)
- Didáctica do Português(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem(Docente)
- Análise Gramatical e Pragmática do Discurso(Docente)
|
Actividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Abr/2006-Actual |
|
Membro de Conselho Científico da Revista Saber (e) Educar |
Dez/2003-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Jul/2004-Set/2005 |
|
Membro de Comissão de Coordenação do CIPAF |
Actividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Nov/2008-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Actividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Mar/2006-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Avaliação de Diagnóstico em Língua Portuguesa - Português Língua Segunda - Os sons que as palavras têm: promoção da consciência fonológica - Ensino do Conhecimento da Língua - O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa - O ensino da escrita - O desafio de aprender gramática
|
Set/2009-Out
/
2009
|
|
Formação profissional»Professional education: - Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
|
Outras actividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Mai/2004-Jul/2008 |
|
Actividade realizada»Activity: Coordenadora da área de Línguas e Literaturas da ESE de Paula Frassinetti |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Educação e Problematização |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Palavras-chave:
Supervisão Educativa; Tutoria Digital; Comunidades de Práticas; Conhecimento Profissional.
|
2. |
Linguística Comparada |
|
Objectivos»Goals:
i) promover a investigação em tópicos de investigação teórica actuais e desenvolver a análise de aspectos linguísticos específicos,
que possam levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição, variação e mudança;
ii) desenvolver estudos comparativos, sincrónicos e diacrónicos, sobre o português e outras línguas, com base no paradigma
generativista;
iii) formar jovens investigadores, através da integração de estudantes no programa de investigação do grupo, a oferta de cursos
de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), e o acolhimento de investigadores pós-doc nacionais e internacionais..
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Línguas e Literaturas.
|
3. |
Linguística Comparada |
|
Objectivos»Goals:
i) promover a investigação em tópicos de investigação teórica actuais e desenvolver a análise de aspectos linguísticos específicos,
que possam levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição, variação e mudança;
ii) desenvolver estudos comparativos, sincrónicos e diacrónicos, sobre o português e outras línguas, com base no paradigma
generativista;
iii) formar jovens investigadores, através da integração de estudantes no programa de investigação do grupo, a oferta de cursos
de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), e o acolhimento de investigadores pós-doc nacionais e internacionais..
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Línguas e Literaturas.
|
Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2005-2008 Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2-Morphology and Syntax in L2 Acquisition |
Referência do projecto»Project reference: POCI/LIN/62214/2004. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2001-2004 Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval-Medieval Portuguese Lexicon and Verb Syntax |
Referência do projecto»Project reference: POCTI/LIN/35524/2000. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
1996-1998 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas-Automatic Tagging and Parsing of Medieval Portuguese Corpora Identification |
Referência do projecto»Project reference: PSCH/C/LIN/931/95. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Nova de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
1993-1997 Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização-Medieval Portuguese Grammar - Contribution to its characterization |
Referência do projecto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93. Financiador(es)»Funding:
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas |
Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização |
Referência do projecto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2008 - Actual |
Associação de Professores de Português, Membro.
|
Out/1993 - Actual |
Associação Portuguesa de Linguística, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D; Cavalcanti, Joana; Matos, João C. G.. 2011. O Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Animação da Leitura: das razões de ser às potencialidades. In Universos da palavra - Percursos de animação da leitura, ed. Cristina Vieira da Silva; Joana Cavalcanti; João Carlos Matos e Marta Martins, 20 - 46. ISBN: 978-972-99174-4-8. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.. 2003. A diachronic analysis of the portuguese causative constructions. In Gramática e léxico em sincronia e diacronia. Um contributo da Linguística portuguesa, ed. Alexandre Veiga, 131 - 141. ISBN: 84-9750-266-3. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela: Servicio de Publicacións e Intercambio Cientifico. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.. 2002. Construções com verbos modais: uma perspectiva diacrónica. In Saberes no Tempo - Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos, ed. Maria Helena Mira Mateus & Clara Nunes Correia, 505 - 521. ISBN: 972-772-278-4. Lisboa: Edições Colibri. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Silva, Maria C. V.. 2009. "Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um laboratório de língua", Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos seleccionados do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.. 2010. "O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras", Trabalho apresentado em SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Actas do SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua
Portuguesa, Évora.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Silva, Maria C. V.. 2008. "O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua", Revista Saber (e) Educar, 13: 89 - 106.
|
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.. 2007. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?", Cadernos de Estudo , 6: 43 - 52.
|
|
|
|
3. |
Pereira, Henrique M. S; Silva, Maria C. V.. 2006. "Entrevista: Pela Educação, com António Nóvoa", Revista Saber (e) Educar, 11: 111 - 126.
|
|
|
|
4. |
Silva, Maria C. V.; Azevedo, Cláudia; Ferreira, Cristina; Vasconcelos, Maria A. 2006. "A escrita também se cultiva: o projecto "Plantar Histórias"", Cadernos de Estudo, 4: 31 - 41.
|
|
|
|
5. |
Silva, Maria C. V.. 2005. "A aquisição de uma língua segunda: muitas questões e algumas respostas", Revista Saber (e) Educar, 10: 91 - 104.
|
|
|
|
6. |
Xavier, Maria F; Silva, Maria C. V.; Fiéis, Maria A. 2002. "Word Order Alternation in Medieval Portuguese", Santa Barbara Portuguese Studies, 6: 307 - 325. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Silva, Maria C. V.. 2010. "Português como língua não materna no 1º ciclo do E.B.", Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Actas do 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
|
|
|
|
2. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. 2009. "Velhos? Só os trapos!...", Trabalho apresentado em II Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, In Actas do IIº Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, Ourense. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística - O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística: O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal. |
|
|
|
4. |
Silva, Maria C. V.. 2004. "Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Silva, Maria C. V.. 2005. "Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?", Trabalho apresentado em CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, In CIANEI - Actas do 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto. |
|
|
|
6. |
Silva, Maria C. V.. 2000. "Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português", Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra. |
|
|
|
7. |
Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana; Martins, Maria F; Loureiro, João; Dias, Sandro. 2001. "Léxico e sintaxe do verbo no Português Medieval", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Silva, Maria C. V.. 2001. "Ordens de constituintes no Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
9. |
Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana. 1998. "Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais", Trabalho apresentado em I Workshop sobre Linguística Computacional, In Linguística Computacional. Investigação fundamental e aplicações., Lisboa. |
|
|
|
10. |
Silva, Maria C. V.. 1998. "Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva, Aveiro. |
|
|
|
11. |
Silva, Maria C. V.. 1996. "As construções causativas em textos notariais dos séculos XIII e XIV", Trabalho apresentado em XII Encontro Ncional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística , Braga. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Silva, Maria C. V.. Formação na área da animação da Leitura? Porquê?,IV Encontro Sementes de Leitura e Artes,Porto,2011 (Comunicação). |
2. |
Lopes, Inês M. S; Silva, Maria C. V.. Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino,III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Macau,2011 (Comunicação).
|
3. |
Silva, Maria C. V.. Percepções de estudantes sobre o novo Programa de Português e Metas de Aprendizagem,II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português,Santarém,2010 (Comunicação). |
4. |
Silva, Maria C. V.. Estratégias de monitorização da compreensão leitora,8º Encontro Internacional (6º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Comunicação). |
5. |
Silva, Maria C. V.. O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras,SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Évora,2009 (Comunicação). |
6. |
Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida M. M. Q. e; Nogueira, Isabel C. Contextos e práticas educativas - Para uma Didáctica de base experimental,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação,Lisboa,2009 (Comunicação).
|
7. |
Silva, Maria C. V.. Para uma didáctica da gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua,XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2009 (Comunicação). |
8. |
Silva, Maria C. V.. Português como língua não materna no 1º Ciclo do Ensino Básico,Encontro sobre Português como Língua Não Materna,Lisboa,2008 (Comunicação). |
9. |
Silva, Maria C. V.. Avaliar a proficiência linguística de falantes de português L2 no 1º ciclo do E.B.,7º Encontro Nacional (5º Internacional) em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2008 (Comunicação). |
10. |
Silva, Maria C. V.. Quando o português não é a língua materna no 1º ciclo do Ensino Básico,II Congresso sobre Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação). |
11. |
Silva, Maria C. V.. O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua,I Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à PlayStation - Problemas e perplexidades no Ensino Básico,Porto,2007 (Comunicação). |
12. |
Silva, Maria C. V.. A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância,CIANEI II - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Maia,2007 (Poster).
|
13. |
Madeira, Ana M; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Osório, Paulo J. T. R. S; Silva, Maria C. V.; Rendeiro, Nuno. Morfologia e Sintaxe na aquisição de Português Língua Segunda,X Congresso de Lingüistica e Filologia,Rio de Janeiro,2006 (Poster). |
14. |
Silva, Maria C. V.. Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?,CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Porto,2005 (Comunicação). |
15. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. A cultura científica na formação inicial dos educadores,2º Fórum Ciência,Porto,2005 (Comunicação). |
16. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. Cultura científica: a forma natural de estar em educação,É tempo de mudança na educação,VIla Nova de Gaia,2005 (Comunicação). |
17. |
Silva, Maria C. V.. A complementação infinitiva em textos latinos dos séculos XI e XII e textos portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões
sobre o Latim-Romance e o Português Antigo.,QUID NOVI? 2004 (5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística,Porto,2004 (Outra). |
18. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Para uma avaliaçao de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). |
19. |
Silva, Maria C. V.. Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação). |
20. |
Silva, Maria C. V.. Word Order in Late Latin and Old Portuguese: scrambling and interpolation,7th Diachronic Generative Syntax Conference - DIGS VII,Girona,2002 (Comunicação). |
21. |
Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana; Martins, Maria F; Loureiro, João; Dias, Sandro. Léxico e Sintaxe do verbo no Português Medieval,XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2001 (Comunicação). |
22. |
Silva, Maria C. V.. Ordens de constituintes n Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação,XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2001 (Comunicação). |
23. |
Silva, Maria C. V.. As construções causativas em texto não-literários dos séculos XI a XIV,Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil,Évora,2000 (Comunicação). |
24. |
Silva, Maria C. V.. Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português,XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação). |
25. |
Silva, Maria C. V.. Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português,XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação). |
26. |
Silva, Maria C. V.. Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva,XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,1998 (Comunicação). |
27. |
Xavier, Maria F; Vicente, Maria G; Silva, Maria C. V.. Aplicações de um etiquetador morfossintáctico a textos portugueses medievais,Workshop sobre Linguística Computacional,Lisboa,1998 (Comunicação). |
28. |
Silva, Maria C. V.; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Lobo, Maria; Castro, Ana. Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais,Workshop sobre Linguística Computacional,Lisboa,1997 (Comunicação). |
Curso de curta duração leccionado Taught short course |
1. |
Silva, Maria C. V.. Ensino do Conhecimento da Língua, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Silva, Maria C. V.. O ensino da escrita, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Silva, Maria C. V.. O desafio de aprender gramática, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 semanas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Silva, Maria C. V.. Avaliação de diagnóstico em Língua Portuguesa, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Silva, Maria C. V.. O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 semanas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Silva, Maria C. V.. Português, língua segunda, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de formação Guilhermina Suggia. Duração: 2 semanas. Local: EB 2/3 Augusto Gil, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Silva, Maria C. V.. Os sons que as palavras têm: promoção da consciência linguística, 2006 (Especialização), promovido por Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Silva, Maria C. V.. I Encontro Internacional Boas Praticas em Animação da Leitura,2011 (Encontro / Organização).
|
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Maria Julieta Teixeira, A compreensão leitora em textos narrativos - diversificar estratégias, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
2. |
Filipa Alexandra DIas Leite de Barros Marques, Atividades promotoras de consciência linguística em crianças em idade pré-escolar - um despertar para a Leitura, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
3. |
Carla Maria Silva Garcez do Lago Pinto Cardoso, A compreensão leitora em textos informativos - ler para aprender, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
4. |
Helena Maria Arruda Mesquita Maciel, A consciência fonológica ao serviço da competência leitora - os sons das palavras, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
5. |
Carla Sónia Ferreira Alves, Abordagem à leitura e escrita emergentes na Educação Pré-escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
6. |
Sara Patrícia Patrão Ribeiro, Realidade aumentada e suas implicações na promoção da Leitura, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
7. |
Marisa Ivone de Brito Martins Simões, Leitura e argumentação - A competência argumentativa em alunos do ensino secundário, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Em curso. |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Cristina Isabel MendonçaDuarte Teixeira, As TIC ao serviço da aprendizagem da Leitura, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em TIC em contextos de Aprendizagem) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Concluída. |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
Maria da Conceição Seabra, Bê-à-bá PL2 Nível A1 - Apoio a alunos estrangeiros em Português Língua Segunda, 2007. Iniciação científica (Didáctica do Português Língua Segunda) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador) - Concluída. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria da Graça Terra de Pinho Figueiredo. Projeto de intervenção na Leitura: a ilustração na Educação Pré-Escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
2. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria de Fátima Rodrigues Martins. O papel da Biblioteca Escolar no processo do ensino-aprendizagem - estudo de caso, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Luísa G. P. B. Ferreira. Conhecimento metafonológico na "mira" da linguagem escrita, 2005. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Marta Pérez Brandão. O uso de advérbios, pronomes e adjectivos por crianças dos 3 aos 6 anos de idade, 2005. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
3. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Isabel Maria S. M.B. Fonseca. Avaliação da fonologia infantil: produção espontânea de reconto, 2005. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
4. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cristina Alves F. Fernandes. Contributo para uma visão do desenvolvimento fonológico infantil em Português Europeu - parâmetros cronológicos de aquisição
das consoantes oclusivas em crianças dos 18 aos 36 meses, 2005. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
5. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria Cristina R. Falcão. Linguagem oral versus linguagem escrita, 2005. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
6. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Paula P. S. Martins. A influência da música no desenvolvimento linguístico das crianças, 2005. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Saber (e) Educar, desde 2011/07/20, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
|
2. |
Silva, Maria Cristina Vieira da; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Secundino Correia. Cadernos de Estudo, desde 2006/03/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
22 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
6 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
11 |
Produção técnica Technical production |
36 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
36 |
Dados complementares (Additional data) |
19 |
Orientações Orientations |
9 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
8 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
160
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
17:31:41
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|