Curriculum Vitae

Ana Paula de Carvalho Soares

Data da última actualização »Last update : 25/05/2011


.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4277511415457566


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Paula de Carvalho Soares
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Soares, Ana Paula de Carvalho
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Psicologia
Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI)
Campus de Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: asoares@psi.uminho.pt
Homepage: http://webs.psi.uminho.pt/LABSPSI/groups/language/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2004 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade do Minho, Portugal.

1996-1999 Mestrado
Master degree
Psicologia (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1991-1996 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Introdução à nova versão da plataforma de Elearning - blackboard 9.1 .
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Ferramentas de Avaliação: Gestão de trabalhos.
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Ferramentas de Avaliação: Gestão de testes e banco de perguntas.
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Investigação dos correlatos cerebrais de processos cognitivos através de Po.
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Pesquisas bibliográficas com plataforma PsyInfo e PsyArticles na OvidSP.
Universidade do Minho, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Introducción al sistema CHILDES: Transcripción y análisis de muestras de ha.
Universidade do Minho, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Masked priming Experiments.
Universidade do Minho, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
DMDX.
Universidade do Minho, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Utilização do programa E-prime na investigação em Psicologia.
Universidade do Minho, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Ferramentas de avaliação Blackboard.
Universidade do Minho, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas.
Universidade do Minho, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
AMOS.
Universidade do Minho, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Análise de dados longitudinais: Do t test à modelação hierárquica.
Universidade do Minho, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Modelização de equações estruturais.
Universidade do Minho, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
O trabalho por projecto como estratégia de mudança e inovação das práticas.
Universidade do Minho, Portugal.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Modelos de resposta ao item - TRI.
Universidade do Minho, Portugal.

1999-1999 Curso de curta duração
Short course
Longitudinal data analysis.
University of California, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Mar/2009-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Mar/2004-Mar/2009 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Mar/1999-Mar/2004 Assistente

Universidade do Minho
Out/1996-Fev/1999 Outra Situação





Actividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade do Minho
Dez/2009-Actual






Actividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)


Universidade do Minho
Set/2009-Set/2010






Projectos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
Processos de Integração e Sucesso Académico de estudantes com deficiência no Ensino Superior
Referência do projecto»Project reference: RIPD/PSI/63654/2005.

Factores de Abandono e de Insucesso Escolar na Universidade do Minho
Referência do projecto»Project reference: POCI/N/04 0102/0010/0002/2006.

Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior

Avaliação do potencial de aprendizagem dos alunos no Ensino Superior

Factores de Sucesso/Insucesso no 1º ano dos cursos de licenciatura em Ciências e Engenharia no ensino superior
Referência do projecto»Project reference: PRAXIS/PCSH/C/CED/164/96.

P-PAL: Um programa computorizado para avaliação de índices psicolinguísticos de palavras no Português Europeu
Referência do projecto»Project reference: PTDC/PSI-PCO/104679/2008.

Processamento semântico bilingue: Um estudo com palavras cognates utilizando diferentes métodos de aprendizagem
Referência do projecto»Project reference: PTDC/PSI-PCO/104671/2008.

Predicting binge-drinking behaviour using motivational and volitional constructs

Adaptação da The Affective Norms for English Words (ANEW; Bradley & Lang, 1999) para o Português-Europeu (PE)
Referência do projecto»Project reference: BII/UNI/1662/PSI/2008.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1995 Prémio de Mérito Escolar , Universidade do Minho.
1996 Prémio de Mérito Escolar, Universidade do Minho.
1997 Prémio Engº António de Almeida , Fundação Engº António de Almeida e Universidade do Minho.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Membro.
Actual Sociedad Española de Psicología Experimental (SEPEX), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Guisande, Maria A. eds. 2005. Psicologia e Educação ed. 2, 1 vol., ISBN: 1645-6084. Covilhã: Universidade da Covilhã.
2. Soares, Ana P. C; Osório, António; Capela, José V; Almeida, Leandro S; Vasconcelos, Rosa; Caires, Susana. eds. 2000. Transição para o Ensino Superior ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8098-70-7. Braga: Universidade do Minho, Conselho Académico.
3. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. eds. 2000. Psicologia: Investigação e intervenção psicológica no Ensino Superior ed. 2, 1 vol., ISBN: 0874-2049. Lisboa: Celta Editora.
4. Soares, Ana P. C; Araújo, Salvador; Caires, Susana. eds. 1999. Avaliação psicológica: Formas e contextos ed. 6, 1 vol.. Braga: APPORT.
5. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A. 1999. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: Construção/ validação do Questionário de Vivências Académicas. ed. 1, ISBN: 972-8098-56-1. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro. 2011. Questionário de Satisfação Académica.  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica , ed. C. Machado, M. Gonçalves, L. Almeida & M. R. Simões, 103 - 124. . Coimbra: Almedina.
2. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2007. Questionário de Envolvimento Académico.  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, ed. M. R. Simões, C. Machado, M. M. Gonçalves & L. S. Almeida, 149 - 167. ISBN: 978-989-558-103-0. Coimbra: Quarteto.
3. Soares, Ana P; Almeida, Leandro. 2007. Questionário de Envolvimento Académico.  In Questionário de Envolvimento Académico, 149 - 167. . Coimbra: Quarteto.
4. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S; Ferreira, Joaquim A. 2006. Questionário de Vivências Académicas: Versão integral (QVA) e versão reduzida (QVA-r)..  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , ed. M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida, & C. Machado, 101 - 120. ISBN: 989-558-069-x. Coimbra: Quarteto.
5. Soares, Ana P; Almeida, Leandro; Ferreira, Joaquim A. 2006. Questionário de Vivências Académicas: Versão integral (QVA) e versão reduzida (QVA-r).  In Questionário de Vivências Académicas: Versão integral (QVA) e versão reduzida (QVA-r), 101 - 120. . Coimbra: Quarteto.
6. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C. 2004. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial.  In Estudante universitário: Características e experiências de formação , ed. E. Mercuri, & S. A. J. Polydoro, 15 - 40. ISBN: 85-89550-17-6. Taubaté: Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária.
7. Almeida, Leandro; Soares, Ana P. 2004. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial.  In Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial, 15 - 40. . Sem local: Taubaté: Cabral Editora e Livr.
8. Almeida, Leandro S; Ferreira, Joaquim A; Soares, Ana P. C. 2003. Questionário de Vivências Académicas (QVA e QVA-r).  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , ed. M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida & C. Machado, 103 - 130. ISBN: 972-8717-88-1. Coimbra: Quarteto.
9. Almeida, Leandro; Ferreira, Joaquim A; Soares, Ana P. 2003. Questionário de Vivências Académicas (QVA e QVA-r).  In Questionário de Vivências Académicas (QVA e QVA-r), 103 - 130. . Coimbra: Quarteto.
10. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S; Ferreira, Joaquim A. 2000. Transição para o Ensino Superior: Apresentação de Questionário de Vivências Académicas (QVA).  In Prof. Dr. José Ribeiro Dias: Homenagem, ed. In Veiga, M. A. & Magalhães, J. , 711 - 731. ISBN: 972-8098-60-X. Braga: Universidade do Minho.
11. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Ferreira, Joaquim A. 2000. Transição para o Ensino Superior: Apresentação de Questionário de Vivências Académicas (QVA).  In Transição para o Ensino Superior: Apresentação de Questionário de Vivências Académicas (QVA), 1 - 711. . 731: Braga: Universidade do Minho.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A. 2011. "Ambiente académico y adaptación a la Universidad: Un estudio con estudiantes de 1º año de la Universidad do Minho ", Revista Iberoamericana de Psicología y Salud 2, 1: 99 - 121.
2. Soares, Ana P. C; Carou, Isabel F; Comesaña, Montserrat; Piñeiro, Ana. 2010. "El papel de la animacidad en la resolución de ambigüedades sintácticas en portugués europeo: Evidencia en tareas de producción y comprensión", Psicothema 22, 4: 691 - 696.
3. Pinheiro, Ana P; Soares, Ana P. C; Comesaña, Montserrat; Niznikiewicz, Margaret; Gonçalves, Óscar F. 2010. "Sentence final word completion norms for Portuguese children and adolescents: effects of age and sentence context", Behavior Research Methods 42, 2: 1022 - 1029.
4. Comesaña, Montserrat; Soares, Ana P. C; Lima, Cátia. 2010. "Semantic representations of new cognate vs. non cognate words: Evidence from two second language learning methods", Procedia Social and Behavioral Sciences, 5: 199 - 203.
5. Soares, Ana P. C; Comesaña, Montserrat; Iriarte, Alvaro; Almeida, José J.; Simões, Alberto; Costa, Ana; França, Patrícia; Machado, João. 2010. "P-PAL: Uma base lexical com índices psicolinguísticos do Português Europeu", Linguamática, 2(3), 67-72. 2, 3: 67 - 72.
6. Soares, Ana P. C; Guisande, Maria A; Almeida, Leandro S; Páramo, Maria F. 2009. "Academic achievement on first-year Portuguese college students: The role of academic preparation and learning strategies", International Journal of Psychology, 44(3), 204-212. 44, 3: 204 - 212.
7. Guisande, Maria A; Páramo, Maria F; Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2007. "Field dependence-independence and career counseling: Directions for research", Perceptual and Motor Skills, 104, 654-662. 104, 1: 654 - 662.
8. Soares, Ana P. C; Guisande, Maria A; Almeida, Leandro S. 2007. "Autonomía y ajuste académico: Un estudio con estudiantes portugueses de primer año", International Journal of Clinical and Health Psychology 7, 3: 753 - 765.
9. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Guisande, Maria A; Paisana, Joana. 2007. "Rendimento académico no Ensino Superior: Estudo com alunos do 1º ano ", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía y Educación 14, 1: 207 - 220.
10. Soares, Ana P. C; Guisande, Maria A; Diniz, António M; Almeida, Leandro S. 2006. "Construcción y validación de un modelo multidimensional de ajuste de los jóvenes al contexto universitario ", Psicothema 18, 2: 249 - 255.
11. Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Soares, Ana P. C; Saavedra, Luisa. 2006. "Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: Questões de género, origem socio-cultural e percurso académico dos alunos ", Psicologia: Reflexão e Crítica 19, 3: 507 - 514.
12. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S; Diniz, António M; Guisande, Maria A. 2006. "Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com alunos de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas ", Análise Psicológica, 1(XXIV), 15-28. 1, 14: 15 - 28.
13. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2005. "Classroom Environment Scale: Novo estudo de validação com estudantes universitários", Psicologia e Educação, 2(Vol. IV), 79-98. 4, 2: 79 - 89.
14. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2005. "Questionário de Envolvimento Académico (QEA): Novos elementos para a sua validação ", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 10(2), 139-158. 10, 2: 139 - 158.
15. Granado, José I. F; Santos, Acácia A. A; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Guisande, Maria A. 2005. "Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil ", Psicologia e Educação 4, 2: 31 - 41.
16. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S; Freitas, Ana C. 2004. "Integración y adaptación académica en la universidad: Estudio considerando la titulación y el sexo ", Galego-Portuguesa de Psicoloxía y Educación 11, 9: 169 - 182.
17. Saavedra, Luisa; Almeida, Leandro S; Gonçalves, Albertino; Soares, Ana P. C. 2004. "Pontos de partida, pontos de chegada: Impacto de variáveis sócio-culturais no ingresso ao Ensino Superior", Cardernos do Noroeste 22, 1-2: 63 - 84.
18. Almeida, Leandro S; Gonçalves, Albertino; Salgueira, Ana P; Soares, Ana P. C; Machado, Carolina; Fernandes, Eugénia; Machado, José C; Vasconcelos, Rosa. 2003. "Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: Estudo com alunos da Universidade do Minho", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 8, 3-15. 8, 1: 3 - 15.
19. Almeida, Leandro S; Fernandes, Eugénia; Soares, Ana P. C; Vasconcelos, Rosa; Freitas, Ana C. 2003. "Envolvimento académico: Confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano", Psicologia e Educação 2, 2: 57 - 70.
20. Machado, Constança; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C. 2002. "Academic experience at the beginning and the end of university studies", European Journal of Education 37, 4: 387 - 394.
21. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A. 2002. "Questionário de Vivências Académicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários ", Avaliação Psicológica, 2, 81-93. 1, 2: 81 - 93.
22. Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A; Almeida, Leandro S. 2002. "Contributos para a avaliação do Inventário de Desenvolvimento da Autonomia de Iowa (IDAI) com estudantes universitários portugueses", Psicologia e Educação 1, 2: 91 - 106.
23. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A. 2001. "Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: Construção do Questionário de Vivências Académicas ", Methodus: Revista Científica e Cultural 3, 5: 3 - 20.
24. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S; Ferreira, Joaquim A. 2001. "Adaptação académica em estudantes do 1º ano: Diferenças de género, situação de estudante e curso ", PsicoUSF 6, 1: 1 - 10.
25. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A. 2000. "Transição e adaptação à Universidade: Apresentação do Questionário de Vivências Académicas (QVA). ", Psicologia 13, 2: 189 - 208.
26. Almeida, Leandro S; Ferreira, Joaquim A; Soares, Ana P. C. 1999. "Questionário de Vivências Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r)", Revista Portuguesa de Pedagogia, 3: 181 - 207.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Machado, João; Almeida, José J.; Simões, Alberto; Soares, Ana P. C. 2010. "Automating psycholinguistic statistics computation: Procura-PALavras", Trabalho apresentado em FALA 2010 “VI Jornadas en Tecnología del Habla” and “II Iberian SLTech Workshop” , In Proceedings FALA 2010 “VI Jornadas en Tecnología del Habla” and “II Iberian SLTech Workshop” , Vigo.
2. Fernandes-Machado, Sandra; Araújo-Soares, Vera; Sniehotta, Falko; Soares, Ana P. C. 2009. "Consumo de Álcool nos estudantes universitários: O papel das intenções, percepções de controlo e de si como consumidor ", Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde , In Actas do I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde , Faro, Portugal.
3. Fernandes-Machado, Sandra; Araújo-Soares, Vera; Soares, Ana P. C. 2009. "Binge drinking in late adolescence: The role of intentions", Trabalho apresentado em 23rd Annual Conference of the European Health Psychology Society, In Psychology & Health, Pisa, Itália.
4. Fernandes-Machado, Sandra; Araújo-Soares, Vera; Sniehotta, Falko; Soares, Ana P. C. 2008. "Autonomy and binge drinking in a late adolescence-young adulthood sample", Trabalho apresentado em 22nd Conference of the EHPS Behaviour, Health & Healthcare: From Physiology to Policy. , In Psychology & Health, Bath, Inglaterra.
5. Rodrigues, Sandra E; Fernandes, Eugénia; Mourão, Joana; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Veloso, Ana. 2007. "Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Percepção dos factores facilitadores e inibidores da integração e do sucesso académico", Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas da IX Conferência Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , Corunha.
6. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Vasconcelos, Rosa; Machado, Carolina; Morais, Natércia. 2002. "Academic expectations´ of first-year college students: Results by some socio-demographic variables", Trabalho apresentado em International Conference Cognition, motivation and emotion: Dynamics in the academic environment , In Cognition, motivation and emotion: Dynamics in the academic environment – Fedora Psyche Conference in Lisbon, 2002, Lisboa.
7. Almeida, Leandro S; Gonçalves, Albertino; Salgueira, Ana P; Soares, Ana P. C; Machado, José C. 2003. "Percursos e expectativas de estudantes universitários: Estudo com alunos do 1º ano da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Desenvolvimento e aprendizagem: Do ensino secundário ao ensino superior , In Conferência Internacional Desenvolvimento e aprendizagem: Do ensino secundário ao ensino superior , Ponta Delgada.
8. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A; Tavares, José. 2004. "Transição e adaptação à universidade: Apresentação de alguns instrumentos de medida", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
9. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Salgueira, Ana P; Freitas, Ana C; Vasconcelos, Rosa. 2004. "Questionário de Vivências Académicas (QVAr): Novo estudo de validação", Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos , In Actas da IX Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos , Braga.
10. Vasconcelos, Rosa; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C. 2002. "Envolvimento extracurricular e ajustamento académico: Um estudo com estudantes de engenharia da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em VII International Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH), In Proccedings of VII International Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH), Santos.
11. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2002. "Ambiente académico e adaptação à Universidade: Contributos para a validação da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1987). ", Trabalho apresentado em Contextos e dinâmicas da vida académica, In Contextos e dinâmicas da vida académica, Guimarães.
12. Soares, Ana P. C; Vasconcelos, Rosa; Almeida, Leandro S. 2002. "Adaptação e satisfação na Universidade: Apresentação e validação do Questionário de Satisfação Académica (QSA)", Trabalho apresentado em Contextos e dinâmicas da vida académica, In Contextos e dinâmicas da vida académica, Guimarães.
13. Almeida, Leandro S; Vasconcelos, Rosa; Machado, Carolina; Soares, Ana P. C; Morais, Natércia. 2002. "Perfil escolar e sócio-demográfico dos candidatos ao Ensino Superior: O caso dos estudantes da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em Contextos e dinâmicas da vida académica, In Contextos e dinâmicas da vida académica, Guimarães.
14. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2002. "Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: Contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho", Trabalho apresentado em Pedagogia em campus, In Pedagogia em campus, Braga.
15. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. 2001. "Transição para a Universidade: Apresentação e validação do Questionário de Expectativas Académicas (QEA)", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-português de psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-português de psicopedagogia, Braga.
16. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Araújo, Salvador; Vila-Chã, Maria C. 2000. "Questionário de Vivências Académicas: Precisão das subescalas", Trabalho apresentado em Transição para o Ensino Superior, In Transição para o Ensino Superior, Braga.
17. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Vasconcelos, Rosa; Capela, José V; Vasconcelos, João B; Corais, José M; Fernandes, Álvaro. 2000. "Envolvimento extracurricular e ajustamento académico: Um estudo sobre as vivências dos estudantes universitários com e sem funções associativas", Trabalho apresentado em Transição para o Ensino Superior, In Transição para o Ensino Superior, Braga.
18. Taveira, Maria C; Maia, Ângela; Santos, Luisa; Castro, Susana; Couto, Susana; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; Araújo, Sara; Soares, Ana P. C; Oliveira, Helena; Guimarães, Carina. 2000. "Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços", Trabalho apresentado em Transição para o Ensino Superior, In Transição para o Ensino Superior, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Soares, Ana P; Guisande, M. A; Almeida, Leandro; Páramo, M. F. 2011. "Academic achievement on first-year Portuguese college students: The role of academic preparation and learning strategies", International Journal of Psychology, 1: 204 - 212.
2. Soares, Ana P; Almeida, Leandro; Guisande, M. A. 2011. "Ambiente académico y adaptación a la Universidad: Un estudio con estudiantes de 1º año de la Universidad do Minho [Academic environment and college adaptation: A study with 1st-year students from the University of Minho]", Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 1: 99 - 121.
3. Soares, Ana P; Comesaña, Montserrat; Iriarte, Álvaro; Almeida, José J; Simões, Alberto; Costa, Ana; França, Patrícia C; Machado, João. 2010. "P-PAL: Uma base lexical com índices psicolinguístico do português europeu", Linguamática, 1: 67 - 72.
4. Soares, Ana P; Fraga, Isabel; Comesaña, Montserrat; Piñeiro, Ana. 2010. "El papel de la animacidad en la resolución de ambigüedades sintácticas en portugués europeo: Evidencia en tareas de producción y comprensión [The role of animacy in the resolution of European Portuguese syntactic ambiguities: Evidence from production and comprehension tasks]", Psicothema, 1: 691 - 696.
5. Comesaña, Montserrat; Soares, Ana P; Lima, Cátia. 2010. "Semantic representations of new cognate vs. non cognate words: Evidence from two second language learning methods", Procedia Social and Behavioral Sciences, 1: 199 - 203.
6. Soares, Ana P; Guisande, M. A; Almeida, Leandro. 2007. "Autonomía y ajuste académico: Un estudio con estudiantes portugueses de primer año [Autonomy and academic adjustment: A study of first-year Portuguese students]", International Journal of Clinical and Health Psychology, 1: 753 - 765.
7. Guisande, M. A; Páramo, M. F; Soares, Ana P; Almeida, Leandro. 2007. "Field dependence-independence and career counseling: Directions for research", Perceptual and Motor Skills, 1: 654 - 662.
8. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Guisande, M. A; Paisana, Joana. 2007. "Rendimento académico no Ensino Superior: Estudo com alunos do 1º ano [Academic achievement in Higher Education: A study with first-year students]", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía y Educación, 1: 207 - 220.
9. Soares, Ana P; Almeida, Leandro; Diniz, António; Guisande, M. A. 2006. "Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com alunos de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas [Multidimensional Model of College Adjutment (MMCA: A study with technology versus humanities students]", Análise Psicológica, 1: 15 - 28.
10. Almeida, Leandro; Guisande, M. A; Soares, Ana P; Saavedra, Luisa. 2006. "Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: Questões de género, origem socio-cultural e percurso académico dos alunos [Access and success in higher education in Portugal: Issues of gender, socio-cultural status and students’ high school grades]", Psicologia: Reflexão e Crítica, 1: 507 - 514.
11. Soares, Ana P; Guisande, M. A; Diniz, António; Almeida, Leandro. 2006. "Construcción y validación de un modelo multidimensional de ajuste de los jóvenes al contexto universitario [Construction and validation of a multidimensional model of college students adjustment]", Psicothema, 1: 249 - 255.
12. Soares, Ana P; Almeida, Leandro. 2005. "Classroom Environment Scale: Novo estudo de validação com estudantes universitários [Classroom Environment Scale: A new study with Portuguese college students]", Psicologia e Educação, 1: 79 - 98.
13. Granado, José I. F; Santos, Acácia A. A; Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Guisande, M. A. 2005. "Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil [Academic adjustment of college students: Contributions to the adaptation of validatios of the QVA-r to Brazil]", Psicologia e Educação, 1: 31 - 41.
14. Saavedra, Luisa; Almeida, Leandro; Gonçalves, Albertino; Soares, Ana P. 2004. "Pontos de partida, pontos de chegada: Impacto de variáveis sócio-culturais no ingresso ao Ensino Superior", Cadernos do Noroeste, 1: 63 - 84.
15. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Freitas, Ana C. 2004. "Integración y adaptación académica en la universidad: Estudio considerando la titulación y el sexo [College academic adjustment: A students´ course degree and sex study]", Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagogía e Educación, 1: 169 - 182.
16. Almeida, Leandro; Fernandes, Eugénia; Soares, Ana P; Vasconcelos, Rosa; Freitas, Ana C. 2003. "Envolvimento académico: Confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano", Psicologia e Educação, 1: 57 - 70.
17. Almeida, Leandro; Gonçalves, Albertino; Salgueira, Ana P; Soares, Ana P; Machado, Carolina; Fernandes, Eugénia; Machado, José C; Vasconcelos, Rosa. 2003. "Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: Estudo com alunos da Universidade do Minho", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1: 3 - 15.
18. Soares, Ana P; Ferreira, Joaquim A; Almeida, Leandro. 2002. "Contributos para a avaliação do Inventário de Desenvolvimento da Autonomia de Iowa (IDAI) com estudantes universitários portugueses", Psicologia e Educação, 1: 91 - 106.
19. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Ferreira, Joaquim A. 2002. "Questionário de Vivências Académicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários [Academic Experiences Questionnaire (AEQ-r): Assessment of college students adjustment]", Avaliação Psicológica, 1: 81 - 93.
20. Machado, Constança; Almeida, Leandro; Soares, Ana P. 2002. "Academic experience at the beginning and the end of university studies", European Journal of Education, 1: 387 - 394.
21. Ferreira, Joaquim A; Almeida, Leandro; Soares, Ana P. 2001. "Adaptação académica em estudantes do 1º ano: Diferenças de género, situação de estudante e curso [Academic adjustment in 1st-year college students: Gender, student status and course degree differences]", PsicoUSF, 1: 1 - 10.
22. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Ferreira, Joaquim A. 2001. "Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: Construção do Questionário de Vivências Académicas [Adjustment, achievement and development of college students: Construction of the Academic Experiences Questionnaire]", Methodus: Revista Científica e Cultural, 1: 3 - 20.
23. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Ferreira, Joaquim A. 2000. "Transição e adaptação à Universidade: Apresentação do Questionário de Vivências Académicas (QVA)", Psicologia 2, 13: 189 - 2008.
24. Almeida, Leandro; Ferreira, Joaquim A; Soares, Ana P. 1999. "Questionário de Vivências Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r)", Revista Portuguesa de Pedagogia 3, 1: 181 - 207.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Rodrigues, Sandra E; Fernandes, Eugénia; Mourão, Joana; Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Veloso, Ana. 2007. "Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Percepção dos factores facilitadores e inibidores da integração e do sucesso académico". Coruña, Espanha: Sem publicadora definida.
2. Soares, Ana P; Almeida, Leandro. 2002. "Ambiente académico e adaptação à Universidade: Contributos para a validação da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1987).". Guimarães, Portugal: Conselho Académico, Universida.
3. Soares, Ana P; Vasconcelos, Rosa; Almeida, Leandro. 2002. "Adaptação e satisfação na Universidade: Apresentação e validação do Questionário de Satisfação Académica (QSA)". Guimarães, Portugal: Conselho Académico, Universida.
4. Almeida, Leandro; Vasconcelos, Rosa; Machado, Carolina; Soares, Ana P; Morais, Natércia. 2002. "Perfil escolar e sócio-demográfico dos candidatos ao Ensino Superior: O caso dos estudantes da Universidade do Minho". Guimarães, Portugal: Conselho Académico, Universida.
5. Soares, Ana P; Almeida, Leandro. 2002. "Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: Contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho". Braga, Universidade do Minho: Conselho Académico, Universida.
6. Soares, Ana P; Almeida, Leandro. 2001. "Transição para a Universidade: Apresentação e validação do Questionário de Expectativas Académicas (QEA)". Braga, Portugal: Sem publicadora definida.
7. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Salvador, Manuel; Vila-Chã, Maria C. 2000. "Questionário de Vivências Académicas: Precisão das subescalas". Braga, Portugal: Conselho Académico, Universida.
8. Almeida, Leandro; Soares, Ana P; Vasconcelos, Rosa M; Capela, José V; Vasconcelos, João B; Corais, José M; Fernandes, Álvaro. 2000. "Envolvimento extracurricular e ajustamento académico: Um estudo sobre as vivências dos estudantes universitários com e sem funções associativas". Braga, Portugal: Conselho Acaémico, Universidad.
9. Taveira, Maria C; Maia, Angela; Santos, Luisa; Castro, Susana; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; Araújo, Sara; Soares, Ana P; Oliveira, Helena; Guimarães, Carina. 2000. "Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços". Braga, Portugal: Sem publicadora definida.



Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Fernandes, Eugénia; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Veloso, Ana; Rodrigues, Sandra E; Mourão, Joana. Percepção do Impacto da Deficiência na Vida Académica (PIDVA),2007.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
2. Fernandes, Eugénia; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Estevão, Sandra; Veloso, Ana; Mourão, Joana. Questionário de Barreiras Físicas e Sociais no Ensino Superior (QBFS-ES),2007.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
3. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Fernandes, Eugénia; Veloso, Ana; Mourão, Joana; Estevão, Sandra. Questionário de Vivência Académicas - Estudantes com deficiência (QVA-ED),2007.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
4. Maio, Susana; Soares, Ana P. C. Questionário de Competências de Empregabilidade – Ensino Superior (QCE-ES),2006.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
5. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. Questionário de Envolvimento Académico - versão B (QEA-B),2005.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
6. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. Questionário de Envolvimento Académico - versão A (QEA-A),2005.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
7. Soares, Ana P. C; Almeida, Leandro S. Questionário de Satisfação Académica (QSA),2004.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
8. Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Ferreira, Joaquim A. Questionário de Vivências Académica: versão reduzida (QVA_R),1999.
Tipo de produto: Outro.

Relatório de investigação
Technical report
1. Almeida, Leandro S; Iriarte, Alvaro; Soares, Ana P. C; Silva, Eugénio A. A; Sarmento, João C. V; Brandão, José A; Fernandes, Maria A. F; Taveira, Maria C; Ralha, Maria E. R; Oliveira, Maria E. C; Morais, Natércia; Rosário, Pedro; Vasconcelos, Rosa; Lima, Rui M. S. P; Monteiro, Sílvia; Dermagne, Stéphanie; Caires, Susana; Mendes, Tatiana. Relatório de investigação “Factores de abandono e de insucesso escolar na Universidade do Minho”,2008.
2. Fernandes, Eugénia; Almeida, Leandro S; Soares, Ana P. C; Veloso, Ana; Mourão, Joana; Estevão, Sandra. Relatório de investigação “Processos de integração e sucesso académico de estudantes com deficiência no Ensino Superior”,2007.
3. Almeida, Leandro S; Gonçalves, Albertino; Soares, Ana P. C; Marques, Ana P; Machado, Carolina; Fernandes, Eugénia; Machado, José C; Casal, Margarida; Vasconcelos, Rosa. Relatório Final do Projecto “Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior”. ,2004.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Rita Calado Lopes Pureza, O papel da sílaba fonológica e do tipo de palavras na resolução de estados Tip-Of-the-Tongue: Um estudo com bilingues Português-Inglês, 2009. Tese (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador) - Em curso.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Sergio Razente , Preferências de desambiguação de orações relativas com duplo antecedente contendo palavras emocionais positivas de alto vs. baixo níveis de activação: O papel da memória operatória, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador) - Em curso.
2. Carla Sofia Frade , O papel da fonologia no processamento de palavras cognadas em sujeitos bilingues, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador) - Em curso.
3. Rita Calado Lopes Pureza , Priming fonológico na resolução de estados Tip-Of-the-Tongue: O papel da posição e da extensão silábicas, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador) - Concluída.
4. Susana Barros Maio , Competências de empregabilidade em estudantes do Ensino Superior: Construção e validação de uma escala, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador) - Concluída.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Marta Freitas. O papel da imaginação na memória para acções: A importância do movimento e do objecto , 2010. Tese (Área do Conhecimento em Psicologia Experimental) - Universidade do Minho.
2. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Eduarda Maria Pimentel Marques Rodrigues. Processos não conscientes de produção de memórias falsas a partir do paradigma de associados convergentes, 2009. Tese (Área do Conhecimento em Psicologia Experimental) - Universidade do Minho.
3. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos. Indecisão Vocacional e Indecisão Generalizada, 2006. Tese (Área do Conhecimento em Psicologia Vocacional) - Universidade de Coimbra.
4. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Maria Paula de Melo Risques Marques Carneiro. Desenvolvimento das memórias falsas provenientes de processos associativos e categoriais, 2006. Tese (Área do Conhecimento em Psicologia Experimental) - Universidade do Minho.
5. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Cleomar Landim de Oliveira. Deficiência mental leve: O lugar da representação especial do corpo na aprendizagem da escrita, 2006. Tese (Área do Conhecimento em Psicologia Experimental) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Helena Paula Fernandes. A importância da imagem na motivação de crianças com NEE para a literatura infantil, 2010.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Sara de Almeida Ferreira. A multiplicidade de antónimos de um termo: A antonímia aos olhos dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico, 2009.  Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade do Minho.
3. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Susana de Barros Maio. Competências de empregabilidade em estudantes do Ensino Superior: Construção e validação de uma escala, 2009.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar) - Universidade do Minho.
4. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Rita Calado Lopes Pureza. Priming fonológico na resolução de estados Tip-Of-the-Tongue: O papel da posição e da extensão silábicas, 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Minho.
5. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Ana Catarina Sanches Ferreira. Retrieval-induced forgetting on facial features, 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Minho.
6. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Ana Teresa Amador Pereira. Efeitos do neuroticismo nos correlatos psicofisiológicos associados à visualização de imagens fortemente activadoras, 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Minho.
7. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Stéphanie Lopes Dermagne. Avaliação das competências de empregabilidade em indivíduos com baixas habilitações, 2008.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Minho.
8. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Maria Almeida Osório. Memória verbal e treino musical: Estudo das influências da complexidade do material, 2008.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Minho.
9. Soares, Ana Paula de Carvalho. Participação no júri de Cláudia Raquel Ferrão de Melo. Ambiente educativo na escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho: Percepções dos alunos dos três primeiros anos, 2008.  Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina) - Universidade do Minho.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Procura-PALavras (P-PAL): Uma aplicação web com índices psicolinguísticos objectivos e subjectivos para palavras do português europeu, 2011 (Encontro).
Nome do evento: 6º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Coimbra / Reitoria Universidade de Coimbra.
2. O papel da extensão e posição silábicas na resolução de estados Tip-Of-the-Tongue, 2010 (Encontro).
Nome do evento: 5º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
3. Phonological priming in Tip-Of-the-Tongue states: The role of syllabic position and word length in a European Portuguese study, 2010 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congreso de la Sociedad Española de Psicología Experimental (SEPEX). ; Nome da Instituição: SEPEX; Cidade do evento: Granada.
4. Semantic representations of new cognate vs. noncognate words: Evidence from two second language learning methods, 2010 (Conferência).
Nome do evento: World Conference of Psychology, Counselling and Guidance; Cidade do evento: Antalya.
5. Da universidade para o mercado de trabalho: Apresentação e validação do Questionário de Competências de Empregabilidade – Ensino Superior (QCE-ES), 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
6. Are emoticons processed like words? A study of sandwich masked priming, 2009 (Simpósio).
Nome do evento: IX Simpósio de Psicolingüística.; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
7. Consumo de álcool nos estudantes universitários: O papel das intenções, percepção de controlo e de si como consumidor, 2009 (Conferência).
Nome do evento: I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, Sociedade Portuguesa da Psicologia da Saúde; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa da Psicologia da Saúde; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve.
8. Variáveis pessoais do rendimento académico no Ensino Superior: Estudo com alunos do 1º ano da Universidade do Minho, 2007 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: João Pessoa.
9. Academic involvement expectations and academic involvement behaviours in Portuguese first year college students, 2007 (Conferência).
Nome do evento: European First Year Experience Conference; Cidade do evento: Gothenburg.
10. Da Universidade para o mercado de trabalho: Construção e validação do Questionário de Competências de Empregabilidade para alunos do Ensino Superior, 2006 (Conferência).
Nome do evento: XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
11. Rendimento académico no Ensino Superior: Estudo com alunos do 1º ano, 2006 (Conferência).
Nome do evento: XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade dio Minho.
12. Factores pessoais e contextuais da adaptação e rendimento académico: Dados da investigação na Universidade do Minho, 2005 (Conferência).
Nome do evento: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
13. Academic adjustment and academic success of first-year college students: Results by some socio-academic variables, 2005 (Congresso).
Nome do evento: 9th European Congress of Psychology; Cidade do evento: Granada.
14. As expectativas de envolvimento académico na chegada à Universidade: Estudo com alunos do 1º ano da Universidade do Minho, 2003 (Simpósio).
Nome do evento: V Simpósio Nacional Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
15. Expectativas, vivências académicas e sucesso escolar em alunos universitários., 2003 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Galaico-português de psicopedagogia; Cidade do evento: Coruña.
16. Adaptação e sucesso académico em estudantes universitários do 1º ano, 2003 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Brasileiro de avaliação psicológica e IX Conferência Internacional Avaliação psicológica: Formas e contextos; Cidade do evento: Campinas.
17. Percursos e expectativas de estudantes universitários: Estudo com alunos do 1º ano da Universidade do Minho, 2003 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Internacional: Desenvolvimento e Aprendizagem: na Transição do Secundário para o Ensino Superior; Cidade do evento: Ponta Delgada / Universidade dos Açores.
18. Academic involvement expectations in first year students: Analysis by socio-demographic characteristics, 2003 (Conferência).
Nome do evento: VI Conferência Bi-anual Escola e trabalho: Contextos e transições; Nome da Instituição: Society for Vocational Psychology (Division 17, American Psychological Association – APA); Cidade do evento: Coimbra / Universidade de Coimbra.
19. Academic environment and college adaptation: A study with first year university of Minho students´, 2003 (Conferência).
Nome do evento: Internacional Conference Teaching and learning in Higher Education: New trends and innovations; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
20. College involvement expectations´: An analysis by course domain, socio-demographic characteristics and high school history, 2003 (Conferência).
Nome do evento: Internacional Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
93

Livros e capítulos
Books and book chapters
16
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
11
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
50
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
26
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
24
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
18
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
9

Total
Produção técnica
Technical production
11

Produtos
Products
8
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
8
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
3

Total
Dados complementares
(Additional data)
39

Orientações
Orientations
5
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
14
Participação em Eventos
Event participation
20


Outras informações relevantes
Docência e investigação no domínio da Psicolinguística (área dos Processos Psicológicos Básicos).
Leccionação de diversas disciplinas de Cognição e Linguagem tanto a nível graduado como pós-graduado no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia da Universidade do Minho e do Programa de Doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas da mesma Universidade.
Membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) e membro associado do grupo “Procesos Cognitivos e Conducta” da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) (http://www.
usc.
es/pcc/index.
htm).
Neste momento encontra-se envolvida em difeerentes projectos de investigação financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), sendo Investigadora Principal do projecto “Procura Palavras (P-PAL): Um programa computorizado para avaliação de índices psicolinguísticos objectivos e subjectivos de palavras no Português Europeu” (PTDC/PSI-PCO/104679/2008), membro da equipa de investigação do projecto “Processamento semântico bilingue: um estudo com palavras cognates utilizando diferentes métodos de aprendizagem” (PTDC/PSI-PCO/104671/2008), e consultora do projecto “Compreensão da leitura: Processamento de palavras, frases e textos” (PTDC/LIN/67854/2006).<br>


Visualizações do curriculum [ 480 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 13:20:03
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis