Curriculum Vitae

Ana Margarida Ferreira Rato Jorge

Data da última actualização »Last update : 19/12/2011


Ana Margarida Ferreira Rato Jorge Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 8 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros publicados. Possui 22 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Comunicação Nas suas actividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8202326001536532


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Margarida Ferreira Rato Jorge
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Jorge, Ana
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Ciências da Comunicação
Av. Berna, 26C
Lisboa
1069-026 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217908300
Correio electrónico: anaratojorge@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2008 Mestrado
Master degree
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2000-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Comunicação (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2008 - Actual CIMJ, Membro.
Jan/2007 - Actual SOPCOM, Membro.
Jan/2007 - Actual ECREA, Membro.
Representante de Portugal na YECREA, rede de estudantes da associação, desde Novembro de 2008.
Jan/2007 - Dez/2007 CIES-ISCTE, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Jorge, Ana M. F. R. 2011. Celebrity Culture and postcolonial relations within the Portuguese media landscape: The case of Catarina Furtado.  In Transnational Celebrity Activism in Global Politics – Changing the World?, 263 - 278. . Londres: Intellect.
2. Jorge, Ana. 2011. Celebridades e Jovens em Portugal: da Televisão aos Novos Media .  In A Vida Como Um Filme: Celebridade e Fama no século XXI, ed. José Pedro Zúquete, Eduardo Cintra Torres, 181 - 198. . Lisboa: Texto.
3. Martins, Carla; Jorge, Ana M. F. R. 2009. Representation of the "Feminine" in the Portuguese Popular Newspapers Correio da Manhã and 24Horas.  In Media Agoras: Democracy, Diversity, and Communication, ed. Iñaki Garcia-Blanco, Sofie Van Bauwel, Bart Cammaerts, 98 - 114. ISBN: 1-4438-0348-0. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
4. Jorge, Ana M. F. R. 2009. A Maternidade dos Discursos de Celebridade em Catarina Furtado.  In Género e Culturas Mediáticas, ed. Maria João Silveirinha, Ana Teresa Peixinho e Clara Almeida Santos, 542 - 567. ISBN: 978-972-8481-18-6. Lisboa: Mariposa Azual.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana M. F. R. 2011. "Nascer para ser famoso? Os filhos de celebridades e seus direitos na mídia", Comunicação Midiática 6, 1: 134 - 155.
2. Jorge, Ana; Brites, Maria J; Francisco, Kárita. 2011. "Contactar, entreter, informar: um retrato da inclusão digital de jovens e seus familiares em Portugal", Observatorio (OBS*) 5, 3: 101 - 131.
3. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana M. F. R. 2009. "Os direitos (de comunicação) de crianças e jovens na esfera pública europeia: O papel da sociedade civil numa sociedade em rede", Media & Jornalismo 8, 14: 51 - 65.
4. Jorge, Ana M. F. R. 2009. "Celebridades no Feminino: mulheres célebres em revistas femininas de estilo de vida portuguesas", Estudos de Comunicação, 6: 167 - 188.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Jorge, Ana M. F. R. 2011. "Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo", Trabalho apresentado em Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania", In Actas do 1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania", Braga.
2. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana M. F. R; Cardoso, Daniel. 2009. "Between access and use: a case-study on technology mediation in a school environment", Trabalho apresentado em V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE), In V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE 2009), Lisboa.
3. Jorge, Ana M. F. R. 2008. "Celebrities' young fans online: identities, practices and communities", Trabalho apresentado em 4e Colloque International Enjeux et Usages des Technologies de l'Information et de la Communication, In Actes du 4e Colloque International Enjeux et Usages des Technologies de l'Information et de la Communication, Lisboa.
4. Jorge, Ana M. F. R. 2009. "Female Celebrity in Portuguese women's lifestyle magazines", Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Sociological Association, In 9th Conference of the European Sociological Association, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana M. F. R. 2010. "Media Education in Portugal: a building site", Journal of Media Literacy 57, 1-2: 56 - 61.
2. Jorge, Ana M. F. R. 2009. "A maternidade nos discursos de celebridade em Catarina Furtado", Media & Jornalismo, 15: 125 - 140.
3. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana. 2009. "Medienerziehung in Portugal: Eine Baustelle", merz (zeitschrift für medienpädagogik) , Maio: 19 - 25.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Jorge, Ana M. F. R. 2009. "Consumir ou Participar: Análise dos Produtos Mediáticos para Jovens 12-18", Trabalho apresentado em IV Jornadas Internacionais de Jornalismo - Os Jovens e a Renovação do Jornalismo, In Actas das IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, Porto.
2. Jorge, Ana M. F. R. 2009. "O sexo vende, e os produtos compram-se’: a publicidade nos discursos de produção e recepção nas revistas femininas e masculinas de estilo de vida", Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", In Actas do 6º Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", Lisboa.
3. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana M. F. R; Cardoso, Daniel. 2009. "Acessos e Usos: estudo de caso sobre a mediação das tecnologias em contexto escolar", Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", In Actas do 6º Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", Lisboa.
4. Jorge, Ana M. F. R. 2008. "Public sphere of the reception of women’s and men’s lifestyle magazines: Sex sells (for men) and products are bought (by women)", Trabalho apresentado em ECREA - 2nd European Communication Conference, In ECREA - 2nd European Communication Conference, Barcelona.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Jorge, Ana M. F. R. 01 jul. 2011. "Jornalismo e segurança das crianças na internet" Jornalismo e Jornalistas, 24 - 25.
2. Jorge, Ana M. F. R. 01 mar. 2009. "Os estudos europeus da comunicação em congresso" Jornalismo e Jornalistas, 34 - 42.
3. Jorge, Ana M. F. R. 09 set. 1906. "Revistas com estilo" Jornalismo e Jornalistas, 24 - 29.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Jorge, Ana M. F. R. 2011. "Book review: Graeme Turner, Ordinary People and the Media: The Demotic Turn, in European Journal of Communication". Londres: Sage.
2. Jorge, Ana M. F. R. 2010. "Recensão de Children, Media and Consumption. On the Front Edge, in The Journal of International Communication, 16, 1, ". Sydney: Macquarie University in Sydney.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Simões, José A; Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana; Campos, Ricardo; Fernandes, Luciana. Online risks and opportunities amongst socially disadvantaged children and young people: findings from Digital Inclusion and Participation project,EU Kids Online Final Conference: Children, risk and safety online: research and policy challenges in a comparative perspective,Londres,2011 (Comunicação).
2. Ponte, Maria C. M.; Simões, José A; Jorge, Ana; Campos, Ricardo; Fernandes, Luciana. Integration and audience research: digital participation in the face of social semi-exclusion,Transforming Audiences 3,Londres,2011 (Comunicação).
3. Ponte, Maria C. M.; Simões, José A; Jorge, Ana. Digital inclusion in the face of social semi-exclusion: adapting the EU Kids Online questionnaire,IAMCR Conference: Cities, Connectivity and Creativity,Istambul,2011 (Comunicação).
4. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana. EU Kids Online – a reflection on the challenges of studying digital media among young people in Europe,10 èmes journées de sociologie de l'enfance - «La sociologie de l'enfance au regard de ses nouveaux objets»,Lisboa,2011 (Comunicação).
5. Jorge, Ana; Francisco, Kárita; Brites, Maria J. Contactar, entreter, informar: um retrato da inclusão digital de jovens e seus familiares em Portugal,SEMIME- Exclusão Digital na Sociedade da Informação,Lisboa,2011 (Comunicação).
6. Jorge, Ana. Young consumers and celebrities,6º Seminário Marketing Infantil,Porto,2011 (Comunicação).
7. Jorge, Ana. Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo,1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania,Braga,2011 (Comunicação).
8. Jorge, Ana. Jovens fãs de celebridades: do consumo à participação,Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções,Lisboa,2011 (Comunicação).
9. Jorge, Ana. Young fans of celebrities and cultural citizenship,2nd International Graduate Conference in Communication and Culture, "The culture of Remix",Lisboa,2011 (Comunicação).
10. Ponte, Maria C. M.; Simões, José A; Jorge, Ana. Vivências condicionadas do digital: as experiências de crianças e jovens do Programa Escolhas,Diversidade Digital,Lisboa,2011 (Comunicação).
11. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. Nascer para ser famoso? Os filhos de celebridades e os seus direitos nos media "cor-de-rosa" portugueses e brasileiros,VII Congresso SOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
12. Jorge, Ana. Jovens e entretenimento nos media digitais,VII Congresso da SOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
13. Ponte, Maria C. M.; Simões, José A; Jorge, Ana. Em que degraus da escada de oportunidades ? Actividades e competências digitais declaradas por crianças e jovens de meios desfavorecidos,VII Congresso da SOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
14. Jorge, Ana. Leisure is hard: entertainment uses of the media and digital inclusion in Portugal,III European Communication Conference,Hamburgo,2010 (Comunicação).
15. Jorge, Ana. Female celebrities in women’s and men’s lifestyle magazines,Celebrity News,Genebra,2010 (Comunicação).
16. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana. Born to be famous? Celebrities’ children and their rights,IAMCR 2010 Conference: Communication and Citizenship,Braga,2010 (Comunicação).
17. Jorge, Ana. Female celebrities in women’s and men’s lifestyle magazines,IAMCR 2010 Conference: Communication and Citizenship ,Braga,2010 (Comunicação).
18. Jorge, Ana. Consuming Celebrities,Child and Teen Consumption,Linköping,2010 (Comunicação).
19. Jorge, Ana. Female celebrity in Portuguese women’s lifestyle magazines,Media, Communication and the Spectacle Conference,Roterdão,2009 (Comunicação).
20. Jorge, Ana. Female celebrity in Portuguese women’s lifestyle magazines,9th Conference of the European Sociological Association ,Lisboa,2009 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana M. F. R; Cardoso, Daniel. Crianças e Riscos Online - Conferência Nacional EU Kids Online II,2011 (Conferência).
2. Jorge, Ana M. F. R. 1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação,2011 (Encontro).
3. Ponte, Maria C. M.; Francisco, Kárita; Meirinho, Daniel; Brites, Maria J; Jorge, Ana; Ganito, Carla; Lopes, Anabela S. Diversidade Digital,2011 (Conferência).
4. Jorge, Ana M. F. R. I International Graduate Conference on Media and Communication, “Selling Politics and War” ,2010 (Conferência).
5. Ponte, Maria C. M.; Jorge, Ana M. F. R; Cardoso, Daniel. EU Kids Online - Conferência Nacional,2009 (Conferência).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
24

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Revistas
Magazines
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
25

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
25


Visualizações do curriculum [ 436 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 12:22:46
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis