Curriculum Vitae

Natascha van Hattum-Janssen

Data da última actualização »Last update : 24/11/2011


Natascha van Hattum-Janssen. É Investigador Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 24 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 4 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 26 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7467862621769212


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Natascha van Hattum-Janssen
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
van Hattum-Janssen, N.
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604249Extensão: 604786
Fax: (+351)253604248
Correio electrónico: nvanhattum@ie.uminho.pt
Homepage: www.cied.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2004 Doutoramento
Phd
Educação.
Universidade do Minho, Portugal.

1989-1995 Mestrado
Master degree
Educação (Toegepaste Onderwijskunde).
University of Twente, Países Baixos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Fev/2008-Actual Investigador Auxiliar





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Bem).
Fala
Speaking
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Razoavelmente).

Reading
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Bem).
Escreve
Writing
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, D.; Lima, R. M. eds. 2010. Proceedings of the Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 000. Guimarães: CIEd | DPS in cooperation with SEFI CDWG.
2. Carvalho, D.; van Hattum-Janssen, N; Lima, R. M. eds. 2009. Proceedings of the First Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 000. Guimarães: CIEd | DPS in cooperation with the SEFI CDWG.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. van Hattum-Janssen, N. 2011. O papel dos professores nos projetos.  In O papel dos professores nos projetos, 247 - 269. . Sem local: EDUC.
2. van Hattum-Janssen, N. 2010. Competências transversais para engenheiros.  In Cadernos Sociedade e Trahalho - Competências, ed. Gabinete de Estratégia e Planeamento - Ministério de Trabalho e Segurança Social, 213 - 224. ISBN: 978-972-704-358-3. Lisboa : GEP/ Centro de Inormação e Documentação.
3. van Hattum-Janssen, N. 2009. Assessment of Project Based Learning Approaches: Who Assesses and who does not?.  In Innovation and assessment of engineering curricula., ed. Urbano Domingues, 69 - 76. ISBN: 978-84-692-2864-7. Valladolid: Universidad de Valladolid and SEFI CDWG.
4. de Graaff, E; van Hattum-Janssen, N. 2009. Workshop on innovation and assessment of engineering education.  In .). Innovation and assessment of engineering curricula. Valladolid, ed. U. Dominguez, 341 - 342. ISBN: 978-84-692-2864-7. Valladolid: Universidad de Valladolid and SEFI CDWG.
5. van Hattum-Janssen, N; Pimenta, P.. 2006. Peer and Self assessment in Portuguese Engineering Education.  In Self, Peer and Group Assessment in E-learning, ed. Tim S. Roberts, 64 - 84. ISBN: 1-59140-966-7. Hershey, PA: Information Science Publishing.
6. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M; Pacheco, J. A. 2002. Melhorar o processo de aprendizagem dos alunos através do método de avaliação.  In Contextos e dinâmicas da vida académica , ed. A.S. Pouzada, L.S. Almeida & R.M. Vasconcelos , 297 - 306. ISBN: 972-8692-04-8. Guimarães: Universidade do Minho.
7. Ribeiro, S.; Torres, L.; Vasconcelos, R. M; van Hattum-Janssen, N. 2002. Formação pedagógica (contínua) no contexto da Esola de Engenharia da Universidade do Minho: esboço de uma proposta.  In Contextos e dinâmicas da vida académica, 261 - 270. ISBN: 972-8692-04-8. Guimarães: Universidade do Minho.
8. Ribeiro, S.; Torres, L.; Vasconcelos, R. M; van Hattum-Janssen, N. 2002. Prática pedagógica: uma acção reflectida na formação pedagógica de docentes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.  In Contextos e dinâmicas da vida académica, 271 - 277. ISBN: 972-8692-04-8. Guimarães: Unviersidade do Minho.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Moura, I.C.; van Hattum-Janssen, N. 2011. "Teaching a CS Introductory Course: An Active Approach", Computers & Education 56, 2: 475 - 483.
2. van Hattum-Janssen, N; Lourenço, J. M. 2008. "Peer and self-assessment for first year students as a tool to improve learning", Journal of professional issues in engineering education and practice 134, 4: 346 - 352.
3. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, D.; Flores, M. A; Lima, R. M. 2007. "A case study on project led education in engineering: students' and teachers' perceptions. ", European Journal of Engineering Education 32, 3: 337 - 347.
This paper explores the extent to which students and teachers are able to acknowledge the strengths and weaknesses of a shift in the approach to teaching and learning from a traditional, teacher-centred perspective towards project- and learner-centred education. It reports on a case study aimed at exploring students’ and teachers’ perceptions of a project-led education course carried out at an engineering course at a Portuguese university. Data were collected through questionnaires, letters and interviews. Findings suggest, in spite of some negative experiences and final results for some of the students, a clear recognition of the benefits of a project-based approach to both the teaching staff as well as the students. Both are able to identify interdisciplinarity, high student motivation and the acquisition of soft skills as key features of project-led education.
4. van Hattum-Janssen, N; Lourenço, J. M. 2006. "Explicitness of criteria in peer assessment processes for first year engineering students", European Journal of Engineering Education 31, 6: 683 - 691.
This article will outline the motives for the implementation of peer assessment as put into action at the first year of the Civil Engineering course of the University of Minho. The implementation of new assessment methods was a consequence of the successful implementation of peer assessment at other engineering courses. During the semester, three assessment moments took place, in which students assessed the work of their peers. Assessment criteria were defined in a negotiation process between students and teacher. The students subsequently graded the work of their colleagues and had to provide a clear justification for each given grade. The aim of this method is to involve students in the subject, enhance their motivation and deepen their learning. Advantages and disadvantages of peer assessment are discussed. The results that have been obtained so far draw attention to the nature of assessment criteria and the corresponding explicitness.
5. van Hattum-Janssen, N; Pacheco, J. A; Vansconcelos, R. M. 2004. "The accuracy of student grading in first-year engineering courses", European Journal of Engineering Education 29, 2: 291 - 298.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. van Hattum-Janssen, N. 2009. "Student perceptions of group work", Trabalho apresentado em 37th Annual SEFI Conference, In Proceedings of the 37th Annual SEFI Conference, Rotterdam.
2. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2008. "The tutor in project-led education: evaluation of tutor performance", Trabalho apresentado em SEFI 2008, In SEFI 2008 Conference Programme, Aalborg.
3. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2008. "The role of the tutor in project-led education: the development of an evaluation instrument", Trabalho apresentado em X International Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH'2008, In Proceedings of the X International Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH'2008, Santos.
4. van Hattum-Janssen, N; Vansconcelos, R. M. 2007. "Curriculum development for project-based engineering education: how to include soft skills", Trabalho apresentado em SEFI 2007, In SEFI Proceeding, Miskolc.
5. van Hattum-Janssen, N; Vansconcelos, R. M. 2007. "Perception of peer assessment by Civil Engineering students", Trabalho apresentado em Intrenational Conference on Engineering and Computer Education, In Proceedings of the International Conference on Engineering and Computer Education, Santos.
6. van Hattum-Janssen, N; Vansconcelos, R. M; Pacheco, J. A. 2007. "As competências transversais no desenho curricular no ensino superior", Trabalho apresentado em IX Conferência da Sociedade Portuguesa da Educação, In Actas da IX Conferência da Sociedade Portuguesa da Educação, Funchal.
7. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2007. "Project-led education in engineering courses: competencies to include", Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, In Proceedings of the International Conference on Engineering Education, Coimbra.
8. van Hattum-Janssen, N; Vansconcelos, R. M. 2006. " Initiatives for Quality Improvement in Portuguese Engineering Education", Trabalho apresentado em SEFI 2006 34th Annual Conference Engineering Education and Active Students, In Proceedings of the SEFI 2006 34thAnnual Conference Engineering Education and Active Students, Uppsala.
9. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2006. "A atitude crítica dos alunos na hétero-avalição", Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro), In VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro): Globa~lização e (des)igualdades: os desafios curriculares, Braga.
10. van Hattum-Janssen, N; Lourenço, J. M. 2005. "Peer assessment and group work in Civil Engineering education", Trabalho apresentado em 5th AECEF Symposium on Civil Engineering in the next decade (ASCEND), In Proceedings of the 5th AECEF Symposium on Civil Engineering in the next decade (ASCEND), Helsinki.
11. Alves, M.P.; Vieira, F.; van Hattum-Janssen, N. 2005. "Representações e práticas de inovação pedagógica", Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Castelo Branco.
12. van Hattum-Janssen, N; Pacheco, J. A; Vasconcelos, R. M. 2003. "A prática de avaliação realizada pelos alunos", Trabalho apresentado em III Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, In Actas do III Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo.
13. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M; Pacheco, J. A. 2002. "Preliminary study of the integration of first year students at engineering courses", Trabalho apresentado em 7th Interamerican Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH), In Proceedings of the 7th Interamerican Conference on Engineering and Technology Education, Santos.
14. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2001. "Qualidade do processo de aprendizagem dos alunos em engenharia", Trabalho apresentado em II Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, In Actas do II Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo.
15. Janssen, N.; Vasconcelos, R. M; van Hattum-Janssen, N. 1997. "Problems in group work at the Business Informatics Course", Trabalho apresentado em International Conference on Project Work in University studies, In Proceedings of the International Conference on Project Work in University studies, Roskilde.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. van Hattum-Janssen, N; Mesquita, Diana. 2011. "Teacher perception of professional skills in a project-led engineering semester", European Journal of Engineering Education 36, 5: 461 - 472.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. van Hattum-Janssen, N. 2010. "Team-based curriculum development for project approaches in engineering education", Trabalho apresentado em International IGIP-SEFI Annual Conference, In Proceedings of the Joint International IGIP-SEFI Annual Conference 2010. Diversity unifi es – Diversity in Engineering Education, Trnava.
2. van Hattum-Janssen, N; Fernandes, S.. 2010. "Project Approaches in Engineering Education: Research in Practice", Trabalho apresentado em Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, In Proceedings of the Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE2010), Barcelona.
3. van Hattum-Janssen, N; Morgado, J.C.. 2010. "Desenvolvimento académico no ensino superior: um estudo sobre a realidade nos EUA", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudanças, In Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudanças: Tensões e Possibilidades , Braga.
4. van Hattum-Janssen, N; Pacheco, J. A. 2009. "Transversal competences in Engineering Curricula", Trabalho apresentado em IAACS Conference, In Proceedings of the IAACS Conference, Stellenbosch.
5. van Hattum-Janssen, N. 2009. "Staff Development for Project Led Engineering Education: the Portuguese case", Trabalho apresentado em International Research Symposium on PBL, In Proceedings of IRS PBL, Melbourne.
6. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, J.A.. 2009. "Transversal competencies in first-year subjects: preparing for lifelong learning", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Proceedings of the 16th European Conference on Reading, Braga.
7. Vasconcelos, R. M; Abreu, M.J.; van Hattum-Janssen, N. 2009. "Ensino por projecto: desenho metodológico", Trabalho apresentado em Seminário O Processo de Bolonha na Universidade do Minho - Orientações e Práticas, In Actas do Seminário O Processo de Bolonha na Universidade do Minho - Orientações e Práticas, Braga.
8. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M; Vaz, E.. 2000. "Influence of assessment frequency on final exam results", Trabalho apresentado em Intertech 2000, In Proceedings of the VI Interamerican Conference on Engineering and Technology Education, Cincinnati.
9. van Hattum-Janssen, N; Vaz, E.; Vasconcelos, R. M. 1999. "Um estudo das possibilidades para melhorar os resultados de Análise Matemática I para Engenharia de Polímeros", Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, In Actas do I Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo.

Outra produção científica
Other scientific production
1. van Hattum-Janssen, N; Fernandes, João M. 2011. "Peer-assessment in projects: an analysis of qualitative feedback". Lisbon: Universidade do Minho.
2. Moreira, Francisco; Mesquita, Diana; van Hattum-Janssen, N. 2011. "The importance of the project theme in project-based learning: a study of student and teacher perceptions". Lisbon: Universidade do Minho.
3. Alves, Anabela. 2011. "Hands-on simulation in the classroom to teach new concepts and to prepare future industrial engineers as operator´s instructors". Lisbon: Universidade do Minho.
4. Fischer, Adriana; Moreira, Francisco. 2011. "Presentation skills for engineers: Systematic interventions in a project-based learning course". Lisbon: SEFI.



Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. van Hattum-Janssen, N. Trabalho de projecto e novos métodos de avaliação, 2010 (Outra), promovido por Sociedade Portuguesa de Física.
Duração: 8 horas. Local: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
Mini-curso para docentes de Física no Ensino Secundário.

2. van Hattum-Janssen, N. Project-led education in Portugal, 2010 (Extensão), promovido por University of Dayton.
Duração: 2 horas. Local: Learning and Teaching Center, University of Dayton, Cidade: Dayton, Ohio, Tipo de participação: Docente.
Invited lecture at the Faculty Exchange Series of the LTC.
3. van Hattum-Janssen, N. Project-led education in Portugal, 2010 (Extensão), promovido por Cedarville University.
Duração: 2 horas. Local: Cedarville University, Cidade: Cedarville, Ohio, Tipo de participação: Docente.
Invited lecture on project-led education in Portugal at Cedarville University in Cedarville Ohio.
4. van Hattum-Janssen, N. Planificação da Unidade Curricular e Aprendizagem por Projecto, 2010 (Especialização), promovido por Universidade Portucalense.
Duração: 9 horas. Local: Universidade Portucalense, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.





Dados Complementares (Additional data)


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. van Hattum-Janssen, N.. European Journal of Engineering Education, de 2008/07/10 até 2010/09/10, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Taylor and Francis.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
44

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
24
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
4

Total
Produção técnica
Technical production
4

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4


Visualizações do curriculum [ 1430 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 13:56:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis