Nelson Lima Santos
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
13/07/2010 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Nelson Lima Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lima Santos, Nelson |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2004. Avaliação do impacto organizacional de estratégias de consultoria formativa em PME: Da concepção de uma metodologia à reflexão
sobre boas práticas. ed. 1. Leça da Palmeira: EURISKO / AEP. |
|
|
|
2. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S; Anjos Ribeiro, C. 2003. O papel das chefias intermédias nas organizações: cenários e desafios – Caderno temático publicado no âmbito do Programa Nacional
de Qualificação de Chefias Intermédias (PRONACI). ed. 1. Leça da Palmeira: AEP. |
|
|
|
3. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2001. Formação e Assistência Técnica às Micro Empresas 2000/01: Divulgação dos Resultados do Projecto CONSOLIDAR. ed. 1. Leça da Palmeira: AEP. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2008. Escala de auto-conceito de competência (EACC) revisitada. Nova versão em contexto sócio-laboral. In Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa, 31 - 42. . Coimbra: Quarteto Editora: Quarteto Editora. |
|
|
|
2. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2007. Escala de auto-aprendizagem (E.A.A.). In Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa, 137 - 148. . Coimbra: Quarteto Editora. |
|
|
|
3. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 2004. Escala de auto-conceito de competência (E.A.C.C.). In Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa, 27 - 37. . Coimbra: Quarteto Editora. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Lima-Santos, Nelson; Gomes, Inês. 2009. "Transformações e tendências do ensino-aprendizagem na era do digital: Alguns passos para uma arqueologia de um novo saber-poder", Antropológicas, 11: 143 - 159. Resumo: O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico,
que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação
e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças,
proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning. |
|
|
|
2. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2007. "Imigrantes negros dos PALOP africanos em Portugal: Auto-percepções e percepções de características sócio-profissionais", ANTROPOlógicas, 10: 257 - 283. |
|
|
|
3. |
Lima Santos, N; Lima, A. P; Faria, L.. 2007. "Escala de Abandono Aprendido (EAA) revisitada: Estudo no contexto prisional do norte de Portugal", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP, 4: 172 - 184. |
|
|
|
4. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 2006. "Auto-conceito académico, social e global em estudantes universitários", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 3: 225 - 236. |
|
|
|
5. |
Faria, L.; Lima Santos, N; Takšic, V.; Räty, H.; Molander, B.; Holmström, S.; Jansson, J.; Avsec, A.; Extremera, N.; Fernández-Barrocal, P.; Toyota, H.. 2006. "Cross-cultural validation of the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)", Psicologia 20, 2: 95 - 127. |
|
|
|
6. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2006. "Estudo comparativo sobre percepções de características sócio-profissionais de trabalhadores em geral e de imigrantes negros
dos PALOP africanos em Portugal", Paidéia 16, 34: 181 - 192. |
|
|
|
7. |
Gomes, Inês; Lima-Santos, Nelson. 2005. "Literacia emergente: É de pequenino que se torce o pepino!", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, 2: 312 - 326. Resumo: A literacia emergente, enquanto processo básico de aquisição de competências específicas da linguagem escrita, tem
lugar antes da entrada na escola e tem vindo a assumir um papel primordial na ancoragem e promoção da literacia, em geral,
e na prevenção de dificuldades de aprendizagem, em particular. Assim, o presente trabalho discute e analisa o conceito de
literacia emergente, identificando os principais precursores desenvolvimentais – conhecimentos, capacidades e atitudes – da
literacia, salientando o seu impacto na aprendizagem da leitura e da escrita. |
|
|
|
8. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2005. "Inteligência emocional: Adaptação do “Emotional Skills and Competence Questionnaire” (ESCQ) ao contexto português", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP, 2: 275 - 289. |
|
|
|
9. |
Lima-Santos, Nelson; Gomes, Inês. 2004. "Literacia: Da escola ao trabalho", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, 1: 169 - 177. Resumo: O presente trabalho – Literacia: da Escola ao Trabalho – é uma breve incursão no domínio da literacia, com o objectivo
de apresentar e discutir o conceito, distinguindo-o, ainda, de outros afins e enfatizando o seu carácter funcional. Nesta
perspectiva, os autores procuram, de seguida, problematizar os desafios da investigação neste domínio, bem como os da construção
de um modelo de intervenção que, mesmo que simples, possa ser um contributo para a facilitação da execução das tarefas do
existir quotidiano, logo, também, para a promoção do bem-estar psicossocial dos indivíduos. |
|
|
|
10. |
Magalhães, S.; Pina Neves, S; Lima Santos, N. 2003. "Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 263 - 272. |
|
|
|
11. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2003. "Desafios da avaliação da auto-aprendizagem em contexto sócio-laboral", Revista de Psicologia Militar, 14: 163 - 184. |
|
|
|
12. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 2003. "Escala de auto-conceito de competência cognitiva: Qualidades psicométricas em contexto sócio-laboral", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 295 - 304. |
|
|
|
13. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2003. "Auto-conceito de competência cognitiva: Estudos diferenciais no contexto sócio-laboral português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 273 - 282. |
|
|
|
14. |
Lima Santos, N; Ribeiro, H.; Faria, L.. 2003. "Abandono aprendido e risco psicossocial: estudo diferencial numa amostra da cidade do Porto", Mente Social. Revista Científica do Mestrado em Psicologia da Universidade Gama Filho/Brasil 6, 1-2: 75 - 87. |
|
|
|
15. |
Lima Santos, N; Ribeiro, H.; Faria, L.. 2002. "Adaptação da “Escala de Abandono Aprendido” (Learned Helplessness Scale) ao contexto português", Revista de Psiquiatria, 3-4: 25 - 44. |
|
|
|
16. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2001. "Da valorização e centralidade do trabalho à emergência de novos perfis de valores profissionais", Revista da UFP, 6: 215 - 226. |
|
|
|
17. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 2001. "Auto-conceito de competência: Estudos no contexto educativo português", Psychologica, 26: 213 - 231. |
|
|
|
18. |
Faria, L.; Rurato, P.; Lima Santos, N. 2000. "Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral", Análise Psicológica 18, 2: 203 - 219. |
|
|
|
19. |
Lima Santos, N; Rurato, P.; Faria, L.. 2000. "Auto-aprendizagem e auto-conceito de competência cognitiva em contexto empresarial", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1: 135 - 146. |
|
|
|
20. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2000. "Desafios da transição do ensino secundário para o ensino superior: Estudo sobre o auto-conceito de competência", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 6, 4: 948 - 953. |
|
|
|
21. |
Lima Santos, N; Faria, L.; Rurato, P.. 2000. "Educação e aprendizagem de adultos: Avaliação do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 6, 4: 649 - 656. |
|
|
|
22. |
Rurato, P.; Faria, L.; Lima Santos, N. 2000. "Educação e formação de adultos: Estudos diferenciais sobre a auto-aprendizagem e o auto-conceito de competência cognitiva", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 6, 4: 639 - 648. |
|
|
|
23. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 1999. "Educação e aprendizagem de adultos: Desafios da auto aprendizagem", Revista Portuguesa de Pedagogia 33, 1: 45 - 66. |
|
|
|
24. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 1999. "O auto-conceito de competência no contexto universitário: Estudo empírico com estudantes da Universidade Fernando Pessoa", Revista da UFP, 4: 201 - 213. |
|
|
|
25. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 1999. "Auto-conceito de competência: Diferenças em função do agrupamento de estudos no ensino secundário português", Mente Social. Revista Científica do Mestrado em Psicologia da Universidade Gama Filho/Brasil 51, 1-2: 75 - 88. |
|
|
|
26. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 1998. "Escala de avaliação do auto-conceito de competência: Estudos de validação no contexto universitário", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 3, 2: 175 - 184. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Lima Santos, N; Faria, L.. 2008. "Validação da Escala de Abandono Aprendido (EAA) em diferentes contextos de vida", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
2. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S; Quintela, A.. 2006. "E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |
|
|
|
3. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S; Quintela, A.. 2006. "Auto-aprendizagem, auto-regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e-cursos: Qualidades psicométricas
de dois instrumentos de avaliação", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
4. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 2006. "Competência emocional: Adaptação e validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
5. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2004. "Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Volume X, Braga. |
|
|
|
6. |
Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina Neves, S. 2004. "Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas", Trabalho apresentado em X Conferênia Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Volume X, Braga. |
|
|
|
7. |
Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina Neves, S. 2003. "Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional", Trabalho apresentado em VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, In Actas do VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, Coruña. |
|
|
|
8. |
Pina Neves, S; Lima Santos, N. 2003. "Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Lisboa. |
|
|
|
9. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2002. "Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |
|
|
|
10. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2002. "Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |
|
|
|
11. |
Pina Neves, S; Lima Santos, N. 2002. "Valores profissionais no contexto sócio-laboral português: Diferenças em função do sexo", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |
|
|
|
12. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 2002. "O auto-conceito de competência na transição do secundário para a universidade", Trabalho apresentado em V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação O particular e o global no virar do milénio. Cruzar saberes
em educação , In Actas do V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação O particular e o global no virar do milénio. Cruzar
saberes em educação , Lisboa. |
|
|
|
13. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2001. "Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
14. |
Lima Santos, N; Pina Neves, S. 2001. "O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial", Trabalho apresentado em Modelos e Práticas em Educação de Adultos, In Modelos e Práticas em Educação de Adultos. Actas das II Jornadas, Coimbra. |
|
|
|
15. |
Pina Neves, S; Lima Santos, N. 2001. "Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
16. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 1999. "Escala de avaliação do auto-conceito de competência: Estudos de validação no contexto português", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
17. |
Rurato, P.; Faria, L.; Lima Santos, N. 1999. "Auto-aprendizagem, auto-conceito de competência cognitiva e educação e formação de adultos: Estudos diferenciais em contexto
empresarial", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
18. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 1998. "Validação de uma escala de concepções pessoais de competência no contexto universitário", Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
19. |
Faria, L.; Lima Santos, N. 1997. "Auto-conceito de competência: Diferenças em função do sexo e do nível sócio-económico", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
20. |
Faria, L.; Lima Santos, N; Bessa, N. 1996. "Auto-conceito de competência: Adaptação de um instrumento a adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
21. |
Faria, L.; Lima Santos, N; Bessa, N. 1996. "Concepções pessoais de competência: Estudo de adaptação de uma escala em contexto escolar", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
53 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
26 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
26 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
21 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
21 |
Visualizações do curriculum [
97
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
19:23:48
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|