Curriculum Vitae

Maria de Lurdes Marquês Serrazina

Data da última actualização »Last update : 05/01/2012


Maria de Lurdes Marquês Serrazina. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Lisboa. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos, possui 14 capítulos de livros e 13 livros publicados. Possui 2 itens de produção técnica. Participou em 15 eventos no estrangeiro e 17 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 51 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0339570254076810


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Lurdes Marquês Serrazina
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Serrazina, Lurdes
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Campus de Benfica do IPL, 1549-003 Lisboa
Benfica
1549-003 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217101200Extensão: 214
Correio electrónico: lurdess@eselx.ipl.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1993-1998 Doutoramento
Phd
Doctor of Philosophy (4 anos » years) .
University of London, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1983-1984 Mestrado
Master degree
Mathematics Education (1,5 anos » years) .
Boston University, Estados Unidos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1966-1972 Licenciatura
Licentiate degree
Matemática (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Out/2009-Actual Professor Associado

Universidade de Lisboa
Set/2004-Actual investigadora

Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/2000-Actual Professor Coordenador

Instituto Politécnico de Lisboa
Set/1988-Dez/1999 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1987-Jan/1988 Professor Adjunto





Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Lisboa
Out/2004-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Didáctica da Matemática






Actividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Lisboa
Out/2009-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • (Docente)






Actividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Lisboa
Jun/2005-Actual
Consultor


Jul/2000-Dez/2003
Presidente Conselho Científico






Actividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Lisboa
Mar/2008-Actual
- Vice-Presidente


Jan/2004-Dez/2008 Escola Superior de Educação de Lisboa
- Presidente do Conselho Directivo ESE




Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/1993-Dez/1996






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Didáctica da Matemática




Projectos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
Professional development of novice primary teachers and mathematics teaching",
Referência do projecto»Project reference: teachers.

"Primary teachers and competence in mathematics

Developing number sense: Perspectives and curricular demands

Teachers' Quality in Lusophone Countries

Sentido de número e competências de cálculo
Referência do projecto»Project reference: IIE-10-02.

AMECC - Aprendizagens em Matemática - Um estudo sobre a construção de conceitos






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1992 - Actual Sociedade Portuguesa de Matemática, Membro.
Out/1988 - Actual National Council of Teachers of Mathematics, Membro.
Set/1986 - Actual Associação de Professores de Matemática, Membro.
Presidente da Direcção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Pintassilgo, Joaquim; Serrazina, L. eds. 2009. A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores, Arquivo, História e Memória ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-772-916-6. Lisboa: Edições Colibri, Centro de Investigação em Educação FCUL e ESE de Lisboa.
2. Brocardo, Joana; Serrazina, L; Rocha, Isabel. eds. 2008. O sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
3. Dias, Mariana; Serrazina, L; Bettencourt, Beatriz; Sim Sim, I; Cotrim, J; Leitão, J.; Afonso, N.; Vasconcelos, T.; Patrocínio, T.. 2008. Educação e Formação: Prioridades e Estratégias (2007/2013). ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95733-0-7. Lisboa: CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa.
4. Serrazina, L. ed. 2007. Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo ed. 1, 1 vol.. Cacém: Texto Editores.
5. Ponte, J. P; Serrazina, L; Guimarães, H.; Breda, A.; Guimarães, F.; Oliveira, P.; Graça-Martins, E.; Menezes, L.; Sousa, H.. 2007. Programa de Matemática do Ensino Básico. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação.
6. Ponte, J. P; Boavida, A,; Canavarro, A. P; Guimarães, F.; Oliveira, H.; Guimarães, H.; Brocardo, J.; Santos, L.; Serrazina, L; Saraiva, M.. 2006. Programas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-95062-0-6. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
7. Albuquerque, C.; Veloso, E.; Rocha, Isabel; Santos, L.; Serrazina, L; Nápoles, S.. 2006. A Matemática na Formação Inicial de Professores. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8768-32-4. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
8. Serrazina, L; Guimarães, H.. eds. 2005. V CIBEM Conferências ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8768-19-2. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
9. Serrazina, L. ed. 2002. A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Cadernos de Formação de Professores 3. ed. 1, ISBN: 972-0-34253-6. Porto: Porto Editora e INAFOP.
10. Ponte, J. P; Serrazina, L. 2000. Didáctica da Matemática do 1º ciclo. ed. 1, ISBN: 972-674-313-3. Lisboa: Universidade Aberta.
11. Ponte, J. P; Serrazina, L. eds. 2000. Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália: Actas da Escola de Verão - 1999 ed. 1. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.
12. Abrantes, p.; Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 1999. A Matemática na Educação Básica. ed. 1. Lisboa: Ministério de Educação, DEB.
13. Serrazina, L; Matos, J. M. 1996. Didáctica da Matemática. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2010. Trajectórias de aprendizagem e ensinar para a compreensão. .  In O Professor e o Programa de Matemática do Ensino Básico , ed. Associação de Professores de Matemática, 43 - 59. ISBN: 978-972-8768-44-7. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
2. Serrazina, L. 2008. Projectos de escola: Uma realidade imperativa e possível.  In O professor de Matemática e os projectos de escola , ed. Grupo de Trabalho de Investigação, 297 - 306. ISBN: 978-972-8768-34-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
3. Brocardo, Joana; Serrazina, L. 2008. O sentido do número no currículo de Matemática.  In O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, ed. J. Brocardo, L. Serrazina & I. Rocha, 97 - 115. ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
4. Serrazina, L. 2008. A Matemática nos primeiros anos: alguns desafios.  In 20 anos de temas na EeM , ed. Ana Paula canavarro, 27 - 39. . Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
5. Serrazina, L. 2007. Ensinar e aprender Matemática nos primeiros anos.  In Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo , ed. Maria de Lurdes Serrazina, 7 - 18. ISBN: 978-972-47-3512-2. Lisboa: texto Editores.
6. Brocardo, Joana; Delgado, C.; Mendes, F.; Rocha, Isabel; Serrazina, L. 2006. Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular.  In Números e Álgebra, ed. Isabel Vale et al. (Org.), 65 - 92. . Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE.
7. Serrazina, L; Rocha, Isabel. 2006. Reflexão sobre uma experiência de trabalho colaborativo e a distância..  In Números e Álgebra, ed. Isabel Vale et al, 165 - 175. . Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE.
8. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2005. O currículo de Matemática do ensino básico sob o olhar da competência matemática.  In O professor e o desenvolvimento curricular, ed. Grupo de Trabalho de Investigação-GTI, 35 - 62. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
9. Serrazina, L. 2004. Materiais manipuláveis.  In O Jogo e a Matemática, ed. D. Moreira e I. Oliveira, 92 - 116. . Lisboa: universidade Aberta.
10. Serrazina, L. 2002. A formação para o ensino da Matemática: Perspectivas futuras.  In A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, ed. Lurdes Serrazina, 9 - 19. ISBN: 972-0-34253-6. Porto: Porto Editora.
11. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2002. A reflexão e o professor como investigador.  In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, ed. Grupo de Trabalho sobre Investigação, 29 - 42. ISBN: 972-8768-01-X. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
12. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2002. O professor como investigador: Leitura crítica de investigações em educação matemática..  In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, ed. Grupo de Trabalho sobre Investigação, 283 - 308. . Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
13. Serrazina, L; C., Loureiro. 1999. Primary teachers and the using of materials in problem solving in Portugal..  In Mathematics Teacher education: Critical International Perspectives, ed. B. Jaworski, T. Wood and S. Dawson, 49 - 58. ISBN: 075070808 5. London: Falmer Press.
14. Gofree, F.; Oliveira, H.; Serrazina, L; Szendrei, J.. 1999. Good Practice.  In On Research in Teacher Education: from a study of teaching practices to issues in teacher education., ed. K. Krainer, F. Gofree & P. Berger, 149 - 169. ISBN: 3-925386-55-6. osnabruck: cerme.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Serrazina, L. 2010. "A Formação Contínua de Professores em Matemática: o conhecimento e a supervisão em sala de aula e a sua influência na alteração das práticas. ", International Journal for Studies in Mathematics Education 2, 1: 1 - 23.
2. Serrazina, L. 2009. "O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível,", Revista Interacções 5, 12: 4 - 22.
3. Serrazina, L; Jesus, Ana. 2005. "Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade,", Quadrante 14, 1: 3 - 35.
4. Ponte, J. P; Serrazina, L. 2004. "Práticas profissionais dos professores de Matemática. ", Quadrante 13, 2: 51 - 74.
5. Ponte, J. P; Serrazina, L. 2003. "Professores e formadores investigam a sua própria pr", Zetekité 11, 20: 51 - 84.
6. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2002. "Novos professores: Primeiros anos de profissão", Quadrante 6, 1: 55 - 73.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Serrazina, L; Canavarro, A. P; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; Portela, José. 2011. "O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XXII SIEM, Lisboa.
2. Serrazina, L; Ferreira, Elvira. 2010. "A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de númer", Trabalho apresentado em XXI SIEM, In Actas do XXI SIEM, Aveiro.
3. Serrazina, L. 2010. "Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges", Trabalho apresentado em PME 34, In Proceedings of PME34, Mathematics in different settings, Belo Horizonte.
4. Ferreira, Elvira. 2009. "O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XX SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XX SIEM, Viana do castelo.
5. Serrazina, L; Guerreiro, António. 2009. "Communication as social interaction. Primary School Teacher Practices", Trabalho apresentado em CERME6, In Proceedings of CERME6, Lyon.
6. Serrazina, L; Ferreira, Elvira. 2009. "O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XIX SIEM, In Actas do XIX EIEM, Vila Real.
7. Serrazina, L; Brocardo, Joana. 2008. "Um projecto centrado no sentido do número", Trabalho apresentado em XII SEIEM, XIX SIEM, XVIII EIEM, In Investigación en educación matemática XII, Badajoz.
8. Serrazina, L. 2006. "O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação", Trabalho apresentado em 4ª EEMAT, In Actas 4.º EEMAT, Rio de Janeiro, Macaé.
9. Serrazina, L; Brocardo, Joana; Rocha, Isabel. 2006. "Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking", Trabalho apresentado em PME30, In Proceedings of the 30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics Education, Praga.
10. Carrillo, J; Even, R.; Rowland, T.; Serrazina, L. 2005. "From a study of teaching practices to issues in teacher education - Thematic Group 12", Trabalho apresentado em CERME4, In Proceedings of the Fourth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Sant Feliu de Guíxols.
11. Brocardo, Joana; Serrazina, L; Rocha, Isabel. 2007. "Constructing multiplication: Different strategies used by pupils", Trabalho apresentado em V Congress for Research in Matehmatics Education, In Proceedings of the V Congress for Research in Matehmatics Education, Lernarca.
12. Serrazina, L. 2005. "A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas? ", Trabalho apresentado em Encontro Internacional de homenagem a Paulo Abrantes, In Caminhos e encruzilhadas, Lisboa.
13. Serrazina, L. 2005. "A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?", Trabalho apresentado em Encontro Internacional em homenagem a Paulo Abrantes, In Actas Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas, Lisboa.
14. Serrazina, L; Peter-Koop, A.; Jaworski, B.; Krainer, K.. 2003. "Thematic Group 11: Inter-relating theory and practice in Mathematics Teacher Education", Trabalho apresentado em Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, In Proceedings of the Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria.
15. Ponte, J. P; Serrazina, L; Sousa, O.; Fonseca, H.. 2003. "Professionals investigate their own practice", Trabalho apresentado em Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, In Proceedings of the Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria.
16. Serrazina, L; Monteiro, C.. 2004. "Professores e novas competências em Matemática no 1º ciclo", Trabalho apresentado em XIV SIEM, In Actas do XIV SIEM, Santarém.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Ponte, J. P; Serrazina, L. 20 set. 2011. "O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico: Oportunidade de mudança." Educação e Matemática, 2 - 6.
2. Serrazina, L. 02 maio 2011. "Competência matemática e competência de cálculo no 1º ciclo" Educação e Matemática, 57 - 60.
3. Ponte, J. P; Serrazina, L. 20 abr. 2011. "As práticas do professor de matemática em Portugal" Educação e Matemática, 8 - 12.
4. Serrazina, L; Brocardo, Joana; Kraemer, J. M. 20 mar. 1911. "Algoritmos e sentido do número" Educação e Matemática, 11 - 15.



Organização de evento
Event organization
1. Serrazina, L; Ponte, J. P; Oliveira, H.. PROFMAT2011,2011 (Encontro / Organização).
2. Serrazina, L. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010,2010 (Encontro).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Marta Teixeira, Práticas letivas dos professores: o ensino da Medida – um trabalho no 1.º ciclo do ensino , 2011. Tese (Educação ) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Em curso.
2. Sónia Martins Félix, Professores do 1º e 2º Ciclos e a sua aprendizagem em Matemática num contexto de formação, 2011. Tese (Educação ) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Em curso.
3. Percursos didácticos em geometria e medida geométrica no 1.º ciclo do ensino básico, 2009. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Co-orientador) - Em curso.
4. Elvira Ferreira, O desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade, 2007. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador) - Em curso.
5. António Manuel Guerreiro, Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática. Práticas no 1.º ciclo do ensino básico, 2007. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador) - Em curso.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Susana Serra, Conceito de volume: uma experiência no 6.º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador) - Concluída.
2. Tiago Tempera, A geometria na formação inicial de professores, 2010. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador) - Concluída.
3. Maria João Lucena, A Matemática entre Jardim de Infância e 1.º ciclo: Trabalho colaborativo entre professores, 2009. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Co-orientador) - Concluída.
4. Marta Teixeira, O pensamento geométrico no 1.º ano de escolaridade, 2008. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
5. Maria João Patrício Fernandes, Supervisão em Matemática - perspectivas e envolvimento dos professores do 1.º ciclo nas actividades matemáticas de natureza investigativa no âmbito da Geometria, 2007. Dissertação (Supervisão) - Universidade do Algarve (Orientador) - Concluída.
6. Mónica Capuchinho, O desenvolvimento dos conceitos de área e de perímetro: um estudo no 3.º ano de escolaridade, 2007. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
7. Maria Celeste Ribeiro, A Matemática na sala amarela: contributo de um trabalho colaborativo para a valorização da prática educativa de uma Educadora de Infância no domínio da Matemática, 2006. Dissertação (Supervisão) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador) - Concluída.
8. Mário José Duarte Silva, Concepções docentes sobre o conceito de continuidade nas práticas didácticas da Matemática na transição do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico, 2006. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
9. Manuela Vicente, Desenvolvimento proffssional de professores do 1.º ciclo num contexto dum programa de formação contínua em Matemática, 2006. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador) - Concluída.
10. Teresinha Nunes, Como lidam os professores do 1.º cilo com o currículo prescrito na matemática e qual o papel medador dos manuais nesse processo, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
11. Deolinda Ribeiro, A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática um estudo de caso no 4.º ano de escolaridade, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
12. Ana Paula Catela, O ambiente de sala de aula e construção de significados matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
13. Isabel Moura, Relevância da formação inicial em Matemática nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo: dois estudos de caso, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
14. Nuno Valério, Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1.º ciclo, 2004. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
15. Ana de Jesus, As actividades matemáticas de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade - perspectivas e envolvimento dos alunos, 2004. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Em curso.
16. Eugénia Ferreira, A Matemática na hora do conto, 2003. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
17. Henriqueta Gonçalves, A multiplicação e a divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 2003. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Em curso.
18. Conceição Patrício, Gestão do currículo de Matemática no 1.º ciclo, 2003. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Em curso.
19. Helena Maria Amaral, Actividades investigativas na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo, 2003. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
20. José Jacinto Castro Silva, Orientar e colaborar para melhor ensinar: três estudos de caso, 2002. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
21. Noémia Ferreir, Caracterização do sentido de número: estudos de caso com alunos do 8.º ano de escolaridade, 2002. Dissertação (Ensino da Matemática) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
22. Ema Mamede, O papel da calculadora na resolução de problemas: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico, 2002. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade do Minho (Orientador) - Concluída.
23. Elvira Ferreira, O desenvolvimento profissional dos proofessores do 1.º ciclo e as suas práticas de sala de aula, 2000. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carolina Rey Mas. Construcción de conocimiento acerca de la intervención curricular en el aprendizaje de las matemáticas en un entorno virtual, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Universidad de Alicante.
2. Serrazina, Lurdes. El sentido del número: una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantil, 2010. Tese (Educacão) - Universidad de Extremadura.
3. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria Helena Silva de Sousa Martinho. A comunicação na sala de aula de Matemática: um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico, 2007. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
4. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de José Luís Menezes Correia. Investigar para ensinar Matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores, 2005. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
5. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Edda Curi. Formação de Professores Polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desse conhecimento, 2004. Tese (Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
6. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Henrique Manuel Guimarães. Concepções sobre a Matemática e a actividade matemática, 2003. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
7. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de António Domingos. Compreensão de conceitos matemáticos avançados - a Matemática no início do superior, 2003. Tese (Educação Matemática) - Universidade Nova de Lisboa.
8. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Nuria Climent Rodríguez. Desarrollo Profesional del Maestro de Primaria Respecto de la Enseñanza de la Matemática. Un Estudo de Caso, 2002. Tese (Didáctica da Matemática) - Universidad Huelva.
9. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva. O conhecimento e o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, 2001. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
10. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Leonor Santos. As Práticas Lectivas como Actividade de Resolução de Problemas , 2000. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
11. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carlos Manuel Nogueira Fino. Novas Tecnologias, Cognição e Cultura: Um estudo no primeiro ciclo do ensino básico, 2000. Tese (Educação ) - Universidade de Lisboa.
12. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Pedro Manuel Baptista Palhares. Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ano de Escolaridade: Análise do Ensino e das Aprendizagens em Matemática, 2000. Tese (Educação Matemática) - Universidade do Minho.
13. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Susana Paula Graça Carreira. Significado e Aprendizagem da Matemática Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais, 1998. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carla Margarida Nunes Alpalhão. Os programas de Matemática do ensino básico de 1990 a 2007 e o processo de implementação do programa de 2007, no 1.º ciclo do ensino básico, 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Ana Rita Guido da Silva. Programas de Matemática do 1.º Ciclo - uma pesquisa histórica desde 25 de Abril de 1974 até 1990, 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
3. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Marinês Yole Poloni. Formação do Professor do Ensino Fundamental - Ciclo I, 2010.  Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Banderirante de São Paulo.
4. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues . Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração: Um estudo numa Escola Secundária com 3.º Ciclo, 2010.  Dissertação (Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares) - Universidade Aberta.
5. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Rute Sandra Marçal Ferreira Lopes. Contributos do Associativismo na (Re)Construção da Identidade Profissional dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo, 2010.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
6. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria João Batalha Reis Vieira da Costa. A Noção de Percentagem no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Experiência de Ensino, 2010.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
7. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria Elisa Calado Pinto. O Papel das Representações na Resolução de Problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade, 2009.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Évora.
8. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria João Rodrigues da Silva. Os problemas de adição e subtracção nos manuais do 2.º ano de Matemática, 2007.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
9. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Luís Pedro Gonçalves Novo Fornelos. A Internet na sala de aula de Matemática: um estudo de caso no 6.º ano de escolaridade, 2007.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade do Minho.
10. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria de Lurdes Monteiro Vaz Mendes Teodósio. Posições e atitudes de professores face às mudanças em educação: um caso no 1.º ciclo, 2006.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação ) - Universidade do Porto.
11. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Rosana Minitto. Compreensões de professores das séries iniciais sobre o ensino dos procedimentos envolvidos nos algoritmos convencionais da adição e da subtracção com reagrupamento, 2006.  Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
12. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Emília de Lurdes Peste Palma Maria. Conexões matemáticas num contexto de actividades de aplicação, investigação e modelação matemática - um estudo no 2.º ciclo do ensino báasico, 2003.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, Especialidade Educação e Desenvolvimento) - Universidade Nova de Lisboa.
13. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria José da Cruz Nunes Guerra. Estudos das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da Prova de Aferição de Matemática - 4.º ano, 2002.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
14. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Ana Paula Marcelino Neto Leitão. As Dificuldades dos alunos do 6.º ano na resolução de problemas de Matemática, 2002.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concurso de Professor Associado
Associate professor tender
1. Serrazina, Lurdes. Professor coordenador de Matemática na ESE de Setúbal, 2003. Instituto Politécnico de Setúbal.


Concurso de Professor Coordenador
Coordinator professor tender
1. Serrazina, Lurdes. Professor coordenador de Matemática na ESE de Lisboa, 2008. Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Serrazina, Lurdes. Professor Coordenador de Matemática no ISCAL, 2005. Instituto Politécnico de Lisboa.


Concurso de Professor Adjunto
Adjunt professor tender
1. Serrazina, Lurdes. Professor adjunto de Matemática na ESE de Lisboa, 2009. Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Serrazina, Lurdes. Professor adjunto de Matemática na ESE de Setúbal, 2008. Instituto Politécnico de Setúbal.
3. Serrazina, Lurdes. Professor adjunto de Matemática na ESE da Guarda, 2008. Instituto Politécnico da Guarda.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Conhecimento matemático para ensinar nos primeiros anos: o papel da reflexão e da planificação na formação de professores, 2011 (Conferência).
Nome do evento: I Encontro de Matemática nos anos iniciais; Nome da Instituição: Universidade Federal de S. Carlos, S. Paulo; Cidade do evento: S. Carlos, Brasil / S. Carlos.
2. As tarefas e a concretização do currículo de Matemática, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Seminário: Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º CEB; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Coimbra.
3. Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo; Cidade do evento: Viana do castelo / Viana do Castelo.
4. O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos para o desenvolvimento profissional de professores, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Final do Programa de Formação em Matemática para Professores dos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico do Distrito de Santarém; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Santarém; Cidade do evento: Santarém / Santarém.
5. Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Seminário "Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; Nome da Instituição: ESE de Viana de Castelo; Cidade do evento: Viana de Castelo / ESE de Viana de Castelo.
6. Desenvolvimento profissional dos professores das séries iniciais, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Encontro satélite do PME 34; Nome da Instituição: UNIBAN; Cidade do evento: São Paulo / UNIBAN.
7. Materiais de apoio ao professor de Matemática: a brochura de Geometria, 2010 (Conferência).
Nome do evento: ProfMat2010; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
8. Metas de aprendizagem em Matemática, 2010 (Conferência).
Nome do evento: ProfMat2010; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Aveiro.
9. Formação de Professores: Supervisão e Práticas, 2009 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ; Nome da Instituição: UNIBAN; Cidade do evento: Brasil / São Paulo.
10. Formação de Professores: Supervisão e Práticas. , 2009 (Seminário).
Nome do evento: II SIEMAT - II Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: UNIBAN - Universidade Bandeirantes de S. Paulo; Cidade do evento: São Paulo / São Paulo.
11. To learn mathematics from the beginning , 2008 (Conferência).
Nome da Instituição: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e OCDE; Cidade do evento: Lisboa / ESE de Lisboa.
12. O novo Programa de Matemática para os 1.º e 2.º ciclos: Oportunidade de mudança. , 2008 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat 2008; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Elvas / Elvas.
13. An In-service Teacher Education Programme in Mathematics: Rewards and Challenges, 2008 (Conferência).
Nome do evento: ICME11; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Monterrey / University of Monterrey.
14. O reajustamento do Programa do Ensino Básico, 2007 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat 2007; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Angra do Heroísmo / Angra do Heroísmo.
15 Future of Mathematics Education in Europe, Primary Education Panel, Number sense development. , 2007 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Future of Mathematics Education in Europe ; Nome da Instituição: European Mathematics Society; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
16. O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação. , 2006 (Conferência).
Nome do evento: 4º EEMAT-RJ - 4ª Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro; Nome da Instituição: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ; Cidade do evento: Macaé / Macaé.
17. A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas? , 2005 (Encontro).
Nome do evento: Encontro internacionaal de homenagem a Paulo Abrantes; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Member of Programme Committee, 2007 (Congresso).
Nome do evento: V Congress of European Research in Matehamtics Education; Nome da Instituição: ERME - European Association Research of Mathematics Education; Cidade do evento: Lernarca.
2. Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora, 2005 (Congresso).
Nome do evento: V CIBEM - Congresso Ibero-americano de Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular, 2006 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Secção de Educação Matemática da SPCE; Cidade do evento: Caminha / Caminha.
2. Member of Editorial Board - Group Leader, 2004 (Congresso).
Nome do evento: IV Congress of European Research of Mathematics Education ; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Barcelona / S. Felix.
3. Member of Editorial Board - Group Leader, 2003 (Congresso).
Nome do evento: III Congress of European Research of Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Bellaria / Bellaria.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION, 2011 (Congresso).
Nome do evento: CERME7 - 7th Conress of european Research on Mathematics education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Rzeszow. / Rzeszow..
2. STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?, 2011 (Congresso).
Nome do evento: CERME7 - 7th Congress of European Researchers of Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Rzeszow / Rzeszow.
3. A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de número, 2010 (Seminário).
Nome do evento: XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
4. Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges. Research Forum 5. , 2010 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: PME34; Nome da Instituição: Psychological Mathematics Education Group; Cidade do evento: Belo Horizonte / Universidade Federal de Minas Gerais.
5. O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade, 2009 (Seminário).
Nome do evento: XX SIEM - XX Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Viana do Castelo / ESE de Viana do Castelo.
6. Constructing multiplication: Different strategies used by pupils, 2007 (Congresso).
Nome do evento: V CERME - V Congress European Research in Matehamtics Education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Lernarca / Lernarca.
7. Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking, 2006 (Conferência).
Nome do evento: 30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics; Nome da Instituição: PME; Cidade do evento: Praga / Praga.
8. What mathematical and educational competencies should be developed on elementary prospective teachers? , 2004 (Congresso).
Nome do evento: ICME10 - 10th International Congress of Mathematics Education; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Copenhaga / Copenhaga.
9. Professionals investigate their own practice, 2003 (Congresso).
Nome do evento: Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Bellaria / Bellaria.
10. Good Practice, 1999 (Congresso).
Nome do evento: CERME1 - Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Osnabruck / Osnabruck.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Serrazina, Lurdes. Quadrante, Função ou tipo de participação: Editor.
2. Serrazina, Lurdes. ZETEKITÉ, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Serrazina, Lurdes. JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Serrazina, Lurdes. Educação e Matemática, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Associação de Professores de Matemática.
5. Serrazina, Lurdes. Revista UNIÓN, desde 2011/06/06, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: FISEM.
6. Serrazina, Lurdes. BOLEMA, desde 2011/06/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
7. Serrazina, Lurdes. RIPEM - International Journal for Research in Mathematics Education, desde 2011/06/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.
8. Serrazina, Lurdes. Journal of Mathematics Teacher Education, desde 2011/04/20, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
53

Livros e capítulos
Books and book chapters
27
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
13
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
14
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
4
Revistas
Magazines
4

Total
Produção técnica
Technical production
2

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
101

Orientações
Orientations
28
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
27
Participação em Outros Júris
Other jury participation
6
Participação em Eventos
Event participation
32
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
8


Visualizações do curriculum [ 306 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 20:39:54
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis