Curriculum Vitae

Tânia Carina Boavida Domingues da Silva

Data da última actualização »Last update : 14/01/2012


Tânia Carina Boavida Domingues da Silva. É do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Possui 16 itens de produção técnica. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5275519825113217


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Tânia Carina Boavida Domingues da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Boavida, Tânia
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700Extensão: 320
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: tboavida@ispa.pt
Homepage: www.ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional (5 anos » years) .
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal.

2005 Licenciatura
Licentiate degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.

1998 Bacharelato
Bachelor degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Jun/2009-Actual Outra Situação
Jan/2007-Jun/2009 Assistente de Investigação

NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente
Dez/2001-Fev/2009 Outra Situação

Centro João Paulo II
Mai/2000-Jan/2001 Outra Situação

Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça
Out/1999-Mai/2000 Outra Situação

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor
Out/1999-Mai/2000 Outra Situação

Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré
Abr/1998-Out/1999 Outra Situação

Clínica da Trindade
Ago/1997-Out/1999 Outra Situação

Fisiopaiva, Castelo de Paiva
Nov/1997-Abr/1998 Outra Situação





Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Jun/2009-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)


Jan/2007-Mai/2009
Linhas de investigação»Research fields:


Qualidade da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos






Actividades de Ensino (Teaching activities)


Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Mar/2011-Jun/2011
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Qualidade da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos
2. Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)
Objectivos»Goals: O objectivo geral é de determinar se uma formação sobre a elaboração dos objectivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) destinada aos profissionais de Intervenção Precoce que dão apoio a crianças com incapacidade a frequentarem jardins-de-infância inclusivos, melhora a qualidade de elaboração dos mesmos. Assim, partindo de uma formação construída com base em evidências empíricas, nos resultados da investigação no nosso país e em práticas de andragogia, pretende.se informar e formar profissionais de intervenção precoce em práticas mais eficazes no processo de avaliação, planificação e implementação das intervenções, nomeadamente práticas: (a) centradas na família, (b) em contextos naturais e inclusivos e (c) em equipas transdisciplinares, de forma a contribuir para a individualização dos serviços e para um melhor desenvolvimento das crianças. Com base neste estudo será ainda realizado um manual de apoio à prática no que respeita à formulação de objectivos de qualidade. .
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Goals; Quality; Inclusion; Training program; Early Intervention; Family-centered practices.




Projectos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
O Afeto Positivo e o Desenvolvimento Sócio-Emocional da Criança
Referência do projecto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro.
Abr/2009 - Actual International Society of Early Intervention (ISEI), Membro.
Dez/2001 - Fev/2009 NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro.
1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal 1 mandato como secretária da Assembleia Geral.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,2011 (Comunicação).
2. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio).
3. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação).
4. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação).
5. Aguiar, Cecília; Boavida, Tânia; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Pimentel, Júlia S. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms,2011 (Poster).
6. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Objetivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar,2010 (Poster).
7. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância,2010 (Poster).
8. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Qualidade dos objetivos dos Programas Educativos Individuais: Um contributo para a compreensão das nossas práticas,2010 (Comunicação).
9. Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar,2010 (Comunicação).
10. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster).
11. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Figueiredo, Ana; Moiteiro, Ana R; Machado, Marta; Boavida, Tânia. Multiple influences on indicators of social participation,2009 (Poster).
12. Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster).
13. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster).
14. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Global quality in mainstream preschool inclusive settings and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities attending these settings,2008 (Poster).
15. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster).
16. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; McWilliam, R. A. Does the Quality of Inclusive Experiences Measure incorporate Portuguese official standards for preschool education and inclusion quality?,2007 (Poster).





Dados Complementares (Additional data)


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Boavida, Tânia. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
2

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
16

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
16


Visualizações do curriculum [ 37 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 20:52:57
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis