Tânia Carina Boavida Domingues da Silva
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
14/01/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Tânia Carina Boavida Domingues da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Boavida, Tânia |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação R. Jardim do Tabaco, 34 Lisboa 1149-041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811700Extensão: 320 Fax: (+351)218860954 Correio electrónico: tboavida@ispa.pt Homepage: www.ispa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional
(5 anos » years)
.
Instituto Superior de Psicologia Aplicada,
Portugal.
|
2005 |
Licenciatura Licentiate degree |
Fisioterapia
(3 anos » years)
.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,
Portugal.
|
1998 |
Bacharelato Bachelor degree |
Fisioterapia
(3 anos » years)
.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Jun/2009-Actual |
Outra Situação |
Jan/2007-Jun/2009 |
Assistente de Investigação |
NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente |
Dez/2001-Fev/2009 |
Outra Situação |
Mai/2000-Jan/2001 |
Outra Situação |
Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça |
Out/1999-Mai/2000 |
Outra Situação |
Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor |
Out/1999-Mai/2000 |
Outra Situação |
Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré |
Abr/1998-Out/1999 |
Outra Situação |
Ago/1997-Out/1999 |
Outra Situação |
Fisiopaiva, Castelo de Paiva |
Nov/1997-Abr/1998 |
Outra Situação |
Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Actividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Qualidade da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos |
|
|
2. |
Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) |
|
Objectivos»Goals:
O objectivo geral é de determinar se uma formação sobre a elaboração dos objectivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)
e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) destinada aos profissionais de Intervenção Precoce que dão apoio a
crianças com incapacidade a frequentarem jardins-de-infância inclusivos, melhora a qualidade de elaboração dos mesmos. Assim,
partindo de uma formação construída com base em evidências empíricas, nos resultados da investigação no nosso país e em práticas
de andragogia, pretende.se informar e formar profissionais de intervenção precoce em práticas mais eficazes no processo de
avaliação, planificação e implementação das intervenções, nomeadamente práticas: (a) centradas na família, (b) em contextos
naturais e inclusivos e (c) em equipas transdisciplinares, de forma a contribuir para a individualização dos serviços e para
um melhor desenvolvimento das crianças. Com base neste estudo será ainda realizado um manual de apoio à prática no que respeita
à formulação de objectivos de qualidade. .
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Goals; Quality; Inclusion; Training program; Early Intervention; Family-centered practices.
|
Projectos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
O Afeto Positivo e o Desenvolvimento Sócio-Emocional da Criança |
Referência do projecto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro.
|
Abr/2009 - Actual |
International Society of Early Intervention (ISEI), Membro.
|
Dez/2001 - Fev/2009 |
NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro.
1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal
1 mandato como secretária da Assembleia Geral.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,2011 (Comunicação). |
2. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio). |
3. |
Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação). |
4. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação). |
5. |
Aguiar, Cecília; Boavida, Tânia; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Pimentel, Júlia S. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms,2011 (Poster). |
6. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Objetivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar,2010 (Poster). |
7. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância,2010 (Poster). |
8. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Qualidade dos objetivos dos Programas Educativos Individuais: Um contributo para a compreensão das nossas práticas,2010 (Comunicação). |
9. |
Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar,2010 (Comunicação). |
10. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster). |
11. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Figueiredo, Ana; Moiteiro, Ana R; Machado, Marta; Boavida, Tânia. Multiple influences on indicators of social participation,2009 (Poster). |
12. |
Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster). |
13. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster). |
14. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Global quality in mainstream preschool inclusive settings and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities
attending these settings,2008 (Poster). |
15. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster). |
16. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; McWilliam, R. A. Does the Quality of Inclusive Experiences Measure incorporate Portuguese official standards for preschool education and inclusion
quality?,2007 (Poster). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Boavida, Tânia. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Produção técnica Technical production |
16 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
16 |
Visualizações do curriculum [
37
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
20:52:57
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|