Francisco Manuel Morais Mesquita
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
15/01/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Francisco Manuel Morais Mesquita |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Mesquita, Francisco |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias. Ciências Sociais-Ciências da Comunicação. Engenharia e Tecnologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Universidade Fernando Pessoa, Praça 9 de Abril, 349 Porto 4249-004 Porto Portugal Telefone: (+351)225071300 Correio electrónico: fmes@ufp.edu.pt Homepage: www.ufp.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2000-2006 |
Doutoramento Phd |
Engenharia Têxtil.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1997-1999 |
Mestrado Master degree |
Design e Marketing
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1990-1996 |
Licenciatura Licentiate degree |
Engenharia Publicitária
(5 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Adverte - Agência de Publicidade |
Universidade Fernando Pessoa |
Out/2006-Actual |
Professor Auxiliar |
Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Actividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Outras actividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Out/2006-Actual |
|
Actividade realizada»Activity: Coordenador da Agência de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Publicidade exterior: estudo, design e inovação |
|
Domínio Científico:
Engenharia e Tecnologia / Área Científica:
Outras Engenharias e Tecnologias.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Comunicação.
Domínio Científico:
Engenharia e Tecnologia.
Palavras-chave:
Publicidade exterior.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2002 |
Investigador ,
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA.
|
2008 |
Investigador,
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA.
|
2010 |
3º Clube ADDICT (Braga),
ADDICT - Creative industries, Porto.
|
2004 |
Bolsa de investigação,
FCT.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Marketing, Membro.
|
Fev/2011 - Actual |
ACA - Associação Comercial de Aveiro, Membro.
Membro, enquanto sócio-gerente da Adverte - Agência de Publicidade..
|
Jan/2009 - Actual |
Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, Membro.
Membro da Inova-Ria, enquanto sócio-gerente da Adverte, Agência de Publicidade..
|
Jan/2009 - Actual |
AIDA - Associação Industrial de Aveiro, Membro.
Membro, enquanto sócio-gerente da Adverte - Agência de Publicidade..
|
Set/2007 - Actual |
Sopcom, Membro.
Membro do GT (grupo de trabalho) de publicidade.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda. 2011. "Outdoor personalizado: base de dados online e perspectivas de análise", Comunicação e Sociedade - Publicidade, discursos e práticas, 19: 111 - 126. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2011. "The customized billposter: an environment approach", Trabalho apresentado em 3ª Edition of the Internacional Conference on Intelligent Textiles & Mass Customisation, In 3ª Edition of the Internacional Conference on Intelligent Textiles & Mass Customisation, Casablanca. |
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2011. "O design do Outdoor personalizado no cenário urbano: Uma perspectiva espacial", Trabalho apresentado em Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design, In Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. 2011. "Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos", Trabalho apresentado em IX Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, 9ª edição, In Anais do IX LUSOCOM - Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação - LUSOCOM (CD ROM), São Paulo. |
|
|
|
4. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2011. "Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no cenário físico: perspectivas para a sua virtualização", Trabalho apresentado em 7º Sopcom: meios digitais e indústrias criativas, In 7º Sopcom: meios digitais e indústrias criativas, Porto. |
|
|
|
5. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2009. "Billboard Advertising: innovation with intelligent materials", Trabalho apresentado em 2nd International Conference Intelligent Textiles and Mass Customisation, In 2nd International Conference Intelligent Textiles and Mass Customisationn, Casablanca. |
|
|
|
6. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2008. "Advertising on tensile fabric structures with the application of interactive inks", Trabalho apresentado em Progress 2008 International Conference, In Progress 2008 International Conference, Universidade de Ivanovo, Ivanovo. |
|
|
|
7. |
Mesquita, Francisco. 2008. "O Outdoor: olhar genérico sobre o design e uma proposta de inovação com base em pigmentos camaleónicos", Trabalho apresentado em lll Jornadas de Publicidade e Comunicação, In lll Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto. |
|
|
|
8. |
Mesquita, Francisco. 2008. "design de Outdoor: inovação com base em pigmentos reactivos", Trabalho apresentado em Artech 4th International Conference of Digital Arts, In Artech 2008, 4th International Conference of Digital Arts, Porto.
|
|
|
|
9. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge; F., Fernandes; Silva, G. 2005. "Contribution of Textile Materials to the Technical Textile Industry Development", Trabalho apresentado em 5th International Istambul Textile Conference, In 5th International Istambul Textile Conference, Istambul . |
|
|
|
10. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2004. "Responsive smart materials application on outdoor advertising. ", Trabalho apresentado em World textile conference: 4 rd AUTEX Conference, In World textile conference: 4 rd AUTEX Conference, Roubaix. |
|
|
|
11. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge; C., Marques. 2004. " Potentialities and limitations of the simultaneous applications of flavours, photo and thermochromic pigments", Trabalho apresentado em 2nd International Textile, Clothing & design conference, In 2nd International Textile, Clothing & design conference, Dubrovnik. |
|
|
|
12. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2003. "Outdoor Advertising: its analysis and developments", Trabalho apresentado em Xll ADM – XV Ingegraf International Conference on tools and Methods evolution in Engineering design, In Xll ADM – XV Ingegraf International Conference on tools and Methods evolution in Engineering design, Nápoles. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. 2008. "IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações", Trabalho apresentado em IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações, In IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações, Ponte de Lima. |
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2006. "Aplicação de Tintas Interactivas em Outdoor Publicitários de Grande Formato", Trabalho apresentado em XXII Congresso Nacional de Técnicos Têxteis-ABTT, In publicado nos Anais do referido congresso, Pernambuco. |
|
|
|
3. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2006. "Smart materials application in outdoor. 5th International conference", Trabalho apresentado em 5th International conference, In Mechanics and Materials in Design, Porto. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Mesquita, Francisco. 22 jun. 2010. "O briefing e a Agência de Publicidade" Diário de Aveiro, 8 - 8. |
2. |
Mesquita, Francisco. 20 mar. 2010. "Projecto de publicidade exterior em desenvolvimento" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 57 - 58. No âmbito de um projecto apresentado à FCT, no qual sou investigador principal, publiquei o artigo referido. Muito embora
ainda sem resposta por parte da FCT, uma parte do projecto já avançou. Trata-se da criação de uma base de dados de grande
cartazes de rua, da cidade do Porto.
Pretende-se com esta base de dados, convertida em portal de internet, estudar, sistematizar e organizar a publicidade exterior
em Portugal. |
3. |
Mesquita, Francisco. 20 set. 2008. "As novas tecnologias como factor competitivo" Revista da UFP, 125 - 136. |
4. |
Mesquita, Francisco. 20 ago. 2008. "Agência de Comunicação da UFP trabalha para o "mundo exterior"" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 23 - 24. |
5. |
Mesquita, Francisco. 10 set. 1907. "UFP cria Agência de Comunicação" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 11 - 12. |
Processo com registo ou patente Process with patent or official record |
1. |
Mesquita, Francisco. Cartazes publicitários de rua interactivos com pigmentos camaleónicos microencapsulados por estamparia digital,2010. Tipo de processo ou técnica: Projecto;Natureza do processo ou técnica: . Patente: Patente de Invenção.""CARTAZES PUBLICITÁRIOS DE RUA INTERACTIVOS COM PIGMENTOS CAMALEÓNICOS MICROENCAPSULADOS POR ESTAMPARIA DIGITAL "".14 jan. 2008(Depósito);12 ago. 2008(Concessão).
|
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Mesquita, Francisco; C, Ponto. Portal web de Publicidade exterior personalizada (bigposter),2010. Base de dados online de Outdoor personalizado, tal como é indicado no endereço do portal Bigposter http://publicidade.pontoc.pt/,
endereço provisório, que será substituído pelo endereço definitivo http://bigposter.ufp.pt. Pretende-se:
1. Reunir e preservar um corpus de imagens de Outdoors personalizado, resguardando, assim, um património efémero, tal como
é a publicidade numa perspectiva geral, mas que indubitavelmente são imagens que espelham uma cultura, um modo de vida, hábitos,
rotinas das pessoas e a tecnologia do momento;
2. Sistematizar o Outdoor personalizado nas cidades que este projecto contempla, conferindo-lhe uma organização prática e
fácil de consultar e referência, tendo como critério de selecção o CAE (Códigos de Actividade Económica);
3. Disponibilizar um corpus sobre Outdoor personalizado com informação de vários tipos de conteúdo (textos, fotografias, vídeos
e infografias) de forma a permitir uma abordagem e estudos, segundo uma perspectiva multidisciplinar;
4. Contribuir para o estudo e problematização da Publicidade Exterior Personalizada, num primeiro momento em Portugal, mas
que no futuro próximo se possa alargar a outras cidades portuguesas.
5. Produzir investigação sobre o corpus disponibilizado online, tal como já acontece em forma de teste da estrutura, com dois
casos reais de dois doutoramentos que o IR deste projecto orienta e co-orienta. Pretende-se a este nível enquadrar também
estudos ao nível do mestrado e da graduação, mas também “outros” estudos que possam surgir do exterior, nomeadamente do mundo
empresarial;
6. Propagar o conhecimento sobre a Publicidade Exterior para profissionais, investigadores, estudantes e outros interessados;
7. Envolver outras cidades estrangeiras e respectivas universidades. Consideramos este último ponto um objecto importante
para o próximo projecto, em caso de aprovação do actual.
.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. O design do Outdoor personalizado no cenário urbano: Uma perspectiva espacial,Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design,Lisboa,2011 (Comunicação). |
2. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Uma escola a reinventar o futuro,Comemorações do 36º Aniversário da Escola de Engenharia, da Universidade do Minho,Guimarães,2011 (Poster).
|
3. |
Mesquita, Francisco. 7º Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas,7º Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas,Porto,2011 (Comunicação). |
4. |
Mesquita, Francisco; Matos, Joana. Adverte: Uma análise à publicidade exterior em Aveiro,Marketing como factor de sucesso,Aveiro,2009 (Comunicação). |
5. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. Billboard Advertising: innovation with intelligent materials,2nd International Scientific Conference Intelligent Textiles and Mass Customisation ITMC'2009,Casablanca,2009 (Comunicação). |
6. |
Mesquita, Francisco. O Outdoor: olhar genérico sobre o design e uma proposta de inovação com base em pigmentos camaleónicos,lll Jornadas de Comunicação e Publicidade,Porto,2008 (Comunicação). |
7. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. Suporte para publicidade exterior,Construções de Membranas Eco-eficientes,Guimarães,2008 (Seminário). |
8. |
Mesquita, Francisco. Design do Outdoor: inovação com base em pigmentos reactivos,ARTECH 2008 "4th International conference on digital arts",Porto,2008 (Comunicação). |
9. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. Publicidade e migrações,IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações,Pnte de Lima,2008 (Congresso). |
10. |
Mesquita, Francisco. O cartaz e a inovação na publicidade exterior,Espinho,2006 (Conferência ou palestra). |
11. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. SMART MATERIALS APPLICATION ON ADVERTISING OUTDOORS,5th International Conference,Porto,2006 (Congresso).
|
12. |
Mesquita, Francisco. Tendências actuais da publicidade visual.,Cidade da Praia,2005 (Conferência ou palestra). |
13. |
Mesquita, Francisco. Outdoor Advertising Innovation,Liberec,2005 (Comunicação). |
14. |
Mesquita, Francisco. Estudo de Mercado e Estratégia de Comunicação de Empresa,1998 (Congresso). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Mesquita, Francisco; Tuna, Sandra; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. Portal bigposter,2011. Trata-se de um portal de Publicidade exterior com os seguintes objectivos:
1. Sistematizar a Publicidade Exterior Personalizada, na cidade do Porto. Num segundo momento será alargado a outras cidades.
2. Construir um banco de imagens de Publicidade Exterior, tendo como critério de selecção o CAE (Códigos de Actividade
Económica.
3. Disponibilizar um corpus sobre Publicidade Exterior rico em informação (textos, fotografias, vídeos e infografias) que
permita uma abordagem multidisciplinar.
4. Reunir e disponibilizar todos os estudos que sejam efectuados, tendo por base o corpus que o portal disponibiliza.
5. Contribuir para o estudo e problematização da Publicidade Exterior Personalizada.
6. Produzir investigação que permita inovar na Publicidade Exterior. Conta-se para já, nesta fase, a colaboração valiosa
da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
7. Disponibilizar informação sobre os estudos de Doutoramento, Mestrado, Graduação e outros, em curso.
8. Disponibilizar informação genérica sobre Publicidade Exterior.
9. Permitir uma pesquisa rápida e eficiente de todos os conteúdos que o portal disponibiliza.
10. Propagar o conhecimento sobre a Publicidade Exterior para profissionais, investigadores, estudantes e outros interessados.
11. Destacar as valências da Publicidade Exterior.
12. Envolver outras universidades estrangeiras.
|
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para apresentação de trabalhos referentes ao estágio de Marketing e Publicidade, do Curso de Graduação em
CIências da Comunicação,2011. |
2. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2010. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas (design) com todo o material desenvolvido, tendo como
objectivo a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
Trabalho desenvolvido pelos alunos para a Europacolon - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, no ãmbito do estágio
em Ciências da Comunicação. |
3. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2009. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas (design) com todo o material desenvolvido, tendo como
objectivo a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
Trabalho elaborado no ãmbito de várias campanhas elaboradas para a ARH-N (Administração Regional Hidrográfica do Norte). |
4. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2008. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas (design) com todo o material desenvolvido, tendo como
objectivo a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
Neste ano lectivo foram desenvolvidos vários trabalhos de publicidade para a PSP, Porto. |
5. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2007. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas com todo o material desenvolvido, tendo como objectivo
a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. Tipografia - o universo dos caracteres: reflexões sobre a publicidade exterior,2011 (Seminário). Seminário na Agência de Comunicação da UFP.
Pretendia-se sensibilizar os alunos e a Comunidade académica no geral para as valências da Tipografia, particularmente na
Publicidade exterior.
Foi Convidado o Designer Mané Branco, Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa. |
2. |
Mesquita, Francisco; Simões, Elsa; Tuna, Sandra; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. O cartaz no estágio de comunicação integrada,2011 (Seminário / Organização). Mostrar todo o trabalho sobre o cartaz, elaborados no âmbito do estágio em Ciência da Comunicação. |
3. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z; Tschimmel, Katja. Concurso dos trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome
e blogue,2011 (Concurso). |
4. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 4ª Apresentação de trabalhos, ano lectivo 2009/2010,2010 (Exposição / Organização). A Agência de Comunicação da UFP, da qual sou coordenador, todos os anos organiza um evento de apresentação de trabalhos elaborados
pelos alunos em estágio, vertente de Comunicação integrada, do Curso de Ciências da Comunicação. Este ano tivemos como cliente
a Europacolon - Associação de Luta contra o Cancro do Intestino. Neste contexto, no dia 27 de Maio de 2010 foram expostos
5 campanhas de publicidade, elaboradas pelos alunos em estágio, para 5 diferentes publicos-alvo. Participaram no evento várias
figuras públicas, entre elas o Reitor da UFP e o Presidente Executivo da Europacolon. |
5. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Matos, Joana. Illustrator CS3,2009 (Seminário / Organização). Joana Matos da Adverte - Agência de Publicidade foi a designer convidada. |
6. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Adobe Photoshop cs3,2009 (Seminário). |
7. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Fernandes, Telma. O policiamento de proximidade,2009 (Seminário). Este seminário realizou-se no âmbito de várias campanhas de publicidade que a Agência de Comunicação da UFP realizou para
a PSP. |
8. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Fernandes, Telma. Exposição de campanhas de publicidade realizadas no âmbito dos estágios do 1º Ciclo, de Ciências da Comunicação,2009 (Exposição / Curadoria). A organização deste evento teve como objectivo apresentar todo o trabalho elaborados pelos alunos, em âmbito de estágio de
licenciatura. Grande parte dos trabalhos expostos foram desenvolvidos para a PSP do Porto, de acordo com o programa de proximidade
que a Instituição desenvolve. |
9. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 3ª Apresentação de trabalhos, ano 2008 / 2009,2009 (Exposição / Organização). Apresentação de campanhas de sensibilização para a PSP. Estes trabalhos foram realizados por alunos, no âmbito do estágio,
vertente de comunicação integrada, do Curso de Ciências da Comunicação da UFP. Os trabalhos foram desenvolvidos na Agência
de COmuniaçõ da UFP, por mim coordenada. |
10. |
Mesquita, Francisco. lll Jornadas de Publicidade e Comunicação,2008 (Congresso / Organização).
|
11. |
Mesquita, Francisco; Braga, Sérgio. Design gráfico e Infografia,2008 (Seminário / Outra). |
12. |
Mesquita, Francisco. Criatividade com Adobe Flash,2008 (Oficina / Outra). |
13. |
Mesquita, Francisco; Guerreiro, Maria J; Viana, Fernanda. Recursos Hídricos - uma perspectiva global,2008 (Seminário). Seminário realizado com o objectivo de facultar informação sobre a água, a todos os alunos, cujo estágio esteve relacionado
com a ARHN (Administração Regional Hidrográfica do Norte). Neste âmbito, desenvolveram várias campanhas de publicidade. |
14. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2ª apresentação de trabalhos ano lectivo 2007 / 2008,2008 (Exposição / Organização). Trata-se de apresentação de campanhas de publicidade, efectudas pelos alunos de graduação em estágio, na Agência de COmunicação
da UFP, por mim coordenada. |
15. |
Mesquita, Francisco. Design gráfico,2007 (Seminário / Outra). |
16. |
Mesquita, Francisco. Design,2007 (Seminário / Organização). |
17. |
Mesquita, Francisco; Cardoso, Paulo. publicidade exterior: As mensagens e os suportes no espaço público,2003 (Seminário / Organização). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Mesquita, Francisco; Matos, Joana. Rubrica "Fragmentos de Publicidade",2008 (Comentário).
|
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Mesquita, Francisco. Criar sítios interactivos e dinâmicos na Internet (DHTML),2006 (Aperfeiçoamento). |
2. |
Mesquita, Francisco. Fotografia,1995 (Aperfeiçoamento). |
3. |
Mesquita, Francisco. Iniciação à Fotografia,1994 (Aperfeiçoamento). |
Obra de artes visuais Visual art production |
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Cartaz da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP,2011 (Outra). |
2. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Cartaz do 1º e 2º Ciclos do Curso de Ciências da Comunicação da UFP,2011 (Outra). |
3. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Cartaz Mestrado em Docência e Gestão na Educação,2011 (Outra). |
4. |
Mesquita, Francisco. A Aldeia de Vilar do Monte,2008 (Fotografia). |
5. |
Mesquita, Francisco. Palhaça - História dos espaços sociais e comunitários,2003 (Fotografia). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Mesquita, Francisco; Hilário, Fernando. A aldeia de Vilar do Monte,2008. Francisco Mesquita é co-autor da fotografia desta obra. |
2. |
Mesquita, Francisco; Braga, Carlos. Palhaça: história dos espaços sociais e comunitários,2003. Na obra indicada, Francisco Mesquita colaborou como fotógrafo. Entre outras, a fotografia da capa do livro é de sua autoria. |
3. |
Mesquita, Francisco; Aresta, Mónica. 100 anos: Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Cantanhede,2002. Nesta obra tem a coautoria no design. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd thesis |
1. |
Fernanda Riberio Viana, Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil, 2009. Tese (Engenharia Têxtil) - Universidade do Minho (Co-orientador) - Em curso. |
2. |
Eduardo Zilles Borba , A infografia: uma transposição do físico para o virtual na Publicidade Exterior, 2009. (Co-orientador) - Em curso. |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Gabriel António Oliveira Morais, A tipografia e sua aplicabilidade em outdoors publicitários, 2011. (Orientador) - Em curso. |
2. |
Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro, O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localização, 2010. (Orientador) - Concluída. |
3. |
Eduardo Zilles Borba, Cibermarketing no futebol portugues: a comunicacao interactiva nos websites dos clubes que integram a LPFP, 2008. (Orientador) - Concluída. |
4. |
Pedro Óscar Geraldes da Silva Santos, A comunicação das marcas de cerveja em Portugal: atitude e comportamento de resposta do jovem consumidor face á comunicação
das marcas de cerveja, 2008. (Orientador) - Em curso. |
5. |
Eva Raquel dos Reis Mendes, As Relações Públicas face ao novo desafio da Internet como meio de comunicação - análise nos clubes de futebol da Bwin Liga
e Liga Vitalis, 2008. (Orientador) - Em curso. |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Sónia Cristina de Almeida Costa, Metal FX- Conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da publicidade, 2010. (Orientador) - Concluída. |
2. |
Joao Teles de Sousa Oliveira, Elaboração de uma campanha publicitária, 2010. (Co-orientador) - Concluída. |
3. |
Marco Manuel Goncalves da Silva, História e evolução da Publicidade: estágio na AC-UFP, 2010. (Orientador) - Concluída. |
4. |
Igor Diogo Goncalves Cabaco, A criatividade numa campanha publicitária: o caso Europacolon, 2010. (Orientador) - Concluída. |
5. |
Joao Sousa Coimbra Tavares, Campanha Publicitária: o caso Europacolon, 2010. (Orientador) - Concluída. |
6. |
Rafaela Peixoto, A importância da cor na campanha para a Europacolon, 2010. (Orientador) - Concluída. |
7. |
Lucilia Cristina Reguengo de Sa Coelho Monteiro, Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49), 2010. (Orientador) - Concluída. |
8. |
Jose Henrique Ferreira Couto Coelho, Marketing e Gestão, 2010. (Orientador) - Concluída. |
9. |
Joana da Silva e Costa Pinto de Oliveira, A criatividade na campanha para a PSP, 2010. (Orientador) - Concluída. |
10. |
Miguel Leite, Fotografia na Publicidade, 2009. (Orientador) - Concluída. |
11. |
Ana Rita Amaral, Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília, 2009. (Orientador) - Concluída. |
12. |
Bárbara Silva, Análise gráfica da campanha publicitária PSP, 2009. (Orientador) - Concluída. |
13. |
Filipe Alexandre Fer. Loureiro, Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming"), 2009. (Orientador) - Concluída. |
14. |
Maria de Fátima Santos, Análise do nome e do logótipo magma, 2009. (Orientador) - Concluída. |
15. |
Carolina Cardoso P. F. da Silva, Franchising - Caso Fotosport, 2009. (Orientador) - Concluída. |
16. |
Sónia Rosa, Blog: análise à imagem de uma marca, 2009. (Orientador) - Concluída. |
17. |
Gilberto Fernando Silva Ramos, Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying, 2009. (Orientador) - Concluída. |
18. |
Maria Teresa Moreira Silveira, Estudo da campanha publicitária: alerta bullying, 2009. (Orientador) - Concluída. |
19. |
José Cálix, Géneros de fotografia no mundo da Publicidade, 2009. (Orientador) - Concluída. |
20. |
Fernando Miguel da C. Ferreira, Publicidade: da teoria à prática, 2009. (Orientador) - Concluída. |
21. |
Helena Maria Marques Pinto Soares, Comunicação empresarial: Estudo de caso da Oliveira & Irmão, S.A., 2009. (Orientador) - Concluída. |
22. |
Análise da campanha: VIH/sida - quebrar o preconceito, 2008. - Concluída |
23. |
A banda sonora de uma marca, 2008. - Concluída |
24. |
Panorama publicitário português, 2008. (Orientador) - Concluída. |
25. |
O papel do relações públicas na perspectiva de cliente, 2008. - Concluída |
26. |
A concepção da campanha publicitária: o caso Foto Sport, 2008. - Concluída |
27. |
O logótipo e a publicidade - o caso Foto Sport, 2008. - Concluída |
28. |
A relação agência cliente, 2008. - Concluída |
29. |
Ferramentas de comunicação em grandes superficies comerciais - Brasília, 2008. - Concluída |
30. |
O Cartaz, 2008. - Concluída |
31. |
A importância do logótipo numa marca, 2008. - Concluída |
32. |
Fotografia e publicidade, 2008. - Concluída |
33. |
Mecanismos o funcionamento de um plano comunicacional: projecto ARH-N, 2008. - Concluída |
34. |
Estratégia de comunicação: o caso Foto Sport, 2008. - Concluída |
35. |
O slogan, 2008. - Concluída |
36. |
O plano de marketing, 2008. - Concluída |
37. |
O Outdoor: perspectivas de análise e distematização da publicidade exterior, 2008. - Concluída |
38. |
Arnaldina Maltez, A importância da identidade Institucional - o caso do Museu da Pedra, 2008. (Orientador) - Concluída. |
39. |
Comunicação e imagem nas micrempresas: o caso Kit d'Ideias, 2008. - Concluída |
40. |
O Outdoor - Perspectivas de Análise e Sistematização da Publicidade Exterior , 2008. (Orientador) - Concluída. Este trabalho faz uma tentativa de sistematização da Publicidade Exterior em Portugal. |
41. |
Catarina Silva, Meios Publicitários, 2007. (Orientador) - Concluída. |
42. |
Filipa Oliveira, Importância da responsabilidade social empresarial, 2007. (Orientador) - Concluída. |
43. |
Nuno SIlva, A marca, 2007. (Orientador) - Concluída. |
44. |
Silvia Sousa, O slogan e a sua importÂncia na Publicidade, 2007. (Orientador) - Concluída. |
45. |
Rafael Costa, Abordagem à criatividade na Publicidade, 2007. (Orientador) - Concluída. |
46. |
João Figueiredo, Rio Ave Futebol Clube, 2007. (Orientador) - Concluída. |
47. |
Pedro Ribeirinha, Marketing Feiral, 2007. (Orientador) - Concluída. |
48. |
António Amaral, O MP3, os podcasts e a rádio, 2007. (Orientador) - Concluída. |
49. |
Susana Soares, Prostituição, campanha contra a Sida desenvolvida pelo grupo Risco, 2007. (Orientador) - Concluída. |
50. |
Liliana Torres, A importância da Embalagem, 2007. (Orientador) - Concluída. |
51. |
Ricardo Salazar, A importância do briefing na campanha de publicidade, 2007. (Orientador) - Concluída. |
52. |
Adelaide Carneiro, A importÂncia da tipografia na comunicação visual, 2007. (Orientador) - Concluída. |
53. |
Sandra Vale, Estudo da campanha de Publicidade: um estudo multidisciplinar, 2007. (Orientador) - Concluída. |
54. |
Diana Sousa, O plano de comunicação, 2007. (Orientador) - Concluída. |
55. |
António Marques, O cinema de animação, 2007. (Orientador) - Concluída. |
56. |
Carla Sousa, A campanha de publicidade: Queres salvar vidas?, 2007. (Orientador) - Concluída. |
57. |
Tiago Monteiro, Jogos de cor na Publicidade, 2007. (Orientador) - Concluída. |
58. |
Ana Mota, Cor e visibilidade, 2007. (Orientador) - Concluída. |
59. |
Publicidade LGBT: um mercado de sonho, 2006. - Concluída |
60. |
Pedro José Alves de Faria, A publicidade exterior: uma abordagem sobre tecnologia e o mercado, 2006. (Orientador) - Concluída. |
61. |
Super Bock: A publicidade embedida, 2005. (Orientador) - Concluída. |
62. |
O cartaz publicitário: uma abordagem crítica, 2005. (Orientador) - Em curso. |
63. |
O cartaz e o Outdoor ao serviço da Comunicação política, 2003. - Em curso |
64. |
Comércio electrónico: uma estratégia para o sucesso, 2002. (Orientador) - Concluída. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Mesquita, Francisco; Isabel Patim; Elisa Costa; Victoria Guillen. Participação no júri de Miguel Angel Garcia Yeste. The influence of context dependece index and the indiviidual in the graphic language of advertising in Spain and United Kingdom, 2011. Doutoramento Europeu, no qual intervi como especialista na área da publicidade. |
1. |
Mesquita, Francisco; Katja Tshimmel; Rui Torres. Participação no júri de Gabriel António Oliveira Morais. A tipografia e sua aplicabilidade em outdoors publicitários, 2011. |
2. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres; Eliana Santiago. Participação no júri de Nuno Jorge de Almeida Machado. O vídeo musical interactivo, proposta de protótipo a partir de "o voto útil" dos Trabalhadores do Comèrcio, 2011. |
3. |
Mesquita, Francisco; Manuel Filipe Canaveira; Teresa Maria Ferreira Rodrigues; Ana Catarina Mendes leal. Participação no júri de Paula Alexandra Lopes. A experência profissional num mercado globalizado, 2010. Dissertação (Relações internacionais) - Universidade Nova de Lisboa. |
4. |
Mesquita, Francisco; António Cardoso; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Liliana Manuel Paiva Duarte. O papel do jingle em anúncios publicitários destinados a crianças: análise dos jingles publicitários utilizados pelos hipermercados
na época natalícia, 2010. Dissertação (Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa. |
5. |
Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Mário Araújo; Vasco Teixeira. Participação no júri de Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho. Publicidade e cor: contribuição dos pigmentos interactivos com o ambiente, 2009. Francisco Mesquita foi o arguente principal desta dissertação de Mestrado. |
6. |
Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Rui Torres. Participação no júri de Fernanda Isabel de Jesus VIana do Carmo Ribeiro. O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localozação, 2009. |
7. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Joana Luísa Cunha. Participação no júri de Paula Alexandra Lopes Brandão. As novas tecnologias no ensino - módulo têxtil em educação visual e tecnológica, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
8. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Jorge Gomes Santos. Participação no júri de Marise Hernandes Barreto. Contribuição para o desenvolvimento de uma etiqueta para pessoas com deficiência visual, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
9. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Joana Luísa Cunha. Participação no júri de Maria Inês Falcão Bárrios . O traje dos "Caretos" na criação do painel ambiente no desig de moda, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
10. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Joana Luísa Cunha. Participação no júri de Sandra de Fátima da Rocha Pinto Monteiro. Rendas tradicionais portuguesas ensino/aprendizagem, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
11. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres; Manuela Neves. Participação no júri de Eduardo Zilles Borba. Cibermarketing no futebol portugues: a comunicacao interactiva nos websites dos clubes que integram a LPFP, 2008. |
12. |
Mesquita, Francisco; Enric Tormo i Ballester; Paulo Cardoso. Participação no júri de Raimundo José Leite Tavares. O poder do cartaz: a cultura gráfica contemporânea, 2007. |
13. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Joaquim Antero Ferreira. Participação no júri de Armando Jorge Brás Branquinho Afonso. O universo da colagem, 2007. |
14. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Rui Torres. A estratégia criativa nos anúncois de TV: uma comparação entre a publicidade brasileira e portuguesa, 2006. |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Sofia Gaio. Participação no júri de João Pedro Cardoso de Miranda Santos. Arde de vender: estudo de caso - Ranasis Serviços de Telecomunicações, Lda, 2010. Presidente do júri. |
2. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Sofia Gaio. Participação no júri de Márcia Filipa Cardoso Canto Brandão. A ciência ao serviço da publicidade, 2010. Como arguente. |
3. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Fernando Bandeira. Participação no júri de Sónia Cristina de Almeida Costa. Metal FX - Conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da Publicidade, 2010. |
4. |
Mesquita, Francisco; Rui Estrada. Participação no júri de Fabio Caetano Gomes Mota. O patrocínio como suporte de comunicação, 2010. |
5. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Maria Oliveira van Schoor. Campanhas publicitárias de prevenção do cancro: uma análise das mensagens e dos recursos criativos, 2010. |
6. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Joao Teles de Sousa Oliveira. Elaboração de uma campanha publicitária, 2010. |
7. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Marco Manuel Goncalves da Silva. História e evolução da Publicidade: estágio na AC-UFP, 2010. |
8. |
Mesquita, Francisco; Isabel Ponce Leão. Participação no júri de Maria Fátima Ribeiro. Inquietude, a unidade das 3 histórias, 2010. |
9. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Igor Diogo Goncalves Cabaco. A criatividade numa campanha publicitária: o caso Europacolon, 2010. |
10. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Joana Cordeiro dos Santos. A identidade visual de uma empresa: a importância do logótipo, 2010. |
11. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Joao Sousa Coimbra Tavares. Campanha Publicitária: o caso Europacolon, 2010. |
12. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Ana Eça. O processo de criação na publicidade: uma análise do trabalho de estágio desenvolvido pelo grupo Ophelias, 2010. |
13. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Ana Isabel Lopes. Twitter e funções e Facebook na publicidade: uma aplicação das redes sociais na promoção do trabalho desenvolvido no estágio
na AC-UFP, 2010. |
14. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Catarina Ferreira. A importância do brainstorming no processo criativo, 2010. |
15. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Francisco Couto Silva. Fundamentos para uma comunicação publicitária eficaz e sua aplicação nos meios digitais: uma análise do trabalho de grupo
na AC-UFP, 2010. |
16. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Luís Rocha. As redes sociais como suporte de comunicação: uma análise ao estágio na AC-UFP, 2010. |
17. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Neide Ferreira. Estrutura e funções de uma Agência de Publicidade: uma análise do trabalho de grupo desenvolvido, 2010. |
18. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Rui Mendonça. Técnicas de diferenciação e de notoriedade em publicidade: uma análise do trabalho de grupo realizado no estágio de comunicação, 2010. |
19. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Gustavo Polman. A importância da tipografia no cartaz publicitário - o caso Europacolon, 2010. |
20. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Rafaela Peixoto. A importância da cor na campanha para a Europacolon, 2010. |
21. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Inês Santos. O slogan na publicidade, 2010. |
22. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de João Matos. Caracterização do público-alvo de acordo com o briefing da Europacolon, 2010. |
23. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Nélson Costa. A fotografia na publicidade: o caso europacolon, 2010. |
24. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Lucília Moreira. Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49), 2010. |
25. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Nícia Cruz. Sinestesia: a cor no anúncio de imprensa, 2010. |
26. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Sandra Pereira. Temática saúde na publicidade, 2010. |
27. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Victor Moura. Etapas do desenvolvimento de uma campanha publicitária, 2010. |
28. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres. Participação no júri de Marta Oliveira. As redes sociais: a sua evolução e o futuro, 2010. |
29. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Carlos Cardoso. Estudo da criação de um logótipo. Estratégia de comunicação, 2010. |
30. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de José Coelho. Marketing e Gestão, 2010. |
31. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Miguel Ferreira. A utilização da animação stop-motion na publicidade. O caso da campanha Europacolon, 2010. |
32. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Jorge Costa. A fotografia na mensagem publicitária, 2010. |
33. |
Mesquita, Francisco; Ricardo Pinto; Jorge Pedro Sousa. Participação no júri de Nuno Miguel Cllaro da Rocha. O papel dos paparazzi no fotojornalismo - um estudo sobre as consequências do caso da morte da princesa Diana, 2009. Francisco Mesquita foi o presidente deste júri. |
34. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Ana Isabel Moreira Couto. Escola Segura": análise da campanha publicitária desenvolvida para a PSP, 2009. |
35. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Hugo Gabriel Oliveira Gonçalo. Marketing de guerrilha, 2009. |
36. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Miguel Leite. Fotografia na Publicidade, 2009. |
37. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Isabel Maria Pereira Gonçalves. A identidade Visual da marca: estudo de caso - "magma" Grupo, 2009. |
38. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Isabel Santos. A importância do marketing na publicidade, 2009. |
39. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Isabel Santos. A importância do marketing na publicidade, 2009. |
40. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de André Gonçalves. Análise do nome e do logótipo do grupo 9Actos, 2009. |
41. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Diogo Pedrosa. A persuasão da imagem pub: análise de alguns trab. realizados grupo ideias, 2009. |
42. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Eva Mata. Discurso Publicitário, 2009. |
43. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Bruna Alves. A importância das cores na publicidade, 2009. |
44. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Tiago João Valente Alves. A importância do design na comunicação visual e na publicidade, 2009. |
45. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Rita Daniela Alves Pereira. A definição do público - alvo: uma análise do trabalho des. grupo magama, 2009. |
46. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Ana Rita Amaral. Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília, 2009. |
47. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Bárbara Silva. Análise gráfica da campanha publicitária PSP, 2009. |
48. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Filipe Alexandre Fer. Loureiro. Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming"), 2009. |
49. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Maria de Fátima Santos. Análise do nome e do logótipo magma, 2009. |
50. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Carolina Cardoso P. F. da Silva. Franchising - Caso Fotosport, 2009. |
51. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Sónia Rosa. Blog: análise à imagem de uma marca, 2009. |
52. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Gilberto Fernando Silva Ramos. Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying, 2009. |
53. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Maria Teresa Moreira Silveira. Estudo da campanha publicitária: alerta bullying, 2009. |
54. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de José Cálix. Géneros de fotografia no mundo da Publicidade, 2009. |
55. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Fernando Miguel da C. Ferreira. Publicidade: da teoria à prática, 2009. |
56. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Rolemberg Matos. As estratégias por trás da Imagem, 2009. |
57. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Sandra Reis. A importância da coerência na campanha publicitária, 2009. |
58. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Ana Raquel Esteves Silva. Plano de Marketing aplicado ao evemto "PSP", 2009. |
59. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Hildebrando Pereira. A importância da criatividade e briefing numa campanha publicitária, 2009. |
60. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna; Paulo Ramos. Participação no júri de Helena Maria Marques Pinto Soares. Comunicação empresarial: Estudo de caso da Oliveira & Irmão, S.A., 2009. |
61. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões; Sandra Tuna. Participação no júri de Pedro Magalhães. Comunicação e Imagem nas microempresas: o caso Kit dÍdeias, 2008. |
62. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões; Sandra Tuna. Participação no júri de Arnaldina Maltez. A importância da identidade institucional: o caso Museu da Pedra, 2008. |
63. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões; Sandra Tuna. Participação no júri de Pedro Santos. O Outdoor - Perspectivas de Análise e Sistematização da Publicidade Exterior , 2008. |
64. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Rita Pinto Madureira. O telefone como ferramenta estratégica, 2008. |
65. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Joaquim Paulo Barbosa. Liderança, responsabilidade e coaching, 2008. |
66. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Pedro Reis. Participação no júri de Helder Pedro Sousa. Rebranding: caso Rangel, 2008. |
67. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo; Paulo Cardoso. Participação no júri de Rosa da Conceição F. Pereira. Comunicação na Amnistia Internacional, 2008. |
68. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Sofia Gaio. Participação no júri de Mónica Sofia Faísca. O domínio das RP na Costa Terra, 2008. |
69. |
Mesquita, Francisco; Maria Elisa. Participação no júri de Verónica Cotta Monteiro. A criação em guinismo cinematoggráfico, 2008. |
70. |
Mesquita, Francisco; Álvaro Cairrão; Paulo Cardoso. Participação no júri de Pedro Alves. A marca FC Porto, 2008. |
71. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo; Rui Estrada. Vender palavras de outros: a comuncação do livro no mercado actual, 2007. |
72. |
Mesquita, Francisco; Álvaro Cairrão; Sandra Tuna. A imagem gráfica de uma organização: o caso Artelibris, 2007. |
73. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Catarina Silva. Os meios Publicitários, 2007. |
74. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Filipa Oliveira. Importância da responsabilidade social empresarial, 2007. |
75. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Nuno Silva. A marca, 2007. |
76. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Silvia Sousa. O slogan e a sua importância na publiciidade, 2007. |
77. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Bárbara Amorim. Salsa, 2007. |
78. |
Mesquita, Francisco; Paulo Ramos. Participação no júri de Luís SIlva. Bolachas de água e sal Vieira de Castro: um novo posicionamenot do produto, 2007. |
79. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Rafael Costa. A abordagem à criatividade na Publicidade, 2007. |
80. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de João Figueiredo. RIo Ave Futebol Clube, 2007. |
81. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Pedro Ribeirinha. Marketing Feira, 2007. |
82. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de António Amaral. O MP3, os Podcasts e a rádio, 2007. |
83. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Susana Soares. Prostituição: campanha contra a Sida, desenvolvida pelo grupo Risco, 2007. |
84. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Liliana Torres. A importância da Embalagem, 2007. |
85. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Ricardo Salazar. A importância do briefing na campanha de publicidade, 2007. |
86. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Adelaide Carneiro. A importância da tipografia na comunicão visual, 2007. |
87. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Sandra Vale. Estudo da campanha de publicidade: um estudo multidisciplinar, 2007. |
88. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Diana Sousa. Plano de comunicação, 2007. |
89. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de António Marques. Cinema de animação, 2007. |
90. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Carla simões. A campanha de publicidade: Queres salvar vidas?, 2007. |
91. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Tiago Monteiro. Jogos de cor na publicidade, 2007. |
92. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de ana Coutinho. Cor e visibilidade, 2007. |
93. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Galvão Meirinhos. Um estudo exploratório sobre a percepção dos jovens portugueses em relação à publicidade audiovisual, 2003. |
94. |
Mesquita, Francisco; Eduardo Paz Barroso; Aníbal Oliveira. As mascotes na publicidade, 2002. |
95. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres; Paulo Cardoso. A publicidade: encenação de uma relação com o homem, 2002. |
96. |
Mesquita, Francisco. Identidade corporativa: a importância de uma boa imagem, 2002. |
97. |
Mesquita, Francisco; Maria do Carmo; Susana Teixeira. A publicidade das grandes superfícies, 2002. |
98. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Orlando Falcão. Webdesign, 2002. |
99. |
Mesquita, Francisco; Orlando Falcão. Comércio electrónico: uma estratégia para o sucesso, 2002. |
100. |
Mesquita, Francisco; Rui Melo; Paula Reis. O som na publicidade, 2000. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Livro comemorativo dos 115 anos da Instituição, 2010. A convite da Escola Artística Soares do Reis, acompanhei e orientei a paginação de Livro Comemorativo da Escola a publicar
no presente ano lectivo (está no prelo). A minha função, como orientador externo, incidiu no aconselhamento dos conteúdos
a publicar e, particularmente, no Design gráfico da obra. Este trabalho foi a base da avaliação de todos os alunos de uma
turma do 12º ano. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Mesquita, Francisco; Rui Estrada; Maria do Carmo; Paulo Seixas. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
21 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
15 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
5 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Produção técnica Technical production |
40 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Processos ou técnicas Processes or techiniques |
1 |
Processos ou técnicas com registo ou patente Processes or techiniques with patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
38 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
11 |
Dados complementares (Additional data) |
188 |
Orientações Orientations |
71 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
115 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1000
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
20:32:30
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|