Curriculum Vitae

Anne Marie Germaine Victorine Fontaine

Data da última actualização »Last update : 07/09/2010


Anne Marie Germaine Victorine Fontaine. É da Universidade do Porto. Publicou 60 artigos em revistas especializadas, possui 31 capítulos de livros e 8 livros publicados. Possui 107 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos no estrangeiro . Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 49 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9957531785683383


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Anne Marie Germaine Victorine Fontaine
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fontaine, A. M.
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
R. Dr. Manuel Pereira da Silva
4200-392 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226079700
Correio electrónico: fontaine@fpce.up.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1996 Agregação
Aggregation
Universidade do Porto, Portugal.

1987 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Jul/2002-Actual Professor Catedrático
Jul/1996-Jun/2002 Professor Associado com Agregação
Jul/1992-Jun/1996 Professor Associado
Set/1987-Jun/1992 Professor Auxiliar
Jan/1984-Ago/1987 Assistente





Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Jan/1994-Actual Centro de Investigação em Psicologia,Universidade do Porto
Linhas de investigação»Research fields:


Motivação e Projectos de Vida: Influências da Família e da Escola






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Motivação e Projectos de Vida: Influências da Família e da Escola




Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2007-2008
Family and work roles: analysis of spillover effect in dual earner couples with young children
Referência do projecto»Project reference: POCI/V.5/A0048/2005: FCT.

2004-2008
Experimentar a igualdade de género no trabalho e nas organizações: Projecto EXITO -Gender equity experience in work and organizations
Referência do projecto»Project reference: 2004/EQUAL/A2/IO/323.

2004-2005
Gender equity and roles in early adulthood: from the antecipation to the integration of work and family projects
Referência do projecto»Project reference: PIHM/PSI/49753/2003: FCT.

2003-2005
"FamWork" Family life and professional work: Conflict and synergy (European Union: international project with Germany, Austria, Zwitzerland, Holland, Italy, Belgium
Referência do projecto»Project reference: ..

2001-2004
Motivation and academic achievement: Differential development of adaptative patterns in educational context
Referência do projecto»Project reference: POSTI 36 447/9:FCT e FEDER.

1999-2002
Projectos familiares e de carreiras: Alguns determinantes das opções de vida femininas na adolescência e no princípio da idade adulta-Family and carreer projects: Some determinants of women’s life options in adolescence and early adulthood
Referência do projecto»Project reference: PIHM/P/PSI/15112/1999: FCT.

1999-2000
New strategies for teaching and learning: experience of “Peer Tutoring” in math classes (Estratégias Alternativas de Ensino-Aprendizagem: Experiência de “Peer Tutoring Alargado” na Aula de Matemática)
Referência do projecto»Project reference: Projecto 86/99: SIQE-2, IIE.

1989-1997
Tipologias Familiares e Atitudes dos Adolescentes face a Família: Estudo Intercultural-Family types and adolescents attitudes towards the family: intercultural perspective
Referência do projecto»Project reference: AcordosCulturaisLuso-Espanhois.

1992-1993
Women’s Perspective on Social, Psychological, Ethical and Legal Consequences of Studies on Human Genome
Referência do projecto»Project reference: Comissão Com. Europeia DGII.

1991-1993
Determinantes Familiares do Sucesso Escolar em Grupos Sociais com Altas Taxas de Insucesso-Family determinants of School success in social groups with high rates of failure
Referência do projecto»Project reference: PCSH/C/PSI/210/91: JNICT.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Português (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Português (Bem).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Português (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1990 Motivation pour la réussite scolaire - Achievement motivation in school context, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Fontaine, A. M; Matias, M.. eds. 2008. Family, work and parenting: International perspective ed. 1. Porto: Legis.
2. Fontaine, A. M; Kalubi, J. C. eds. 2008. Partage de savoirs entre parents et stratégies d´apprentissage ed. 1. Porto: Legis.
3. Fontaine, A. M. 2005. Motivação em contexto escolar. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.
4. Bessa, N.; Fontaine, A. M. 2002. Cooperar para aprender: uma introdução a aprendizagem cooperativa. ed. 1. Porto: ASA.
5. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 2001. Tarefas desenvolvimentais e bem-estar de jovens universitários. ed. 1. Lisboa: Fundação Gulbenkian Fundação da Ciência e Tecnologia.
6. Fontaine, A. M. ed. 2000. Parceria Família-Escola e Desenvolvimento da Criança / Partenariado Familia-Escuela y Desarrollo do los Niños ed. 1. Porto: ASA.
7. Fontaine, A. M; Pourtois, J.P.. eds. 1998. Regards sur l´éducation familialle: Représentation, responsabilité, intervention. ed. 1. Bruxelles: De Boeck..
8. Fontaine, A. M. 1990. Motivation pour la Réussite Scolaire. ed. 1. Lisboa: INIC.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.; Oliveira, E.. 2009. Comparative analysis of family to work negative spillover in Portugal and Brazil.  In Self-Regulation and Social Competence: Psychological Studies in Identity, Achievement and Work-Family Dynamics , ed. McWelling Todman , 133 - 144. . Athens: Institute for Education and Research.
2. Matias, M.; Fontaine, A. M. 2009. The positive side of the work-family interface: development and initial validation of a work-family enriching relations scale.  In Regulation and Social Competence: Psychological Studies in Identity, Achievement and Work-Family Dynamics , ed. McWelling Todman , 119 - 132. . Athens: Institute for Education and Research.
3. Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M; Biasoli Alves, Z; Martinez, C.. 2008. Gender differences in family to work facilitation in Portuguese and Brazilian families.  In Family, work and parenting: International perspectives, ed. Matias, M. & Fontaine, A.M., 79 - 94. . Porto: Legis.
4. Bessa, N.; Fontaine, A. M. 2008. Expérimentation de la méthode STAD en mathématiques dans l'enseignement professionnel.  In Vers des apprentissages en coopération : rencontres et perspectives, ed. Y. Rouiller & K. Lehrhaus, 29 - 56. . Berne : Peter Lang.
5. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2007. Culture, normes et rôles de genre: l’articulation famille/travail dans le couple.  In Couple parental, couple conjugal : vers de nouveaux modèles, ed. G. Bergonnier-Dupuis & M. Robin, 131 - 152. . ERES : Ramonville Saint Agne.
6. Fontaine, A. M; Antunes, C.. 2007. Famille et résilience en milieu scolaire : L’influence des attitudes parentales sur l’estime de soi et les résultats scolaires des adolescents.  In Ecole et Résilience , ed. B. Cyrulnik & J. P. Pourtois , 299 - 325. . Paris: Odile Jacob.
7. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2007. Family and work division in Portuguese dual earner families.  In Gender mainstreaming and family policy in Europe: perspectives, research and debates , ed. I. Crespi , 167 - 198. . Macerata, Italy: EUM Edizioni.
8. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. 2007. Famille comme source de résilience: Analyse du discours des jeunes à propos d’évènements vécus, d’appuis reçus, de modèles et de bonheur.  In Fortalezas y Debilidades de la Familia en una Sociedad en Cambio , ed. E. Kñallinsky, J. Machargo, J. C. Martín. O. Medina & J. Rodríguez , 447 - 460. . Radio ECCA: Gran Canária.
9. Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2005. University students attitudes towards expected roles in work, career and family.  In Cognition, motivation and emotion: Dynamics in the academic environment , ed. G. Rott; G. F. Dias & J-P Broonen , 204 - 212. . Louvain-la Neuve: FEDORA.
10. Fontaine, A. M. 2000. Investigar e formar em psicologia.  In Investigar e Formar em Educação , ed. Tavares et al. , 45 - 58. . Aveiro: SPCE.
11. Fontaine, A. M; Coimbra, S.. 1999. Adaptação da escala de auto-eficácia generalizada percebida (Schwarzer & Jerusalem, 1993).  In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos VI , ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires, 1061 - 1069. . Braga: APPORT.
12. Bessa, N.; Fontaine, A. M. 1999. Construção e validação de uma escala de avaliação de estratégias de aprendizagem da matemática no contexto do ensino profissional.  In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos VI, ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires , 960 - 967. . Braga: APPORT.
13. Prisco, C.; Fontaine, A. M. 1999. Estilos de coping em situação escolar: adaptação de um instrumento.  In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos VI , ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires , 814 - 823. . Braga: APPORT.
14. Fontaine, A. M. 1998. The development of motivation.  In Life-Span Developmental Psychology: A General Approach from a European Perspective, ed. A. Demetriou; W. Doise & C. F. M. van Lieshout , 351 - 398. . London: Wiley.
15. Fontaine, A. M. 1998. Changement de famille, changement de perspective.  In Regards sur l´Education Familiale: Représentation, Responsabilité, Intervention, ed. A. M. Fontaine & J. P. Pourtois, 17 - 27. . Bruxelles: De Boeck.
16. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1998. Famille, autonomie et bien-être au début de l´âge adulte.  In Regards sur l´Education Familiale: Représentation, Responsabilité, Intervention, ed. A. M. Fontaine & J. P. Pourtois , 67 - 79. . Bruxelles: De Boeck.
17. Fontaine, A. M; Musitu, G.. 1998. Système de valeurs et représentations des styles éducatifs parentaux.  In Regards sur l´Education Familiale: Représentation, Responsabilité, Intervention , ed. A. M. Fontaine & J. P. Pourtois , 49 - 66. . Bruxelles: De Boeck.
18. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1997. Concepções pessoais de inteligência e atribuições: As suas relações recíprocas e as suas influências sobre a realização escolar.  In Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino , ed. A. Estrela, R. Fernandes, F. A. Costa, I. Narciso & O. Valério , 277 - 286. . Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).
19. Fontaine, A. M. 1995. Self-concept and motivation during adolescence: their influence on school achievement.  In The Self in European and North-American Culture: Development and Processes , ed. A. Oosterwegel & R. A. Wicklund, 205 - 217. . Amsterdam: Kluwer Academic Publisher.
20. Fontaine, A. M; Campos, B.; Musitu, G.; Santos, M.. 1995. Systèmes de valeurs et représentations de la famille à l´adolescence: variations des relations selon les styles éducatifs.  In Famille en Transition - Familie im Wandel , ed. M. Perrez; J. L. Lambert; C. Ermert & B. Plancherel , 18 - 36. . Fribourg: Ed. Universitaires de Fribourg & Ed. Hans Huber Berne.
21. Fontaine, A. M. 1995. Estilos educativos familiares e representações recíprocas dos pais e dos adolescentes.  In Ciências da Educação: Investigação e Acção , 195 - 208. . Braga: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
22. Mena Matos, P; Fontaine, A. M. 1995. As relações escola-família e suas representações: contributos para uma avaliação ecológica do desenvolvimento da criança.  In Ciências da Educação: Investigação e Acção , 185 - 193. . Braga: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
23. Fontaine, A. M. 1995. Pedagogia e género: as dificuldades da igualdade.  In Em Busca de uma Pedagogia da Igualdade - Hacia una Pedagogia de la Igualdade, ed. CIDM, 287 - 298. . Lisboa: CIDM.
24. Santos, M.; Fontaine, A. M. 1995. Avaliação do ambiente familiar por crianças e pré-adolescentes: alguns aspectos da adaptação da FES de Moos & Moos.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, vol. III , ed. L. S. Almeida & I. S. Ribeiro , 421 - 430. . Braga: APPORT.
25. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. Reflexões sobre a adaptação de um instrumento de auto-conceito a crianças e pré-adolescentes: Self-Perception Profile for Children (SPPC) de Harter.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, vol. III, ed. L. S. Almeida & I. S. Ribeiro , 323 - 330. . Braga: APPORT.
26. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1994. Teacher´s social representations of intelligence: an exploratory study with Portuguese teachers.  In Intervención Educativa e Desarrollo Humano , ed. A. Clemente; G. Musitu & M. Gutiérrez , 29 - 38. . Valencia: Set i Set Edic.
27. Garcia, F.; Molpeceres, M. A; Musitu, G.; Allat, P.; Fontaine, A. M; Campos, B.; Arango, G.. 1994. Evaluación de la socialización familiar.  In Psicosociología de la Familia, ed. G. Musitu & P. Allat , 295 - 320. . Valencia: Albatros Educacion.
28. Fontaine, A. M; Campos, B.; Musitu, G.; Garcia, F.. 1993. Fonctions de la famille, climat éducatif et relations parents-enfants: perspective des adolescents.  In Education et Famille , ed. P. Durning & J. P. Pourtois, 58 - 80. . Bruxelles: De Boeck.
29. Fontaine, A. M. 1991. Relação entre ansiedade, expectativas ou conformismo social e motivação para a realização em função de factores do meio.  In Ciências da Educação em Portugal: Situação Actual e Perspectivas, 269 - 283. . Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
30. Fontaine, A. M. 1990. Pratiques éducatives familiales et motivation pour la réussite d´adolescents en fonction du contexte social.  In Education Familiale et Intervention Précoce , ed. Dansereau, S., Terrisse, B. & Bouchard, J. M., 209 - 224. . Montréal: Agence d´Arc.
31. Fontaine, A. M. 1990. Motivação e realização escolar.  In Desenvolvimento Psicológico e Educação de Jovens , ed. B. P. Campos , 93 - 132. . Lisboa: Universidade Aberta.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ferreira, A.F.; Nascimento, I.; Fontaine, A. M. 2009. "O papel do professor na transmissão de representações acerca de questões vocacionais", Revista Brasileira de Orientação Profissional 10, 2: 43 - 56.
2. Simões Martinez, C; Oliveira Pamplin, R; Fontaine, A. M. 2009. "Percepções sobre as necessidades de filhos pre-escolares : comparações entre mães e pais trabalhadores no Brazil", Psicologia, Educação e Cultura 13, 1: 73 - 90.
3. Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2008. "Portuguese mothers’ and fathers’ intergenerational transmission of attitudes towards gender and work-family role reconciliation to their adult children", Journal of Societal and Social Policy 7, 3: 65 - 79.
4. Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2008. "Rôles familiaux et professionnels : Attitudes et stratégies de conciliation. Ce qui se transmet", La Revue Internationale de l’Education Familiale, 22: 67 - 85.
5. Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2007. "Gender differences in the causal relation between maths self-concept and scholastic performance in students from 7th to12th grades", Psychologica Belgica 47, 1-2: 71 - 94.
6. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2006. "Valeurs de jeunes couples à double emploi: Comparaison interculturelle au sein de l’Europe", La Revue Internationale de l’Education Familiale, 19: 31 - 51.
7. Fontaine, A. M; Perrez, M.. 2006. "Editorial", . La Revue Internationale de l’Education Familiale, thématique: 1 - 2.
8. Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2005. "Percepção de apoio social na adolescência: Análise factorial confirmatória da escala Social Support Appraisal", Paideia, 15: 355 - 366.
9. Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2004. "Adolescent’s perception of their parents’ attitudes toward academic performance: their relation with academic performance, academic self-concept and global self-esteem", Hellenic Journal of Psychology 1, 2: 203 - 220.
10. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2004. "Reflexões acerca da vida familiar e profissional: o Projecto Famwork", Ex Aequo, 11: 97 - 108.
11. Fontaine, A. M; Matias, M.. 2002. "Familismo / individualismo em jovens adultos: Construção de um instrumento e estudos exploratórios", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 2348 - 2362.
12. Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2002. "O desenvolvimento diferencial do auto-conceito e da auto-estima na adolescência: comparação de dois instrumentos de avaliação", Cadernos de Consulta Psicológica, 17-18: 119 - 134.
13. Fontaine, A. M; Bessa, N.. 2002. "A aprendizagem cooperativa numa pós-modernidade crítica", Educação, Sociedade e Cultura, 18: 123 - 147.
14. Fontaine, A. M; Ventura, M.. 2002. "Práticas psico-pedagógicas nas aulas de matemática: elaboração de uma escala para pré-adolescentes", Psicológica, 29: 25 - 37.
15. Fontaine, A. M; Pimenta, G.. 2002. "Adaptação de instrumentos de avaliação da motivação e do “stress” ocupacional para docentes de enfermagem", Revista Portuguesa de Pedagogia 35, 3: 161 - 181.
16. Pimenta, G.; Fontaine, A. M. 2002. "Motivação profissional em situação de mudança: a docência em enfermagem", Sinais Vitais, 43: 19 - 21.
17. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 2002. "Young adult developmental tasks: Relationships and specificities", Anais UIED, 3: 283 - 306.
18. Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2000. "Relations between self-concept and social support appraisals during adolescence: A longitudinal study", Psychology 7, 3: 339 - 353.
19. Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2000. "Construção de uma escala para a avaliação dos custos e benefícios inerentes à realização do Diagnóstico Pré-Natal", Psiquiatria Clínica 21, 4: 329 - 335.
20. Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2000. "Abordagem psicossocial dos comportamentos orientados para a saúde: estudo de factores de previsão da aceitação e da rejeição do Diagnóstico Pré-Natal", Análise Psicológica 18, 4: 499 - 521.
21. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 2000. "Diferenças desenvolvimentais entre estudantes que solicitam e não solicitam apoio psicológico/psiquiátrico", Psicologia 14, 2: 225 - 234.
22. Andrade, C.; Zagallo-Cardoso, J. A; Fontaine, A. M. 1998. "Custos e benefícios do diagnóstico pre-natal: Construção de uma escala de auto-avaliação", Progresos en Diagnóstico Prenatal 10, 9: 504 - 511.
23. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1998. "A construção da autonomia: elaboração de um instrumento para jovens universitários portugueses", Revista Portuguesa de Psicologia, 33: 37 - 70.
24. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1997. "Adolescents'personal conceptions of intelligence: The development of a new scale and some exploratory evidence", European Journal of Psychology of Education 12, 1: 51 - 62.
25. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1997. "Encontro do par amoroso: construção de um instrumento para jovens universitários portugueses", Psychologica, 16: 119 - 139.
26. Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1996. "Tarefas desenvolvimentais e bem-estar dos jovens: Algumas implicações para o aconselhamento psicológico", Cadernos de Consulta Psicológica, 12: 103 - 114.
27. Almeida, M. J. V; Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1996. "Separação psicológica das figuras parentais em jovens universitários: adaptação do Psychological Separation Inventory de Hoffman", Psiquiatria Clínica, 17: 5 - 17.
28. Mena Matos, P; Fontaine, A. M. 1996. "Percepções das crianças acerca das relações escola-família: Construção de um instrumento e estudos psicométricos", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 53 - 66.
29. Fernandes, M.; Fontaine, A. M. 1996. "Crenças de controlo sobre a realização escolar: Análise da evolução e diferenciação do construto de "controlo"", Revista Portuguesa de Pedagogia 30, 1: 3 - 16.
30. Antunes, C.; Fontaine, A. M. 1995. "Diferenças na percepção do apoio social na adolescência: Adaptação de uma escala, o Social Support Appraisals (SSA) de Vaux et al. (1980)", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 115 - 127.
31. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. "Adaptação do Self-Perception Profile for Children (SPPC) de Harter a crianças e pré-adolescentes", Psicologia 10, 3: 129 - 142.
32. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. "Análise das atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares e as suas dimensões em função do género e do nível sócio-económico", Psychologica, 14: 29 - 39.
33. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. "Programas de intervenção nas atribuições", Psiquiatria Clínica, 16: 145 - 150.
34. Mena Matos, P; Fontaine, A. M. 1995. "Percepções das crianças acerca das relações escola-família: Construção de um instrumento e estudos psicométricos", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 53 - 66.
35. Antunes, C.; Fontaine, A. M. 1995. "Diferenças na percepção do apoio social na adolescência: Adaptação de uma escala, o Social Support Appraisals (SSA) de Vaux et al. (1980)", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 115 - 127.
36. Fontaine, A. M. 1995. "Expectativas e realização escolar: O efeito pigmaleão questionado", Revista Portuguesa de Pedagogia 29, 1: 119 - 132.
37. Fontaine, A. M. 1994. "Achievement and child rearing in different social contexts", European Journal of Psychology and Education 9, 3: 225 - 240.
38. Fontaine, A. M. 1994. "Rapazes e raparigas", Noesis - Aprender Matemática Hoje, 32: 33 - 37.
39. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1994. "Diferenças nas concepções pessoais de inteligência em função do contexto social de existência", Psiquiatria Clínica, 15: 153 - 158.
40. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1993. "Representações dos professores sobre a natureza e o desenvolvimento da inteligência", Revista Portuguesa de Pedagogia 27, 3: 471 - 487.
41. Lila, M. S; Musitu, G.; Perez, F. G; Fontaine, A. M. 1993. "Socializing styles and intensity of communication in parent - child relationships", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 79 - 88.
42. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1993. "Avaliação das atribuições para o sucesso escolar de adolescentes: construção de um instrumento e estudos exploratórios", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 67 - 77.
43. Fontaine, A. M; Campos, B.; Musitu, G.. 1992. "Percepções das interacções familiares e conceito de si próprio na adolescência", Cadernos de Consulta Psicológica, 8: 69 - 78.
44. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1992. "Estudo de adaptação do Self Description Questionnaire III - SDQIII - a estudantes universitários portugueses", Psychologica, 8: 41 - 49.
45. Fontaine, A. M. 1991. "Le genre de l'enfant influence-t'il la structuration de la vie familiale?", Enfance 45, 1-2: 111 - 126.
46. Fontaine, A. M. 1991. "Impact of social context on the relationship between achievement motivation and anxiety, expectations or social conformity", Personality and Individual Differences 12, 5: 457 - 466.
47. Fontaine, A. M. 1991. "O conceito de si próprio no ensino secundário: processo de desenvolvimento diferencial", Cadernos de Consulta Psicológica, 7: 33 - 54.
48. Fontaine, A. M. 1991. "Motivação e diferenças entre rapazes e raparigas nas escolhas vocacionais", Orientação Escolar e Profissional, 6-7: 32 - 36.
49. Fontaine, A. M. 1991. "Desenvolvimento do conceito de si próprio e realização escolar na adolescência", Psychologica, 5: 13 - 31.
50. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1990. "Avaliação do conceito de si próprio de adolescentes: adaptação do SDQ I de Marsh a população portuguesa", Cadernos de Consulta Psicológica, 6: 97 - 105.
51. Fontaine, A. M. 1990. "Teste de motivação para a realização de J. M. H. Hermans: adaptação para jovens portugueses", Psychologica, 4: 81 - 103.
52. Fontaine, A. M; Faria, L.. 1989. "Teorias pessoais do sucesso", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 5 - 18.
53. Faria, L.; Fontaine, A. M. 1989. "Concepções pessoais de inteligência: elaboração de uma escala e estudos exploratórios", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 19 - 30.
54. Fontaine, A. M. 1988. "Motivação e realização escolar em função do contexto social", Revista Portuguesa de Pedagogia, 22: 313 - 336.
55. Fontaine, A. M. 1988. "Práticas educativas familiares e motivação para a realização dos adolescentes", Cadernos de Consulta Psicológica, 4: 13 - 30.
56. Fontaine, A. M. 1987. "Expectativas de sucesso em função do contexto social de vida", Cadernos de Consulta Psicológica, 3: 27 - 44.
57. Fontaine, A. M. 1986. "Práticas educativas de mães portuguesas: diferenças em função do nível sócio-económico e da zona de residência da família", Análise Social, 3-4: 795 - 811.
58. Fontaine, A. M. 1986. "Aspiração e realização escolar em função do grupo social de pertença", Cadernos de Consulta Psicológica, 2: 119 - 132.
59. Fontaine, A. M. 1985. "Motivação para a realização de adolescentes: perspectiva cognitivo-social das diferenças de sexo e da classe social", Cadernos de Consulta Psicológica, 1: 53 - 69.
60. Fontaine, A. M. 1977. "A discriminação sexual dos papéis sociais nos manuais portugueses de aprendizagem da leitura", Revista Portuguesa de Pedagogia, 11: 149 - 183.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Coimbra, S.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2003. "Balancing family and work roles: Expectations of portuguese university students", Trabalho apresentado em IX Congrès International d´Éducation Familiale, In IX Congrès International d´Éducation Familiale, Louven.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.. 2004. "Methodological aspects of cross-cultural research: Measurement challenge". .: Famwork project.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Matias, M.; Fontaine, A. M. A Gestão de múltiplos papéis em casais de duplo-emprego: estratégias de conciliação de nível individual, de casal, familiar e profissional ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
2. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Antecipação dos papeis de adulto: que mudanças na geração actual?,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
3. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Adaptação de uma escala de avaliação do suporte social: NOS – Network Orientation Scale,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
4. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Atitudes perante a homoparentalidade de futuros profissionais da rede psicossocial,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
5. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. What matters to prejudice? Attitudes towards homosexuality and their predictors in a sample of Portuguese university students,IXth European Sociological Association Annual Meeting,Lisboa,2009 (Comunicação).
6. Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Les adultes émergents et leurs parents: Dois-je rester, dois-je partir? In the symposium “Transitions et précarités :La parentalité tout au long de la vie “,Transitions et précarités :La parentalité tout au long de la vie “. XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação).
7. Matias, M.; Fontaine, A. M. Le conflit “Famille –Travail” chez de jeunes couples ayant des enfants en bas âge: Influence du genre et du niveau de ressources. In the symposium “Entre famille et travail : Quelles conceptions des rôles parentaux en situation de précarité,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação).
8. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Resilience and the anticipation of adulthood: Socioeconomic differences,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação).
9. Fontaine, A. M; Oliveira, E.. L’assomption de rôles familiaux dans le parcours de transition vers l’âge adulte,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação).
10. Simão, C.; Fontaine, A. M. Personality, children’s behaviour and family variables: A comparison between Portugal and France,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação).
11. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Predicting attitudes towards lesbian and gay parenthood in a sample of portuguese students from helping professions,XVII World IFTA Congress,Portoroz,2009 (Comunicação).
12. Matias, M.; Fontaine, A. M. Work-family and Parenthood: what prompts individuals to have children?,International Community, Work and Family Conference,Utrecht,2009 (Comunicação).
13. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Anticipated solidarity among emergent adults: gender and SES differences,Workshop Intergenerational Relations - Society, Family and Individual Perspectives,Luxembourg,2009 (Comunicação).
14. Matias, M.; Fontaine, A. M. When Family intersects work: Conflict and Facilitation among men and women in Portugal,III International Conference of Work and Family,Barcelona,2009 (Comunicação).
15. Matias, M.; Fontaine, A. M. Successfully reconciling work and family: Recipes from Portuguese dual-earners,IXth European Sociological Association Conference,Lisboa,2009 (Comunicação).
16. Oliveira, E.; Fontaine, A. M. The role of self-efficacy as an element of identity capital in the transition to adulthood: a differential study within the Portuguese population,IVth Conference on Emerging Adulthood,Atlanta,2009 (Comunicação).
17. Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Socio-educational resources and leaving parental home: Its influence on subjective perception of adulthood and identity development,IVth Conference on Emerging Adulthood,Atlanta,2009 (Comunicação).
18. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Atitudes de futuros profissionais da área psicossocial perante a homoparentalidade,Jornadas da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica,Aveiro,2009 (Comunicação).
19. Matias, M.; Fontaine, A. M. A Conciliação Trabalho-Família: recomendações de casais de duplo-emprego,Seminário Interdisciplinar “Género e Ciências Sociais”,Porto/Maia,2009 (Comunicação).
20. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Factores associados ao preconceito homossexual numa amostra de estudantes universitários portugueses: a influência do sexo, do contacto interpessoal com lésbicas e gays, dos valores sociais e das atitudes de género,Seminário Interdisciplinar “Género e Ciências Sociais",Porto/Maia,2009 (Comunicação).
21. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.; Oliveira, E.. Work and family reconciliation strategies used by dual earner couples in Portugal and Brazil: a Qualitative analysis,XVI World IFTA Congress – International Family Therapy Association,Porto,2008 (Comunicação).
22. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Portuguese Students’ Attitudes Towards Homosexuality and Gay/Lesbian Parenthood,XVI World IFTA Congress – International Family Therapy Association,Porto,2008 (Comunicação).
23. Matias, M.; Fontaine, A. M. The positive side of the work-family interface: development and initial validation of a work-family enriching relations scale,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação).
24. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. In the Future, we will all have the same Opportunities: Resilience and Self-Efficacy Towards Adult Roles Differential Study Among Adolescents and Emergent Adults,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação).
25. Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Transition to adulthood: The role of work on adulthood perceptions and identity development,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação).
26. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.; Oliveira, E.. Comparative analysis of family to work negative spillover in Portugal and Brazil: The role of resources and strains,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação).
27. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.; Matos, P.. Attitudes toward homosexuality: Development of a multidimensional instrument,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação).
28. Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Gender and Income Differences in Work- to-Family Facilitation: an exploratory investigation with Portuguese Full-Time Workers,103th American Sociological Association Annual Meeting,Boston,2008 (Comunicação).
29. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.; Freitas, D.. Attitudes of Portuguese university students toward gay and lesbian parenthood according to academic training and gender,Xth International Sociological Association Conference, Family diversity and Gender,Lisboa,2008 (Comunicação).
30. Matias, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Implications of familial resources and demands in the family-to-work interface: gender analyses,Symposium “Gender roles in family dynamics: Is there evidence of transformation in the family life? IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions",Jyväskylä,2008 (Comunicação).
31. Matias, M.; Fontaine, A. M. The positive side of the work-family interface: development and initial validation of a work-family enriching relations scale,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä ,2008 (Comunicação).
32. Simão, C.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Comparative analysis of Family-to-Work Negative Spillover in Portugal and Brazil: the role of Resources and Strains,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä,2008 (Comunicação).
33. Oliveira, E.; Fontaine, A. M. Personal goals and self-efficacy beliefs associated with conjugality and parenthood among emerging adults,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä ,2008 (Comunicação).
34. Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Should I stay or should I go? Reasons for leaving parental home and its influence on subjective perception of adulthood and identity development,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä,2008 (Comunicação).
35. Matias, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Implications of familial resources and demands in the family-to-work interface: gender analyses,X th International Sociological Association Conference, Family diversity and Gender,Lisboa,2008 (Comunicação).
36. Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Gender and Income Differences in Work- to-Family Facilitation: an exploratory investigation with Portuguese Full-Time Workers,103th American Sociological Association Annual Meeting,Boston,2008 (Comunicação).
37. Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Gender and Income Differences in Work- to-Family Facilitation,Work, Well-being and Performance: New Perspectives for the Modern Workplace – Conference of the Institute of Work Psychology, University of Sheffield,Sheffield,2008 (Poster).
38. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Parentalidade lésbica e gay: mitos e evidências,Congresso Feminista,Lisboa,2008 (Comunicação).
39. Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Parentalidade lésbica e gay em Portugal: as mães, os pais e os outros,Congresso Feminista,Lisboa,2008 (Comunicação).
40. Andrade, C.; Fontaine, A. M. Intergenerational transmission of the attitudes towards gender, work, and family roles and work-family reconciliation in the transition to adulthood,8th European Sociological Association Meeting,Glasgow,2007 (Comunicação).
41. Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Gender and Income differences in Work-Family Facilitation: an exploratory analysis in Portuguese families,II International Conference of Work and Family: Harmonizing Work, Family, and Personal Life: Strategies for Crossing Boundaries, IESE,Barcelona,2007 (Comunicação).
42. Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Predictors of work-family conflict and facilitation in Portuguese couples,Second International Conference on Comunity, Work and Family: Making the Connections in a Global Context,Lisboa,2007 (Comunicação).
43. Fontaine, A. M; Matias, M.. Family, work and personnel dynamics (symposium),Seminário Internacional Family Dynamics, from Research to Intervention: Internacional Perspectives,Porto,2007 (Simpósio).
44. Fontaine, A. M. Work, family and personal life: challenges in a plural society,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Simpósio).
45. Matias, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.; Biazoli-Alves, Z.; Martinez, C.. Predictors of work-family facilitation in Portuguese and Brazilian couples ,”Work, family and personal life: challenges in a plural society” (symposium). XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação).
46. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Differential evolution of family social support perceptions and its causal relations with self- esteem in 13 to 18 year olds students ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação).
47. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. My parents always struggled for their lives: family socioeconomic status and resilience in adolescence and emergent adulthood ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação).
48. Mendonça, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Transition to adulthood and attitudes towards family ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação).
49. Martinez, C.; Biazoli-Alves, Z.; Fontaine, A. M. Conciliação de demandas do trabalho profissional e vida familiar de pais trabalhadores com filhos pequenos no interior do estado de São Paulo - Brazil ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação).
50. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Evolução diferencial da percepção de apoio social da família, amigos e professors em alunos do 7º ao 12º ano,Congresso de Psicologia Clínica da UTAD,Vila Real,2007 (Comunicação).
51. Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Family to work conflict in Portuguese young couples with toddlers: determinants and effects in the family domain,Third Congress of ESFR - European Society on Family Relations : Family relations in private and public contexts,Darmstadt,2006 (Comunicação).
52. Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Analyse of the social determinants of work to family conflict (WFC) in Portuguese young couples with toddlers,European Sociological Association Conference: Gender (In)equality in the European Labour Market and the Welfare State,Lisboa,2006 (Comunicação).
53. Matias, M.; Fontaine, A. M. Determinantes do Conflito Trabalho- Família: um estudo com casais de duplo rendimento com filhos pequenos,VIº Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora ,2006 (Comunicação).
54. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Gender and socio-economic differences on occupational and mathematical/scientific self-efficacy beliefs: Attitudes, classroom dynamics and stereotypes,AIOSP Conferência Internacional da Associação Internacional de Orientação Escolar e Profissional,Lisboa,2005 (Comunicação).
55. Andrade, C.; Fontaine, A. M; Mendonça, M.. From the anticipation to the integration of work-career and family projects in early adulthood,Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações, Competências e Trajectórias Profissionais,Aveiro,2005 (Comunicação).
56. Coimbra, S.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Conciliation des rôles familiaux et professionnels: vision prospective d’étudiants universitaires,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas ,2005 (Comunicação).
57. Andrade, C.; Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Gender Equity and roles in early adulthood: from the anticipation to the integration of work and family projects,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Comunicação).
58. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Perrez, M.; Schoebi, D.. Comparison between Switzerland and Portugal concerning the satisfaction with the division of family work ,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Comunicação).
59. Fontaine, A. M; Zaouche-Gaudron, Ch.. Familles précarisées ,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Simpósio).
60. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Cultural values in Europe: differences and similarities among nine European countries,Famwork Symposium: Familiar Life, Professional life: Conflict and Synergy, Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Comunicação).
61. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Influence of Cultural and Gender Aspects in the Division of Family Tasks in a Sample of Portuguese Dual-Earner Couples ,Second Congress of the European Society on Family Relations (ESFR),Friburg,2004 (Comunicação).
62. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Gender, division of family work and satisfaction with its division,Second Congress of the European Society on Family Relations (ESFR),Friburg,2004 (Comunicação).
63. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Academic self-concept and academic achievement: does the prevalence of the causal relation vary according to the adolescents’ age? ,Xth Biennial Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Comunicação).
64. Fontaine, A. M. Differential Development of Self-Representations in School Context ,Xth Biennial Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Simpósio).
65. Andrade, C.; Fontaine, A. M. An intergenerational analysis of attitudes towards work and family,Xth Biennial Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Comunicação).
66. Fontaine, A. M. Motivação e gestão da incerteza: novos desafios ,Iº Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
67. Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Projecto Famwork: vida familiar e profissional, conflitos e sinergia ,2004 (Comunicação).
68. Fontaine, A. M; Matias, M.. Familismo / individualismo em jovens adultos: Construção de um instrumento e estudos exploratórios,VII Congreso Galaico Portugués de Psico-Pedagogia,La Corunha,2003 (Comunicação).
69. Bessa, N.; Fontaine, A. M. Apprendre avec le STAD: Influence du contexte,Pédagogie de la coopération : rencontres et perspectives,Genève,2003 (Comunicação).
70. Andrade, C.; Fontaine, A. M. Young adult´s attitudes towards balancing work, career and family roles ,International Conference on Developmental Psychology,Milano,2003 (Comunicação).
71. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Adolescents´ perceptions of their parents attitudes regarding academic success: its influence on academic results, academic self-concept and self-esteem,“Self and others in the regulation of learning” (symposium by A. Efklides) 10th EARLI Conference,Padova,2003 (Comunicação).
72. Bessa, N.; Fontaine, A. M; Santos, J.M.. What about motivation in mathematics? A closer look on the impact of school options,10th EARLI Conference,Padova,2003 (Comunicação).
73. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Resilience and self-efficacy: exploring family narratives and early memories of Portuguese adolescents,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação).
74. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Relation between parents´attitudes regarding adolescent´s academic performance, attributions for success and failure, and academic result,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação).
75. Andrade, C.; Fontaine, A. M. Intergenerational study of Gender Roles, Work-Family balancing act and Work -Family Conflict ,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação).
76. Fontaine, A. M; Coimbra, S.; Mendonça, M.. Ressources familiales et défis de la vie quotidienne: perception de la bientraitance à l´adolescence ,La famille du point de vue des acteurs: variations des perceptions de la bientraitance (symposium) Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação).
77. Fontaine, A. M; Fortin, A.. La famille du point de vue des acteurs: variations des perceptions de la bientraitance,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Simpósio).
78. Antunes, C.; Fontaine, A. M. A percepção dos adolescentes sobre as atitudes dos seus pais em relação ao sucesso/insucesso académico: influência sobre a auto-estima e auto-conceito académico,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
79. Andrade, C.; Fontaine, A. M. University students attitudes towards expected roles in work, career and family,FEDORA-PSYCHE Conference - Cognition, Motivation and Emotion,Lisboa,2002 (Comunicação).
80. Fontaine, A. M. Former pour un futur incertain: Nouveaux défis pour parents et éducateurs,Seminaires de l’Université du Québec à Trois Rivières,Québec,2002 (Seminário).
81. Andrade, C.; Fontaine, A. M. Balancing work, career and family projects in portuguese university students: a motivation approach,8th Workshop on Achievement and Task Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação).
82. Bessa, N.; Santos, M.; Fontaine, A. M. What about motivation in mathematics: the impact of school options,8th Workshop on Achievement and Task Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação).
83. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Influence of attributions and self-efficacy on the relationship among self-esteem, academic self-concept and academic performance,8th Workshop on Achievement and Task Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação).
84. Andrade, C.; Vasconcelos, M.; Fontaine, A. M. Projectos de carreira e de família: Estudo comparativo de duas gerações de mulheres,Percursos no Feminino: Saúde e Psicopatologia da Mulher,Porto,2001 (Comunicação).
85. Andrade, C.; Fontaine, A. M; Vasconcelos, M.; Ramos, S.. Atitudes perante o trabalho e a carreira: Estudo exploratório com estudantes universitários,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação).
86. Vasconcelos, M.; Ramos, S.; Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Adaptação de instrumentos de avaliação da atmosfera na sala de aula: Estudos exploratórios da equidade de género e de nível socio-económico ,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação).
87. Coimbra, S.; Fontaine, A. M; Ramos, S.; Vasconcelos, M.. Escolhas ocupacionais no 9º ano de escolaridade: análise quantitaiva e qualitativa de diferentes grupos sociais ,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação).
88. Andrade, C.; Fontaine, A. M. Difference in the anticipation of social roles in early adulthood,Tenth European Conference on Developmental Psychology,Uppsala,2001 (Comunicação).
89. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Occupational and generalized self-efficacy beliefs: Study with 9th grade Portuguese students,Tenth European Conference on Developmental Psychology,Uppsala,2001 (Comunicação).
90. Bessa, N.; Fontaine, A. M. Cooperative Learning: A study in Portugal with students from profissional schools ,Ninth European Conference for Research on Learning and Instruction,Fribourg,2001 (Comunicação).
91. Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Occupational and mathematical self-efficacy: study with Portuguese 9th grade students,Ninth European Conference for Research on Learning and Instruction,Fribourg,2001 (Comunicação).
92. Coimbra, S.; Vasconcelos, M.; Fontaine, A. M. Gender equity in mathematics and science: study with Portuguese elementary and secundary students ,Ninth European Conference for Research on Learning and Instruction,Fribourg,2001 (Comunicação).
93. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Causal relations between social support and self-concept during early adolescence,International Seminar on Affective Education,Porto,2001 (Comunicação).
94. Coimbra, S.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Conciliation des rôles familiaux et professionnels: vision prospective d’étudiants universitaires,Huitième Congrès International d´Education Familiale,Montréal,2001 (Comunicação).
95. Fontaine, A. M; Graça, L.. La cigogne est venue ... que faire? Réseaux d’appui des primipares pour les soins aux nouveaux-nés,Huitième Congrès International d´Education Familiale,Montréal,2001 (Comunicação).
96. Fontaine, A. M; Antunes, C.; Doré-Côté, A.. Perception d’appui des parents et professeurs et auto-concept de compétence scolaire,Huitième Congrès International d´Education Familiale,Montréal,2001 (Comunicação).
97. Fontaine, A. M. Motivação em contexto: múltiplas perspectivas ,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Simpósio).
98. Santos, J.M.; Fontaine, A. M. Factores de mudança na motivação para a matemática ,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Comunicação).
99. Fontaine, A. M; Prisco, C.. Ansiedade nos testes no contexto avaliativo do 12º ano,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Comunicação).
100. Antunes, C.; Fontaine, A. M. O desenvolvimento diferencial do auto-conceito e da auto-estima na adolescência: comparação de dois instrumentos de avaliação,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Comunicação).
101. Fontaine, A. M. Motivação e aprendizagem na matemática: perspectivas dos discentes,Colóquio PortMat 2001,Porto,2001 (Comunicação).
102. Andrade, C.; Fontaine, A. M. Challenges in re-construction of gender identity: Between gender stereotyping and social identity,Fourth European Feminist Research Conference,Bolonha,2000 (Comunicação).
103. Antunes, C.; Fontaine, A. M. Causal relationship between self-concept, self-esteem, and academic performance: A longitudinal study with Portuguese adolescents,Seventh Workshop on Achievement and Task Motivation,Leuven,2000 (Comunicação).
104. Fontaine, A. M; Ventura, M.. Percepção das práticas pedagógicas nas aulas de matemática: Construção e validação de uma escala para pre-adolescentes,Quinto Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Faro,2000 (Comunicação).
105. Fontaine, A. M. Investigar e formar em ciência psicológica,Quarto Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Investigar e Formar em Educação",Porto,1998 (Comunicação).
106. Fontaine, A. M. Les représentations de la famille: défis et changements,Cinquième Congrès International d´Education Familiale "Famille, et Développement Humain",Porto,1995 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Fontaine, A. M; Matias, M.. Conferência Internacional : Family Dynamics, from Research to Intervention: Internacional Perspectives,2007 (Conferência).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Marina Paula Goulard Mendonça , “ Relações intergenerational na adultez emergente: apoio, autonomia e qualidade da relação” - “Intergenerational relationships during emerging adulthood: relational support, individuation process and quality of parent-adult child relationships”, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Em curso.
2. José Egídio Oliveira , “Capital de identidade e estilos de vida na adultez emergente” - “Identity capital and life styles in emergent adulthood”, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Em curso.
3. Jorge Júlio de Carvalho Valadas Gato , "Homoparentalidade em Portugal: comportamento do sistema parental e atitudes de futuros profissionais da rede psicossocial" - “Homoparentality in Portugal: parental behavior and attitudes of social care professionals” , 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Em curso.
4. Marisa Matias Carvalho Silva, "Conciliação de papéis profissionais e familiares e parentalidade: uma perspectiva positiva" - “Work–family balance and decision to be parents: a positive perspective”, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Em curso.
5. Elaine Cristina Gardinal , “Um estudo longitudinal de trajetórias de desempenho escolar” “ A longitudinal study of school success”, 2010. (Co-orientador) - Em curso.
6. Renata Christian de Oliveira Pamplin, ):“Suporte informacional para profissionais da Educação Especial: um programa para promoção das relações família-escola” - “Information for Special education: a training programme for improving family-school relationship” , 2010. (Co-orientador) - Em curso.
7. Susana Maria Gonçalves Coimbra , “Estudo Diferencial da auto-eficácia e resiliência na antecipação da vida adulta” - “Self-efficacy and resilience in the antecipation of adult roles: a diferential perspective”, 2008. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
8. Maria Claúdia Perdigão Silva Mendes Andrade , "Família, trabalho e carreira profissional: alguns determinantes psicológicos das opções de vida no início da idade adulta" - “Family, work and career: some psychological determinants for life options in early adulthood” , 2007. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
9. Maria Cristina Quintas Antunes, “Desenvolvimento diferencial do conceito de si próprio e da auto-estima: padrões adaptativos em contextos educativos" - “Self concept / self-esteem and academic achievement: Differential development of adaptative patterns in educational context”, 2006. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
10. Graça Figueiredo Dias , "Construção da identidade sexual e conquista da autonomia em jovens adultos universitários" - “Autonomy and gender identity in university students”, 1997. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
11. Amparo Agudelo , "Estudio intercultural de los valores", 1996. (Co-orientador) - Concluída.
12. Luísa Maria Soares Faria , "O desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligência na adolescência" - “Differential development of personal conceptions of intelligence during adolescence” , 1995. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
13. Angeles Molpeceres , "Estilos educativos, atitudes e valores familiares na adolescência: comparação intercultural", 1995. (Co-orientador) - Concluída.
14. Margarida Maria Meneses Borba Ramires Fernandes , "Training Teachers to Develop Child Self-Assessment Skills, and Monitoring Academic and Control Belief Effects in Children", 1992. (Co-orientador) - Em curso.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. José Egídio Barbosa Oliveira , “As percepções da adultez e a auto-eficácia como capital de identidade na transição para a vida adulta”, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
2. Daniel Lourenço, “A influência das interacções familiares na percepção de auto-eficácia na tomada de decisão vocacional”, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
3. Joana Brás, “Spillover positivo familia-trabalho em profissionais de saúde”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
4. Nuno Cláudio Silva Ferreira , “Factores de successo e adaptação ao ensino superior: personalidade, suporte social e auto-eficácia” , 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
5. Ana Filipa dos Santos Ferreira , “O papel do professor na transmissão de representações em torno do vocacional ”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
6. Pâmella Correia Matos , “As attitudes de estudantes universitários face a homossexualidade: da homofobia ao suporte”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
7. Daniela Margarida Fonseca de Freitas , “Attitudes face a adopção por casais de gays e lésbicas", 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
8. Filipa Andreia Sá Lopes Vasconcelos , “Doença psíquica e resiliência na transição para a idade adulta”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
9. Márcia Antonieta Carvalho da Cruz , "Ansiedade e bem-estar na transiçção para o ensino superior: o papel do suporte social", 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
10. Marina Paula Goulart de Mendonça , "Transition to adulthood: different pathways in a changing society", 2007. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
11. Marisa Matias Carvalho Silva , "Vida profissional e familiar: padrões de conflito e facilitação na gestão de múltiplos papeis", 2007. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
12. José Luís Correia Ribeiro , “Apreciação de auto-eficácia para a relação de ajuda em enfermagem”, 2005. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
13. Conceição Manuela Prisco da Rocha Almeida , “Abordagem transacional da ansiedade no 12º ano”, 2001. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
14. Manuel Joaquim Ferreira Ventura, “Relações entre as práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo e a orientação motivacional, o conceito de si próprio e o rendimento escolar dos alunos”, 2001. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
15. Pedro Nuno Bessa Vieira, “Estratégias alternativas de ensino-aprendizagem na matemática: Estudo empírico de uma intervenção com recurso à aprendizagem cooperativa no contexto do ensino profissional", 2000. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
16. Susana Maria Gonçalves Coimbra , “Estudo diferencial da auto-eficácia em alunos do 9º ano”, 2000. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
17. Luís Carlos Carvalho de Graça, “Chegou a cegonha...e agora? Um estudo experimental sobre dificuldades de primíparas na prestação de cuidados ao recém-nascido ", 2000. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
18. Maria Claudia Perdigão Silva Mendes Andrade , “Abordagem psicossocial dos comportamentos orientados para a saúde. Estudo dos preditores da aceitação e da rejeição do Diagnóstico Pré-Natal”, 1997. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
19. Maria Cristina Quintas Antunes , "Apoio social e conceito de si próprio na adolescência", 1995. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.
20. Carla Maria da Silva Pombo Carmona, "Fenilcetonúria e auto-controlo: um estudo exploratório", 1995. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador) - Concluída.


Orientação de outra natureza
Other orientation
1. Thelma Matsukura , Post Doctoral Dissertation - “Intergenerational Patterns of solidarity: families with deficient child ”, 2009. (Co-orientador) - Em curso.
2. Maria Claúdia Perdigão Silva Mendes Andrade, Post Doctoral Dissertation - " Perceptions of justice, work-family relations and decision making”, 2008. Universidade do Porto (Co-orientador) - Em curso.
3. Luísa Jacinta Ribeiro, Post Doctoral Dissertation “Intergenerational Transmission of Patterns of Family Interaction: the case of sister pair” , 2008. Universidade do Porto (Orientador) - Em curso.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Os adultos emergentes e as suas famílias: pluralidades e singularidades, 2007 (Conferência).
Nome do evento: Onzième Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière; Cidade do evento: Coimbra.
2. Family intervention and prevention programs, 2002 (Simpósio).
Nome do evento: Inaugural Conference of the European Society on Family Research; Cidade do evento: Nijmegen.
3. The school–family partnership , 2001 (Simpósio).
Nome do evento: International Seminar on Affective Education; Cidade do evento: Porto.
4. Médiation et développement de l’adulte, 2000 (Conferência).
5. Investigar e formar em ciência psicológica, 1998 (Conferência).
Nome do evento: Quarto Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Investigar e Formar em Educação"; Cidade do evento: Aveiro.
6. Influence du travail de la femme dans la famille, 1997 (Conferência).
Cidade do evento: Malaga.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Feed-back parental et résilience (A. M. Fontaine) dans « Ecole et Résilience» , 2006 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Biennale de l’Education et de la Formation; Cidade do evento: Lyon.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
101

Livros e capítulos
Books and book chapters
39
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
31
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
60
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
60
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
107

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
107

Total
Dados complementares
(Additional data)
44

Orientações
Orientations
37
Participação em Eventos
Event participation
7


Visualizações do curriculum [ 644 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 19:24:28
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis