Economico logo
Nova tecnologia exclusiva para utilizadores registados
Acções

BES e PT suportam ganhos em Lisboa

António Sarmento  
15/02/12 14:02

enviar noticia
1 leitores

Banca e telecomunicações dão nas vistas em Lisboa. As acções do BES lideram os ganhos no PSI 20.

O PSI 20, o principal índice do Euronext Lisbon, está neste momento a subir 0,39%, cotando nos 5.700, 49 pontos.

A praça lisboeta está em linha com os principais índices europeus. O francês CAC 40 e o italiano MIB valorizam em torno dos 0,5%.

De qualquer forma, os principais índices accionistas europeus aligeiraram as subidas da manhã. É que a agência Reuters avançou há minutos com a notícia de que o segundo pacote de ajuda a Atenas poderá ser adiado para o mês de Abril, data das eleições no país helénico.

Esta é uma das possibilidades em cima da mesa, dado que a Europa continua insatisfeita com o grau de compromisso dos líderes gregos em relação às medidas de austeridade a aplicar no país, que foram aprovadas pelo Parlamento grego no passado domingo.

Em Portugal, os títulos da Galp perdem 0,38%. A petrolífera nacional anunciou hoje que o consórcio que integra fez uma descoberta de gás natural de "grande dimensão" na bacia de Rovuma, no offshore de Moçambique.

Ainda na energia, a EDP desce 0,62%, para os 2,25 euros, e a EDP Renováveis recua 0,32% para os 4,41 euros. O Diário Económico escreve hoje que a capacidade de produção eléctrica do grupo EDP aumentou, durante o último ano, 6% para 23.200 megawatts (MW). Para esta performance contribuiu a energia eólica e o início das operações em Portugal das centrais hídricas de Picote II e Bemposta II.

No sector bancário, o destaque vai as acções do BES, que sobem 6,56%, cotando nos 1,64 euros. No mesmo sentido, o BPI avança 3,58%, para os 0,57 euros, e o BCP progride 2,23% para os 0,18 euros. Já o Banif ganha 1,16%, até aos 0,33 euros.

Esta valorização é um sinal de que os investidores cada vez mais ignoram os cortes de ‘rating'. Ainda ontem à noite, a Standard & Poor's que anunciou que baixou os 'ratings' de sete bancos portugueses, incluindo o BCP, BPI e BES.

Por Lisboa, ainda do lado dos ganhos, os 'pesos pesados' Portugal Telecom (+ 1,49%) e Jerónimo Martins (+ 0,31%) também registam boa performance. A operadora liderada por Zeinal Bava está a cotar nos 4,37 euros. Já a retalhista avançou até aos 13,5 euros. 

Fora dos mercados accionistas, o preço do barril de ‘brent', que serve de referência às importações portuguesas, ganha 0,37%, cotando nos 118,60 dólares.

Na mesma linha, o crude, negociado em Nova Iorque, progride 0,90% para os 101,65 dólares por barril.

No mercado cambial, o euro perde 0,27% face ao dólar, cotando nos 1,3099 dólares. Esta é a quarta descida consecutiva da moeda única. 

O ouro, considerado um dos activos de refúgio por parte dos investidores em tempo de crise, ganha 0,69% até aos 1732,05 dólares a onça

 





Envie o seu comentário


Disclaimer: "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de três denúncias serão eliminados automaticamente. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".

Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!

Publicidade

Collapse

Bolsa

Close
-
PSI 20
-
FTSE 100
-
DAX 30
-
CAC 40
-
SMI
-
AEX 25
-
IBEX 35
-
DOW JONES
-
NASDAQ
-
BOVESPA

Acções do PSI 20

-
-
ALTRI
-
-
JERON. M.
-
-
BPI
-
-
MOTA EN.
-
-
BANIF
-
-
PORTUC.
-
-
BCP
-
-
PT TELEC.
-
-
BES
-
-
REN
-
-
BRISA
-
-
SEMAPA
-
-
CIMPOR
-
-
SONAE IN.
-
-
EDP EN.
-
-
SONAE
-
-
EDP REN.
-
-
SONAECOM
-
-
GALP
-
-
ZON
Feed com delay de 15 minutos
MyTable
Collapse

Económico Digital

Close
Económico Investidor