Desporto

Bandeira Nacional entregue aos atletas

Armindo Pereira - Hoje

Vice-Presidente da República Fernando da Piedade Dias dos Santos com desportistas integrantes da delegação aos Jogos Olímpicos de Londres

Fotografia: Mota Ambrósio

O vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, garantiu que o Executivo tem assegurado todo o apoio à delegação angolana que vai participar nos Jogos Olímpicos de Londres.  
O Vice-Presidente, que falava na cerimónia de cumprimentos de despedida à delegação olímpica angolana, chefiada por António Monteiro “Bambino”, disse que o Executivo está consciente que a conquista de medalhas “não será tarefa fácil”, mas só o facto de o país estar representado em seis modalidades constitui motivo de orgulho para a nação.
“Estamos convencidos que vão dar o melhor para representarem condignamente o país. Isso já nos faz sentir orgulhosos. Se conseguirem medalhas, ficaremos muito contentes.
 Em nome do Presidente da República e do povo angolano, posso garantir que podem partir confiantes porque têm todo o apoio.
 Quando regressarem estaremos de braços abertos para vos receber e homenagear”, realçou o vice-Presidente.  Fernando da Piedade Dias dos Santos sublinhou que o mais importante “é a dignidade e o fair-play dos atletas angolanos” na festa desportiva a disputar-se em Londres.
A missão angolana aos Jogos Olímpicos, a disputar-se de 27 de Julho a 12 de Agosto, conta com 34 atletas, sendo 29 do sexo feminino, facto que foi destacado pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muadumba, como uma vitória na luta da afirmação da mulher angolana na sociedade.Maria de Fátima Moreira “Faia”, judoca angolana que conquistou a medalha de bronze no Mundial da Roménia, em Bucareste, foi apresentada oficialmente como a porta-bandeira da comitiva angolana na cerimónia de abertura das Olimpíadas.
A andebolista Marcelina Kiala é a escolhida para porta-bandeira na cerimónia de encerramento da 16ª edição dos Jogos Olímpicos.


Angola faz-se representar nas modalidades de andebol, basquetebol, judo e atletismo, canoagem e boxe, enquanto o basquetebol masculino disputa o torneio de repescagem.
O voleibol de praia em masculino foi afastado depois da dupla angolana Morais e Magú terem obtido a quinta posição no torneio na Rússia.  
Esta é a oitava participação de Angola nos Jogos Olímpicos, depois de Moscovo-URSS (1980), Seul-Coreia do Sul (1988), Barcelona-Espanha (1992), Atlanta-EUA (1996), Sidney-Austrália (2000), Atenas-Grécia (2004) e Beijing-China (2008).



Fotos: 1/2


Vice-Presidente da República Fernando da Piedade Dias dos Santos com desportistas integrantes da delegação aos Jogos Olímpicos de Londres

Fonte: Mota Ambrósio
Anterior Seguinte