quarta-feira, 14 de Agosto de 2013, 19:54
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Artista plástica Tereza Arriaga morreu aos 98 anos

14 de Agosto, 2013
A artista plástica Tereza Arriaga morreu na segunda-feira, no Alto do Lagoal, em Oeiras, aos 98 anos, revelou hoje o Museu do Chiado.

Tereza Arriaga formou-se em pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tendo concluído os estudos com uma pintura a óleo, intitulada "Vidreiros", baseada na experiência vivida na Marinha Grande, onde deu aulas na década de 1940.

A artista plástica "afirmou-se como excelente desenhadora e pintora, na década de 1940, em torno do movimento neo-realista" e, a partir da década 1970, assinou "obras de atmosferas neo-impressionista e uma notável série de aguarelas finais", descreveu o Museu do Chiado, em nota de imprensa.

Republicana e neta do primeiro Presidente da República, Manuel de Arriaga, chegou a ser detida em Caxias por oposição ao regime da ditadura (1926-1974), e integrou, na década de 1960, a Cooperativa Gravura.

A pintora dividiu o seu trabalho em três ciclos, intitulados "Bioburgos", "Helioburgos" e "Biohélios", inspirados em elementos naturais.

Tereza Arriaga era casada com o artista plástico surrealista Jorge Oliveira, falecido em 2012, e cuja obra está exposta numa retrospectiva repartida entre o Museu do Chiado e a Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva, em Lisboa.

O Museu do Chiado tem obras da pintora no seu acervo, assim como na exposição permanente.

Lusa/SOL




1 Comentário
Fsbr
14.08.2013 - 15:33
Portugal Precisa de Ti! Vem ajudar o teu país neste jogo massivo online gratuito, que conta já com milhares de portugueses. A participação está aberta em várias vertentes, desde a económica e empresarial à militar e política, podes-te tornar num militar de respeito ou num influente político :

(Copia o seguinte link e cola na barra de endereço)

http://www.erepublik.com/pt/referrer/xSpeedKill


PUB
PUB
Siga-nos
Passatempo SOL & ESFERA DOS LIVROS
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt