Imagem © CERN, ESA e ESO

FCT promove estágios no CERN, ESA e ESO para engenheiros portugueses

É já no mês de setembro que se iniciam as candidaturas aos Estágios Tecnológicos no CERN, European Space Agency (ESA) e European Southern Observatory (ESO). Estas oportunidades de formação e treino internacional destinam-se a jovens engenheiros portugueses e reflectem áreas tecnológicas de interesse estratégico para empresas nacionais. Com a duração mínima de 12 meses, o programa abrange áreas de formação como a Aeronáutica e Aeroespacial, Electrotecnia e Computadores, Física, Informática e Mecânica.

Este programa já colocou mais de 250 estagiários nas três organizações internacionais desde 1996, contribuindo de forma significativa para o aumento da competitividade das empresas nacionais. Cerca de metade dos estagiários que completaram a sua formação até 2010 regressaram a Portugal e parte integra empresas nacionais em serviços de alta intensidade tecnológica.

Portugal é dos poucos países europeus a oferecer este tipo de oportunidade para formação avançada através de programas nacionais, resultado de protocolos firmados com as organizações internacionais desde 1996, a par de Espanha, Grécia e Alemanha.

Gerido pela Agência de Inovação (Adi) até ao final de 2012, a implementação do Programa de Estágios Tecnológicos é hoje realizada pela FCT, que promove a atribuição de bolsas de estágio, a selecção dos candidatos e o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos estagiários.

Estão disponíveis mais informações sobre os Estágios Tecnológicos no website da FCT.