Curriculum Vitae

Carlos Sena Caires

Data da última actualização »Last update : 25/10/2013


Carlos Sena Caires. Concluiu Doutoramento em Artes Plásticas - Universite de Paris VIII em 2010. É do Centro Regional do Porto. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 3 itens de produção técnica. Orientou 13 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Artes. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema, Imagem, Interactividade, Artes Digitais, Narrativa fílmica, Instalação Interactiva, Arte, Arte Vídeo, Narrativa e Arte experimental.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0294198302008606


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carlos Sena Caires
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Caires, Carlos Sena
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Centro Regional do Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
Porto
4169-005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196200Extensão: 159
Correio electrónico: ccaires@porto.ucp.pt
Homepage: http://www.carloscaires.org
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2010 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Artes Plásticas (3 anos » years) .
Universite de Paris VIII, França.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universite de Paris VIII.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1998-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado Som e Imagem (2 anos » years) .
Centro Regional do Porto, Portugal.

1989-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Design / Projectação Gráfica (5 anos » years) .
Universidade da Madeira, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2003-2004 Outros
Others
Arts Plastiques et Photographie.
Universite de Paris VIII, França.

1998-1999 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Som e Imagem.
Centro Regional do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Centro Regional do Porto
Jan/2010-Actual Outra Situação
Set/2001-Set/2009 Assistente

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Jan/2010-Actual Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Centro Regional do Porto
Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Som e Imagem







Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro Regional do Porto
Set/2012-Actual






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Galego (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Galego (Razoavelmente).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Galego (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Galego (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1992 1º Prémio de Pintura, Expo-Jovem Madeira.
1993 1º Prémio Concurso de Postais de Natal, Secretaria Regional de Turismo do Funchal - Madeira.
1994 3º Prémio - Logótipo, Flores da Madeira - Secretaria Regional de Turismo do Funchal.
1999 1º Prémio Jovens Talentos, Multimédia XXI.
2001 Menção Honrosa Festival do Cinema Interactivo, Portugal Media 2001.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Caires, Carlos S. 2011. O hiper no modernismo e na ficção.  In Diálogos Ibéricos sobre a Modernidade, ed. Xaquím Núñez Sabaris (Coord.), 25 - 40. . Universidade do Minho, Braga: HÚMUS.
2. Carlos, Sena C. 2007. Da narrativa fílmica interactiva. Carrossel e Transparências: dois projectos experimentais.  In Estéticas do Digital, Cinema e Tecnologia, ed. LABCOM, 69 - 85. ISBN: 978-972-8790-84-4. Universidade da Beira Interior: Manela Penafria e Índia Mara M.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. 2012. "The Garden of Time a tangible interactive video installation", Trabalho apresentado em TEI2012, In Proceedings of the Sixth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction (TEI2012), Canada, 2012, Kingston.
2. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. 2011. "Micronarrativas, Cinema e Interatividade: Faustine e O Jardim do Tempo, dois estudos de caso", Trabalho apresentado em Microcontos e outras microformas, In Atas do Simpósio Internacional “Microcontos e outras microformas” (versão online), Braga.
3. Caires, Carlos S. 2005. "Le récit filmique: à la rencontre d'un discours interactif", Trabalho apresentado em I Congrès Internacional sobre el CInema Europeu Contemporani, In I Congrès Internacional sobre el CInema Europeu Contemporani, Barcelona.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Carlos, Sena C. 2009. "The interactive potential of post-modern film narrative. Frequency, Order and Simultaneity.", Citar Journal, 1: 14 - 25.
2. Sena Caires, C. 2007. "Towards the interactive filmic narrative—‘‘Transparency’’: An experimental", Computers & Graphics, 31: 800 - 808.
3. Caires, Carlos S. 2006. "O projecto experimental “Carrossel”: para uma aproximação ao cinema interactivo", Actas Terceira Conferência Internacional de Arte Electrónico e Dixital, 1ª edição: 78 - 81.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Caires, Carlos S. 20 dez. 2012. "Desenfocar el mundo" 9THE13. Catálogo 2009/2011, 39 - 40.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Caires, Carlos S. 2010. "Les Conditions du Récit Filmique Interatif, Dispositifs et Réception", 464 pp.. Paris: Universidade Paris VIII.



Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Caires, Carlos S. Final Cut Pro X Advanced Editing, 2012 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 30 horas. Local: Porto, Cidade: Portugal, Tipo de participação: Docente.
2. Caires, Carlos S. Final Cut Pro X , 2011 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 30 horas. Local: Escola das Artes, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
3. Caires, Carlos S. Final Cut Pro 7, 2010 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 30 horas. Local: Escola das Artes, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. O Jardim do Tempo,2011 (Outra).
2. Caires, Carlos S. O Comboio do Amor,2010 (Outra).
3. Caires, Carlos S. Muriel,2008 (Outra).
4. Caires, Carlos S. Transparência,2007 (Outra).
5. Caires, Carlos S. Carrossel,2006 (Outra).

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Caires, Carlos S. De_Passagem,2011 (Vídeo).
2. Caires, Carlos S. A Menina dos Fósforos,2011 (Vídeo).
3. Caires, Carlos S. Às Escondidas com Deus,2011 (Vídeo).
4. Caires, Carlos S. Faustine - Narrativa Fílmica Interativa,2010 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. João Tiago Costa SIlva, A Questão da Imagem-Interactiva: Rumo a uma Estética de Leitura Dinâmica e de Participação Interdependente, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).
2. João Domingos Alves de Sousa, O Futuro dos Videojogos Independentes: Inovação, Criatividade e Experimentação Artística, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).
3. Luís Ricardo Nunes da Costa Monteiro, Cenários Emergentes da Prática Pictórica. Da Intencionalidade na Criação à Virtualidade do Objecto Artístico, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).
4. Fernando António Monteiro Martins, Da Improvisação Livre na Arte Digital: Espontaneidade e Criação Artística, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Inês Beatriz Rebanda Coelho, A Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Os Desafios do Reconhecimento Artístico, 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Co-orientador).
2. Rita Carvalho Leite, A Questão da Anacronia na Narrativa Fílmica do Cinema de Ficção, 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
3. Inês Maria Oliveira Mendes, A Produção Cinematográfica e o Marketing: A Questão das Audiências do CInema Português, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
4. Luís Miguel da Santos Ferreira, O Jump-Cut no Cinema de Ficção Português: Recurso Artístico ou Técnica Narrativa?, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
5. Renata Oliveira Ramos, Distorção como Artifício ou Estratégia: o Problema do Real no Género de Ficção Científica, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
6. Nuno Miguel Moura Alves da Silva Cruz, O Som no CInema Português: O Modelo de Produção Nacional, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
7. Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco Sousa, O Produtor no Contexto Audiovisual Nacional e Internacional. Desafios e Soluções., 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
8. Nuno Teixeira de Castilho, Falso Documentário: Montar entre Ficção e Facto, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
9. Marta Alvim, Descíamos de Olhos Fechados para Podermos Ver a Subida. Consciência, Realidade, Tempo, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
10. Maria Helena Peixoto de Neves Pinto, As Condições da Edição no Documentário Português Contemporâneo de Observação, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
11. Mário Dessa, A Iluminação com Elemento Narrativo do Cinema de Fícção: O Caso Específico de Fragmentos, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
12. Pedro Miguel Vasconcelos da Silva, Cenografia Digital: A Questão da Cenografia na Curta Metragem Catarse, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
13. João Tiago Costa Silva, A Relação Dialéctica entre o Digital e o Analógico: O Aleatório como Processo de Criação Artística, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
14. João Maria Araújo Reis Soeiro, A Direcção de Arte na Caracterização de Personagens no Caso Particular de Fragmentos, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Manuel João Carvalho Moura de Oliveira. A Importância da Direção de Fotografia na Construção da Narrativa Cinematográfica Ficcional, 2013.  Dissertação (Mestrado Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
2. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Nina Maria De Melo Ferreira. O papel da infografia na compreensão da investigação e desenvolvimento, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas) - Universidade Católica Portuguesa.
3. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Mónica Nunes Carriço. Performance do Olhar e Espaço da Imagem. Representação, Encenação, Simulação ou Utopia Espacial?, 2012.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
4. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Rui Miguel Gonçalves de Figueiredo. Espaço Invisível: Fotografia da (não) Arquitectura, 2012.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
5. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Machado Cerejo Araújo. O Design Thinking associado à Gestão de Processos I&D e Transferência de Conhecimentos para as Indústrias Criativas, 2012.  Dissertação (Gestão de Indústrias Criativas) - Centro Regional do Porto.
6. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Catarina Paixão Teixeira. Divulgação e Comercialização de Obras Cinematográficas Portuguesas Online: Um Estudo de Caso, 2012.  Dissertação (Gestão de Indústrias Criativas) - Centro Regional do Porto.
7. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Carlos Filipe Gonçalves Faustino. O Monstro na Arte Contemporânea, Apreciação de cariz estético e processual para uma nova tipologia do glitch, 2012.  Dissertação (Mestrado em Estudos Artísticos) - Universidade do Porto.
8. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de André Filipe Pinho Guiomar. Direcção de Fotografia e Composição: O paradoxo da dualidade no seio da unidade, 2012.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
9. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Patrícia Viana Almeida. Práticas de Realização da Ficção Fílmica Não-Linear, 2012.  Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual) - Instituto Politécnico do Porto.
10. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de João Guilherme Marques Machado Gonçalves de Araújo. Trabalho de Montagem na Curta-Metragem "Manifesto dos Danados", 2012.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
11. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sérgio Miguel Silva Castro. Novas Tendências de Edição na Televisão, 2012.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
12. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Isabel Pinheiro. Sublimação do Vazio: A Fragmentação da Narrativa na Vídeo-Arte, 2011.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
13. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sérgio Miguel Correia. Paisagens Sonoras: a Linha do Vouga, 2011.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
14. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Luís Miguel Ribeiro da Silva Cabral Figueiredo. Slit-Scan, 2011.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
15. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Ana Nunes Jorge. A influência digital na desmaterialização da obra de arte, 2010.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
16. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Cândida Raquel Nogueira Alves da Graça Ribeiro. As Artes Digitais como Veiculo Mediador entre o Homem e a Natureza, 2010.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
17. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Pedro Pinto Baptista. My.Celium Organic Shared Environment, 2006.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Prova Pública Título de Especialista de Luís Miguel Barbosa da Costa Leite, 2013, Instituto Politécnico do Porto.
2. Prova Pública Título de Especialista de Manuel Eduardo dos Santos Taboada, 2012, Instituto Politécnico do Porto.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Caires, Carlos Sena. Revista de Ciência e Tecnologia das Artes, desde 2011/09/20, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Universidade Católica Editora.Porto.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
10

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
3

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
3

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
9


Total
Dados complementares
(Additional data)
38

Orientações
Orientations
18
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
17
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Outras informações relevantes
Carlos Sena Caires.
Concluiu Doutoramento em Artes Plásticas - Universite de Paris VIII em 2010.
É do Centro Regional do Porto.
Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados.
Possui 3 itens de produção técnica.
Orientou 13 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Artes.
Recebeu 5 prémios e/ou homenagens.
Actua na área de Humanidades com ênfase em Artes.
Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema, Imagem, Interactividade, Artes Digitais, Narrativa fílmica, Instalação Interactiva, Arte, Arte Vídeo, Narrativa e Arte experimental.


Visualizações do curriculum [ 637 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 06-11-2013 às 19:18:46
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis