Ana Sofia Cavadas Afonso
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
28/04/2010 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Sofia Cavadas Afonso |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Afonso, A. S. |
Endereço profissional
Professional address |
Instituto de Educação e Psicologia Campus de Gualtar Gualtar 4710-057 Braga Portugal Telefone: (+351)253604278 Fax: (+351)253604250 Correio electrónico: aafonso@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005 |
Doutoramento Phd |
Educação em Ciências
(3 anos » years)
.
University of Reading,
Reino Unido. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade do Minho. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
1999 |
Mestrado Master degree |
Ensino da Física
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1994 |
Licenciatura Licentiate degree |
Física - Ramo Ensino
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Dez/2005-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2000-Dez/2005 |
Assistente |
Set/1999-Ago/2000 |
Outra Situação |
Escola Secundária Júlio Diniz |
Set/1998-Out/1998 |
Outra Situação |
Escola Secundária Garcia da Horta |
Set/1997-Ago/1998 |
Outra Situação |
Escola EB 2,3 Gomes Teixeira |
Set/1996-Ago/1997 |
Outra Situação |
Escola Secundária D. Gonçalves Zarco |
Set/1995-Ago/1996 |
Outra Situação |
Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira |
Out/1994-Ago/1995 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Escola EB 2,3 Gomes Teixeira |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola EB 2,3 Gomes Teixeira |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento |
|
Objectivos»Goals:
- Investigar concepções, práticas e atitudes de professores de Ciências, no que respeita à introdução de inovações didácticas
no ensino e na aprendizagem das ciências; - Analisar recursos e materiais didácticos (tradicionais e inovadores) quanto às
suas potencialidades de promover a aprendizagem das ciências; - Avaliar acções de formação de professores com vista à inovação
didáctica; - Avaliar estratégias inovadoras de ensino das Ciências.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Palavras-chave:
Educação em Ciências; Contextos informais de aprendizagem; O ensino das Ciências.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
1996-1997 Promover a qualidade do ensino do som e da audição |
Referência do projeto»Project reference: medida 2 número 55/97. Programa SIQE Financiador(es)»Funding:
Instituto de Inovação Educacional.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Afonso, A. S; Gilbert, J. K. 2007. Adults' Understanding of Analogy-basedExhibits in an Interactive Science Museum. In Contributions from Science Education Research, 275 - 287. . Dordrecht: Springer. |
|
|
|
2. |
Leite, L.; Afonso, A. S. 2001. Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound. In Physics Teacher Education Beyond 2000, 167 - 168. . Paris: Elsevier. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Afonso, A. S; Gilbert, J. K. 2008. "The nature of exhibits about acoustics in Science and Technology Centres", Journal of Research in Science Education 38, 5: 633 - 651. |
|
|
|
2. |
Afonso, A. S; Gilbert, J. K. 2007. "Educational value of different types of exhibits in an Interactive Science in an Technology Centre", International Journal of Science Education, 91: 967 - 987. |
|
|
|
3. |
Afonso, A. S; Gilbert, J. K. 2006. "The use of memories in understanding Interactive Science and Technology Exhibits", International Journal of Science Education 28, 13: 1523 - 1544. |
|
|
|
4. |
Leite, L.; Afonso, A. S. 2004. "Forms of Reasoning used by Prospective physical Sciences Teachers when explaining end predicting Natural Phenomena: The case
of Air Pressure", Canadian Journal of Science and Mathematics and Technology Education 4, 2: 169 - 191. |
|
|
|
5. |
Leite, L.; Afonso, A. S. 2002. "Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities: an analysis of its evolution due to a science teaching
methods course", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 1, 3: 1 - 29. |
|
|
|
6. |
Afonso, A. S; Leite, L.. 2000. "Concepções de futuros professores de Ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais", Revista Portuguesa de Educação 13, 1: 185 - 208. |
|
|
|
7. |
Afonso, A. S; Leite, L.. 1999. "O Som e a Audição: Uma área que faz vibrar os professores?", Gazeta da Física 22, 4: 10 - 16. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Afonso, A. S; Duarte, M. C. 2009. "Avaliação de analogias presentes em manuais escolares: Um estudo realizado com alunos portugueses do 10º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Educación, Lenguaje y Sociedad, In Actas do II Congreso Internacional de Educación, Lenguaje y Sociedad, La Pampa. |
|
|
|
2. |
Couto, C.; Afonso, A. S. 2008. "As Ciências Naturais fora da Escola - Perspectivas dos professores acerca das visitas de estudo bem sucedidas", Trabalho apresentado em XXI Congresso de ENCIGA, In Actas do XXI Congresso de ENCIGA, O Carballiño. |
|
|
|
3. |
Leite, L.; Afonso, A. S. 2001. "Aprendizagem baseada na resolução de problemas: Características, organização e supervisão", Trabalho apresentado em Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela. |
|
|
|
4. |
Afonso, A. S; Leite, L.. 2000. "Formação científica do cidadão comum: O caso da radioactividade", Trabalho apresentado em XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In Actas de los XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Madrid. |
|
|
|
5. |
Afonso, A. S. 2000. "A importância do trabalho prático na abordagem do som no contexto biosfera: Um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em Congresso Trabalho prático e experimental na Educação em Ciências, In Actas do Congresso Trabalho prático e experimental na Educação em Ciências, Braga. |
|
|
|
6. |
Leite, L.; Afonso, A. S. 2000. "O ensino contextualizado de "pressão": Algumas propostas de actividades práticas, com recurso a materiais do dia-a-dia", Trabalho apresentado em Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela. |
|
|
|
7. |
Leite, L.; Afonso, A. S. 1998. "Natureza e propagação do som: Concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior", Trabalho apresentado em XVIII Encuentros de Didáctica das Ciencias Experimentales, In Actas dos XVIII Encuentros de Didáctica das Ciencias Experimentales, A Coruña. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Afonso, A. S. Comunicar a Ciência: Uma unidade curricular para futuros engenheiros civis,II Encontro Comunicar a Ciência,Porto,2007 (Comunicação). |
2. |
Afonso, A. S; Gilbert, J. K. The Migration of Concepts: Using the results of Cognitive Science Research during enquires in Science and Technology Centres,Australasian Science Education Research Association,Camberra,2006 (Comunicação). |
3. |
Afonso, A. S; Gilbert, J. K. Soud, hearing and acoustics: What exhibits do science museums currently provide?,4th European Science Education Research Association (ESERA),Noordwijkerhout,2003 (Poster). |
4. |
Afonso, A. S. Teaching sound and hearing to 8th grade students,Association for Teacher Education in Europe (ATEE),Barcelona,2000 (Comunicação). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Cristina, As visitas de estudo e o ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais: Um estudo sobre representações de professores e alunos
do 9º ano, 2009. (Orientador). Concluída. |
1. |
Joana Patrícia Freitas, Alunos com deficiência visual nas aulas de Ciências Físico-Químicas: Um estudo com professores e alunos do 3º ciclo do Ensino
Secundário, 2009. (Orientador). Em curso. |
2. |
A óptica nos centros interactivos de Ciência: Uma análise dos recursos disponíveis nestes locais e a opinião dos monitores
sobre o valor educativo destes recursos no âmbito das visitas de estudo, 2009. (Orientador). Em curso. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
16 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Produção técnica Technical production |
4 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
4 |
Dados complementares (Additional data) |
3 |
Orientações Orientations |
3 |
Visualizações do curriculum [
1410
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
00:37:08
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|