Curriculum Vitae

Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros

Data da última actualização »Last update : 09/07/2013


Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros. Concluiu Estudos da Criança especialização Associativismo e Animação Sociocultural pela Universidade do Minho em 2013. É bolseira de investigação na Universidade do Minho. Publicou 4 trabalhos em actas de eventos. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Exactas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 12 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tangible Interfaces, Children, Flannel Board, Participatory Design, Digital Manipulatives, Exploratory Learning, Hybrid Learning Materials, Preschoolers, Digital Resources e Elementary School.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3060518549925393


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Medeiros, Maria Ana
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: medeiros@engagelab.org
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2013 Mestrado
Master degree
Estudos da Criança especialização Associativismo e Animação Sociocultural (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2002-2006 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino Básico 1º Ciclo (4 anos » years) .
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Curso de Escrita Científica em Inglês.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jun/2013-Actual Investigador Auxiliar

Universidade do Minho
Abr/2012-Actual Outra Situação

Universidade do Minho
Mar/2011-Mar/2012 Assistente de Investigação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
2012-2013
Desenvolvimento da Nova Geração de Materiais de Aprendizagem Híbridos -Developing Next Generation of Hybrid Learning Materials
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/110417/2009l.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.

2011-2012
Desenvolvimento da Nova Geração de Materiais de Aprendizagem Híbridos-Developing Next Generation of Hybrid Learning Materials
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/110417/2009.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Medeiros, Maria A; Coutinho, Clara. 2012. "Preschoolers developing words and worlds", Trabalho apresentado em SITE 2012-Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, In Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012 , Austin- Texas.
Abstract This is a participatory project developed in a Portuguese kindergarten and organized into two phases. The first is the development of a multidisciplinary activity plan made for and with children. The goal is to work with children in a TALK area inside the classroom to improve language, and to initiate them into Information Communication Technologies (ICT) skills promoting Media Education (ME) as well. In Portugal, ICT integration is rarely implemented at kindergarten age, and frequently uses dependent technologies (requiring adult assistance). On the other hand, in literature tangible interfaces are considered a good approach to fulfill child abilities and start digital literacy. The second phase intends to update a low-cost manipulative to the same end: a digital flannel board. Nevertheless, children are its design builders, and as co-researchers they will plan, execute, explore, play and evaluate their own interface.

2. Medeiros, Maria A; Branco, Pedro; Coutinho, Clara. 2012. "Digitally augmenting the flannel board", Trabalho apresentado em The 11th International Conference on Interaction Design and Children , In Proceedings of the 11th International Conference on Interaction Design and Children - IDC '12, Bremen, Germany.
Abstract In this paper, we describe the design process of a flannel board augmented with audio and video recording capabilities. A participatory design methodology was followed by working with five-year-old children, over a six months period. The result was highly influenced by their behavior and spontaneous feedback. The resulting digital flannel board prototype supports the recording of the children’s narration, the manipulation of figures and the playback of audio and projected “shadows”.

3. Sylla, Cristina; Medeiros, Maria A; Coutinho, Clara; Branco, Pedro; Coquet, Eduarda; Zagalo, Nelson. 2012. "Tocar, Organizar, Criar", Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning , In Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
Resumo O conceito subjacente a este trabalho é a criação de materiais pedagógicos inovadores que promovem um envolvimento experimental, participativo e ativo desde muito cedo (4-5 anos), reunindo os jogos e as atividades lúdicas tradicionalmente usadas no jardim-de-infância com as novas soluções tecnológicas interativa. O projeto visa desenvolver e avaliar uma próxima geração de materiais de aprendizagem híbridos - uma plataforma interativa de Manipulativos Digitais, também designados Interfaces Tangíveis, constituída por materiais de baixo custo, habitualmente utilizados no ensino pré-escolar, como sejam papel e cartão. Disponibilizar as ferramentas tecnológicas adequadas a esta faixa etária reforça a aprendizagem, proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades criativas. A flexibilidade dos materiais, permite conceber e realizar diferentes tipos de atividades pedagógicas, permitindo uma exploração individual, em pequenos grupos ou envolvendo toda a classe num projeto comum. (in press).


Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Costa, Margarida Q. e; Ferreira, Cristina L; Medeiros, Maria A. S. M. V. M.. 2006. "An elf story: Environmental Education on Elementary School", Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Hands-on Science Science Education and Sustainable Development, In Proceedings of 3rd International Conference on Hands-on Science Science Education and Sustainable Development, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Vieira, Cristina; Azevedo, Cláudia; Ferreira, Cristina L; Medeiros, Maria A. S. M. V. M.. 20 jun. 2012. "A escrita também se cultiva " Cadernos de Estudo , 31 - 41.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
5

Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1


Visualizações do curriculum [ 180 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 05:22:08
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis