Sofia Nora Gaio
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
18/09/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sofia Nora Gaio |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Sofia Gaio |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação praça 9 de abril 4229-004 Porto Portugal Correio electrónico: sgaio@ufp.edu.pt Homepage: http://sgaio.ufp.edu.pt/ |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010 |
Doutoramento Phd |
Gestão Industrial.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2000-2002 |
Mestrado Master degree |
Ciências da Comunicação
(1 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
1992-1997 |
Licenciatura Licentiate degree |
Relações Públicas
(5 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012 |
MBA MBA |
Executive MBA. London School of Commerce,
Reino Unido.
|
2003 |
Curso de curta duração Short course |
Formação de E-formadores.
Associação Empresarial de Portugal,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa |
Nov/2010-Actual |
Professor Auxiliar |
Dez/2002-Out/2010 |
Mestre Assistente |
Out/1997-Dez/2002 |
Assistente |
Abr/2013-Abr/2013 |
Outra Situação |
Libera Università Maria SS. Assunta |
Out/2005-Out/2005 |
Erasmus Teaching Mobility |
Mai/2003-Mai/2003 |
Erasmus Teaching Mobility |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Gestão das Organizações
- Metodologia Científica
- Relações Públicas e Assessoria da Comunicação
- Gestão de Produtos e Marcas
- Comunicação Institucional
- Auditoria e Planeamento da Comunicação
- Estágio e Projeto de Graduação
- Organização e Gestão de Empresas
|
Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Set/2012-Actual |
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais |
-
Coordenadora do 1º e 2º Ciclos de Ciências da Comunicação |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Gaio, Sofia; Seoane, Perez; Cardoso, Paulo. eds. 2006. Jovens, Marcas e Estilos de Vida ed. 1. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. |
|
|
|
2. |
Cardoso, Paulo; Gaio, Sofia. eds. 2004. Publicidade e Comunicação Empresarial - Perspectivas e Contributos ed. 1. Porto: Edições Universidade fernando Pessoa. |
|
|
|
3. |
Gouveia, Luís B; Gaio, Sofia. eds. 2004. Readings in Information Society ed. 1. Porto: Fernando Pessoa University Press. |
|
|
|
4. |
Gouveia, Luís B; Gaio, Sofia. eds. 2004. Sociedade da Informação - Balanço e Implicações ed. 1. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Gaio, Sandra S. N. 2006. Perspectivas e Contribuições das R.P. na Gestão de Marcas Corporativas. In RP e as Suas Interfaces, ed. Cleuza Cesca, 127 - 199. ISBN: 85-323-0278-5. São Paulo: Summus Editorial. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Joaquim B; Gouveia, Luís B. 2006. "O Branding e a Dimensão Digital da Cidade: Dinâmicas e Contributos para a Competitividade", Revista Portuguesa de Marketing, 19: 47 - 54. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Gaio, Sofia; Graça, Bruno; Oliveira, Filipa. 2012. "Relations with Stakeholders through Corporate Social Responsability: a Study of the 100 Biggest Portuguese Companies", Trabalho apresentado em International Conference on Social E-Xperience, In (no prelo), Barcelona. |
|
|
|
2. |
Gaio, Sofia. 2011. "Stakeholders Based Branding: A Collaborative Model for the Development of Brands", Trabalho apresentado em Global Conference on Business and Finance, In GLOBAL CONFERENCE ON BUSINESS AND FINANCE PROCEEDINGS, Las Vegas. |
|
|
|
3. |
Gaio, Sandra S. N; Gouveia, Luís B; Gouveia, Joaquim B. 2008. "Network Based Branding - Um Modelo colaborativo para a Gestão de Marcas Territoriais", Trabalho apresentado em 14º Congresso da APDR, In 14º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Tomar. |
|
|
|
4. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B; Gouveia, Joaquim B. 2008. "Network Based Branding - A Collaborative Model", Trabalho apresentado em International Conference Marketing Cities, In Proceedings International Conference Marketing Cities, Berlim. |
|
|
|
5. |
Gaio, Sofia. 2006. "Developing Corporate Brands for Competitiveness", Trabalho apresentado em XXVIII Marketing Science Conference, In XXVIII Marketing Science Conference, Pittsburgh. |
|
|
|
6. |
Gaio, Sofia. 2003. "From Physical to Virtual: A Study on the Communication Strategies of the Websites of Portuguese Travel Agencies ", Trabalho apresentado em VIII International Conference on Corporate and Marketing Communications, In Proceedings of the VIII International Conference on Corporate and Marketing Communications, Londres. |
|
|
|
7. |
Gaio, Sofia. 2003. "Um Estudo à Presença On-Line de Agências de Viagens Portuguesas: Procedimentos Metodológicos", Trabalho apresentado em Actas electrónicas IX Jornadas Associación Internacional de Jóvenes Investigadores en Comunicación , In Actas IX Jornadas Associación Internacional de Jóvenes Investigadores en Comunicación , Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B. 2009. "A Importância de uma Abordagem de Rede na Edificação de uma Marca Territorial", Revista A Obra Nasce, 06: 33 - 40. |
|
|
|
2. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B. 2007. "O Branding Territorial - Uma Abordagem Mercadológica à Cidade", Revista A Obra Nasce, 04: 27 - 38. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Gaio, Sofia. 30 maio 2010. "A Presença On-line das Agências de Viagens Portuguesas" Revista Hoteis de Portugal, 3 - 10. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Gaio, Sofia. Sindicalismo e os Media,Sindicalismo e os Media,Porto,2013 (Outra). Oradores convidados: Sofia Gaio / Alfredo Maia (Presidente do Sindicato dos Jornalistas) / João Ramos (RTP). |
2. |
Gaio, Sofia. Marca e gestão relacional: Impacte e contributos para a inovação na administração local,Modernização Administrativa - Os Novos Desafios do Poder Local,Viseu,2011 (Comunicação). Oradores convidados (incompleto): Sofia Gaio / Paulo Simões Júlio - Secretário de Estado da Administração Local e Reforma
Administrativa) / Joaquim Borges Gouveia (Universidade de Aveiro) / João Paulo Barbosa de Melo (Presidente da Câmara Municipal
de Coimbra) / Joaquim Mourão (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco) / José Ribau Esteves (Presidente do Conselho
Executivo da CIM Baixo Vouga) / Carlos Marta (Presidente do Conselho Executivo da CIM Dão Lafões)/ Mário Seborro (Director
da PT Prime). |
3. |
Gaio, Sofia. Stakeholders Based Branding - Apresentação de Investigação de Doutoramento,Workshop Inovação, Empreendorismo e Competitividade - GOVCOOP,2011 (Outra). Oradores convidados (incompleto): Manuel Laranja / José Paulo Rainho / Augusto Medina / Artur Rosa Pires / José Fernando Mendes. |
4. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B; Gouveia, Joaquim B. A Gestão da MarcaTerritorial sob uma Abordagem Colaborativa: Notas sobre os Casos de Cascais, Guimarães, Paços de Ferreira
e Ponte de Lima,5º Workshop da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional ,2010 (Comunicação). |
5. |
Gaio, Sofia. Recepção e Atendimento - Estratégias na primeira abordagem,XIX Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas,2010 (Conferência ou palestra). |
6. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B; Gouveia, Joaquim B. Digital Contributes for the Construction of a Network Based Branding Model. ,Digital Cities Summit ,2007 (Congresso). |
7. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B; Gouveia, Joaquim B. Network Based Branding: Um Modelo Colaborativo para a Gestão de Marcas Territoriais. ,14º Congresso da APDR ,2007 (Congresso). |
8. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Luís B; Gouveia, Joaquim B. Do Território Esperado ao Território Experimentado: A Identidade Como Factor Nuclear no Processo de Branding. ,Citymarketing Elche’06 ,2006 (Congresso). |
9. |
Gaio, Sofia; Gouveia, Joaquim B; Gouveia, Luís B. O Branding e a Dimensão Digital da Cidade: Dinâmicas e Contributos para a Competitividade. ,Conferência Ibérica de Marketing de Cidades ,2006 (Congresso). |
10. |
Gaio, Sofia. Marca e Comunicação de Marketing,V Seminário de Ciências Empresariais ,2006 (Seminário). Oradores convidados: Sofia Gaio / Luís Soares (IPP) / Rosa Maria Rocha (ESTGF) / Paulo Dinis (Profisousa) / Jorge Araújo (Team
Work) / Ana Cristina Guimarães (Unicer). |
11. |
Gaio, Sofia. A Construção da Marca Territorial: Do Posicionamento à Competitividade do Território,Encontros Regionais de Marketing da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing ,2005 (Seminário). |
Curso de curta duração leccionado Taught short course |
1. |
Gaio, Sofia. Formação de Quadros Técnicos em Marketing Territorial, 2007 (Outra), promovido por SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação.Tipo de participação: Docente. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Andreia Sofia Quina Custódio, A Gestão de Conflitos com os Stakeholders - A Perspectiva de Responsáveis de Comunicação das 100 Maiores Empresas Portuguesas, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
2. |
Filipa Mota, QUALIDADE E ENSINO: ÂMBITO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, 2012. Bolseiro(a) de Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira (Orientador). |
3. |
Filipa Neves de Oliveira, Responsabilidade Social Empresarial – um estudo às práticas das 100 maiores empresas portuguesas, 2010. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Gaio, Sofia. Menções na Imprensa, 1900. Como Potenciar uma Cidade (2006). Marketeer. 119 (Junho), p.83 / Estudo sobre a Comunicação Empresarial nas 500 Maiores Empresas
de Portugal e da Galiza (1999). Revista da APCE - Comunicação Empresarial. 11 (Jan/Abr), p.31 . |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Sofia Gaio; Joana Machado (Un. Católica). Participação no júri de Joana Sofia Pereira da Silva. O Envolvimento e a Percepção de Risco do Consumidor Associado à Compra de Calçado num Contexto Nacional, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
2. |
Sofia Gaio; Susana Silva (Un. Católica); Paulo Ramos. Participação no júri de Hugo Gabriel Oliveira Gonçalo. Qualidade de Serviço de Internet Banking: Impactos ao Nível do Relacionamento e Lealdade - Uma Análise de Equações Estruturais
com Recurso ao PLS, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
3. |
Sofia Gaio; Ricardo Jorge Pinto; Felisbela Lopes (Un. Minho). Participação no júri de Maria de Fátima Andrade Ferreira da Silva. Análise da Cobertura Televisiva da Visita do Papa a Portugal e Galiza em 2010, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
4. |
Sofia Gaio; Manuel Fonseca; Paulo Cardoso. Participação no júri de Clara Maria Pinto de Freitas Alves Pereira Lopes. Um Estudo sobre a Atitude dos Jovens Portugueses face à Publicidade, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
5. |
Sofia Gaio; Ricardo Jorge Pinto; Fernando Zamith (Universidade do Porto). Participação no júri de Hugo Castro. A Criação e Implementação de um Programa Táctico Interactivo nas Transmissões de Futebol e Basquetebol, 2013. |
6. |
Sofia Gaio; Ana Salazar; Pedro Quelhas Brito (FEP-UP). Participação no júri de Carmen Luísa Palhau Martins. O Impacto da Internet no Processo de Decisão de Compra - O Caso dos Produtos Turísticos, 2013. |
7. |
Sofia Gaio; Paulo Ramos; Ana Salazar; Andreia Gama (ISEP). Participação no júri de Ana Daniela Antunes da Cruz Pereira. A Influência do Valor da Marca na Satisfação do Consumidor, 2013. |
8. |
Sofia Gaio. Participação no júri de Abilio .... A Comunicação Autarquica, 2012. Dissertação (Governação, Competitividade e Políticas públicas) - Universidade de Aveiro. Arguente. |
9. |
Sofia Gaio; Jesus Perez Seoane (Un. Vigo); Paulo Cardoso. Participação no júri de Sara Cristina Abreu de Magalhães. A Publicidade de Serviço Público , 2012. |
10. |
Sofia Gaio; Helder Bastos (Faculdade de Letras - Un. Porto); Ricardo Jorge Pinto. Participação no júri de Ana Paula Morais Ribeiro. Jornalismo Político e Internet, 2012. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
11. |
Sofia Gaio; Katja Tschimmel (ESADE); Francisco Mesquita. Participação no júri de Isabel Maria Pereira Gonçalves. Embalagem de Champô - Uma Perspectiva de Análise com Incid^ência no Design Gráfico do Rótulo, 2012. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
12. |
Sofia Gaio; Joana Machado (Un. Católica); Paulo Ramos. Participação no júri de Sónia Mariana Pedro Rosa. O Hedonismo versus Utilitarismo em Centros Comerciais e Ruas, 2012. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
13. |
Sofia Gaio. Participação no júri de Robson Pereira de Souza. Uma Incursão na FC Porto Store: Analisando o Planejamento de Merchandising do FC Porto, 2011. Dissertação (Marketing para Crianças e Jovens) - Universidade Fernando Pessoa. |
14. |
Sofia Gaio; Ana Corte-Real (Universidade Católica Portuguesa); Paulo Ramos. Participação no júri de Tânia Marisa Fernandes Dias. 'Valor da marca: Dois estudos empíricos sobre os antecedentes do Brand Equity com aplicação de Parcial least squares structural
equations, 2011. |
15. |
Sofia Gaio; Paulo Ribeiro Cardoso; Hortênsia Maria da Silva Gouveia Barandas. Participação no júri de Alberto José Ortiz Diniz. Avaliação da cidade como marca na perspectiva dos visitantes e residentes: um estudo sobre a cidade do Porto , 2011. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade do Porto. Arguente. |
16. |
Sofia Gaio; João Carvalho (ISMAI); Paulo Seixas. Participação no júri de Maria do Socorro Monteiro Gondim Costa. As Campanhas Comunicacionais das ONGD. Os Casos da AMI e da OIKOS (Presidente), 2011. Dissertação (Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento) - Universidade Fernando Pessoa. |
17. |
Sofia Gaio; Sandrina Teixeira (ISCAP); Paulo Cardoso. Participação no júri de Melanie Edwards Estrela. A comunicação das instituições de ensino superior na internet, 2011. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
18. |
Sofia Gaio; Ana Catarina Soares (ISCET); Paulo Cardoso. Participação no júri de Maria Nascimento Cunha. A marca do distribuidor e o comportamento do consumidor: a influência do preço, da qualidade e das promoções nos hábitos de
compra, 2011. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Sofia Gaio. Provimento Técnico Superior de Relações Publicas , 1900. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão de Auto-Avaliação do Curso de Relações Públicas da UFP, 2001. A participação na Comissão de Auto-Avaliação teve como funções a recolha de informação e elaboração do Relatório submetido
à Comissão de Avaliação Externa (CNAVES). |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
International Conference on Social E-Xperience, 2012 (Congresso). Nome do evento: International Conference on Social E-Xperience; Nome da Instituição: Universitat Oberta de Catalunya / Universitat Pompeu Fabra / University of Waikato. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Sofia Gaio. Caleidoscópio Revista de Comunicação e Cultura Revista Temática no 14 A emergência de novos públicos na comunicação organizacional, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Gaio, Sandra Sofia Nora. Revista Portuguesa de Management, de 2008/03/31 até 2008/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
16 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Produção técnica Technical production |
12 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
12 |
Dados complementares (Additional data) |
27 |
Orientações Orientations |
3 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
18 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
1 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
764
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
02:11:36
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|