Curriculum Vitae

Paulo Cesar Azevedo Dias

Data da última actualização »Last update : 13/10/2013


Paulo Cesar Azevedo Dias. É Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 14 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 32 itens de produção técnica. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 87 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5598562843013791


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Paulo Cesar Azevedo Dias
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Dias, Paulo C.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Filosofia (Braga)
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos
Praça da Faculdade, 1
4710-297 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253206100
Fax: (+351)253201210
Correio electrónico: pcdias@braga.ucp.pt
Homepage: http://www.braga.ucp.pt/
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2010 Doutoramento
Phd
Psicologia da Saúde (4 anos » years) .
Universidad Miguel Hernandez, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Porto.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2004-2007 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação - Aprendizagem e Desenvolvimento (2 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2000-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (4 anos » years) .
Instituto Superior da Maia, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011 Curso de curta duração
Short course
Análise de Equações Estruturais.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa
Set/2011-Actual Professor Auxiliar
Out/2008-Jul/2011 Assistente

Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras
Set/2010-Actual Professor Coordenador
Set/2007-Jul/2010 Professor Adjunto
Out/2005-Jun/2007 Assistente 1º triénio

Associação para a Educação Profissional do Vale do Ave
Mai/2008-Out/2008 Técnico de 2ª Classe

Universidade Lusíada Porto
Nov/2006-Set/2008 Investigador Auxiliar

Instituto NunÁlvres
Set/2004-Jul/2006 Estagiário





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
SCENE: ProfeSsional development for an effective PBL approach: a practical experience through ICT-enables lEarning solutions (http://www.sceneproject.eu/)
Referência do projeto»Project reference: 519367-LLP-2011-IT-KA3-KA3MP.

2011-2013
GENIUS: plaGiarism or crEativity: teachiNg Innovation versUs Stealing (http://genius-project.eu/)
Referência do projeto»Project reference: 518603-LLP-1-2011-1-IT-COMENIU.
LLP

2009-2010
European Network on Exchange Early Detection Drug-consumption-European Network on Exchange Early Detection Drug-consumption
Referência do projeto»Project reference: 142375- LLP-1-2008-1-ES.
COMENIUS

2006-2008
Factores que promovem o sucesso escolar
Referência do projeto»Project reference: 83 235.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa para o Mindfulness, Membro fundador.
Actual O Direito de Aprender , Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Saúde e Comportamento, Membro.
Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Ago/2013 - Actual Sociedad Española de Pedagogía , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Rodrigues, Armindo; Casal, João; Dias, Paulo C. A. eds. 2013. Educação Especial: Por uma escola de, com e para todos ed. 1, 1 vol.. Mangualde: : Pedago Editora.
2. Dias, Paulo C. A. ed. 2013. Ensino da Psicologia: Reflexões e Práticas ed. 1. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa.
3. Rodrigues, Armindo; Casal, João; Dias, Paulo C. A. eds. 2012. (Con)textos de Educação Especial ed. 1. Odivelas: Pedago Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Dias, Paulo C; Bastos, Ana S. 2014. Application of the Personal Wellbeing Index with Portuguese adolescents.  In Encyclopedia of Quality of Life Research, 000 - 000. . New York: Springer.
2. Dias, Paulo C. A; Bastos, Ana S; Diáz, Julián; Gandra, Mário. 2013. A experiência, atitude e sentido de eficácia do professor de Educação Especial em Portugal.  In Educação Especial: Por uma escola de, com e para todos , 177 - 190. . Mangualde: Pedago Editora.
3. Moreira, Paulo; Dias, Paulo C. A; Vaz, Filipa M; Freitas, S.. 2012. Preditores do desempenho académico de alunos portugueses do Ensino Secundário.  In Promoção do sucesso educativo: Projectos de pesquisa , 189 - 283. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Cunha, Nuno; Flores, Pedro; Dias, Paulo C. A. 2012. O auto-conceito físico e a auto-regulação de pessoas com deficiência em função da prática desportiva.  In (Con)textos de Educação Especial , 63 - 88. . Odivelas: Pedago Editora.
5. Vieira, Daniela; Teixeira, Idalina; Barata, Deolinda; Dias, Paulo C. A. 2012. Crenças e atitudes dos professores perante a inclusão e o acesso dos alunos surdos à lingua Portuguesa.  In (Con)textos de Educação Especial , 35 - 62. . Odivelas: Pedago Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Moreira, Paulo A; Dias, Paulo; Vaz, Filipa M; Vaz, João M. 2013. "Predictors of academic performance and school engagement — Integrating persistence, motivation and study skills perspectives using person-centered and variable-centered approaches", Learning and Individual Differences 24, 1: 117 - 125.
2. Dias, Paulo C. A; Bastos, Ana S; Diáz, Julián; Gandra, Mário. 2013. "GENIUS, ¿Plagio o creatividad? Aportes para una discusión sobre las prácticas pedagógicas", Bordón. Revista de Pedagogía 3, 65: 9 - 23.
3. Rodriguez, José G. d. C; Dias, Paulo C. A; Perim, Paulo. 2012. "Auto-regulação e consumo de substâncias na adolescência", Psicologia: Reflexão e Crítica 25, 02: 238 - 247.
4. Rodriguez, José G. d. C; Dias, Paulo C. A; Diáz, Julián; Castillo-López, Alvaro. 2012. "The mediating role of self-regulation in cigarette smoking and alcohol use among young people", Anales de Psicologia 28, 1: 1 - 10.
5. Azevedo, Ângela S; Dias, Paulo C; Salgado, Ana; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Barbosa, Andreia. 2012. "Teacher-student relationship and self-regulated learning in portuguese compulsory education", Paidéia (Ribeirão Preto) 22, 52: 197 - 206.
6. Rodriguez, José G. d. C; Dias, Paulo C. A; Diáz, Julián; Bastos, Ana S; Castillo-López, Álvaro G. d; López-Sánchez, Carmen; Maciá, Diego. 2012. "Adaptación de las escalas de actitudes hacia el tabaco, el alcohol y otras drogas en adolescentes portugueses", Health and Addictions 12, 1: 79 - 99.
7. Moreira, Paulo; Dias, Paulo C. A; Petracchi, Paulo; Vaz, Filipa M. 2012. "Características psicométricas do Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores", Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 3, 1: 15 - 38.
8. Dias, Paulo C. A; Moreira, Paulo; Petracchi, Paulo; Vaz, Filipa M; Duarte, António. 2012. "Características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem em estudantes do Ensino Secundário", Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 3, 1: 67 - 79.
9. Moreira, Paulo; Dias, Paulo C. A; Vaz, Filipa M; Rocha, Cláudia; Monteiro, Juliana; Vaz, João M. 2012. "Escolas Secundárias Portuguesas com melhores e piores resultados académicos: Dimensões do aluno, da família e da escola", Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 3, 1: 67 - 79.
10. Coutinho, Joana; Ribeiro, Eugénia; Ferreirinha, Raquel; Dias, Paulo C. A. 2010. "Versão Portuguesa da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional e a sua relação com sintomas psicopatológicos", Revista de Psiquiatria Clinica 37, 4: 145 - 151.
11. Moreira, P. A. S; Machado Vaz, F; Dias, P. C; Petracchi, P.. 2009. "Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Student Engagement Instrument", Canadian Journal of School Psychology 24, 4: 303 - 317.
12. Dias, Paulo C. A; Rodriguez, José G. d. C. 2009. "Auto-regulação, resiliência e consumo de substâncias na adolescência: Contributos da adaptação do Questionário Reduzido de Auto-regulação", Psicologia, Saúde e Doenças 2, 10: 205 - 216.
13. Dias, Paulo C. A; Fonseca, António M. 2007. "Motivação para a aprendizagem ao longo da vida", Investigação Educacional. , 6: 5 - 31.
14. Rodriguez, José G. d. C; Dias, Paulo C. A. 2007. "Análisis relacional entre los factores de protección, resiliencia, autorregulación y consumo de drogas", Revista Salud y Drogas 2, 7: 309 - 332.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Dias, Fernando; Flores, Pedro; Diáz, Julián; Dias, Paulo C. A. 2013. "A coordenação motora das crianças com e sem perturbação intelectual leve ", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
2. Dias, Paulo C. A; Bastos, Ana S. 2012. "O fenómeno do plágio no ensino secundário: dados preliminares", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.
3. Leal, Ana R; Dias, Paulo C. A; Diáz, Julián. 2012. "Percepção dos pais em relação à inclusão", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga.
4. Dias, Paulo C. A; Bastos, Ana S; Melo, Filipa; Teixeira, Patrícia; Moreira, Sandra; Marques, Liliana. 2012. "Dislexia: Conhecimentos e atitudes dos professores em relação à dislexia: acerca da adaptação de um instrumento", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga.
5. Dias, Paulo C. A; Sorte, António; Garcia, Carla; Bastos, Ana S; Leal, Ana R. 2012. "Construtivismo, atitudes e eficácia dos professores em relação ao computador: Contributos da adaptação de duas escalas", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga.
6. Dias, Paulo C. A; Sorte, António; Pinto, Jacinto; Diáz, Julián. 2011. "Utilização das ferramentas Web 2.0: Atitudes e auto-eficácia dos professores", Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança.
7. Dias, Paulo C. A; Flores, Pedro; Magalhães, Teresa; Diáz, Julián. 2011. "Prevalência de crianças com défice psicomotor no ensino pré-escolar", Trabalho apresentado em VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social, In VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social, Braga.
8. Dias, Paulo C. A; Oliveira, Sofia. 2010. "Estudos preliminares de adaptação da Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI) com alunos do 4º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, In I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.
9. Bastos, Ana S; Dias, Paulo C. A. 2010. "Adaptação do Questionário de Objectivos de Realização do Patterns of Adaptative Learning Scales para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga.
10. Dias, Paulo C. A; Rodriguez, José G. d. C. 2009. "Auto-regulação e consumo de substâncias na adolescência", Trabalho apresentado em 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa, In Actas do 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa , Braga.
11. Dias, Paulo C. A; Bastos, Ana S; Barbosa, Andreia; Oliveira, Sofia. 2009. "Construção e Validação do Inventário de Processos de Sala de Aula", Trabalho apresentado em XII Congresso Galaico-Portugues de Psicopedagogia, In Actas do XII Congresso Galaico-Portugues de Psicopedagogia, Braga.
12. Dias, Paulo C; Rodriguez, José G. d. C. 2009. "Auto-regulação e consumo de substâncias na adolescência", Trabalho apresentado em 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa , In Actas do 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa , Braga.
13. Dias, Paulo C. A; Rodriguez, José G. d. C; Schwarzer, Ralph. 2008. "Estudo de adaptação da Escala de Auto-Regulação para a população Portuguesa", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e contextos , Braga.
14. Dias, Paulo C. A; Fonseca, António M. 2007. "Motivação para a aprendizagem ao longo da vida", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, In Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, Funchal.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Dias, Paulo C. A; Lloret, Daniel; Perona, Victor C. 2011. "European Network on Exchange Early Detection Drug-consumption: uma experiência Comenius", Revista Pessoas & Sintomas, 14: 20 - 23.
2. Dias, Paulo C. A; Azevedo, Ângela S. 2008. "Relação Pedagógica e o Sucesso Académico... uma reflexão", Pessoas & Sintomas, 6: 20 - 26.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Dias, Paulo C. A; Moreira, Paulo. 2009. "Preditores do desempenho académico em alunos portugueses do 12º ano". Porto: Universidade Lusiada.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Dias, Paulo C. A; Carvalho, Marta; Leal, Ana R. Novas respostas para velhos desafios em Educação Especial: O contributo das estratégias empiricamente validadas ,I Congresso de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendedorismo Social,Alfândega da Fé,2013 (Comunicação).
2. Dias, Paulo C; Bastos, Ana S; Diáz, Julián; Gandra, Mário. GENIUS - ¿plaGio o crEatividad? Aportes para una discusión sobre las prácticas pedagógicas,I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo,Santander,2013 (Comunicação).
3. Dias, Paulo C; Bastos, Ana S. A Epidemia do plágio: O que nos pode dizer acerca do ensino e da aprendizagem?,XX International Conference on Learning,Rodes,2013 (Comunicação).
4. Dias, Paulo C. Deteção Precoce do Risco do Consumo: Contributos do projecto ENEEDD,Congresso Internacional "Recuperar é possível". ,Odivelas,2013 (Comunicação).
5. Dias, Paulo C; Mergendoller, John; Bastos, Ana S. Problem-based learning in Portugal: Contributes of the SCENE project to promote teachers/trainers skills for the 21st century,Spring Conference of the Association for Teacher Education in Europe,Riga,2013 (Comunicação).
6. Dias, Paulo C; Bastos, Ana S. Plagiarism phenomenon in European countries: Results from GENIUS project,5th World Conference on Educational Sciences,Roma,2013 (Comunicação).
7. Dias, Paulo C; Bastos, Ana S. Plagiarism in Portugal – secondary teachers’ perceptions,5th World Conference on Educational Sciences,Roma,2013 (Comunicação).
8. Dias, Paulo C; Leal, Ana R; Diáz, Julián. Percepciones de los maestros de la enseñanza sobre la inclusión: datos preliminares,I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo,Santander,2013 (Poster).
9. Costa, Luciana; Macedo, Celmira; Diáz, Julián; Dias, Paulo C. As Práticas de Intervenção Precoce no Norte do País,I Congresso Ibérico de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendorismo,Alfândega da Fé,2013 (Poster).
10. Raquel, Tânia; Ferreira, La S; Fernandes, Ma. L; Moura, Célia; Macedo, Celmira; Leal, Ana R; Dias, Paulo C. Percepções das famílias sobre as práticas da intervenção precoce,I Congresso Ibérico de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendorismo,Alfandega da Fé,2013 (Poster).
11. Pinto, Isabel P; Macedo, Celmira; Dias, Paulo C. A Formação Parental em NE: o efeito nas competências emocionais,I Congresso Ibérico de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendorismo,Alfandega da Fé,2013 (Poster).
12. Dias, Paulo C; Bastos, Ana S; Diáz, Julián; Gandra, Mário. A experiência, atitude e sentido de eficácia do professor de Educação Especial em Portugal,I Congresso de Educação Especial do ISCE,Felgueiras,2012 (Comunicação).
13. Barata, Deolinda; Dias, Paulo C. A; Leite, Rita. Percepções dos professores acerca da inclusão de crianças com paralisia cerebral: contributos para a construção de um instrumento,IV Congresso Internacional de Psicologia da Educação,2011 (Poster).
14. Lloret, Daniel; Bodnariu, Alexader; Hazincop, I; Perona, Victor C; Pertusa, Monica G; Moriano, Juan A; Vázquez, Alexandra; Dias, Paulo C. A. European Network on Exchange Early Detection Drug-comsumption. Revisión de programas de prevención,XXXVIII Jornadas Nacionales Socidrogalcohol,2011 (Poster).
15. Dias, Paulo C. A; Ferreira, Ana. Construindo pontes na educação especial: Papel da colaboração entre professores do ensino regular e especial e sua eficácia,Congresso Educação e Sociedade,Lisboa,2011 (Comunicação).
16. Dias, Paulo C. A. Colaboração docente e respostas inclusivas na escola,Congresso Emergente,Felgueiras,2011 (Comunicação).
17. Dias, Paulo C. A; Amorim, Clara; Veloso, João. Phonological processes uses in four and a half years old European Portuguese Children,Summer School of Linguistics,Braga,2011 (Poster).
18. Dias, Paulo C. A. Stress e burnout: A força do que acreditamos,Seminário “Burnout: Depressão, ansiedade e stress ocupacional”,Guimarães,2011 (Comunicação).
19. Dias, Paulo C. A. Plagiarism Phenomenon in Portugal: State of Art and Trends,International Workshop “Didatics and creativity agains Plagiarism”,Roma,2011 (Comunicação).
20. Dias, Paulo C. Stress e burnout: A força do que acreditamos,Seminario “Burnout: Depressão, ansiedade e stress ocupacional”,Guimarães,2011 (Comunicação).
21. Azevedo, Ângela S; Dias, Paulo C. A; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana; Fonte, Dora; Wubbels, Theo; Brok, Pery d. Exploring teacher-students interaction and school achievement of younger students: Contributes of the Questionnaire on Teacher Interaction adaptation to Portuguese context,International Conference on Interpersonal Relationships in Education,2010 (Poster).
22. Azevedo, Ângela S; Dias, Paulo C. A; Xardo, Sandra. Self-concept, self-regulation and school success in 11th graders,12th International Conference on Motivation,2010 (Poster).
23. Dias, Paulo C. A; Moriano, Juan A; Vázquez, Alexandra; Lloret, Daniel; Samorinha, Ana C. Formação de professores e prevenção do consumo de drogas. Contributos de um curso de formação à distância,V Simpósio Nacional Educação e Protecção Face à(s) Toxicodependência(s),2010 (Poster).
24. Dias, Paulo C. Prevenção do Alcoolismo,Semana Cultural de Guimarães,Guimarães,2009 (Comunicação).
25. Leal, Miguel; Dias, Paulo C. A; Inglês, Cândido; Capdevilla, Lluís. Estudo exploratório da adaptação do questionário de Auto-relato dos Motivos para a Prática do Exercício Físico junto de professores do Ensino Básico ,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e contextos,2008 (Poster).
26. Dias, Paulo C. Motivação para a aprendizagem ao longo da vida,Educação para o sucesso: políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação).
27. Dias, Paulo C. Aprender ao longo da vida,Projecto Emergente,Felgueiras,2006 (Comunicação).
28. Dias, Paulo C. Crescer a brincar e a prevenção das toxicodependências,Colóquio Educações,Felgueiras,2005 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Dias, Paulo C. A. I Congresso de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendedorismo Social,2013 (Congresso).
2. Dias, Paulo C. A. I Congresso de Educação Especial, no Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras,2012 (Congresso).
3. Dias, Paulo C. A. I Congresso de Educação Especial, no Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas,2012 (Congresso).
4. Dias, Paulo C. A. II Congresso Pessoas e Sintomas: Conferências sobre cognição e envelhecimento - discursos e boas práticas,2011 (Congresso).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Joana Daniela Neto Bonjardim , Crenças sobre a auto-regulação da aprendizagem: contributos para a adaptação de uma escala para professores, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Ângela Mariana Sousa Dias Bravo, Regulação emocional em crianças com comportamentos escolares disruptivos, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Paula Cristina Teixeira de Sousa , Discalculia: percepções dos professores do 1º CEB, 2013. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
4. Alda Oliveira Novais , A auto e heterorregulação em crianças com Necessidades Educativas Especiais, 2013. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
5. Carla Patrícia Teixeira Barbosa , Alunos com Traumatismo Cranio encefálico (TCE): quais são as principais dificuldades que os professores detetam na sala de aula?, 2013. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
6. Susana Gonçalves Mota , Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual: o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito, 2012. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
7. Anabela Ferreira Pereira , Impacto das crenças e práticas dos educadores de infância na auto-regulação das crianças, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
8. Juliana Filipa Ferreira de Sousa , Perspectiva dos pares sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
9. Liliana Sousa , Crenças dos professores do primeiro ciclo face a problemas de linguagem escrita, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
10. Guiomar de Jesus Alves Machado , O envolvimento parental: numa educação para a inclusão, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
11. Bruno Miguel Pinto Teixeira , Crenças dos professores face à dislexia, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
12. Susana Cristina Castelo Campos Ferreira , A qualidade de vida nas famílias das crianças com e sem necessidades educativas especiais, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
13. Silvia Alexandra Oliveira Leal Ferreira , Atitude dos pais face à inclusão escolar das crianças com necessidades educativas especiais, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
14. Ana Paula Viegas da Silva Rodrigues , A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: conceitos, percepções e crenças dos educadores de infância, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
15. Sofia Barros Oliveira , O impacto do contexto de sala de aula nas concepções pessoais de inteligência, auto-estima global e sucesso escolar dos alunos do 4º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
16. Ana Sofia Bastos , A Percepção do Contexto de Sala de Aula, as Emoções Académicas e a Motivação para a Aprendizagem na Disciplina de Matemática, 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
17. Ana Rita Fernandes Leite , Percepção dos professores acerca da inclusão das crianças portadoras de paralisia cerebral no ensino regular, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Co-orientador).
18. Luciana Andreia Alves Costa , Avaliação das práticas de intervenção precoce no norte do país, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
19. Andreia de Lemos Pereira , Competência emocional das famílias de crianças com NEE: face à problemática da criança, 2011. (Orientador).
20. Isabel Maria Moreira Pinto , A formação parental em NEE: o efeito nas competências emocionais, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
21. Catarina Carla Ferreira Guilherme , Famílias de crianças com NEE: Necessidades e optimização de competências familiares, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
22. Ana Catarina Ferreira da Silva , A Formação do professor face à problemática da Sobredotação: Da identificação às respostas educativas para alunos com sobredotação no pré-escolar e no primeiro ciclo, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
23. Márcia Alexandra Martins da Fonseca , A Educação Especial na formação inicial de professores, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
24. Silvia Anabela Lopes Amorim , A Educação Especial na formação contínua de professores, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
25. Elisabete Cabeceiro Curopos , Dislexia no contexto escolar: uma investigação sobre os métodos utilizados pelos professores, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
26. Liliana Eunice da Costa Aires Faria Marques , O suporte social e as necessidades das famílias de crianças com NEE, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (Orientador).
27. Liliana Maria Carvalho de Sousa , Avaliação das práticas de intervenção precoce no norte do país: a perspectivas dos pais, 2011. (Orientador).
28. Eva Alexandra Ferreira Miranda , Qualidade de vida: institucionalizados vs não institucionalizados. Vida com sentido ou consentida?, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Joaquim Garcia Carrasco; Joaquim José Jacinto Escola; Dias, Paulo Cesar; Amparo Jiménez Vivas; María Isabel Calvo Álvarez; Ignacio González López; Carlota de León Huertas. Participação no júri de Celmira da Conceição M. Macedo. A competência emocional nas famílias de pessoas com necessidades especiais (NE): - Desenho, implementação e avaliação de um programa de educação emocional e parental: “Escola de pais.nee”, 2013. Tese (Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación) - Universidad de Salamanca.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Dias, Paulo Cesar Azevedo. Psicologia , Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Dias, Paulo Cesar Azevedo. Psicologia: Reflexão e Crítica, desde 2012/12/18, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Dias, Paulo Cesar Azevedo. Health and Addictions, desde 2012/12/09, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
39

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
32

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
32

Total
Dados complementares
(Additional data)
32

Orientações
Orientations
28
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 2798 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 06-11-2013 às 23:57:38
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis