Curriculum Vitae

Natascha van Hattum-Janssen

Data da última actualização »Last update : 02/11/2012


Natascha van Hattum-Janssen. Concluiu Educação pela Universidade do Minho em 2004. É Investigador Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 28 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 26 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 2 em Portugal. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 57 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Engineering education, Aprendizagem, PLE, Higher education, Avaliação, Assessment, Formação de professores, Desenvolvimento Curricular, Engineering Education e Ensino em História e Geografia.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7467862621769212


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Natascha van Hattum-Janssen
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
van Hattum-Janssen, N.
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604249Extensão: 604786
Fax: (+351)253604248
Correio electrónico: nvanhattum@ie.uminho.pt
Homepage: www.cied.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2004 Doutoramento
Phd
Educação.
Universidade do Minho, Portugal.

1989-1995 Mestrado
Master degree
Educação (Toegepaste Onderwijskunde).
University of Twente, Países Baixos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Fev/2008-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Católica Portuguesa
Nov/2004-2006 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Mai/2004-Dez/2004 Outra Situação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2000-Abr/2004 Outra Situação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2000-Abr/2004 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade do Minho
Nov/2011-Nov/2011
Curso»Academic program: Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Docência para a Unidade Curricular Concepção e Avaliação de Dispositivos de Formação e Mediação do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão da Formação(Docente)


Mai/2011-Mai/2011
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Docência para a Unidade Curricular Seminário em Investigação em Desenvolvimento Curricular(Docente)




Universidade Católica Portuguesa
Out/2004-Nov/2006
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Seminário em Projeto em Administração e Organização Escolar do Mestrado em Ciências da Educação(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade do Minho
Abr/2012-Actual
Consultor para processos de acreditação para a Universidade Portucalense


Jan/2005-Fev/2005
Responsável pela avaliação da primeira edição do semestre baseado em projetos da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial


Jan/1998-Dez/1999
Responsável pelo projeto de melhoria de resultados de aproveitamento de Análise Matemática I e II para todos os cursos de engenharia






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade do Minho
Out/2010-Actual
Atividade realizada»Activity:

Colaboração com a equipa docente da Unidade Curricular UCE15 do Mestrado em Engenharia Informática como especialista em avaliação


Fev/2005-Actual Instituto de Educação
Atividade realizada»Activity:

Membro da Equipa de Coordenação dos Semestres Project-Led Education do Mestrado Integrado em Engenahria e Gestão Industrial






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
Responsabilidade Social Universitária-Academic Social Responsibility
Referência do projeto»Project reference: Projeto exploratório.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho; Universidade de Corunha; Universidad de Aguascalientes; Universidad de Guanajuato.

2012-2015
Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior-Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/116674/2010.
FCT TDC
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Algarve; Universidade de Évora; Universidade de Coimbra; Universidade de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Bem).
Fala
Speaking
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Razoavelmente).

Reading
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Bem).
Escreve
Writing
Holandês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Alemão (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2012 - Actual SPEE - Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, Membro.
Abr/2011 - Actual Associação PAEE - Projetos para a Aprendizagem e Ensino nas Engenharias, Membro fundador.
Presidente.
Fev/2011 - Actual ANICT - Associação para a Investigação em Ciência e Tecnologia, Outros (especifique).
Presidente da Assembleia Geral.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Campos, L.C.; Dirani, E.A.T.; Manrique, A.L.; van Hattum-Janssen, N. eds. 2012. Project Approaches to Learning in Engineering Education ed. 1, 1 vol., ISBN: 9879460919565. Rotterdam: Sense Publishers.
Project approaches in engineering education are a relatively recent phenomenon in Portugal, Spain and Latin-America. Teachers, educational researchers and managers in engineering education are discovering the added value of team work, solving interdisciplinary open-ended problems in a meaningful learning environment that is similar to the professional context of future engineers. This book seeks to present a wide range of experiences of project approaches to engineering education, varying from mature to starting. It discusses different aspects of project approaches like project management, teacher training, assessment and institutional support. It also describes experiences taking place in a number of countries – Portugal, Brazil, the Netherlands, Denmark, Germany, Spain and Australia – in order to provide an overview of project approaches in different cultural backgrounds. It aims to encourage those who are considering project approaches in their own engineering education context, taking into account the advantages of training future engineers through project work, while being aware of the challenges that a shift from traditional education to a project may bring.

2. van Hattum-Janssen, N; Lima, R. M; Carvalho, D.. eds. 2011. Proceedings of the Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 3, ISBN: 978-972-8746-74-2. Guimarães: University of Minho.
3. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, D.; Lima, R. M. eds. 2010. Proceedings of the Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 000. Guimarães: CIEd | DPS in cooperation with SEFI CDWG.
4. Carvalho, D.; van Hattum-Janssen, N; Lima, R. M. eds. 2009. Proceedings of the First Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 000. Guimarães: CIEd | DPS in cooperation with the SEFI CDWG.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. van Hattum-Janssen, N. 2012. The role of Teachers in Projects.  In Project Approaches to Learning in Engineering Education The Practice of Teamwork, ed. Campos, L.C.; Dirani, E.A.T. , Manrique, A.L., 161 - 176. ISBN: 978-94-6091-956-5. Rotterdam: Sense Publishers.
2. van Hattum-Janssen, N. 2011. O papel dos professores nos projetos.  In O papel dos professores nos projetos, ed. Luis Carlos de Campos, Ely Antonio Tadeu Dirani & Ana Lúcia Manrique, 247 - 269. ISBN: 978-85-283-0429-9. São Paulo: EDUC.
3. van Hattum-Janssen, N. 2010. Competências transversais para engenheiros.  In Cadernos Sociedade e Trahalho - Competências, ed. Gabinete de Estratégia e Planeamento - Ministério de Trabalho e Segurança Social, 213 - 224. ISBN: 978-972-704-358-3. Lisboa : GEP/ Centro de Inormação e Documentação.
4. van Hattum-Janssen, N. 2009. Assessment of Project Based Learning Approaches: Who Assesses and who does not?.  In Innovation and assessment of engineering curricula., ed. Urbano Domingues, 69 - 76. ISBN: 978-84-692-2864-7. Valladolid: Universidad de Valladolid and SEFI CDWG.
5. de Graaff, E; van Hattum-Janssen, N. 2009. Workshop on innovation and assessment of engineering education.  In .). Innovation and assessment of engineering curricula. Valladolid, ed. U. Dominguez, 341 - 342. ISBN: 978-84-692-2864-7. Valladolid: Universidad de Valladolid and SEFI CDWG.
6. van Hattum-Janssen, N; Pimenta, P.. 2006. Peer and Self assessment in Portuguese Engineering Education.  In Self, Peer and Group Assessment in E-learning, ed. Tim S. Roberts, 64 - 84. ISBN: 1-59140-966-7. Hershey, PA: Information Science Publishing.
7. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M; Pacheco, J. A. 2002. Melhorar o processo de aprendizagem dos alunos através do método de avaliação.  In Contextos e dinâmicas da vida académica , ed. A.S. Pouzada, L.S. Almeida & R.M. Vasconcelos , 297 - 306. ISBN: 972-8692-04-8. Guimarães: Universidade do Minho.
8. Ribeiro, S.; Torres, L.; Vasconcelos, R. M; van Hattum-Janssen, N. 2002. Formação pedagógica (contínua) no contexto da Esola de Engenharia da Universidade do Minho: esboço de uma proposta.  In Contextos e dinâmicas da vida académica, 261 - 270. ISBN: 972-8692-04-8. Guimarães: Universidade do Minho.
9. Ribeiro, S.; Torres, L.; Vasconcelos, R. M; van Hattum-Janssen, N. 2002. Prática pedagógica: uma acção reflectida na formação pedagógica de docentes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.  In Contextos e dinâmicas da vida académica, 271 - 277. ISBN: 972-8692-04-8. Guimarães: Unviersidade do Minho.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. van Hattum-Janssen, N; Morgado, José C; Vieira, Flávia. 2012. "Academic development as educational inquiry? Insights from established practices", International Journal for Academic Development 17, 1: 33 - 45.
2. Lima, R.L.; da Silva, J; van Hattum-Janssen, N; Monteiro, S.B.S; de Souza, J. 2012. "Project-based learning course design: a service design approach", International Journal of Services and Operations Management 11, 3: 292 - 292.
3. Fernandes, João M; van Hattum-Janssen, N; Ribeiro, António N; Fonte, Victor; Santos, Luís P; Sousa, Pedro. 2012. "An integrated approach to develop professional and technical skills for Informatics Engineering Students", European Journal of Engineering Education 37, 2: 167 - 177.
4. Moura, I.C.; van Hattum-Janssen, N. 2011. "Teaching a CS Introductory Course: An Active Approach", Computers & Education 56, 2: 475 - 483.
5. van Hattum-Janssen, N; Mesquita, D.. 2011. "Teacher perception of professional skills in a project-led engineering semester", European Journal of Engineering Education 36, 5: 461 - 472.
6. van Hattum-Janssen, N; Lourenço, J. M. 2008. "Peer and self-assessment for first year students as a tool to improve learning", Journal of professional issues in engineering education and practice 134, 4: 346 - 352.
7. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, D.; Flores, M. A; Lima, R. M. 2007. "A case study on project led education in engineering: students' and teachers' perceptions. ", European Journal of Engineering Education 32, 3: 337 - 347.
This paper explores the extent to which students and teachers are able to acknowledge the strengths and weaknesses of a shift in the approach to teaching and learning from a traditional, teacher-centred perspective towards project- and learner-centred education. It reports on a case study aimed at exploring students’ and teachers’ perceptions of a project-led education course carried out at an engineering course at a Portuguese university. Data were collected through questionnaires, letters and interviews. Findings suggest, in spite of some negative experiences and final results for some of the students, a clear recognition of the benefits of a project-based approach to both the teaching staff as well as the students. Both are able to identify interdisciplinarity, high student motivation and the acquisition of soft skills as key features of project-led education.
8. van Hattum-Janssen, N; Lourenço, J. M. 2006. "Explicitness of criteria in peer assessment processes for first year engineering students", European Journal of Engineering Education 31, 6: 683 - 691.
This article will outline the motives for the implementation of peer assessment as put into action at the first year of the Civil Engineering course of the University of Minho. The implementation of new assessment methods was a consequence of the successful implementation of peer assessment at other engineering courses. During the semester, three assessment moments took place, in which students assessed the work of their peers. Assessment criteria were defined in a negotiation process between students and teacher. The students subsequently graded the work of their colleagues and had to provide a clear justification for each given grade. The aim of this method is to involve students in the subject, enhance their motivation and deepen their learning. Advantages and disadvantages of peer assessment are discussed. The results that have been obtained so far draw attention to the nature of assessment criteria and the corresponding explicitness.
9. van Hattum-Janssen, N; Pacheco, J. A; Vanconcelos, R. M. 2004. "The accuracy of student grading in first-year engineering courses", European Journal of Engineering Education 29, 2: 291 - 298.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sánchez-Fernández, M.D.; van Hattum-Janssen, N; Torres, K.L.; Portillo, H.P.L.. 2012. "Responsabilidade Social: perceções dos estudantes em torno do conceito e das práticas no contexto universitário e mundo profissional", Trabalho apresentado em II Seminário Intermnacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", In II Seminário Intermnacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" Livro de Programa e Resumos, Braga.
A responsabilidade social propõe um novo modelo de gestão no qual as organizações são convidadas a alcançarem os seus objetivos de criação de valor em três dimensões centrais: social, económica e ambiental. No Ensino Superior, esta é uma temática que tem vindo a conquistar crescente protagonismo, não apenas ao nível das práticas institucionais mas, também, dos curricula dos cursos ministrados e da investigação. Permanece, no entanto, algum desconhecimento em torno do conceito e das práticas a este associadas. Procurando conhecer as representações dos estudantes universitários, criou-se um projeto internacional, envolvendo: Espanha; Portugal e México. No presente trabalho dão-se a conhecer os resultados de um estudo que envolveu 95 alunos de mestrado das áreas de: (i) Artes, (ii) Educação; (iii) Engenharia e Tecnologias; e (iv) Economia e Gestão. As suas perceções foram recolhidas através de grupos focais. A maioria dos alunos já ouviu falar do conceito de Responsabilidade Social, associando-o à prática do “bem comum” e à “ajuda a outrem”. Revelam conhecer exemplos variados, desde a separação de lixo até à Greenpeace, ou da atenção para a injustiças na Universidade até campanhas de plantação de árvores. Quanto aos motivos entendidos como estando subjacentes à adesão das organizações a práticas de Responsabilidade Social, o “fazer o bem pela sociedade” surge no discurso de alguns, mas, a maioria aponta motivos associados à auto-promoção da imagem. Os alunos identificam poucas práticas consolidadas no âmbito das suas instituições. .
2. van Hattum-Janssen, N; Fernandes, J.M.. 2011. "Peer-assessment in projects: an analysis of qualitative feedback", Trabalho apresentado em International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE2011), In Proceedings of the International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, Lisboa.
3. Alves, A.; van Hattum-Janssen, N. 2011. "Hands-on simulation in classroom to teach new concepts and to prepare future industrial engineers as operator´s instructors", Trabalho apresentado em International Symposium on project Approaches in Engineering Education (PAEE2011), In Proceedings of the International Symposium on project Approaches in Engineering Education, Lisboa.
4. van Hattum-Janssen, N; Fischer, A.; Moreira, F.. 2011. "Presentation skills for engineers: Systematic interventions in a project-based learning course", Trabalho apresentado em SEFI Annual Conference, In Proceedings of the SEF Annual Conference, Lisbon.
5. van Hattum-Janssen, N. 2010. "Team-based curriculum development for project approaches in engineering education", Trabalho apresentado em International IGIP-SEFI Annual Conference, In Proceedings of the Joint International IGIP-SEFI Annual Conference 2010. Diversity unifi es – Diversity in Engineering Education, Trnava.
6. van Hattum-Janssen, N; Morgado, J.C.. 2010. "Desenvolvimento académico no ensino superior: um estudo sobre a realidade nos EUA", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudanças, In Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudanças: Tensões e Possibilidades , Braga.
7. van Hattum-Janssen, N. 2009. "Student perceptions of group work", Trabalho apresentado em 37th Annual SEFI Conference, In Proceedings of the 37th Annual SEFI Conference, Rotterdam.
8. van Hattum-Janssen, N; Pacheco, J. A. 2009. "Transversal competences in Engineering Curricula", Trabalho apresentado em IAACS Conference, In Proceedings of the IAACS Conference, Stellenbosch.
9. van Hattum-Janssen, N. 2009. "Staff Development for Project Led Engineering Education: the Portuguese case", Trabalho apresentado em International Research Symposium on PBL, In Proceedings of IRS PBL, Melbourne.
10. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, J.A.. 2009. "Transversal competencies in first-year subjects: preparing for lifelong learning", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Proceedings of the 16th European Conference on Reading, Braga.
11. Vasconcelos, R. M; Abreu, M.J.; van Hattum-Janssen, N. 2009. "Ensino por projecto: desenho metodológico", Trabalho apresentado em Seminário O Processo de Bolonha na Universidade do Minho - Orientações e Práticas, In Actas do Seminário O Processo de Bolonha na Universidade do Minho - Orientações e Práticas, Braga.
12. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2008. "The tutor in project-led education: evaluation of tutor performance", Trabalho apresentado em SEFI 2008, In SEFI 2008 Conference Programme, Aalborg.
13. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2008. "The role of the tutor in project-led education: the development of an evaluation instrument", Trabalho apresentado em X International Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH'2008, In Proceedings of the X International Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH'2008, Santos.
14. van Hattum-Janssen, N; Vanconcelos, R. M. 2007. "Curriculum development for project-based engineering education: how to include soft skills", Trabalho apresentado em SEFI 2007, In SEFI Proceeding, Miskolc.
15. van Hattum-Janssen, N; Vanconcelos, R. M. 2007. "Perception of peer assessment by Civil Engineering students", Trabalho apresentado em Intrenational Conference on Engineering and Computer Education, In Proceedings of the International Conference on Engineering and Computer Education, Santos.
16. van Hattum-Janssen, N; Vanconcelos, R. M; Pacheco, J. A. 2007. "As competências transversais no desenho curricular no ensino superior", Trabalho apresentado em IX Conferência da Sociedade Portuguesa da Educação, In Actas da IX Conferência da Sociedade Portuguesa da Educação, Funchal.
17. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2007. "Project-led education in engineering courses: competencies to include", Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, In Proceedings of the International Conference on Engineering Education, Coimbra.
18. van Hattum-Janssen, N; Vanconcelos, R. M. 2006. " Initiatives for Quality Improvement in Portuguese Engineering Education", Trabalho apresentado em SEFI 2006 34th Annual Conference Engineering Education and Active Students, In Proceedings of the SEFI 2006 34thAnnual Conference Engineering Education and Active Students, Uppsala.
19. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2006. "A atitude crítica dos alunos na hétero-avalição", Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro), In VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro): Globa~lização e (des)igualdades: os desafios curriculares, Braga.
20. van Hattum-Janssen, N; Lourenço, J. M. 2005. "Peer assessment and group work in Civil Engineering education", Trabalho apresentado em 5th AECEF Symposium on Civil Engineering in the next decade (ASCEND), In Proceedings of the 5th AECEF Symposium on Civil Engineering in the next decade (ASCEND), Helsinki.
21. Alves, M.P.; Vieira, F.; van Hattum-Janssen, N. 2005. "Representações e práticas de inovação pedagógica", Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Castelo Branco.
22. van Hattum-Janssen, N; Pacheco, J. A; Vasconcelos, R. M. 2003. "A prática de avaliação realizada pelos alunos", Trabalho apresentado em III Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, In Actas do III Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo.
23. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M; Pacheco, J. A. 2002. "Preliminary study of the integration of first year students at engineering courses", Trabalho apresentado em 7th Interamerican Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH), In Proceedings of the 7th Interamerican Conference on Engineering and Technology Education, Santos.
24. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M. 2001. "Qualidade do processo de aprendizagem dos alunos em engenharia", Trabalho apresentado em II Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, In Actas do II Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo.
25. Janssen, N.; Vasconcelos, R. M; van Hattum-Janssen, N. 1997. "Problems in group work at the Business Informatics Course", Trabalho apresentado em International Conference on Project Work in University studies, In Proceedings of the International Conference on Project Work in University studies, Roskilde.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. van Hattum-Janssen, N; Fernandes, S.. 2010. "Project Approaches in Engineering Education: Research in Practice", Trabalho apresentado em Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, In Proceedings of the Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE2010), Barcelona.
2. van Hattum-Janssen, N; Vasconcelos, R. M; Vaz, E.. 2000. "Influence of assessment frequency on final exam results", Trabalho apresentado em Intertech 2000, In Proceedings of the VI Interamerican Conference on Engineering and Technology Education, Cincinnati.
3. van Hattum-Janssen, N; Vaz, E.; Vasconcelos, R. M. 1999. "Um estudo das possibilidades para melhorar os resultados de Análise Matemática I para Engenharia de Polímeros", Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, In Actas do I Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo.

Outra produção científica
Other scientific production
1. van Hattum-Janssen, N; Sánchez Fernández, M. D; Caires, Susana; Khan, Sheila. 2012. "Social responsibility in engineering curricula". Thessaloniki, Grécia: SEFI.
2. van Hattum-Janssen, N; Fernandes, João M. 2012. "Peer feedback: quality and quantity in large groups". Thessaloniki: SEFI.
3. Gómez Puente, S; van Hattum-Janssen, N; Campos, Luiz C. 2012. "A comparative study of teachers´ perceptions of design-based learning". São Paulo: Universidade do Minho.
4. Pereira Pinto, D; Gomes, Francisco; Carvalho, Dinis; van Hattum-Janssen, N; Lima, Rui M. 2012. "Aprendizagem ativa na disciplina Eficiência Energética: um experimento metodológico". São Paulo: Universidade do Minho.



Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. van Hattum-Janssen, N. Trabalho de projecto e novos métodos de avaliação, 2010 (Extensão), promovido por Sociedade Portuguesa de Física.
Duração: 8 horas. Local: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
Mini-curso para docentes de Física no Ensino Secundário.

2. van Hattum-Janssen, N. Project-led education in Portugal, 2010 (Extensão), promovido por University of Dayton.
Duração: 2 horas. Local: Learning and Teaching Center, University of Dayton, Cidade: Dayton, Ohio, Tipo de participação: Docente.
Invited lecture at the Faculty Exchange Series of the LTC.
3. van Hattum-Janssen, N. Project-led education in Portugal, 2010 (Extensão), promovido por Cedarville University.
Duração: 2 horas. Local: Cedarville University, Cidade: Cedarville, Ohio, Tipo de participação: Docente.
Invited lecture on project-led education in Portugal at Cedarville University in Cedarville Ohio.
4. van Hattum-Janssen, N. Planificação da Unidade Curricular e Aprendizagem por Projecto, 2010 (Especialização), promovido por Universidade Portucalense.
Duração: 9 horas. Local: Universidade Portucalense, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
5. van Hattum-Janssen, N. Novos métodos de avaliação, 2009 (Extensão), promovido por Ganinete de Avaliação e Qualidade do ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
6. van Hattum-Janssen, N. Formação para os alunos da Licenciatura em Geografia – apresentação oral de trabalhos , 2009 (Outra), promovido por Direção do Curso da LIcenciatura em Geografia.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
7. van Hattum-Janssen, N. Planificação da unidade curricular , 2008 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
8. van Hattum-Janssen, N. Novos métodos de avaliação, 2008 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
9. van Hattum-Janssen, N. Formação para alunos do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros: Preparação para a Aprendizagem por Projeto , 2008 (Outra), promovido por Direção do Curso do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.
Duração: 6 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
10. van Hattum-Janssen, N. Aprendizagem por Projeto, 2007 (Extensão), promovido por Direção do Curso do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica.
Duração: 15 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
11. van Hattum-Janssen, N. Competências Transversais para Engenheiros (para todos os alunos do 1º ano dos cursos de engenharia), 2007 (Outra), promovido por Conselho de Cursos de Engenharia.
Duração: 45 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
12. van Hattum-Janssen, N. Formação para alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil na área de elaboração de dissertações , 2007 (Outra), promovido por Direção do Cursos do mestrado Integrado em Engenharia Têxtil.
Duração: 3 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
13. van Hattum-Janssen, N. Formação para alunos do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros: Preparação para a Aprendizagem por Projeto , 2007 (Outra), promovido por Direção do Curso do mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros.
Duração: 36 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
14. van Hattum-Janssen, N. Formação para alunos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial: preparação para Aprendizagem por Projeto, 2007 (Extensão), promovido por Direção do Curso do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial.
Duração: 6 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
15. van Hattum-Janssen, N. Formação para alunos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial: preparação para Aprendizagem por Projeto, 2006 (Outra), promovido por Direção do Curso do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial.
Duração: 6 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
16. van Hattum-Janssen, N. Novos Métodos de Avaliação, 2005 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
17. van Hattum-Janssen, N. Formação para Tutores do Projecto Interdisciplinar de Design e Marketing da Moda , 2005 (Extensão), promovido por Direção do Curso da Licenciatura em Ddesign e Marketing da Moda.
Duração: 8 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
18. van Hattum-Janssen, N. Formação para os alunos do 1º ano no âmbito do Projecto Interdisciplinar da Licenciatura em Design e Marketing da Moda , 2005 (Extensão), promovido por Direçao do Curso da Licenciatura em Design e Marketing da Moda.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
19. van Hattum-Janssen, N. Planeamento da Disciplina , 2004 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade de Ensino.
Duração: 12 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
20. van Hattum-Janssen, N. Novas Formas de Avaliação da Aprendizagem , 2004 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 12 horas. Local: Univerrsidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
21. van Hattum-Janssen, N. Novos Métodos de Avaliação, 2004 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Organizador.
22. van Hattum-Janssen, N. Novos Métodos de Avaliação, 2004 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
23. van Hattum-Janssen, N. Novos Métodos de Avaliação, 2004 (Extensão), promovido por Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
24. van Hattum-Janssen, N. Formação para os alunos do 4º ano da Licenciatura em Engenharia de Polímeros. , 2004 (Outra), promovido por Direção do Curso da Licenciatura em Engenharia de Polímeros.
Duração: 9 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
A formação estava centrada no trabalho em equipa, na comunicação oral e escrita e nas apresentações.
25. van Hattum-Janssen, N. Desenvolvimento Curricular para Directores do Curso , 2002 (Extensão), promovido por Conselho de Cursos de Engenharia.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. van Hattum-Janssen, N. Guia do Tutor para a Licenciatura em Sociologia,2004. 





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Isabel Vaz de Freitas, Gestão do curriculo no Ensino Superior: inovação na implementação do processo de Bolonha, 2009. (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Em curso
Ongoing
1. Danilo Pereira PInto, Avaliação de competências técnicas e transversais para uma proposta de metodologia de aprendizagem articulando PjBL e PBL, 2012. (Co-orientador).
Pós-doutoramento.
2. Francisco José Gomes, Proposta e Implementação de uma Estratégia Híbrida PBL/PjBL para o Curso de Engenharia Elétrica da UFJF, 2012. Universidade do Minho (Co-orientador).
3. Rita de Cássia M. T. Stano, A (in)visibilidade de uma pedagogia e as possíveis novas gramáticas no espaço acadêmico: de uma pedagogia negada para uma pedagogia vivida., 2012. Universidade do Minho (Co-orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. van Hattum-Janssen, N. Revisão para a 40th SEFI Annual Conference, 2012.
2. van Hattum-Janssen, N. Revisão para a 39th SEFI Annual Conference, 2011.
3. van Hattum-Janssen, N. Revisão de artigo para a revista Assessment & Evaluation in Higher Education, 2010.
4. van Hattum-Janssen, N. Revisão para a 38th SEFI Annual Conference, 2010.
5. van Hattum-Janssen, N. Revisão para a 37th SEFI Annual Conference, 2009.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Cláudia Costa Rodrigues. Aprender num contexto TEIP, 2012.  Dissertação (II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
2. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Márcia Isabel Anjo Moreira. Uma experiência de iniciação à prática profissional docente em História e Geografia, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da História e Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
3. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Marlene Costa Rodrigues. Diferenciar para fazer aprender História e Geografia, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da História e Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
4. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Sónia Maria Leite Ferreira Lopes. A importância da motivação nas aulas de História e Geografia, em territórios educativos de intervenção prioritária, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da História e Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
5. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Rui Miguel Silva Vieira. Novas Tecnologias no Ensino da História e Geografia, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da História e Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
6. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Ernesto Ricardo Martins de Oliveira. Investigação e Prática pedagógica em Contexto Escolar, 2012.  Dissertação (II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
7. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Celina Martins da Silva. Formação Docente em Contexto Real, 2012.  Dissertação (II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática) - Universidade Católica Portuguesa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. van Hattum-Janssen, N.. Participação no júri de Fernando José Fernandes Gonçalves. Educação para a Cidadania: A Prevenção de Riscos Ocupacionais , 2012. Exame de qualificação (Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais) - Universidade do Porto.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. van Hattum-Janssen, N.. Concurso externo para uma Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia com referência BTI(1)/CIEd-UM/2010., 2011.
Processo de seleção de um bolseiro para o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
2. van Hattum-Janssen, N.. Cconcurso externo para uma Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia com referência BGCT(1)/CIEd-UM/2011, 2011.
Processo de seleção de um bolseiro para o Centro de Investigação em Educação.
3. van Hattum-Janssen, N.. Concurso externo para uma Bolsa de Iniciação Científica com referência PTDC/CPE-CED/116674/2010, 2010.
Processo de seleção de um bolseiro para o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.



Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Fourth International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: Fourth International Symposium on Project Approaches in Engineering Education; Nome da Instituição: Associação PAEE; Cidade do evento: São Paulo / Pontífica Universidade Católica de São Paulo.
2. Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2011 (Simpósio).
Nome do evento: Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education; Nome da Instituição: Associação PAEE; Cidade do evento: Lisboa / Pavilhão Atlêntico.
3. Second Iberoamerican Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: Second Iberoamerican Symposium on Project Approaches in Engineering Education; Nome da Instituição: Universidade do Minho: CIEd e DPS; Cidade do evento: Barcelona / Universidade Politecnica de Catalunia.
4. First Iberoamerican Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2009 (Simpósio).
Nome do evento: First Iberoamerican Symposium on Project Approaches in Engineering Education; Nome da Instituição: Universidade do Minho: CIEd e DPS; Cidade do evento: Guimarães / Universidade do Minho.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. van Hattum-Janssen, N.. European Journal of Engineering Education, de 2008/07/10 até 2010/09/10, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Taylor and Francis.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
54

Livros e capítulos
Books and book chapters
13
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
28
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
25
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
4

Total
Produção técnica
Technical production
26

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
26

Total
Dados complementares
(Additional data)
25

Orientações
Orientations
4
Outros Trabalhos
Other production
5
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
8
Participação em Outros Júris
Other jury participation
3
Participação em Eventos
Event participation
4
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 2641 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 04:37:44
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis