Curriculum Vitae

Neusa Cristina Vicente Branco

Data da última actualização »Last update : 23/10/2013


Neusa Cristina Vicente Branco. É Assistente 1º triénio no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4953473460529854


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Neusa Cristina Vicente Branco
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Branco, Neusa Cristina Vicente
Categoria profissional
Position
Assistente 1º triénio
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Santarém
Escola Superior de Educação
Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais
Complexo Andaluz
2001-902 Santarém
Portugal
Apartado: 131
Correio electrónico: neusa.branco@ese.ipsantarem.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Educação, área de especialização em Didáctica da Matemática (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação, àrea de especialização Didáctica da Matemática (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1997-2002 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino da Matemática (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Santarém
Set/2007-Actual Assistente 1º triénio





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação de Professores de Matemática, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Honório, Cláudia; Martins, Cláudia; Branco, Neusa C. V; Colaço, Susana. 2011. A utilização dos blocos lógicos no Jardim de Infância: Uma experiência na formação inicial de educadores.  In Professores e infâncias Estudos e experiências, ed. Cecília Guimarães, Pedro Reis, 175 - 200. ISBN: 978-85-86305-94-8. Araraquara - SP: Junqueira & Marin Editores.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Branco, Neusa C. V. 2012. "A representação de relações e a generalização na exploração de tarefas de um ponto de vista algébrico: Um estudo com futuros professores e educadores", Interacções 8, 20: 234 - 254.
2. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2012. "The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking", Far East Journal of Mathematical Education 8, 2: 101 - 135.
3. Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa C. V. 2012. "Práticas profissionais dos professores de matemática", AIEM - Avances de Investigación en Educación Matemática, 1: 65 - 86.
4. Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa C. V. 2012. "Tarefas de exploração e investigação na aula de matemática", Revista Educação Matemática em Foco 1, 1: 9 - 29.
5. Ramos, Cecília; Branco, Neusa C. V. 2009. "Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em Matemática: A aprendizagem dos alunos e a prática do professor", Interacções 5, 12: 44 - 64.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2012. "As recentes orientações curriculares em Álgebra como ponto de partida para uma experiência de formação de professores dos primeiros anos", Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE , In Revisitar os Estudos Curriculares. Onde Estamos e Para Onde Vamos? , Lisboa.
2. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2012. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education", Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education , In Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education , Taipei, Taiwan.
3. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. 2012. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática", Trabalho apresentado em EIEM2012-Encontro de Investigação em Educação Matemática , In Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática , Castelo de Vide.
4. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2011. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino da Álgebra: Contributo de uma experiência de formação", Trabalho apresentado em SIEM XXII, In Atas do SIEM XXII, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Matos, Ana. 2008. "O simbolismo e o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos", Educação e Matemática, 100: 89 - 96.
2. Matos, Ana; Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2005. "Como vai o pensamento algébrico dos alunos? ", Educação e Matemática, 85: 54 - 60.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2011. "Situações de modelação na formação inicial de professores", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Ensino e aprendizagem da Álgebra, Póvoa do Varzim.
2. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2010. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, In Desafios teóricos e metogológicos, Aveiro.
3. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Matos, Ana. 2009. "O desenvolvimento do pensamento algébrico: Desafios na concretização do novo programa", Trabalho apresentado em ProfMat 2009, In Actas do ProfMat 2009, Viana do Castelo.
4. Matos, Ana; Branco, Neusa C. V; Silvestre, Ana I; Ponte, João P. 2008. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória", Trabalho apresentado em XII Simposio de la Sociedad Española de Investigación Matemática, XXVII de Investigação em Educação Matemática, XIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Investigação em Educação Matemática XII, Badajoz.
5. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2006. "Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
17

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5


Visualizações do curriculum [ 582 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 02:36:25
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis