Curriculum Vitae

Jorge Manuel Bento Pinto

Data da última actualização »Last update : 19/07/2013


Jorge Manuel Bento Pinto Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6013088876144741


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Jorge Manuel Bento Pinto
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pinto, Jorge
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Ciências da Educação
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha
Setúbal
2914-504 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800
Fax: (+351)265710810
Correio electrónico: jorge.pinto@ese.ips.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2002 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1974-1979 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia Aplicada (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1981-1983 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Psicologia da educação.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2004-Actual Professor Coordenador

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1993-Ago/2004 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1989-Ago/1990 Assistente 2º triénio

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1986-Ago/1989 Assistente 1º triénio

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/1979-Set/1986 Assistente





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2004-Set/2010
Curso»Academic program: Formação de professores em Musica para o Ensino Básico

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Coordenador do mestrado ensino do práescolar e 1º ciclo do Ensino Básico
  • Funamentos de Accão Pedagógica(Regente)
  • Estágio II curso de mestrado em Ensino Preí escolar e prof do 1 Ciclo(Regente)
  • Prática Pedagógica curso de mestrado em Ensino Preí (Regente)
  • Contextos educativos e Prática Pedagógica Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
  • Gestão e Administração Educacional Mestrado em Ensini de Inglês Francês(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Dez/2005-Jan/2006
Consultor






Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mai/2010-Actual Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação
- Presidente do conselho Técnico Cientifico da ESE






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2009-Abr/2011 Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

In several moments i had been colaborated with IEFP ( Portuguese Institute of Professional Trainning and Employement) in a concepcion of same pedagogigical training courses and as adviser for same other programmes






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2010 - Actual Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Membro.
vogal da secção da formação contínua.
Mar/2007 - Actual GEDEI, Membro.
Investigador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa..
Experiências de trabalho em sala de aula pelos membros do projecto AREA .
2. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Rodrigues, maria R. 2010. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O portefólio como um instrumentos de avaliação das aprendizagens, quer numa perspectiva formativa como sumativa.
3. Pinto, Jorge M. B; Munício, Pedro. 2010. Debate sobre avaliação. ed. 1. Lisboa: IEFP.
mesa redonda debate sobre perspectivas de avaliação.
4. Pinto, Jorge M. B; Lopes, Josó; Santos, Leonor; Brilha, João. 2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
material de formação para a formação profiossional.
5. Pinto, Jorge M. B; Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2006. Modelos de avaliação das aprendizagens. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.
Livro produzido para apoio aos docentes de avaliação.
6. Pinto, Jorge M. B. ed. 2002. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho) ed. 1, 1 vol.. Braga: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho.
7. Pinto, Jorge M. B. 1999. Psicologia da Aprendizagem. ed. 3. Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Avaliação na educação de infância,, ed. maria João Cardona; Célia Maria Guimarães, 00 - 00. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicisoma.
2. Pinto, Jorge. 2011. Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva.  In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., ed. Domingos Fernandes, 53 - 77. ISBN: 978 – 60911-42-4. Pinhais - Brasil: Editora Melo.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pinto, Jorge M. B. 2011. "Is assessment for learning possible in early school years? ", Procedia Social and Behavioral Sciences 1, 012: 283 - 289.
2. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education,, 14(3): 281 - 297.
Projecto AREA.
3. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach", PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4: 145 - 152.
Projecto AREA ( Avaliação Reguladora das Aprendizagens) IInstituto de Educação da Universidade de Lisboa: Escola Superior de Educação do IPSetúbal.
4. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor. 2009. "Self- Regulating Assessment in Mathematics", Bolema, nº 33: 15 - 25.
Projecto AREA (Avaliação reguladora das Aprendizagens).
5. Pinto, Jorge M. B; Bettencourt, Ana m. 2009. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos. ", Noesis , nº 78 : 31 - 35.
Artigo produzido no âmbito do Projecto TEIP: melhorar as aprendizagens educar para a cidadania. ESE/ IPS.
6. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2008. "Teacher`s oral feed-back and learning", CME ICME11 Topic study group 36, 11: 56 - 64.
Projecto AREA (Avaliação Reguladora das Aprendizagens) .


Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue", Trabalho apresentado em PME 36, In Proceedings of 36TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. I, Taipé.
2. Pinto, Jorge. 2012. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?", Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, In Atas do 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa.
3. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Feedback and Pupil`s Uniqueness", Trabalho apresentado em ECER 2012, In Procedings of ECER 2012, Cadiz.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Luís Carlos Rodrigues dos Santos, Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva, 2010. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
2. Cristina Gomes da Silva, Cidadania e autoridade na escola democrática, 2010. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
18

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
7
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3

Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Orientações
Orientations
2


Visualizações do curriculum [ 517 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 09-11-2013 às 18:06:08
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis