Curriculum Vitae

Luis Gonzaga Pereira Dourado

Data da última actualização »Last update : 20/09/2013


Luis Gonzaga Pereira Dourado. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros publicados. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 35 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2299229422174113


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luis Gonzaga Pereira Dourado
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Dourado, L.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: ldourado@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003 Doutoramento
Phd
Metodologia do Ensino das Ciências (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1994 Mestrado
Master degree
Mestrado em ensino de Biologia e Geologia (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1986 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em ensino de Biologia e Geologia (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Mai/2003-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Set/1995-Mai/2003 Assistente

Escola Secundária de Barcelinhos
Set/1988-Set/1995 Outra Situação

Escola Secundária de Miranda do Douro
Set/1987-Ago/1988 Outra Situação

Escola Secundária de Amares
Set/1986-Ago/1987 Outra Situação

Escola Secundária D. Maria II
Set/1985-Ago/1986 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Mai/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento




Universidade do Minho
Set/1995-Mai/2003






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Mai/2003-Actual




Universidade do Minho
Set/1995-Mai/2003






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento
Objectivos»Goals: - Investigar concepções, práticas e atitudes de professores de Ciências, no que respeita à introdução de inovações didácticas no ensino e na aprendizagem das ciências; - Analisar recursos e materiais didácticos (tradicionais e inovadores) quanto às suas potencialidades de promover a aprendizagem das ciências; - Avaliar acções de formação de professores com vista à inovação didáctica; - Avaliar estratégias inovadoras de ensino das Ciências.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Trabalho laboratorial e de campo; Ensino da Biologia e Geologia; Didáctica das Ciências; Metodologia do ensino da Biologia e Geologia.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-
Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas-Science Education for Citizenship through Problem Based Learning
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/108187/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2005-2006
Escrita - Construção e Expressão de Conhecimento [Writing - Knowledge Acquisition and Expression]
Referência do projeto»Project reference: POCI/CED/60155/2004.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2001-2006
PIN - Percursos investigativos na Educação Científica e Ambiental
Referência do projeto»Project reference: POCI/CED/34891/2000.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2001-2005
O ensino integrado das Ciências e da Tecnologia no Quadro da Gestão Flexível do Currículo da Educação Básica
Referência do projeto»Project reference: POCI/CED/33352/2000.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Leite, L.; Dourado, L.; Almeida, S.. 2012. A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de Técnicos Superiores de Educação: um estudo centrado nas percepções de estudantes universitários.  In Investigaciones sobre docencia universitaria y nuevas metodologías / Investigacións sobre docencia universitaria e novas metodoloxías, ed. Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros, 333 - 337. ISBN: 978-84-15524-02-1. Ourense: Educación Editora.
2. Dourado, L.. 2010. As Actividades Laboratoriais no Ensino da Geologia: um estudo centrado em Manuais Escolares do Ensino Secundário.  In Ciências Geológicas - Ensino e Investigação e sua História (Geologia Clássica), ed. J. M. Cotelo Neiva; A. Ribeiro; L. Mendes Victor; F. Noronha & M. Magalhães Ramalho, 595 - 605. ISBN: 978-989-96669-0-0. Lisboa: Associação Portuguesa de Geólogos - Sociedade Geológica de Portugal.
3. Dourado, L.. 2009. A didáctica da Biologia e Geologia e a investigação em Educação em Ciências: um estudo centrado na formação inicial de professores, na Universidade do Minho.  In Ensino, qualidade e formação de professores - Livro de Homenagem ao Professor Vítor Manuel Trindade, ed. Jorge Bonito, 245 - 262. ISBN: 978-989-95802-1-3. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
4. Dourado, L.. 2001. Trabalho prárico, trabalho laboratorial, trabalho de campo e trabalho experimental: contributo para uma clarificação de termos.  In (Re)Pensar o Ensino das Ciências, 13 - 18. . Lisboa: Ministério da Educação.
5. Dourado, L.; Freitas, M.. 2000. Actividade desenvolvida nas acções de formação.  In Ensino experimental das Ciências: Concepção e concretização das acções de formação, 12 - 35. . Lisboa: Ministério da Educação.
6. Dourado, L.. 2000. Avaliação das acções de formação pelos formandos: análise das respostas a questionários.  In Ensino experimental das Ciências: concepção e concretização das acções de formação, 65 - 74. . Lisboa: Ministério da Educação.
7. Dourado, L.; Freitas, M.. 2000. Contextualização geral das acções de formação.  In Ensino experimental das Ciências: Concepção e concretização das acções de formação, 13 - 34. . Lisboa: Ministério da Educação.
8. Pedrosa, M.; Dourado, L.. 2000. Trabalho prático e experimental no ensino das Ciências: pontos de vista dos professores.  In Ensino experimental das Ciências: Concepção e concretização das acções de formação, 59 - 83. . Lisboa: Ministério da Educação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.; Meireles, A.; Azevedo, C.; Alves, C.; Fernandes, C.; Silva, E.; Cabral, E.; Pinto, E.; Osório, J.; Vale, M.; Silva, M.; Ribeiro, M. T. 2013. "Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Perspetivas de professores de Ciências e Geografia", Journal of Science Education, Special Issue 14, 1: 28 - 32.
2. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.; Vilaça, T.; Vasconcelos, C.; Pedrosa, M. A; Afonso, A. S. 2012. "Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise", Educar em Revista 44, 2: 127 - 143.
3. Preto, I.; Freitas, M.; Dourado, L.; McCall, M.. 2011. "O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis", Indagatio Didactica 3, 1: 140 - 164.
4. Nunes, I.; Dourado, L.. 2009. "Concepções e práticas de professores de Biologia e Geologia relativas à implementação de acções de Educação Ambiental com recurso ao trabalho laboratorial e de campo", Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias 8, 2: 671 - 691.
5. Leite, L.; Dourado, L.. 2007. "Das reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências", Boletim Paulista de Geografia, 86: 95 - 122.
6. Dourado, L.. 2006. "Concepções e práticas dos professores de Ciências Naturais relativas à implementação integrada do trabalho laboratorial e do trabalho de campo", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 1, 1: 192 - 212.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.. 2011. "Sustainability in Earth WebQuests as Problem-Solving Activities: Can Physical Science Teachers Rely on Them?", Trabalho apresentado em ATEE 36th Annual Conference - "Teachers' Life-cycle from Initial Teacher Education to Experienced Professional", In Proceedings of the ATEE 36th Annual Conference, Riga.
2. Vasconcelos, C.; Torres, J.; Dourado, L.; Leite, L.. 2011. "Questions in Science textbooks: Do they prompt students' inquiry and Problem-Based Learning?", Trabalho apresentado em The ESERA 2011 Conference: Science learning and Citizenship, In E-Book Proceedings of the ESERA 2011 Conference: Science learning and Citizenship, Lyon.
3. Leite, L.; Dourado, L.; Gomes, A.. 2012. "As WebQuests e a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Um estudo centrado no tema Som e Luz", Trabalho apresentado em XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Santiago de Compostela.
Data do evento: 5, 6 e 7 de setembro de 2012.
4. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.; Fernandes, C.; Silva, E.. 2012. "O ensino de Transformação de Matéria e de Energia através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: opiniões de alunos e professores sobre a sua contribuição para a concretização da perspetiva CTS", Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico / III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências "Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências", In CTS 2012 - VII Seminário Ibérico / III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências "Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências", Madrid.
Data do evento: de 28 a 30 de setembro de 2012.

5. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.. 2012. "Teacher Education for Problem-Based Learning: Evaluation of an In-service Short Course Targeted to Science and Geography School Teachers", Trabalho apresentado em 37th ATEE Conference - Teacher Education Plicies and Professionalsation, In Proceedings of the 37th ATEE Conference - Teacher Education Plicies and Professionalsation, Eskisehir.
Data do evento: de 25 a 29 de agosto de 2012.

6. Leite, L.; Dourado, L.; Almeida, S.; Rodríguez Mendoza, J. 2011. "As nuvens e o nevoeiro: concepções de estudantes do Minho e da Galiza", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, In Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania, Braga.
7. Dourado, L.; Leite, L.; Soares, F.. 2010. "Learning Styles of students attending a 1st cycle leading to a degree in Education", Trabalho apresentado em ELSIN 2010 - XV Annual Conference of the European Learning Styles Information Network, In Proceedings of the 15th Annual Conference of the European Learning Styles Information Network, Aveiro.
28- a 30 de Junho de 2010.
8. Leite, L.; Dourado, L.; Esteves, E.. 2010. "Relotionships between students' reactions towards problem-based learning and their learning styles: Implications for science teaching and teacher education", Trabalho apresentado em ATEE 2010 Annual Conference, In ATEE 2010 Annual Conference Proceedings: Responsability, Challenge and Support in Teachers' Life-long Professional Development, Bruxelas.
9. Leite, L.; Dourado, L.. 2009. "From global warming to clouds and rain: an analysis of 9th graders' reasoning", Trabalho apresentado em ATEE 2009, In ATEE 2009 Annual Conference Proceedings, Palma de Maiorca.
10. Dourado, L.; Leite, L.. 2006. "Portuguese sciences teachers' use of laboratory activities before and after the school curriculum reorganization", Trabalho apresentado em ATEE Conference, In Proceedings of the ATEE Conference, Amesterdão.
11. Dourado, L.. 2005. "Trabalho Laboratorial no ensino das Ciências: um estudo sobre as práticas de futuros professores de Biologia e Geologia", Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica: Educación científica para la ciudadanía, In Actas VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica: Educación Científica para la ciudadanía, Granada.
12. Dourado, L.. 2004. "Integração do Trabalho Laboratorial e do Trabalho de Campo: concepções e práticas de Ciências Naturais", Trabalho apresentado em XXI Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In La Didáctica de las Ciencias Experimentales ante las Reformas Educativas y la Convergencia Europea, Pais Vasco.
13. Dourado, L.. 2002. "Uma Análise da Relação entre os conceitos de Método Científico e de Investigação", Trabalho apresentado em Relación Secundaria universidad - XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In Relación Secundaria universidad - XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, La Laguna.
14. Sequeira, M.; Duarte, M. C; Leite, L.; Dourado, L.. 2002. "Contributos para uma avaliação da Gestão Flexível do Currículo no ensino das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo", Trabalho apresentado em Relación Secundaria universidad - XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In Relación Secundaria universidad - XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, La Laguna.
15. Dourado, L.. 2001. "A inter-relação entre Trabalho de Campo e Trabalho Laboratorial no ensino da Biologia", Trabalho apresentado em Reflexiones sobre la Didactica de las Ciencias Experimentales, In Reflexiones sobre la Didactica de las Ciencias Experimentales, Madrid.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Dourado, L.; Morgado, S.; Leite, L.. 2011. "Science Textbooks as Questioning and Problem-Based Learning and Teaching Promoters: Change or Continuity?", Trabalho apresentado em 15th Biannual of the ISATT, In Proceedings of the 15th Biannual of the ISATT - Back to the future. Legacies, continuities and cnanges in educational policy, and practice and research, Braga.
2. Carvalho, C. J; Dourado, L.. 2011. "O desenvolvimento de competências de trabalho de uma equipa numa abordagem ABRP: Um estudo com alunos de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico português", Trabalho apresentado em XI Congreso Galaico-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Galaico-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
3. Dourado, L.; Leite, L.; Vilhena, J.; Freia, A.; Almeida, S.; Soares, F.. 2011. "Concepções de estudantes do Ensino Básico sobre chuva e chuva ácida: Um estudo comparativo em três países de língua oficial portuguesa", Trabalho apresentado em XI Congeso Internacional de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congeso Internacional de Psicopedagoxía, A Coruña.
4. Brandão Carvalho, J. A; Dourado, L.. 2010. "Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão do Conhecimento em Alunos da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades, In Actas do Congresso Ibérico "Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades", Braga.
5. Dourado, L.; Leite, L.. 2010. "Questionamento em manuais escolares de ciências: Que contributos para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas da "Sustentabilidade na Terra"?", Trabalho apresentado em XXIII Congresso de ENCIGA, In Actas do XXIII Congresso de ENCIGA, Narón.
6. Leite, L.; Rodríguez Mendoza, J; Dourado, L.; Soares, F.; Almeida, S.. 2010. "Chuva e chuva ácida: Um estudo comparativo das concepções de estudantes minhotos e galegos.", Trabalho apresentado em XXIII Congresso de ENCIGA, In Actas do XXIII Congresso de ENCIGA, Narón.
7. Dourado, L.; Carvalho, C. J. 2009. "A formulação de Questões a partir de Cenários Problemáticos: um estudo com alunos de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
8. Dourado, L.; Leite, L.. 2008. "As actividades laboratoriais e o ensino de fenómenos geológicos", Trabalho apresentado em XXI Congreso de ENCIGA, In Actas XXI Congreso ENCIGA, O Carballiño.
9. Dourado, L.. 2007. "Concepções de alunos universitários sobre Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação para o Desenvolvimento Sustentável", Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, In Actas do XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real.
10. Dourado, L.. 2007. "O Trabalho de Campo e Laboratório na Educação em Ciências e na Educação Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável", Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, In Actas do XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real.
11. Dourado, L.. 2007. "Opiniões e estratégias da Universidade do Minho relativamente ao novo modelo de estágio: um estudo com alunos de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática", Trabalho apresentado em IX Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do IX Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
12. Dourado, L.; Sequeira, M.. 2005. "O Trabalho Laboratorial e de Campo e o ensino das Ciências Naturais", Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica, In Actas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica, Viseu.
13. Dourado, L.. 2005. "Trabalho Laboratorial na formação inicial de professores de Biologia e Geologia: estudo com alunos da Universida do Minho", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
14. Leite, L.; Dourado, L.. 2005. "A reorganização curricular do ensino básico e a utilização de actividades laboratoriais em Ciências da Natureza", Trabalho apresentado em XVIII Congreso ENCIGA, In Actas XVIII Congreso ENCIGA, Ribadeo.
15. Sequeira, M.; Duarte, C.; Leite, L.; Dourado, L.. 2004. "A Gestão Flexível do Currículo e o ensino das Ciências Físicas e Naturais: implicações para a formação de professores", Trabalho apresentado em Encuentro Educación, Lenguaje y Sociedad, In Actas do Encuentro Educación, Lenguaje y Sociedad, Santa Rosa.
16. Sequeira, M.; Duarte, C.; Leite, L.; Dourado, L.. 2003. "Perspectivas dos Conselhos Executivos acerca da Gestão Flexível do Currículo: o caso das Ciências Físicas e Naturais", Trabalho apresentado em EIBIEC, In Actas de EIBIEC, Burgos.
17. Dourado, L.; Sequeira, M.. 2003. "Concepções dos professores de Ciências Naturais sobre trabalho laboratoriale a sua relação com a aprendizagem por descoberta", Trabalho apresentado em Didácticas e Metodologias da Educação: Percursos e Desafios, In Didácticas e Metodologias da Educação: Percursos e Desafios, Évora.
18. Dourado, L.; Sequeira, M.. 2001. "Lab work and field work in the study of ecosystems: an investigative approach", Trabalho apresentado em BioEd 2000 - The challenge of the next century, In BioEd 2000 - The challenge of the next century, Paris.
19. Dourado, L.; Sequeira, M.. 2001. "Trabalho Laboratorial e Trabalho de Campo e o ensino das Ciências Naturais: análise de um percurso de formação", Trabalho apresentado em II Congreso Internacional Didactica de las Ciencias, In Actas do II Congreso Internacional Didactica de las Ciencias, Havana.
20. Dourado, L.. 2000. "A inter-relação entre Trabalho de Campo e Trabalho Laboratorial no ensino da Biologia", Trabalho apresentado em Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências, In Actas do Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências, Braga.
21. Dourado, L.. 1997. "Os estagiários da Licenciatura em ensino de Biologia e Geologia e a leccionação da tectónica global", Trabalho apresentado em Didácticas/Metodologias da Educação, In Didácticas/Metodologias da Educação, Braga.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Inês de Oliveira Nunes, As actividades laboratoriais e de campo e a Educação Ambiental: das concepções e práticas explicitadas pelos professores de Biologia e Geologia ao contributo de uma experiência de formação, 2012. Tese (Metodologia do Ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Carla Joana de Almeida Carvalho, O ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Online: um estudo com professores de ciências naturais e alunos do 8º ano, centrado no tema Gestão Sustentável da Água, 2013. Tese (Ciências da Educação - Especialidade em Educação em Ciências) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Carla Maria Moutinho Vieira, Concepções e práticas de avaliação da literacia científica de professores de Ciências Físicas e Naturais e sua relação com o PISA 2006 (Programme for International Student Assessment), 2010. Tese (Ciências da Educacão - Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Maria Isabel Preto, Educação para a sustentabilidade: o uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáves., 2010. (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Orlanda Mendes Coelho Lourenço , Inter-relação dados-evidências-conclusões em contextos laboratoriais: um estudo com professores e manuais escolares de ciências da natureza do 6ºano de escolaridade sobre o tema germinação, 2013. (Orientador).
2. Maria Severina da Cunha Fontes , Potencial Educativo das Actividades Laboratoriais propostas nos manuais escolares de Biologia: uma investigação centrada no tema Produção de alimentos e sustentabilidade, 2012. (Orientador).
3. Vera Margarida Pereira Jacob , As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a função respiratória, 2011. Dissertação (Estudos da Criança - Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Teodoro Soares, As Actividades Laboratoriais no ensino das ciências em Timor-Leste: uma investigação centrada nas percepções de autoridades educativas e de professores de Ciências Físico-Naturais, 2011. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Luís Filipe Oliveira de Matos, A problemática dos organismos geneticamente modificados e a formação científica do cidadão comum: um estudo com manuais escolares de Ciências Naturais e alunos do 9º ano do concelho de Penafiel, 2010. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Carla Joana de Almeida Carvalho, Abordagem PBL no ensio-aprendizagem das Ciências: impacto na aprendizagem do Sistema Cárdio-Respiratório em alunos do 9º ano de escolaridade, 2009. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Biologia e Geologia) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Carla Sofia Vilas Boas Peixoto , Motivações e desmotivações na escolha de áreas científicas como a Física: um estudo com alunos do 10º ano do distrito de Braga, 2009. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Biologia e Geologia) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Mafalda Sofia Gomes Ferreira de Sousa, As actividades laboratoriais e a adopção de manuais escolares de ciências Físico-Químicas: uma investigação centrada no tema "Viver melhor na Terra", 2009. Dissertação (Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Maria Manuela Gonçalves Teixeira Oliveira, As visitas de estudo e os processos de ensino e aprendizagem das ciências Físico-Químicas: um estudo sobre concepções e práticas de professores e alunos, 2008. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Elvira Maria Teixeira Cordeiro, Bom professor de Ciências: um estudo com professores de Biologia e Geologia, alunos e pais, 2008. Dissertação (Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Bárbara Branca Pereira Pinheiro Machado da Costa, Trabalho de Campo no ensino das Ciências da Natureza: um estudo com professores e manuais escolares do 2º ciclo do ensino básico, 2007. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Carla Maria Vieira Moutinho, A avaliação das aprendizagens no contexto das actividades laboratoriais: influências de uma acção de formação nas concepções de professores de Biologia e Geologia, 2006. Dissertação (Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
13. Paula Adelaide da Costa Silva, As actividades laboratoriais P.O.E.R. e a Educação Ambiental: um estudo centrado na aprendizagem do tema "a importância da água para os seres vivos", 5º ano de escolaridade, 2006. Dissertação (Ensino) - Universidade do Minho (Orientador).
14. Liliana da Conceição Oliveira de Sá Marques, O Trabalho de Campo nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza das Escolas Superiores de Educação: da formação facultada às representações sobre as práticas implementadas, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
50

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
36
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
21

Total
Dados complementares
(Additional data)
18

Orientações
Orientations
18


Visualizações do curriculum [ 3108 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 00:37:34
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis