Curriculum Vitae

Maria João Rama Seabra Santos

Data da última actualização »Last update : 01/08/2012


Maria João Rama Seabra Santos. Concluiu Doutoramento em Psicologia - Avaliação Psicológica pela Universidade de Coimbra em 1999. É Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra. Publicou 28 artigos em revistas especializadas e 14 trabalhos em actas de eventos, possui 10 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 73 itens de produção técnica. Participou em 52 eventos no estrangeiro e 58 em Portugal. Orientou 5 tese de doutoramento, orientou 18 dissertações de mestrado e co-orientou 2 na área de Psicologia. Entre 1998 e 2008 participou em 3 projectos de investigação com financiamento. Actualmente participa em 1 projecto de investigação na área da educação parental com pais de crianças com problemas de comportamento. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 69 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9496546714797257


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria João Rama Seabra Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Seabra-Santos, M. J.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Rua do Colégio Novo
Coimbra
3001-802 Coimbra
Portugal
Telefone: (+351)239851450
Fax: (+351)239851468
Correio electrónico: seabramj@fpce.uc.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia - Avaliação Psicológica.
Universidade de Coimbra, Portugal.

1990 Mestrado
Master degree
Mestrado em Psicologia .
Universidade de Coimbra, Portugal.

1985 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Coimbra
Abr/2004-Actual Professor Auxiliar
Abr/1999-Mar/2004 Professor Auxiliar
Jul/1990-Mar/1999 Assistente
Jul/1986-Jun/1990 Assistente Estagiário

Direção Regional de Educação do Centro
Out/1985-1986 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade de Coimbra
Jul/2009-2011 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Membro de Conselho Científico


Jul/2009-2011 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Membro da assembleia da Faculdade






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Family interventions in preschool children with behavior problems
2. Evaluation of the efficacy of intervention programs in preschoolers (“Incredible Years Basic Program for Parents”, Carolyn Webster-Stratton, 1989, 2001). Certified group leader of the Incredible Years Parent Training Program since October 2008. In the pro
3. Adaptation and standardization of psychological assessment instruments, with a special emphasis on behavioral questionnaires and checklists for preschoolers (e.g., TABC-R; PKBS-2)




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-2012
Early prevention/intervention in disruptive behavior disorders: efficacy of parents and teachers programmes
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/102556/2008.

2006-2008
“A comparison of parenting practices and evaluation of parent satisfaction with the Incredible Years Parent Programme”
Referência do projeto»Project reference: 0.

2002-2006
“Adaptação e estandardização de testes neuropsicológicos: Estudos normativos e de validade”
Referência do projeto»Project reference: POCTI/1999/Psi/35410.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1998-2002
Aferição portuguesa das escalas de Wechsler: WISC-III e WPPSI-R-Portuguese standardization of Wechsler Scales: WISC-III and WPPSI-R
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/PCSH/C/91/96.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 Honours and distinction by unanimity (PhD), University of Coimbra - Doctoral Dissertation.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Pinho, M. S; Vilar, M.; Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J; Alberto, I.. 2012. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): 16 Testes de Memória, Linguagem, Atenção/Funções Executivas, Orientação, Motricidade, Lateralidade (in press). ed. 1. Lisboa: Cegoc.
2. Fonseca, A. C; Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J. eds. 2007. Psicologia e Educação: Novos e velhos temas ed. 1. Coimbra: Almedina.
3. Gaspar, M. F; Oliveira, A.; Vieira, C. C; Lima, M. P; Seabra-Santos, M. J. eds. 2001. Problemas emocionais e comportamento anti-socialsocial ed. 1. Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J; Webster-Stratton. 2012. Educação parental com pais de crianças em idade pré-escolar: O Programa “Anos Incríveis” em Portugal (in press).  In Educação parental, 0 - 0. . Coimbra: X.
2. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2011. Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – 2ª Edição.  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica , 249 - 288. . Coimbra: Almedina.
3. Santos, Maria J. R. S. 2007. Diferenças individuais no temperamento: Implicações para o contexto escolar.  In Psicologia e Educação: Novos e velhos temas , 195 - 216. . Coimbra: Almedina.
4. Seabra-Santos, M. J; Gaudêncio, A. M. 2007. Escala de Avaliação da Prontidão Escolar de Bracken.  In Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , 265 - 280. . Coimbra: Quarteto.
5. Seabra-Santos, M. J; Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Almeida, L. S; Lopes, A. F. 2006. Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária – Forma Revista (WPPSI-R). .  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , 177 - 197. . Coimbra: Quarteto.
6. Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Almeida, L. S; Ferreira, C.; Lopes, A. F; Gomes, A. A; Xavier, R. E; Rodrigues, F.; Lança, C.; Barros, J.; San Juan, L; Oliveira, E.. 2006. Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III).  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , 199 - 232. . Coimbra: Quarteto..
7. Seabra-Santos, M. J; Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Almeida, L. S; Lopes, A. F. 2003. Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária .  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , 197 - 219. . Coimbra: Quarteto.
8. Santos, Maria J. R. S. 2001. Conhecer as competências do recém-nascido.  In Psicologia da gravidez e da maternidade , 133 - 160. . Coimbra: Quarteto.
9. Santos, Maria J. R. S. 2001. A Inteligência Emocional.  In Problemas emocionais e comportamento anti-social, 235 - 245. . Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra.
10. Santos, Maria J. R. S. 1995. Escala de Avaliação do Comportamento Neonatal (NBAS).  In Provas psicológicas em Portugal , 239 - 255. . Braga: APPORT.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Seabra-Santos, M. J; Almeida, M. M. 2012. "Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil – Forma Revista", Psychologica, 53(3): 313 - 328.
2. Valente, A. S; Seabra-Santos, M. J. 2011. "Nascimento prematuro de muito baixo peso: Impacto na criança e na mãe aos 3-4 anos ", Acta Pediátrica Portuguesa, 42(1): 1 - 7.
3. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2011. "Connections between temperament and socio-emotional behaviors in preschool age children: Removing measurement confounding by expert ratings", Newsletter of the Temperament Consortium, 2(1): 3 - 3.
4. Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Azevedo, A. F; Homem, T. C; Pimentel, M.. 2011. "Incredible Years Parent Training Program in ADHD: Parents attendance and satisfaction", ADHD Attention Deficit Hyperactivity Disorder, 3(2): 168 - 169.
5. Boavida, J.; Nogueira, S.; Almeida, M. M; Fernandes, E.; Alfaiate, C.; Seabra-Santos, M. J. 2011. "Continuous Performance Test (CPT) as a quick instrument to assess the effectiveness of methylphenidate (MPH) in school age children with ADHD", ADHD Attention Deficit Hyperactivity Disorder, 3(2): 219 - 219.
6. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Homem, T. C; Leitão, S.. 2011. "What changes in preschoolers with ADHD symptoms after a 14 week parental intervention: Preliminary results", ADHD Attention Deficit Hyperactivity Disorder, 3(2): 166 - 166.
7. Almeida, M. M; Seabra-Santos, M. J. 2010. "Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil – Forma Revista ", Psychologica, 53: 0 - 0.
8. Pereira, M.; Silva, M.; Seabra-Santos, M. J. 2009. "A entrada antecipada no 1º ciclo do ensino básico: Efeitos a médio e a longo prazo na trajectória desenvolvimental", Sobredotação, 10: 7 - 23.
9. Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.. 2008. "Precocidade intelectual na idade pré-escolar: Questões em torno da caracterização e identificação precoce", Sobredotação, 8: 7 - 21.
10. Seabra-Santos, M. J. 2007. "Avaliação da precocidade intelectual através da WPPSI-R ", Sobredotação, 8: 7 - 21.
11. Seabra-Santos, M. J. 2005. "Avaliação dinâmica com provas de Wechsler [Dynamic assessment with Wechsler subtests]", Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3): 369 - 389.
12. Santos, Maria J. R. S. 2005. "Avaliação da inteligência: Relação entre o desempenho na WPPSI-R e em provas piagetianas ", Psicologia e Educação, 4 (1): 49 - 61.
13. Seabra-Santos, M. J. 2005. "Validade preditiva da WPPSI-R em relação ao desempenho escolar ao longo do 1º ciclo ", Psicologia, Educação e Cultura, 9 (2): 291 - 306.
14. Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J. 2003. "Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas", Sobredotação, 4 (2): 69 - 89.
15. Santos, Maria J. R. S. 2002. "O investigador vai à escola: Recolha de dados em contextos educativos ", Psychologica, 30: 365 - 372.
16. Santos, Maria J. R. S. 2002. "Validação empírica da WPPSI-R: Relação com o desempenho no teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven", Psychologica, 29: 143 - 151.
17. Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J. 2001. "Vendedores de algodão doce: Estudo longitudinal sobre a antecipação da entrada no 1º Ciclo ", Sobredotação, 2 (1): 69 - 86.
18. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Lança, C.. 2001. "Análise do desempenho de crianças em risco ambiental na WPPSI-R ", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 5: 193 - 202.
19. Seabra-Santos, M. J. 2000. "Avaliação psicológica em idade pré-escolar: O caso da avaliação da inteligência", Psychologica, 25: 143 - 162.
20. Santos, Maria J. R. S. 1999. "Avaliação da inteligência em idade pré-escolar e escolar: Relação com as apreciações dos professores ", Revista Portuguesa de Pedagogia, 33 (2): 5 - 22.
21. Santos, Maria J. R. S. 1997. "A WPPSI-R: Sua utilização em contexto escolar", Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (2): 221 - 243.
22. Keating, I.; Seabra-Santos, M. J. 1994. "Luto e vinculação ", Análise Psicológica, 2/3, SXII: 291 - 300.
23. Seabra-Santos, M. J. 1994. "A NBAS na avaliação do comportamento do recém-nascido: Estudos psicométricos ", Psychologica, 12: 7 - 36.
24. Santos, Maria J. R. S. 1993. "Variáveis psicológicas associadas à prematuridade", Psychologica, 10: 61 - 68.
25. Seabra-Santos, M. J. 1990. "Utilização de técnicas de tratamento de informação no período neonatal e infância precoce ", Psychologica, 4: 21 - 32.
26. Matos, A. P; Seabra-Santos, M. J; Gouveia, J. A; Coelho, I.. 1989. "Abordagem terapêutica cognitivo-comportamental dum caso de neurose obsessivo-compulsiva ", Psychologica, 2: 35 - 43.
27. Seabra-Santos, M. J; Simões, M. R. 1987. "Psicologia Pediátrica: Alguns elementos de aplicação ", Revista Portuguesa de Pedagogia, 21: 265 - 277.
28. Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J. 1987. "Psicologia Pediátrica: Alguns elementos de aproximação ", Revista Portuguesa de Pedagogia, 21: 253 - 263.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Merrell, K. W. 2011. "Preschool and Kindergarten Behavior Scales – 2nd edition: Estudos de adaptação e validação para a população portuguesa", Trabalho apresentado em VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação/ Evaluatión Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Atas do VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação/ Evaluatión Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
2. Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Azevedo, A. F; Homem, T. C. 2011. "What works in parental education programs? Experience with the Incredible Years in Portugal", Trabalho apresentado em Educazione familiare e servizi per l’infanzia: AIFREF 2010 XIII Congresso Internazionale , In Educazione familiare e servizi per l’infanzia: AIFREF 2010 XIII Congresso Internazionale , Florença.
3. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Homem, T. C; Marques, B.. 2010. "The “Incredible Years Parent Training Programme” in families of preschoolers with disruptive behaviour symptoms: Does it work? Preliminary data with a clinical Portuguese sample", Trabalho apresentado em Inside Out - How interventions in child and family care work: An international source book, In Inside Out - How interventions in child and family care work: An international source book, Antwerp.
4. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Martin, R. P. 2010. "Understanding the link between temperament and problem behaviours in preschool ag", Trabalho apresentado em 5th Internacional Conference on Child and Adolescent Psychopathology, In Abstracts of the 5th Internacional Conference on Child and Adolescent Psychopathology, Londres.
5. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2009. "Assessment of social skills and problem behaviors in preschool age: Parent-teacher agreement for Portuguese children", Trabalho apresentado em 10th European Conference on Psychological Assessment , In Book of Abstracts of the 10th European Conference on Psychological Assessment , Belgium.
6. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Homem, T. C; Marques, B.. 2009. "Incredible Years Parent Training Programme in preschool children with symptoms of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (AD/HD): Pilot-study with a clinical Portuguese sample", Trabalho apresentado em -, In -, -.
7. Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F. 2008. "The Webster-Stratton Incredible Years (IY) Basic Parenting Programme: Parental satisfaction in a community group of Portuguese parents", Trabalho apresentado em "Evidence-base" of intervention for vulnerable children and their families, In Assessing the "Evidence-base" of intervention for vulnerable children and their families, Padova.
8. Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J. 2008. "First results from the translation, implementation and research of the Webster-Stratton Incredible Years (IY) Basic Parenting Programme in Portugal", Trabalho apresentado em "Evidence-base" of intervention for vulnerable children and their families, In Assessing the "Evidence-base" of intervention for vulnerable children and their families, Padova.
9. Seabra-Santos, M. J; Gaudêncio, A. M. 2008. "Escala de Avaliação da Prontidão Escolar de Bracken", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica, Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos, Braga.
10. Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.; Simões, M. R; Albuquerque, C. P. 2002. "Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC-III ", Trabalho apresentado em V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica: Teorização e Prática e VII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos , In Anais do V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica: Teorização e Prática e VII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos (pp. 338-341), São Paulo.
11. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J. 2001. "Avaliação da inteligência na idade pré-escolar: Relações entre a WPPSI-R e a Escala de Desenvolvimento de Griffiths", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , In Atas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , Braga.
12. Simões, M. R; Gomes, A. A; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Almeida, L. S; Seabra-Santos, M. J; Fonseca, A. C. 1998. "A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III", Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Atas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , Braga.
13. Santos, Maria J. R. S. 1993. "Competências comportamentais no recém-nascido normal", Trabalho apresentado em I Jornadas de Saúde Materna e Infantil , In Atas das I Jornadas de Saúde Materna e Infantil , Coimbra.

Tradução
Translation
1. Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J. 2010. "The Incredible Years: A trouble-shooting guide for parents of children aged 2-8 years ". Braga: Psiquilíbrios Edições. (Artigo)
2. Seabra-Santos, M. J. 2003. "Escala de inteligência de Wechsler para a idade pré-escolar e primária – Edição revista ". Lisboa: CEGOC. (Outra)
3. Almeida, L. S; Bártolo, R.; Pires, A.; Seabra-Santos, M. J; Rocha, A. M; Simões, M. R. 2003. "Directrizes internacionais para a utilização de testes ". Lisboa: CEGOC. (Outra)
4. Albuquerque, C. P; Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J. 2001. "Intervenções nos distúrbios de ansiedade em crianças e jovens: envolvimento dos pais, professores e pares", 24 pp.. Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. (Artigo)
5. Seabra-Santos, M. J. 1988. "A transformação de imagens compulsivas", 9 pp.. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Artigo)



Trabalho técnico
Technical work
1. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J. Adaptação e estandardização de testes neuropsicológicos: Estudos normativos e de validade,2006 (Relatório de projeto).
2. Seabra-Santos, M. J. Portuguese standardization of Wechsler Scales: WISC-III and WPPSI-R,2001 (Relatório de projeto).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Homem, T. C; Pimentel, M.. Impacto do programa de intervenção parental Anos Incríveis em pré-escolares com problemas de comportamento ,II Congresso Internacional do CADIN: “Da infância à idade adulta”,Lisboa,2011 (Poster).
2. Rodrigues, A.; Nascimento, D.; Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F. O programa “Anos Incríveis” em Portugal: Prevenção e intervenção precoce em distúrbios do comportamento ,II Congresso Internacional do CADIN: “Da infância à idade adulta”,Lisboa,2011 (Poster).
3. Seabra-Santos, M. J; Almeida, M. M. Temperament assessment of preschoolers: TABC-R in clinical samples,VII Seminário de Pediatria do Neurodesenvolvimento,Porto,2011 (Poster).
4. Guimarães, C.; Seabra-Santos, M. J. Estudo exploratório do Guião de Entrevista Semi-Estruturada PACS ,Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia,Coimbra,2010 (Comunicação).
5. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Martin, R. P. Connections between temperament and socio-emotional behaviors in preschool age: Removing measurement confounding by expert ratings,18th Occasional Temperament Conference,Brunswick,2010 (Poster).
6. Homem, T. C; Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J; Azevedo, A. F. Incredible Years Parent Training Programme: Does it help reducing parental psychopathological symptoms?,XL Congress of the European Association for Behavioural & Cognitive Therapies,Milan,2010 (Poster).
7. Antunes, N.; Seabra-Santos, M. J. A parentalidade e a criança: Estudo exploratório sobre a relação entre estilos parentais, sentido de competência parental e o comportamento da criança,Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia,Coimbra,2010 (Poster).
8. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Homem, T. C. Incredible Years Parent Training Programme” in families of preschoolers with disruptive behaviour symptoms: Does it work? Preliminary data with a clinical Portuguese sample,XI Biennial International EUSARF ,Groningen,2010 (Poster).
9. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Martin, R. P. Understanding the link between temperament and problem behaviors in preschool age,5th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology,London,2010 (Poster).
10. Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Azevedo, A. F; Homem, T. C; Marques, B.. Educação parental: Uma resposta para famílias de crianças pré-escolares com problemas de comportamento,1º Congresso Ibérico de Terapia Familiar,Barcelona,2009 (Comunicação).
11. Valente, A. S; Seabra-Santos, M. J. Nascimento prematuro de muito baixo peso: Impacto na criança e na família aos 3-4 anos,18º Encontro de Pediatria ,Luso,2009 (Comunicação).
12. Homem, T. C; Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J; Azevedo, A. F. Assessing Disruptive Behaviour Disorders in pre-school children: Interview or rating scales?,10th European Conference on Psychological Assessment,Ghent,2009 (Poster).
13. Seabra-Santos, M. J; Major, S. O. Assessment of social skills and problem behaviors in preschool age: Parent-teacher agreement for Portuguese children,10th European Conference on Psychological Assessment,Ghent,2009 (Poster).
14. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F; Homem, T. C; Marques, B.. Incredible Years Parent Training Programme” in preschool children with symptoms of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (AD/HD): Pilot-study with a clinical Portuguese sample,2nd International Congress on ADHD,Vienna,2009 (Comunicação).
15. Seabra-Santos, M. J; Azevedo, A. F. Educação parental na intervenção na Hiperactividade / Défice de Atenção ,13º Congresso Multidisciplinar organized by the Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: “Psicologia e Educação: Tendências actuais” ,Coimbra,2008 (Comunicação).
16. Melo, A.; Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J. Programas de educação parental:Incredible Years, Parenting Wisely, Strengthening Families, O Tesouro das Famílias ,13º Congresso Multidisciplinar - Simpósio: “Educação parental”,Coimbra,2008 (Comunicação).
17. Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J. First results from the translation, implementation and research of the Webster-Stratton Incredible Years (IY) Basic Parenting Programme in Portugal,10th International Conference of EUSARF: "Assessing the ´Evidence-base´ of intervention for vulnerable children and their families,Padova,2008 (Comunicação).
18. Gaudêncio, A. M; Seabra-Santos, M. J. Escala de Avaliação da Prontidão Escolar de Bracken,XIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos,Braga,2008 (Poster).
19. Azevedo, A. F; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F. The Project “Efficacy of the ‘Incredible Years Basic Parental Training Programme’ in preschool children with symptoms of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (AD/HD),38th EABCT Annual Congress, Helsinki,2008 (Poster).
20. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Estudo exploratório com uma escala de avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento para a idade pré-escolar ,13º Congresso Multidisciplinar Psicologia e Educação: Tendências actuais,Coimbra,2008 (Poster).
21. Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F. The Webster-Stratton Incredible Years (IY) Basic Parenting Programme: Parental satisfaction in a community group of Portuguese parents,10th International Conference of the EUSARF: "Assessing the ´Evidence-base´ of intervention for vulnerable children and their families",Padova,2008 (Poster).
22. Seabra-Santos, M. J; Candeias, A.. Testing the limits with Wechsler subtests,XI Biennial Conference of International Association for Cognitive and Educational Psychology - Simpósio: Dynamic Assessment in Portuguese Language Countries - Brazil and Portugal,Knoxville,2007 (Comunicação).
23. Gaudêncio, A. M; Seabra-Santos, M. J. A compreensão verbal como factor de desigualdade ,10º Congresso Internacional e Multidisciplinar: Igualdade para todos: Contributos da educação e da Psicologia,Coimbra,2007 (Comunicação).
24. Seabra-Santos, M. J. Igualdade de oportunidades e avaliação da inteligência ,10º Congresso Internacional e Multidisciplinar - Igualdade para todos: Contributos da educação e da Psicologia,Coimbra,2007 (Comunicação).
25. Simões, M. R; Pinho, M. S; Santos, L.; Lopes, A. F; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J; Alberto, I.; Lopes, C.; Alfaiate, C.; Fernandes, E.; Vilar, M.. Coimbra neuropsychological test battery: Exploratory and confirmatory factor analysis,9th European Conference on Psychological Assessment,Thessaloniki,2007 (Comunicação).
26. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J. Oral language tests of a Portuguese neuropsychological battery,9th European Conference on Psychological Assessment,Thessaloniki,2007 (Comunicação).
27. Pereira, M.; Gaspar, M. F; Seabra-Santos, M. J; Alberto, I.. Família e sobredotação: Duas faces da mesma moeda e duas moedas com uma mesma face ,I Congresso Internacional “Intervenção com crianças, jovens e famílias” ,Braga,2007 (Comunicação).
28. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Lopes, A. F. Análise comparativa de testes de linguagem oral da Bateria de Coimbra: Testes de Consciência Fonológica, Nomeação Rápida e Compreensão de instruções ,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
29. Seabra-Santos, M. J; Albuquerque, P. A; Simões, M. R; Lopes, A. F. Teste de Compreensão de Instruções,7º Congresso Internacional e Multidisciplinar - Aprendizagens escolares e funções cognitivas- Simpósio: Adaptação de instrumentos para a população portuguesa e relações com o desempenho escolar,Coimbra,2006 (Comunicação).
30. Seabra-Santos, M. J; Almeida, M. M. Temperament in clinical samples of preschool children: Mother, father and teachers’ ratings,Temperament Occasional Conference,Providence,2006 (Poster).
31. Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J. Contexto familiar das crianças sobredotadas: Risco e resiliência ,Congress: Transições ao longo da vida: Família, escola, trabalho e saúde ,Coimbra,2005 (Comunicação).
32. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Simões, M. R; Martins, C.. Desenvolvimento de testes de linguagem no âmbito da avaliação neuropsicológica ,Conferência: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação).
33. Seabra-Santos, M. J; Gaspar, M. F. Parents, teachers & tests: Do they agree about children’s abilities? ,7th European Conference on Psychological Assessment,Malaga,2004 (Poster).
34. Albuquerque, C. P; Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J. WPPSI-R e WISC-III: Análise do desempenho de crianças em risco ambiental e com deficiência mental ,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - Simpósio: Avaliação Psicológica,Lisboa,2003 (Comunicação).
35. Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J; Simões, M. R. Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - Simpósio:Avaliação Psicológica,Lisboa,2003 (Comunicação).
36. Pereira, M.; Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J. Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças com dificuldades de aprendizagem ,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - Simpósio: Avaliação Psicológica,Lisboa,2003 (Comunicação).
37. Seabra-Santos, M. J. Investigações com a versão portuguesa da WPPSI-R ,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - Simpósio: Avaliação Psicológica,Lisboa,2003 (Comunicação).
38. Seabra-Santos, M. J. Avaliação neuropsicológica no período neonatal ,Congresso Internacional e Multidisciplinar: Da infância à juventude: Trajectórias normais e trajectórias desviantes- Simpósio: Neuropsicologia e problemas de desenvolvimento,Coimbra,2003 (Comunicação).
39. Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Lança, C.. Avaliação da inteligência na idade pré-escolar: Relações entre a WPPSI-R e a Escala de Desenvolvimento de Griffiths,6º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.,Braga,2001 (Poster).
40. Albuquerque, C. P; Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.. Relationship of the Wechsler Intelligence Scale for Children – Third edition (WISC-III) and academic achievement. ,6th Conference of the European Association of Psychological Assessment,Aachen,2001 (Poster).
41. Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.. Portuguese standardization of the Wechsler Intelligence Scale for Children – Third edition (WISC-III): An overview of psychometric studies. ,6th Conference of the European Association of Psychological Assessment,Aachen,2001 (Poster).
42. Seabra-Santos, M. J. Dynamic assessment using Wechsler subtests,6th Conference of the European Association of Psychological Assessment,Aachen,2001 (Poster).
43. Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.. O impacto da antecipação escolar na criança, na família e na escola: Estudo longitudinal,I Congreso Hispano-Portugués de Psicología: Hacia una Psicología Integradora,Santiago de Compostela,2000 (Comunicação).
44. Seabra-Santos, M. J; Pinheiro, M. R. A inteligência emocional ,1º Simpósio Internacional do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: “Problemas Emocionais e Comportamento Anti-Social” ,Coimbra,2000 (Comunicação).
45. Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.; Marinho, M. V; Lança, C.; M., Rodrigues F; San Juan, L. Estudo exploratório com o GATSB — Guia para a avaliação do comportamento na situação de teste com a WISC-III ,I Congreso Hispano-Portugués de Psicología: Hacia una Psicología Integradora,Santiago de Compostela,2000 (Poster).
46. Albuquerque, C. P; Lança, C.; Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.. Análise do desempenho de crianças em risco ambiental na WPPSI-R ,V Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña and Santiago de Compostela,2000 (Poster).
47. Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.; Simões, M. R; Albuquerque, C. P. Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC-III ,V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, Teorização e Prática / VIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos”,Belo Horizonte,2000 (Poster).
48. Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.; Marinho, M. V; Lança, C.; M., Rodrigues F; San Juan, L. Potencialidades e limites da observação do comportamento na situação de teste: O uso da GATSB no contexto do exame com a WISC-III ,V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, Teorização e Prática / VIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos”,Belo Horizonte,2000 (Poster).
49. Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Marinho, M. V; Lança, C.; M., Rodrigues F; San Juan, L. Estudos de precisão com a WISC-III: Teste-reteste e acordo intercotadores,V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, Teorização e Prática / VIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos”,Belo Horizonte,2000 (Poster).
50. Simões, M. R; Albuquerque, C. P; Seabra-Santos, M. J; Pereira, M.; Almeida, L. S; Xavier, R. E; Oliveira, M. M; M., Rodrigues F; Fernandes, L.. Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças — Terceira Edição (WISC-III): Estudos a realizar em Portugal no âmbito da aferição nacional ,Conferência Sobredotação: Confluência da Família e da Escola - Simpósio:Conceito e medida de inteligência: Os avanços recentes em Portugal na construção e validação de testes de inteligência”,Coimbra,1999 (Comunicação).
51. Seabra-Santos, M. J. Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária — Forma Revista (WPPSI-R): Dados preliminares e estudos a realizar em Portugal no âmbito da aferição nacional ,Conferência Sobredotação: Confluência da Família e da Escola - Simpósio:Conceito e medida de inteligência: Os avanços recentes em Portugal na construção e validação de testes de inteligência,Coimbra,1999 (Comunicação).
52. Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J; Almeida, L. S; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; M., Rodrigues F; Xavier, R. E; Fernandes, L.; Oliveira, M. M. WISC-III: Estudos portugueses no âmbito da análise dos itens ,VII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos”,Braga,1999 (Poster).
53. Seabra-Santos, M. J. Estudos de validade com a versão portuguesa da WPPSI-R,VII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos”,Braga,1999 (Poster).
54. Simões, M. R; Almeida, L. S; Pereira, M.; Seabra-Santos, M. J; Albuquerque, C. P; Fonseca, A. C. Portuguese standardisation of the Wechsler Intelligence Scale for Children — Third Edition (WISC-III): An overview of item analysis,5th European Conference on Psychological Assessment,Patras,1999 (Poster).
55. Seabra-Santos, M. J. WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Intelligence Scale — Revised): Validity studies on the Portuguese version,5th European Conference on Psychological Assessment,Patras,1999 (Poster).
56. Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J. Questões em torno da adaptação de Escalas de Inteligência de Wechsler para a população portuguesa: os casos da WPPSI-R e da WISC-III ,VI Conferência Internacional: Avaliação Psicológica,Salamanca,1998 (Comunicação).
57. Simões, M. R; Gomes, A. A; Albuquerque, C. P; Pereira, M.; Almeida, L. S; Seabra-Santos, M. J; Fonseca, A. C. A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia - simpósio:Avaliação psicológica na área da inteligência e das aptidões cognitivas,Braga,1998 (Comunicação).
58. Seabra-Santos, M. J. Utilização da WPPSI-R em contexto escolar ,V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia - simpósio: Avaliação psicológica na área da inteligência e das aptidões cognitivas,Braga,1998 (Comunicação).
59. Seabra-Santos, M. J. Estudos no âmbito da adaptação da WPPSI-R para as crianças portuguesas: Contexto e etapas iniciais ,V Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Formas e Contextos - Simpósio:Situação da avaliação da inteligência em Portugal,Braga,1997 (Comunicação).
60. Seabra-Santos, M. J. Escala de Avaliação do Comportamento Neonatal,III Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Formas e Contextos — Mostra de Instrumentos de Avaliação Psicológica,Braga,1995 (Comunicação).
61. Keating, I.; Seabra-Santos, M. J. Luto e vinculação: Reflexões sobre a clínica psicológica numa maternidade,I Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Lisboa,1994 (Comunicação).
62. Seabra-Santos, M. J. Intervenção precoce neonatal na prematuridade ,I Forum de Psicologia Clínica da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica - Simpósio:Psicologia da gravidez e da relação precoce,Lisboa,1992 (Comunicação).
63. Matos, A. P; Seabra-Santos, M. J; Gouveia, J. A; Coelho, I.. Aspectos cognitivos no tratamento de um caso de ruminações obsessivas ,II Encuentro Ibérico de Terapia del Comportamiento,Cadiz,1989 (Comunicação).
64. Matos, A. P; Seabra-Santos, M. J; Gouveia, J. A; Coelho, I.. Aspectos cognitivos no tratamento de um caso de ruminações obsessivas ,IV Jornadas de Terapia do Comportamento,Lisboa,1988 (Comunicação).
65. Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J. Psicologia Pediátrica: Alguns elementos de aproximação,I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde,Coimbra,1987 (Comunicação).
66. Seabra-Santos, M. J; Simões, M. R. Psicologia Pediátrica: Alguns elementos de aplicação,I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde,Coimbra,1987 (Comunicação).
67. Gouveia, J. A; Pires, A.; Pereira, F.; Rita, H.; Fonseca, L.; Borges, J.; M., Robalo; Figueiredo, M.; Seabra-Santos, M. J. Um protocolo de intervenção no alcoolismo ,I Congresso Português de Alcoologia,Porto,1985 (Comunicação).
68. Gouveia, J. A; Borges, J.; Figueiredo, M.; Seabra-Santos, M. J. Aptidões Sociais em Alcoólicos,I Jornadas Portuguesas de Terapia Comportamental,Porto,1985 (Comunicação).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Seabra-Santos, M. J. Text to support the course on “Intelligence Assessment”,2001. 
2. Seabra-Santos, M. J. Escalas de Desenvolvimento: Aspectos teóricos e práticos ,1990. 

Outra produção técnica
Other technical production
1. Seabra-Santos, M. J. WPPSI-R: Estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas ,1998.
2. Seabra-Santos, M. J. A NBAS na avaliação do comportamento neonatal ,1990.
3. Seabra-Santos, M. J. Avaliação comportamental do recém-nascido: Estudo de alguns instrumentos ,1990.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Sofia de Oliveira Major , Avaliação de competências sociais e problemas de comportamento em idade pré-escolar – Retrato das crianças portuguesas, 2011. Tese (Doutoramento em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Andreia Fernandes Azevedo , Programa de intervenção parental ´Anos Incríveis´: Avaliação da eficácia em crianças de idade pré-escolar com Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia - Psicologia Clínica) - Universidade de Coimbra, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
2. Ana Filipa da Luz Pedrosa Carrejolo , Maus-tratos em idade pré-escolar: Avaliação do impacto sobre o desempenho em tarefas cognitivas e neuropsicológicas, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Silvana Peixoto Martins, O temperamento da criança e os estilos e sentido de competência parentais, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Coimbra (Orientador).
2. Natália Henriques Antunes, O comportamento pré-escolar e os estilos e sentido de competência parentais, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Coimbra (Orientador).
3. Célia Guimarães da Silva, A entrevista PACS (Parent Account of Child Symptoms): Estudos psicométricos exploratórios, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Coimbra .
4. Patrícia Isabel Fernandes , Rastreio da hiperactividade / défice de atenção em crianças pré-escolares: Estudo exploratório de um questionário de avaliação do risco de desenvolvimento da PH/DA, 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra (Orientador).
5. Sílvia Manuela dos Reis Brites, Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Estudos psicométricos e normativos em crianças dos 4 aos 6 anos, 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
6. Ana Sofia Castro Leite Almeida, Contributo para a avaliação da Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção: Avaliação de sintomas em crianças e nos seus progenitores, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Coimbra (Orientador).
7. Inês Duarte Matos da Silva, O impacto do ambiente familiar no desenvolvimento cognitivo da criança em idade pré-escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Coimbra (Orientador).
8. Sofia Valente, Nascimento prematuro de muito-baixo-peso: Impacto na criança e na família aos 3-4 anos, 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra (Orientador).
9. Sofia de Oliveira Major, Avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento em idade pré-escolar: Estudo exploratório com crianças portuguesas, 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra (Orientador).
10. Mariana Rita Pimentel, Impacto da PH/DA em variáveis relacionadas com a parentalidade, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Coimbra (Orientador).
11. Maria Margarida Alves Sousa Almeida, Bateria de Avaliação do Comportamento Infantil - Forma Revista (TABC-R): Estudos de validação em populações clínicas, 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra (Orientador).
12. Alexandra Maria Mourão Gaudêncio, Escala de Avaliação da Prontidão Escolar de Bracken: Estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas, 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. O programa parental Anos Incríveis Básico em Portugal: Impacto nos problemas de crianças em idade pré-escolar com sintomas de hiperactividade e/ou défice de atenção e/ou défice de oposição e de desafio, 2011 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Cidade do evento: Lisboa.
2. Vem descobrir os “Anos Incríveis” , 2010 (Outra).
Nome do evento: Program “Ciência em Família” - Museu da Ciência; Cidade do evento: Coimbra.
3. Programa de Educação Parental: “Anos Incríveis” , 2010 (Workshop).
Nome do evento: Workshop no Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia ; Cidade do evento: Lisboa.
4. O Programa para Pais “Anos Incríveis”: Intervenção com Pais de pré-escolares com sintomas de PHDA , 2010 (Outra).
Nome do evento: Workshop : Jornadas do Serviço de Pediatria de Évora ; Cidade do evento: Évora.
5. Anos Incríveis: Programas parentais baseados em evidência , 2009 (Workshop).
Nome do evento: Workshop Hospital Garcia da Horta .
6. Treino parental na Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Programa “Incredible Years” , 2009 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional “Perturbações do Desenvolvimento da Infância à Idade Adulta” ; Cidade do evento: Lisboa.
7. Educação parental: O Programa Anos Incríveis na prevenção pré-escolar de problemas de comportamento , 2009 (Encontro).
Nome do evento: Encontro “Quando o percurso não é a cores”; Nome da Instituição: "A Cores"; Cidade do evento: Coimbra.
8. De pequenino se torce o pepino”. O programa Anos Incríveis: Uma ferramenta de intervenção nos problemas de comportamento em idade pré-escolar , 2009 (Encontro).
Nome do evento: 1º Encontro da Unidade de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz; Cidade do evento: Lisboa.
9. Educação parental na Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção em pré-escolares , 2008 (Simpósio).
Nome do evento: II Jornadas de Neurodesenvolvimento - Simpósio Hiperactividade na idade pré-escolar; Nome da Instituição: Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal; Cidade do evento: Funchal.
10. Anos Incríveis: As competências dos pais, 2008 (Outra).
Nome do evento: XXV Curso de Pediatria Ambulatória ; Nome da Instituição: Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
11. Programa de Educação Parental “Anos Incríveis”, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 9º Congresso Internacional de Pediatria (Sociedade Portuguesa de Pediatria) (4 hours); Cidade do evento: Porto.
12. Anos Incríveis: Programas parentais baseados em evidência, 2008 (Workshop).
Nome do evento: Workshop no Hospital Pediátrico de Coimbra (3 hours); Cidade do evento: Coimbra.
13. PHDA na idade pré-escolar: O papel da educação parental., 2008 (Outra).
Nome do evento: 3ª Jornada de Hiperactividade do ESCA (Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente); Cidade do evento: Lisboa.
14. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra: Estudo de validação num grupo de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem escolar , 2007 (Seminário).
Nome do evento: XIII Seminário de Desenvolvimento; Nome da Instituição: Centro de Desenvolvimento da Criança - Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
15. Intervenção não farmacológica na PHDA em pré-escolares, 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Nacional de Intervenção Precoce - Simpósio: Perturbação da Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) em Pré-Escolares; Nome da Instituição: Associação Nacional de Intervenção Precoce ; Cidade do evento: Coimbra.
16. Avaliação do temperamento em grupos clínicos , 2006 (Seminário).
Nome do evento: XII Seminário de Desenvolvimento organized by the Centro de Desenvolvimento da Criança - Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
17. Avaliação da inteligência na idade pré-escolar: O que podemos e o que não podemos esperar dos testes , 2006 (Congresso).
Nome do evento: Congresso ANEIS “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento. Aprender a excelência” ; Cidade do evento: Coimbra.
18. Relações familiares: Vinculação, práticas educativas e envolvimento na escola, 2006 (Congresso).
Nome do evento: Congresso ANEIS “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento. Aprender a excelência”; Cidade do evento: Coimbra.
19. Testar os limites com provas de Wechsler , 2005 (Congresso).
Nome do evento: congresso “Inteligência Humana” - Simpósio Avaliação dinâmica do potencial cognitivo; Cidade do evento: Évora.
20. Avaliação da inteligência em Portugal, 2004 (Conferência).
Nome do evento: Conferência internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga.
21. Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas , 2003 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Anual da ANEIS; Cidade do evento: Porto.
22. A inteligência emocional , 2001 (Encontro).
Nome do evento: Encontro da Associação dos Profissionais de Educação de Infância: “Vamos falar de emoções, dos 0 aos 6”; Cidade do evento: Coimbra.
23. Inteligência emocional e escola , 2000 (Outra).
Nome do evento: 3º Fórum do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados: “Pensar a educação” ; Cidade do evento: Guarda.
24. A entrada antecipada no 1º Ciclo: Estudo longitudinal , 2000 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Anual da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação; Cidade do evento: Évora.
25. Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária — Forma Revista (WPPSI-R) , 1999 (Encontro).
Nome do evento: Encontro: Métodos de Observação e de Avaliação em Desenvolvimento Infantil; Cidade do evento: Obidos.
26. Competências comportamentais no recém-nascido normal , 1993 (Outra).
Nome do evento: I Jornadas de Saúde Materna e Infantil of the Escola Superior de Enfermagem Ângelo da Fonseca; Cidade do evento: Coimbra.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional: Formas e Contextos, 2011 (Congresso).
Cidade do evento: Lisboa / FPUL.
2. XIII Conferência Internacional: Avaliação Psicológica, Formas e Contextos, 2008 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
3. XII Simpósio de Desenvolvimento , 2006 (Simpósio).
Nome da Instituição: Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Braga.
4. Inteligência Humana, 2005 (Congresso).
Nome da Instituição: Departamento de Psicologia da Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora.
5. Família e Educação de Infância: Percursos Inter(Nacionais), 2004 (Conferência).
Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
6. X Conferência Internacional: Avaliação Psicológica, Formas e Contextos, 2004 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Bragaa.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Simpósio Avaliação Psicológica em idade pré-escolar: Instrumentos validados em Portugal, 2011 (Simpósio).
Nome do evento: VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional: Formas e Contextos; Cidade do evento: Lisboa / FPUL.
2 Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PH/DA) na idade pré-escolar, 2008 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: 14º Seminário do Desenvolvimento do Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
3 Temperamento, 2006 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: XII Seminário de Desenvolvimento “Os problemas emocionais e comportamentais da criança e do adolescente”; Nome da Instituição: Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
4 Da criança ao jovem adulto: Transições bem e mal sucedidas, 2005 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Congresso Internacional e Multidisciplinar ; Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia “Educação, comportamento e saúde”.
5 Avaliação dinâmica do potencial cognitivo, 2005 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Congresso “Inteligência humana”; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia da Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora.
6. Percursos na Noruega, proferida pelas Profs. Doutora Singrun Sand e Doutora Karin Moen (Departamento de Educação do Hedmark University College) , 2004 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio “Família e Educação de Infância: Percursos Inter(Nacionais)”; Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
7. Percursos na Lituânia, proferida pela Profª Doutora Violeta Rimkeviciene (Vilnius Pedagogical University) , 2004 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio “Família e Educação de Infância: Percursos Inter(Nacionais)”; Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra.
8. Percursos na Estónia, proferida pela Profª. Doutora Marik Veisson (Tallinn Pedagogical University) , 2004 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio “Família e Educação de Infância: Percursos Inter(Nacionais)”; Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra.
9. Avaliação da inteligência em Portugal: Da investigação à prática, 2004 (Simpósio).
Nome do evento: X Conferência Internacional: Avaliação Psicológica, Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
10. Avaliação Psicológica, 2003 (Simpósio).
Nome do evento: V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
11 Sinais precoces de risco, 2002 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Simpósio Internacional e Multidisciplinar “Crianças e jovens em risco: Da investigação à intervenção”; Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
12. A lesão cerebral como causa de problemas emocionais e comportamento anti-social, proferida pelo Prof. Doutor Robert Goodman (Instituto de Psiquiatria de Londres), 2000 (Conferência).
Nome do evento: 1º Simpósio Internacional “Problemas Emocionais e Comportamento Anti-Social”; Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
13 A arte dramática nas escolas, no âmbito do Colóquio Interdisciplinar “Psicologia e Teatro”, 1999 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: I Semana da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra.; Nome da Instituição: Universidade de Coimbra.; Cidade do evento: Coimbra.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Seabra-Santos, M. J.. Psychologica, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: FPCE-UC.
2. Seabra-Santos, M. J.. journal Sobredotação (Giftedness), desde 2000/10/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: ANEIS.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
59

Livros e capítulos
Books and book chapters
13
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
10
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
28
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
28
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
5

Total
Produção técnica
Technical production
75

Trabalhos técnicos
Technical works
2
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
73

Total
Dados complementares
(Additional data)
63

Orientações
Orientations
16
Participação em Eventos
Event participation
45
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 1053 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 05:17:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (12)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis