Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
09/07/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Medeiros, Maria Ana |
Categoria profissional
Position |
Investigador Auxiliar |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Centro de Investigação em Educação (CIED) Campus de Gualtar Gualtar 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: medeiros@engagelab.org |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2013 |
Mestrado Master degree |
Estudos da Criança especialização Associativismo e Animação Sociocultural
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002-2006 |
Licenciatura Licentiate degree |
Ensino Básico 1º Ciclo
(4 anos » years)
.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Escrita Científica em Inglês.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jun/2013-Actual |
Investigador Auxiliar |
Abr/2012-Actual |
Outra Situação |
Mar/2011-Mar/2012 |
Assistente de Investigação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Mestrando Participation as Master degree student |
2012-2013 Desenvolvimento da Nova Geração de Materiais de Aprendizagem Híbridos -Developing Next Generation of Hybrid Learning Materials |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/110417/2009l. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
2011-2012 Desenvolvimento da Nova Geração de Materiais de Aprendizagem Híbridos-Developing Next Generation of Hybrid Learning Materials |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/110417/2009. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Medeiros, Maria A; Coutinho, Clara. 2012. "Preschoolers developing words and worlds", Trabalho apresentado em SITE 2012-Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, In Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012 , Austin- Texas. Abstract
This is a participatory project developed in a Portuguese kindergarten and organized into two phases. The first is the development
of a multidisciplinary activity plan made for and with children. The goal is to work with children in a TALK area inside the
classroom to improve language, and to initiate them into Information Communication Technologies (ICT) skills promoting Media
Education (ME) as well. In Portugal, ICT integration is rarely implemented at kindergarten age, and frequently uses dependent
technologies (requiring adult assistance). On the other hand, in literature tangible interfaces are considered a good approach
to fulfill child abilities and start digital literacy. The second phase intends to update a low-cost manipulative to the same
end: a digital flannel board. Nevertheless, children are its design builders, and as co-researchers they will plan, execute,
explore, play and evaluate their own interface.
|
|
|
|
2. |
Medeiros, Maria A; Branco, Pedro; Coutinho, Clara. 2012. "Digitally augmenting the flannel board", Trabalho apresentado em The 11th International Conference on Interaction Design and Children , In Proceedings of the 11th International Conference on Interaction Design and Children - IDC '12, Bremen, Germany. Abstract
In this paper, we describe the design process of a flannel board augmented with audio and video recording capabilities. A
participatory design methodology was followed by working with five-year-old children, over a six months period. The result
was highly influenced by their behavior and spontaneous feedback. The resulting digital flannel board prototype supports the
recording of the children’s narration, the manipulation of figures and the playback of audio and projected “shadows”.
|
|
|
|
3. |
Sylla, Cristina; Medeiros, Maria A; Coutinho, Clara; Branco, Pedro; Coquet, Eduarda; Zagalo, Nelson. 2012. "Tocar, Organizar, Criar", Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning , In Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra. Resumo O conceito subjacente a este trabalho é a criação de materiais pedagógicos inovadores que promovem um envolvimento
experimental, participativo e ativo desde muito cedo (4-5 anos), reunindo os jogos e as atividades lúdicas tradicionalmente
usadas no jardim-de-infância com as novas soluções tecnológicas interativa. O projeto visa desenvolver e avaliar uma próxima
geração de materiais de aprendizagem híbridos - uma plataforma interativa de Manipulativos Digitais, também designados Interfaces
Tangíveis, constituída por materiais de baixo custo, habitualmente utilizados no ensino pré-escolar, como sejam papel e cartão.
Disponibilizar as ferramentas tecnológicas adequadas a esta faixa etária reforça a aprendizagem, proporcionando às crianças
a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades criativas. A flexibilidade dos materiais, permite conceber e realizar
diferentes tipos de atividades pedagógicas, permitindo uma exploração individual, em pequenos grupos ou envolvendo toda a
classe num projeto comum. (in press).
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Costa, Margarida Q. e; Ferreira, Cristina L; Medeiros, Maria A. S. M. V. M.. 2006. "An elf story: Environmental Education on Elementary School", Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Hands-on Science Science Education and Sustainable Development, In Proceedings of 3rd International Conference on Hands-on Science Science Education and Sustainable Development, Braga.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Vieira, Cristina; Azevedo, Cláudia; Ferreira, Cristina L; Medeiros, Maria A. S. M. V. M.. 20 jun. 2012. "A escrita também se cultiva " Cadernos de Estudo , 31 - 41.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Visualizações do curriculum [
180
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
05:22:08
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|