Curriculum Vitae

Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho

Data da última actualização »Last update : 23/07/2013


Ana Viale Moutinho. É responsável pelo Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento da Investigação e investigadora na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Tem 49 itens de produção técnica. Participou em vários congressos e conferências em Portugal e no estrangeiro. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas dos Recursos Educacionais Abertos, dos arquivos e bibliotecas digitais, na preservação de documentos e na relação entre a publicidade, a cultura e o ensino.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5206974748513832


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Moutinho, Ana Viale
Categoria profissional
Position
Outra Situação
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Outras Humanidades.
Engenharia e Tecnologia-Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
Praça 9 de Abril, 349
Porto
4249-004 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225071357
Fax: (+351)225508269
Correio electrónico: acmout@ufp.edu.pt
Homepage: http://sites.google.com/site/anamoutinho/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2005 Doutoramento
Phd
Romance Languages and Literatures (3 anos » years) .
University of North Carolina, Estados Unidos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Porto.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1996-2001 Mestrado
Master degree
Ciências da Comunicação (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

1989-1995 Licenciatura
Licentiate degree
Relações Públicas (5 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2012 Curso de curta duração
Short course
2nd Workshop on Bibliometric analysis of research performance.
Instituto de Engenharia Biomédica, Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Power Searching with Google.
Google, Estados Unidos.

2012-2012 Outros
Others
Protecção da Marca da Empresa na Internet. Algumas questões.
J. Pereira da Cruz, S.A., Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Direitos de Propriedade Intelectual do 7º Programa-Quadro.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Results of the 2012 Survey of College & University Business Officers.
Inside Higher Ed, Estados Unidos.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Gestão automatizada de bibliografia através de software livre.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Digital Preservation Training Programme.
University of London Computer Centre, Reino Unido.

2008-2008 Outros
Others
Estudos de intermedialidade: conceitos e métodos.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2001-2008 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ciências da Informação e da Documentação.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Criação de páginas web no FrontPage.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2003-2005 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Library Science.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Encoded Archival Description (EAD).
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Course journaling assignments using technology.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Teaching and learning online.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Resources for managing course websites, listserves and discussions.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Languages Across the Curriculum (LAC) at State Universities.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Introduction to Photoshop.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Photoshop 6.0: Intermediate Editing.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
PowerPoint XP: Introduction.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Photoshop 6.0: Image Correction.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Excel XP/2000: Introduction I.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Excel XP/2000: Introduction II.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Excel XP/2000: Charts.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Excel XP/2000: Formulas & Functions.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Excel XP/2000: Data Management.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Web Authoring with Netscape.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Dreamweaver: Creating a Website.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Photoshop 6.0: Layers.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Dreamweaver: Tools for layout & Design.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Photoshop 6.0: Web Graphics.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Photoshop 6.0: Image Ready.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Creating a teaching portfolio.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Time management in the classroom.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Maximizing tasks: time in the foreign language classroom.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Visualization techniques to enhance learning.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Strategies for promoting appropriate laptop use by students.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Lecturing with multimedia.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Technology and learning: developing and evaluating students presentations.
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos.

2001-2001 Outros
Others
Curso de Formação de Formadores.
Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal.

2000-2000 Outros
Others
Curso de apresentações em público.
Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal.

2000-2000 Outros
Others
Curso livre "Usos e tratamentos da voz no âmbito das novas tecnologias".
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

1998-1998 Outros
Others
Do entendimento à compreensão-um percurso lógico para profissionais de com..
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

1998-1998 Outros
Others
Curso de técnicas de apresentação e falar em público.
Instituto Americano de Estudos Comerciais, Portugal.

1996-1996 Outros
Others
Seminário de Protocolo Empresarial.
Instituto Americano de Estudos Comerciais, Portugal.

1995-1995 Outros
Others
Curso de Relações Públicas em 5 passos fáceis.
Instituto Americano de Estudos Comerciais, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa
Ago/2012-Actual Outra Situação

Universidade Fernando Pessoa
Jan/2010-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Fernando Pessoa
Ago/2005-Actual Outra Situação
Nov/1995-Set/2000 Outra Situação
Out/1994-Nov/1995 Outra Situação

Universidade Fernando Pessoa
Mar/2007-Jul/2007 Professor Auxiliar

University of North Carolina at Chapel Hill
Ago/2002-Mai/2005 Assistente

Instituto Erasmus de Ensino Superior
Mai/1993-Out/1994 Outra Situação

Teatro Nacional D. Maria II
Nov/1992-Fev/1993 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Fernando Pessoa
Ago/2005-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Publicidade, cultura e ensino


Recursos Educacionais Abertos


Arquivos e bibliotecas digitais






Atividades de Ensino (Teaching activities)


University of North Carolina at Chapel Hill
Ago/2002-Mai/2005
Curso»Academic program: Português

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Português nível 1(Docente)
  • Português nível 2(Docente)
  • Português nível 3(Docente)






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


University of North Carolina at Chapel Hill
Ago/2004-Mai/2005
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenação do curso de Português 3






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Publicidade, cultura e ensino
Objectivos»Goals: Quando se ensina uma língua estrangeira, devem-se apresentar aos alunos aspectos culturais e a publicidade poderá ser uma boa maneira de mostrar a cultura através de uma perspectiva diferente..
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Comunicação.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Outras Humanidades.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: publicidade; cultura; ensino; desenvolvimento humano; comunicação; sociologia.
2. Recursos Educacionais Abertos
Objectivos»Goals: Internet is a mean used to divulge culture in a speedy way. It has evolved to become less a technological form and more a communications medium, which opens up limitless cultural possibilities. One way of using it, is as an Open Educational Resource (OER), which is an on-line document with free digitized materials that can be used by everybody that works on education. The OERs include open courseware and content, open software tools, open material for e-learning capacity building of faculty staff, repositories of learning objects, and free educational courses. .
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Domínio Científico: Engenharia e Tecnologia / Área Científica: Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Comunicação.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: educação; tecnologia; web 2.0; Internet; informática; digital.
3. Arquivos e bibliotecas digitais
Objectivos»Goals: Criação de arquivos e bibliotecas digitais com materiais que possam ser utilizados em sala de aula ou por outros serviços educacionais, como filmes, fotos, anúncios publicitários etc..
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Outras Ciências Sociais.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Outras Humanidades.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: arquivo digital; biblioteca digital; educação; Internet; tecnologia.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2009-
PreServ-U - Projecto de Preservação de Documentos da UFP-PreServ-U - UFP's Documents Preservation Project
Referência do projeto»Project reference: N/A.
Financiador(es)»Funding: Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa.

2008-
Agustina a tempo inteiro-Agustina the whole time
Referência do projeto»Project reference: NA.

2005-
Arquivo Digital de Publicidade-Advertising Digital Archive
Referência do projeto»Project reference: NA.

2005-
Almada Negreiros na década de 20-Almada Negreiros in the 1920's
Referência do projeto»Project reference: NA.

2003-2005
Almada Negreiros na década de 20-Almada Negreiros in the 1920's
Referência do projeto»Project reference: NA.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2003-2003
TRAUMA: The Triangle-Area Underground Music Archive-TRAUMA: The Triangle-Area Underground Music Archive
Referência do projeto»Project reference: Arquivo digital.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2011-2013
WaRe Project Waterfront Regeneration-WaRe Project Waterfront Regeneration
Referência do projeto»Project reference: 2011-1-IT2-GRU06-25772 4.
Lifelong Learning Programme - Grundtvig
Parceiro(s)»Partners: Universidade Fernando Pessoa; Cities on Water; Charles University; Foundation for the Museum of New Art; The Ljubljana School of Architecture.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem).
Fala
Speaking
Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Italiano (Pouco).

Reading
Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Alemão (Pouco), Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2004 Guest Coaching do jogo de futebol americano UNC-Louisville, University of North Carolina, EUA.
2004 Indicada para o Tanner Award for Excellence in Undergraduate Teaching by Graduate Teaching Assistants, University of North Carolina, EUA.
2006 Fundo de Apoio à Comunidade Científica, Fundação para a Ciência e a Tecnologia .
2005 Graduate School Transportation Grant Fund, University of North Carolina at Chapel Hill, USA .
2004 Bolsas de Investigação de curta duração na Biblioteca Nacional (Portugal), Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento .
2003 Mellon Foundation Travel Award, Mellon Foundation.
2004 Mellon Foundation Travel Award, Mellon Foundation .
2003 Dana B. Drake Travel Fellowships, Dana B. Drake.
2011 Troféu Cultura Econômica 2011 na categoria Livro de Comunicação nas Organizações em reconhecimento a sua contribuição à literatura de negócios do Rio Grande do Sul ("Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia" - co-autora de capítulo), Jornal do Comércio e Badesul Desenvolvimento.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2012- Actual ALIA Associação Lusófona de Gestores de Ciência, Membro.
null.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Moutinho, Ana V. 2005. Cozinha da Beira Alta: memória e tradição. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-782-084-0. Sintra: Colares.
Recolha de receitas da cozinha da Beira Alta, Portugal.
2. Moutinho, Ana V. 2001. Dicionário de Relações Públicas. ed. 1, ISBN: 972-610-369-X. Porto: Campo das Letras.
Este Dicionário de Relações Públicas começou por ser um compêndio de esclarecimentos para uso pessoal que, ao longo do meu curso, fui coleccionando para suprir a falta de trabalho de síntese nas diversas áreas da especialidade. Obviamente, este livro é uma obra que pretende resolver semelhante siruação entre nós e, sobretudo, tendo em conta a nossa realidade. Assim, a partir de determinada altura, entendi que seria útil sistematizar os meus verbetes para a construção de uma obra deste tipo. Mas só o dicionário em si, apenas tratando da questão vocabular, teria sido insuficiente - aliás, a bibliografia brasileira conta com mais de um exemplo neste campo -, pelo que foram explorados os conceitos mais interessantes, apensando-se a indispensável legislação nas áreas de Publicidade e Jornalismo, bem como um Net-directório, este já a nível internacional, das Associações de Relações Públicas, Comunicação, Publicidade e Marketing.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Moutinho, Ana V; Sousa, Jorge P. 2010. Assessoria de imprensa na Europa.  In Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia:: teoria e técnica, ed. Jorge Duarte, 39 - 50. ISBN: 978-85-224-5845-5. São Paulo: Atlas.
Este artigo fala sobre a assessoria de imprensa na Europa: livros, ensino e ordenação legal e ética.
2. Moutinho, Ana V; Sousa, Jorge P. 2002. A assessoria de imprensa em Portugal e na Europa.  In Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, ed. Jorge Duarte, 69 - 80. ISBN: 85-224-3261-9. São Paulo: Atlas.
Este capítulo fala sobre a assessoria de imprensa na Universidade Fernando Pessoa e na Europa e, ainda, a sua ordenação legal e ética.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Moutinho, Ana V. 2007. "Teaching Culture Through Advertising", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais , 4: 92 - 99.
When teaching foreign language classes, one needs to present cultural aspects to the students and advertising can be a good way to introduce culture in a different perspective. This article will focus on what is culture and how advertising can be used to teach some cultural aspects of a country.

2. Moutinho, Ana V. 2007. " O desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que era", Cadernos de Estudos Mediáticos, 5: 23 - 31.
Diz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.

3. Moutinho, Ana V. 2006. "Marlboro: o discurso político mudou?", Cadernos de Estudos Mediáticos, 4: 342 - 349.
Este trabalho destina-se a dar uma ideia de como é que se relacionou a comunicação política com a das empresas tabaqueiras, qual a imagem dos EUA que a Marlboro transmite e como é que a empresa tabaqueira consegue passar a sua mensagem no meio dos protestos anti-tabagistas do século XXI.

4. Moutinho, Ana V. 2001. "O que há de comum (ou não) entre o Jornal de Notícias e a Portugal Telecom?", Revista da UFP, 6: 155 - 164.
A 28 de Maio de 1998, a cidade do Porto foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2001, em parceria com Roterdão. A Portugal Telecom é uma das empresas patrocinadoras do Porto – Capital Europeia da Cultura ou, por outras palavras, “(…) não podia deixar de estar ligada (…) ao maior evento cultural nacional do início do milénio (…): o Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura. Como tal, lançou, a partir de 1 de Janeiro de 2001, uma campanha publicitária com seis anúncios: Música (fig. 1), Artes (fig. 2), Cinema (fig. 3), Dança (fig. 4), Teatro (fig. 5) e a cidade, mas neste artigo só iremos tratar dos cinco primeiros por dizerem respeito à arte. A campanha publicitária foi desenvolvida pela Euro RSCG e utiliza como fundo vários locais bem conhecidos dos portuenses. Assim, e respectivamente, temos a Torre dos Clérigos no anúncio inspirado na Música, a Fundação de Serralves nas Artes, a Livraria Lello no Cinema, o Mercado Ferreira Borges na Dança e a Praça da Ribeira no Teatro. O texto é praticamente igual em todos eles, não fosse a última frase adaptar-se a cada um dos temas. Um dos suportes desta campanha da Portugal Telecom é o Suplemento Quinzenal do Jornal de Notícias, o Jornal Oficial do Porto 2001, como se intitula. O objectivo deste estudo é analisar os anúncios publicitários da Portugal Telecom e do Jornal de Notícias, publicados no referido Suplemento, estabelecendo as suas semelhanças, diferenças e alguns cruzamentos de dados.

5. Moutinho, Ana V. 2000. "Andy Warhol e a Era da Reprodutibilidade Técnica", Revista da UFP, 5: 143 - 147.
O termo “Pop Art” foi utilizado, pela primeira vez, em 1958 na revista Architectural Digest pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para descrever as pinturas que celebravam o consumismo do pós-guerra, desafiavam a psicologia do Expressionismo Abstracto e adoravam o materialismo. Desta forma, o estilo da “Pop Art”, ou da 'arte popular', estava ligado à produção em massa e tinha os meios de comunicação social, o cinema, a banda desenhada e a publicidade como temas preferidos (WebMuseum, WWW). Mas se este movimento apareceu em Inglaterra, o seu grande desenvolvimento deu-se nos ano 60, em Nova Iorque, nos EUA, na altura da 'idade de ouro' da televisão norte-americana, quando os artistas pop utilizavam a ironia e o humor para criticar o “American way of life”.

6. Moutinho, Ana V. 1999. "A (con)tra(d)ição das imagens", Revista da UFP, 4: 143 - 147.
René Magritte é o pintor dos objectos vulgares aos quais mistura alguns significados. Ele é, ainda, o artista mais reproduzido e parodiado do século XX. O objecto deste estudo é a análise da contradição no quadro <Isto não é um cachimbo (ou a Traição das Imagens)>, e a utilização deste na publicidade às calças de ganga Moschino e à Semana de Moda Inglesa.


Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Moutinho, Ana V; Nunes, Laura M. 2008. "Publicidade, tabaco e estratégias", Trabalho apresentado em III Jornadas Publicidade e Comunicação, In Actas das III Jornadas Publicidade e Comunicação, 10 de Abril de 2008, Porto.
O tabaco, chegado à Europa através do movimento dos Descobrimentos, exibe uma história impregnada dos efeitos da publicidade. Nomeadamente, o consumo generalizado do cigarro foi-se instalando em obediência a estratégias publicitárias astutamente delineadas. Actualmente alvo de campanhas dissuasoras, o tabagismo já foi estimulado por uma máquina publicitária poderosa e muito apelativa. Este trabalho apresenta uma breve história do tabaco, procurando evidenciar a determinante influência da publicidade sobre a evolução do consumo tabágico, dando como exemplo as estratégias utilizadas pela Camel.

2. Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. 2006. "Internet, museu e educação: alguns exemplos de e para Portugal e Brasil", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Cidadania(s): discursos e práticas, In Actas do Congresso Internacional Cidadania(s): discursos e práticas, 29 de Junho a 1 de Julho de 2006, Porto, Portugal.
Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas que possam ser usadas pelos sítios dos museus para melhorar os recursos educacionais.

3. Moutinho, Ana V. 2003. "(good) images (some) psychology (items) = (good) advertising?", Trabalho apresentado em 20th International Conference on Literature and Psychoanalysis, In Proceedings of the 20th International Conference on Literature and Psychoanalysis, July 4th-5th 2003, Greenwich, Reino Unido.
The paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective, to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action (leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy, seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another. I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view.

4. Moutinho, Ana V; Galhardo, Andreia. 1999. "Literatura, Cinema e Outras Artes no Anúncio Publicitário", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira, In Actas do Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira, 31 de Maio-2 de Junho 1999, Porto, Portugal.
Apresentação de uma leitura das relações entre a arte e s publicidade, no sentido de saber como é que a publicidade utiliza o produto artístico para a elaboração da mensagem.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Moutinho, Ana V. 2001. "Tirar prazer da obra de Arte?", Mealibra - Revista de Cultura, 9: 227 - 228.
Na noção de fruição de uma peça, está implícito que o seu espectador ou utilizador vai compreendê-la, perceber para que é que ela serve e, por fim, tirar partido dela, no sentido de gostar ou não dela. Descobrimos que, no seguimento da definição anterior, a legislação portuguesa, no artigo 78º da Constituição da República Portuguesa, prevê o Direito à Fruição e Criação Cultural, segundo o qual “todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de defender o património cultural” e que o Estado está incumbido de diversas obrigações para esta situação se realizar (Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa). Nos anos 80, a Museums Association (Davies, 1994: 36) definiu o museu como uma institução que recolhe, documenta, preserva, exibe e interpreta materiais, aos quais associa informação para benefício do seu público. Esta ideia está actualizada, na medida em que, hoje em dia, e segundo a Museums and Galleries Commission (1994: 321), é função dos museus colocar à disposição dos seus visitantes ou estudiosos um representação selectiva das peças das suas colecções, bem como a informação disponível sobre elas, de forma a poder ser estudada e… fruída.

2. Moutinho, Ana V. 2001. "Sincronizando o kitsch", Mealibra - Revista de Cultura, 8: 151 - 154.
Por ser um termo relativamente recente, e por se utilizar com várias conotações, umas certas e outras erradas, vou abordar o kitsch neste artigo para tentar contribuir com uma achega com vista à sua definição e à sua tipologia. Assim, começarei por definir o termo e sincronizar o seu, aparecimento no espaço e no tempo. Digo sincronizar e não localizar, porque, como veremos, ele começou no séc. XIX na Baviera e teve, desde logo, vários significados, todos eles sinónimos de vigarice, falsificação ou “piroso”. Mas kitsch é, ou pode ser, mais do que isso. Kitsch pode ser uma anti-Arte, e isto quer dizer que ele deve ter alguma Arte para poder ser considerado como tal; é ele que vai ajudar a levar um pouco de cultura às massas. Finalmente, sincronizo o kitsch através da sua tipologia, isto é, depois de investigar sobre este tema, pude constatar que, no fundo, ele pode ser classificado em quatro tipos que abarcam praticamente todas as formas em que o kitsch nos aparece.

3. Moutinho, Ana V. 2000. "A comunicação dirigida e os meios de comunicação", Mealibra - Revista de Cultura, 6: 127 - 130.
Nos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente àquela pessoa que nos estamos a dirigir. A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação. Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais, espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos para transmitir uma passagem do individual ao colectivo é comunicar.


Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Moutinho, Ana V. 03 nov. 2001. "A novidade do museu imaginário" Diário de Notícias, 42 - 42.
No âmbito das comemorações dos cem anos sobre o nascimento de André Malraux, que passou pelo Oriente e por alguns dos países mais falados actualmente: Afeganistão e Irão, propomos uma “viagem” por aquilo que ficou de seu mais ligado à Arte, isto é, o seu Museu Imaginário.


Tradução
Translation
1. Moutinho, Ana V. 2008. "Babelzilla". NA: NA. (Outra)
Tradução, em regime de voluntariado, da informação para português Europeu.

2. Moutinho, Ana V. 2008. "Recursos Educacionais Abertos: O caminho a seguir". NA: UNESCO e International Institute for Educational Planning. (Outra)
Tradução em regime de voluntariado. Excerto: "A Internet e a web oferecem oportunidades de interação que têm um enorme potencial para uma organização como a UNESCO, que possui um mandato para aconselhamento e ação em todo o mundo. Encontros internacionais, workshops e consultoria são meios utilizados pela organização para realizar o seu trabalho em colaboração com os Estados-Membros. Mas há limitações na sua capacidade de incluir todos aqueles que se interessam pelo tema ou atividade propostos. A Internet oferece uma oportunidade de chegar mais longe e mais rápido do que nunca. Esta tecnologia ainda não está perfeita face ao objetivo - há muitos que não se podem conectar. Mas esses são cada vez menos, assim como os custos associados à tecnologia e conectividade. Durante o período de existência da comunidade REA, temos sido capazes de interligar muito mais pessoas e instituições do que teria sido possível através de outros meios. Peritos e neófitos com interesses similares juntam-se para aprender uns com os outros, compartilharem informação, e deliberar sobre questões relacionadas com os REA. Finalmente, depois de dois anos de intensa interação, os membros desta comunidade manifestaram o seu parecer sobre as questões prioritárias e os intervenientes que devem tomar medidas para avançar e apoiar este movimento em expansão. Este documento é uma prova da força das decisões coletivas de uma comunidade virtual dinâmica. Apresenta-se o caminho pelo qual os REA irão prosseguir, baseando-se no parecer de uma comunidade internacional, e define-se, com base nessas informações, as prioridades para a ação futura. O documento vai ser útil para muitos leitores – desde os decisores e os políticos a nível nacional, até aos professores e acadê[é]micos a nível local.".

3. Moutinho, Ana V; Moutinho, José V. 2002. "ArtBook – Gauguin", 144 pp.. Vigo: Nova Galicia. (Livro)
4. Moutinho, Ana V. 2002. "ArtBook - Velázquez". Vigo, Espanha: Nova Galicia. (Livro)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Moutinho, Ana V. 2012. "PO.EX'70-80 Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa: comunidades e coleções no DSpace". Reitoria da Universidade Nova : Sem publicadora definida.
2. Moutinho, Ana V; Rodrigues Ferreira, I. C. 2012. "Arquivos digitais: intersecção entre o educacional e o social". Fundação Calouste Gulbenkian, : Associação Portuguesa de Bibli.
3. Moutinho, Ana V. 2004. "Project Gutenberg". NA: Project Gutemberg.
"Project Gutenberg is the first and largest single collection of free electronic books, or eBooks. Michael Hart, founder of Project Gutenberg, invented eBooks in 1971 and continues to inspire the creation of eBooks and related technologies today." Eu faço proofreading dos textos em português.




Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Moutinho, Ana V. “PO.EX’70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa: comunidades e coleções no DSpace”,3.ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto,Lisboa, Portugal,2012 (Poster).
A 3.ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto realizou-se nos dias 1 e 2 de Outubro de 2012.
2. Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. “Arquivos digitais: intersecção entre o Educacional e o Social”,11.º Congresso Nacional dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “Integração, acesso e valor social”,Lisboa, Portugal,2012 (Poster).
11.º Congresso Nacional dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “Integração, acesso e valor social”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 18 a 20 de outubro de 2012.
3. Moutinho, Ana V. Revista Antropológicas,Jornadas FCCN,Santarém, Portugal,2012 (Comunicação).
Comunicação feita por convite.
4. Moutinho, Ana V; Melro, Maria C. Agustina a tempo inteiro (apresentação de projecto multimédia),Colóquio Agustina Bessa-Luís - 60 anos de vida literária,Porto, Portugal,2008 (Outra).
"Agustina a tempo inteiro" é um projecto com o objectivo de homenagear Agustina Bessa Luís. Trata-se de um trabalho em formato digital onde se exibem os elementos da vida e obra da escritora, expondo inclusivamente testemunhos e alguns documentos audiovisuais.
5. Moutinho, Ana V. Arquivo Digital de Publicidade,III Jornadas de Publicidade e Comunicação,Porto, Portugal,2008 (Outra).
Este Arquivo Digital de Publicidade tem como intuito concentrar anúncios com a respectiva metainformação em português e inglês para servir as necessidades de pessoas interessadas nesta área. .

6. Moutinho, Ana V. Sessão para comunicações livres,II Jornadas Internacionais de Jornalismo,Porto, Portugal,2007 (Outra).
7. Moutinho, Ana V. Open Educational Resources To Teach Literature: Presenting José de Almada Negreiros,Seminar of the Department of Languages, Literatures and Linguistics,Norman, Oklahoma, EUA,2006 (Seminário).
Análise de alguns contos onde se conta e reconta o mito de D. Sebastião.
8. Moutinho, Ana V. Teaching Brazilian Culture Through Advertising,53rd SECOLAS - The South Eastern Council on Latin American Studies,Charlotte, Carolina do Norte, EUA,2006 (Congresso).
The goal is to show how advertising can be used to teach cultural aspects of a country and give some examples of what we can do in class. .
9. Moutinho, Ana V. Literatura e arte de José de Almada Negreiros: a unidade na década de 20,25th Cincinnati Conference on Romance Languages and Literatures,Cincinnati, Ohio, EUA,2005 (Congresso).
My goals are to show how literature and art interconnect and complement each other in Negreiros’ works, and to contribute to the diffusion of some of them that usually are not cited in academic papers or dissertations, i.e., articles and some of his conferences.
10. Moutinho, Ana V. Descartes and Advertising,First Brazil-US Colloquium on Communication Studies,Austin, Texas, EUA,2004 (Conferência ou palestra).
Relationship between Descartes' volitions from his book Les Passions de l’Âme (The Passions of the Soul) and advertising.
11. Moutinho, Ana V. D. Sebastião: o presságio como elemento dinamizador do conto,9th Carolina Conference on Romance Languages,Chapel Hill, Carolina do Norte, EUA,2003 (Conferência ou palestra).
12. Moutinho, Ana V. Relações com os Media,Seminário Marketing e Imagem Pessoal,Braga, Portugal,2002 (Seminário).
Estratégias de comunicação com a imorensa.
13. Moutinho, Ana V. Escrever bem em publicidade,Colóquio "É Importante Falar e Escrever Bem(?)",Ponte de Lima, Portugal,2001 (Outra).
Mosta a importância de se escrever bem em publicidade para passar a mensagem.

Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Moutinho, Ana V. Aulas de português do Digital Humanities and Multimedia Writing in Portugal, Summer 2012, 2012 (Outra), promovido por Universidade Fernando Pessoa.
Duração: 6 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa - Porto, Cidade: Porto, Portugal, Tipo de participação: Docente.
Aulas inseridas no "Digital Humanities and Multimedia Writing in Portugal", programa da West Virginia University e da Universidade Fernando Pessoa.
2. Moutinho, Ana V. Aulas de português da Universidade Fernando Pessoa Orientation Week, 2012 (Outra), promovido por Gabinete de Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa.
Duração: 10 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa - Porto, Cidade: Porto, Portugal, Tipo de participação: Docente.
Curso frequentado por alunos estrangeiros matriculados na Universidade Fernando Pessoa no ano lectivo de 2012/2013, de 10 a 14 de setembro 2012, 9h30-11h30.
3. Moutinho, Ana V. Gestão de Marcas, 2007 (Especialização), promovido por Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Duração: 50 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa, Cidade: Porto, Portugal, Tipo de participação: Docente.
Disciplina leccionada no âmbito do curso de Especialização Tecnológica (CET).

4. Moutinho, Ana V. Curso de português EILC (Erasmus Intensive Language Courses), 2006 (Outra), promovido por Universidade Fernando Pessoa.
Duração: 31 dias. Local: Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Cidade: Ponte de Lima, Portugal, Tipo de participação: Docente.
Curso frequentado por alunos Erasmus que estavam inscritos em universidades portuguesas no ano lectivo de 2006/2007.


Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. Português PSL (Portuguese as Second Language),2006. 
Documento distribuído pelos alunos.
2. Moutinho, Ana V. Documentos multimédia,2003. 
Material preparado para os alunos das turmas de português.
3. Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. Português PSL (Portuguese as Second Language),2003. 
Documento distribuído pelos alunos das turmas de português.
4. Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. Documentos auditivos,2003. 
Material preparado para os alunos das turmas de português.

Organização de evento
Event organization
1. Moutinho, Ana V. Open Access Week @ Universidade Fernando Pessoa,2010 (Conferência / Organização).
O evento decorreu de 19 a 21 de Outubro de 2010 na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, foi organizado no âmbito da Open Access Week (evento internacional) e destina-se a promover o acesso aberto e imediato à investigação científica.

2. Moutinho, Ana C. Conferência Gestures: Meaning and Use,2000 (Conferência / Organização).
3. Moutinho, Ana C. Congresso Internacional “Direito e Relações Internacionais num Mundo sem Fronteiras”,2000 (Congresso / Organização).
4. Moutinho, Ana C. Congresso Internacional “Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira” ,1999 (Congresso / Organização).
5. Moutinho, Ana C. VI Semana Internacional de Publicidade,1999 (Outro / Organização).
6. Moutinho, Ana C. Semana da Universidade,1999 (Outro / Organização).
7. Moutinho, Ana C. Encontro Sobre Rádio Digital,1999 (Encontro / Organização).
8. Moutinho, Ana C. Conferência A Igualdade Entre Mulheres e Homens na Europa às Portas do Séc. XXI ,1999 (Conferência / Organização).
9. Moutinho, Ana C. VII Seminário da Associação Investigação e Debate em Serviço Social – Os Novos Caminhos da Acção Social,1998 (Seminário / Organização).
10. Moutinho, Ana C. 6º Congresso Internacional de Estudantes de Antropologia,1998 (Congresso / Organização).
11. Moutinho, Ana C. Mesa-Redonda sobre “A Avaliação Institucional e o Desenvolvimento de Programas para a Melhoria da Qualidade Educativa nas Universidades” ,1998 (Outro / Organização).
12. Moutinho, Ana C. Seminário Internacional “Cultura e Arquitectura” ,1998 (Seminário / Organização).
13. Moutinho, Ana C. I Congresso Internacional sobre Direito Fiscal – A Fiscalidade na União Europeia. Presente e Futuro ,1998 (Congresso / Organização).
14. Moutinho, Ana C. I Congresso Internacional – Agustina Bessa-Luís, 50 Anos de Vida Literária,1998 (Congresso / Organização).
15. Moutinho, Ana C. V Semana Internacional de Publicidade (23-27/03/98), Universidade Fernando Pessoa, Porto.,1998 (Outro / Organização).
16. Moutinho, Ana V. Primeira exposição individual de pintura e escultura de Luís Melo na Cooperativa Árvore,1998 (Exposição / Organização).
17. Moutinho, Ana C. III Invicta – Festival de Tunas Académicas da Universidade Fernando Pessoa,1998 (Festival / Outra).
18. Moutinho, Ana C. I Encontro Luso-Francês de Psiquiatria,1997 (Encontro / Organização).
19. Moutinho, Ana C. Simpósio Internacional “Fronteiras da Ciência”,1997 (Simpósio / Organização).
20. Moutinho, Ana C. II Invicta – Festival de Tunas Académicas da Universidade Fernando Pessoa,1997 (Festival / Organização).
21. Moutinho, Ana C. Conferência “A relevância contemporânea da metodologia da observação participante” proferida pelo Prof. João Pina Cabral,1996 (Conferência / Organização).
22. Moutinho, Ana C. Conferência “A Edição de Textos Electrónicos e Literários em Língua Francesa”, proferida pelo Prof. Alain Vuillemin,1996 (Conferência / Organização).
23. Moutinho, Ana C. Comemoração do Dia da Europa,1996 (Outro / Outra).
24. Moutinho, Ana C. Congresso Internacional sobre Pós-Colonialismo e Identidade,1996 (Congresso / Outra).
25. Moutinho, Ana C. Jornadas Culturais Luso-Brasileiras,1996 (Outro / Organização).
26. Moutinho, Ana C. Comemoração do Primeiro Aniversário da Morte de Miguel Torga em S. Martinho de Anta,1996 (Outro / Organização).
27. Moutinho, Ana C. Colóquio de Relações Internacionais “O Futuro da Europa e a Conferência Intergovernamental de 1996”,1996 (Outro / Outra).
28. Moutinho, Ana C. Evocação dos 50 anos sobre a morte de Fernando Pessoa,1995 (Outro / Organização).
29. Moutinho, Ana C. I Workshop de Informática,1995 (Oficina / Organização).
30. Moutinho, Ana C. II Jornadas de Marketing Político,1995 (Outro / Outra).
31. Moutinho, Ana C. Congresso Internacional da Associação Europeia de Estudos Ameríndios (American Indian’s Workshop),1995 (Oficina / Outra).
32. Moutinho, Ana C. I Congresso Internacional Sobre Miguel Torga,1994 (Congresso / Organização).
33. Moutinho, Ana C. Simpósio Português de Relações Públicas,1992 (Simpósio / Organização).
34. Moutinho, Ana C. I Exposição Internacional de Arte Postal,1985 (Exposição / Curadoria).



Apresentação em rádio ou TV
Radio or TV presentation
1. Moutinho, Ana V; Azevedo, Helena; Pereira, José A. A mulher de Petrónio,1987 (Outra).
Programa sobre moda e música.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Ivone Alexandra Reis Ribeiro da Silva, A comunicação interna: proposta de implementação de um programa para o Visionarium - Centro de Ciência do Europarque, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
2. Dina Helena Alves Martins, A imagem como síntese da realidade da empresa, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
3. Maria Fernanda Pinto Correia, Importância do planeamento na organização de eventos - o caso do congresso, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
4. Rui Jorge de Jesus Soares, A comunicação empresarial como instrumento para a melhoria contínua - a Texas Instruments-Samsung, Electrónica (Portugal), Lda., 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Ivone Alexandra Reis Ribeiro da Silva. A comunicação interna: proposta de implementação de um programa para o Visionarium - Centro de Ciência do Europarque, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
Vogal.
2. Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Dina Helena Alves Martins. A imagem como síntese da realidade da empresa, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
Vogal.
3. Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Ana Cristina Ribeiro Maia Couto. O ensino superior particular e cooperativo em Portugal – as relações públicas na imagem deste ensino, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
Arguente.
4. Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Maria Fernanda Pinto Correia. Importância do planeamento na organização de eventos - o caso do congresso, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
Vogal.
5. Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Rui Jorge de Jesus Soares. A comunicação empresarial como instrumento para a melhoria contínua - a Texas Instruments-Samsung, Electrónica (Portugal), Lda., 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
Vogal.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Concurso para chefe de Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Matosinhos, 2006.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Institutional Evaluation Programme from the European University Association , 2006, Universidade Fernando Pessoa.
A Universidade Fernando Pessoa foi uma das universidades portuguesas que solicitou a avaliação da E.U.A. em 2006. Eu fui convidada para colaborar na comissão de avaliação desde o início como membro da vertente internacional e do secretariado, sendo a co-autora do relatório sobre a instituição.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Publicidade, tabaco e estratégias, 2008 (Outra).
Nome do evento: III Jornadas de Publicidade e Comunicação; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa e Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação; Cidade do evento: Porto / Universidade Fernando Pessoa.
Este trabalho apresenta uma breve história do tabaco, procurando evidenciar a determinante influência da publicidade sobre a evolução do consumo tabágico, dando como exemplo as estratégias utilizadas pela Camel.
2. Internet, museu e educação: alguns exemplos de e para Portugal e Brasil, 2006 (Congresso).
Nome do evento: Cidadania(s) – Congresso Internacional Sobre Discursos e Práticas; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto, Portugal / Universidade Fernando Pessoa.
Este trabalho mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas que possam ser usadas pelos sítios dos museus para melhorar os recursos educacionais.
3. (good) Images (some) Psychology (items) = (good) Advertising?, 2003 (Congresso).
Nome do evento: 20th International Conference on Literature & Psychology; Nome da Instituição: University of Florida, EUA; Cidade do evento: Greenwich, Reino Unido / University of Greenwich - Avery Hill, Reino Unido .
The paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective, to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action (leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy, seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another. I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view.
4. Literatura, Cinema e Outras Artes no Anúncio Publicitário, 1999 (Conferência).
Nome do evento: Congresso Internacional “Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto, Portugal / Universidade Fernando Pessoa.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Moutinho, Ana Viale. Antropológicas, desde 2012/05/06, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Editora Gestora da plataforma onde está alojada a revista.

2. Moutinho, Ana Viale. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, desde 2009/01/07, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições da Universidade Fernando Pessoa.
Revista anual da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa. Tem Comissão Científica. Artigos da autoria de docentes, funcionários e alunos da UFP e outros.
3. Moutinho, Ana Viale. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, desde 2009/01/07, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Revista anual da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Tem Comissão Científica. Artigos da autoria de docentes, funcionários e alunos da UFP e outros.
4. Moutinho, Ana Viale. Journal Observatorio (OBS*), de 2010/08/03 até 2010/08/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: OberCom - Observatório de Comunicação.
5. Moutinho, Ana Viale. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, de 2009/01/07 até 2009/01/11, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Revista anual da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa. Tem Comissão Científica. Artigos da autoria de docentes, funcionários e alunos da UFP e outros.
6. Moutinho, Ana Viale. Scientific Journals International, de 2007/12/13 até 2008/09/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Scientific Journals International.
7. Moutinho, Ana Viale. Cadernos de Estudos Mediáticos, de 2007/11/02 até 2008/02/29, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa.
8. Moutinho, Ana Viale. Horizontes, de 2003/02/03 até 2004/11/30, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Department of Romance Languages and Literatures - University of North Carolina at Chapel Hill, EUA.
Para além de pertencer ao corpo editorial, também fui responsável pela mudança do design gráfico.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
25

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
7

Total
Produção técnica
Technical production
55

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
55

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
1


Total
Dados complementares
(Additional data)
23

Orientações
Orientations
4
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
5
Participação em Outros Júris
Other jury participation
1
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
4
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
8


Outras informações relevantes
null


Visualizações do curriculum [ 1051 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 05:44:04
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis