Raquel Catarina Proença Raimundo
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
23/09/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Raquel Catarina Proença Raimundo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Raimundo, Raquel |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL Av. das Forças Armadas 1649--026 Lisboa Portugal Correio electrónico: raquelcpraimundo@gmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2013 |
Doutoramento Phd |
Psicologia da Educação.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2005 |
Mestrado Master degree |
Stress e Bem-Estar
(1 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2000 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 |
Estudante de Doutoramento (ano letivo 2011/2012) com artigos publicados em revistas científicas,
Caixa Geral de Depósitos/Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
|
2007 |
Nomeação para melhor Poster do Xth European Congress of Psychology,
European Federation of Psychologists' Associations.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2013 - Actual |
International School Psychology Assocation, Membro.
|
Dez/2009 - Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Jun/2007 - Actual |
Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Membro fundador.
|
Nov/2006 - Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Raimundo, Raquel; Pinto, Alexandra M. 2011. Conflito entre pares, estratégias de coping e agressividade: relações entre variáveis em crianças e adolescentes. . In Adaptação e bem-estar nas escolas portuguesas: Dos alunos aos professores, 55 - 72. . Lisboa: Coisas de Ler Edições. |
|
|
|
2. |
Raimundo, Raquel; Pinto, Alexandra M. 2007. Questionário de comportamentos agressivos.. In Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a População Portuguesa , 249 - 263. . Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. 2013. "THE EFFECTS OF A SOCIAL-EMOTIONAL LEARNING PROGRAM ON ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN: THE ROLE OF PUPILS’ CHARACTERISTICS", Psychology in the Schools 50, 2: 165 - 180.
|
|
|
|
2. |
Raimundo, Raquel; Carapito, Elsa; Pereira, Ana I; Pinto, Alexandra M; Lima, Maria L; Ribeiro, Maria T. 2012. "School Social Behavior Scales: an Adaptation Study of the Portuguese Version of the Social Competence Scale from SSBS-2", The Spanish journal of psychology 15, 03: 1473 - 1484.
|
|
|
|
3. |
Alvarez, Maria J; Miranda, Guilhermina; Melo, Raul; Baptista, Vanda; Duarte, Bruno; Raimundo, Raquel; Maroco, João. 2010. "Avaliação do projecto integrado para a prevenção do abuso sexual (PIPAS): Estudo preliminar", Psychologica, 52: 231 - 252. |
|
|
|
4. |
Raimundo, Raquel; Seixas, Sónia. 2009. "Comportamentos de bullying no 1º ciclo: Estudo de caso numa escola de Lisboa", Interacções, 13: 164 - 186. |
|
|
|
5. |
Raimundo, Raquel; Pinto, Alexandra M. 2007. "Agressividade entre pares e representações dos alunos agressivos pelos colegas e professores", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 12: 171 - 183. |
|
|
|
6. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. 2007. "Conflito entre pares, estratégias de coping e agressividade em crianças e adolescentes", Psychologica, 44: 135 - 156. |
|
|
|
7. |
Raimundo, Raquel; Pinto, Alexandra M. 2006. "Stress e estratégias de coping em crianças e adolescentes em contexto escolar", Aletheia, 24: 9 - 19. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. ”Devagar se vai ao longe”: Avaliação da eficácia e da qualidade da implementação de um programa de competências sócioemocionais.,Encontro “Ser Psicólogo em Contexto Escolar”,Leiria,2013 (Conferência ou palestra). |
2. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Social and Emotional Learning Interventions in Portugal: From Preschool to Middle School.,35th Conference of the International School Psychology Association,Porto,2013 (Simpósio). |
3. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Slowly but Steadily: The effects and the implementation quality of a social-emotional learning program in elementary school
children.,35th ISPA - International School Psychology Association Conference,Porto,2013 (Comunicação). |
4. |
Raimundo, Raquel; Escolares, Fórum P. Fórum dos psicólogos escolares: Quando o todo é mais do que a soma das partes,Encontro “Ser Psicólogo em Contexto Escolar”,Leiria,2013 (Comunicação). |
5. |
Raimundo, Raquel. Fórum dos psicólogos escolares: Quando o todo é mais do que a soma das partes. ,1º Seminário Internacional de Psicologia da Educação,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra). |
6. |
Raimundo, Raquel. Procuram-se programas milagrosos: Primeiros tempos de sobrevivência no mundo da promoção das competências socioemocionais.
,1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Outra). |
7. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. The effects of “Slowly but steadily”: social and emotional learning program on elementary school children. ,34th ISPA - International School Psychology Association Conference,Montreal,2012 (Comunicação). |
8. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Devagar se vai ao longe”: Avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais no 1º ciclo.
,1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação). |
9. |
Raimundo, Raquel; Escolares, Fórum P. Fórum dos psicólogos escolares: Quando o todo é mais do que a soma das partes. ,Comunicação apresentada no 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação). |
10. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Devagar se vai ao longe”: Avaliação de processo e da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais
no 1º ciclo do ensino básico. ,II Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa,Lisboa,2012 (Comunicação). |
11. |
Raimundo, Raquel; Pinto, Alexandra M; Lima, Maria L. Social and emotional learning in preschool in Portugal,3rd European Network for Social and Emotional Competence in Children,Manchester,2011 (Simpósio). |
12. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. The effects of “Slowly but Steadily” social and emotional learning programme on primary school children. ,12th European Congress of Psychology,Istambul,2011 (Comunicação). |
13. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. The effects of “Slowly but Steadily” social and emotional learning programme on primary school children. ,3rd European Network for Social and Emotional Competence in Children (ENSEC) Conferece,Manchester,2011 (Comunicação). |
14. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. The effects of “Pré: Guia de Competências – Nino e Nina” social and emotional learning programme on preschool children.,3rd European Network for Social and Emotional Competence in Children (ENSEC) Conferece,Manchester,2011 (Comunicação). |
15. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Programas de promoção de competências sócioemocionais em contexto escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio). |
16. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Devagar se vai ao longe”: Avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais no 1º ciclo
do ensino básico.,I Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa,Lisboa,2010 (Comunicação). |
17. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Slowly but steadily”: Evaluation of a social and emotional learning program. ,32th ISPA - International School Psychology Association Congress,Dublin,2010 (Comunicação). |
18. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Devagar se vai ao longe”: Avaliação de impacto de um programa de prevenção universal em contexto escolar. ,Comunicação apresentada no 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Lisboa,2010 (Comunicação). |
19. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Devagar se vai ao longe”: Avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências sócioemocionais no 1º ciclo
do ensino básico. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
20. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Pré – programa de competências – “Nino e Nina”: Avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências sócioemocionais
no Jardim de Infância. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
21. |
Raimundo, Raquel; Seixas, Sónia. Bullying e vitimização em crianças em idade escolar.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
22. |
Seixas, Sónia; Raimundo, Raquel. Bullying e vitimização em adolescentes em contexto escolar.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
23. |
Carapito, Elsa; Raimundo, Raquel; Ribeiro, Maria T; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Análise factorial confirmatória das escalas de comportamento social em contexto escolar: Um estudo de adaptação da versão
portuguesa da escala de competências sociais. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). |
24. |
Baptista, Vanda; Melo, Raul; Marques-Pinto, Alexandra; Miranda, Guilhermina; Alvarez, Maria J; Raimundo, Raquel; Maroco, João. PIPAS: An experience of sexual abuse prevention program in Casa Pia de Lisboa. ,15th Congress of European Union for School and University Health and Medicine,Leiden,2009 (Comunicação). |
25. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Social and emotional learning in Portugal: The effects of “slowly but steadily” program on primary school children.,II International Congress in Emotional Intelligence,Santander,2009 (Comunicação). |
26. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. School Social Behavior Scales (SSBS-2): Adaptation studies with Portuguese students. ,11th European Congress of Psychology,Oslo,2009 (Comunicação). |
27. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. “Slowly but steadily”: Conception, implementation and evaluation of a social and emotional learning program.,11th European Congress of Psychology,Oslo,2009 (Poster). |
28. |
Alvarez, Maria J; Miranda, Guilhermina; Pinto, Alexandra M; Melo, Raul; Raimundo, Raquel; Maroco, João. Avaliação do programa integrado para a prevenção do abuso sexual (PIPAS): Estudo preliminar. ,1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa,Braga,2009 (Comunicação). |
29. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Devagar se vai ao longe: Concepção, implementação e avaliação de um programa de desenvolvimento de competências sócio-emocionais.
,1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa,Braga,2009 (Comunicação). |
30. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Devagar se vai ao longe: Conception, implementation and evaluation of a social and emotional learning program.,1st International Congress of Educational Psychology,Covilhã,2009 (Comunicação). |
31. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Devagar se vai ao longe: Concepção, implementação e avaliação de um programa de desenvolvimento de competências sócioemocionais.
,Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) – Departamento de Intervenção na Comunidade,Lisboa,2009 (Comunicação). |
32. |
Raimundo, Raquel. A agressividade entre pares na adolescência. ,XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia,Albufeira,2008 (Conferência ou palestra). |
33. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Devagar se vai ao longe: Concepção, implementação e avaliação de um programa de desenvolvimento de competências sócioemocionais.,Seminário Promoção do Sucesso Educativo,Lisboa,2008 (Comunicação). |
34. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Conception, implementation and evaluation of a social and emotional learning program. ,30th ISPA - International School Psychology Association Congress,Utrecht,2008 (Comunicação). |
35. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Peer conflict stressor, coping strategies and aggressiveness: Relations between variables in children and adolescents. ,30th ISPA - International School Psychology Association Congress,Utrecht,2008 (Comunicação). |
36. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. QCA – Aggressive behavior questionnaire: Two validation studies.,30th ISPA - International School Psychology Association Congress,Utrecht,2008 (Comunicação). |
37. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Conception, implementation and evaluation of a social and emotional learning program. ,XXIX International Congress of Psychology da IUPsys,Berlin,2008 (Comunicação). |
38. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Conceção, implementação e avaliação de um programa de competências sócioemocionais. ,4th World Congress on Violence at School and Public Policies,Lisboa,2008 (Comunicação). |
39. |
Raimundo, Raquel. Agressividade e bullying: Experiências e práticas de intervenção. ,Seminário Violência, Bullying e Agressividade em Contextos de Formação,Lisboa,2008 (Comunicação). |
40. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Avaliação da agressividade em contexto escolar: O questionário de comportamentos agressivos (QCA). ,Seminário Bullying, Violência e Agressividade em Contexto Escolar ,Lisboa,2007 (Comunicação). |
41. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Aggressive Behavior Questionnaire (QCA): A validation exploratory study. ,10 th European Congress of Psychology,Prague,2007 (Comunicação). |
42. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Peer conflict stressor, coping strategies and aggressiveness: relations between variables in children and adolescents.,10 th European Congress of Psychology,Prague,2007 (Comunicação). |
43. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra; Lima, Maria L. Conception and implementation of a social and emotional learning program. ,10 th European Congress of Psychology,Prague,2007 (Poster). |
44. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Agressividade entre pares e representações dos alunos agressivos pelos colegas e professores. ,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster). |
45. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Peer conflict, coping strategies and aggressiveness in children and adolescents, in the school context. ,26th International Congress of Applied Psychology,Athens,2006 (Poster). |
46. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Conflito entre pares e estratégias de coping em crianças e adolescentes, com e sem comportamentos agressivos, em contexto
escolar. ,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Poster). |
47. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Peer conflict and coping strategies in children and adolescents, with and without aggressive behaviours, in the school context.,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Comunicação). |
48. |
Raimundo, Raquel; Marques-Pinto, Alexandra. Conflito entre pares e estratégias de coping em crianças e adolescentes, com e sem comportamentos agressivos, em contexto
escolar: um estudo preliminar.,I Congresso de Stress e Bem-Estar,Lisboa,2004 (Poster). |
Curso de curta duração leccionado Taught short course |
1. |
Raimundo, Raquel. Ética e Deontologia, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Ordem dos Psicólogos Portugueses. Duração: 15 horas., Tipo de participação: Outra. |
2. |
Raimundo, Raquel. "Devagar se vai ao Longe": Avaliação da eficácia e da qualidade de implementação de um programa de competências sócioemocionais
no 1º ciclo, 2013 (Extensão), promovido por Instituto Piaget de Almada (curso de licenciatura em Psicologia). Duração: 2 horas., Tipo de participação: Docente. |
3. |
Raimundo, Raquel. Conceção e avaliação de programas em contexto escolar: Promoão de competências sócioemocionais, 2013 (Extensão), promovido por Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (curso de doutoramento em Psicologia da Educação). Duração: 6 horas., Tipo de participação: Docente. |
4. |
Raimundo, Raquel. Desenvolvimento de Competências Sócioemocionais no Pré-Escolar, 2011 (Extensão), promovido por Câmara Municial de Cascais. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Outra. |
5. |
Raimundo, Raquel. Saúde em Contextos Educacionais, 2011 (Extensão), promovido por ISCTE-IUL (mestrado em Psicologia Social da Saúde). Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente. |
6. |
Raimundo, Raquel. Agressividade e Bullying em Contexto Escolar, 2011 (Extensão), promovido por Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (mestrado integrado em Psicologia da Educação). Duração: 24 horas.. |
7. |
Raimundo, Raquel. Competências Sócioemocionais, 2010 (Especialização), promovido por Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Pós-graduação em Educação Sexual e Relacional). Duração: 9 horas., Tipo de participação: Docente. |
8. |
Raimundo, Raquel. Jovem procura investigação em psicologia para relação séria: Primeiros tempos de sobrevivência no planeta ciência, 2009 (Extensão), promovido por Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (curso de doutoramento em Psicologia da Educação). Duração: 3 horas., Tipo de participação: Docente. |
9. |
Raimundo, Raquel. Emoções e Comportamento, 2008 (Extensão), promovido por Universidade dos Açotes (mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos). Duração: 30 horas.. |
10. |
Raimundo, Raquel. Agressividade e bullying em contexto escolar: Como avaliar? Como intervir?, 2008 (Extensão), promovido por Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (Curso de Psicologia Criminal). Duração: 8 horas.. |
11. |
Raimundo, Raquel. Competências Sócioemocionais, 2008 (Especialização), promovido por Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (pós-gradução em Avaliação e Intervenção em Contextos
Educativos). Duração: 3 horas.. |
12. |
Raimundo, Raquel. Agressividade, Bullying e Competências Sócioemocionais, 2008 (Especialização), promovido por Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas (Formação pós-graduada). Duração: 12 horas.. |
13. |
Raimundo, Raquel. Seminário de Investigação I, 2006 (Extensão), promovido por Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Mestrado em Stress e Bem-Estar). Duração: 3 horas.. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Raimundo, Raquel. Programa de desenvolvimento de competências sócioemocionais: "Devagar se vai ao longe",2007. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Raimundo, Raquel. The future of scool psychology services: Linking creativity and children's needs,2013 (Conferência / Organização). |
2. |
Raimundo, Raquel. Promoção do Sucesso Educativo,2008 (Seminário / Organização). |
3. |
Raimundo, Raquel. Bullying, violência e agressividade em contexto escolar,2007 (Seminário / Organização). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Raimundo, Raquel. Criminalizar o Bullying?,2013 (Mesa redonda). |
2. |
Raimundo, Raquel. Educação,2011 (Entrevista). |
3. |
Raimundo, Raquel. Educação,2010 (Entrevista). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Raimundo, Raquel. Spanish Journal of Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
9 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Produção técnica Technical production |
68 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
68 |
Visualizações do curriculum [
53
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
09-11-2013
às
18:43:56
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|