Pedro António da Silva Abrantes
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
01/07/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Pedro António da Silva Abrantes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Abrantes, Pedro |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Sociologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Centros de Investigação Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES Edifício ISCTE, Av. das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Portugal Telefone: (+351)210464018 Fax: (+351)217940074 Correio electrónico: pedro.abrantes@iscte.pt Homepage: http://www.cies.iscte.pt/ |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004-2008 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Sociologia
(4 anos » years)
.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
1997-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Sociologia
(5 anos » years)
.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Jan/2002-Actual |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Leiria |
Jan/2007-Dez/2009 |
Outra Situação |
Jan/2006-Dez/2009 |
Outra Situação |
Agência Nacional para a Qualificação, IP |
Jan/2006-Dez/2009 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação de Setúbal |
Jan/2006-Dez/2007 |
Outra Situação |
Centro de Investigação Media e Jornalismo |
Jan/2005-Dez/2007 |
Outra Situação |
Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa |
Set/2006-Jan/2007 |
Outra Situação |
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa |
Jan/2005-Dez/2005 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação de Santarém |
Jan/2002-Dez/2003 |
Assistente |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Jan/2002-Actual |
Centros de Investigação |
|
Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Curso»Academic program: Mestrado de Educação e Sociedade Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Planeamento e Avaliação em Educação e Formação(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado de Sociologia Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Sociologia das Instituições e dos Processos Educativos(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado de Educação e Sociedade Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Sociologia da Educação(Docente)
|
Instituto Politécnico de Leiria |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Sociologia da Educação, Políticas Educativas e Sociais(Docente)
- Investigação em Educação Social(Docente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- A Criança na Sociedade Contemporânea(Docente)
- Educação e Sociedade(Docente)
- Conhecimento do Mundo Social e da Vida(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Pedagogia do e-Learning Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Educação na Sociedade em Rede(Docente)
|
Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa |
Curso»Academic program: Licenciatura em Estatística
|
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa |
Curso»Academic program: Cursos pós-licenciatura de Capacitação para a Docência Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Sociologia de Educação (Docente)
|
Escola Superior de Educação de Santarém |
Curso»Academic program: Cursos de Formação Complementar: Prof.s 1º Ciclo e Educadores de Infância Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Análise Social do Meio(Docente)
- Sociologia da Educação(Docente)
|
Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2010-2011 Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária -TEIP effects: Assessment of social and educational impacts of seven local projects included in the national program “Educational
Areas of Priority Intervertion
|
Referência do projeto»Project reference: Procedimento nº 121/DSIE/2010 . Financiador(es)»Funding:
Ministério da Educação.
|
2009-2010 Actividades de Enriquecimento Curricular: Casos de Inovação e Boas Práticas-Complementary Activities in Primary Schools: Case-Studies of Innovation and Good Practices |
Referência do projeto»Project reference: PI - 18/09. Financiador(es)»Funding:
Ministério da Educação.
|
2004-2005 European Libre Software Survey II (ELISS) - Portugal-European Libre Software Survey II (ELISS) - Portugal |
Referência do projeto»Project reference: PI - 8/04. Parceiro(s)»Partners:
Scuola Superiore Sant' Anna. Financiador(es)»Funding:
Scuola Superiore Sant' Anna.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010-2012 LEARN-TECH, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Aprendizagem |
Referência do projeto»Project reference: 3599-PPCDTI .
|
2009-2010 Eduorg: Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa-Educational achievement and organisational profiles. A look at external evaluation reports |
Referência do projeto»Project reference: FSE/CED/83498/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2006-2007 Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico: O papel das Áreas Curriculares
Não Disciplinares (ACND) - Criação de dispositivos de gestão da inovação e de formação de professores
|
Referência do projeto»Project reference: ....
|
2005-2007 Crianças e Adolescentes nas Notícias |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/COM/60020. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2004-2005 Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Caracterização, Estrangulamentos à Integração Efectiva na Vida Activa e a Eficácia das
Políticas
|
Referência do projeto»Project reference: PI - 5/04. Financiador(es)»Funding:
Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento.
|
2003-2005 Gender, Parenthood and Changing European Workplace: Young Adults Negotiating the Work-Family Boundary (TRANSITIONS) |
Referência do projeto»Project reference: HPSE-CT-2002-00125. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
|
2002-2003 Análise Sociológica do Programa Ciência Viva |
Referência do projeto»Project reference: 61-2002. Financiador(es)»Funding:
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica .
|
2002-2002 Conciliação entre Trabalho Profissional e Vida Familiar e Igualdade de Oportunidades para Mulheres e Homens: Políticas, Práticas,
Representações e Expectativas-Reconciliation of Professional Work and Family Life, and Equality of Chances for Women and Men: politics, practises, conceptions
and expectations
|
Referência do projeto»Project reference: PI -2/02. Financiador(es)»Funding:
Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
|
1999-2001 Orientações dos Jovens Portugueses para o Emprego e a Família-Portuguese Young People's Orientations to Work and Family Life |
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/P/SOC/12231/1998. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2002 |
Bolsa de Estudos por Mérito pelo desempenho académico no ano lectivo de 2000/2001,
ISCTE-IUL.
|
2001 |
Bolsa de Estudos por Mérito pelo desempenho académico no ano lectivo de 1999/2000,
ISCTE-IUL.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2009 - Actual |
Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Coordenador de Secção Temática.
Coordenador da Secção Temática 1 - Sociologia da Educação.
|
2002- Actual |
Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo, Membro.
Sócio e voluntário. Participa com frequência em sessões públicas de sensibilização e divulgação.
|
2002- Actual |
Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Membro.
Sócio.
|
2008- 2009 |
ONGD Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo, Membro.
Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
|
2006- 2007 |
ONGD Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo, Membro.
Vogal da Direcção.
|
2004- 2006 |
Rede Europeia de Lojas do Mundo (NEWS!), Membro.
Representante português .
|
2004- 2005 |
ONGD Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo, Membro.
Presidente.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Abrantes, Pedro. 2010. Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Mundos Sociais. |
|
|
|
2. |
Gomes, Maria C; Umbelino, Ana; Martins, Isabel F; Oliveira, José B; Bentes, Júlia; Abrantes, Pedro. 2006. Guia de Operacionalização do Referencial de Competências-Chave para o Reconhecimento, Validação e Certificação - Nível Secundário. ed. 1. Lisboa: DGFV-ME. |
|
|
|
3. |
Guerreiro, Maria D; Pegado, Elsa; Mateus, Sandra; Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Abranches, Maria. 2006. Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Caracterização, Estrangulamentos à Integração Efectiva na Vida Activa e a Eficácia das
Políticas. ed. 1. Lisboa: DGEEP-MTSS. Colecção Cogitum - nº18. |
|
|
|
4. |
Costa, António F.; Conceição, Cristina P; Pereira, Inês; Gomes, Maria C; Abrantes, Pedro. 2005. Cultura Científica e Movimento Social. Contributos para a Análise do Programa Ciência Viva. ed. 1. Oeiras: Celta Editora. |
|
|
|
5. |
Guerreiro, Maria D; Abrantes, Pedro. 2004. Transições Incertas: Os Jovens face ao Trabalho e à Família. ed. 1. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. |
|
|
|
6. |
Abrantes, Pedro. 2003. Os Sentidos da Escola: Identidades Juvenis e Dinâmicas de Escolaridade. ed. 1. Oeiras: Celta Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Abrantes, Pedro. 2013. Biografia(s) da classe trabalhadora. In Portugal, Sociedade de Classes, ed. Renato Miguel do Carmo, 79 - 90. . Lisboa: Edições70. |
|
|
|
2. |
Abrantes, Pedro; Hernández, Julián. 2011. Adolescentes nahuas, estudiantes de telesecundaria de la comunidad de Cuentepec, Morelos. In Voces de Jóvenes Indígenas, ed. María Bertely e Gonzalo Saraví, 84 - 93. . Cidade do México: UNICEF. |
|
|
|
3. |
Abrantes, Pedro A. S. 2011. A escola e o lazer: universos distintos?. In Jovens e Rumos, ed. Pais, José Machado, Vítor Sérgio Ferreira e René Bendit, 0 - 0. . Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. |
|
|
|
4. |
Abrantes, Pedro A. S. 2011. A formação profissional em Portugal: seis casos de inovação e sucesso. In Estado da Educação em Portugal 2011, 248 - 267. . Lisboa: Conselho Nacional de Educação. |
|
|
|
5. |
Abrantes, Pedro. 2010. Escolas de qualidade para todos: Alguns casos de inovação e sucesso. In Estado da Educação 2010, 0 - 0. . Lisboa: Conselho Nacional de Educação. |
|
|
|
6. |
Saraví, Gonzalo; Abrantes, Pedro. 2010. “Las políticas educativas en México”. In El Derecho a la Educación en México, 0 - 0. . Ciudad de México: Observatorio de Política Social y Derechos Humanos. |
|
|
|
7. |
Abrantes, Pedro; Mendes, Hugo. 2010. “A sociologia da educação hoje”. In Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação, 0 - 0. . Lisboa: Mundos Sociais. |
|
|
|
8. |
Abrantes, Pedro. 2010. “Desigualdades sociais na educação básica”. In Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores, ed. Carmo, Renato Miguel do, 0 - 0. . Lisboa: Mundos Sociais. |
|
|
|
9. |
Guerreiro, Maria D; Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. 2009. “Transitions in youth: trajectories and discontinuities”. In Portugal in the European Context, vol. III: Welfare and Everyday Life, ed. Guerreiro, Maria das Dores; Torres, Anália; Capucha, Luís, 227 - 247. . Lisboa: CIES/ISCTE-IUL. |
|
|
|
10. |
Abrantes, Pedro. 2009. “Alunos e educação na imprensa diária portuguesa”. In Crianças e Jovens em Notícia, ed. Ponte, Cristina, 0 - 0. . Lisboa: Livros Horizonte. |
|
|
|
11. |
Guerreiro, Maria D; Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. 2009. “Changing contexts, enduring roles? Working parents in Portuguese public and private sector organizations”. In Work, Families and Organisations in Transition, ed. Lewis, Suzan; Brannen, Julia; Nilsen, Ann , 149 - 165. . Bristol: Polity Press. |
|
|
|
12. |
Abrantes, Pedro. 2008. “On the strange habit of reading adversity instead of diversity: Madrid’s middle-schools and their Latin-American students”. In Changing Knowledge and Education, ed. Pereyra, Miguel, 275 - 290. . Frankfurt: Peter Lang. |
|
|
|
13. |
Dias Deus, J; Rafael, Ilda; Gomes, Maria C; Basto, Marina; Abrantes, Pedro; Brogueira, Pedro. 2006. “Área Sociedade, Tecnologia e Ciencia”. In Referencial de Competências-Chave para o Reconhecimento, Validação e Certificação - Nível Secundário, 0 - 0. . Lisboa: DGFV-ME. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Abrantes, Pedro. 2013. "Born to fail? Some lessons from a national programme to improve education in poor districts", International Studies in Sociology of Education 23, 1: 17 - 38.
|
|
|
|
2. |
Veloso, L.; Abrantes, P.; Craveiro, D.. 2013. "The Portuguese schools' evaluation programme: A sociological approach to the participation of social actors", Evaluation 19, 2: 110 - 125.
|
|
|
|
3. |
Abrantes, Pedro. 2012. "A escola da Vida", Tempo Social 24, 2: 189 - 2010.
|
|
|
|
4. |
Abrantes, Pedro. 2012. "A escola como motor de uma modernidade dual: O caso português no contexto europeu", Sociologia Online, 5: 6 - 33.
|
|
|
|
5. |
Abrantes, Pedro. 2012. "Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes ", Sociologia, Problemas e Práticas, 70: 25 - 43. |
|
|
|
6. |
Abrantes, Pedro; Veloso, Luísa; Craveiro, Daniela. 2011. "A avaliação como processo social", Educação, Sociedade & Culturas, 33: 88 - 121. |
|
|
|
7. |
Abrantes, Pedro. 2011. "Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português", Análise Social 46, 199: 261 - 281. |
|
|
|
8. |
Abrantes, Pedro A. S. 2011. "Para uma teoria da socialização", Para uma teoria da socialização, 21: 121 - 139. |
|
|
|
9. |
Abrantes, Pedro. 2011. "Bolívar, Juárez y Guevara: Apuntes sobre socialización e identidad", Convergencia - Revista de Ciencias Sociales 18, 57: 165 - 183. |
|
|
|
10. |
Abrantes, Pedro A. S. 2011. "On full-time primary schools: opportunities, challenges and ‘good practices’", Portuguese Journal of Social Sciences 10, 1: 59 - 72. |
|
|
|
11. |
Abrantes, Pedro; Aníbal, Alexandra; Paliotes, Flávia. 2010. "“Do método biográfico em Sociologia da Educação”", Sociologia da Educação: Revista Luso-Brasileira, 2: 0 - 0. |
|
|
|
12. |
Abrantes, Pedro. 2010. "“Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero-americano”", Revista Iberoamericana de Educación, 53: 25 - 42. |
|
|
|
13. |
Abrantes, Pedro. 2009. "“Os guardiães do templo: imprensa generalista e a imposição de uma agenda educativa”", Educação, Sociedade e Culturas, 28: 0 - 0. |
|
|
|
14. |
Abrantes, Pedro. 2009. "“Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: transições e desigualdades na educação básica”", Sociologia, Problemas e Práticas, 60: 0 - 0. |
|
|
|
15. |
Abrantes, Pedro; Conceição, Cristina P; Pereira, Inês; Gomes, Maria C; Costa, António F.. 2008. "“Promoção de cultura científica: experiências da Sociologia”", Sociologia, Problemas e Práticas, 57: 51 - 81. |
|
|
|
16. |
Abrantes, Pedro. 2008. "“Individualización y exclusión: La transición a la secundaria en el centro de Madrid”", RASE – Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 1, .: 5 - 21. |
|
|
|
17. |
Abrantes, Pedro; Ângelo, Luís. 2006. "“Nos bastidores da notícia: pesquisa de terreno num jornal de referência”", Fórum Sociológico, 13/14: 329 - 350. |
|
|
|
18. |
Guerreiro, Maria D; Abrantes, Pedro. 2005. "“Transiciones a la vida adulta en la era de la globalización: Recorridos de incertidumbre”", Recerca – Revista de Pensament i Anàlisi, 5: 63 - 85. |
|
|
|
19. |
Guerreiro, Maria D; Abrantes, Pedro. 2005. "“Como tornar-se adulto: Processos de transição na modernidade avançada”", Revista Brasileira de Ciências Sociais 20, 58: 157 - 175. |
|
|
|
20. |
Guerreiro, Maria D; Abrantes, Pedro. 2004. "Moving into adulthood in a southern European country: transitions in Portugal”", Portuguese Journal of Social Science 3, 3: 0 - 0. |
|
|
|
21. |
Abrantes, Pedro. 2004. ""Sociologia e Ciências da Educação: a distância entre nós"", Sociologia, Problemas e Práticas, 45: 0 - 0. |
|
|
|
22. |
Abrantes, Pedro. 2003. "“A construção social de identidades de escola”", Trajectos, 2: 13 - 22. |
|
|
|
23. |
Abrantes, Pedro. 2003. "“Identidades Juvenis e Dinâmicas de Escolaridade”", Sociologia, Problemas e Práticas, 41: 0 - 0. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Abrantes, Pedro. 2012. "Organizations make the difference: the appropriation of technologies by Portuguese secondary schools", Trabalho apresentado em 9th Ibero-American Symposium on Education, Cybernetics and Computing, CISCO 2012, In Minutes of the 9th Ibero-American Symposium on Education, Cybernetics and Computing, CISCO 2012, , Orlando. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Abrantes, Pedro. 2012. "Sistemas de enseñanza y formación del individuo moderno", Sociológica 27, 76: 115 - 148.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. 2005. "“Espaços de identidade, identidades no espaço”", Trabalho apresentado em Encontro Identidade(s) e Diversidade(s) na Região de Leiria, In Actas do Encontro Identidade(s) e Diversidade(s) na Região de Leiria, Leiria. |
|
|
|
2. |
Abrantes, Pedro. 2004. "“Um retrato dos alunos enquanto jovens: pistas sociológicas para compreender os estudantes de hoje”", Trabalho apresentado em XIX Profmat, In Actas do XIX Profmat, Covilhã. |
|
|
|
3. |
Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. 2004. "“A relação trabalho-família em contextos organizaconais em mudança”", Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia, In Actas do V Congresso Português de Sociologia, Braga. |
|
|
|
4. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Conceição, Cristina P; Gomes, Maria C. 2004. "“Para a promoção experimental de uma cultura sociológica”", Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia, In Actas do V Congresso Português de Sociologia, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Abrantes, Pedro. 30 nov. 2008. "“O peso do chumbo”" Jornal Meia Hora, 0 - 0. |
2. |
Abrantes, Pedro. 12 jul. 2006. "“As escolas são as caravelas do futuro”" Revista Entre Nós, 0 - 0. |
3. |
Abrantes, Pedro. 15 jan. 2005. "“A escola é uma experiência colectiva”" Revista Educação & Matemática, nº 81, 0 - 0. |
4. |
Abrantes, Pedro; Lopes, Sara. 06 abr. 2002. "“Um Sociólogo de Combate”, ensaio sobre a vida e obra de Pierre Bourdieu" Diário de Notícias (suplemento), nº 279, 42 - 45. |
1. |
Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. 2005. ""Que tipo de sociedade civil é melhor para a democracia?", in Democracia, Novos Desafios e Novos Horizontes". Oeiras: Celta/UNICS. (Livro) |
2. |
Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. 2005. ""A decisão dos cidadãos por voto democrático directo: Experiências da Suíça", in Democracia, Novos Desafios e Novos Horizontes". Oeiras: Celta/UNICS . (Livro) |
3. |
Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. 2005. ""Confiança social: Abordagens centradas no indivíduo e na comparação entre nações", in Democracia, Novos Desafios e Novos
Horizontes". Oeiras: Celta/UNICS . (Livro) |
4. |
Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. 2005. ""O futuro da democracia no contexto da globalização e da nova política: desafios e dilemas", in Democracia, Novos Desafios
e Novos Horizontes". Oeiras: Celta/UNICS . (Livro) |
5. |
Abrantes, Pedro. 2003. ""Configurações de governança pluralistas, neo-corporativas e da União Europeia: padrões de elaboração de políticas e de acção
dos lóbis numa perspectiva comparada", in Sociologia, Problemas e Práticas 42". Oeiras: CIES/Celta. (Artigo) |
6. |
Abrantes, Pedro. 2003. "“Elites, classes políticas e democracia no século XXI”, in Elites, Sociedade e Mudança Política". Oeiras: Celta Editora. (Livro) |
7. |
Abrantes, Pedro. 2003. "A Nova Sociologia Económica: Uma Antologia". Oeiras: Celta Editora. (Livro) |
8. |
Abrantes, Pedro. 2001. "“A integração europeia provocará uma restruturação dos sistemas de clivagens nacionais?”, in Sociologia, Problemas e Práticas,
37". Oeiras: CIES/Celta. (Artigo) |
9. |
Abrantes, Pedro. 2001. "“Consequências do realismo na construção de teoria sociológica”, in Sociologia, Problemas e Práticas, 36". Oeiras: CIES/Celta. (Artigo) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Abrantes, Pedro. 2010. "“Towards a new relation with education and work? Youth transitions in Europe and in Latin America” (e-Working Paper)". Lisboa: CIES-IUL.
|
2. |
Abrantes, Pedro. 2010. "Recensão da obra: La Apropiación: Destejiendo las Redes de la Desiguadad, de Luís Reygadas". Lisboa: Observatório das Desigualdades.
|
3. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Seiceira, Filipa; Egreja, Catarina. 2007. "“O software livre e as empresas informáticas: Das tensões latentes às soluções híbridas” (e-Working Paper)". Lisboa: CIES-IUL.
|
4. |
Abrantes, Pedro. 2006. "“Individualização e exclusão: A transição para o ensino secundário no centro de Madrid” (e-Working-Paper)". Lisboa: CIES-IUL.
|
5. |
Abrantes, Pedro. 2005. "“As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico”". Santarém: Interacções, nº1.
|
6. |
Abrantes, Pedro. 2002. "“Congresso Global youth? Young people in the twenty-first century” (notícia)", 2 pp.. Oeiras: Celta Editora (Sociologia, Problemas e Práticas, nº38). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Abrantes, Pedro; Saraví, Gonzalo; Bertely, María. Ser joven indígena: la doble reivindicación de la identidad. Un estudio en trece comunidades,3er Congreso Nacional de Ciencias Sociales,Cidade do México,2012 (Comunicação). |
2. |
Abrantes, Pedro. (Hi)Stories of the city: a biographical approach to Lisbon development,Second International Conference of Young Urban Researchers,Lisboa,2011 (Comunicação). |
3. |
Abrantes, Pedro. “Procesos de individualización y exclusión: la transición entre la educación primaria y secundaria”,Xalapa,2010 (Conferência ou palestra). |
4. |
Abrantes, Pedro; Saraví, Gonzalo. “Schools, Jobs and “the Real World”: Youth experiences in Europe and in Latin America”,Congresso Mundial de Sociologia,Gotemburgo,2010 (Congresso). |
5. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Veloso, Luísa; Henriques, Susana. “Construir e envolver: conhecimento, investigação, identidade”,Fórum de Pesquisas do CIES,Lisboa,2010 (Comunicação). |
6. |
Abrantes, Pedro. “Las posibilidades de la investigación etnográfica en el ámbito de la educación básica”,Workshop Metodológico,Xalapa,2010 (Outra). |
7. |
Abrantes, Pedro. “Os caminhos sinuosos da escolarização: efeitos sociais da transição entre ciclos de ensino”,Colóquio Desigualdades no Sistema de Ensino: Percursos, Transições e Contextos,Ponta Delgada,2009 (Conferência ou palestra). |
8. |
Abrantes, Pedro. “La transición entre etapas de enseñanza en Portugal y en España”,Congreso Nacional de Investigación en Educación,Veracruz ,2009 (Congresso). |
9. |
Abrantes, Pedro. “Filmar na escola: resultados de um documentário sociológico sobre inovação no 1º ciclo”,Workshops de Investigação do CIES,Lisboa,2009 (Outra). |
10. |
Abrantes, Pedro. “Continuidades, transições e rupturas entre ciclos de escolaridade”,Workshops de Investigação do CIES,Lisboa,2009 (Outra). |
11. |
Abrantes, Pedro. “Schooling and leisure: diferent worlds?”,Colóquio Internacional Young People and Roots,Lisboa,2009 (Comunicação). |
12. |
Abrantes, Pedro. “Convergencias y divergencias en las reformas educativas: los casos de España y Portugal”,XIII Conferencia de Sociología de la Educación (sesão plenária),Badajoz,2008 (Conferência ou palestra). |
13. |
Abrantes, Pedro. “Brandos costumes? Educação básica e desigualdades sociais”,Profmat 2008 – Congresso Nacional da Associação de Professores de Matemática,Elvas,2008 (Congresso). |
14. |
Abrantes, Pedro. “Insucesso escolar e desigualdades sociais”,Seminário Aprender para Ser,Rabo de Peixe,2008 (Seminário). |
15. |
Abrantes, Pedro. “A arquitectura das experiências”,Seminário Espaços Físicos de Ensino e Dinâmicas de Sociabilidade,Porto,2008 (Seminário). |
16. |
Abrantes, Pedro. “Causas e consequências da distância entre ciclos de ensino”,VI Congresso Português de Sociologia,2008 (Congresso). |
17. |
Abrantes, Pedro. “Da exaltação dos exames à negação das desigualdades: a escola sob a lente da imprensa generalista”,II Conferência Internacional Educating the Global Citizen,Lisboa,2008 (Conferência ou palestra). |
18. |
Abrantes, Pedro. “Jovens, Periferias e Instituições” (mesa-redonda),Conferência Internacional Sociologia da Educação, Culturas Juvenis, Biografias Escolares,Porto,2008 (Conferência ou palestra). |
19. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. “Introdução à Sociologia: crónica de um desencontro e propostas para a sua superação”,Encontro O Estado da Sociologia em Portugal: Formação, Investigação e Profissionalização,Lisboa,2007 (Comunicação). |
20. |
Abrantes, Pedro. “De las retóricas de inclusión a las prácticas de exclusión: promesas incumplidas de la enseñanza media en Portugal y en España”,IX Congreso Español de Sociología,2007 (Congresso). |
21. |
Abrantes, Pedro. “(Symbolic) walls between schools and historical neighborhoods”,First International Conference of Young Urban Researchers (FICYURB),Lisboa,2007 (Conferência ou palestra). |
22. |
Abrantes, Pedro. “Dinâmicas de individualização e de exclusão na transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico”,IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Funchal,2007 (Congresso). |
23. |
Abrantes, Pedro. “Alunos e educação na imprensa diária portuguesa”,1º Seminário Infância, Cidadania e Jornalismo, Projecto Crianças e Jovens em Notícia,Lisboa,2007 (Seminário). |
24. |
Abrantes, Pedro. “Mecanismos de selecção nas escolas”,Fórum da Educação,Lisboa,2007 (Outra). |
25. |
Abrantes, Pedro. “A diversidade como adversidade: uma história de desencontros entre professores e a escola média”,Observatório Permanente das Escolas,2007 (Comunicação). |
26. |
Abrantes, Pedro. "La diversidad como adversidad: una historia de desencuentros entre profesores y la ESO",XII Conferencia de la Asociación Española de Sociología de la Educación,Logroño,2006 (Conferência ou palestra). |
27. |
Abrantes, Pedro. "On the strange habit of reading adversity instead of diversity": Madrid middle-schools and their latin-american students",XXII Congresso da Comparative Education Society in Europe (CESE),Granada,2006 (Congresso). |
28. |
Abrantes, Pedro. "Jogos de identidades: de objecto a ferramenta etnográfica em meio escolar",Encontro Educação em Imagens (painel "Trajectórias"),2006 (Outra). |
29. |
Abrantes, Pedro; Sebastião, João. "Diversidade e desigualdade na escola",Fórum de Pesquisas CIES 2006,Lisboa,2006 (Outra). |
30. |
Abrantes, Pedro. "Etnografia em contextos escolares",Porto,2005 (Conferência ou palestra). |
31. |
Abrantes, Pedro. “Educational systems and social structures in Portugal and Spain”,VII Conferencia da European Sociological Asociation,2005 (Conferência ou palestra). |
32. |
Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. “Changing contexts, enduring roles. The work-family relationship in public and private portuguese organisations”,1ª conferência CWF,Manchester,2005 (Conferência ou palestra). |
33. |
Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. “Work-family wellbeing",Encontro Internacional de Sociologia da Família,Lisboa,2005 (Comunicação). |
34. |
Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. “Mixing work and parenthood in Portuguese youngsters lifecourses",Encontro Internacional de Sociologia da Família,Lisboa,2005 (Comunicação). |
35. |
Abrantes, Pedro. "Um retrato dos alunos enquanto jovens: pistas sociológicas para compreender os estudantes de hoje",Profmat XIX,Covilhã,2004 (Conferência ou palestra). |
36. |
Abrantes, Pedro. "Os sentidos em (inter)acção: de objecto de estudo a prática metodológica",Os Sentidos da Escola? Outra vez?,Porto,2004 (Seminário). |
37. |
Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. "A relação trabalho-família em contextos organizaconais em mudança",V Congresso Português de Sociologia,Braga,2004 (Congresso). |
38. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Conceição, Cristina P; Gomes, Maria C. "Para a promoção experimental de uma cultura sociológica",V Congresso Português de Sociologia,Braga,2004 (Comunicação). |
39. |
Abrantes, Pedro. "Terão os jovens que escolher entre a carreira e os filhos? Contextos de trabalho em mudança na Europa",Família, Que Futuro?,2004 (Outra). |
40. |
Abrantes, Pedro. “Desconstruir os sentidos da escola",Workshops de Investigação do CIES,Lisboa,2004 (Outra). |
41. |
Abrantes, Pedro. "Contra a crise da família: Crítica a 7 ideias comuns sobre a família",Jornadas de Solidariedade,Santarém,2003 (Conferência ou palestra). |
42. |
Abrantes, Pedro; Conceição, Cristina P; Pereira, Inês; Gomes, Maria C; Costa, António F.. "A difusão social do ensino experimental das ciências: os projectos Ciência Viva",X Encontro Nacional de Educação em Ciências,Lisboa,2003 (Comunicação). |
43. |
Abrantes, Pedro. "On the playground society: identity construction and schooling dynamics" (paper),8th Nordic Youth Research Symposium - Youth: Voice and Noise,Roskilde,2003 (Simpósio). |
44. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. "Espaços de identidade, identidades no espaço",Encontro Identidade(s) e Diversidade(s) na Região de Leiria,2003 (Comunicação). |
45. |
Abrantes, Pedro. “Crossroads to young people of ethnic groups” (paper),Global Youth? Young People in the XXI Century,Plymouth,2001 (Conferência ou palestra). |
46. |
Abrantes, Pedro. “Jornada de Trabalho sobre Currículos Alternativos” (Orador convidado),Leiria,2001 (Outra). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Abrantes, Pedro. Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea,2008 (Encontro). |
2. |
Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Nascimento, Susana; Pólvora, Alexandre. I Ciclo de Conferências Livres do Programa Doutoral em Sociologia do ISCTE,2007 (Outro). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Abrantes, Pedro; Campos, Rita; Ribeiro, Ana A. Actividades de Enriquecimento Curricular: Casos de Inovação e Boas Práticas,2009. |
2. |
Abrantes, Pedro; Caeiro, Tiago; Nuñez, Adriana. Diagnóstico das Realidades Educativas Locais: Três Territórios de Exclusão Social na Grande Lisboa,2007. |
3. |
Abrantes, Pedro; Santos, Susana; Caeiro, Tiago. Inquérito aos professores do 2º e 3º ciclos de Matemática,2006. |
4. |
Abrantes, Pedro; Caeiro, Tiago; Santos, Susana. Inquérito aos professores do 2º e 3º ciclos de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Físico-Química,2006. |
5. |
Costa, António F.; Conceição, Cristina P; Pereira, Inês; Gomes, Maria C; Abrantes, Pedro. Cultura e Movimento: Uma análise sociológica do programa Ciência Viva,2004. |
6. |
Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria D. Transições Incertas: Os Jovens face ao Trabalho e à Família,2003. |
7. |
Costa, António F.; Ávila, Patrícia; Gomes, Maria C; Abrantes, Pedro. Cultura Científica e Sociedade do Conhecimento,2001. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Rita Teixeira, Projetos TEIP e novos perfis profissionais nas escolas: agentes de desenvolvimento local?, 2012. Dissertação (Sociologia e Planeamento) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
2. |
Inês Baptista, Poder e Lideranças em Agrupamentos TEIP, 2011. Dissertação (Mestrado de Educação e Sociedade) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
3. |
Vanessa Gaspar, O abandono escolar: Uma realidade açoriana, 2010. Dissertação (Mestrado de Sociologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
4. |
Margarida Garção, Processos de transmissão de valores de cidadania: entre a família e a escola, 2010. Dissertação (Mestrado de Sociologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
5. |
Gonçalo Manuel Ramos Duque, A escola não é para nós? Uma aproximação sociológica à inadaptação escolar junto dos jovens da Freguesia da Ameixoeira, 2009. Dissertação (Mestrado de Sociologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
6. |
Telma Isabel Leal Caixeirinho, A pessoa por trás do profissional: As características e as acções que tornam un professor singular, 2009. Dissertação (Mestrado de Sociologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Avaliação Externa de Escolas, 2008, Inspeção-Geral da Educação. |
2. |
Avaliação Externa de Escolas, 2007, Inspeção-Geral da Educação. |
3. |
Avaliação Externa de Escolas, 2006, Inspeção-Geral da Educação. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Abrantes, Pedro António da Silva. Portuguese Journal of Social Sciences, desde 2011/01/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Intellect. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
67 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
19 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
13 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
24 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
23 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
4 |
Jornais de notícias Newspapers |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
15 |
Produção técnica Technical production |
55 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
55 |
Dados complementares (Additional data) |
10 |
Orientações Orientations |
6 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
3 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1037
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
04:13:37
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|