Curriculum Vitae

Ana Paula Rodrigues

Data da última actualização »Last update : 24/10/2013


Ana Paula Rodrigues. Concluiu Doutoramento em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2009. É Professor Auxiliar, Investigador Principal e Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros publicados. Possui 43 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 11 em Portugal. Orientou 2 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Economia e Gestão. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2003 e 2006 participou em 5 projectos de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Orientação para o mercado, Desempenho organizacional, Comprometimento organizacional, Cultura organizacional, Inovação, Marketing interno, e Sector público.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5225551367576186


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Paula Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Rodrigues, Ana Paula
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
Avenida Almeida Lucena, 1
5000-660 Vila Real
Portugal
Telefone: (+351)259302206Extensão: 2206
Fax: (+351)259302249
Correio electrónico: anarodri@utad.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Gestão (3 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2003 Licenciatura
Licentiate degree
Equivalência a Gestão (5 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2000 Mestrado
Master degree
Mestrado em Gestão de Empresas (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1996 Licenciatura
Licentiate degree
Gestão Agrária (5 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010 Curso de curta duração
Short course
Formação em Equações estruturais AMOS.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2007 Curso de curta duração
Short course
Utilização AMOS.
Universidade do Minho, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
General English.
Wall Street Institute, Vila Real, Portugal.

2000 Curso de curta duração
Short course
Estatística Aplicada com SPSS.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Out/2009-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jan/2007-Actual Investigador Principal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Out/2000-Set/2009 Assistente

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Out/1996-Out/2000 Assistente Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jan/2007-Actual Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
Linhas de investigação»Research fields:


Marketing Público e Não Lucrativo


Marketing Interno


Orientação para o Mercado


Marketing social






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Out/2009-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Empreendedorismo e Criação de Empresas(Docente)
  • Empreendedorismo(Docente)
  • Gestão de Força de Vendas(Docente)
  • Marketing(Docente)
  • Gestão e Estratégia Empresarial(Docente)
  • Gestão no Terceiro Sector(Docente)
  • Introdução à Gestão(Docente)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2007-Ago/2009
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Teoria e Prática de Empreendedorismo(Docente)
  • Empreendedorimo e Criação de empresas(Docente)
  • Empreendedorismo(Docente)
  • Introdução à Gestão(Docente)
  • Gestão de Força de Vendas(Docente)
  • Marketing(Docente)
  • Gestão e Estratégia Empresarial(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2010-Actual Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
Primeiro Secretário da mesa da Assembleia Geral do Instituto de Gestão e Administração Pública (IGAP)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jan/2003-Jan/2005 Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
Membro eleito do Conselho Pedagógico






Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2009-Actual Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
- Vice-Directora 1º Ciclo de Estudos em Gestão






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Marketing Público e Não Lucrativo
2. Marketing Interno
3. Orientação para o Mercado
4. Marketing social




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-
REAL”: Rede de inovação e desenvolvimento tecnológico Agro-Alimentar – Norte de Portugal/Galiza
Referência do projeto»Project reference: REAL.

2010-2013
Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro
Referência do projeto»Project reference: Douro Alliance.

2005-2006
Uma Rede para o Futuro? Estudo de Avaliação da COMUM – Rede Cultural
Referência do projeto»Project reference: COMUM.

2005-2005
Estudo Final de Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro
Referência do projeto»Project reference: AIBTD.

2005-2005
Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro
Referência do projeto»Project reference: AIBT.

2004-2004
Estudo 2 sobre o Festival Música na Região Norte
Referência do projeto»Project reference: FMCM2.

2003-2003
Avaliação dos Impactes do Festival de Música da Casa de Mateus
Referência do projeto»Project reference: FMCM1.
Financiador(es)»Funding: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 Melhor Comunicação na área de Gestão das organizações sem fins lucrativos , XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2011 - Actual UTAD Solutions Consulting, Outros (especifique).
Membro do Conselho Consultivo.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rodrigues, Ana P. 2011. Marketing interno: uma abordagem teórica.  In Tópicos Avançados de Gestão, ed. Marques, C.S. e Nogueira, F., 211 - 239. ISBN: 978-989-704-020-7. Vila Real: UTAD.
2. Rodrigues, Ana P; Lourenço-Gomes, Lina. 2007. The Casa de Mateus Music Festival – Public and Non-Public Characterization.  In Festivals and Events: Cultural and Identity in leisure, Sport and Tourism, ed. Aitchison, Cara and Annette Pritchard , 35 - 53. ISBN: 978 1905369 05 8. Eastbourne, United Kingdom : LSA Publication.
3. Rodrigues, Ana P; Correia, Leonida. 2006. Performing Arts Marketing: A Case Study of a Serious Music festival in Portugal.  In Case Studies in festival and Event Marketing and Cultural Tourism, ed. Ali-Knight, Jane and Donna Chambers, 55 - 78. ISBN: 1 905369034. United Kingdom: LSA Publication.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C. 2012. "The impact of internal and external market orientation on performance in local public organisations", Marketing Intelligence & Planning 30, 3: 284 - 306.
2. Rodrigues, Ana P; Pinho, J.C. 2010. "Market Orientation, Job Satisfaction, Commitment and Organisational Performance: The specific case of Local Public Sector", Transforming Government: People, Process and Policy 4, 2: 172 - 192.
3. Rodrigues, Ana P; Rebelo, João; Correia, Leonida. 2007. "Aplicação do Marketing no Sector das Artes do Espectáculo", Revista Portuguesa de Marketing  12, 22: 43 - 57.
4. Rodrigues, Ana P. 2003. "A inovação e a performance das empresas agro-alimentares", Revista Portuguesa de Marketing 7, 14: 11 - 19.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C. 2013. "Cultura organizacional, orientação para o mercado, comprometimento organizacional e desempenho: Aplicação a organizações de saúde não lucrativas", Trabalho apresentado em XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, In Libro de resúmenes das XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica - Bases para Empreender y Gestionar con Racionalidad Economica y Transparencia, Málaga.
2. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C. 2012. "A influência da orientação para o mercado interno e externo no desempenho organizacional em organizações do sector público", Trabalho apresentado em XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, In Livro de resumos: XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica "Sociedade, Territórios e organizações: Inclusões e Competitividade", Vila Real.
3. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C. 2012. "The role of corporate culture, market orientation and organisational commitment on organisational performance: the case of non-profit health organisations", Trabalho apresentado em XIth Congress on Public and Non-profit Marketing, In Livro de Resumos do XIth Congress on Public and Non-profit Marketing – “Ethics, Sustainable Consuption and Other Current Challenges for Public and Non-Profit Marketing”, Vilnius.
4. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C; Martins, Francisco V. 2011. "Orientação para o mercado (interno e externo) e desempenho em organizações do sector público local", Trabalho apresentado em XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, In XXI Jornadas Hispano-Lusas de gestión Científica - Comunicações: Libro de Resúmenes, Córdoba.
5. Rodrigues, Ana P; Nogueira, Fernanda. 2011. "O impacto da orientação para o mercado no desempenho organizacional: Ensaio sobre um modelo conceptual para o sector público", Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional do CLAD, In XVI Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Assunção.
6. Rodrigues, Ana P; Pinho, J.C. 2008. "The impact of internal/external market orientation on performance: the synergistic effect of job satisfaction and employees commitment", Trabalho apresentado em VIIth International Congress on Public and Nonprofit Marketing,, In Proceedings of the VIIth International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Szeged.
7. Rodrigues, Ana P; Pinho, J.C. 2007. "O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional", Trabalho apresentado em VIth International Congress on Public and Non Profit Marketing, In Proceedings of the VIth International Congress on Public and Non Profit Marketing, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cristóvão, Artur; Rebelo, João; Rodrigues, Ana P; Correia, Leonida; Baptista, Alberto. 2007. "COMUM – O Imprescindível Trabalho em Rede na Cultura", Agenda Cultural NOVO CICLO ACERT, 00: 00 - 00.
2. Correia, Leonida; Rodrigues, Ana P; Lourenço-Gomes, Lina. 2005. "O Festival de música da casa de mateus: Caracterização do Público e Não-Público", Boletim OBS, 14: 58 - 74.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia; Gonçalves, Hermínia; Marques, Carlos; Diniz, Francisco. 2013. "Gender Equality in Institutions of Higher Education: Diagnosis and Action Plan for an Institution of Higher Education in the North of Portugal", Trabalho apresentado em 7th International Academic Conference, In Conference proceedings, Praga.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Rodrigues, Ana P. 2009. "O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional: Aplicação ao sector público local". Utad: Utad.
2. Rodrigues, Ana P. 2001. "A inovação e o desempenho das indústrias agro-alimentares". Vila Real: UTAD.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Rodrigues, Ana P. Cultura organizacional, orientação para o mercado, comprometimento organizacional e desempenho: Aplicação a organizações de saúde não lucrativas,XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica - Bases para Empreender y Gestionar con Racionalidad Economica y Transparencia,Málaga,2013 (Comunicação).
2. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C. A influência da orientação para o mercado interno e externo no desempenho organizacional em organizações do sector público,XXII Jornadas Luso Esanholas de Gestão Científica,Vila Real,2012 (Comunicação).
3. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C. The role of corporate culture, market orientation and organisational commitment on organisational performance: the case of non-profit health organisations,XIth Congress on Public and Non-profit Marketing ,Vilnius,2012 (Congresso).
4. Rodrigues, Ana P. Marketing de organizações sem fins lucrativos: o caso das unidades de saúde e serviços sociais,Aula aberta da Unidade Curricular de Gestão e Organização em Unidades de Saúde ,Vila Real,2012 (Conferência ou palestra).
5. Rodrigues, Ana P; Pinho, José C; Martins, Francisco V. Orientação para o mercado (interno e externo) e desempenho em organizações do sector público local,XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica,Córdoba,2011 (Comunicação).
6. Rodrigues, Ana P. Marketing Público,Comunicação na Unidade Curricular de Gestão e Organização Pública do Mestrado em Gestão, ramo de Gestão Pública,Vila Real,2011 (Comunicação).
7. Rodrigues, Ana P; Nogueira, Fernanda. O impacto da orientação para o mercado no desempenho organizacional: Ensaio sobre um modelo conceptual para o sector público,XVI Congresso Internacional do CLAD,Assunção,2011 (Comunicação).
8. Rodrigues, Ana P. Marketing na Administração Pública,Comunicação na Unidade Curricular de Gestão e Organização Pública ,Vila Real,2010 (Comunicação).
9. Rodrigues, Ana P. O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional: Aplicação ao sector público local,Seminário de pesquisa do iMARKE – Investigação em Marketing e Estratégia,Braga,2009 (Comunicação).
10. Rodrigues, Ana P. The impact of internal/external market orientation on performance: the synergistic effect of job satisfaction and employees commitment,VII International Congress on Public and Nonprofit Marketing, ,Szeged,2008 (Comunicação).
11. Rodrigues, Ana P. O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional,VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não-Lucrativo,Braga,2007 (Comunicação).
12. Rodrigues, Ana P. Knowlede, perceptions and behaviours of attendants and non-attendants at a serious music festival in North Portugal,LSA 2005 Conference: Festivals and Events - beyond Economic Impacts,Edinburgh,2005 (Comunicação).
13. Rodrigues, Ana P; Correia, Leonida. Performaing Arts Marketing: A Case Study of a Serious Music Festival in Portugal,LSA 2005 Conference: Festivals and Events - Beyond Economic Impacts,Edinburgh,2005 (Comunicação).
14. Rodrigues, Ana P. Estudo de Avaliação dos Impactes do festival de Música da Casa de mateus,Seminário CETRAD/UTAD; Cultura e Desenvolvimento - Reflexão Teórica e Casos Práticos,Vila Real,2004 (Comunicação).
15. Rodrigues, Ana P. A inovação e o desempenho da indústria agro-alimentar,Casos de Investigação,Vila Real,2003 (Comunicação).
16. Rodrigues, Ana P. A gestão da inovação nas empresas agro-alimentares,Gestão da Inovação,Vila Real,2003 (Comunicação).

Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Rodrigues, Ana P. Valorização e Empreendedorismo Rural, 2010 (Extensão), promovido por ITIDAI – Instituto de Trás-os-Montes para a Investigação e desenvolvimento Agro-Industrial.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Rodrigues, Ana P; Marques, Carlos; Teixeira, Mário S; Fonseca, Carlos. Técnicas de marketing research aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos agro-alimentares, 2010 (Extensão), promovido por Projecto REAL.
Duração: 12 horas. Local: UTAD, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
3. Rodrigues, Ana P. Marketing nas instituições sem fins lucrativos, 2004 (Extensão), promovido por Formação Integrada (PNIP) para Técnicos Superiores, UTAD.
Duração: 12 horas. Local: UTAD, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Rodrigues, Ana P. Caderno de apoio Empreendedorismo - Mercado,2012. 
2. Rodrigues, Ana P. Revisitando conceitos fundamentais do marketing,2008. 

Organização de evento
Event organization
1. Rodrigues, Ana P. Acção de Divulgação do Curso de Gestão,2013 (Outro / Organização).
: Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão”, ocorrida no NERVIR em Vila Real, a 18 de Janeiro de 2013 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing e Núcleo de estudantes de economia da UTAD).
2. Rodrigues, Ana P; Marques, Carlos. SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”,2013 (Seminário).
Organização do SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”, proferido pelo Dr. Fernando Rodrigues, docente na ESTG-Leiria e fundador e Diretor Executivo da PsicoSoma, que decorreu no dia 29 de Abril de 2013, na UTAD (co-organizadores: Prof. Doutor Carlos Marques; alunos do 2º ciclo de Ciências Económicas e Empresariais).
3. Rodrigues, Ana P; Marques, Carlos. SPID "Marketing desportivo: novas estratégias de marketing desportivo",2013 (Seminário).
4. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia; Rainho, Maria J. Universidade de Verão Júnior UTAD 2013 - “Vamos jogar ao Economista e ao Gestor”,2013 (Outro / Organização).
Organização, em conjunto com as Direcções dos cursos de Economia e Serviço Social, de uma acção de divulgação dos cursos de Gestão/Economia para apresentar na Edição 2013 da Universidade de Verão Júnior UTAD, em 02 de Julho de 2013, subordinada ao tema “Vamos jogar ao Economista e ao Gestor” (co-organização: Direcção do curso de Economia - Prof. Doutora Patrícia António e Direcção do curso de Gestão - Prof. Doutora Maria José Rainho).
5. Rodrigues, Ana P. XV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial ,2013 (Seminário / Organização).
6. Rodrigues, Ana P. XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica ,2012 (Outro / Organização).
Organização das XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que irão decorrer em Vila Real de 1 a 3 de Fevereiro de 2012 sob o tema: Sociedade, Territórios e Organizações: Inclusões e competitividade.
7. Rodrigues, Ana P; Marques, Carlos. Marketing interno e comunicação nas PME´s,2012 (Outro / Organização).
Palestra proferida pelo Prof. Doutor Jorge Remondes, da Universidade Lusíada do Porto, que decorreu no dia 06 de Novembro de 2012, na UTAD (co-organizadores: alunos do 2º ano de Gestão/alunos do 3º ano de Economia).
8. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia; Gonçalves, Hermínia. XI Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD,2012 (Outro / Organização).
Organização, em conjunto com as Direcções dos cursos de Economia e Serviço Social, de uma acção de divulgação dos cursos de Gestão/Economia/Serviço social para apresentar nas XI Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD, em 21 de Março de 2012, subordinada ao tema “Saltitando pelas Ciências Sociais: uma decisão para o futuro" (co-organização: Direcção do curso de Economia - Prof. Doutora Patrícia António e Direcção do curso de Serviço Social - Prof. Doutora Hermínia Gonçalves).
9. Rodrigues, Ana P. SPID: "Social networks, stakeholders and entrepreneurial performance",2011 (Seminário / Organização).
10. Rodrigues, Ana P. Workshop de marketing,2011 (Oficina / Organização).
Coordenação da actividade “Workshop de Marketing” (proferida pelo Drº Nuno Machado Lopes, fundador da TudoMudou.com), ocorrida em 22 de Novembro de 2011, na Aula Magna da UTAD (organização: grupo de alunos do 3º ano do curso de Economia no âmbito da unidade curricular de marketing).
11. Rodrigues, Ana P. Palestra Marketing no Douro: Greengrape e o projecto Alltodouro.com,2011 (Outro / Organização).
Coordenação do evento: Palestra “Marketing no Douro – Greengrape e o projecto Alltodouro.com”, ocorrido na UTAD (Auditório do CIFOP) em Vila Real, a 6 de Dezembro de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
12. Rodrigues, Ana P. Acção de voluntariado – Encontro solidário no Lar da Nª Srª das Dores ,2011 (Encontro / Organização).
Coordenação da actividade “Acção de voluntariado – Encontro solidário”, ocorrida no Lar da Nª Srª das Dores em Vila Real, a 8 de Dezembro de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
13. Rodrigues, Ana P. Palestra “Decisões estratégicas de marketing: segmentação do mercado, determinação do grupo alvo, posicionamento”,2011 (Outro).
Coordenação da actividade: Palestra “Decisões estratégicas de marketing: segmentação do mercado, determinação do grupo alvo, posicionamento”, proferida pelo Dr. Nuno Miguel Correia (Director do BPI de Vila Real), realizada no dia 18 de Maio de 2011, no DESG/UTAD (organizadores: alunos João Santos, Ana Milheiro, António Mota, no âmbito da unidade curricular de marketing).
14. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. X Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD,2011 (Outro / Organização).
Organização, em conjunto com a Direcção do curso de Economia, de uma acção de divulgação dos cursos de Gestão/Economia para apresentar nas X Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD, em 06 de Abril de 2011, subordinada ao tema “A brincar, a brincar, a Gestão e a Economia vais encontrar! (co-organização: Direcção do curso de Economia - Prof. Doutora Patrícia António).
15. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. Sessão de esclarecimento a alunos e docentes do DESG sobre o Programa de Mobilidade Erasmus,2011 (Outro / Organização).
Organização de uma sessão de esclarecimento a alunos e docentes do DESG sobre o Programa de Mobilidade Erasmus, realizada pela Dra. Lúcia Fernandes, da Vice-Reitoria para a Investigação e Cooperação da UTAD, em 12 de Outubro de 2011. (co-organização: Direcção do curso de Economia - Prof. Doutora Patrícia António).
16. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia; Pinto, Teresa. RoadShow de Empreendedorismo,2010 (Seminário).
17. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. IX Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD,2010 (Outro / Organização).
Organização de uma acção de divulgação dos cursos de Gestão/Economia para apresentar nas IX Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD, em 24 de Março de 2010, subordinada ao tema “Percorrer as áreas da Gestão/Economia: uma abordagem divertida” (co-organização: Direcção do curso de Economia - Prof. Doutora Patrícia António).
18. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. Sessão de recepção aos novos alunos do DESG,2010 (Outro / Organização).
Organização, em conjunto com a Direcção do curso de Economia, da sessão de recepção aos novos alunos do DESG, em 29 de Setembro de 2010. (co-organização: Direcção do curso de Economia - Prof. Doutora Patrícia António).
19. Rodrigues, Ana P. Ideias para promover o curso de Gestão e o DESG,2010 (Exposição / Organização).
Coordenação de uma exposição de trabalhos, em 24 de Maio de 2010, subordinada ao tema "Ideias para promover o curso de Gestão e o DESG", UTAD, EX-DRM, Vila Real (organização: de alunos do 2º ano do curso de Gestão e do 3º ano do curso de Economia, no âmbito da unidade curricular de marketing).

Relatório de investigação
Technical report
1. Rodrigues, Ana P; Diniz, Francisco; António, Patrícia; Gonçalves, Hermínia; Marques, Carlos; D'Almeida, José L. “UTAD RIMA COM IGUALDADE – Plano para a igualdade de Género na Universidade de Trás-os-Montes – Diagnóstico do status quo em termos de política de género na UTAD”,2012.
2. Cristóvão, Artur; Rebelo, João; Baptista, Alberto; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana P. Uma Rede para o Futuro? Estudo de avaliação da COMUM – Rede Cultural,2007.
3. Cristóvão, Artur; Baptista, Alberto; Rebelo, João; Rodrigues, Ana P; Correia, Leonida; Lourenço-Gomes, Lina. Relatório Final do Estudo 2 sobre o Festival de Música na Região do Norte”, Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento,2005.
4. Cristóvão, Artur; Rebelo, João; Baptista, Alberto; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana P; Marques, Carlos. Relatório Final do Estudo 2 de Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro,2005.
5. Cristóvão, Artur; Baptista, Alberto; Rebelo, João; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana P; Lourenço-Gomes, Lina. Relatório Final do Estudo de Avaliação dos Impactes do Festival de Música da Casa de Mateus…Uma Viagem Deslumbrante,2003.
6. Cristóvão, Artur; Baptista, Alberto; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana P; Marques, Carlos; Rebelo, João. Relatório Final do Estudo de Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro,2003.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. NATHÁLIA BIANCA BARBOSA DA SILVA, A APLICABILIDADE DO MARKETING SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS, 2011. Tese (Doutoramento em Gestão ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Paulo Jorge Pinheiro Gonçalves , Um estudo da relação orientação para o mercado, vantagens competitivas e desempenho empresarial, 2011. Tese (Doutoramento em Gestão ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Maria Cristina Meloni Guarido , Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: Um estudo de caso comparativo entre a fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés – Pt., 2011. Tese (Doutoramento em Gestão ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Micaela José Pires Vieira, A gestão da comunicação interna como factor impulsionador da produtividade da empresa, 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Carla Alexandra Fernandes Teixeira, Marketing empreendedor: A percepção do marketing empreendedor nas micro, pequenas e grandes empresas, 2013. Dissertação ( Empreendedorismo) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Nuno Romeu Cardoso Sequeira, Análise das Estratégias e Acções de Marketing e Comunicação das IPSS Portuguesas, 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Tiago Manuel Moreira Taveira, E-marketing, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Sérgio Manuel Feliciano da Silva Cardoso, Sobre a Responsabilidade Social num grupo Financeiro Português – Práticas e acções em prol da Saúde, 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).
3. Giselda Alexandra de Sousa Pão Trigo, O impacto da inovação e da orientação para o mercado no desempenho organizacional: Aplicação ao sector da Ourivesaria, 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Bruno Miguel Comba Ferreira, Estratégias de marketing e comunicação para escolas de condução, 2013. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Rodrigues, Ana P. "Acção de divulgação do curso de Gestão no NERVIR", 2013.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão”, ocorrida no NERVIR em Vila Real, a 18 de Janeiro de 2013 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
2. Rodrigues, Ana P. “Acção de divulgação do curso de Gestão na escola Diogo Cão", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão”, ocorrida na escola Diogo Cão, em Vila Real, a 7 de Dezembro de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
3. Rodrigues, Ana P. “Acção de divulgação do curso de Gestão no NERVIR", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão”, ocorrida no NERVIR em Vila Real, a 6 de Dezembro de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
4. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. “Acção de divulgação do curso de Economia na Escola Secundária 13 de Novembro em Amarante", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Economia”, ocorrida na Escola Secundária 13 de Novembro em Amarante, em 21 de Novembro de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 3º ano do curso de Economia no âmbito da unidade curricular de marketing).
5. Rodrigues, Ana P. “Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola de S. Pedro", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão” na Escola de S. Pedro, Vila Real, em 10 de Maio de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
6. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. “Acção de divulgação do curso de Economia na Escola de S. Pedro", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Economia” na Escola de S. Pedro, Vila Real, em 02 de Maio de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 3º ano do curso de Economia, no âmbito da unidade curricular de marketing).
7. Rodrigues, Ana P; António, Patrícia. “Acção de divulgação do curso de Economia na Escola Profissional da NERVIR", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Economia” na Escola Profissional da NERVIR, Vila Real, em 01 de Junho de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 3º ano do curso de Economia, no âmbito da unidade curricular de marketing).
8. Rodrigues, Ana P. “Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Profissional da NERVIR", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão” na Escola Profissional da NERVIR, Vila Real, em 01 de Junho de 2011 (organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing).
9. Rodrigues, Ana P; Pinto, Teresa. “Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Profissional António Lago Cerqueira", 2011.
Coordenação da actividade “Acção de divulgação do curso de Gestão” na Escola Profissional António Lago Cerqueira, Amarante, em 31 de Maio de 2011 (co-organizadores: grupo de alunos do 2º ano do curso de Gestão e Dr. Teresa Pinto).
10. Rodrigues, Ana P. “Criação de um vídeo de divulgação do curso de gestão”, 2011.
Coordenação da actividade “Criação de um vídeo de divulgação do curso de gestão”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso, no âmbito da unidade curricular de marketing.

11. Rodrigues, Ana P. “Inquérito às entidades empregadoras da região sobre a UTAD/DESG/cursos”,, 2011.
Coordenação da actividade “Inquérito às entidades empregadoras da região sobre a UTAD/DESG/cursos”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing.
12. Rodrigues, Ana P. “Inquérito à satisfação dos alunos de Gestão”,, 2011.
Coordenação da actividade “Inquérito à satisfação dos alunos de Gestão”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso, no âmbito da unidade curricular de marketing.
13. Rodrigues, Ana P. “Criação de um vídeo de divulgação da vida académica”, 2011.
Coordenação da actividade “Criação de um vídeo de divulgação da vida académica”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing.
14. Rodrigues, Ana P. “Criação de um vídeo sobre o marketing”, 2011.
Coordenação da actividade “Criação de um vídeo sobre o marketing”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing.
15. Rodrigues, Ana P. “Criação de um vídeo sobre a UTAD e a cidade de Vila Real”, 2011.
Coordenação da actividade “Criação de um vídeo sobre a UTAD e a cidade de Vila Real”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso de Gestão, no âmbito da unidade curricular de marketing. .
16. Rodrigues, Ana P. “Base de dados para novos e antigos alunos de Gestão”, 2011.
Coordenação da actividade “Base de dados para novos e antigos alunos de Gestão”, proposto e realizado por um grupo de alunos do curso, no âmbito da unidade curricular de marketing.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Oscar Martins Rennó. A gestão criativa de metas: uma solução para uma instituição privada de ensino superior, 2011. Tese (Doutoramento em Gestão ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Mestrado
Master degree
1. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Inês de Fátima Gouvinhas Peixoto. Perfil do visitante da Casa de Mateus: Qualidade e Satisfação, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Maura dos Santos Moura Seabra. Percursos empreendedores em tempos de crise: Comportamentos e Motivações, 2013.  Dissertação ( Empreendedorismo) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Anna Loucádia Guimarães Escaleira. Relação entre a satisfação no trabalho e o suporte social em enfermeiros que desenvolvem acções paliativas, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
4. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Isa Natércia Gorgulho Gonçalves. Turismo de saúde e bem-estar: satisfação do cliente da Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort, 2012.  Dissertação (Turismo) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Armandina Bernardete Além Costa Fernandes. A responsabilidade social das empresas: Estudo de casos de empresas agrícolas, 2011.  Dissertação (Mestrado em Finanças e Contabilidade) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Terezita Pereira Braga Barroso . O estudo do marketing e as inferências na gestão de instituições federais de ensino brasileiro, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Gestão ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de António Augusto dos Santos Soares. Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Gestão ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Vera Carlos. Orientação para o mercado interno nas instituições do ensino superior: as suas inter-relações com outras variáveis organizacionais, 2011. Exame de qualificação (3º Ciclo em Gestão) - Universidade da Beira Interior.
4. Rodrigues, Ana Paula. Participação no júri de Teresa Maria Monteiro Felgueira . Orientação empreendedora, orientação para o mercado e desempenho dos docentes e investigadores do ensino superior, 2011. Exame de qualificação (3º Ciclo em Gestão) - Universidade da Beira Interior.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Auto-avaliação do 1ª Ciclo de Estudos em Gestão, 2012, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. iMARKE – Investigação em Marketing e Estratégia, 2009 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de pesquisa do iMARKE – Investigação em Marketing e Estratégia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / EEG - Universidade do Minho.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, 2013 (Outra).
Nome do evento: XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica; Nome da Instituição: Universidade de Málaga; Cidade do evento: Málaga / Espanha.
2. XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 2012 (Outra).
Nome do evento: XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica; Nome da Instituição: UTAD; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 2012 (Outra).
Nome do evento: XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica; Nome da Instituição: UTAD; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
Moderação de uma sessão na área de “Gestão de Organizações sem fins Lucrativos” nas XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que decorreram em Vila Real de 1 a 3 de Fevereiro de 2012 sob o tema: Sociedade, Territórios e Organizações: Inclusões e competitividade.
2. Marketing nas organizações sem fins lucrativos, 2010 (Outra).
Nome do evento: Marketing nas organizações sem fins lucrativos; Nome da Instituição: Núcleo Distrital de Vila Real da REAPN; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Seminário de investigaçao no âmbito do 3º ciclo em Gestão, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Investigação no âmbito do programa de Doutoramento em Gestão; Nome da Instituição: UBI - FCSH; Cidade do evento: Covilhã / UBI.
Arguência da proposta de investigação "Orientação para o mercado interno nas instituições de ensino superior: as suas inter-relações com outras variáveis organizacionais", de Vera Carlos (9 de março de 2012).
2. Seminário de Investigação no âmbito do 3º ciclo em Gestão, 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Investigação no âmbito do programa de Doutoramento em Gestão; Nome da Instituição: UBI; Cidade do evento: Covilhã / Universidade da Beira Interior.
Arguência da proposta de investigação "Orientação empreendedora, orientação para o mercado e desempenho dos docentes e investigadores do ensino superior", de Teresa Felgueira (25 de março de 2011).

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”, 2013 (Seminário).
Nome do evento: SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”; Nome da Instituição: UTAD ; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
2. SPID “Marketing desportivo: novas estratégias de marketing desportivo”, , 2013 (Seminário).
Nome do evento: SPID - “Marketing desportivo: novas estratégias de marketing desportivo”, ; Nome da Instituição: UTAD; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
3. 7th International Academic Conference - IISES, 2013 (Conferência).
Nome do evento: 7th International Academic Conference; Nome da Instituição: International Institute of Social and Economic Sciences; Cidade do evento: Praga / Republica Checa.
4. "Marketing interno e comunicação nas PME`s", 2012 (Outra).
Nome do evento: "Marketing interno e comunicação nas PME`s"; Nome da Instituição: UTAD; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
5. XIth Congress on Public and Non-profit Marketing – “Ethics, Sustainable Consuption and Other Current Challenges for Public and Non-Profit Marketing”, 2012 (Congresso).
Nome do evento: XIth Congress on Public and Non-profit Marketing – “Ethics, Sustainable Consuption and Other Current Challenges for Public and Non-Profit Marketing”; Cidade do evento: Vilnius / Lituânia.
6. XVI Congresso Internacional do CLAD, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XVI Congresso Internacional do CLAD; Nome da Instituição: CLAD; Cidade do evento: Paraguai / Assunção.
7. XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, 2011 (Outra).
Nome do evento: XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica; Nome da Instituição: ETEA, Instituição Universitária da Companhia de Jesus; Cidade do evento: Córdoba / Córdoba.
8. VII International Congress on Public and Nonprofit Marketing, 2008 (Congresso).
Nome do evento: VII International Congress on Public and Nonprofit Marketing; Nome da Instituição: University of Szeged; Cidade do evento: Szeged / University of Szeged.
9. VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não-Lucrativo, 2007 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não-Lucrativo; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
10. LSA 2005 Conference: Festivals and Events – Beyond Economic Impacts, 2005 (Conferência).
Nome do evento: LSA 2005 Conference: Festivals and Events – Beyond Economic Impacts; Nome da Instituição: Napier University; Cidade do evento: Edinburgh / Napier University.
11. Cultura e Desenvolvimento - Reflexão Teórica e Casos Práticos, 2004 (Seminário).
Nome do evento: Cultura e Desenvolvimento - Reflexão Teórica e Casos Práticos; Nome da Instituição: CETRAD - UTAD; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
12. Fórum da Gestão, 2003 (Seminário).
Nome da Instituição: Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança; Cidade do evento: Bragança / Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança.
13. III Seminário de investigação, 2003 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário de investigação; Nome da Instituição: UTAD; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
14. A Dinâmica Empresarial e Desenvolvimento na Região de Trás-os- Montes e Alto Douro - na perspectiva de PME´s, 1998 (Seminário).
Nome do evento: A Dinâmica Empresarial e Desenvolvimento na Região de Trás-os- Montes e Alto Douro - na perspectiva de PME´s; Nome da Instituição: UTAD; Cidade do evento: Vila Real / Utad.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Rodrigues, Ana Paula. Canadian Journal of Administrative Sciences , de 2012/06/01 até 2012/07/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley-Blackwell.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
19

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
46

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
46

Total
Dados complementares
(Additional data)
59

Orientações
Orientations
10
Outros Trabalhos
Other production
16
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
10
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
21
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 937 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 09-11-2013 às 19:35:48
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis