Anne Marie Germaine Victorine Fontaine
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
07/09/2010 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Anne Marie Germaine Victorine Fontaine |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Fontaine, A. M. |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) R. Dr. Manuel Pereira da Silva 4200-392 Porto Portugal Telefone: (+351)226079700 Correio electrónico: fontaine@fpce.up.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1996 |
Agregação Aggregation |
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1987 |
Doutoramento Phd |
Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Jul/2002-Actual |
Professor Catedrático |
Jul/1996-Jun/2002 |
Professor Associado com Agregação |
Jul/1992-Jun/1996 |
Professor Associado |
Set/1987-Jun/1992 |
Professor Auxiliar |
Jan/1984-Ago/1987 |
Assistente |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Motivação e Projectos de Vida: Influências da Família e da Escola |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2007-2008 Family and work roles: analysis of spillover effect in dual earner couples with young children |
Referência do projeto»Project reference: POCI/V.5/A0048/2005: FCT.
|
2004-2008 Experimentar a igualdade de género no trabalho e nas organizações: Projecto EXITO -Gender equity experience in work and organizations |
Referência do projeto»Project reference: 2004/EQUAL/A2/IO/323.
|
2004-2005 Gender equity and roles in early adulthood: from the antecipation to the integration of work and family projects |
Referência do projeto»Project reference: PIHM/PSI/49753/2003: FCT.
|
2003-2005 "FamWork" Family life and professional work: Conflict and synergy (European Union: international project with Germany, Austria,
Zwitzerland, Holland, Italy, Belgium
|
Referência do projeto»Project reference: ..
|
2001-2004 Motivation and academic achievement: Differential development of adaptative patterns in educational context |
Referência do projeto»Project reference: POSTI 36 447/9:FCT e FEDER.
|
1999-2002 Projectos familiares e de carreiras: Alguns determinantes das opções de vida femininas na adolescência e no princípio da idade
adulta-Family and carreer projects: Some determinants of women’s life options in adolescence and early adulthood
|
Referência do projeto»Project reference: PIHM/P/PSI/15112/1999: FCT.
|
1999-2000 New strategies for teaching and learning: experience of “Peer Tutoring” in math classes (Estratégias Alternativas de Ensino-Aprendizagem:
Experiência de “Peer Tutoring Alargado” na Aula de Matemática)
|
Referência do projeto»Project reference: Projecto 86/99: SIQE-2, IIE.
|
1989-1997 Tipologias Familiares e Atitudes dos Adolescentes face a Família: Estudo Intercultural-Family types and adolescents attitudes towards the family: intercultural perspective |
Referência do projeto»Project reference: AcordosCulturaisLuso-Espanhois.
|
1992-1993 Women’s Perspective on Social, Psychological, Ethical and Legal Consequences of Studies on Human Genome |
Referência do projeto»Project reference: Comissão Com. Europeia DGII.
|
1991-1993 Determinantes Familiares do Sucesso Escolar em Grupos Sociais com Altas Taxas de Insucesso-Family determinants of School success in social groups with high rates of failure |
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/PSI/210/91: JNICT.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Português (Bem). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Português (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1990 |
Motivation pour la réussite scolaire - Achievement motivation in school context,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Fontaine, A. M; Matias, M.. eds. 2008. Family, work and parenting: International perspective ed. 1. Porto: Legis. |
|
|
|
2. |
Fontaine, A. M; Kalubi, J. C. eds. 2008. Partage de savoirs entre parents et stratégies d´apprentissage ed. 1. Porto: Legis. |
|
|
|
3. |
Fontaine, A. M. 2005. Motivação em contexto escolar. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
4. |
Bessa, N.; Fontaine, A. M. 2002. Cooperar para aprender: uma introdução a aprendizagem cooperativa. ed. 1. Porto: ASA. |
|
|
|
5. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 2001. Tarefas desenvolvimentais e bem-estar de jovens universitários. ed. 1. Lisboa: Fundação Gulbenkian Fundação da Ciência e Tecnologia. |
|
|
|
6. |
Fontaine, A. M. ed. 2000. Parceria Família-Escola e Desenvolvimento da Criança / Partenariado Familia-Escuela y Desarrollo do los Niños ed. 1. Porto: ASA. |
|
|
|
7. |
Fontaine, A. M; Pourtois, J.P.. eds. 1998. Regards sur l´éducation familialle: Représentation, responsabilité, intervention. ed. 1. Bruxelles: De Boeck.. |
|
|
|
8. |
Fontaine, A. M. 1990. Motivation pour la Réussite Scolaire. ed. 1. Lisboa: INIC. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.; Oliveira, E.. 2009. Comparative analysis of family to work negative spillover in Portugal and Brazil. In Self-Regulation and Social Competence: Psychological Studies in Identity, Achievement and Work-Family Dynamics , ed. McWelling Todman , 133 - 144. . Athens: Institute for Education and Research. |
|
|
|
2. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. 2009. The positive side of the work-family interface: development and initial validation of a work-family enriching relations scale. In Regulation and Social Competence: Psychological Studies in Identity, Achievement and Work-Family Dynamics , ed. McWelling Todman , 119 - 132. . Athens: Institute for Education and Research. |
|
|
|
3. |
Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M; Biasoli Alves, Z; Martinez, C.. 2008. Gender differences in family to work facilitation in Portuguese and Brazilian families. In Family, work and parenting: International perspectives, ed. Matias, M. & Fontaine, A.M., 79 - 94. . Porto: Legis. |
|
|
|
4. |
Bessa, N.; Fontaine, A. M. 2008. Expérimentation de la méthode STAD en mathématiques dans l'enseignement professionnel. In Vers des apprentissages en coopération : rencontres et perspectives, ed. Y. Rouiller & K. Lehrhaus, 29 - 56. . Berne : Peter Lang. |
|
|
|
5. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2007. Culture, normes et rôles de genre: l’articulation famille/travail dans le couple. In Couple parental, couple conjugal : vers de nouveaux modèles, ed. G. Bergonnier-Dupuis & M. Robin, 131 - 152. . ERES : Ramonville Saint Agne. |
|
|
|
6. |
Fontaine, A. M; Antunes, C.. 2007. Famille et résilience en milieu scolaire : L’influence des attitudes parentales sur l’estime de soi et les résultats scolaires
des adolescents. In Ecole et Résilience , ed. B. Cyrulnik & J. P. Pourtois , 299 - 325. . Paris: Odile Jacob. |
|
|
|
7. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2007. Family and work division in Portuguese dual earner families. In Gender mainstreaming and family policy in Europe: perspectives, research and debates , ed. I. Crespi , 167 - 198. . Macerata, Italy: EUM Edizioni. |
|
|
|
8. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. 2007. Famille comme source de résilience: Analyse du discours des jeunes à propos d’évènements vécus, d’appuis reçus, de modèles
et de bonheur. In Fortalezas y Debilidades de la Familia en una Sociedad en Cambio , ed. E. Kñallinsky, J. Machargo, J. C. Martín. O. Medina & J. Rodríguez , 447 - 460. . Radio ECCA: Gran Canária. |
|
|
|
9. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2005. University students attitudes towards expected roles in work, career and family. In Cognition, motivation and emotion: Dynamics in the academic environment , ed. G. Rott; G. F. Dias & J-P Broonen , 204 - 212. . Louvain-la Neuve: FEDORA. |
|
|
|
10. |
Fontaine, A. M. 2000. Investigar e formar em psicologia. In Investigar e Formar em Educação , ed. Tavares et al. , 45 - 58. . Aveiro: SPCE. |
|
|
|
11. |
Fontaine, A. M; Coimbra, S.. 1999. Adaptação da escala de auto-eficácia generalizada percebida (Schwarzer & Jerusalem, 1993). In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos VI , ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires, 1061 - 1069. . Braga: APPORT. |
|
|
|
12. |
Bessa, N.; Fontaine, A. M. 1999. Construção e validação de uma escala de avaliação de estratégias de aprendizagem da matemática no contexto do ensino profissional. In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos VI, ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires , 960 - 967. . Braga: APPORT. |
|
|
|
13. |
Prisco, C.; Fontaine, A. M. 1999. Estilos de coping em situação escolar: adaptação de um instrumento. In Avaliação Psicológica, Formas e Contextos VI , ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires , 814 - 823. . Braga: APPORT. |
|
|
|
14. |
Fontaine, A. M. 1998. The development of motivation. In Life-Span Developmental Psychology: A General Approach from a European Perspective, ed. A. Demetriou; W. Doise & C. F. M. van Lieshout , 351 - 398. . London: Wiley. |
|
|
|
15. |
Fontaine, A. M. 1998. Changement de famille, changement de perspective. In Regards sur l´Education Familiale: Représentation, Responsabilité, Intervention, ed. A. M. Fontaine & J. P. Pourtois, 17 - 27. . Bruxelles: De Boeck. |
|
|
|
16. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1998. Famille, autonomie et bien-être au début de l´âge adulte. In Regards sur l´Education Familiale: Représentation, Responsabilité, Intervention, ed. A. M. Fontaine & J. P. Pourtois , 67 - 79. . Bruxelles: De Boeck. |
|
|
|
17. |
Fontaine, A. M; Musitu, G.. 1998. Système de valeurs et représentations des styles éducatifs parentaux. In Regards sur l´Education Familiale: Représentation, Responsabilité, Intervention , ed. A. M. Fontaine & J. P. Pourtois , 49 - 66. . Bruxelles: De Boeck. |
|
|
|
18. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1997. Concepções pessoais de inteligência e atribuições: As suas relações recíprocas e as suas influências sobre a realização escolar. In Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino , ed. A. Estrela, R. Fernandes, F. A. Costa, I. Narciso & O. Valério , 277 - 286. . Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). |
|
|
|
19. |
Fontaine, A. M. 1995. Self-concept and motivation during adolescence: their influence on school achievement. In The Self in European and North-American Culture: Development and Processes , ed. A. Oosterwegel & R. A. Wicklund, 205 - 217. . Amsterdam: Kluwer Academic Publisher. |
|
|
|
20. |
Fontaine, A. M; Campos, B.; Musitu, G.; Santos, M.. 1995. Systèmes de valeurs et représentations de la famille à l´adolescence: variations des relations selon les styles éducatifs. In Famille en Transition - Familie im Wandel , ed. M. Perrez; J. L. Lambert; C. Ermert & B. Plancherel , 18 - 36. . Fribourg: Ed. Universitaires de Fribourg & Ed. Hans Huber Berne. |
|
|
|
21. |
Fontaine, A. M. 1995. Estilos educativos familiares e representações recíprocas dos pais e dos adolescentes. In Ciências da Educação: Investigação e Acção , 195 - 208. . Braga: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
|
|
|
22. |
Mena Matos, P; Fontaine, A. M. 1995. As relações escola-família e suas representações: contributos para uma avaliação ecológica do desenvolvimento da criança. In Ciências da Educação: Investigação e Acção , 185 - 193. . Braga: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
|
|
|
23. |
Fontaine, A. M. 1995. Pedagogia e género: as dificuldades da igualdade. In Em Busca de uma Pedagogia da Igualdade - Hacia una Pedagogia de la Igualdade, ed. CIDM, 287 - 298. . Lisboa: CIDM. |
|
|
|
24. |
Santos, M.; Fontaine, A. M. 1995. Avaliação do ambiente familiar por crianças e pré-adolescentes: alguns aspectos da adaptação da FES de Moos & Moos. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, vol. III , ed. L. S. Almeida & I. S. Ribeiro , 421 - 430. . Braga: APPORT. |
|
|
|
25. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. Reflexões sobre a adaptação de um instrumento de auto-conceito a crianças e pré-adolescentes: Self-Perception Profile for
Children (SPPC) de Harter. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, vol. III, ed. L. S. Almeida & I. S. Ribeiro , 323 - 330. . Braga: APPORT. |
|
|
|
26. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1994. Teacher´s social representations of intelligence: an exploratory study with Portuguese teachers. In Intervención Educativa e Desarrollo Humano , ed. A. Clemente; G. Musitu & M. Gutiérrez , 29 - 38. . Valencia: Set i Set Edic. |
|
|
|
27. |
Garcia, F.; Molpeceres, M. A; Musitu, G.; Allat, P.; Fontaine, A. M; Campos, B.; Arango, G.. 1994. Evaluación de la socialización familiar. In Psicosociología de la Familia, ed. G. Musitu & P. Allat , 295 - 320. . Valencia: Albatros Educacion. |
|
|
|
28. |
Fontaine, A. M; Campos, B.; Musitu, G.; Garcia, F.. 1993. Fonctions de la famille, climat éducatif et relations parents-enfants: perspective des adolescents. In Education et Famille , ed. P. Durning & J. P. Pourtois, 58 - 80. . Bruxelles: De Boeck. |
|
|
|
29. |
Fontaine, A. M. 1991. Relação entre ansiedade, expectativas ou conformismo social e motivação para a realização em função de factores do meio. In Ciências da Educação em Portugal: Situação Actual e Perspectivas, 269 - 283. . Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
|
|
|
30. |
Fontaine, A. M. 1990. Pratiques éducatives familiales et motivation pour la réussite d´adolescents en fonction du contexte social. In Education Familiale et Intervention Précoce , ed. Dansereau, S., Terrisse, B. & Bouchard, J. M., 209 - 224. . Montréal: Agence d´Arc. |
|
|
|
31. |
Fontaine, A. M. 1990. Motivação e realização escolar. In Desenvolvimento Psicológico e Educação de Jovens , ed. B. P. Campos , 93 - 132. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ferreira, A.F.; Nascimento, I.; Fontaine, A. M. 2009. "O papel do professor na transmissão de representações acerca de questões vocacionais", Revista Brasileira de Orientação Profissional 10, 2: 43 - 56. |
|
|
|
2. |
Simões Martinez, C; Oliveira Pamplin, R; Fontaine, A. M. 2009. "Percepções sobre as necessidades de filhos pre-escolares : comparações entre mães e pais trabalhadores no Brazil", Psicologia, Educação e Cultura 13, 1: 73 - 90. |
|
|
|
3. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2008. "Portuguese mothers’ and fathers’ intergenerational transmission of attitudes towards gender and work-family role reconciliation
to their adult children", Journal of Societal and Social Policy 7, 3: 65 - 79. |
|
|
|
4. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2008. "Rôles familiaux et professionnels : Attitudes et stratégies de conciliation. Ce qui se transmet", La Revue Internationale de l’Education Familiale, 22: 67 - 85. |
|
|
|
5. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2007. "Gender differences in the causal relation between maths self-concept and scholastic performance in students from 7th to12th
grades", Psychologica Belgica 47, 1-2: 71 - 94. |
|
|
|
6. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2006. "Valeurs de jeunes couples à double emploi: Comparaison interculturelle au sein de l’Europe", La Revue Internationale de l’Education Familiale, 19: 31 - 51. |
|
|
|
7. |
Fontaine, A. M; Perrez, M.. 2006. "Editorial", . La Revue Internationale de l’Education Familiale, thématique: 1 - 2. |
|
|
|
8. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2005. "Percepção de apoio social na adolescência: Análise factorial confirmatória da escala Social Support Appraisal", Paideia, 15: 355 - 366. |
|
|
|
9. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2004. "Adolescent’s perception of their parents’ attitudes toward academic performance: their relation with academic performance,
academic self-concept and global self-esteem", Hellenic Journal of Psychology 1, 2: 203 - 220. |
|
|
|
10. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. 2004. "Reflexões acerca da vida familiar e profissional: o Projecto Famwork", Ex Aequo, 11: 97 - 108. |
|
|
|
11. |
Fontaine, A. M; Matias, M.. 2002. "Familismo / individualismo em jovens adultos: Construção de um instrumento e estudos exploratórios", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 2348 - 2362. |
|
|
|
12. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2002. "O desenvolvimento diferencial do auto-conceito e da auto-estima na adolescência: comparação de dois instrumentos de avaliação", Cadernos de Consulta Psicológica, 17-18: 119 - 134. |
|
|
|
13. |
Fontaine, A. M; Bessa, N.. 2002. "A aprendizagem cooperativa numa pós-modernidade crítica", Educação, Sociedade e Cultura, 18: 123 - 147. |
|
|
|
14. |
Fontaine, A. M; Ventura, M.. 2002. "Práticas psico-pedagógicas nas aulas de matemática: elaboração de uma escala para pré-adolescentes", Psicológica, 29: 25 - 37. |
|
|
|
15. |
Fontaine, A. M; Pimenta, G.. 2002. "Adaptação de instrumentos de avaliação da motivação e do “stress” ocupacional para docentes de enfermagem", Revista Portuguesa de Pedagogia 35, 3: 161 - 181. |
|
|
|
16. |
Pimenta, G.; Fontaine, A. M. 2002. "Motivação profissional em situação de mudança: a docência em enfermagem", Sinais Vitais, 43: 19 - 21. |
|
|
|
17. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 2002. "Young adult developmental tasks: Relationships and specificities", Anais UIED, 3: 283 - 306. |
|
|
|
18. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. 2000. "Relations between self-concept and social support appraisals during adolescence: A longitudinal study", Psychology 7, 3: 339 - 353. |
|
|
|
19. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2000. "Construção de uma escala para a avaliação dos custos e benefícios inerentes à realização do Diagnóstico Pré-Natal", Psiquiatria Clínica 21, 4: 329 - 335. |
|
|
|
20. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2000. "Abordagem psicossocial dos comportamentos orientados para a saúde: estudo de factores de previsão da aceitação e da rejeição
do Diagnóstico Pré-Natal", Análise Psicológica 18, 4: 499 - 521. |
|
|
|
21. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 2000. "Diferenças desenvolvimentais entre estudantes que solicitam e não solicitam apoio psicológico/psiquiátrico", Psicologia 14, 2: 225 - 234. |
|
|
|
22. |
Andrade, C.; Zagallo-Cardoso, J. A; Fontaine, A. M. 1998. "Custos e benefícios do diagnóstico pre-natal: Construção de uma escala de auto-avaliação", Progresos en Diagnóstico Prenatal 10, 9: 504 - 511. |
|
|
|
23. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1998. "A construção da autonomia: elaboração de um instrumento para jovens universitários portugueses", Revista Portuguesa de Psicologia, 33: 37 - 70. |
|
|
|
24. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1997. "Adolescents'personal conceptions of intelligence: The development of a new scale and some exploratory evidence", European Journal of Psychology of Education 12, 1: 51 - 62. |
|
|
|
25. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1997. "Encontro do par amoroso: construção de um instrumento para jovens universitários portugueses", Psychologica, 16: 119 - 139. |
|
|
|
26. |
Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1996. "Tarefas desenvolvimentais e bem-estar dos jovens: Algumas implicações para o aconselhamento psicológico", Cadernos de Consulta Psicológica, 12: 103 - 114. |
|
|
|
27. |
Almeida, M. J. V; Dias, G. F; Fontaine, A. M. 1996. "Separação psicológica das figuras parentais em jovens universitários: adaptação do Psychological Separation Inventory de Hoffman", Psiquiatria Clínica, 17: 5 - 17. |
|
|
|
28. |
Mena Matos, P; Fontaine, A. M. 1996. "Percepções das crianças acerca das relações escola-família: Construção de um instrumento e estudos psicométricos", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 53 - 66. |
|
|
|
29. |
Fernandes, M.; Fontaine, A. M. 1996. "Crenças de controlo sobre a realização escolar: Análise da evolução e diferenciação do construto de "controlo"", Revista Portuguesa de Pedagogia 30, 1: 3 - 16. |
|
|
|
30. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. 1995. "Diferenças na percepção do apoio social na adolescência: Adaptação de uma escala, o Social Support Appraisals (SSA) de Vaux
et al. (1980)", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 115 - 127. |
|
|
|
31. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. "Adaptação do Self-Perception Profile for Children (SPPC) de Harter a crianças e pré-adolescentes", Psicologia 10, 3: 129 - 142. |
|
|
|
32. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. "Análise das atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares e as suas dimensões em função do género e do nível sócio-económico", Psychologica, 14: 29 - 39. |
|
|
|
33. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1995. "Programas de intervenção nas atribuições", Psiquiatria Clínica, 16: 145 - 150. |
|
|
|
34. |
Mena Matos, P; Fontaine, A. M. 1995. "Percepções das crianças acerca das relações escola-família: Construção de um instrumento e estudos psicométricos", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 53 - 66. |
|
|
|
35. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. 1995. "Diferenças na percepção do apoio social na adolescência: Adaptação de uma escala, o Social Support Appraisals (SSA) de Vaux
et al. (1980)", Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11: 115 - 127. |
|
|
|
36. |
Fontaine, A. M. 1995. "Expectativas e realização escolar: O efeito pigmaleão questionado", Revista Portuguesa de Pedagogia 29, 1: 119 - 132. |
|
|
|
37. |
Fontaine, A. M. 1994. "Achievement and child rearing in different social contexts", European Journal of Psychology and Education 9, 3: 225 - 240. |
|
|
|
38. |
Fontaine, A. M. 1994. "Rapazes e raparigas", Noesis - Aprender Matemática Hoje, 32: 33 - 37. |
|
|
|
39. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1994. "Diferenças nas concepções pessoais de inteligência em função do contexto social de existência", Psiquiatria Clínica, 15: 153 - 158. |
|
|
|
40. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1993. "Representações dos professores sobre a natureza e o desenvolvimento da inteligência", Revista Portuguesa de Pedagogia 27, 3: 471 - 487. |
|
|
|
41. |
Lila, M. S; Musitu, G.; Perez, F. G; Fontaine, A. M. 1993. "Socializing styles and intensity of communication in parent - child relationships", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 79 - 88. |
|
|
|
42. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1993. "Avaliação das atribuições para o sucesso escolar de adolescentes: construção de um instrumento e estudos exploratórios", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 67 - 77. |
|
|
|
43. |
Fontaine, A. M; Campos, B.; Musitu, G.. 1992. "Percepções das interacções familiares e conceito de si próprio na adolescência", Cadernos de Consulta Psicológica, 8: 69 - 78. |
|
|
|
44. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1992. "Estudo de adaptação do Self Description Questionnaire III - SDQIII - a estudantes universitários portugueses", Psychologica, 8: 41 - 49. |
|
|
|
45. |
Fontaine, A. M. 1991. "Le genre de l'enfant influence-t'il la structuration de la vie familiale?", Enfance 45, 1-2: 111 - 126. |
|
|
|
46. |
Fontaine, A. M. 1991. "Impact of social context on the relationship between achievement motivation and anxiety, expectations or social conformity", Personality and Individual Differences 12, 5: 457 - 466. |
|
|
|
47. |
Fontaine, A. M. 1991. "O conceito de si próprio no ensino secundário: processo de desenvolvimento diferencial", Cadernos de Consulta Psicológica, 7: 33 - 54. |
|
|
|
48. |
Fontaine, A. M. 1991. "Motivação e diferenças entre rapazes e raparigas nas escolhas vocacionais", Orientação Escolar e Profissional, 6-7: 32 - 36. |
|
|
|
49. |
Fontaine, A. M. 1991. "Desenvolvimento do conceito de si próprio e realização escolar na adolescência", Psychologica, 5: 13 - 31. |
|
|
|
50. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1990. "Avaliação do conceito de si próprio de adolescentes: adaptação do SDQ I de Marsh a população portuguesa", Cadernos de Consulta Psicológica, 6: 97 - 105. |
|
|
|
51. |
Fontaine, A. M. 1990. "Teste de motivação para a realização de J. M. H. Hermans: adaptação para jovens portugueses", Psychologica, 4: 81 - 103. |
|
|
|
52. |
Fontaine, A. M; Faria, L.. 1989. "Teorias pessoais do sucesso", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 5 - 18. |
|
|
|
53. |
Faria, L.; Fontaine, A. M. 1989. "Concepções pessoais de inteligência: elaboração de uma escala e estudos exploratórios", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 19 - 30. |
|
|
|
54. |
Fontaine, A. M. 1988. "Motivação e realização escolar em função do contexto social", Revista Portuguesa de Pedagogia, 22: 313 - 336. |
|
|
|
55. |
Fontaine, A. M. 1988. "Práticas educativas familiares e motivação para a realização dos adolescentes", Cadernos de Consulta Psicológica, 4: 13 - 30. |
|
|
|
56. |
Fontaine, A. M. 1987. "Expectativas de sucesso em função do contexto social de vida", Cadernos de Consulta Psicológica, 3: 27 - 44. |
|
|
|
57. |
Fontaine, A. M. 1986. "Práticas educativas de mães portuguesas: diferenças em função do nível sócio-económico e da zona de residência da família", Análise Social, 3-4: 795 - 811. |
|
|
|
58. |
Fontaine, A. M. 1986. "Aspiração e realização escolar em função do grupo social de pertença", Cadernos de Consulta Psicológica, 2: 119 - 132. |
|
|
|
59. |
Fontaine, A. M. 1985. "Motivação para a realização de adolescentes: perspectiva cognitivo-social das diferenças de sexo e da classe social", Cadernos de Consulta Psicológica, 1: 53 - 69. |
|
|
|
60. |
Fontaine, A. M. 1977. "A discriminação sexual dos papéis sociais nos manuais portugueses de aprendizagem da leitura", Revista Portuguesa de Pedagogia, 11: 149 - 183. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Coimbra, S.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. 2003. "Balancing family and work roles: Expectations of portuguese university students", Trabalho apresentado em IX Congrès International d´Éducation Familiale, In IX Congrès International d´Éducation Familiale, Louven.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.. 2004. "Methodological aspects of cross-cultural research: Measurement challenge". .: Famwork project.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. A Gestão de múltiplos papéis em casais de duplo-emprego: estratégias de conciliação de nível individual, de casal, familiar
e profissional ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
2. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Antecipação dos papeis de adulto: que mudanças na geração actual?,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
3. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Adaptação de uma escala de avaliação do suporte social: NOS – Network Orientation Scale,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
4. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Atitudes perante a homoparentalidade de futuros profissionais da rede psicossocial,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
5. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. What matters to prejudice? Attitudes towards homosexuality and their predictors in a sample of Portuguese university students,IXth European Sociological Association Annual Meeting,Lisboa,2009 (Comunicação). |
6. |
Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Les adultes émergents et leurs parents: Dois-je rester, dois-je partir? In the symposium “Transitions et précarités :La parentalité
tout au long de la vie “,Transitions et précarités :La parentalité tout au long de la vie “. XIIème Congrès International de l’Association Internationale
de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação). |
7. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. Le conflit “Famille –Travail” chez de jeunes couples ayant des enfants en bas âge: Influence du genre et du niveau de ressources.
In the symposium “Entre famille et travail : Quelles conceptions des rôles parentaux en situation de précarité,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités
et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação). |
8. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Resilience and the anticipation of adulthood: Socioeconomic differences,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités
et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação). |
9. |
Fontaine, A. M; Oliveira, E.. L’assomption de rôles familiaux dans le parcours de transition vers l’âge adulte,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités
et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação). |
10. |
Simão, C.; Fontaine, A. M. Personality, children’s behaviour and family variables: A comparison between Portugal and France,XIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF):Précarités
et Education familiale,Toulouse,2009 (Comunicação). |
11. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Predicting attitudes towards lesbian and gay parenthood in a sample of portuguese students from helping professions,XVII World IFTA Congress,Portoroz,2009 (Comunicação). |
12. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. Work-family and Parenthood: what prompts individuals to have children?,International Community, Work and Family Conference,Utrecht,2009 (Comunicação). |
13. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Anticipated solidarity among emergent adults: gender and SES differences,Workshop Intergenerational Relations - Society, Family and Individual Perspectives,Luxembourg,2009 (Comunicação). |
14. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. When Family intersects work: Conflict and Facilitation among men and women in Portugal,III International Conference of Work and Family,Barcelona,2009 (Comunicação). |
15. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. Successfully reconciling work and family: Recipes from Portuguese dual-earners,IXth European Sociological Association Conference,Lisboa,2009 (Comunicação). |
16. |
Oliveira, E.; Fontaine, A. M. The role of self-efficacy as an element of identity capital in the transition to adulthood: a differential study within the
Portuguese population,IVth Conference on Emerging Adulthood,Atlanta,2009 (Comunicação). |
17. |
Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Socio-educational resources and leaving parental home: Its influence on subjective perception of adulthood and identity development,IVth Conference on Emerging Adulthood,Atlanta,2009 (Comunicação). |
18. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Atitudes de futuros profissionais da área psicossocial perante a homoparentalidade,Jornadas da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica,Aveiro,2009 (Comunicação). |
19. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. A Conciliação Trabalho-Família: recomendações de casais de duplo-emprego,Seminário Interdisciplinar “Género e Ciências Sociais”,Porto/Maia,2009 (Comunicação). |
20. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Factores associados ao preconceito homossexual numa amostra de estudantes universitários portugueses: a influência do sexo,
do contacto interpessoal com lésbicas e gays, dos valores sociais e das atitudes de género,Seminário Interdisciplinar “Género e Ciências Sociais",Porto/Maia,2009 (Comunicação). |
21. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.; Oliveira, E.. Work and family reconciliation strategies used by dual earner couples in Portugal and Brazil: a Qualitative analysis,XVI World IFTA Congress – International Family Therapy Association,Porto,2008 (Comunicação). |
22. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Portuguese Students’ Attitudes Towards Homosexuality and Gay/Lesbian Parenthood,XVI World IFTA Congress – International Family Therapy Association,Porto,2008 (Comunicação). |
23. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. The positive side of the work-family interface: development and initial validation of a work-family enriching relations scale,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação). |
24. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. In the Future, we will all have the same Opportunities: Resilience and Self-Efficacy Towards Adult Roles Differential Study
Among Adolescents and Emergent Adults,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação). |
25. |
Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Transition to adulthood: The role of work on adulthood perceptions and identity development,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação). |
26. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.; Oliveira, E.. Comparative analysis of family to work negative spillover in Portugal and Brazil: The role of resources and strains,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação). |
27. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.; Matos, P.. Attitudes toward homosexuality: Development of a multidimensional instrument,Second International Conference on Psychology,Athens,2008 (Comunicação). |
28. |
Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Gender and Income Differences in Work- to-Family Facilitation: an exploratory investigation with Portuguese Full-Time Workers,103th American Sociological Association Annual Meeting,Boston,2008 (Comunicação). |
29. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.; Freitas, D.. Attitudes of Portuguese university students toward gay and lesbian parenthood according to academic training and gender,Xth International Sociological Association Conference, Family diversity and Gender,Lisboa,2008 (Comunicação). |
30. |
Matias, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Implications of familial resources and demands in the family-to-work interface: gender analyses,Symposium “Gender roles in family dynamics: Is there evidence of transformation in the family life? IVth Congress of the ESFR
- European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions",Jyväskylä,2008 (Comunicação). |
31. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. The positive side of the work-family interface: development and initial validation of a work-family enriching relations scale,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä ,2008 (Comunicação). |
32. |
Simão, C.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Comparative analysis of Family-to-Work Negative Spillover in Portugal and Brazil: the role of Resources and Strains,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä,2008 (Comunicação). |
33. |
Oliveira, E.; Fontaine, A. M. Personal goals and self-efficacy beliefs associated with conjugality and parenthood among emerging adults,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä ,2008 (Comunicação). |
34. |
Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Should I stay or should I go? Reasons for leaving parental home and its influence on subjective perception of adulthood and
identity development,IVth Congress of the ESFR - European Society on Family Relations “Cultures, generations and family interactions”,Jyväskylä,2008 (Comunicação). |
35. |
Matias, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Implications of familial resources and demands in the family-to-work interface: gender analyses,X th International Sociological Association Conference, Family diversity and Gender,Lisboa,2008 (Comunicação). |
36. |
Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Gender and Income Differences in Work- to-Family Facilitation: an exploratory investigation with Portuguese Full-Time Workers,103th American Sociological Association Annual Meeting,Boston,2008 (Comunicação). |
37. |
Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Gender and Income Differences in Work- to-Family Facilitation,Work, Well-being and Performance: New Perspectives for the Modern Workplace – Conference of the Institute of Work Psychology,
University of Sheffield,Sheffield,2008 (Poster). |
38. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Parentalidade lésbica e gay: mitos e evidências,Congresso Feminista,Lisboa,2008 (Comunicação). |
39. |
Gato, J.; Fontaine, A. M; Carneiro, N.. Parentalidade lésbica e gay em Portugal: as mães, os pais e os outros,Congresso Feminista,Lisboa,2008 (Comunicação). |
40. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. Intergenerational transmission of the attitudes towards gender, work, and family roles and work-family reconciliation in the
transition to adulthood,8th European Sociological Association Meeting,Glasgow,2007 (Comunicação). |
41. |
Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Gender and Income differences in Work-Family Facilitation: an exploratory analysis in Portuguese families,II International Conference of Work and Family: Harmonizing Work, Family, and Personal Life: Strategies for Crossing Boundaries,
IESE,Barcelona,2007 (Comunicação). |
42. |
Andrade, C.; Matias, M.; Fontaine, A. M. Predictors of work-family conflict and facilitation in Portuguese couples,Second International Conference on Comunity, Work and Family: Making the Connections in a Global Context,Lisboa,2007 (Comunicação). |
43. |
Fontaine, A. M; Matias, M.. Family, work and personnel dynamics (symposium),Seminário Internacional Family Dynamics, from Research to Intervention: Internacional Perspectives,Porto,2007 (Simpósio). |
44. |
Fontaine, A. M. Work, family and personal life: challenges in a plural society,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Simpósio). |
45. |
Matias, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.; Biazoli-Alves, Z.; Martinez, C.. Predictors of work-family facilitation in Portuguese and Brazilian couples ,”Work, family and personal life: challenges in a plural society” (symposium). XIº Congrès International d’Éducation Familiale
: Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação). |
46. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Differential evolution of family social support perceptions and its causal relations with self- esteem in 13 to 18 year olds
students ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação). |
47. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. My parents always struggled for their lives: family socioeconomic status and resilience in adolescence and emergent adulthood
,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação). |
48. |
Mendonça, M.; Fontaine, A. M; Andrade, C.. Transition to adulthood and attitudes towards family ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação). |
49. |
Martinez, C.; Biazoli-Alves, Z.; Fontaine, A. M. Conciliação de demandas do trabalho profissional e vida familiar de pais trabalhadores com filhos pequenos no interior do
estado de São Paulo - Brazil ,XIº Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière,Coimbra,2007 (Comunicação). |
50. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Evolução diferencial da percepção de apoio social da família, amigos e professors em alunos do 7º ao 12º ano,Congresso de Psicologia Clínica da UTAD,Vila Real,2007 (Comunicação). |
51. |
Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Family to work conflict in Portuguese young couples with toddlers: determinants and effects in the family domain,Third Congress of ESFR - European Society on Family Relations : Family relations in private and public contexts,Darmstadt,2006 (Comunicação). |
52. |
Matias, M.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Analyse of the social determinants of work to family conflict (WFC) in Portuguese young couples with toddlers,European Sociological Association Conference: Gender (In)equality in the European Labour Market and the Welfare State,Lisboa,2006 (Comunicação). |
53. |
Matias, M.; Fontaine, A. M. Determinantes do Conflito Trabalho- Família: um estudo com casais de duplo rendimento com filhos pequenos,VIº Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora ,2006 (Comunicação). |
54. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Gender and socio-economic differences on occupational and mathematical/scientific self-efficacy beliefs: Attitudes, classroom
dynamics and stereotypes,AIOSP Conferência Internacional da Associação Internacional de Orientação Escolar e Profissional,Lisboa,2005 (Comunicação). |
55. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M; Mendonça, M.. From the anticipation to the integration of work-career and family projects in early adulthood,Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações, Competências e Trajectórias Profissionais,Aveiro,2005 (Comunicação). |
56. |
Coimbra, S.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Conciliation des rôles familiaux et professionnels: vision prospective d’étudiants universitaires,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas ,2005 (Comunicação). |
57. |
Andrade, C.; Mendonça, M.; Fontaine, A. M. Gender Equity and roles in early adulthood: from the anticipation to the integration of work and family projects,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Comunicação). |
58. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Perrez, M.; Schoebi, D.. Comparison between Switzerland and Portugal concerning the satisfaction with the division of family work ,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Comunicação). |
59. |
Fontaine, A. M; Zaouche-Gaudron, Ch.. Familles précarisées ,Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Simpósio). |
60. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Cultural values in Europe: differences and similarities among nine European countries,Famwork Symposium: Familiar Life, Professional life: Conflict and Synergy, Dixième Congrès International d´Education Familiale,Las Palmas,2005 (Comunicação). |
61. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Influence of Cultural and Gender Aspects in the Division of Family Tasks in a Sample of Portuguese Dual-Earner Couples ,Second Congress of the European Society on Family Relations (ESFR),Friburg,2004 (Comunicação). |
62. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Gender, division of family work and satisfaction with its division,Second Congress of the European Society on Family Relations (ESFR),Friburg,2004 (Comunicação). |
63. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Academic self-concept and academic achievement: does the prevalence of the causal relation vary according to the adolescents’
age? ,Xth Biennial Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Comunicação). |
64. |
Fontaine, A. M. Differential Development of Self-Representations in School Context ,Xth Biennial Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Simpósio). |
65. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. An intergenerational analysis of attitudes towards work and family,Xth Biennial Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Comunicação). |
66. |
Fontaine, A. M. Motivação e gestão da incerteza: novos desafios ,Iº Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional,Lisboa,2004 (Comunicação). |
67. |
Fontaine, A. M; Andrade, C.; Matias, M.; Gato, J.; Mendonça, M.. Projecto Famwork: vida familiar e profissional, conflitos e sinergia ,2004 (Comunicação). |
68. |
Fontaine, A. M; Matias, M.. Familismo / individualismo em jovens adultos: Construção de um instrumento e estudos exploratórios,VII Congreso Galaico Portugués de Psico-Pedagogia,La Corunha,2003 (Comunicação). |
69. |
Bessa, N.; Fontaine, A. M. Apprendre avec le STAD: Influence du contexte,Pédagogie de la coopération : rencontres et perspectives,Genève,2003 (Comunicação). |
70. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. Young adult´s attitudes towards balancing work, career and family roles ,International Conference on Developmental Psychology,Milano,2003 (Comunicação). |
71. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Adolescents´ perceptions of their parents attitudes regarding academic success: its influence on academic results, academic
self-concept and self-esteem,“Self and others in the regulation of learning” (symposium by A. Efklides) 10th EARLI Conference,Padova,2003 (Comunicação). |
72. |
Bessa, N.; Fontaine, A. M; Santos, J.M.. What about motivation in mathematics? A closer look on the impact of school options,10th EARLI Conference,Padova,2003 (Comunicação). |
73. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Resilience and self-efficacy: exploring family narratives and early memories of Portuguese adolescents,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação). |
74. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Relation between parents´attitudes regarding adolescent´s academic performance, attributions for success and failure, and
academic result,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação). |
75. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. Intergenerational study of Gender Roles, Work-Family balancing act and Work -Family Conflict ,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação). |
76. |
Fontaine, A. M; Coimbra, S.; Mendonça, M.. Ressources familiales et défis de la vie quotidienne: perception de la bientraitance à l´adolescence ,La famille du point de vue des acteurs: variations des perceptions de la bientraitance (symposium) Neuvième Congrès International
d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Comunicação). |
77. |
Fontaine, A. M; Fortin, A.. La famille du point de vue des acteurs: variations des perceptions de la bientraitance,Neuvième Congrès International d´Éducation Familiale,Leuven,2003 (Simpósio). |
78. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. A percepção dos adolescentes sobre as atitudes dos seus pais em relação ao sucesso/insucesso académico: influência sobre a
auto-estima e auto-conceito académico,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |
79. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. University students attitudes towards expected roles in work, career and family,FEDORA-PSYCHE Conference - Cognition, Motivation and Emotion,Lisboa,2002 (Comunicação). |
80. |
Fontaine, A. M. Former pour un futur incertain: Nouveaux défis pour parents et éducateurs,Seminaires de l’Université du Québec à Trois Rivières,Québec,2002 (Seminário). |
81. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. Balancing work, career and family projects in portuguese university students: a motivation approach,8th Workshop on Achievement and Task Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação). |
82. |
Bessa, N.; Santos, M.; Fontaine, A. M. What about motivation in mathematics: the impact of school options,8th Workshop on Achievement and Task Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação). |
83. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Influence of attributions and self-efficacy on the relationship among self-esteem, academic self-concept and academic performance,8th Workshop on Achievement and Task Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação). |
84. |
Andrade, C.; Vasconcelos, M.; Fontaine, A. M. Projectos de carreira e de família: Estudo comparativo de duas gerações de mulheres,Percursos no Feminino: Saúde e Psicopatologia da Mulher,Porto,2001 (Comunicação). |
85. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M; Vasconcelos, M.; Ramos, S.. Atitudes perante o trabalho e a carreira: Estudo exploratório com estudantes universitários,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação). |
86. |
Vasconcelos, M.; Ramos, S.; Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Adaptação de instrumentos de avaliação da atmosfera na sala de aula: Estudos exploratórios da equidade de género e de nível
socio-económico ,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação). |
87. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M; Ramos, S.; Vasconcelos, M.. Escolhas ocupacionais no 9º ano de escolaridade: análise quantitaiva e qualitativa de diferentes grupos sociais ,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação). |
88. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. Difference in the anticipation of social roles in early adulthood,Tenth European Conference on Developmental Psychology,Uppsala,2001 (Comunicação). |
89. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Occupational and generalized self-efficacy beliefs: Study with 9th grade Portuguese students,Tenth European Conference on Developmental Psychology,Uppsala,2001 (Comunicação). |
90. |
Bessa, N.; Fontaine, A. M. Cooperative Learning: A study in Portugal with students from profissional schools ,Ninth European Conference for Research on Learning and Instruction,Fribourg,2001 (Comunicação). |
91. |
Coimbra, S.; Fontaine, A. M. Occupational and mathematical self-efficacy: study with Portuguese 9th grade students,Ninth European Conference for Research on Learning and Instruction,Fribourg,2001 (Comunicação). |
92. |
Coimbra, S.; Vasconcelos, M.; Fontaine, A. M. Gender equity in mathematics and science: study with Portuguese elementary and secundary students ,Ninth European Conference for Research on Learning and Instruction,Fribourg,2001 (Comunicação). |
93. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Causal relations between social support and self-concept during early adolescence,International Seminar on Affective Education,Porto,2001 (Comunicação). |
94. |
Coimbra, S.; Andrade, C.; Fontaine, A. M. Conciliation des rôles familiaux et professionnels: vision prospective d’étudiants universitaires,Huitième Congrès International d´Education Familiale,Montréal,2001 (Comunicação). |
95. |
Fontaine, A. M; Graça, L.. La cigogne est venue ... que faire? Réseaux d’appui des primipares pour les soins aux nouveaux-nés,Huitième Congrès International d´Education Familiale,Montréal,2001 (Comunicação). |
96. |
Fontaine, A. M; Antunes, C.; Doré-Côté, A.. Perception d’appui des parents et professeurs et auto-concept de compétence scolaire,Huitième Congrès International d´Education Familiale,Montréal,2001 (Comunicação). |
97. |
Fontaine, A. M. Motivação em contexto: múltiplas perspectivas ,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Simpósio). |
98. |
Santos, J.M.; Fontaine, A. M. Factores de mudança na motivação para a matemática ,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Comunicação). |
99. |
Fontaine, A. M; Prisco, C.. Ansiedade nos testes no contexto avaliativo do 12º ano,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Comunicação). |
100. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. O desenvolvimento diferencial do auto-conceito e da auto-estima na adolescência: comparação de dois instrumentos de avaliação,Quartas Jornadas de Consulta Psicológica,Porto,2001 (Comunicação). |
101. |
Fontaine, A. M. Motivação e aprendizagem na matemática: perspectivas dos discentes,Colóquio PortMat 2001,Porto,2001 (Comunicação). |
102. |
Andrade, C.; Fontaine, A. M. Challenges in re-construction of gender identity: Between gender stereotyping and social identity,Fourth European Feminist Research Conference,Bolonha,2000 (Comunicação). |
103. |
Antunes, C.; Fontaine, A. M. Causal relationship between self-concept, self-esteem, and academic performance: A longitudinal study with Portuguese adolescents,Seventh Workshop on Achievement and Task Motivation,Leuven,2000 (Comunicação). |
104. |
Fontaine, A. M; Ventura, M.. Percepção das práticas pedagógicas nas aulas de matemática: Construção e validação de uma escala para pre-adolescentes,Quinto Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Faro,2000 (Comunicação). |
105. |
Fontaine, A. M. Investigar e formar em ciência psicológica,Quarto Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Investigar e Formar em Educação",Porto,1998 (Comunicação). |
106. |
Fontaine, A. M. Les représentations de la famille: défis et changements,Cinquième Congrès International d´Education Familiale "Famille, et Développement Humain",Porto,1995 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Fontaine, A. M; Matias, M.. Conferência Internacional : Family Dynamics, from Research to Intervention: Internacional Perspectives,2007 (Conferência). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Susana Maria Gonçalves Coimbra , “Estudo Diferencial da auto-eficácia e resiliência na antecipação da vida adulta” - “Self-efficacy and resilience in the antecipation
of adult roles: a diferential perspective”, 2008. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Maria Claúdia Perdigão Silva Mendes Andrade , "Família, trabalho e carreira profissional: alguns determinantes psicológicos das opções de vida no início da idade adulta"
- “Family, work and career: some psychological determinants for life options in early adulthood” , 2007. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
3. |
Maria Cristina Quintas Antunes, “Desenvolvimento diferencial do conceito de si próprio e da auto-estima: padrões adaptativos em contextos educativos" - “Self
concept / self-esteem and academic achievement: Differential development of adaptative patterns in educational context”, 2006. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Graça Figueiredo Dias , "Construção da identidade sexual e conquista da autonomia em jovens adultos universitários" - “Autonomy and gender identity
in university students”, 1997. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
5. |
Amparo Agudelo , "Estudio intercultural de los valores", 1996. (Co-orientador). |
6. |
Luísa Maria Soares Faria , "O desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligência na adolescência" - “Differential development of personal
conceptions of intelligence during adolescence” , 1995. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
7. |
Angeles Molpeceres , "Estilos educativos, atitudes e valores familiares na adolescência: comparação intercultural", 1995. (Co-orientador). |
1. |
Marina Paula Goulard Mendonça , “ Relações intergenerational na adultez emergente: apoio, autonomia e qualidade da relação” - “Intergenerational relationships
during emerging adulthood: relational support, individuation process and quality of parent-adult child relationships”, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
José Egídio Oliveira , “Capital de identidade e estilos de vida na adultez emergente” - “Identity capital and life styles in emergent adulthood”, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
3. |
Jorge Júlio de Carvalho Valadas Gato , "Homoparentalidade em Portugal: comportamento do sistema parental e atitudes de futuros profissionais da rede psicossocial"
- “Homoparentality in Portugal: parental behavior and attitudes of social care professionals” , 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Marisa Matias Carvalho Silva, "Conciliação de papéis profissionais e familiares e parentalidade: uma perspectiva positiva" - “Work–family balance and decision
to be parents: a positive perspective”, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
5. |
Renata Christian de Oliveira Pamplin, ):“Suporte informacional para profissionais da Educação Especial: um programa para promoção das relações família-escola” -
“Information for Special education: a training programme for improving family-school relationship” , 2010. (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
José Egídio Barbosa Oliveira , “As percepções da adultez e a auto-eficácia como capital de identidade na transição para a vida adulta”, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Daniel Lourenço, “A influência das interacções familiares na percepção de auto-eficácia na tomada de decisão vocacional”, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
3. |
Joana Brás, “Spillover positivo familia-trabalho em profissionais de saúde”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Nuno Cláudio Silva Ferreira , “Factores de successo e adaptação ao ensino superior: personalidade, suporte social e auto-eficácia” , 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
5. |
Ana Filipa dos Santos Ferreira , “O papel do professor na transmissão de representações em torno do vocacional ”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
6. |
Pâmella Correia Matos , “As attitudes de estudantes universitários face a homossexualidade: da homofobia ao suporte”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
7. |
Daniela Margarida Fonseca de Freitas , “Attitudes face a adopção por casais de gays e lésbicas", 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
8. |
Filipa Andreia Sá Lopes Vasconcelos , “Doença psíquica e resiliência na transição para a idade adulta”, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
9. |
Márcia Antonieta Carvalho da Cruz , "Ansiedade e bem-estar na transiçção para o ensino superior: o papel do suporte social", 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
10. |
Marina Paula Goulart de Mendonça , "Transition to adulthood: different pathways in a changing society", 2007. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
11. |
Marisa Matias Carvalho Silva , "Vida profissional e familiar: padrões de conflito e facilitação na gestão de múltiplos papeis", 2007. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
12. |
José Luís Correia Ribeiro , “Apreciação de auto-eficácia para a relação de ajuda em enfermagem”, 2005. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
13. |
Conceição Manuela Prisco da Rocha Almeida , “Abordagem transacional da ansiedade no 12º ano”, 2001. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
14. |
Manuel Joaquim Ferreira Ventura, “Relações entre as práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo e a orientação motivacional, o conceito de
si próprio e o rendimento escolar dos alunos”, 2001. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
15. |
Pedro Nuno Bessa Vieira, “Estratégias alternativas de ensino-aprendizagem na matemática: Estudo empírico de uma intervenção com recurso à aprendizagem
cooperativa no contexto do ensino profissional", 2000. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
16. |
Susana Maria Gonçalves Coimbra , “Estudo diferencial da auto-eficácia em alunos do 9º ano”, 2000. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
17. |
Luís Carlos Carvalho de Graça, “Chegou a cegonha...e agora? Um estudo experimental sobre dificuldades de primíparas na prestação de cuidados ao recém-nascido
", 2000. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
18. |
Maria Claudia Perdigão Silva Mendes Andrade , “Abordagem psicossocial dos comportamentos orientados para a saúde. Estudo dos preditores da aceitação e da rejeição do Diagnóstico
Pré-Natal”, 1997. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
19. |
Maria Cristina Quintas Antunes , "Apoio social e conceito de si próprio na adolescência", 1995. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
20. |
Carla Maria da Silva Pombo Carmona, "Fenilcetonúria e auto-controlo: um estudo exploratório", 1995. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Thelma Matsukura , Post Doctoral Dissertation - “Intergenerational Patterns of solidarity: families with deficient child ”, 2009. (Co-orientador). |
2. |
Maria Claúdia Perdigão Silva Mendes Andrade, Post Doctoral Dissertation - " Perceptions of justice, work-family relations and decision making”, 2008. Universidade do Porto (Co-orientador). |
3. |
Luísa Jacinta Ribeiro, Post Doctoral Dissertation “Intergenerational Transmission of Patterns of Family Interaction: the case of sister pair” , 2008. Universidade do Porto (Orientador). |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Os adultos emergentes e as suas famílias: pluralidades e singularidades, 2007 (Conferência). Nome do evento: Onzième Congrès International d’Éducation Familiale : Famille Plurielle, Education Singulière; Cidade do evento: Coimbra. |
2. |
Family intervention and prevention programs, 2002 (Simpósio). Nome do evento: Inaugural Conference of the European Society on Family Research; Cidade do evento: Nijmegen. |
3. |
The school–family partnership , 2001 (Simpósio). Nome do evento: International Seminar on Affective Education; Cidade do evento: Porto. |
4. |
Médiation et développement de l’adulte, 2000 (Conferência).
|
5. |
Investigar e formar em ciência psicológica, 1998 (Conferência). Nome do evento: Quarto Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Investigar e Formar em Educação"; Cidade do evento: Aveiro. |
6. |
Influence du travail de la femme dans la famille, 1997 (Conferência). Cidade do evento: Malaga. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Feed-back parental et résilience (A. M. Fontaine) dans « Ecole et Résilience» , 2006 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Biennale de l’Education et de la Formation; Cidade do evento: Lyon. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
101 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
39 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
8 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
31 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
60 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
60 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
107 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
107 |
Dados complementares (Additional data) |
44 |
Orientações Orientations |
37 |
Participação em Eventos Event participation |
7 |
Visualizações do curriculum [
1779
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
10:18:53
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|