Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
04/08/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pina-Neves, S. |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar Convidado |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003-2008 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1995-2001 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia Social e do Trabalho
(4 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2008-2012 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
3 anos » years.
Universidade do Porto (PT) / University of Eastern Finland (Finlândia),
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Multilevel Analysis.
Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Introduction to multilevel modeling.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
QSR Hosted NVivo 8 Workshop.
QA-IQ Birmingham,
Reino Unido.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Decisions that make a difference in detecting DIF.
Universidad de Oviedo,
Espanha.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Beginning to advanced methods in Structural Equation Modeling.
Universität Duisburg-Essen,
Alemanha.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Structural Equation Models: 11th Course of the ECAS Programme.
Université Pierre-Mendès - Grenoble,
França.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Modelos de equação estrutural: Teste de hipóteses de mediação e moderação.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Growth curve modeling and multilevel analysis using HLM 5 software.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Testing for multigroup invariance: Basic concepts and applications.
Universite Catholique de Louvain,
Bélgica.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Estratégias de análise de dados qualitativos e quantitativos.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
O que nos torna uma espécie inteligente? Em busca de novos rumos.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Análise Qualitativa de Dados com o NUD IST 6.0.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Introdução à Análise Factorial Confirmatória com o EQS.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Aplicaciones de los modelos tipo-Rasch en la medición psicológica.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2000-2000 |
Curso de curta duração Short course |
S.P.S.S. for Windows.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto |
Set/2010-Actual |
Professor Auxiliar Convidado |
Universidade Fernando Pessoa |
Set/2008-Jul/2011 |
Professor Auxiliar |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Set/2008-Jul/2011 |
Docente |
Jan/2001-Dez/2002 |
Bolseira Técnica de Investigação |
Associação Empresarial de Portugal |
Out/2000-Set/2001 |
Consultora de Formação Profissional |
Colégio Nossa Senhora da Paz |
Jan/1998-Jul/1999 |
Estagiária |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto |
Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Medicina Dentária Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Psicologia II(Regente)
- Psicologia I(Docente)
|
Curso»Academic program: Doutoramento em Medicina Dentária Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Diggnóstico e Terapêutica I(Docente)
|
Universidade Fernando Pessoa |
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia - 2.º Ciclo de Estudos e Mestrado de Transição Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Qualitativos(Docente)
- Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Criminologia Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Técnicas Quantitativas de Análise de Dados(Docente)
- Técnicas Qualitativas de Análise de Dados(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia Jurídica Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Metodologia da Investigação(Docente)
- Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos(Docente)
|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Curso»Academic program: Mestrado em Temas de Psicologia Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I(Docente)
- Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II(Docente)
|
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Associação Empresarial de Portugal |
Out/2000-Set/2001 |
|
Serviço realizado»Executed service: Avaliação de projectos de formação profissional |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Colégio Nossa Senhora da Paz |
Nov/1998-Jul/1999 |
|
Atividade realizada»Activity: Estágio nos Serviços de Psicologia e Orientação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2010 Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoção
do sucesso escolar no ensino secundário
|
Referência do projeto»Project reference: Ref.: FSE/CED/83522/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Ministério da Educação.
|
2001-2002 Motivação e realização escolar. Desenvolvimento diferencial de padrões adaptativos em contextos educativos |
Referência do projeto»Project reference: Ref.: POCTI/PSI/36447/99. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2010- Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efectivo.
|
2006- Actual |
International Test Commission, Membro.
Membro individual.
|
2002- Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Sócia Efectiva.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Faria, L.; Pina-Neves, S.; Stocker, J.; Costa, A.; Costa, M.. 2010. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?. ed. 1, ISBN: 978-989-8148-60-5. Porto: Livpsic/Legis Editora. |
|
|
|
2. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2004. Avaliação do impacto organizacional de estratégias de consultoria formativa em PME: Da concepção de uma metodologia à reflexão
sobre boas práticas. ed. 1. Leça da Palmeira: EURISKO / AEP. |
|
|
|
3. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Anjos Ribeiro, C. 2003. O papel das chefias intermédias nas organizações: cenários e desafios – Caderno temático publicado no âmbito do Programa Nacional
de Qualificação de Chefias Intermédias (PRONACI). ed. 1. Leça da Palmeira: AEP. |
|
|
|
4. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. Formação e Assistência Técnica às Micro Empresas 2000/01: Divulgação dos Resultados do Projecto CONSOLIDAR. ed. 1. Leça da Palmeira: AEP. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pina-Neves, S.; Teixeira, V.; Corrêa, F. N. P; Guedes Pinto, A. C; Andrade, D. C. 2013. Contributos da Psicologia para a Odontopediatria. In Odontopediatria, ?? - ??. . São Paulo: Editora Santos. |
|
|
|
2. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2008. Papel das concepções pessoais de competência na realização escolar: Análise do impacto do nível sócio-económico com modelos
de equações estruturais. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume XIII), 2515 - 2530. . Braga: Disponível em CD-ROM. |
|
|
|
3. |
Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. 2004. Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 454 - 462. . Braga: Psiquilíbrios Edições. |
|
|
|
4. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2004. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 251 - 260. . Braga: Psiquilíbrios Edições. |
|
|
|
5. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2004. Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção de instrumentos de avaliação. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 391 - 399. . Braga: Psiquilíbrios Edições. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pina-Neves, S.; Faria, Luísa; Räty, Hannu. 2013. "Students’ individual and collective efficacy: Joining together two sets of beliefs for understanding academic achievement", European Journal of Psychology of Education 28, 2: 453 - 474.
|
|
|
|
2. |
Stocker, J.; Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2010. "Competência percebida e realização escolar: Que relações em alunos do ensino secundário?", Psychologica, 52 (1): 427 - 446. |
|
|
|
3. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2009. "Auto-conceito e auto-eficácia: Semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolar", Revista da FCHS da UFP, 6: 215 - 226. |
|
|
|
4. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2008. "Atribuições e dimensões causais: Reformulação, adaptação e validação de um questionário", Psychologica, 48: 47 - 75. |
|
|
|
5. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2007. "Auto-eficácia académica e atribuições causais em Português e Matemática", Análise Psicológica 25, 4: 635 - 652.
|
|
|
|
6. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2006. "Construção, adaptação e validação da Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA)", Psicologia 20, 2: 45 - 68.
|
|
|
|
7. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2006. "Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial
confirmatória", Psicologia e Educação 5, 1: 5 - 19. |
|
|
|
8. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2005. "Concepções pessoais de competência: Da integração conceptual à intervenção psicopedagógica", Psicologia 18, 2: 101 - 128. |
|
|
|
9. |
Magalhães, S.; Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2003. "Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 263 - 272. |
|
|
|
10. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2003. "Concepções pessoais de competência e realização escolar: Apresentação de um modelo integrador", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 283 - 294. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2012. "Developmental changes in academic efficacy beliefs: A latent growth curve model", Trabalho apresentado em 1st International Conference on Time Perspective, In 1st International Conference on Time Perspective: Book of Abstracts, Coimbra. |
|
|
|
2. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2012. "Exploring developmental changes in students’ individual and collective efficacy beliefs", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Personality Psychology, In 16th European Conference on Personality Psychology: Book of Abstracts, Trieste. |
|
|
|
3. |
Magalhães, S.; Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2011. "Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem no ensino secundário português: Diferenças em função do género e do ano de
escolaridade", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |
|
|
|
4. |
Magalhães, S.; Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2011. "Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem: Comparação entre alunos de cursos científico-humanísticos e cursos profissionais", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |
|
|
|
5. |
Passeira Torres, D; Pina-Neves, S.. 2010. "Estratégias de aprendizagem, auto-eficácia académica e rendimento escolar: Estudo de um modelo de inter-relações", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
|
|
|
6. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2010. "A influência das crenças de eficácia individual e colectiva no rendimento escolar: Estudo com alunos do ensino público e privado", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga. |
|
|
|
7. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2009. "Concepções pessoais de competência e rendimento escolar: Análise dos efeitos moderadores do sexo e do ano de escolaridade
através de equações estruturais", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
8. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2007. "Diferenciação das concepções de inteligência, das atribuições, do auto conceito e da auto eficácia académica na transição
do ensino básico para o ensino secundário", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia , Coruña. |
|
|
|
9. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. 2006. "Auto-aprendizagem, auto-regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e-cursos: Qualidades psicométricas
de dois instrumentos de avaliação", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
10. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. 2006. "E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |
|
|
|
11. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2005. "Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre 9º e 10º anos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
12. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2003. "Contribuições para o desenvolvimento de um modelo integrador das concepções pessoais de competência", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa.
|
|
|
|
13. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2003. "Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Lisboa. |
|
|
|
14. |
Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. 2003. "Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional", Trabalho apresentado em VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, In Actas do VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, Coruña. |
|
|
|
15. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2002. "Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |
|
|
|
16. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2002. "Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |
|
|
|
17. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2002. "Valores profissionais no contexto sócio-laboral português: Diferenças em função do sexo", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |
|
|
|
18. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. "O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial", Trabalho apresentado em Modelos e Práticas em Educação de Adultos, In Modelos e Práticas em Educação de Adultos. Actas das II Jornadas, Coimbra. |
|
|
|
19. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. "Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
20. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2001. "Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. "Da valorização e centralidade do trabalho à emergência de novos perfis de valores profissionais", Revista da UFP, 6: 215 - 226. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Pina-Neves, S.. 2007. "Concepções pessoais de competência: Contributos para a construção e validação de um modelo compreensivo no contexto de realização
escolar", 500 pp.. Tese não Publicada: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tese de Doutoramento. |
2. |
Pina-Neves, S.. 2000. "Estudo dos valores profissionais em contexto escolar". Monografia não Publicada: Universidade Fernando Pessoa. Trabalho Monográfico de Licenciatura. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pina-Neves, S.; Teixeira, V.. "Persona": Uma experiência pedagógica na FMDUP,Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto,Porto,2013 (Comunicação). |
2. |
Pina-Neves, S.; Leitão, M.; Bronze, M.; Ramos, M.; Marchão, N.; Bernardo, R.. Beliefs and representations in dentistry: A small study with children and elderly people,6.º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto,Porto,2013 (Comunicação). |
3. |
Pina-Neves, S.; Jorge, A.; Teixeira, V.. Psicologia e Medicina Dentária: Um encontro de saberes para uma visão mais compreensiva do ser humano e uma intervenção mais
eficaz,1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação). |
4. |
Mota, M.; Pina-Neves, S.. Crenças de eficácia pessoal dos professores: Proposta e pré validação de um modelo explicativo,1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação). |
5. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Developmental changes in academic efficacy beliefs: A latent growth curve model,1st International Conference on Time Perspective,Coimbra,2012 (Poster). |
6. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Exploring developmental changes in students’ individual and collective efficacy beliefs,16th European Conference on Personality Psychology,Trieste,2012 (Poster). |
7. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Crenças de eficácia académica individual e colectiva: Estudo da invariância configuracional e métrica de dois instrumentos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). |
8. |
Passeira Torres, D; Pina-Neves, S.. Estratégias de aprendizagem, auto-eficácia académica e rendimento escolar: Estudo de um modelo de inter-relações,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2010 (Comunicação). |
9. |
Faria, L.; Pina-Neves, S.. Personal conceptions of competence and academic achievement: Testing the predictive power of motivational beliefs using structural
equation modeling,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Comunicação). |
10. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. A influência das crenças de eficácia individual e colectiva no rendimento escolar: Estudo com alunos do ensino público e privado,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativos”,Braga,2010 (Comunicação). |
11. |
Pina-Neves, S.; Stocker, J.; Faria, L.. Students´ individual and collective efficacy: Joining together two sets of beliefs for understanding academic achievement,12th International Conference on Motivation,Braga,2010 (Poster). |
12. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência e rendimento escolar: Análise dos efeitos moderadores do sexo e do ano de escolaridade
através de equações estruturais,X Congresso Internacional Galego-Português de Picopedagogia,Braga,2009 (Poster). |
13. |
Pina-Neves, S.. Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA): Passos dados na construção, adaptação e validação do instrumento,Seminário: “Concepções pessoais de inteligência: Do enquadramento conceptual às práticas de investigação”,Porto,2008 (Comunicação). |
14. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Papel das concepções pessoais de competência na realização escolar: Análise do impacto do nível sócio-económico com modelos
de equações estruturais,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga ,2008 (Poster). |
15. |
Faria, L.; Pina-Neves, S.. Personal Conceptions of Intelligence Scale (PCIS): Contributions to the construct validity using confirmatory factor analysis,10th European Congress of Psychology,Prague ,2007 (Poster). |
16. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Recent findings on gender differences in work values of Portuguese workers,10th European Congress of Psychology,Prague ,2007 (Poster). |
17. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Diferenciação das concepções de inteligência, das atribuições, do auto conceito e da auto eficácia académica na transição
do ensino básico para o ensino secundário,IX Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2007 (Poster). |
18. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. The comparison of conceptions of intelligence, attributional patterns, self concept and academic self efficacy in the transition
from basic to secondary school,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster). |
19. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência no contexto escolar: Contributos para a compreensão do (in)sucesso em Português e Matemática,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
20. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. Auto aprendizagem, auto regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e cursos: Qualidades psicométricas
de dois instrumentos de avaliação,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
21. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Academic self-efficacy expectancies in the Portuguese context: An exploratory study using confirmatory factor analysis,4th Biennial SELF Research Conference: Self concept, Motivation, Social and Personal Identity for the 21st Century,Ann Arbor,2006 (Poster). |
22. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial
confirmatória,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
23. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster). |
24. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Auto-eficácia académica e atribuições causais na Língua Portuguesa e na Matemática: Estudo com alunos dos 9º e 10º anos,VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Comunicação). |
25. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Avaliação do impacto de acções de consultoria formativa em PME,VI Simpósio sobre Comportamento Organizacional,Lisboa,2005 (Comunicação). |
26. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre 9º e 10º anos,VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Poster). |
27. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |
28. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção de instrumentos de avaliação,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga ,2004 (Comunicação). |
29. |
Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Poster). |
30. |
Magalhães, S.; Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português,VII Congreso Galego Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação). |
31. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência e realização escolar: Apresentação de um modelo integrador,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação). |
32. |
Pina-Neves, S.; Faria, L.. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo integrador das concepções pessoais de competência,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |
33. |
Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Poster). |
34. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia,Lisboa,2003 (Poster). |
35. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Valores profissionais no contexto sócio laboral português: Diferenças em função do sexo,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Comunicação). |
36. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Poster). |
37. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Poster). |
38. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses,VI Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster). |
39. |
Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses,VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster). |
40. |
Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial,2as Jornadas “Modelos e Práticas em Educação de Adultos”,Coimbra,2001 (Poster). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Alexandra Sousa Valente, Qualidade de vida, autoestima, autoimagem e perceções de saúde oral em crianças e adolescentes, 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Bruna Passeado Branco Ribeiro, Contributos para compreender, avaliar e gerir a ansiedade em Medicina Dentária, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Orientador). |
3. |
Maria Susana Nogueira Magalhães, Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem em alunos do ensino secundário: Diferenças entre cursos de prosseguimento
de estudos e cursos profissionais , 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Saúde e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador). |
4. |
Susana Maria Veiga de Sousa Vieira, Impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na auto-estima e na auto-aprendizagem
de adultos, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
5. |
Diana Isabel Passeira Torres, Estratégias de aprendizagem e auto-eficácia académica: Contributos para a explicação do rendimento em Língua Portuguesa e
Matemática, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
6. |
Maria de Fátima Vieira Caetano Ferreira da Mota, Crenças de eficácia individual e colectiva de professores: Estudo num estabelecimento de ensino particular e cooperativo do
Norte de Portugal, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Pina-Neves, S.. Participação no júri de Ana Cláudia Marques de Pinho Assis. Estudo da qualidade de vida de pacientes portadores de prótese dentária removível, 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. |
2. |
Pina-Neves, S.. Participação no júri de Ana Cristina Fontes da Costa. A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Emotional Skills and Competence Questionnaire
(ESCQ), 2008. Dissertação (Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade do Porto. |
3. |
Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves. Participação no júri de Marisa Raquel da Silva Costa. Competência emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários, 2008. Dissertação (Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade do Porto. |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves. Participação no júri de Cristiano Dias da Silva. Avaliar a formação profissional: Contributos do modelo de Kirkpatrick, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Psicologia Social e do Trabalho) - Universidade Fernando Pessoa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pina-Neves, S.. Revista Portuguesa de Educação, de 2010/12/01 até 2011/01/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2009/06/01 até 2009/07/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
3. |
Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2009/03/01 até 2009/04/30, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2007/06/01 até 2007/07/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
42 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
20 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
20 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
40 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
40 |
Dados complementares (Additional data) |
14 |
Orientações Orientations |
6 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
4 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
1074
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
10:19:07
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|