Cláudia Barreiros Macedo de Faria
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Data da última actualização
»Last update
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24/10/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cláudia Barreiros Macedo de Faria |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Faria, Cláudia |
Categoria profissional
Position |
Investigador Auxiliar |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
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Endereço profissional
Professional address |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade Lisboa 1649-013 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217943633 Fax: (+351)217933408 Correio electrónico: cbfaria@ie.ul.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008-2013 |
Doutoramento Phd |
Didática das Ciências
(1 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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1996-2001 |
Doutoramento Phd |
Ecologia e Biossistemática.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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1993-1996 |
Mestrado Master degree |
Etologia
(2 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1986-1992 |
Licenciatura Licentiate degree |
Biologia - Recursos Faunísticos e Ambiente
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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Formação complementar ( studies)
2009-2010 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Análise de dados em ciências sociais.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
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2005-2006 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Mestrado em Educação - Didáctica das Ciências.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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1998-1998 |
Curso de curta duração Short course |
Conflict and cooperation: the roots of social behaviour.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1997-1997 |
Curso de curta duração Short course |
A biologia da conservação.
Associação Portuguesa de Biólogos,
Portugal.
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1997-1997 |
Curso de curta duração Short course |
Sexual selection in animals.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1991-1991 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Nacional de Mergulho Subaquático.
Centro Português de Actividades Subaquáticas,
Portugal.
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Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
Investigador Auxiliar |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Out/2008-Dez/2010 |
Investigador Auxiliar |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jan/1993-Set/2008 |
Professor Auxiliar |
Out/1996-Jul/2005 |
Assistente 1º triénio |
Instituto Superior de Ciências Educativas |
Out/2001-Jul/2003 |
Professor Coordenador |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação(Docente)
- Observação em Educação(Docente)
- Metodologia de Projecto(Docente)
- Educação Sexual(Monitor)
- Introdução à Prática Profissional(Docente)
|
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação(Docente)
- Observação em Educação(Docente)
- Metodologia de Projecto(Docente)
- Educação sexual(Monitor)
|
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação em Etologia(Docente)
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Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Eto-Ecologia e Biogenética(Docente)
- Ecologia e Educação Ambiental(Docente)
- Práticas Laboratoriais(Docente)
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Instituto Superior de Ciências Educativas |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
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Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
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Membro de Comissão |
Jan/2010-Dez/2011 |
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Membro de Conselho Editorial |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Jun/2009-Jun/2009 |
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Membro de Comissão Eleitoral |
Jan/2002-Dez/2002 |
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Membro de Conselho Científico |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Abr/2010-Abr/2010 |
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Serviço realizado»Executed service: Revisor científico do guia de campo dia B, Bioeventos, editado pelo Museu de História Natural e pelo Centro de Biologia Ambiental |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jan/2007-Dez/2007 |
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Serviço realizado»Executed service: Revisor científico do manual de Ciências Naturais para o 8º ano, Geovida 8, Lisboa Editora |
Jan/2007-Dez/2007 |
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Serviço realizado»Executed service: Responsável pela elaboração do relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Litoral Norte, integrado
no plano de ordenamento do Parque. |
Jan/2006-Dez/2006 |
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Serviço realizado»Executed service: Responsável pela elaboração do relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e
Costa Vicentina, integrado no plano de ordenamento do Parque |
Jan/2004-Dez/2006 |
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Serviço realizado»Executed service: Consultor do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) para as provas de exame da disciplina de Biologia e Geologia |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colabora com o departamento educativo do Aquário Vasco da Gama, na elaboração de materiais pedagógicos de exploração do museu
adequados aos vários níveis de ensino e na organização e desenvolvimento de visitas escolares. |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Jan/2008-Dez/2009 |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colabora com o departamento educativo do Aquário Vasco da Gama, na elaboração de materiais pedagógicos de exploração do museu
adequados aos vários níveis de ensino e na organização e desenvolvimento de visitas escolares. |
Jan/2008-Dez/2009 |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colaborou com o departamento educativo do Centro Ciência Viva da Amadora, na avaliação de actividades desenvolvidas com as
escolas. |
Out/2000-Set/2003 |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - organização e concretização de exposições (Aquário Vasco da Gama), palestras de divulgação da ciência e de um curso de ilustração
científica |
Linhas de Investigação (Research fields)
2. |
Aprendizagem das ciências em contextos formal e não formal |
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4. |
Etologia de Peixes Litorais |
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5. |
Biologia da Reprodução |
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7. |
Aprendizagem das ciências em contextos formal e não formal |
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Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2012-2015 Between tide marks: Integrating literacy's (iLit) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117923/2010. Parceiro(s)»Partners:
Aquário Vasco da Gama; Associação Viver a Ciência; Escola Superior de Educação de João de Deus; Fundação da Faculdade de Ciências; Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar; Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Ciências; Associação Centro Ciência Viva de Estremoz. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2015 SAILS - Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science |
Referência do projeto»Project reference: EU. FP7 Capacities Programme S. Parceiro(s)»Partners:
Dublin City University; Intel Performance Learning Solutions Limited; Univerzita Pavla Jozefa Safárika v Kosiciach; Jagiellonian University; Malmö University University of South Denmark; University of Southern Denmark; King's College London; University of Szeged; ATiT; University of Piraeus Research Centre; Hacettepe University; Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
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2010-2013 Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education-Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/102789/2008. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Aberta; Universidade de Évora; Universidade do Porto; Universidade de Aveiro. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2007-2010 History and Philosophy in Science Teaching” |
Referência do projeto»Project reference: 7th Framework Program. Parceiro(s)»Partners:
Universitat Bremen; Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit ; Oldenbrug University; University of Reading; Istituto Tecnico Toscano and Fondazione Scienza e Tecnica, Florence ; Institute of Physics, Nicolaus Copernicus University; Budapest University of Technology and Economics ; Hebrew University of Jerusalem ; Aristotle University of Thessaloniki ; University of Patras. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
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2008-2010 Influência da predação na organização das comunidades intertidais de substrato rochoso |
Referência do projeto»Project reference: PDCT/MAR/58544/2004. Parceiro(s)»Partners:
Instituto de Mar; Escola Superior de Educação de João de Deus. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2007-2008 O papel dos museus na promoção do conhecimento nas ciências biológicas: O Aquário Vasco da Gama como modelo de estudo |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/26939/2006. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2006-2007 Intertidal rocky shore fish communities during high-tide: patterns of fish behaviour and use of space |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/BSE/46825/2002. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2006-2007 Biogeografia e biodiversidade das plataformas rochosas da Península Ibérica |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/26939/2006. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2003-2006 Dinâmica e capacidade de resiliência das comunidades de peixes residentes nas plataformas rochosas de Portugal Continental |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/14478/2003. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2001-2004 Biogeografia, fluxo genético e biodiversidade das comunidades de peixes das plataformas rochosas de Portugal |
Referência do projeto»Project reference: PNAT/1999/BIA/15017. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.
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1997-2000 Efeitos climáticos na ecologia dos peixes litorais: uma aproximação fenológica e translatitudinal |
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/3/3.2/EMG/1957/95. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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1993-1995 Biologia da Reprodução de Peixes Residentes do Litoral Rochoso da Costa Portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: PBIC/1313/MAR/92. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1993 - Actual |
Ordem de Biólogos, Membro.
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Jan/1993 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Etologia, Membro.
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Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Freire, Sofia; Faria, Cláudia. 2011. Ensinar ciências, aprender ciências.. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
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Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Borges, Rita; Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel. 2011. Early development of gobies. In The biology of Gobies, ed. R.A. Patzner , 403 - 462. . Reino Unido: Enfield: Science Publishers Inc.. |
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2. |
Reis, Pedro; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Freire, Sofia. 2011. Ligação Escola-Universidade: uma experiência de colaboração promotora do desenvolvimento profissional dos professores. In Formação e Profissão docente , ed. C.M. Guimarães, P.G.R. Reis, A.Akkari & A.A. Gomes, 60 - 79. . Brasil: UNESP; Junqueira&Marin Editores. |
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3. |
Gonçalves, Emanuel; Faria, Cláudia. 2009. Patterns of microhabitat utilization. In The biology of Blennies., ed. P. Hastings & B.G. Kapoor, 405 - 440. . Reuni Unido: Enfield: Science Publishers Inc. |
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Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. 2013. "Promoting Science Outdoor Activities for Elementary School Children: Contributions from a research laboratory", International Journal of Science Education 35, 5: 796 - 814.
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2. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Reis, Pedro. 2013. "New Curricular Material for Science Classes: How Do Students Evaluate It?", Research in Science Education 43, 43: 163 - 178.
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3. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. 2013. "Investigating School-Guided Visits to an Aquarium: What Roles for Science Teachers?", International Journal of Science Education, Part B 3, 2: 159 - 174.
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4. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Galvão, Cecília. 2013. "Wiki as a Tool for Engaging Students with a Science Problem Solving Activity", Electronic Journal of Science Education 17, 2: 1 - 24.
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5. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. 2012. "D. Carlos de Bragança, a Pioneer of Experimental Marine Oceanography: Filling the Gap Between Formal and Informal Science
Education", Science & Education 21, 6: 813 - 826.
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6. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Baptista, Mónica. 2012. "Students at risk of dropping out: How to promote their engagement with school science? ", Science Education International 23, 1: 20 - 39. |
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7. |
Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Mourato, Dulce; Pereira, Gonçalo; Santos, Afonso. 2012. "Problem-Based Learning in an online course of health education.", European Journal of Open and Distance Learning. , online: 1 - 10.
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8. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. 2012. "School-visit to a science centre: student interaction with exhibits and the relevance of teachers’ behavior", Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias 11, 3: 582 - 594. |
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9. |
Faria, Cláudia. 2012. "A Science Teacher Education Course in a Science Centre: A Successful Strategy to Empower Teachers to Master Museum Resources
Exploration?", Electronic Journal of Science Education 16, 2: 1 - 13.
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10. |
Francisco, Sara; Faria, Cláudia; Lengkeek, W.; Vieira, M.N; Velasco, E.M.; Almada, Vitor. 2011. "Phylogeography of the shanny Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae) in the NE Atlantic records signs of major expansion event
older than the last glaciation", Journal of Experimental Marine Biology and Ecology 403, 403: 14 - 20.
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11. |
Faria, Cláudia; Boaventura, Diana; Galvão, Cecília; Chagas, Isabel. 2011. "Do predators always win? Starfish versus limpets: a hands-on activity examining predator–prey interactions", Science School Review 93, 342: 61 - 66. |
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12. |
Tojeira, I.; Faria, A. M; Henriques, S.; Faria, C.; Gonçalves, E. J. 2011. "Early development and larval behaviour of two clingfishes, Lepadogaster purpurea and Lepadogaster lepadogaster (Pisces: Gobiesocidae)", Environmental Biology of Fishes, 2011: 1 - 11.
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13. |
Gil, Fátima; Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2010. "An efficient technique for the captive breeding of an endangered freshwater fish Salaria fluviatilis (Pisces: Blenniidae),
with a description of its ontogeny.", Journal of the World Aquaculture Society 41, S1: 49 - 56. |
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14. |
Silva, Ana; Amador, Catarina; Brazão, Sónia; Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. 2010. "Limpets as prey: Lipophrys pholis choice for size", Marine Ecology 31, 31: 525 - 532. |
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15. |
Faria, Cláudia; Santos, Ricardo S; Almada, Vitor. 2010. "A comparison between the ontogeny of two related blenniid species Parablennius gattorugine and Parablennius rubber (Pisces:
Blenniidae). ", Journal of Marine Biological Association of the UK 90, 6: 1263 - 1268.
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16. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Pereira, Gonçalo. 2010. "D Carlos de Bragança, um Rei que se tornou pioneiro da Oceanografia em Portugal: Recursos para o ensino das ciências. ", Revista de Educação 17, 1: 83 - 95. |
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17. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2009. "Tidal shifts in microhabitat use by Gobius cobitis: an adaptation to its feeding strategy? ", Journal of Marine Biological Association of the UK 89, 3: 641 - 643. |
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18. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo. 2009. "Evolução versus Criacionismo: um debate possível? Revista de Estudos Universitários ", Revista de Estudos Universitários (UNISO), 35, 2: 33 - 46. |
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19. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2008. "Tidal activity rhythms and depth distribution of rocky shore fish in an altered intertidal environment", Acta Ethologica 11, 2: 123 - 126. |
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20. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2008. "Temporal asymmetries in the feeding patterns along the tidal cycle in two sympatric littoral blennies", Estuarine, Coastal and Shelf Science, 79, 3: 566 - 568. |
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21. |
Domingues, Vera; Faria, Cláudia; Stefanni, Sergio; Santos, Ricardo S; Brito, Alberto; Almada, Vitor. 2007. "Genetic divergence in the Atlantic-Mediterranean Montagu's blenny Coryphoblennius galerita (Linnaeus, 1758) revealed by molecular
and morphological characters.", Molecular Ecology 16, 16: 3592 - 3605. |
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22. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2006. "Patterns of spatial distribution and behaviour of fish on a rocky intertidal platform at high-tide", Marine Ecology Progress Series 316, 316: 155 - 164. |
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23. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2006. "Ontogenetic development of Parablennius pilicornis (Pisces: Blenniidae) in controlled conditions", Scientia Marina 70, 4: 667 - 671. |
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24. |
Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Almada, Vitor. 2005. "Ontogenetic development of Lipophrys trigloides (Pisces: Blenniidae), with some notes on the spawning behaviour", Journal of Marine Biological Association U. K 85, 85: 185 - 188. |
|
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25. |
Almada, Vitor; Faria, Cláudia. 2004. "Point-of-view: Temporal variation of rocky intertidal resident fish assemblages- patterns and possible mechanisms with a note
on sampling protocols.", Reviews in Fish Biology and Fisheries 14, 14: 239 - 250. |
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26. |
Borges, Rita; Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel; Almada, Vitor. 2003. "Embryonic and larval development of Gobius paganellus (Pisces: Gobiidae), with some notes to identify eggs and larvae of the
genus Gobius in the field", Journal of Marine Biological Association U.K 83, 83: 1121 - 1136. |
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27. |
Robalo, Joana; Almada, Vitor; Faria, Cláudia. 2003. "First description of agonistic behaviour in Chondrostoma polylepis (Pisces: Cyprinidae) with some notes on the behaviour of
other Chondrostoma species", Etologia 11, 11: 9 - 13. |
|
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28. |
Faria, Cláudia; Borges, Rita; Gil, Fátima; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel. 2002. "Embryonic and larval development of Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae). ", Scientia Marina 66, 1: 21 - 26. |
|
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29. |
Gil, Fátima; Borges, Rita; Faria, Cláudia; Gonçalves, Emanuel. 2002. "Early development of the red mouthed goby, Gobius cruentatus (Pisces: Gobiidae). ", Journal of Marine Biological Association of the United Kingdom 82, 82: 161 - 163. |
|
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30. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2001. "Microhabitat segregation in three rocky intertidal fish species in Portugal: does it reflect interspecific competition?", Journal of Fish Biology, 58, 58: 145 - 159. |
|
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|
31. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2001. "Agonistic behaviour and control of access to hiding places in two intertidal blennies, Lipophrys pholis and Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae).", Acta Ethologica 4, 4: 51 - 58. |
|
|
|
32. |
Almada, Vitor; Faria, Cláudia. 2000. "Experimental study on substratum preferences of early juvenile shanny, Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae)", Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 80, 80: 1143 - 1144. |
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33. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Nunes, Carmo. 1999. "Patterns of agonistic behaviour, shelter occupation and habitat preference in juveniles of Lipophrys pholis, Coryphoblennius
galerita and Gobius cobitis (Pisces: Teleostei)", Journal of Fish Biology 53, 53: 1263 - 1273. |
|
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|
34. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 1999. "Variation and resilience of rocky intertidal fish populations in western Portugal", Marine Ecology Progress Series 184, 184: 197 - 203. |
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35. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel; Gil, Fátima; Baptista, Céu; Carreiro, Helena. 1998. "Notes on the social behaviour of Gobius cobitis (Pisces, Gobiidae)", Acta Ethologica, 1, 1-2: 49 - 56. |
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36. |
Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel; Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Baptista, Céu; Carreiro, Helena. 1997. "Embrionyc and larval development in the giant goby Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae)", Journal of Natural History 31, 31: 799 - 804. |
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37. |
Almada, Vitor; Carreiro, Helena; Faria, Claudia; Gonçalves, Emanuel. 1996. "The breeding season of Coryphoblennius galerita in portuguese waters", Journal of Fish Biology 48, 48: 295 - 297. |
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38. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel. 1996. "Recruitment, juvenile growth and maturation of Lipophrys pholis (Pisces; Blenniidae) in the west coast of Portugal", Journal of Fish Biology 49, 49: 727 - 730. |
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39. |
Faria, Claudia; Almada, Vitor. 1995. "Some aspects of the breeding ecology of Gobius cobitis Pallas and Gobius paganellus L. in the west coast of Portugal", Arquivos do Museu Bocage 2, 29: 463 - 471. |
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Trabalho técnico Technical work |
1. |
Faria, Cláudia. Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Litoral Norte,2007 (Relatório técnico). |
2. |
Faria, Cláudia. Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina,2006 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Valente, Bianor; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília. Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo
do Ensino Básico? ,XXº Colóquio da AFIRSE 2013: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas,Lisboa,2013 (Comunicação). |
2. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel; Santos, Cátia. Exploring marine ecosystems with elementary students: a successful journey,10th International Conference on Hands-On Science,Kosice,2013 (Poster). |
3. |
Faria, Cláudia. Museus de Ciência e Escolas: Um diálogo possível?,IX Encontro de Educação: Cidadania e Criatividade,Almada,2013 (Comunicação). |
4. |
Valente, Bianor; Faria, Cláudia. Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? ,ESERA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
5. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Galvão, Cecília. A Science Problem Solving Activity: Wiki as a Resource for Engaging Students. ,ESRA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
6. |
Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Freire, Sofia. Portuguese curricular reform and teachers practices: an evaluation 12 years later. ,ESERA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
7. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. School guided-visits to an Aquarium: a reflexion about teachers’ roles.,ESRA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
8. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Baptista, Mónica; Simões, Helena; Almeida, Paulo; Figueiredo, Orlando; Galvão, Cecília. Mudança de práticas no ensino das ciências: do currículo prescrito aos constrangimentos na prática,AFIRSE,Lisboa,2012 (Comunicação). |
9. |
Baptista, Mónica; Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Freire, Ana; Galvão, Cecília. Uma atividade de resolução de problemas com recurso a um Wiki: análise das estratégias utilizadas,VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias “Ciencia, Tecnología y Sociedad en
el futuro de la enseñanza de las ciencias”,Madrid,2012 (Poster). |
10. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. A naturalist who became a pioneer of experimental marine oceanography in Portugal. Assets for science education,5th International Conference of the European Society for the History of Science – simposio em History and Philosophy of science
in EU secondary curricula? New proposals wanted,Atenas,2012 (Simpósio). |
11. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Galvão, Cecília; Freire, Ana. Inquiry-based activities: how to promote an effective process of change on teachers’ practices? ,ICERI,Madrid,2011 (Comunicação). |
12. |
Freire, Ana; Silva, A.; Baptista, Mónica; Vilela, Conceição; Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília. Wikis in Teaching and Learning Physics and Chemistry ,ICERI,Madrid,2011 (Poster). |
13. |
Baptista, Mónica; Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Ramos, Joana; Vilela, Conceição; Freire, Ana; Galvão, Cecília. Estratégias usadas pelos Alunos na Resolução de um Problema sobre as Picadas de Abelhas e Vespas com Recurso a um Wiki ,ENEC,Braga,2011 (Poster). |
14. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Galvão, Cecília; Freire, Ana. Inquiry-based activities: how to promote an effective process of change on teachers’ practices? ,ICERI,Madrid,2011 (Comunicação). |
15. |
Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Mourato, Dulce; Pereira, Gonçalo; Santos, Afonso. Utilização da aprendizagem por problemas numa disciplina on-line de educação para a saúde. ,Informática Educativa,Santiago do Chile,2010 (Comunicação). |
16. |
Galvão, Cecília; Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Reis, Pedro. Making Science classes more popular and relevant: How do students’ perceive it?,ICASE,Tartu,2010 (Comunicação). |
17. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. Analysis of a case study: A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal,The International Conference on History and Philosophy in Science Teaching,Kaiserslautern,2010 (Comunicação). |
18. |
Silva, Ana; Amador, Catarina; Brazão, Sónia; Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. Limpets as prey: Lipophrys pholis choice for size,XVI Simposio Ibérico de Estudios de Biología Marina,Alicante,2010 (Poster). |
19. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. Development and evaluation or scientific experiments performed in a marine laboratory with children of the first cycle of
Basic Education,ESERA,Istambul,2009 (Comunicação). |
20. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. O Rei D Carlos de Bragança, um naturalista que se tornou pioneiro da Oceanograifa em Portugal: Recursos para o ensino das
Ciências. ,II Encontro Nacional do Projecto HIPST,Lisboa,2009 (Comunicação). |
21. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal. Assets for Science Education,XXIII International Congress of History of Science and Technology,Budapeste,2009 (Comunicação). |
22. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. School-visit to a science centre: the relevance of teacher’s behaviour,ESERA,Istambul,2009 (Poster). |
23. |
Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Sousa, João; Mourato, Dulce; Santos, Afonso. Problem-based online environments in teacher education: What roles for the tutor? ,Learning in digital worlds,Brighton,2009 (Poster). |
24. |
Chagas, Isabel; Pereira, Gonçalo; Rebola, Fernando; Mourato, Dulce; Faria, Cláudia. Workshop sobre aprendizagem por problemas: Um método centrado no aluno e promotor do trabalho colaborativo,Encontro Nacional de Educação,Castelo Branco,2009 (Seminário). |
25. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Padrões de distribuição espacial e comportamento durante o período de preia-mar das espécies de peixe nas plataformas rochosas
intertidais,VII Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,2006 (Poster). |
26. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Francisco, Sara. Padrões de utilização do espaço das espécies de peixes residentes no intertidal rochoso durante o período de preia-mar,VI Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,2004 (Poster). |
27. |
Faria, Cláudia. Por uma escola mais ecológica.,I world environmental education congress,Espinho,2003 (Poster). |
28. |
Faria, Cláudia. Workshop sobre comportamento de peixes litorais,Encontro Nacional de Estudantes de Biologia,Lisboa,2003 (Seminário). |
29. |
Almada, Vitor; Robalo, Joana; Faria, Cláudia; Domingues, Vera. Diferenças acentuadas na expressão de comportamentos agonísticos em espécies estreitamente aparentadas do género Chondrostoma
(Pisces: Cyprinidae) ,IV Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2002 (Comunicação). |
30. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Comportamento agonístico e controlo de abrigos em duas espécies de peixes intertidais, Lipophrys pholis e Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae) ,IV Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2002 (Poster). |
31. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Ecological and latitudinal morphological variations of two intertidal fish species on the portuguese rocky shores ,Congress Biodiversity Conservation and Management,Vouziers,2002 (Poster). |
32. |
Faria, Cláudia; Borges, Rita; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel; Gil, Fátima. Features of early development and recruitment of benthic rocky shore fish ,Plankton Symposium,Espinho,2001 (Poster). |
33. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Seasonal and inter-annual variations of the populations of rock intertidal fishes and the resilience of their communities
,International Symposium on “Behaviour and Conservation of Littoral Fishes”,Lisboa,1998 (Conferência ou palestra). |
34. |
Faria, Cláudia; Borges, Rita; Gil, Fátima; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel. Estudo preliminar do desenvolvimento embrionário e larvar de Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae),III Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,1998 (Poster). |
35. |
Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel; Almada, Vitor; Baptista, Céu; Carreiro, Helena. Notas sobre o comportamento reprodutor e o desenvolvimento embrionário e larvar de Gobius cobitis (Pisces, Gobbidae),III Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,1998 (Poster). |
36. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. The influence of agonistic behaviour in patterns of substrate occupation between Lipophrys pholis (Blenniidae), Coryphoblennius
galerita (Blenniidae) e Gobius cobitis (Gobiidae) ,XXV International Ethological Conference,Viena,1997 (Poster). |
37. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Estudo do comportamento de selecção de substrato e dos comportamentos agonísticos interespecíficos como mecanismos de segregação
de habitat nas espécies Lipoprhys pholis (Blenniidae), Coryphoblennius galerita (Blennidae) e Gobius cobitis (Gobiidae) ,II Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,1996 (Poster). |
38. |
Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel; Faria, Cláudia. Os peixes litorais ,Etologia e Conservação da Natureza,Lisboa,1993 (Conferência ou palestra). |
Curso de curta duração leccionado Taught short course |
1. |
Faria, Cláudia. “Escola na horta: Desenvolvimento de um currículo nos primeiros anos de escolaridade, 2013 (Extensão), promovido por Centro de Formação de Professores, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro . Duração: 40 horas. Local: Óbidos, Cidade: Óbidos, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Faria, Cláudia. “Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula”, 2013 (Extensão), promovido por Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Organizador. |
3. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. Workshop sobre Ecossistemas Marinhos , 2012 (Extensão), promovido por Pavilhão do Conhecimento - Conferência Europeia “Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”.Tipo de participação: Docente. |
4. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. Ecologia Marinha, zona entre-marés, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Pavilhão do Conhecimento (Porjecto Europeu Fibonnaci). Duração: 2 horas. Local: Pavilhão do Conhecimento, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Almeida, Paulo. Ensino experimental das ciências em Biologia e Geologia”, para professores do 2º e 3º ciclo e Secundário, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação das escolas do Concelho de Benavente, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu. Duração: 50 horas. Local: Escola Secundária de Benavente, Cidade: Benavente, Tipo de participação: Organizador. |
6. |
Faria, Cláudia. “Ensino experimental das ciências”, para professores do 1º ciclo e Educadores de Infância, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação das escolas do Concelho de Cascais, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu. Duração: 30 horas. Local: Escola Secundária de São João do Estoril, Cidade: Cascais, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. exploração pedagógica da zona entre-marés, para educadores de infância, integrada no projecto “Sair da Concha: à descoberta
das ciências da vida no Jardim de Infância”, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Viver a Ciência.. Duração: 6 horas., Tipo de participação: Docente. |
8. |
Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. “Um laboratório Natural: A zona entre-marés”, para professores de ciências de todos os níveis de ensino, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação Associação de Jardins-Escola João de Deus, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu. Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação João de Deus, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. D Carlos de Bragança, a pioneer of experimental marine oceanography,2010.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Bianor Valente, Aproximando (futuros) profesores e cientistas na promoção da literacia científica, 2011. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
2. |
Raquel Costa, Participação de professores em projectos de investigação em ciência: influência nas suas práticas e desenvolvimento profissional, 2010. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Sofia Siva, Modelos de supervisão - Oficina de iniciação ao Moviemnto da Escola Moderna, 2010. Dissertação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
1. |
Ana Coelho, O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais: o caso de uma escola de Lisboa, 2013. (Orientador). |
2. |
Ana Isabel Ferreirinho, O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais: o caso de uma escola de Lisboa, 2013. (Orientador). |
3. |
Sandra Costa, A escola vai à horta ou a horta vai à escola? um estudo de caso no pré-escolar, 2012. (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Vera Carvalho, Contribuição para o estudo do comportamento agonístico envolvido na separação do microhabitat em Lipophrys pholis e Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae) na plataforma rochosa do Estoril, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
2. |
Maria do Carmo Maciel Nunes, Contribuição para o estudo comparativo dos mecanismos de separação de habitat entre Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae), Coryphoblennius
galerita e Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae), em aquário e no intertidal rochoso da costa do Estoril, 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Agostinho de Jesus Botelho. Museus e centros de ciência virtuais. Perspectivas e explorações de alunos e professores, 2010. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
1. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Marta Helena Campos da Silva Moreira. A educação Ambiental em contexto não formal - estudo de caso do Município da Maia, 2013. Dissertação (Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação) - Universidade Aberta. |
2. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Teresa Paisana de Andrade Ramos. As potencialidades dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas Estrutura e dinâmica interna da terra, 2012. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
3. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Susana Diogo Meirinho. Práticas educativas num jardim-de-infancia pra a aprendizagem das ciências. Escutar educadoras e escutar crianças, 2012. Dissertação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
4. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Plantier Santos Lobo Antunes. As competências em literacia científica em manuais escolares, 2012. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
5. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Carla Manuela de Pafífico Cardoso David Dias. Multimédia como recurso didático no ensino da biologia. Reflexão sobre a prática na sala de aula, 2012. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
6. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Paula Bandeira de Oliveira. Trabalho de projecto na educação de adultos. Uma investigação sobre a prática, 2011. Dissertação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
7. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Teresa Hilário. A discussão de controvérsias sócio-científicas na promoção de competências de cidadania em alunos da disciplina de biologia
do 12º ano, 2009. Dissertação (Formação Pessoal e Social) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
8. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Ana Natalícia Brito. A área de projecto vivida por professoras do 1º ciclo. Estudo de caso, 2009. Dissertação (Formação Pessoal e Social) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
9. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Isabel Alves. Concepções de educação ambiental/sustentabilidade dos professores de geografia, 2009. Dissertação (Formação e Aprendizagem ao longo da vida) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Dolores Correia. Os centros de ciências: Contextos educativos não-formais, literacia científica e crianças do 1º ciclo do ensino básico, 2012. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
2. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Ermelinda Maria da Silva Gomes Ribeiro. Diferenciação pedagógica no ensino das ciências – um estudo na sala de aula, 2012. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
3. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Helena Simões. Interacção Escola-Contextos informais de educação em Ciência. Concepções e práticas dos professores de Ciências do Ensino
Básico, 2011. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
4. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Liliana Sousa. Actividade do Centro de Ciência Júnior: Avaliação da promoção da aprendizagem e da motivação dos alunos para a Ciência, 2011. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
5. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Sônia Batemarque. Formação e sensibilização do público-escolar sobre invasões biológicas por espécies exóticas no âmbito da educação ambiental, 2011. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Workshop de exploração de módulos interactivos, 2011 (Workshop). Nome do evento: Escola Ciência Viva. |
2. |
“Workshop sobre comportamento de peixes litorais” , 2003 (Workshop). Nome do evento: Encontro Nacional de Estudantes de Biologia; Nome da Instituição: Estudantes de Biologia, FCUL; Cidade do evento: Lisboa / Aquário Vasco da Gama. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula, 2013 (Workshop). Nome do evento: Workshop de formação de professores; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa / IEUL. |
2. |
II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos, 2012 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos; Nome da Instituição: UNESP; Cidade do evento: Araquara. |
3. |
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
10th International Congresso no Hands-On Science, 2013 (Congresso). Nome do evento: 10th International Congresso no Hands-On Science; Cidade do evento: Kosice. |
2. |
I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual; Cidade do evento: Aveiro. |
3. |
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
4. |
II Encontro Nacional do Projecto HIPST, 2009 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Nacional do Projecto HIPST; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / FCUL. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Metodologia de projeto, 2012 (Workshop). Nome do evento: Projeto "O espantalho"; Cidade do evento: Óbidos. |
2. |
Workshop sobre metodologia de projeto, 2012 (Workshop). Nome da Instituição: Instituto de Ciências Educativas. |
3. |
Curso de Ilustração científica, 2001 (Workshop). Nome do evento: Curso de Ilustração científica; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget. |
4. |
Curso de iniciação à anilhagem científica de aves, 2001 (Workshop). Nome do evento: Curso de iniciação à anilhagem científica de aves; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget. |
5. |
Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente, 2001 (Workshop). Nome do evento: Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Faria, Cláudia. Revista de Educação, de 2010/01/01 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
43 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
4 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
39 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
39 |
Produção técnica Technical production |
49 |
Trabalhos técnicos Technical works |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
47 |
Dados complementares (Additional data) |
38 |
Orientações Orientations |
8 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
15 |
Participação em Eventos Event participation |
14 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1366
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
09-11-2013
às
23:50:23
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
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