Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
30/10/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Trigo, L. |
Categoria profissional
Position |
Assistente Regente |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e psicologia Rua Diogo Botelho, 1327 4169--005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196200Extensão: 151 Fax: (+351)226107454 Correio electrónico: mtrigo@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002 |
Mestrado Master degree |
Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1997 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2004-Actual |
Assistente Regente |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efetivo.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Trigo, Luísa; Alberto, Isabel. 2010. As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?. In Intervenção com crianças, jovens e famílias, ed. Ana Tomás de Almeida & Natália Fernandes (Ed.), 125 - 143. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
2. |
Trigo, Luísa. 2010. Irmãos: (In)separáveis. In Aprender a educar - Guia para pais e educadores, ed. Luísa Campos & Lurdes Veríssimo (Org.), 59 - 76. ISBN: 978-989-8151-16-2. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
3. |
Ferreira, Pedro; Ribeiro, Luísa; Menezes, Isabel. 2003. The political development of adolescents: The impact of family background and opportunities for participation in and out-of-school,
and the implications for citizenship education projects. In A Europe of many cultures, ed. A. Ross, 341 - 346. . London: CiCe. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Alves, José M; Melo, Ana L; Trigo, Luísa; Vieira, Ilídia. 2012. "Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesa", Revista de Educação, Ciência e Cultura 17, 1: 107 - 122.
|
|
|
|
2. |
Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Trigo, Luísa; Suárez, Natalia; Fernández, Estrella; Tuero-Herrero, Ellián. 2011. "Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: Evaluación de pros y contras en el aprendizaje autorregulado
y rendimiento. ", Psicothema 23, 4: 681 - 687.
|
|
|
|
3. |
Rosário, Pedro; Núñez, José C; González-Pienda, Julio; Valle, Antonio; Trigo, Luísa; Guimarães, Carina. 2010. "Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: a narrative-based programme assessed
in the Iberian Peninsula", European Journal of Psychology of Education 25, 4: 411 - 428.
|
|
|
|
4. |
Silva, Marianela S; Trigo, Luísa; Fonseca, António. 2010. " Influência da participação em atividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de
competências profissionais", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9, 1: 105 - 123.
|
|
|
|
5. |
Trigo, Luísa; Menezes, Isabel. 2007. "Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário
regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 6, 1: 85 - 109.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Núñez, José C; González-Pienda, Julio; Guimarães, Carina; Trigo, Luísa. 2008. "Promoting First Year Learning Strategies through Instructional Narratives: a Portuguese experience", Trabalho apresentado em ICET 53rd World Assembly, In Actas do ICET 53rd World Assembly, Braga. |
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Miguel dos Santos Patrício Peixoto, Contributos dos conteúdos e das práticas curriculares da Educação Moral e Religiosa Católica para o desenvolvimento integral
dos alunos, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Diana Maria Silva Chaves de Almeida, Autorregulação da aprendizagem no domínio da História: Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
2. |
Joana Martins Castro Malheiro, Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa
de intervenção, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
3. |
Aida Maria Pereira Antunes, "Isto de ser professor!..." - A arte de envolver os alunos nas suas aprendizagens, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
4. |
Anabela Cristina Mendes Gonçalves, Ensinar e aprender Matemática: Refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontes, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
5. |
Anabela Leite Alves, Refletir no passado preparando o futuro, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
6. |
João António Fernandes Vieira, Refletir na ação para melhorar o ensino e a aprendizagem, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
7. |
Margarida Isabel Colaço de Faria, Estágio e supervisão, que relações?, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
8. |
Maria Luísa de Moura Leitão Marques, Pensar o aprender e o ensinar: Da reflexão à filosofia da ação, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
9. |
Maria Leonor Pereira Coutinho Ferreira Cabral, Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantes, 2012. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
10. |
Ana Cláudia das Dores, Promoção do desenvolvimento de competências emocionais: Um programa de intervenção no pré-escolar, 2011. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
11. |
Cristina Alexandra de Azevedo Sousa Cruz, O processo de ensino-aprendizagem no 1º ano da universidade - Congruência entre as ideias ensinadas pelo professor e as ideias
aprendidas pelo aluno, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
12. |
Raquel Ferreira Pinto Tavares, Estudar o estudar: Impacto de um programa de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem no 12.º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
13. |
Inês Salgueiro Basto Moreira, O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: O papel do questionamento na sala de aula, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
14. |
Marianela da Fonseca Oliveira Santos Silva , Influência do envolvimento em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de
competências profissionais: Estudo de caso junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior
pública, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
15. |
Ana Doroteia Barbosa Moreira, Abordagens à aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superior: Variáveis pessoais, sociais e académicas, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
16. |
Ana Filipa Teiga Mano Coelho, Auto-regulação da aprendizagem: Um programa de intervenção no pré-escolar, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
17. |
Patrícia Alexandra Brochado Costa, Auto-regulação da aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superior, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Inês Soares da Rocha, Autorregulação da aprendizagem em adolescentes em acolhimento institucional: Implementação e avaliação de um projeto de tutoria
autorregulatória , 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Catarina Isabel Moura de Oliveira, Autorregulação da aprendizagem e variáveis académicas em contexto de acolhimento institucional , 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
3. |
Maria Joana Vila Verde de Carvalho, Conceções de aprendizagem e (in)sucesso escolar de crianças e jovens em acolhimento institucional, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
4. |
Célia Maria da Costa Estrada, O ensino tradicional e o ensino atual, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Trigo, Luísa; Rosário, Pedro; Martins, Carla. Participação no júri de Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira . Estudantes não-tradicionais na Universidade: Um modelo explicativo a intenção de continuar a estudar , 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho. |
2. |
Trigo, Luísa; Cunha, Liliana; Lima, Vânia S.. Participação no júri de Ana Raquel Gomes dos Reis Ferreira de Sousa . Formas emergentes de trabalho e emprego: O caso do duplo-emprego , 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
3. |
Trigo, Luísa; Veríssimo, Lurdes; Palmeirão, Cristina. Participação no júri de Miriam Emanuel Varandas Marques . Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar
, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Trigo, Luísa; Alves, José Matias; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Daniela Gomes Cardoso de Sá Cachada. O insucesso na disciplina de Português no ensino secundário, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
9 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
26 |
Orientações Orientations |
22 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
238
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-11-2013
às
10:26:38
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|