Curriculum Vitae

Maria de Lourdes Estorninho Neves da Mata

Data da última actualização »Last update : 07/10/2013


Especialização em Estudos da Criança no âmbito do Doutoramento, mais especificamente no estudo da literacia familiar e dos ambientes familiares e de eventuais relações entre as suas características e as competências emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar. Desde há vários anos que uma das áreas principais de investigação tem sido a literacia emergente e as maneiras pelas quais as crianças se vão apropriando das convenções da leitura e escrita. Actualmente, um dos principais interesses de investigação direcciona-se para a identificação e caracterização de factores contextuais e pessoais que interferem no desenvolvimento da literacia emergente. Entre eles destacam-se o estudo das características motivacionais e as práticas de literacia na família. Um outro interesse de investigação prende-se com a identificação e caracterização dos componentes afectivos do processo de aprendizagem ao longo da escolaridade, tais como a motivação, o auto-conceito, a auto-estima e o apoio social dos colegas e pais.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1135170739821671


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Lourdes Estorninho Neves da Mata
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mata, L.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: lmata@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1995 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1989 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1981 Bacharelato
Bachelor degree
Formação de Educadores de Infância (3 anos » years) .
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1990 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
D.E.A. Psychologie et Sciences de L'Education.
Université de Provence (Aix-Marseille I), França.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2003-Actual Professor Auxiliar
Out/2002-Set/2003 Assistente
Out/1998-Set/2002 Assistente
Jan/1991-Set/1998 Assistente
Out/1990-Dez/1990 Assistente Estagiário
Out/1989-Set/1990 Assistente Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


UIPCDE - Literacy Practices and written language acquisition


UIPCDE - Life and Learning contexts: Affective and Identity Processes






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2004-Actual
Membro da Comissão Permanente do Conselho Científico


Jan/2003-Actual
Membro de Conselho Científico


Abr/2005-Jun/2005
Consultor Científico - DGIDC- Definição de Competências


Jan/1990-Jan/1994
Membro de Conselho Pedagógico






Linhas de Investigação (Research fields)
1. UIPCDE - Literacy Practices and written language acquisition
2. UIPCDE - Life and Learning contexts: Affective and Identity Processes
Objectivos»Goals: 1. To study the affective and socio-psychological components in the teaching-learning processes. 2. To analyze parental involvement in schooling and the relationships between parental related variables and individual adjustment 3. To study the perceptions of justice and their relationships between social and individual variables. 4. To study the interrelationships between group processes and identity constructions (e. g. Identities and infrahumanization). .
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
Efeitos do fracasso escolar nos componentes afectivos da aprendizagem: Relação com as auto-representações, emoções, orientações motivacionais e ambientes de aprendizagem-Effects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational orientations and learning environments
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/121358/2010 .






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Actual APEI - Associação dos profissionais de Educação de Infância, Membro.
Actual EARLI - European Association of Research on Learning and Instruction, Membro.
null.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Salgado, L.; Mata, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.; Durão, A.. 2011. O Aumento das competências educativas das famílias. . ed. 1. Lisboa: ANQ - Agência Nacional para a Qualificação.
2. Mata, L.. 2008. A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. ed. 1. Lisboa: ME-DGIDC.
3. Mata, L.. 2006. Literacia Familiar. Ambiente Familiar e Descoberta da Linguagem Escrita.. ed. 1. Porto: Porto Editora.
4. Alves Martins, M; Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1997. Teste de Linguagem Técnica da Leitura/Escrita. . ed. 1. Lisboa: I.S.P.A..

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Mata, L.. 2010. Literacia Familiar – Diversidade, desafios e princípios orientadores.  In A Educação de Adultos: Uma dupla oportunidade na família, 51 - 57. . Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação. .

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pacheco, P.; Mata, L.. 2013. "Literacia Familiar – Crenças de pais de crianças em idade pré-escolar e características das práticas de literacia na família. ", Análise Psicológica 32, 3: 217 - 234.
2. Pacheco, P.; Mata, L.. 2013. "Práticas e ambientes de literacia em famílias com crianças em idade pré-escolar.", Quid Novi? 2, 1: 263 - 286.
3. Mata, Maria L; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco. 2012. "Attitudes towards Mathematics: Effects of Individual, Motivational, and Social Support Factors", Child Development Research, 2012: 1 - 10.
4. Mata, L.. 2012. "Literacia familiar e desenvolvimento de competências de literacia", EXEDRA o, Dezembro: 219 - 227.
5. Mata, Lourdes. 2011. "Motivation for Reading and Writing in Kindergarten Children", Reading Psychology 32, 3: 272 - 299.
6. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2009. "Motivação para a leitura ao longo da escolaridade.", Análise Psicológica 27, 4: 563 - 572.
7. Mata, L.. 2004. "Era uma vez...", Análise Psicológica 22, 1: 95 - 108.
8. Mata, L.; Monteiro, V.. 2001. "Motivação para a leitura em crianças do 1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade. ", Infância e Educação. Investigação e Práticas., 3: 49 - 68.
9. Mata, L.. 1999. "Literacia – O Papel da Família na sua Apreensão", Análise Psicológica 17, 1: 65 - 77.
10. Mendes de A. M; Guerreiro, M.; Mata, L.. 1998. "O Desenvolvimento de competências ortográficas e as Interacções Sociais.", Análise Psicológica 16, 2: 321 - 329.
11. Peixoto, F.; Mata, L.. 1993. "Efeitos da Idade, Sexo e Nível Sócio-Cultural no Auto-Conceito", Análise Psicológica 11, 3: 401 - 413.
12. Alves Martins, M; Matta, I.; Mata, L.; Nunes, C.. 1992. "O Conceito de Avaliação", Noesis, 23: 35 - 37.
13. Alves Martins, M; Matta, I.; Mata, L.; Nunes, C.. 1991. "Avaliação em Língua materna e matemática no 1º ciclo do Ensino Básico: Critérios referidos e utilizados por professores", Análise Psicológica 9, 3/4: 453 - 466.
14. Mata, L.. 1991. "Desenvolvimento das Conceptualizações Infantis sobre Escrita - Papel das Interacções Sociais", Análise Psicológica 9, 3/4: 403 - 410.
15. Mata, L.. 1991. "Interacção entre Crianças e Apropriação da Linguagem Escrita", Inovação 4, 1: 167 - 179.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Custódio, L.; Mata, L.. 2012. "Autoconceito no pré-escolar: Comparação entre as autoperceções das crianças e as heteroperceções dos pais e educadores. ", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa.
2. Prego, J.; Mata, L.. 2012. " Percepções dos professores face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos.", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa.
3. Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2012. "Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com a perceção de clima de sala de aula.", Trabalho apresentado em Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , Lisboa.
4. Rodrigues, M.; Mata, L.. 2012. "Autoconceito e autoconceito artístico em alunos do 1º e 2º anos do ensino básico abrangidos por um programa de Educação pela Arte: Um estudo comparativo.", Trabalho apresentado em Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , Lisboa.
5. Rosa, N.; Mata, L.. 2012. "Motivação para a aprendizagem e percepções de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade. ", Trabalho apresentado em Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , Lisboa.
6. Simões, J.; Mata, L.. 2012. "Autoconceito e motivação para a aprendizagem em crianças do 1 e 2º anos de escolaridade.", Trabalho apresentado em Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. , Lisboa.
7. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. 2011. "Motivação e suporte social em Matemática. ", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação., In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação, Guarda.
8. Mata, L.; Pacheco, P.. 2011. "Literacia familiar: Relação entre crenças, ambiente e práticas dos pais. Actas ", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - nvestigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação, In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - nvestigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação, Guarda.
9. Mata, L.; Pacheco, P.. 2010. "Concepções de pais de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem da leitura e escrita", Trabalho apresentado em Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” , In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” , Braga.
10. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2010. "Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática. ", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” , In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” , Braga.
11. Mata, L.; Marques, L.. 2010. "Concepções dos educadores de infância sobre o desenvolvimento da literacia", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
12. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2010. "A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género. ", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
13. Sérgio, M.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
14. Mata, L.; Sousa, T.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. 2010. "Motivação para a matemática em alunos do secundário", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
15. Mata, L.; Pacheco, P.. 2009. "Caracterização das práticas de literacia familiar. ", Trabalho apresentado em X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , Braga.
16. Mata, L.. 2009. "Leituras no percurso escolar – Um olhar sobre o pré-escolar", Trabalho apresentado em IV Encontro das Bibliotecas Escolares do Concelho de Oeiras , In Cadernos Oeiras a Ler - IV Encontro das Bibliotecas Escolares do Concelho de Oeiras , Oeiras.
17. Mata, L.. 2008. "Hábitos e práticas de leitura de histórias – Como caracterizar? ", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos., In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos., Braga.
18. Mata, L.. 2008. "Avaliação dos conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos., In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos., Braga.
19. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike ", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos., In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos., Braga.
20. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula.", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
21. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autopercepção de leitor", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. , In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. , Braga.
22. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. 2007. "Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia , In Livro de Actas do Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia , Coruña.
23. Mata, L.; Monteiro, V.. 2005. "O Desenvolvimento da motivação para a leitura em crianças portuguesas. ", Trabalho apresentado em Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
24. Mata, L.; Alves Martins, M; Formosinho, J.. 2001. "Motivação para a Leitura e para a Escrita em crianças de idade pré-escolar.", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , Braga.
25. Mata, L.; Monteiro, V.. 2001. "“Eu e a Leitura” – Escala de avaliação da motivação para a leitura", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
26. Mata, Maria L. E. N.. 1999. "Hábitos e Práticas de Leitura de Histórias na Família", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
27. Mata, L.; Pedro, I.. 1998. "Jardim de Infância / Família, que relação? ", Trabalho apresentado em X colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do X colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa.
28. Mata, L.. 1998. "Linguagem Escrita no Jardim de Infância: O que pensam futuros educadores de infância?. ", Trabalho apresentado em Colóquio de Psicologia e Educação – Educação Pré-Escolar: Modelos, Investigação e Práticas Educativas, In Actas do X Colóquio de Psicologia e Educação – Educação Pré-Escolar: Modelos, Investigação e Práticas Educativas, Lisboa.
29. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Alves Martins, M. 1997. "Escala de Auto-Conceito para Adolescentes de Susan Harter.", Trabalho apresentado em Conferência Internacional: Avaliação Psicológica - Formas e Contextos, In Actas da V Conferência Internacional: Avaliação Psicológica - Formas e Contextos, Braga.
30. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Alves Martins, M. 1996. "Adaptação da Escala de Auto-Conceito para Adolescentes de Susan Harter para a população portuguesa. ", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
31. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Alves Martins, M. 1995. "Teste da Linguagem Técnica da Leitura / Escrita. ", Trabalho apresentado em Provas Psicológicas em Portugal, In Provas Psicológicas em Portugal, Braga.
32. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Alves Martins, M. 1995. "Escala de Auto-Conceito para Crianças e Pré-Adolescentes de Susan Harter", Trabalho apresentado em Provas Psicológicas em Portugal, In Provas Psicológicas em Portugal, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Mata, L.. 2010. "Brincar com a escrita – Um assunto muito sério", Cadernos de Educação de Infância, 90: 31 - 34.
2. Mata, L.. 2006. "Literacia Emergente – Investigação e Práticas", Cadernos de Educação de Infância, 80: 18 - 21.
3. Mata, L.. 1998. "Escrita, Meio de Comunicação só para crescidos?", Cadernos de Educação de Infância, 0: 44 - 44.
4. Mata, L.. 1991. "Descoberta da Linguagem Escrita", Cadernos de Educação de Infância, 0: 20 - 20.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Salgado, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.; Mata, L.. 2010. "Estudo em Portugal nos Centros de Novas Oportunidades. Relatório de progresso fase 2 – 1ª parte do projecto ‘CNO - Uma oportunidade dupla: da promoção da literacia familiar ao sucesso escolar das crianças'". Coimbra: ESECoimbra, ANQ..
2. Salgado, L.; Mata, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.. 2010. "Envolvimento parental na perspectiva dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Relatório de progresso fase 2 – 2ª parte do projecto ‘CNO - Uma oportunidade dupla: da promoção da literacia familiar ao sucesso escolar das crianças’". Coimbra: ESE Coimbra.
3. Salgado, L.; Mata, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.; Durão, A.. 2010. "CNO - Uma oportunidade dupla: da promoção da literacia familiar ao sucesso escolar das crianças – Relatório Final.". Coimbra: ESE Coimbra.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade.,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
2. Monteiro, V.; Silva, A.; Peixoto, F.; Mata, L.. Motivação para a Língua Portuguesa: relações com a percepção de suporte do professor.,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2013 (Comunicação).
3. Mata, L.; Pacheco, P.; Amante, L.. Literacia Familiar – Diferentes práticas, crenças distintas?,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
4. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade. ,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação).
5. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Matemática em alunos do 6º e 9º anos de escolaridade.,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação).
6. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational and social support factors.,15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI),Munique,2013 (Comunicação).
7. Mata, L.; Santos, V.. A utilização dos livros digitais na educação pré-escolar. ,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
8. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Resultados em Língua Portuguesa – Análise de um modelo para a sua compreensão.,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
9. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Afetos e ajustamento escolar: Efeitos do rendimento académico sobre a auto-estima, o autoconceito, as emoções na sala de aula e a motivação. ,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. ,Braga,2013 (Comunicação).
10. Mata, L.; Pacheco, P.. Práticas de literacia familiar – O papel das crenças dos pais e estatuto sociocultural. ,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. ,Braga,2013 (Comunicação).
11. Mata, L.; Salgado, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.; Durão, A.. A formação de adultos e o envolvimento parental: Percepções de pais e professores.,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Simpósio).
12. Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com a perceção de clima de sala de aula,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação).
13. Rosa, N.; Mata, L.. Motivação para a aprendizagem e percepções de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação).
14. Simões, J.; Mata, L.. Autoconceito e motivação para a aprendizagem em crianças do 1 e 2º anos de escolaridade.,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação).
15. Mata, L.; Salgado, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.; Durão, A.. Práticas de Literacia Familiar: Mudanças introduzidas pela formação dos pais.,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo,Braga,2012 (Comunicação).
16. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos portugueses do 5º ao 9º ano de escolaridade.,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo,Lisboa,2012 (Comunicação).
17. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivação, Suporte Social e Atitudes na Aprendizagem da Matemática.,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”,Braga,2012 (Comunicação).
18. Mata, L.; Monteiro, V.. Literacia Familiar – Características dos pais e práticas de envolvimento. ,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”,Braga,2012 (Poster).
19. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Validação para a população portuguesa do Intrinsic Motivation Inventory (IMI).,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”. ,Braga,2012 (Poster).
20. Custódio, L.; Mata, L.. Autoconceito no pré-escolar: Comparação entre as autoperceções das crianças e as heteroperceções dos pais e educadores. ,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
21. Pacheco, P.; Mata, L.. Literacia Familiar: especificidades da variável estatuto sociocultural. ,12ª Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
22. Prego, J.; Mata, L.. Percepções dos professores face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
23. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação e suporte social em Matemática.,Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – ”Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação.,Guarda,2011 (Comunicação).
24. Pacheco, P.; Mata, L.. Literacia familiar: Relação entre crenças, ambiente e práticas dos pais.,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação:”Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação”. ,Guarda,2011 (Comunicação).
25. Salgado, L.; Mata, L.; Cardoso, C.; Ferreira, J.; Patrão, C.; Durão, A.. O aumento da escolaridade dos adultos e as implicações no sucesso escolar dos seus filhos. ,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação:” Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação.”. ,Guarda,2011 (Comunicação).
26. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Mathematics Motivation, achievement, gender and social support in the classroom.,14th Biennial Earli 2011 Conference: Education for a Global Networked Society,Exeter,2011 (Comunicação).
27. Mata, L.. Family literacy practices and emergent literacy.,17th European Conference on Reading. ,2011 (Comunicação).
28. Mata, L.. Families, School and literacy: A partnership for emergent literacy development. ,8th International Conference of ERNAPE,Milão,2011 (Comunicação).
29. Durão, A.; Patrão, C.; Ferreira, J.; Cardoso, C.; Mata, L.. Necessidades e Potencialidades em Educação de Adultos. ,I Encontro Internacional de Educação de Adultos e Envolvimento Parental,Coimbra,2011 (Comunicação).
30. Mata, L.. O papel da família no desenvolvimento da linguagem escrita. ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
31. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. O desenvolvimento da motivação para a matemática. ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
32. Mata, L.. Literacia Familiar e qualidade em educação de infância,II Conferência Nacional de Educação de Infância,Lisboa,2011 (Comunicação).
33. Mata, L.. Contributos da literacia familiar na compreensão do envolvimento parental.,I Encontro Internacional de Educação de Adultos e Envolvimento Parental,Coimbra,2011 (Comunicação).
34. Mata, L.. Literacia Familiar e desenvolvimento de competências de literacia.,II Congresso Internacional do Ensino do Português,Coimbra,2011 (Comunicação).
35. Mata, L.. O desenvolvimento de competências de literacia e as transferências para o contexto familiar,Conferência ‘O aumento das competências educativas das famílias: Um efeito dos Centros de Novas Oportunidades’,Coimbra,2011 (Comunicação).
36. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation among Portuguese students,17th European Conference on Reading,Mons,2011 (Poster).
37. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading engagement among 3rd and 4th grade students. ,17th European Conference on Reading.,Mons,2011 (Poster).
38. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Estudos de adaptação da escala Pictórica de Autoconceito para Crianças de Harter & Pike (1981, 1984).,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster).
39. Mata, L.; Prego, J.. Envolvimento parental na escolaridade dos filhos.,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. ,Lisboa,2011 (Poster).
40. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Achievement goals, self-concept, self-esteem and academic achievement. ,6th Self Biennial International Conference,Quebec City,2011 (Poster).
41. Pacheco, P.; Mata, L.. Percepção de papel dos pais na aprendizagem da leitura e da escrita.,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
42. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivational orientation profiles and their relationships with self-concept, self-esteem and academic achievement.,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Comunicação).
43. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Motivação para a leitura e para a escrita em idade pré-escolar. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Comunicação).
44. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura em alunos do Ensino Básico. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Comunicação).
45. Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Grupo de pares ou família? Contributos dos ‘outros significativos’ para a auto-estima individual. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Comunicação).
46. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Auto-representações e orientações motivacionais: Análise de perfis motivacionais em adolescentes.,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Comunicação).
47. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Perfis motivacionais em adolescentes: Relações com o autoconceito, auto-estima e o rendimento académico. ,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Comunicação).
48. Marques, L.; Mata, L.. Concepções dos educadores e práticas de literacia no jardim-de-infância.,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos,Braga,2010 (Comunicação).
49. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática.,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Comunicação).
50. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática e para a Língua Portuguesa.,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”. ,Braga,2010 (Comunicação).
51. Pacheco, P.; Mata, L.. Concepções de pais de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem da leitura e escrita.,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Comunicação).
52. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Um olhar sobre a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
53. Mata, L.. Práticas de Literacia Familiar – Um olhar sobre a diversidade,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
54. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações entre percepções de atitudes parentais em relação ao sucesso académico, autoconceito, orientações motivacionais e rendimento,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
55. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
56. Mata, L.. Envolvimento e gosto pela leitura – O papel do Jardim de Infância.,7º Encontro de Educadores e Professores do 1º Ciclo,Porto,2010 (Comunicação).
57. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Early literacy motivation,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Poster).
58. Mata, L.; Gregório, C.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Concepções dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster).
59. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Fernandes, R.. O autoconceito em crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster).
60. Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações de variáveis associadas à família e ao grupo de pares com a auto-estima de adolescentes,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Poster).
61. Mata, L.; Marques, L.. Concepções dos educadores de infância sobre o desenvolvimento da literacia. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
62. Nobre, H.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.. Motivação para a Matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade e níveis de autoconceito e auto-estima,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
63. Sérgio, M.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
64. Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática em alunos do secundário.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
65. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Envolvimento com a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. ,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
66. Pacheco, F.; Mata, L.. Caracterização das práticas de literacia familiar,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
67. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações entre autoconceito, orientações motivacionais e rendimento académico. ,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
68. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. How can I be motivated, if I think I can’t succeed? Relationships between self-representations, motivational orientations and school achievement. ,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam, Netherlands,2009 (Comunicação).
69. Mata, L.. Literacia Familiar – Diversidade, desafios e Princípios Orientadores,I Encontro Internacional de Literacia Familiar – Implicações da família no sucesso escolar,Coimbra,2009 (Comunicação).
70. Mata, L.. Literacia Familiar – Diferentes olhares sobre o papel da família na promoção da literacia emergente,Conferência Uma Árvore de Leituras – Lançar Sementes,Odivelas,2009 (Comunicação).
71. Mata, L.. O envolvimento e participação das famílias na implementação do curriculum,Conferência Nacional de Educação de Infância,Lisboa,2009 (Comunicação).
72. Mata, L.. Leituras no percurso Escolar – Um Olhar sobre o Pré-Escolar,IV Encontro das Bibliotecas Escolares de Oeiras,Oeiras,2009 (Comunicação).
73. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender. ,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Poster).
74. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation – What are the characteristics of Portuguese students. ,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Poster).
75. Cruz, J.; Ribeiro, I.; Mata, L.. Práticas de Literacia Familiar: Análise factorial confirmatória de um instrumento de avaliação.,IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica,São Paulo,2009 (Poster).
76. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984),XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2009 (Poster).
77. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2009 (Poster).
78. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Escala de autopercepção de leitor,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2009 (Poster).
79. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2009 (Poster).
80. Mata, L.. Avaliação dos conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
81. Mata, L.. Hábitos e Práticas de Leitura de Histórias – Como caracterizar?. ,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
82. Mata, L.. Linguagem Escrita no Jardim-de-Infância; Que competências desenvolver?. ,Congresso Internacional em Estudos da Criança. Infâncias Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação).
83. Mata, L.. Leitura de histórias e concepções emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar.,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Corunha,2007 (Comunicação).
84. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura e para a matemática - Características ao longo da escolaridade.,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Corunha,2007 (Comunicação).
85. Mata, L.. Literacia Familiar e conhecimentos emergentes de literacia,I Seminário Qualidade e Desenvolvimento na Infância,Tavira,2007 (Comunicação).
86. Peixoto, F.; Mata, L.. Participation in extracurricular activities and school adjustment in adolescence. ,12th E.A.R.L.I. Conference,Budapest,2007 (Poster).
87. Mata, L.; Alves Martins, M. Literacia Familiar e concepções emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar.,XIV Colóquio da AFIRSE/AIPELF – Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005,Lisboa,2006 (Comunicação).
88. Mata, L.; Monteiro, V.. Orientações motivacionais para a leitura e para a matemática ao longo da escolaridade.,XIV Colóquio da AFIRSE/AIPELF – Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005,Lisboa,2006 (Comunicação).
89. Mata, L.. Motivação e envolvimento com a leitura,IX Jornadas Pedagógicas da ESE de Torres Novas,Torres Novas,2006 (Comunicação).
90. Mata, L.. O desenvolvimento da motivação para a leitura. ,II Encontro Nacional de Serviços Educativos em Bibliotecas Públicas,Vila Nova de Paiva,2006 (Comunicação).
91. Mata, L.; Lopes da S. I; Ouro, T. Para a operacionalização do currículo na educação pré-escolar.,Seminário ‘Desenvolvimento Curricular na Educação Pré-Escolar: Realidades, Contextos, Perspectivas,Lisboa,2006 (Comunicação).
92. Monteiro, V.; Mata, L.. Motivação para a aprendizagem e autoconceito ,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster).
93. Mata, L.. Early Reading Engagement.,X International Conference on Motivation,Landau,2006 (Poster).
94. Mata, L.. Construir o Leitor e o Escritor Implica Todos.,Jornadas Pedagógicas da Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo,Portalegre,2005 (Comunicação).
95. Mata, L.. Linguagem Escrita: Uma abordagem precoce, integrada e significativa. ,V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico,Beja,2005 (Comunicação).
96. Mata, L.; Guerreiro, M.. “Motivação para a Matemática no 4º ano de escolaridade”,V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico,Beja,2005 (Poster).
97. Mata, L.; Gomes, S.. “Literacia Familiar: Práticas de leitura em crianças de meios desfavorecidos, competências e concepções emergentes de literacia”,V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico,Beja,2005 (Poster).
98. Mata, L.; Matos, J.. “As Histórias e as Palavras”,XI Encontro Nacional da APEI, Infância e Educação Que Caminho(s)?,Lisboa,2005 (Poster).
99. Mata, L.; Monteiro, V.. “Children’s motivations for reading: Gender effects and changes across age”,11th Early Conference,Nicosia,2005 (Poster).
100. Mata, L.; Monteiro, V.. “O Desenvolvimento da Motivação para a Leitura em Crianças Portuguesas”,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Poster).
101. Mata, L.; Matos, J.. “Leitura de Histórias e Desenvolvimento do Vocabulário”,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Poster).
102. Mata, L.; Monteiro, V.. Reading Motivation: Different ages different motivations. ,IX International Conference on Motivation,,Lisboa,2004 (Comunicação).
103. Mata, L.. Reading Motivation from pre-school to 4th grade,IX International Conference on Motivation,Lisboa,2004 (Poster).
104. Mata, L.; Brissos, A.. “Motivation for Reading in Portuguese 10th grade Students”.,IX Conference of the European Association for Research on Adolescence,Porto,2004 (Poster).
105. Mata, L.; Guerreiro, M.. “Mathematic Motivation: Psychometric Properties of the scale and study of motivation among 4th and 9th Graders”,IX International Conference on Motivation,Lisboa,2004 (Poster).
106. Mata, L.; Alves Martins, M; Formosinho, J.. Ler e escrever na Família. ,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
107. Mata, L.; Formosinho, J.; Alves Martins, M. “Family literacy and emergent literacy knowledge”,10th EARLI Biennal Conference – Improving Learning,Pádua,2003 (Poster).
108. Mata, L.. “Era uma vez ...” - na mesa redonda “Aprender a ler. Ler para aprender” ,XI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,2002 (Comunicação).
109. Mata, L.; Alves Martins, M; Formosinho, J.. Motivation for Reading and Writing in Pre-school Age Children,8th International Conference on Motivation,,Moscovo,2002 (Comunicação).
110. Mata, L.; Monteiro, V.. “Motivation for Reading Questionnaire”,8th International Conference on Motivation,Moscovo,2002 (Comunicação).
111. Mata, L.; Alves Martins, M; Formosinho, J.. “Motivation for Reading and Writing in Preschool and First Grade Children”,12th European Conference on Quality in Early Childhood Education,2002 (Poster).
112. Mata, L.; Monteiro, V.. “Eu e a Leitura – escala de avaliação da motivação para a leitura.,VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Comunicação).
113. Mata, L.. Conceptualizações precoces na aprendizagem da leitura e da escrita. Implicações na organização do espaço educativo numa óptica multicultural ,II Encontro de Literatura Infanto-Juvenil,Barreiro,2001 (Comunicação).
114. Mata, L.; Gonçalves, F.. “Literacia Familiar, Conceptualizações e Funcionalidade da Linguagem Escrita. Que relações?”,II Congresso Família, Saúde Mental e Políticas Sociais,Lisboa,2001 (Poster).
115. Mata, L.; Pereira, M.. “Práticas e Hábitos de literacia na Família”.,II Congresso Família, Saúde Mental e Políticas Sociais,Lisboa,2001 (Poster).
116. Mata, L.; Alves Martins, M; Formosinho, J.. “Motivação para a leitura e para a escrita em crianças de idade pré-escolar”,VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster).
117. Mata, L.; Monteiro, V.. “Children`s motivation for reading”,7th Workshop on Achievement and Task Motivation,Leuven,2000 (Poster).
118. Mata, L.; Peixoto, F.. Autoconceito e Auto-Estima: efeito diferencial do género na adolescência,9º Colóquio de Psicologia Clínica “Género e Psicologia,Lisboa,1999 (Comunicação).
119. Mata, L.. Descoberta e Apreensão da Linguagem Escrita por parte da Criança – Os Pais como Parceiros.,Iªs Jornadas Europeias Escola Inclusiva,Lisboa,1999 (Comunicação).
120. Mata, L.. Habitudes et Pratiques Familiales de Lecture et D`Ecriture,VII International Congress on Family Education,Pádua,1999 (Poster).
121. Mata, L.. “Linguagem Escrita, uma Prática Sócio-Cultural” - na Mesa Redonda “Psicologia Educacional - Leitura, Escrita e Matemática,I Colóquio de Psicologia e Educação,Beja,1997 (Comunicação).
122. Mata, L.; Pedro, I.. "Jardim de Infância / Família, que relação?" - na mesa redonda “Jardim de Infância, Família e Comunidade”,X Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1997 (Comunicação).
123. Mata, L.; Alves Martins, M; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Escala de Auto-Conceito para Adolescentes,V Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”,1997 (Comunicação).
124. Mata, L.; Alves Martins, M; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Adapatação da Escala de Auto-Conceito de Susan Harter para a população portuguesa,IV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”,1996 (Comunicação).
125. Mata, L.; Alves Martins, M; Peixoto, F.; Monteiro, V.. “Teste de Linguagem Técnica de Leitura e Escrita”,III Conferência Internacional da APPORT,Braga,1995 (Comunicação).
126. Mata, L.; Alves Martins, M; Peixoto, F.; Monteiro, V.. “Escala de Auto-Conceito - SPPC”.,III Conferência Internacional da APPORT,Braga,1995 (Comunicação).
127. Mata, L.. “Práticas Familiares sobre Leitura e Escrita”.,V Congresso Internacional de Educação Familiar da Association Internacional e de Formation et Recherche en Education Familiale,Porto,1995 (Comunicação).
128. Mata, L.. “Procedures os Writing Construction in 5-6 years old children”.,5th European Conference For Research on Learning and Instruction,1993 (Comunicação).
129. Mata, L.. : "Processos de Construção de Escrita entre Crianças de 5-6 anos" - na Mesa Redonda "Aprendizagem da Leitura e da Escrita",III Simpósio Nacional Sobre a Investigação em Psicologia,Lisboa,1992 (Comunicação).
130. Mata, L.; Peixoto, F.. "Contextos Educativos e Auto-Conceito".,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação).
131. Mata, L.; Peixoto, F.. "Estudo Exploratório para adaptação da Escala de Auto-Conceito de Susan Harter”. ,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação).
132. Mata, L.. "O Papel das Interacções Sociais no Desenvolvimento das Conceptualizações Infantis sobre Escrita" - na Mesa Redonda "Desenvolvimento Cognitivo e Interacção Social",VI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1991 (Comunicação).
133. Mata, L.; Alves Martins, M; Matta, I.; Nunes, C.. "Percepção de Critérios de Avaliação e Sucesso Escolar".,VI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1991 (Comunicação).
134. Mata, L.. "Análise de Situações de Escrita no Jardim de Infância".,Seminário de Psicologia da Leitura e da Escrita,Lisboa,1989 (Comunicação).
135. Mata, L.. "Atitudes e Conceptualizações sobre Escrita em Crianças de 4-5 anos" - na Mesa Redonda "Aprendizagem da Leitura e Escrita",IV Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1988 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Patrícia Pacheco, Literacia(as) familiar(es): Crenças, práticas dos pais e conhecimentos de literacia das crianças, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Inácia Capucho, Do básico ao secundário: Relação dos resultados escolares com a motivação a perceção de clima de sala de aula e o autoconceito académico., 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Cátia Silva, Fatores relacionados com a aprendizagem da estatística nos alunos do 11º ano de escolaridade. , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Carlota Pestana, O papel dos trabalhos de casa no processo ensino-aprendizagem: análise da motivação para a realização das tarefas extraescolares em dois contextos de ensino diferenciados. , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Constança Mendes, ‘A Ler Vamos’. Relação entre o tipo de práticas de literacia percecionadas pelas crianças e as capacidades de literacia emergente, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Patrícia Augusto, Perceção do envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos dos 4º e 5º anos de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Ricardo Afonso, Literacia Familiar: Relações entre práticas, autoeficácia e concepções parentais de papel., 2012. Dissertação (Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Sara Sécio, Os pais e a aprendizagem da leitura e da escrita, 2012. Dissertação (Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Rodrigues, C. , Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e o percurso académico em matemática, 2012. Dissertação (Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Virgínia Santos, A utilização dos livros digitais do Plano Nacional de Leitura na educação pré-escolar:Potencial pedagógico, expectativas e práticas dos educadores., 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Liliana Marques, Caracterização das concepções dos educadores de infância sobre o desenvolvimento da literacia na educação pré-escolar , 2011. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador).
10. Carla Pinguinha, Estilos parentais percepcionados por adolescentes e consumo de substâncias psicoactivas, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Ana Mafalda Silva, O envolvimento parental nas aprendizagens escolares dos filhos. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Ana Filipa Ricardo, Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com a percepção do aluno do clima de sala de aula. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Nádia Rosa, Motivação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Margarida Rodrigues, Autoconceito e autoconceito artístico de alunos do 1º e 2º anos de escolaridade abrangidos por um programa de educação pela Arte. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Joana Simões, Autoconceito e motivação para a aprendizagem em alunos do 1º e 2ºano de escolaridade. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Lara Valente, Autoconceito no pré-escolar: Comparação das autopercepções das crianças e das heteropercepções de pais e educadores. , 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Moreira, A. , Percepção de Clima de sala de aula – Comparação entre duas metodologias de ensino. , 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. João Prego, As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos. , 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Silva, F. , Práticas e concepções de literacia familiar em famílias provenientes de meios desfavorecidos. , 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Clarisse Cunha, Práticas familiares de literacia: Percepção de um grupo de crianças em idade pré-escolar e sua relação com o conhecimento emergente da linguagem escrita. , 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Antunes, M. , Motivação para a leitura: Hábitos de leitura e desempenho em leitura, que relações? , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
22. Barrento, A. , Envolvimento com a leitura: Que relações com a motivação para a leitura, a autopercepção de leitor e as competências em leitura de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico? , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
23. Caramujo, C., Caracterização das práticas de literacia familiar e a sua relação com os conhecimentos emergentes das crianças em idade pré-escolar, sobre a linguagem escrita., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
24. Casinha, A. , Hábitos e práticas de literacia familiar. , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
25. Chicó, M. , Concepções parentais sobre literacia, práticas de literacia familiar e conhecimentos de literacia emergente em crianças em idade pré-escolar: Que relações? , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
26. Gregório, C., Relações entre as concepções parentais sobre a aprendizagem da linguagem escrita, as práticas de literacia familiar e os conhecimentos das crianças em idade pré-escolar sobre a linguagem escrita., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
27. Pais, T., Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar. , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
28. Saraiva, F., Caracterização do conhecimento de literacia emergente em crianças de três anos de idade e a sua relação com práticas de leitura de histórias, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
29. Vicente, T., Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar. , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
30. Fernandes, J, Hábitos e Práticas de Leitura de Crianças do Pré-escolar., 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
31. Barata, M. , A Motivação para a aprendizagem em crianças do 1º ano de escolaridade., 2006. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Cátia Chambel, A aprendizagem da estatística em alunos do 10º e 11º anos - percepção do ambiente de aprendizagem, 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Assunção Sadio, Aprender estatística - o papel do clima de sala de aula e da motivação dos alunos para o seu desempenho, 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Raquel Azevedo, Hábitos de leitura e motivação em alunos do 5º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Alexandre, M. I., Autoconceito e motivação para a leitura em crianças da educação pré-escolar e do 2º ano de escolaridade. , 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Carrachás, N., Estudo da literacia no pré-escolar, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Lourenço, C., Relação entre o tipo de práticas de literacia familiar e os conhecimentos das crianças em idade pré-escolar sobre a linguagem escrita, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Patrício, M., Histórias infantis: Um caminho para a aquisição da linguagem escrita?, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Pinto, C., Motivação para a matemática: Que relações existe como género, ano de escolaridade, sucesso/insucesso escolar, clima de sala de aula e método de aprendizagem?, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Rodrigues, T., Avaliação no pré-escolar: Concepções e práticas avaliativas do ponto de vista do educador., 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Santos, A.M., Caracterização das práticas de literacia em contexto familiar e estudo da sua relação com os conhecimentos emergentes de literacia em crianças do pré-escolar. , 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Saraiva, F., Caracterização do conhecimento de literacia emergente em crianças de três anos de idade e a sua relação com práticas de leitura de histórias, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Serafim, S., Envolvimento e desempenho na leitura em crianças do 1º e 2º anos de escolaridade, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Amador, Ana Catarina, Motivação para a Leitura, hábitos e resultados escolares em alunos do 6º ano de escolaridade, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Amador, Ana Patrícia, Apreensão da funcionalidade e conceptualizações em crianças em idade pré-escolar, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Fernandes, L., Caracterização das práticas de literacia em famílias de estatuto sócio-cultural médio/médio baixo com crianças em idade pré-escolar e estudo das suas relações com os conhecimentos das crianças sobre a linguagem escrita, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Freitas, M., Relação entre a prática de leitura de histórias em crianças com idade pré-escolar e a aquisição da literacia emergente, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Serafim, T., Práticas familiares de leitura de histórias e motivação para a leitura, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Pais, T., Caracterização dos conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Barroso, T., Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Gil, C., A Influência da leitura de histórias a crianças no desenvolvimento de conhecimentos e atitudes face à linguagem escrita, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. Lopes, A. R., Práticas pedagógicas e desenvolvimento da linguagem escrita em crianças do pré-escolar – Análise comparativa, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Miranda, D., Motivação para a leitura: Análise das diferenças em função do estatuto sócio-cultural, do ano de escolaridade e género. , 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Sá, Maria, Motivação para a leitura em crianças do 1º e 2º anos de escolaridade do ensino básico: Género, ano de escolaridade e resultados escolares, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Silva, R., Motivação, hábitos e competências para a leitura e práticas dos professores. , 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Silva, I.; Mata, L.; Ouro, T.. Currículo da educação Básica – Recomendações para a sua Operacionalização na Educação Pré-Escolar. , 2006.
2. Mata, L.. Parecer sobre o Documento-Esboço com a Definição de Competências para a Educação Pré-Escolar. , 2005.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Mata, L.. Participação no júri de Patrícia Riscado Pacheco. LITERACIA(S) FAMILIAR(ES): Ambiente, crenças e práticas dos pais e conhecimentos das crianças, 2013. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação ) - Universidade Aberta.
2. Mata, L.. Participação no júri de Carla Elizabete Duarte Peixoto . Contributos para o estudo da literacia em Portugal., 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia) - Universidade do Porto.
3. Mata, L.. Participação no júri de Joana Sara Ferraz da Cruz . Práticas de Literacia Familiar e Desenvolvimento Literácito das Crianças., 2011. Tese (Doutoramento em Psicologia - Psicologia da educação) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Mata, L.. Participação no júri de Liliana Fernandes Marques . Caracterização das concepções dos educadores de infância sobre o desenvolvimento da literacia na educação pré-escolar , 2011.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Técnica de Lisboa.
2. Mata, L.. Participação no júri de Ana Sofia Andrade Santos . A(s) face(s) dos ensinos científico-humanístico e profissional: Diversos trilhos, um mesmo horizonte? , 2010.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Análise e Intervenção em Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
3. Mata, L.. Participação no júri de Maria de Lurdes Sousa Cabrita Repolho . Um olhar sobre o Português nos cursos profissionais., 2010.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Análise e Intervenção em Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Mata, L.. Participação no júri de Patrícia Isabel Belchior Alves . Satisfação/Insatisfação no trabalho dos professores do 1º ciclo do ensino básico. Estudo do concelho de Caldas da Rainha. , 2010.  Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Mata, L.. Participação no júri de Mª Adelaide Azevedo Santos . Relacionamento interpessoal professor-aluno e a criação de climas de sala de aula positivos: Um perfil de competências. , 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Mata, L.. Participação no júri de Helena Paula Silva Freitas . O optimismo académico em contexto de estágio., 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
3. Mata, L.. Participação no júri de Celina Mendes Moura Lopes Arroz . Autodisciplina na sala de aula: Alunos mais envolvidos na aprendizagem e professores mais confiantes. , 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Mata, L.. Participação no júri de Ana Mourato . Perceção dos educadores face às potencialidades de um livro de literatura para a infância na promoção do desenvolvimento e aprendizagem., 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação - Psicologia da Educação) - Universidade de Lisboa.
5. Mata, L.. Participação no júri de António Alvadia. A premência das novas tecnologias na educação – A construção do conhecimento mediada pela tecnologia. , 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
6. Mata, L.. Participação no júri de Inácia Mariano Capucho . Do básico para o secundário: relação dos resultados escolares com a motivação, a percepção do clima de sala de aula e o autoconceito académico., 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
7. Mata, L.. Participação no júri de Manuel Galvão. Um ensino às avessas (“Flipped Teaching”) para uma aprendizagem inovadora com as TIC: Um estudo em torno douso das tecnologias em comunidades escolares de aprendizagem., 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
8. Mata, L.. Participação no júri de Sónia Cristina Pacheco. A textualidade e as TIC no ensino pré-escolar: A interpretação do texto e as narrativas digitais., 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
9. Mata, L.. Participação no júri de Ana Cristina Cardoso André . Auto-regulação na aprendizagem de crianças do 1º Ciclo., 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Mata, L.. Psicologia, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
2. Mata, L.. Análise Psicológica, desde 1997/01/02, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: ISPA.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
59

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
32
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
32
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
135

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
135

Total
Dados complementares
(Additional data)
78

Orientações
Orientations
58
Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
16
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 915 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 09-11-2013 às 18:19:57
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (6)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis