Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
07/10/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Monteiro, V. |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação R. Jardim do Tabaco, 34 Lisboa 1149-041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811700 Fax: (+351)218860954 Correio electrónico: veram@ispa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004 |
Doutoramento Phd |
Psicologia Educacional
(3 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1995 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Educacional
(2 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
1991 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jun/2004-Actual |
Professor Auxiliar |
Out/2003-Mai/2004 |
Assistente |
Out/1995-Set/1999 |
Assistente |
Out/1991-Set/1995 |
Assistente Estagiário |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Out/1999-Set/2003 |
Bolseira Doutoramento |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Abr/2010-Actual |
|
Presidente do Conselho Pedagógico |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Componentes Afectivas da Aprendizagem |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2011- Efeitos do fracasso escolar nos componentes afectivos da aprendizagem: Relação com as auto-representações, emoções, orientações
motivacionais e ambientes de aprendizagem-Effects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational
orientations and learning environments
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/121358/2010.
|
2009-2011 Auto-representações, orientações motivacionais, ambientes de aprendizagem: Relações com o rendimento académico e questões
de desenvolvimento-Self-representations, motivational orientations, learning environments: Relations with school achievement and developmental
issues
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/101651/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Monteiro, Vera. 2013. "Promoting Reading Motivation by Reading Together", Reading Psychology 34, 4: 301 - 335.
|
|
|
|
2. |
Monteiro, V.. 2012. "Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par", Psicologia, Reflexão e Crítica 25, 1: 147 - 155. |
|
|
|
3. |
Mata, Maria L; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco. 2012. "Attitudes towards Mathematics: Effects of Individual, Motivational, and Social Support Factors", Child Development Research 2012, 459385: 1 - 10.
|
|
|
|
4. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2009. "Motivação para a leitura ao longo da escolaridade", Análise Psicológica 27, 4: 563 - 572.
|
|
|
|
5. |
Antunes, S.; Monteiro, V.. 2008. "Motivação de professores e alunos para a língua portuguesa: Que relações?", International Journal of Developmental and Educational Psychology 4, 1: 511 - 522. |
|
|
|
6. |
Monteiro, V.; Mata, L.. 2001. "Motivação para a leitura em crianças do 1º, 2º, 3º, e 4º anos de escolaridade", Infância e Educação, 3: 49 - 68. |
|
|
|
7. |
Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1999. "Interacções sociais, desenvolvimento e aprendizagem: O papel do estatuto do par e da mediação semiótica", Análise Psicológica 17, 1: 9 - 17.
|
|
|
|
8. |
Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1999. "O papel das interacções sociais no desenvolvimento e na aprendizagem", Psicologia - Teoria, Investigação e Prática 4, 1: 29 - 41. |
|
|
|
9. |
Monteiro, V.. 1998. "Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos", Análise Psicológica 16, 2: 277 - 283.
|
|
|
|
10. |
Monteiro, V.. 1993. "Imagem do Professor na Escola Primária: Imagem dada pelos Alunos, Imagem Social", Análise Psicológica 11, 3: 343 - 349. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2011. "Motivação e suporte social em Matemática", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da
Educação, In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências
da Educação, Guarda. |
|
|
|
2. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2010. "Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos, In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos, Braga. |
|
|
|
3. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "A auto-percepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
|
|
|
4. |
Sérgio, M. R; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a língua portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
|
|
|
5. |
Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a matemática em alunos do ensino secundário", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
|
|
|
6. |
Messias, D.; Monteiro, V.. 2009. "motivação para a matemática e o clima de sala de aula de matemática", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
7. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984)", Trabalho apresentado em XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, In Actas da XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga. |
|
|
|
8. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
9. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autopercepção de leitor", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
10. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2007. "Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, In Actas do Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, Coruña. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Monteiro, V.. Motivação para a Lingua Portuguesa: relação com a perceção de suporte do professor,VII Simpósio N de Investigação em psicologiaacional,Aveiro,2013 (Comunicação). |
2. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, Vera; Sanches, C.. Afetos e ajustamento escolar: Efeitos do rendimento académico sobre a auto-estima, o autoconceito, as emoções na sala de aula
e a motivação,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
3. |
Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Resultados em Língua Portuguesa – Análise de um modelo para a sua compreensão,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
4. |
Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.; Santos, M.. Motivação para a Matemática em alunos do 6º e 9º anos de escolaridade,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação). |
5. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação). |
6. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |
7. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem no início da escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster). |
8. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Validação do Achievement Emotions Questionnaire em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster). |
9. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational and social support factors,15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI),Munique,2013 (Comunicação). |
10. |
Monteiro, V.. Motivação em Contexto de Sala de Aula: que características, que relações?,A Ciência que por cá se faz,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra). |
11. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação dos alunos na aprendizagem da Matemática,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através
da Investigação e da Prática,Lisboa,2012 (Congresso). |
12. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos portugueses do 5º ao 9º ano de escolaridade,II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Congresso). |
13. |
Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através
da Investigação e da Prática,Lisboa,2012 (Poster). |
14. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivação, suporte social e atitudes na aprendizagem da matemática,II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”. ,Braga,2012 (Congresso). |
15. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Validação para a população Portuguesa do Intrinsic Motivational Inventory (IMI),II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Poster). |
16. |
Monteiro, V.. Promoção da motivação em contexto de sala de aula,Conferência Educação: Que motivação?,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra). Comunicação oral por convite. |
17. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation among Portuguese students,17th European Conference on Reading,Mons,2011 (Poster). August. |
18. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading engagement among 3rd and 4th grade students.,17th European Conference on Reading.,Mons,2011 (Poster). August. |
19. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Estudos de adaptação da escala pictórica de autoconceito para crianças de Harter & Pike (1981, 1984).,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). July. |
20. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Achievement goals, self-concept, self-esteem and academic achievement.,6th Self Biennial International Conference,Quebec City,2011 (Poster). June. |
21. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. O desenvolvimento da motivação para a matemática,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Congresso). February. |
22. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação e suporte social em Matemática,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – ” Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da
Educação.”,Guarda,2011 (Congresso). July. |
23. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Mathematics Motivation, achievement, gender and social support in the classroom.,14th Biennial Earli 2011 Conference: Education for a Global Networked Society,Exeter,2011 (Conferência ou palestra). August. |
24. |
Mata, L.; Gregório, C.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Concepções dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita.,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster). July. |
25. |
Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Early literacy motivation,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Poster). September. |
26. |
Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Fernandes, R.. O autoconceito em crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster). July. |
27. |
Nobre, H.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.. Motivação para a Matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade e níveis de autoconceito e auto-estima.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). February. |
28. |
Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações de variáveis associadas à família e ao grupo de pares com a auto-estima de adolescentes,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Poster). July. |
29. |
Sérgio, M. R; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). February. |
30. |
Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática em alunos do secundário,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). February. |
31. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Seminário). July. |
32. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Um olhar sobre a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio). February. |
33. |
Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Motivação para a leitura e para a escrita em idade pré-escolar,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso). July. |
34. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio). February. |
35. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática e para a Língua Portuguesa,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Seminário). July. |
36. |
Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura em alunos do Ensino Básico,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso). July. |
37. |
Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Grupo de pares ou família? Contributos dos "outros significativos" para a auto-estima individual,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso). July. |
38. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Auto-representações e orientações motivacionais: Análise de perfis motivacionais em adolescentes,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso). July. |
39. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações entre percepções de atitudes parentais em relação ao sucesso académico, autoconceito, orientações motivacionais e
rendimento.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio). February. |
40. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Perfis motivacionais em adolescentes: Relações com o autoconceito, auto-estima e o rendimento académico,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Seminário). July. |
41. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivational orientation profiles and their relationships with self-concept, self-esteem and academic achievement.,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Conferência ou palestra). September. |
42. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Poster). August. |
43. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Envolvimento com a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Congresso). September. |
44. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender.,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra). August. |
45. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?.,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra). August. |
46. |
Monteiro, V.. A avaliação da e para a aprendizagem: Que desafios,Jornadas de Formação “Educação XXI”,Odemira,2009 (Comunicação). |
47. |
Peixoto, F.; Mata, V.; Monteiro, V.. How can I be motivated, if I think I can't succeed? Relationships between self-representations, motivational orientations
and school achievement,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra). August. |
48. |
Peixoto, F.; Mata, V.; Monteiro, V.. Relações entre autoconceito orientações motivacionais e rendimento académico.,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.,Braga,2009 (Congresso). September. |
49. |
Monteiro, V.. Afinal ler é giro: promoção da motivação para a leitura através de um programa tutorial,XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa,Lisboa,2008 (Comunicação). |
50. |
Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik.,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Conferência ou palestra). |
51. |
Monteiro, V.; Mata, L.. Do I feel good? Why?,12th E.A.R.L.I. Conference.,Budapest,2007 (Poster). |
52. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura e para a matemética – Características ao longo da escolaridade.,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2007 (Congresso). |
53. |
Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Coruña,2007 (Congresso). |
54. |
Monteiro, V.. Leitura a par: efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura.,Vila Nova de Paiva.,2006 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
55. |
Monteiro, V.. Ajudar crianças com dificuldades em leitura através de um programa de Leitura a Par.,XIV Colóquio da AFFIRSE,Lisboa,2006 (Comunicação). |
56. |
Monteiro, V.; Mata, L.. Orientações motivacionais para aleitura e para a matemática ao longo da escolaridade.,XIV Colóquio da AFFIRSE,Lisboa,2006 (Comunicação). |
57. |
Monteiro, V.. Leitura a par: efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura.,Vila Nova de Paiva,2006 (Comunicação). |
58. |
Monteiro, V.. Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura,7º Encontro sobre Escola,Educação e Desenvolvimento da Criança.,Arruda dos Vinhos,2005 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
59. |
Monteiro, V.. Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura,7º Encontro sobre Escola, Educação e Desenvolvimento da Criança.,Arruda dos Vinhos,2005 (Comunicação). |
60. |
Monteiro, V.; César, M.. Promoting children’s self-perceptionsby working together,11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments,Nicosia,2005 (Conferência ou palestra). |
61. |
Monteiro, V.; Mata, L.. Children’s motivations for reading: gender effects and changes across age .,11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments,Nicosia,2005 (Conferência ou palestra). |
62. |
Monteiro, V.; Fragoso, R.. Avaliação entre pares,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.,Braga,2005 (Comunicação). |
63. |
Monteiro, V.; Piedade, M.. Papel do estatuto na interacção professor-aluno,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Congresso). |
64. |
Mata, L.; Monteiro, V.. O desenvolvimento da motivação para a leitura em crianças portuguesas.,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Congresso). |
65. |
Mata, L.; Monteiro, V.. Reading Motivations: Different ages different Motivations,9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation,Lisboa,2004 (Conferência ou palestra). |
66. |
Monteiro, V.; César, M.. Reading Together: A way to promote reading motivation,9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation,Lisboa,2004 (Conferência ou palestra). |
67. |
Monteiro, V.; César, M.. Reading Together: Gains in reading motivation,10th Biennial Conference of EARLI: Improving learning, fostering the will to learn,Padova,2003 (Conferência ou palestra). Agosto. |
68. |
Monteiro, V.; César, M.. Relações entre a motivação para a leitura e o desempenho em leitura,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Simpósio). Outubro. |
69. |
Mata, L.; Monteiro, V.. Motivation for reading Questionaire,8th International Conference on Motivation,Moscovo,2002 (Conferência ou palestra). Junho. |
70. |
Monteiro, V.; César, M.. Motivar as crianças para a leitura através da Leitura a Par,XI Colóquio de Psicologia e Educação: Experiência Social, Educação e Desenvolvimento.,Lisboa,2002 (Comunicação). Novembro. |
71. |
Monteiro, V.; César, M.. Reading Together: Gains in Self-Concept and Self-esteem.,International Conference on Communication, Problem-solving and Learning,Glasgow,2001 (Conferência ou palestra). Junho. |
72. |
Monteiro, V.; César, M.. Reading Together:Benefits for tutor and tutee,9th European Conference EARLI,Fribourg,2001 (Conferência ou palestra). Agosto/Setembro. |
73. |
Monteiro, V.; Mata, L.. Eu e a leitura- Escala de avaliação da motivação para a leitura.,Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Congresso). Setembro. |
74. |
Monteiro, V.; César, M.. Efeitos de um programa de Leitura a Par nos níveis de auto-conceito de crianças do 2º ano de escolaridade,Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Congresso). Setembro. |
75. |
Monteiro, V.. O papel de uma acção mediatizada no desenvolvimento cognitivo de crianças de 9 anos.,5º Congresso da SPCE: O particular e o global no virar do milénio.,Faro,2000 (Congresso). Fevereiro. |
76. |
Monteiro, V.; Mata, L.. Children’s Motivation for reading,International Conference on Motivation: 7th Workshop on achievement and task motivation: EARLI – SIG: Motivation and Emotion,Leuven,2000 (Conferência ou palestra). Maio. |
77. |
Monteiro, V.. Tutorial peer interaction and gains in self-concept and self esteem.,Social Interaction in Learning and Instruction . EARLI SIG- Expert Meeting.,Oulo,2000 (Comunicação). Junho. |
78. |
Monteiro, V.; Peixoto, F.; Bettencourt, R.. Motivação intrínseca versus motivação extrínseca na sala de aula.,VI Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1999 (Conferência ou palestra). Outubro. |
79. |
Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Escala de Auto-Conceito para a população adolescentes,V Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1997 (Conferência ou palestra). Dezembro. |
80. |
Monteiro, V.. Interacções sociais assimétricas: Benefícios afectivos,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1997 (Congresso). Setembro. |
81. |
Monteiro, V.. The tutor-effect:The nature of peer-tutoring in active tutorial work approach.,Piaget-Vygotsky Conference,Brighton,1996 (Conferência ou palestra). Abril. |
82. |
Monteiro, V.. Estudo do efeito-tutor em crianças do 4º Ano de escolaridade.,II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1996 (Congresso). Abril. |
83. |
Monteiro, V.. Construtivismo, Vygotsky e sala de aula,VII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Almada,1996 (Seminário). Abril. |
84. |
Monteiro, V.. A familiaridade entre pares num programa tutorial: Benefícios cognitivos.,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). Novembro. |
85. |
Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Adaptação da Escala de Auto-Conceito de Susan Harter para a população portuguesa.,IV Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos".,Braga,1996 (Conferência ou palestra). Novembro. |
86. |
Monteiro, V.. Avaliação das aprendizagens: uma avaliação ligada ao passado ou uma avaliação orientada para o futuro? Estratégias Educativas
Para uma Escola Integradora,Peniche,1995 (Comunicação). Março. |
87. |
Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Teste de Linguagem Técnica da Leitura e Escrita,III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos",Braga,1995 (Conferência ou palestra). Abril. |
88. |
Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Escala de Auto-conceito (SPPC),III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos",Braga,1995 (Conferência ou palestra). Abril. |
89. |
Monteiro, V.. The tutor effect among pupils of the 4th degree in dyadic interactions with peers of the 3th degree,IV European Congress of Psychology,Atenas,1995 (Congresso). Julho. |
90. |
Monteiro, V.. Representação do professor em crianças do 4º ano de escolaridade,Congresso Ibero-Americano de Psicologia,Madrid,1992 (Congresso). Julho. |
91. |
Monteiro, V.. Representação do professor na escola primária : aspectos afectivos e aspectos técnicos,III Simpósio Nacional sobre investigação em Psicologia.,Lisboa,1992 (Simpósio). Outubro. |
92. |
Monteiro, V.. Relação entre o Auto-Conceito dos alunos e a forma como os professores os percepcionam, tendo em conta o seu estatuto escolar,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação). Novembro. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Silva, A.R. , Relação entre a motivação intrínseca para a Língua Portuguesa e o suporte do professor, desempenho académico, género e ano
de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
2. |
Vilar, J., A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagem, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
3. |
Tomásio, J. , Relação entre as percepções de autonomia e de envolvimento que os alunos têm dos seus pais e a sua motivação e desempenho
académico, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
4. |
Mendes, C. , Motivação para a Matemática: Sua Relação Com o Género, Ano de Escolaridade, (In)Sucesso Escolar e Clima de Sala de Aula. , 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
5. |
Sobrinho, S. , As Percepções da Autonomia-Suporte e do Envolvimento Interpessoal dos Adolescentes Sobre os Seus Pais e Sua Motivação para
Aprendizagem, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
6. |
Dias, I. , Envolvimento Parental nas Escolhas Vocacionais dos Seus Filhos: O Papel da Familia nas Escolhas Vocacionais, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
7. |
Vargas, J. , Motivação para a Matemática e a sua Relação com o Género, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
8. |
Contente, A. , Motivação Para a Língua Portuguesa e sua Relação com o Género, Ano de Escolaridade, Sucesso e Clima de Sala de Aula em Alunos
do 6º e do 9º Ano de Escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
9. |
Santana, M., Motivação Para a Leitura, Autopercepção de Leitor, Género e Ano de Escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
10. |
Rosa, M. , Motivação para a Lingua Portuguesa: A sua relação com o género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, autoconceito
e auto-estima em alunos do ensino secundário, 2010. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
11. |
Antunes, M., Motivação para a leitura: hábitos de leitura e desempenho em leitura, que relações?, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
12. |
Elias, A., Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação com o género, ano de escolaridade, sucesso/insucesso escolar e clima de sala
de aula, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
13. |
Cavalinhos, F., Práticas Pedagógicas Diferenciadas, Experiência Docente e Relação com o Autoconceito e Autonomia em alunos do 1ºCiclo do Ensino
Básico., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
14. |
Lanita, M.J., Percepção que mães de alunos do 4º e 6º ano têm sobre o seu envolvimento na escolaridade dos filhos, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
15. |
Nobre, H., Motivação para a matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade, autoconceito, auto-estima e clima de sala de aula., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
16. |
Sérgio, M M., Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
17. |
Sousa, T., Motivação para a matemática: A sua relação com o género, ano de escolaridade, desempenho e clima de sala de aula em alunos
do ensino secundário., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
18. |
Victória, N., Motivação para a Língua Portuguesa: Relação com o género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
19. |
Alves, D., Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 3º ciclo, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
20. |
Benzinho, T., Motivação para a leitura, autopercepção de leitor e género: que relações., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
21. |
Fragoso, R., Papel da concertação entre alunos no processo de avaliação, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
22. |
Garcês, F., Motivação para a leitura, autopercepção de leitor, género e desempenho em leitura: que relações?, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
23. |
Lopes, V., Motivação para a leitura em alunos do 5º, 7º e 9º anos de escolaridade., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
24. |
Marques, A., Os benefícios de situações tutoriais., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
25. |
Mendes, A., Atribuições causais de alunos do 9º ano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
26. |
Mengo, J., Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professor, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
27. |
Messias, D., A motivação, o clima de sala de aula, as práticas avaliativas nas aulas de matemática: as relações entre si e com o ano de
escolaridade, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
28. |
Metelo, M., Motivação para a realização de tarefas escolares, percepção de clima de sala de aula, género, ano de escolaridade e “tipo
de professor”., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
29. |
Neves. V., Percepção das atitudes parentais e sua relação com o desempenho académico dos filhos e com o autoconceito e auto-estima, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
30. |
Piedade, M., Práticas avaliativas e estatuto escolar na interacção professor-aluno., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
31. |
Gabadinho, D., Leitura e motivação: que relações?, 2007. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
32. |
Parente, S. , Estudo da autonomia e análise das dinâmicas interactivas num programa de leitura a par, 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Monteiro, V.. Participação no júri de Sandra Cristina Soares. Estilos Parentais: Percepções entre pais e filhos, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
2. |
Monteiro, V.. Participação no júri de Ricardo Afonso. Literacia Familiar:Relações entre práticas, autoeficácia e concepções parentais de papel, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
3. |
Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho. Participação no júri de Patrícia Alexandra Mourato Augusto . Percepção do envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais de alunos do 4º e 5º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
4. |
Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho. Participação no júri de Marlene Isabel dos Santos Gonçalves. Emoções, autoconceito, autoestima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
5. |
Monteiro, V.. Participação no júri de Inês Margarida Ribeiro Teles . Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
6. |
Monteiro, V.. Participação no júri de Ivone de Guadalupe dos Reis . Práticas Educativas Parentais (perfeccionismo e crítica) autoestima, autoconceito académico motivação e self-handicaping, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
7. |
Monteiro, V.. Participação no júri de Catarina Peres Rodrigues. Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e com o percurso académico a matemática, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
8. |
Monteiro, V.. Participação no júri de Tatiana Gaspar. If what I am is what is in me, I will alwais be the best "me" that I can be - relações entre o estatuto escolar e o autoconceito,
autoestima e orientações motivacionais e factores protectores da autoestima em alunos do 5º,7º e 9º ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
20 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
10 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Produção técnica Technical production |
92 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
92 |
Dados complementares (Additional data) |
40 |
Orientações Orientations |
32 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
8 |
Visualizações do curriculum [
703
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
09-11-2013
às
18:20:35
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|