Curriculum Vitae

Maria Cristina Vieira da Silva

Data da última actualização »Last update : 17/09/2013


Maria Cristina Vieira da Silva. Concluiu Doutoramento em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa em 2003. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 49 itens de produção técnica. Orientou 6 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 1 monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização e 1 trabalho de iniciação científica nas áreas de Ciências da Educação e Línguas e Literaturas. Entre 1993 e 2008 participou em 5 projectos de investigação. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 32 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gramática, Animação da Leitura, Didáctica da Gramática, Ensino-aprendizagem da língua materna, Leitura, Sintaxe, Expressão Escrita e Português.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2328827215571739


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Cristina Vieira da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, Maria Cristina Vieira da
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Centro de Investigação Paula Frassinetti
Departamento de Formação em Educação Básica
Rua Gil Vicente 138-142 Porto Portugal
4000-255 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225573420Extensão: 225
Fax: (+351)225508485
Correio electrónico: cristina.vieira@esepf.pt
Homepage: http://www.clunl.edu.pt/en/?id=956&mid=201
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1997-2003 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Linguística.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1992-1996 Mestrado
Master degree
Mestrado em Linguística (2 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1988-1992 Licenciatura
Licentiate degree
Lic. em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Port. e Franceses (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Utilização Criativa das TIC - nível II.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal.

1992-1992 Outros
Others
Formação de Formadores em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Tradução.
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2003-Actual Professor Coordenador
Set/2002-Jun/2003 Professor Adjunto

Universidade do Minho
Set/2009-Out/2009 Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Jul/2008-Dez/2011 Outra Situação
Jul/2005-Jun/2008 Investigador Auxiliar
Abr/1997-Mar/2001 Outra Situação
Abr/1995-Mar/1997 Outra Situação
Out/1994-Mar/1995 Outra Situação
Out/1992-Set/1994 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2010-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Educação e Problematização




Universidade Nova de Lisboa
Jul/2008-Dez/2011
Linhas de investigação»Research fields:


Linguística Comparada


Out/1992-Mar/1994
Linhas de investigação»Research fields:


Linguística Comparada






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2003-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem(Docente)
  • Introdução aos Estudos Linguísticos(Docente)
  • Análise Gramatical e Pragmática do Discurso(Docente)
  • Seminário Interdisciplinar II(Docente)
  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
  • Leitura e Literacia(Docente)
  • Laboratório de Língua(Docente)
  • Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
  • Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa(Docente)
  • Linguística Aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
  • Fundamentos da Competência Leitora(Docente)
  • Iniciação ao Trabalho de Projecto(Docente)
  • Trabalho de Projecto(Docente)
  • Didáctica do Português(Docente)
  • Curso de Língua e Cultura Portuguesa(Docente)


Set/2002-Jun/2003
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem(Docente)
  • Análise Gramatical e Pragmática do Discurso(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Abr/2006-Actual
Membro de Conselho Científico da Revista Saber (e) Educar


Dez/2003-Actual
Membro de Conselho Científico


Jul/2004-Set/2005
Membro de Comissão de Coordenação do CIPAF






Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Nov/2008-Actual
- Coordenador de Curso






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Mar/2006- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Avaliação de Diagnóstico em Língua Portuguesa
   - Português Língua Segunda
   - Os sons que as palavras têm: promoção da consciência fonológica
   - Ensino do Conhecimento da Língua
   - O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa
   - O ensino da escrita
   - O desafio de aprender gramática




Universidade do Minho
Set/2009-Out / 2009
Formação profissional»Professional education:

   - Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Mai/2004-Jul/2008
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora da área de Línguas e Literaturas da ESE de Paula Frassinetti






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Educação e Problematização

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Palavras-chave: Supervisão Educativa; Tutoria Digital; Comunidades de Práticas; Conhecimento Profissional.
2. Linguística Comparada
Objectivos»Goals: i) promover a investigação em tópicos de investigação teórica actuais e desenvolver a análise de aspectos linguísticos específicos, que possam levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição, variação e mudança; ii) desenvolver estudos comparativos, sincrónicos e diacrónicos, sobre o português e outras línguas, com base no paradigma generativista; iii) formar jovens investigadores, através da integração de estudantes no programa de investigação do grupo, a oferta de cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), e o acolhimento de investigadores pós-doc nacionais e internacionais..
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Línguas e Literaturas.
3. Linguística Comparada
Objectivos»Goals: i) promover a investigação em tópicos de investigação teórica actuais e desenvolver a análise de aspectos linguísticos específicos, que possam levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição, variação e mudança; ii) desenvolver estudos comparativos, sincrónicos e diacrónicos, sobre o português e outras línguas, com base no paradigma generativista; iii) formar jovens investigadores, através da integração de estudantes no programa de investigação do grupo, a oferta de cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), e o acolhimento de investigadores pós-doc nacionais e internacionais..
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Línguas e Literaturas.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-
Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas
Referência do projeto»Project reference: Sem referência .

2005-2008
Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2-Morphology and Syntax in L2 Acquisition
Referência do projeto»Project reference: POCI/LIN/62214/2004.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2001-2004
Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval-Medieval Portuguese Lexicon and Verb Syntax
Referência do projeto»Project reference: POCTI/LIN/35524/2000.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1996-1998
Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas-Automatic Tagging and Parsing of Medieval Portuguese Corpora Identification
Referência do projeto»Project reference: PSCH/C/LIN/931/95.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Nova de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1995-1997
Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93.

1993-1997
Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização-Medieval Portuguese Grammar - Contribution to its characterization
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93.
Financiador(es)»Funding: Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).

Reading
Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2008 - Actual Associação de Professores de Português, Membro.
Out/1993 - Actual Associação Portuguesa de Linguística, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D; Cavalcanti, Joana. eds. 2013. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-99174-7-9. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
2. Silva, Maria C. V.; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D; Matos, João C. G.. eds. 2011. Universos da Palavra - Percursos de Animação da Leitura. ed. 1, ISBN: ISBN 978-972-9917. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Ferreira, Ana L. O; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2012. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas.  In Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local, ed. X. M. C. Fernández, X. R. Rodríguez, D. Gonçalves, 81 - 89. ISBN: ISBN 978-972-9917. Porto: ESEPF.
2. Silva, Maria C. V.; Teixeira, Julieta. 2012. A Compreensão Leitora em textos narrativos – Diversificar estratégias.  In Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas, ed. Silva, Cristina VIeira; Marta Martins; Joana Cavalcanti, 43 - 53. ISBN: 978-972-991. Porto: ESEPF.
3. Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D; Cavalcanti, Joana; Matos, João C. G.. 2011. O Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Animação da Leitura: das razões de ser às potencialidades.  In Universos da palavra - Percursos de animação da leitura, ed. Cristina Vieira da Silva; Joana Cavalcanti; João Carlos Matos e Marta Martins, 20 - 46. ISBN: 978-972-99174-4-8. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
4. Silva, Maria C. V.. 2011. Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares.  In Novos Desafios no Ensino do Português, ed. Escola Superior de Educação de Santarém, 219 - 229. ISBN: 978-972-9434-04-4. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
5. Silva, Maria C. V.. 2003. A diachronic analysis of the portuguese causative constructions.  In Gramática e léxico em sincronia e diacronia. Um contributo da Linguística portuguesa, ed. Alexandre Veiga, 131 - 141. ISBN: 84-9750-266-3. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela: Servicio de Publicacións e Intercambio Cientifico.
6. Silva, Maria C. V.. 2002. Construções com verbos modais: uma perspectiva diacrónica.  In Saberes no Tempo - Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos, ed. Maria Helena Mira Mateus & Clara Nunes Correia, 505 - 521. ISBN: 972-772-278-4. Lisboa: Edições Colibri.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Ferreira, Ana L. O; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2013. "Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente", Trabalho apresentado em Challenges 2013, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere, Braga.
2. Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C. 2013. "Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais Representações de Professores em Formação.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
3. Silva, Maria C. V.; Lopes, Inês M. S. 2012. "Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino.", Trabalho apresentado em III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. , Macau.
4. Silva, Maria C. V.. 2010. "Estratégias de monitorização da compreensão leitora. ", Trabalho apresentado em 8º Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., In Atas do 8º Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente., Braga.
5. Silva, Maria C. V.. 2009. "Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um laboratório de língua", Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos seleccionados do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
6. Silva, Maria C. V.. 2010. "Português como língua não materna no 1º ciclo do E.B.", Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Actas do 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
7. Silva, Maria C. V.. 2010. "O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras", Trabalho apresentado em SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Actas do SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Évora.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Silva, Maria C. V.. 2012. "Animador de leitura: das razões de ser ao perfil de competências. ", Cadernos do Externato Cooperativo da Benedita, 5: 29 - 37.
2. Silva, Maria C. V.; Cavalcanti, Joana; Gonçalves, Daniela A. R; Trevisan, Gabriela; Gonçalves, José L. 2011. "Criança, Sujeito de Direitos: a Infância que se ergue. Breve fundamentação. ", Revista Saber (e) Educar, 15: 1 - 7.
3. Silva, Maria C. V.. 2011. "O Direito à língua – A Diversidade Linguística na Escola", Revista Saber (e) Educar, 15: 1 - 6.
4. Silva, Maria C. V.. 2008. "O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua", Revista Saber (e) Educar, 13: 89 - 106.
5. Silva, Maria C. V.. 2007. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?", Cadernos de Estudo , 6: 43 - 52.
6. Pereira, Henrique M. S; Silva, Maria C. V.. 2006. "Entrevista: Pela Educação, com António Nóvoa", Revista Saber (e) Educar, 11: 111 - 126.
7. Silva, Maria C. V.; Azevedo, Cláudia; Ferreira, Cristina; Vasconcelos, Maria A. 2006. "A escrita também se cultiva: o projecto "Plantar Histórias"", Cadernos de Estudo, 4: 31 - 41.
8. Silva, Maria C. V.. 2005. "A aquisição de uma língua segunda: muitas questões e algumas respostas", Revista Saber (e) Educar, 10: 91 - 104.
9. Xavier, Maria F; Silva, Maria C. V.; Fiéis, Maria A. 2002. "Word Order Alternation in Medieval Portuguese", Santa Barbara Portuguese Studies, 6: 307 - 325.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. 2009. "Velhos? Só os trapos!...", Trabalho apresentado em II Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, In Actas do IIº Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, Ourense.
2. Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística - O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística: O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal.
3. Silva, Maria C. V.. 2004. "Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
4. Silva, Maria C. V.. 2005. "Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?", Trabalho apresentado em CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, In CIANEI - Actas do 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto.
5. Silva, Maria C. V.. 2000. "Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português", Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra.
6. Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana; Martins, Maria F; Loureiro, João; Dias, Sandro. 2001. "Léxico e sintaxe do verbo no Português Medieval", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
7. Silva, Maria C. V.. 2001. "Ordens de constituintes no Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
8. Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana. 1998. "Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais", Trabalho apresentado em I Workshop sobre Linguística Computacional, In Linguística Computacional. Investigação fundamental e aplicações., Lisboa.
9. Silva, Maria C. V.. 1998. "Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva, Aveiro.
10. Silva, Maria C. V.. 1996. "As construções causativas em textos notariais dos séculos XIII e XIV", Trabalho apresentado em XII Encontro Ncional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística , Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Silva, Maria C. V.. 20 dez. 2012. "O Acordo Ortográfico. 12 respostas a 12 possíveis questões." Mensageiro de Santo António, 26 - 27.
2. Silva, Maria C. V.. 20 dez. 1912. "Repensar o novo ano escolar em tempo de crise." Mensageiro de Santo António, 26 - 27.

Tradução
Translation
1. Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D. 2011. "Problematização e conceptualização em Ciências e nas aprendizagens científicas", 16 pp.. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. (Artigo)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Silva, Maria C. V.. 2007. "A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância", 895 pp.. Porto: ESEPF.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, Maria C. V.. Leitores estratégicos: precisam-se.,10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Lisboa,2013 (Comunicação).
2. Silva, Maria C. V.. Leitores estratégicos: precisam-se,10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Porto,2013 (Comunicação).
3. Silva, Maria C. V.. Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística no Ensino Superior.,III Encontro Internacional do Português – Novos Desafios no Ensino do Português,Santarém,2013 (Comunicação).
4. Silva, Maria C. V.. Animador de leitura, um novo perfil docente.,9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente,Braga,2012 (Comunicação).
5. Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação da compreensão em falantes de PLNM.,Encontro 2012: Português Língua Não Materna, Partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem,Lisboa,2012 (Comunicação).
6. Silva, Maria C. V.. Animador de leitura, um perfil especializado,Encontro Pluridisciplinar de apresentação pública dos Cadernos do ECB V,Benedita,2012 (Comunicação).
7. Silva, Maria C. V.. Perceções de mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística,III Encontro Nacional de Educação Básica,Aveiro,2012 (Comunicação).
8. Silva, Maria C. V.. Formação na área da animação da Leitura? Porquê?,IV Encontro Sementes de Leitura e Artes,Porto,2011 (Comunicação).
9. Lopes, Inês M. S; Silva, Maria C. V.. Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino,III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Macau,2011 (Comunicação).
10. Silva, Maria C. V.. Percepções de estudantes sobre o novo Programa de Português e Metas de Aprendizagem,II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português,Santarém,2010 (Comunicação).
11. Silva, Maria C. V.. Estratégias de monitorização da compreensão leitora,8º Encontro Internacional (6º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Comunicação).
12. Silva, Maria C. V.. O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras,SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Évora,2009 (Comunicação).
13. Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida M. M. Q. e; Nogueira, Isabel C. Contextos e práticas educativas - Para uma Didáctica de base experimental,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação,Lisboa,2009 (Comunicação).
14. Silva, Maria C. V.. Para uma didáctica da gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua,XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2009 (Comunicação).
15. Silva, Maria C. V.. Português como língua não materna no 1º Ciclo do Ensino Básico,Encontro sobre Português como Língua Não Materna,Lisboa,2008 (Comunicação).
16. Silva, Maria C. V.. Avaliar a proficiência linguística de falantes de português L2 no 1º ciclo do E.B.,7º Encontro Nacional (5º Internacional) em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2008 (Comunicação).
17. Silva, Maria C. V.. Quando o português não é a língua materna no 1º ciclo do Ensino Básico,II Congresso sobre Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação).
18. Silva, Maria C. V.. O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua,I Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à PlayStation - Problemas e perplexidades no Ensino Básico,Porto,2007 (Comunicação).
19. Silva, Maria C. V.. A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância,CIANEI II - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Maia,2007 (Poster).
20. Madeira, Ana M; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Osório, Paulo J. T. R. S; Silva, Maria C. V.; Rendeiro, Nuno. Morfologia e Sintaxe na aquisição de Português Língua Segunda,X Congresso de Lingüistica e Filologia,Rio de Janeiro,2006 (Poster).
21. Silva, Maria C. V.. Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?,CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Porto,2005 (Comunicação).
22. Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. A cultura científica na formação inicial dos educadores,2º Fórum Ciência,Porto,2005 (Comunicação).
23. Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. Cultura científica: a forma natural de estar em educação,É tempo de mudança na educação,VIla Nova de Gaia,2005 (Comunicação).
24. Silva, Maria C. V.. A complementação infinitiva em textos latinos dos séculos XI e XII e textos portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo.,QUID NOVI? 2004 (5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística,Porto,2004 (Outra).
25. Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Para uma avaliaçao de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação).
26. Silva, Maria C. V.. Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação).
27. Silva, Maria C. V.. Word Order in Late Latin and Old Portuguese: scrambling and interpolation,7th Diachronic Generative Syntax Conference - DIGS VII,Girona,2002 (Comunicação).
28. Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana; Martins, Maria F; Loureiro, João; Dias, Sandro. Léxico e Sintaxe do verbo no Português Medieval,XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2001 (Comunicação).
29. Silva, Maria C. V.. Ordens de constituintes n Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação,XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2001 (Comunicação).
30. Silva, Maria C. V.. As construções causativas em texto não-literários dos séculos XI a XIV,Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil,Évora,2000 (Comunicação).
31. Silva, Maria C. V.. Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português,XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação).
32. Silva, Maria C. V.. Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português,XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação).
33. Silva, Maria C. V.. Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva,XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,1998 (Comunicação).
34. Xavier, Maria F; Vicente, Maria G; Silva, Maria C. V.. Aplicações de um etiquetador morfossintáctico a textos portugueses medievais,Workshop sobre Linguística Computacional,Lisboa,1998 (Comunicação).
35. Silva, Maria C. V.; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Lobo, Maria; Castro, Ana. Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais,Workshop sobre Linguística Computacional,Lisboa,1997 (Comunicação).

Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D. A Escrita no 1º e 2º CEB: do Programa de Português para o Ensino Básico às Metas Curriculares de Português, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Duração: 3 semanas. Local: Colégio Nossa Senhora da Paz, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
2. Silva, Maria C. V.. Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Duração: 3 semanas. Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
3. Silva, Maria C. V.. Metas Curriculares de Português - 2.º Ciclo, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Direção-Geral da Educação - Ministérioda Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Duração: 3 semanas. Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
4. Silva, Maria C. V.. Ensino do Conhecimento da Língua, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
5. Silva, Maria C. V.. O ensino da escrita, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
6. Silva, Maria C. V.. O desafio de aprender gramática, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
7. Silva, Maria C. V.. Avaliação de diagnóstico em Língua Portuguesa, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
8. Silva, Maria C. V.. O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
9. Silva, Maria C. V.. Português, língua segunda, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de formação Guilhermina Suggia.
Duração: 2 horas. Local: EB 2/3 Augusto Gil, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
10. Silva, Maria C. V.. Os sons que as palavras têm: promoção da consciência linguística, 2006 (Especialização), promovido por Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Silva, Maria C. V.. II Encontrode Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas,2013 (Encontro / Organização).
2. Silva, Maria C. V.. Dia do Departamento de Formação em Educação Básica,2013 (Outro / Organização).
3. Silva, Maria C. V.. I Encontro Internacional Boas Praticas em Animação da Leitura,2011 (Encontro / Organização).
4. Silva, Maria C. V.; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Madeira, Ana M; Osório, Paulo J. T. R. S; Garrão, Ernani. Workshop on Interfaces in L2 Acquisition,2009 (Oficina / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sara Patrícia Patrão Ribeiro, Realidade aumentada e suas implicações na promoção da Leitura, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
2. Carla Maria Silva Garcez do Lago Pinto Cardoso, A compreensão leitora em textos informativos - ler para aprender, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
3. Helena Maria Arruda Mesquita Maciel, A consciência fonológica ao serviço da competência leitora - os sons das palavras, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
4. Maria Julieta Teixeira, A compreensão leitora em textos narrativos - diversificar estratégias, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
5. Filipa Alexandra DIas Leite de Barros Marques, Atividades promotoras de consciência linguística em crianças em idade pré-escolar - um despertar para a Leitura, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
6. Carla Sónia Ferreira Alves, Abordagem à leitura e escrita emergentes na Educação Pré-escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Marisa Ivone de Brito Martins Simões, Leitura e argumentação - A competência argumentativa em alunos do ensino secundário, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
2. Lucinda Maria da Silva Moreira, Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos - um estudo de caso no final do primeiro ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
3. Isabel Cristina Conde da Silva, Contributos para a compreensão e expressão da oralidade do Português, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Cristina Isabel MendonçaDuarte Teixeira, As TIC ao serviço da aprendizagem da Leitura, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em TIC em contextos de Aprendizagem) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Concluídas
Completed
1. Maria da Conceição Seabra, Bê-à-bá PL2 Nível A1 - Apoio a alunos estrangeiros em Português Língua Segunda, 2007. Iniciação científica (Didáctica do Português Língua Segunda) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Isabel Maria Gil Antão de Sousa. O COnto como elo de ligação entre o Jardim de Infância e a Família, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
2. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Sofia Gomes de Almeida. À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.
3. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Susana Cristina de Figueiredo Ferreira. Leitura e Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boas Práticas Ambientais., 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.
4. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Sara Daniela Mendanha Carvalho. A aprendizagem da ortografia: uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
5. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Isabel Maria da Silva Coelho. Os detetives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do E.B., 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
6. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Inês Teixeira Pinheiro. Compreensão na Leitura e construção de identidade. Um estudo na educação pré-escolar, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.
7. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Filipa Catarina Dias da Silva. Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.
8. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Mário Manuel Simões de Almeida. As atuais bibliotecas escolares desenvolvem as literacias, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
9. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Inês Isabel Gonçalves Reis Jardim Bühler. Um percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anos, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
10. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Margarida Torres da Silva. Linguagem formal em situações orais, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
11. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Fátima Marisa Correia Fonseca. Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
12. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Daniela Sofia Silva Reis. A descoberta da escrita e da leitura através da consciência fonológica, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
13. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Alda Cristina Antunes Serras. A Biblioteca Escolar e o 1º Ciclo. Projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
14. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Carla Maria Jesus Alves da Cunha. Conhecer para intervir: níveis de literacia. Agrupamento de Escolas de Ensino Básico do Grande Porto, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
15. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Luísa Garcia Brito. Jogar com os sons das línguas na Educação de Infância, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.
16. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Isabel Salazar Abreu. Diversidade Linguística, Consciência Fonológica e Educação Pré-escolar, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.
17. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa. O lúdico no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
18. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Elisabete Cristina Gonçalves Teixeira. Compreensão da Leitura – contributos do programa «Aprender a Compreender Torna mais Fácil o Saber», 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget.
19. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Liliana Fernandes. A Criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
20. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cristiana Sofia da Silva Moreira. À Descoberta do Prazer de Ler através da Magia de um Conto, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
21. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria da Graça Terra de Pinho Figueiredo. Projeto de intervenção na Leitura: a ilustração na Educação Pré-Escolar, 2011.  Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
22. Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria de Fátima Rodrigues Martins. O papel da Biblioteca Escolar no processo do ensino-aprendizagem - estudo de caso, 2010.  Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da ESEPF (2012), 2013, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
2. Coordenação da equipa científico-pedagógica para avaliação e certificação de manuais escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico reconhecida pela DGIDC, 2013, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
3. Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores, 2013, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
4. Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores, 2012, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
5. Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores, 2011, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
6. Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores, 2010, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
7. Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores, 2009, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
8. Arguição de A influência da música no desenvolvimento linguístico das crianças de Ana Paula P. S. Martins (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
9. Arguição de O uso de advérbios, pronomes e adjetivos por crianças dos 3 aos 6 anos de idade de Marta Pérez Brandão (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
10. Arguição de Avaliação da Fonologia Infantil: Produção Espontânea de Reconto de Isabel Mª S.M.B. Fonseca (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
11. Arguição de Contributo para uma visão do desenvolvimento fonológico infantil do Português Europeu – parâmetros cronológicos de aquisição das consoantes oclusivas em crianças dos 18 aos 36 meses de Cristina Alves F. Fernandes (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
12. Arguição de Linguagem Oral versus Linguagem Escrita de Mª Cristina R. Falcão (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
13. Arguição de Conhecimento metafonológico na “mira” da linguagem escrita de Ana Luísa G.P.B. Ferreira (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Silva, Maria Cristina Vieira da. Saber (e) Educar, desde 2012/12/03, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: ESEPF.
2. Silva, Maria Cristina Vieira da; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Secundino Correia. Cadernos de Estudo, desde 2006/03/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
3. Silva, Maria Cristina Vieira da. Saber (e) Educar, de 2011/07/20 até 1912/07/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
38

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Revistas
Magazines
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
49

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
49

Total
Dados complementares
(Additional data)
49

Orientações
Orientations
11
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
22
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
13
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 1275 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 08:19:38
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis