Curriculum Vitae

Ana Cristina Conceição da Silva

Data da última actualização »Last update : 10/10/2013


Ana Cristina Conceição da Silva, concluiu o doutoramento em Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2001. É Professora Auxiliar no ISPA. Publicou 23 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua na área da Psicologia da Educação, domínio de especialização em Apredizagem da Leitura e Escrita. Os seus atuais interesses de investigação : Aprendizagem da leitura e escrita, a entrada no código alfabético, aprendizagem da ortografia, a aquisição de competências de produção textual.


Endereço de acesso a este CV:

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Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Cristina Conceição da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, C.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: csilva@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2001 Doutoramento
Phd
Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1992 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1987 Licenciatura
Licentiate degree
Psicoterapia e Aconselhamento (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2002-Actual Professor Auxiliar
Set/2001-Dez/2001 Assistente
Out/1992-Set/1999 Assistente
Mar/1992-Set/1992 Assistente Estagiário

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Out/1999-Ago/2001 Bolseiro de doutoramento





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-
The impact of invented spelling programmes with pre-school-age children on early reading acquisition
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2006-2009
The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
Referência do projeto»Project reference: PDCT/PSI/56977/2004.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, C.; Ferreira, S.. 2012. Jogos para aprender a ler e a escrever. ed. 1. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação.
No prelo.
2. Sim-Sim, I.; Silva, C.; Nunes, C.. 2008. Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância . ed. 1. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
3. Silva, C.. 2003. Até à descoberta do princípio alfabético. ed. 1. Lisboa: Gulbenkian.
4. Carita, A.; Silva, C.; Monteiro, A.; Diniz, T.. 1998. Como ensinar a estudar. ed. 1, ISBN: 972-23-2370-9. Lisboa: Editorial Presença.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. 2012. Invented spelling and perspectives on spelling development: the necessity of an integrated cognitive model.  In Preschool Children: Physical Activity, Behavioral Assessment and Developmental Challenges, ed. Colombo L. & Bianchi, L., 58 - 68. . New York: Nova Science Publishers, Inc.
2. Silva, C.; Martins, M.. 2012. Learning to write effectively: Current trends in European research.  In The impact of open and closed vowels on the evolution of pre-school children´s writing, ed. Torrance, M.; Alarmargot, M.; Castelló, F.; Ganier, O.; Kruse, A.; Mangen, L.; Tolchinsky L. & Van Waes, 23 - 26. ISBN: 1780529287. London: Emerald Group Publishing Limited.
3. Silva, C.. 2005. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais.  In A Língua Portuguesa: Presente Futuro, ed. Gulbenkian, 00 - 00. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2000. Le rôle de la conscience phonologique dans l´apprentissage de la lecture: apports et limites.  In Comprendre l´enfant apprenti lecteur, ed. Chauveau, 00 - 00. . Paris: Éditions Retz.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Silva, C.. 2013. " O impacto da revisão na qualidade de composições de crianças do 4º ano de escolarida .Psicologia: Reflexão e Crítica. ", Psicologia Refe 26, 1: 177 - 183.
2. Silva, C.; Ribeiro, V.. 2011. "Erros ortográficos e competências metalinguísticas", Análise Psicológica  29, 3: 391 - 402.
3. Silva, Cristina; Almeida, Tiago; Alves Martins, M. 2010. "Letter names and sounds: their implications for the phonetisation process", Reading and Writing 23, 2: 147 - 172.
4. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. 2010. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of preschool children's writing", Applied Psycholinguistics 31, 04: 693 - 709.
5. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2009. "Two spelling programmes that promote the understanding of the alphabetic principle in preschool children", Journal of Writing Research  1, 3: 225 - 243.
6. Silva, C.. 2009. "Aprender Ortografia: O caso das regras contextuais", Análise Psicológica 27, 4: 553 - 561.
7. Silva, C.. 2007. "Aprender Ortografia: O caso das sílabas complexas", Análise Psicológica 25, 2: 171 - 179.
8. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "The impact of invented spelling on phonemic awareness", Learning and Instruction 16, 1: 41 - 56.
9. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "Phonological abilities and writing among portuguese preschool children", European Journal of Psychology of Education 21, 2: 163 - 182.
10. Silva, C.. 2004. "Descobrir o princípio alfabético", Análise Psicológica 22, 1: 187 - 193.
11. Silva, C.; Alves-Martins, M.. 2003. "Relations between children's invented spelling and the development of phonological awareness", Educational Psychology 23, 1: 3 - 16.
12. Silva, C.. 2003. "Uma Perspectiva Cognitiva e Cultural da Aprendizagem da Leitura", Revista da Escola Superior de Educação de Torres Novas, 1: 67 - 70.
13. Silva, C.; Alves-Martins, M.. 2002. "Phonological skills and writing of presyllabic children", Reading Research Quarterly 37, 4: 466 - 483.
14. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2001. "Letter names, phonological awareness and the phonetization of writing", European Journal of Psychology of Education 16, 4: 605 - 617.
15. Silva, C.; Alves-Martins, M.; Almeida, T.. 2001. "A escrita antes da escolarização formal e as suas relações com o desenvolvimento da consciência fonológica", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 1: 5 - 24.
16. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 1999. "Os nomes das letras e a fonetização da escrita", Análise Psicológica 17, 1: 49 - 63.
17. Silva, C.; Alves-Martins, M.. 1999. "O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura: Contributos e Limitações", Revista Portuguesa de Pedagogia 33, 1: 73 - 90.
18. Silva, C.. 1999. "Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento de para a formação de professores", Análise Psicológica 17, 4: 637 - 652.
19. Silva, C.. 1998. "Orientações Curriculares e práticas educativas na aprendizagem da leitura: O fosso criado pelos manuais escolares", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 117 - 128.
20. Silva, C.. 1997. "Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo", Análise Psicológica 15, 2: 283 - 304.
21. Silva, C.. 1996. "A avaliação de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 14, 4: 553 - 563.
22. Silva, C.. 1994. "Uma perspectiva preventiva das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita", Inovação 7, 2: 201 - 213.
23. Silva, C.. 1993. "Estudo comparativo dos processos interactivos numa tarefa de escrita em crianças com competências fonológicas diferenciadas", Análise Psicológica 11, 3: 371 - 377.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Silva, C.. 2010. "Consciência Fonológica e Morfológica e a Natureza dos Erros Ortográficos em Crianças do Segundo Ano de Escolaridade Com e Sem Dificuldades de Aprendizagem", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
2. Almeida, T.; Silva, C.. 2009. "Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Actas 16th European Conference on Reading, Braga.
3. Almeida, T.; Silva, C.. 2007. "Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas. ", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem. Guarda., In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem., Guarda .
4. Sousa, M.; Silva, C.. 2007. "O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem, In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem, Guarda.
5. Silva, C.. 2006. "Consciência explícita das regras ortográficas: A sua importância para o desempenho ortográfico", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Évora.
6. Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
7. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. 2006. "O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora .
8. Silva, C.. 1998. "A evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita no sentido da fonetização ", Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do X Colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa.
9. Silva, C.; Heijs, B.. 2010. "Folow-up in reading and the Reading Line", Trabalho apresentado em EFECOT-CIDREE Seminar, In Report EFECOT-CIDREE Seminar, Bruxelas .



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, C.. Revisão textual com e sem feedback,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação).
2. Almeida, T.; Silva, C.. . Descoberta da linguagem escrita: Instrução explicita e implícita. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
3. Silva, C.; Ferreira, S.; Rodrigues, J.; Barreiros, M. O impacto de programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação).
4. Alves-Martins, M.; Albuquerque, A; Salvador, L-; Silva, C.. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese,9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all,Paris,2013 (Comunicação).
5. Ferreira, S.; Silva, C.; Rodrigues, J.. O impacto de dois programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.,Braga,2013 (Comunicação).
6. Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação).
7. Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação).
8. Silva, C.; Farroupas, S. O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência Textual.,2012 (Comunicação).
9. Silva, C.. A avaliação da componente fonológica ,I Congresso de Estudantes da Terapia da Fala,Porto,2011 (Congresso).
Comunicação oral por convite.
10. Silva, C.. The impact of an intervention literacy program with children from low background from 1st grade,7th European Conference on reading,Mons,2011 (Conferência ou palestra).
11. Silva, C.. Textual Production: What is the impact of linguistic and metalinguistic competences? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação).
12. Silva, C.; Almeida, T.. Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolve of preschool children invented spelling? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação).
13. Silva, C.. Ler antes de Aprender a ler,Lisboa,2010 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
14. Almeida, T.; Silva, C.. O nome e o som das letras nos processos de fonetização – Instrução ou conflito cognitivo em programas de intervenção sobre a escrita?,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação).
15. Silva, C.. Children from low social background and week literacy competences: sucess in learning to read is possible,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação).
16. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Lourenço, C.. The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra).
17. Silva, C.. Phonological, morphological awareness and the orthographic performance on second grade children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra).
18. Silva, C.; Ferreira, S.. The impact of an intervention literacy program with children from low social background from 1st grade,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg ,2010 (Comunicação).
19. Almeida, T.; Silva, C.. A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas: Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário).
20. Almeida, T.; Silva, C.. Interacção Adulto-Criança: da instrução ao conflito cognitivo na evolução das concepções sobre a escrita em crianças de idade pré-escolar, I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário).
21. Silva, C.. Consciência Fonológica E Morfológica E A Natureza Dos Erros Ortográficos Em Crianças Do Segundo Ano De Escolaridade Com E Sem Dificuldades De Aprendizagem,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio).
22. Almeida, T.; Silva, C.. Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador, 16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Conferência ou palestra).
23. Almeida, T.; Silva, C.. Syllabic hypothesis and intrafigural variations in spelling: from handwriting to computer, EARLI ,Amesterdão,2009 (Comunicação).
24. Silva, C.; Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M. The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels,EARLI,Amesterdão,2009 (Comunicação).
25. Silva, C.. Era uma vez um leitor... Antes de o ser,VI Congresso THEKA,Lisboa,2008 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
26. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. Training the phonetization process with the names or the sounds of letters,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing, Lund,2008 (Conferência ou palestra).
11-13 June.
27. Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M; Silva, C.. How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing,Lund,2008 (Comunicação).
11-13 June.
28. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. The name and the sound of letters,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso).
29. Almeida, T.; Silva, C.; Alves-Martins, M.. Letters characteristics and the phonetization process,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso).
30. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. Early writing programmes and the phonetization of children spelling,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso).
31. Almeida, T.; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Differences between fricatives and occlusive in the fonetization process,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
32. Almeida, T.; Silva, C.. Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas,2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Congresso).
33. Sousa, M.; Silva, C.. O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais, 2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação).
34. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Sousa, M.. Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing,British Psychological Society: Annual Conference,2007 (Conferência ou palestra).
35. Mata Pereira, M; Silva, C.; Alves-Martins, M.. A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Conferência ou palestra).
36. Almeida, T.; Silva, C.. O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio).
37. Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações das em crianças em idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio).
38. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Comunicação).
39. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children´s invented spelling,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra).
40. Silva, C.; Alves-Martins, M.. Consciência explícita dos constragimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio).
41. Silva, C.. Explicit awereness of orthographic constextual constrains: It´s importance for orthographic performance,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra).
42. Silva, C.. Desafios Perdidos na Aquisição da Literacia,Primeiro Congresso da Aquisição da Linguagem,Guarda,2005 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
43. Alves-Martins, M.; Silva, C.. Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year old children ar different of writing development, XXII European Conference on Developmental Psychology,Tenerife,2005 (Conferência ou palestra).
44. Silva, C.. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais,Língua Portuguesa: Presente e Futuro,2004 (Comunicação).
45. Silva, C.. The Compararison of two Pedagogical Approaches in the development of orthographic knowldge,9th International Conference of EARLI, Special Interest Group on Wiriting,Genéve,2004 (Conferência ou palestra).
46. Silva, C.; Alves-Martins, M.. The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic,10th Biennal Conference of EARLY,Padova,2003 (Conferência ou palestra).
47. Alves-Martins, M.; Silva, C.. O Impacto das escritas inventadas na consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
48. Silva, C.; Alves-Martins, M.. Relação entre escritas inventadas e consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Simpósio).
49. Silva, C.. Aprender a ler numa perspectiva cultural e sócio-cognitivista,IV Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Torres Novas,Torres Novas,2002 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
50. Silva, C.. Descobrir o Princípio Alfabético,XI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,2002 (Comunicação).
51. Silva, C.. A abordagem cultural e cognitiva da leitura e a sua exploração nos currículos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade,II Encontro de Literatura infanto-juvenil,Barreiro,2001 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
52. Silva, C.. A literacia emergente: Como é trabalhada nas Orientações Curriculares e no currículo do 1º ano de escolaridade,Colóquio “Literacia”,Torres Vedras,2000 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
53. Alves-Martins, M.; Silva, C.. Letter names and writing phonetization,Writing Conference,Verona,2000 (Conferência ou palestra).
54. Silva, C.. Na aprendizagem da linguagem escrita, Orientações Curriculares – Implicações para a qualidade da educação da infância,Porto,1998 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
55. Silva, C.. Princípios para a concepção de materiais de aprendizagem da leitura e escrita em populações itinerantes, II Seminário do projecto: Motivando Adultos Europeus para a Educação,Porto,1998 (Seminário).
Comunicação oral por convite.
56. Silva, C.. A evolução das conceptualizações infantis no sentido da fonetização,X Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1997 (Comunicação).
57. Silva, C.. O efeito de um treino fonológico com incidência nas unidade silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
58. Silva, C.. O efeito de um treino incidindo sobre a reestruturação conceptual em crianças pré-silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
59. Silva, C.. O efeito mediador das competências fonológicas para os progressos conceptuais através de interacções sociais,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
60. Silva, C.. A Noção de Número e Estratégias de quantificação,I Colóquio de Psicologia Educacional,Beja,1996 (Comunicação).
61. Silva, C.. Dados relativos a um estudo sobre os processos interactivos numa tarefa e escrita em crianças com diferentes competências fonológicas,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Silva, C.. Estuda Comigo,1996. 
Coordenadora do Projecto, promovido pelo Ministério da educação e EFECOT (European Federation for the Education of the Children of the Occupational Travelers).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
40

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
23
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
23
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9

Total
Produção técnica
Technical production
62

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
62


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