Curriculum Vitae

JÚLIA VAN ZELLER DE SERPA PIMENTEL

Data da última actualização »Last update : 29/10/2013


Diplomada pelo ISPA em 1972, obteve a equiparação a Licenciatura pela FPCEUL em 1982, concluiu o Mestrado em Psicologia Educacional, no ISPA, em 1996 e o Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, na FPCEUP, em 2004. Entre 1972 e 1998 foi Psicóloga em serviços da Segurança Social, intervindo com crianças em situação de risco ou com deficiência e suas famílias. Docente no ISPA desde 1991, é responsável pelas Unidades Curriculares de Métodos de Avaliação em Psicologia da Educação I e II, Intervenção Precoce, Deficiência, Desenvolvimento e Educação e de Seminário de Estágio, na área de Psicologia Educacional. Tem orientado monografias, teses de mestrado e de doutoramento na área da Intervenção Precoce na Infância e Educação pré-escolar. Desde 2010 dirige a Pós-Graduação em Educação Especial – Intervenção Precoce na Infância. Colaborou em inúmeras acções de formação em serviço para profissionais de educação e segurança social e participou em inúmeros Encontros Científicos Nacionais e Internacionais. Tem publicado em revistas nacionais e internacionais e é autora dos livros Um Bébé Diferente: Da individualidade da interacção à especificidade da intervenção (1997); Intervenção Focada na Família: Desejo ou Realidade (2005). É coordenadora geral do projeto “Oficinas de Pais/Bolsas de Pais”, promovido pela Associação Pais-em-Rede em parceria com o ISPA financiado pela Direcção Geral de Saúde e da Fundação Gulbenkian.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0733741284746024


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
JÚLIA VAN ZELLER DE SERPA PIMENTEL
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pimentel, J.S.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: julia.pimentel@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004 Doutoramento
Phd
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1996 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1982 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia, área de Psicologia Clínica (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1972 Licenciatura
Licentiate degree
Diploma em Psicologia, área de Psicopedagogia (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Abr/2004-Actual Professor Auxiliar
Out/2003-Mar/2004 Assistente
Jan/1995-Set/1999 Assistente
Out/1991-Dez/1994 Assistente Convidado

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Out/1999-Set/2003 Bolseira de Doutoramento

ISSS - Direcção de Serviços de Orientação e Intervenção Psicológica
Jan/1977-Fev/1998 Técnica Superior

Casa Pia de Lisboa, Instituto da Família e Acção Social
Mar/1973-Jan/1977 Técnica Superior





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2005-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Psicologia do Desenvolvimento






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2004-Jan/2010
Presidente do Conselho Pedagógico






Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2010-Actual
- Coordenador de Curso: P.G. Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


ISSS - Direcção de Serviços de Orientação e Intervenção Psicológica
Jan/1977-Fev/1998
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora de Equipa Interdisciplinar de avaliação e intervenção no Centro de Estudos e Apoio à Criança e à Família




Casa Pia de Lisboa, Instituto da Família e Acção Social
Mar/1973-Jan/1977
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora de Equipa Interdisciplinar de Avaliação e Intervenção






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Psicologia do Desenvolvimento

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2009-
A promoção da Qualidade na promoção dos cuidados prestados em amas e creches familiares
Referência do projeto»Project reference: -.
Financiador(es)»Funding: ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

2011-2014
Oficinas de Pais/Bolsas de Pais
Referência do projeto»Project reference: -.
Financiador(es)»Funding: Alto Comissariado da Saúde; Fundação Calouste Gulbenkian.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2015
Enhancing peer relationships: ideas and practices of pre-school teachers
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010 .
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2010-2012
Enhancing Social Participation of pre-schoolers with disabilities
Referência do projeto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009 .
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2005-2009
O processo de Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce
Referência do projeto»Project reference: -.
Financiador(es)»Funding: Cooperativa TorreGuia; Fundação Calouste Gulbenkian.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2012 Prémio de carreira, ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas,Sociais e da Vida.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Portage Portuguese Association, Membro.
Actual International Society for Early Intervention, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Gronita, J.; Matos, C.; Pimentel, J.S.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2011. Crianças Diferentes - Intervenção Precoce: o processo de construção de boas práticas - relatório final. ed. 1. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Matos, C.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2010. Quando atendemos crianças diferentes: como podem os profissionais orientar as famílias com crianças com deficiência. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Gronita, J.; Pimentel, J.S.; Matos, C.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2009. Os nossos filhos são diferentes: como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Pimentel, J.S.. 2005. Intervenção Focada na Família: Desejo ou Realidade - Percepções de pais e profissionais sobre as práticas de apoio precoce a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. ed. 1. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência.
5. Pimentel, J.S.. 1997. Um Bebé Diferente: Da individualidade da interacção à especificidade da intervenção. ed. 1. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pimentel, J.S.. 2011. Atendimento e intervenção precoce a crianças em risco dos 0 aos 3 anos: em busca da qualidade.  In A Educação das crianças dos 0 aos 3 anos, ed. Teresa Vasconcelos, 117 - 136. . Lisboa: Conselho Nacional de Educação .
2. Pimentel, J.S.. 2009. Uma Intervenção Precoce com base científica: percurso na DSOIP com Joaquim Bairrão.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, ed. Universidade de Aveiro, 19 - 27. . Aveiro: Universidade de Aveiro.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pimentel, J.S.; Dias, S.. 2012. "Importância Do Fortalecimento Das Redes Informais De Apoio: Projecto Oficinas De Pais", International Journal of Developmental and Educational Psychology 4, 1: 355 - 363.
2. Pimentel, J.S.; Carreira, M.; Gandres, C.; Barros, A.R.. 2012. "Avaliação e promoção da qualidade dos cuidados prestados em creche familiar: primeiros resultados de um estudo de investigação/acção", Da Investigação às Práticas 2, 1: 68 - 93.
3. Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early Childhood Intervention in Portugal", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
4. Pimentel, J.S.; Correia, N.R.; Marcelino, S.. 2011. "A avaliação das práticas como contributo para a promoção da qualidade dos programas de Intervenção Precoce", Análise Psicológica 24, 1: 47 - 66.
5. Pimentel, J.S.; Brandão, M. T. 2011. "Nota de Abertura", Análise Psicológica 29, 1: 3 - 4.
6. Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S. 2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
7. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
8. Pinto, A. I; Gandres, C.; Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.; Almeida, I. C; Novais, I.. 2009. "Intervenção e investigação em idades precoces - o Legado de Joaquim Bairrão", Psicologia 23, 2: 21 - 42.
9. Pimentel, J.S.. 2008. "Ecologia de uma inclusão de sucesso", International Journal of Developmental and Educational Psychology 3, 1: 117 - 124.
10. Dias, S.; Pimentel, J.S.; Baptista, M.. 2008. "O impacto e importância do diagnóstico de uma perturbação do desenvolvimento na vida da criança e da sua família", International Journal of Developmental and Educational Psychology 3, 1: 73 - 79.
11. Pimentel, J.S.. 2004. "Intervenção Precoce no Distrito de Lisboa: Percepções das famílias e dos profissionais", Análise Psicológica, 1: 43 - 54.
12. Pimentel, J.S.; Meneres, S.. 2003. "The Development of Children with Down Syndrome: the influence of maternal adaptation, mother-child interaction and early forms of support", European Journal of Special Needs Education 8, 18: 209 - 225.
13. Pimentel, J.S.. 2003. "A Escala de Intervenção Focada na Família: estudo da sua validação ", Psicologia 17, 1: 179 - 194.
14. Pimentel, J.S.; Meneres, S.. 2003. "Um estudo longitudinal de quatro crianças com Síndroma de Down: análise dos efeitos da adaptação das mães, da interacção mãe-criança e das formas de apoio precoce no desenvolvimento da criança", Psicologia 17, 1: 81 - 108.
15. Pimentel, J.S.. 1999. "Reflexões sobre a avaliação de Programas de intervenção Precoce", Análise Psicológica, 1: 143 - 152.
16. Pimentel, J.S.. 1998. "Um Bebé diferente", Análise Psicológica, 1: 49 - 64.
17. Pimentel, J.S.. 1983. "A avaliação e intervenção psicopedagógica médico e social e seus resultados na integração escolar das crianças com dificuldades", Revista do Desenvolvimento da Criança 5, 1-2: 41 - 60.
18. Pimentel, J.S.. 1983. " Freud e Florbela Espanca: dois discursos paralelos sobre a depressão e o narcisismo", Análise Psicológica, 4: 425 - 431.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pimentel, J.S.; Dias, S.; Beltrão, L.. 2012. "O Projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais: Primeiros Resultados do Seu Impacto", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, In Atas 1º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, Porto.
2. Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Barros, A.R.; Carreira, M.. 2010. "Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: delineamento de um estudo de investigação/acção", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga .
3. Barros, A.R.; Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Carreira, M.. 2010. "Promoção da Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: três estudos de caso. ", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga .
4. Carreira, M.; Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Barros, A.R.. 2010. "Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: um estudo comparativo", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
5. Mendes, E.; Pinto, A.; Pimentel, J.S.. 2010. "Qualidade das práticas em Intervenção Precoce: uma prioridade", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga .
6. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. 2009. "A avaliação de um programa de Intervenção Precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas", Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World. , In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World., Évora.
7. Gronita, J.; Bernardo, A. C; Pimentel, J.S.; Matos, C.; Marques, J.. 2009. "A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World, In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World , Évora.
8. Matos, C.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Marques, J.; Pimentel, J.S.. 2009. "A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World, In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World, Évora.
9. Fidalgo, Z.; Pimentel, J.S.. 2004. "Mother-child and father-child interaction with children with Down syndrome: A comparative study", Trabalho apresentado em 12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability, In Journal of Intellectual Disability Research, Monpellier.
Abstracts of the 12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability.
10. Pimentel, J.S.. 2004. "Including Down syndrome children in regular schools: main determinants of school achievement and social integration", Trabalho apresentado em 12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability , In In Journal of Intellectual Disability Research, Monpellier.
Abstracts of the 12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability.
11. Pimentel, J.S.. 2004. "Practices of early intervention in Lisbon: families and professionals perceptions", Trabalho apresentado em 12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability , In Journal of Intellectual Disability Research, Monpellier.
Abstracts of the 12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability .
12. Pimentel, J.S.; Felgueiras, I.. 1992. "The Portage In Portugal", Trabalho apresentado em National Portage Conference 1992, In Proceedings National Portage Conference 1992, Barton Hall Torquay.
13. Almeida, I. C; Pimentel, J.S.; Felgueiras, I.; Morgado, V.. 1991. "Programa Portage em Portugal – seu impacto nos pais", Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Educação Especial, In Actas do IV Encontro Nacional de Educação Especial, Lisboa.
14. Pimentel, J.S.. 1985. "O difícil caminho da autonomia", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação de Infância, In Actas do I Encontro Nacional de Educação de Infância, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pimentel, J.S.. 1978. "Descrição de um modelo de atendimento em consulta psicológica para crianças com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas emocionais - do diagnóstico à intervenção terapêutica: estratégias de abordagem global da família e da escola", Trabalho apresentado em I Encontro de Educação Especial, In Actas do I Encontro de Educação Especial, Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pimentel, J.S.. Os pais como parceiros: da utopia à realidade,Aberrtura dos Mestrados e cursos de Pós-Graduação em Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância,Lisboa,2013 (Outra).
2. Pimentel, J.S.. Escola inclusiva: Que realidade em 2013,III Encontro de Famílias Pais 21,Cascais,2013 (Comunicação).
3. Pimentel, J.S.. Quando acreditamos (quase) tudo é possível:Pais e profissionais juntos pela Inclusão,Construir Pontes entre Nós,Leiria,2013 (Comunicação).
4. Pimentel, J.S.; Barros, A.R.. Dimensões de qualidade em contextos pré-escolares: que diferenças entre creche familiar e creche coletiva?,VIII Seminário Internacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
5. Pimentel, J.S.. Crianças em Risco/Famílias em Risco: Intervenção centrada na família ou aconselhamento parental?,II Encontro Nacional Crianças e Jovens em Perigo - Contextos, Investigação e Intervenção.,Lisboa,2013 (Comunicação).
6. Pimentel, J.S.. Oficinas de pais/bolsas de pais: um projeto pioneiro de apoio e formação parental,1º Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento sobre as Ciências do Bebé e da Família- Módulo:a Intervenção Precoce Revisitada,Lisboa,2013 (Seminário).
7. Pimentel, J.S.; Barros, A.R.. Cuidados educativos não formais,1º Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento sobre as Ciências do Bebé e da Família-Módulo: O bébé e os serviços de educação,Lisboa,2013 (Seminário).
8. Pimentel, J.S.; Dias, S.; Beltrão, L.; Santos, M. J. Promovendo o Envolvimento e a Capacitação dos Pais na Inclusão dos seus Filhos: O Projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. ,12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação.,Lisboa,2012 (Comunicação).
9. Pimentel, J.S.. Investigação em Intervenção Precoce.,1º Congresso da Intervenção Precoce no Alentejo -10 anos de rede,Évora,2012 (Comunicação).
10. Pimentel, J.S.. O projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais-Workshop. ,1º Congresso da Intervenção Precoce no Alentejo -10 anos de rede. Évora,Évora ,2012 (Outra).
11. Pimentel, J.S.; Dias, S.. Importância Do Fortalecimento Das Redes Informais De Apoio: Projecto Oficinas De Pais. ,XIX Congresso INFAD - Psicología En Un Mundo En Cambio: Propuestas De Intervención.,Lisboa,2012 (Comunicação).
12. Pimentel, J.S.; Dias, S.; Beltrão, L.. O Projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais: Primeiros Resultados do Seu Impacto. ,1º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP. ,Porto,2012 (Comunicação).
13. Pimentel, J.S.; Dias, S.; Santos, M. J; Beltrão, L.. Oficinas de Pais/Bolsas de Pais: uma resposta possível para apoio às famílias de crianças com deficiência,1st International Early Childhood Intervention Conference/Eurlyaid Annual Conference,Braga,2012 (Poster).
Setembro.
14. Pimentel, J.S.; Beltrão, L.. Capacitação das famílias no processo de inclusão: A Associação Pais-em-Rede e o projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais,3º Encontro Práticas para a Inclusão,Queluz,2012 (Comunicação).
Outubro.
15. Pimentel, J.S.. Pais-em-Rede e Oficinas de Pais/Bolsas de Pais ,VI Encontro de Intervenção Precoce do Distrito de Portalegre,Portalegre,2012 (Comunicação).
16. Pimentel, J.S.; Dias, S.; Santos, M. J. Pais-em-Rede e Oficinas de Pais/Bolsas de Pais,3º Encontro Práticas para a Inclusão,Queluz,2012 (Comunicação).
17. Pimentel, J.S.. As necessidades das famílias com filhos com Perturbação do Espectro do Autismo. Curso "Autismo Hoje",Curso Autismo Hoje,Lisboa,2012 (Seminário).
18. Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Barros, A.R.; Carreira, M.. A consultoria como estratégia para a promoção da qualidade nos cuidados prestados no contexto das creches familiares. ,V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Lisboa, Portugal.,Lisboa,2011 (Comunicação).
19. Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Beltrão, L.. O projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. ,2º Congresso Internacional da Associação Pró-Inclusão: Derrubar Barreiras,Facilitar Percursos. Porto, Portugal.,Porto,2011 (Comunicação).
20. Pimentel, J.S.; Beltrão, L.; Santos, M. J. "Capacitação das Famílias no Processo de Inclusão., I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI. ,Portalegre,2011 (Comunicação).
21. Pimentel, J.S.. O Psicólogo na consulta de desenvolvimento - contributos específicos da avaliação-intervenção numa perspectiva educacional" ,I Congresso de Psicologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Criação de Identidade na multidisciplinaridade. Oeiras, ,Oeiras,2011 (Comunicação).
22. Boavida, T.; Pimentel, J.S.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,Third Conference of the International Society on Early Intervention,Nova Iorque,2011 (Comunicação).
23. Aguiar, C.; Moiteiro, A.R.; Correia, N.; Pimentel, J.S.. Supporting symmetric interactions between children with Down syndrome and children without disabilities. ,Third Conference of the International Society on Early Intervention,Nova Iorque ,2011 (Comunicação).
24. Pimentel, J.S.. Será que estamos a estragá-lo com mimos? ,IV Congresso Gente Pequena Grande Aposta,Lisboa ,2011 (Comunicação).
25. Pimentel, J.S.; Barros, A.R.; Gandres, C.; Carreira, M.. Educação e cuidados no contexto das Creches Familiares – a consultoria como estratégia para a promoção da qualidade. ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. I,Lisboa,2011 (Comunicação).
26. Carreira, M.; Barros, A.R.; Pimentel, J.S.; Gandres, C.. Avaliação e promoção da qualidade dos cuidados prestados em creche familiar: primeiros resultados de um estudo de investigação/acção. ,II Conferência Nacional de Educação de Infância. Lisboa, Portugal.,Lisboa,2011 (Poster).
27. Aguiar, C.; Boavida, T.; Moiteiro, A.R.; Figueiredo, A.; Pimentel, J.S.. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms. ,Third Conference of the International Society on Early Intervention,Nova Iorque ,2011 (Poster).
28. Moiteiro, A.R.; Aguiar, C.; Correia, N.; Pimentel, J.S.. Social exchanges between children with and without disabilities. ,Third Conference of the International Society on Early Intervention,Nova Iorque ,2011 (Poster).
29. Pimentel, J.S.. Atendimento e intervenção precoce a crianças em risco dos 0 aos 3 anos: em busca da qualidade”,Seminário Educação das crianças dos 0 aos 3 anos. Conselho Nacional de Educação. Lisboa,Lisboa ,2010 (Comunicação).
30. Boavida-Silva, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Qualidade dos Objectivos dos Programas Educativos Individuais: um contributo para a compreensão das nossas práticas. ,VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Aveiro ,2010 (Comunicação).
31. Aguiar, C.; Moiteiro, A.R.; Figueiredo, A.; Boavida-Silva, T.; Pimentel, J.S.. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar. ,VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Aveiro,2010 (Comunicação).
32. Pimentel, J.S.; Cruz, G.. Parceiros para a inclusão., I Colóquio Internacional A força dos Pais,Lisboa,2010 (Comunicação).
33. Pimentel, J.S.. Da Intervenção Precoce na Infância à escola: Práticas recomendadas para uma transição e inclusão de sucesso. ,Seminário Encontro(s) e desencontro(s) da deficiência intelectual. ,Oeiras ,2010 (Comunicação).
34. Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Barros, A.R.; Carreira, M.. Avaliação e promoção da Qualidade dos cuidados prestados em creche familiar: primeiros resultados de um estudo de investigação/acção. ,Encontro Intervenção Precoce,Lisboa,2010 (Comunicação).
35. Pimentel, J.S.; Barros, A.R.; Carreira, M.; Gandres, C.; Ramalho, G.. Improving the Quality of Family Day Care in Lisbon – Portugal. .,13th ECERS International Workshop,Porto Heli ,2010 (Comunicação).
36. Pimentel, J.S.; Gandres, C.; Barros, A.R.; Carreira, M.. Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: delineamento de um estudo de investigação/acção. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
37. Mendes, E.; Pinto, A.; Pimentel, J.S.. Qualidade das práticas em Intervenção Precoce: uma prioridade. . ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
38. Pimentel, J.S.. Dificuldades na escola: é tão fácil dizer que (só) os outros têm culpa. ,III Congresso Gente Pequena Grande Aposta ,Lisboa ,2010 (Comunicação).
39. Costa, J.; Pimentel, J.S.; Verissimo, M.. Ser mãe de um bebé prematuro: que impacto sobre a auto-estima materna? . ,Poster apresentado no 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Lisboa,2010 (Poster).
40. Barros, A.R.; Gandres, C.; Carreira, M.; Pimentel, J.S.. Promoção da Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: três estudos de caso. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
41. Carreira, M.; Pimentel, J.S.; Barros, A.R.. Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: um estudo comparativo.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
42. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.; Moiteiro, A.R.; Boavida, T.; Figueiredo, A.. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
43. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Objectivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
44. Pimentel, J.S.. A importância da avaliação de programas para a promoção da qualidade da prestação de serviços: o estudo avaliativo do projecto. O processo de construção de boas práticas. Os direitos das pessoas com deficiência e as boas práticas em Intervenção Precoce. ,Os Direitos da Pessoa com Deficiência na Europa,Lisboa,2009 (Comunicação).
45. Gronita, J.; Pimentel, J.S.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. ,International Conference Changing Practices around the World. Évora,,Évora,2009 (Comunicação).
46. Pimentel, J.S.. Intervenção centrada na família. ,Forum Criança,Barreiro ,2009 (Comunicação).
47. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Predictors of social participation of preschoolers with disabilities. ,XIV European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Poster).
48. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.; Figueiredo, A.; Moiteiro, A.R.; Machado, M.; Boavida, T.. Múltiplas influências sobre indicadores de participação social. ,International Conference Changing Practices in Inclusive Schools,Évora,2009 (Poster).
49. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. A avaliação de um programa de Intervenção Precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas. . ,International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
50. Matos, C.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Marques, J.; Pimentel, J.S.. A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce., International Conference Changing Practices around the World. Évora, Portugal. ,Évora ,2009 (Poster).
51. Marques, J.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Pimentel, J.S.. O estabelecimento de parcerias e redes no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. ,International Conference Changing Practices around the World. Évora, Portugal.,Évora,2009 (Poster).
52. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.; Figueiredo, A.; Moiteiro, A.R.; Machado, M.; Boavida, T.. Múltiplas influências sobre indicadores de participação social., International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
53. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Qualidade Global e Qualidade Inclusiva em Contextos Pré-escolares no Distrito de Lisboa. . ,International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
54. Moiteiro, A.R.; Machado, M.; Figueiredo, A.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Competência social e aceitação social de crianças com incapacidades em jardins-de-infância inclusivos e qualidade das experiências inclusivas., International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
55. Pimentel, J.S.. Inclusão: uma história de sucesso. ,VIII Congresso da CERCILEI "Diferença, Igualdade e Oportunidade – uma cultura de partilha”.,Leiria,2008 (Comunicação).
56. Pimentel, J.S.. A ecologia de uma Inclusão de Sucesso. ,XV Congresso Internacional da Associación Nacional da Psicologia Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia (INFAD),Évora,2008 (Comunicação).
57. Pimentel, J.S.. Uma Intervenção Precoce com Base Científica: percurso na DSOIP com Joaquim Bairrão., VIII Simpósio Internacional do GEDEI,Aveiro,2008 (Comunicação).
58. Pimentel, J.S.; Fidalgo, Z.. How do regular and special teachers interact with Down syndrome children in problem solving situations. ,2nd International Conference on Special Education,2008 (Comunicação).
59. Gronita, J.; Pimentel, J.S.. Promoting quality in Early Intervention: the role of families. ,2nd International Conference on Special Education,Turkey,2008 (Comunicação).
60. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Dimensions of Social Participation. ,2nd International Conference on Special Education,Turkey ,2008 (Comunicação).
61. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Global Quality in mainstreaming preschool inclusive setting and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities attending the setting. ,2nd International Conference on Special Education, Turkey, 18-21 June.,Turkey,2008 (Poster).
62. Figueiredo, A.; Aguiar, C.; Machado, M.; Moiteiro, A.R.; Pimentel, J.S.. Family Involvement in the Early Intervention/Early Childhood Special Education process: Parents and Professionals perceptions. ,2nd International Conference on Special Education,Turkey ,2008 (Poster).
63. Moiteiro, A.R.; Aguiar, C.; Figueiredo, A.; Machado, M.; Pimentel, J.S.. Social acceptance of pre-school with disabilities in classrooms. ,2nd International Conference on Special Education,Turkey,2008 (Poster).
64. Machado, M.; Aguiar, C.; Moiteiro, A.R.; Figueiredo, A.; Pimentel, J.S.. Quality of inclusive preschool classrooms and social competence of young children with disabilities ,2nd International Conference on Special Education,Turkey,2008 (Poster).
65. Pimentel, J.S.. Conceitos e Práticas de Intervenção Precoce na Infância. ,VI Encontro Nacional da FENACERCI,Peniche,2007 (Comunicação).
66. Moiteiro, A.R.; Machado, M.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Does the classroom practices inventory incorporate Portuguese official standards for pre-school. ,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
67. Machado, M.; Moiteiro, A.R.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Does the assessment profile for Early Childhood Programs address Portuguese official standards for preschool education. ,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
68. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Does the quality of inclusive experiences measure incorporate Portuguese official for preschool education and inclusion quality”. ,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
69. Pimentel, J.S.. Ser diferente e viver com qualidade. ,4º Congresso da CERCILEI,Leiria ,2006 (Comunicação).
70. Pimentel, J.S.. Avaliação de Programas de Intervenção precoce: reflexões e novas perspectivas. ,Congresso Hispano Português de Intervención en los Transtornos del Desarrollo,Santiago de Compostela,2006 (Comunicação).
71. Pimentel, J.S.. Porque se teme a integração da Joana: serão as competências um obstáculo à inclusão., Seminário “Construir Equilíbrios por Caminhos Diferentes,Sintra,2006 (Comunicação).
72. Pimentel, J.S.. Avaliação de programas e promoção da qualidade em intervenção precoce. ,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
73. Pimentel, J.S.. Formação e Investigação em Intervenção Precoce,Seminário Intervenção Precoce na Infância,Lisboa,2006 (Comunicação).
74. Fidalgo, Z.; Pimentel, J.S.. Pais e Mães com crianças portadoras de síndroma de Down: como interagem numa situação de resolução de problemas. ,Seminário Intervenção Precoce na Infância,Lisboa,2006 (Poster).
75. Pimentel, J.S.; Dias, S.; Antunes, C.. Avaliação da Satisfação das Famílias em Programas de Intervenção Precoce. ,Seminário Intervenção Precoce na Infância,Lisboa,2006 (Poster).
76. Pimentel, J.S.; Cordeiro, M.. Práticas de Apoio Educativo no Jardim de Infância.,Seminário Intervenção Precoce na Infância,2006 (Poster).
77. Pimentel, J.S.; Marques, J.; Correia, N.. Estudos de caso em Intervenção Precoce. ,Seminário Intervenção Precoce na Infância,Lisboa,2006 (Poster).
78. Pimentel, J.S.. Avaliação na Deficiência., I Encontro de Psicólogos em Instituições de Apoio às Pessoas com Deficiência Mental (APPACDM). Santarém.,Santarém.,2005 (Comunicação).
79. Pimentel, J.S.. “Formação, Investigação e Prática: três pilares para uma Intervenção precoce de Qualidade”. ,Conferência inaugural da Pós-graduação em Intervenção Precoce da Escola Superior de Educação de Portalegre. Portalegre,Portalegre ,2005 (Comunicação).
80. Pimentel, J.S.. Enquadramento Global e principais mudanças paradigmáticas. ,Encontro Educação para a Inclusão: tempos de reflexão. Albufeira.,Albufeira,2005 (Comunicação).
81. Pimentel, J.S.. "Avaliação e Intervenção junto das Crianças". ,Encontro Educação para a Inclusão: tempos de reflexão. Albufeira.,Albufeira.,2005 (Comunicação).
82. Pimentel, J.S.. Porque acontece connosco. ,III Encontro Concelhio de Intervenção Precoce,Rio Maior,2005 (Comunicação).
83. Pimentel, J.S.. Modelos e Práticas de Qualidade em Intervenção Precoce. ,Seminário Percursos…,Oeiras,2005 (Comunicação).
84. Pimentel, J.S.. As Práticas de Apoio Precoce no Distrito de Lisboa. ,IV Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Coimbra,2005 (Comunicação).
85. Pimentel, J.S.. Mudaram os Paradigmas em Intervenção Precoce: e as práticas, terão mudado? ,Forum Criança,Mafra ,2005 (Comunicação).
86. Fidalgo, Z.; Pimentel, J.S.. Mother-child and father-child interaction with children with Down syndrome: A comparative study. Symposium Supporting learning and development in children with Down syndrome. ,12th World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability (IASSID),2004 (Comunicação).
87. Pimentel, J.S.. Do saber ao saber fazer: um desafio para formadores e formandos. ,III Encontro Nacional de Intervenção Precoce,Aveiro,2004 (Comunicação).
88. Pimentel, J.S.. Um bebé diferente.,I Encontro de Intervenção Precoce do Concelho de Sintra,Sintra,2004 (Comunicação).
89. Pimentel, J.S.. Practices of early intervention in Lisbon: families and professionals perceptions. ,12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability (IASSID). France, Montpellier,Montpellier,2004 (Poster).
90. Pimentel, J.S.. Including Down syndrome children in regular schools: main determinants of school achievement and social integration. ,12th World congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disability (IASSID). France, Montpellier,Montpellier,2004 (Poster).
91. Pimentel, J.S.. A importância da relação pais-criança no sucesso da intervenção precoce. ,1as Jornadas do Núcleo Regional de Viseu da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral,Viseu,2003 (Comunicação).
92. Pimentel, J.S.. Interacção Mãe-Bebé – Especificidade da Intervenção na Diferença. ,3º Congresso da CERCILEI,Leiria ,2003 (Comunicação).
93. Pimentel, J.S.. Estudo longitudinal de quatro crianças com síndroma de Down. ,V Simpósio de Investigação em Psicologia,Lisboa ,2003 (Comunicação).
94. Pimentel, J.S.. Intervenção Focada na Família: Desejo ou realidade - Percepções de pais e profissionais sobre as práticas de apoio precoce a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. ,V Simpósio de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
95. Pimentel, J.S.. Perspectivas actuais em Intervenção precoce., Colóquio “Intervenção Precoce",Portalegre,2003 (Comunicação).
96. Pimentel, J.S.. Intervenção Precoce no Distrito de Lisboa: Percepções das famílias e dos profissionais. ,XI Colóquio de Psicologia e Educação - Experiência Social, Educação e Desenvolvimento,Lisboa,2002 (Comunicação).
97. Pimentel, J.S.. Intervenção Precoce: uma resposta individualizada às necessidades dos pais e das crianças com deficiência. ,VII Encontro Internacional Criança, Vida Activa e Cidadania,Espinho,2002 (Comunicação).
98. Pimentel, J.S.. Avaliação dos Programas de intervenção Precoce do Distrito de Setúbal. ,Encontro Distrital de Intervenção Precoce do Distrito de Setúbal,Setúbal,2002 (Comunicação).
99. Pimentel, J.S.. A formação em intervenção Precoce no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. ,Encontro Nacional Pensar a Intervenção Precoce,Lisboa,2002 (Comunicação).
100. Pimentel, J.S.. Early Intervention/Early Childhood Special Education in Lisbon: Families and Professionals Perceptions. ,Conference Division of Early Childhood - Council for Exceptional Children,San Diego, Califórnia ,2002 (Poster).
101. Pimentel, J.S.. The development of children with Down syndrome: the influence of maternal adaptation, mother-child interaction and early support. ,17th Biennial ISSBD Meeting,Ottawa,2002 (Poster).
102. Fidalgo, Z.; Pimentel, J.S.. Mother-child and father-child interaction with children with Down syndrome: A comparative study. ,17th Biennial ISSBD Meeting,Ottawa,2002 (Poster).
103. Pimentel, J.S.. Avaliação das Práticas de Intervenção Precoce em Portugal., I Encontro de Intervenção Precoce do Alentejo Litoral,Santiago do Cacém,2001 (Comunicação).
104. Pimentel, J.S.. Intervenção Precoce. ,Seminário Intervir com Diferença,Lourinhã,2001 (Comunicação).
105. Pimentel, J.S.. Intervenção Precoce. ,I Jornadas do Centro de Saúde de Sacavém,Sacavém,2001 (Comunicação).
106. Pimentel, J.S.. A adaptação materna ao nascimento de um bebé com deficiência: influência das características da mãe e das formas de apoio precoce. ,2º Congresso Família, Saúde Mental e Políticas Sociais,Lisboa,2001 (Comunicação).
107. Pimentel, J.S.. Um Olhar sobre a Intervenção Precoce. ,2as Jornadas Viver o Incluir,Seixal,2001 (Comunicação).
108. Pimentel, J.S.. Avaliação de Projectos de Intervenção Precoce. .,Encontro “Caminhos para a Intervenção Precoce”,1998 (Comunicação).
109. Pimentel, J.S.. A avaliação em Educação Pré-Escolar: evolução dos modelos e práticas. ,X Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1997 (Comunicação).
110. Pimentel, J.S.. Um bebé diferente., IV Simposio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Comunicação).
111. Pimentel, J.S.. A Evolução da Interacção Mãe-Bebé e das representações maternas sobre o desenvolvimento durante o 1º ano de vida., Conferências CITE -Secretariado Nacional de Reabilitação,Loures,1995 (Comunicação).
112. Pimentel, J.S.. Os processos de adaptação materna ao nascimento de um bebé deficiente - reflexões de uma investigação. ,I Simpósio de Saúde Mental da Primeira Infância,Lisboa ,1995 (Comunicação).
113. Pimentel, J.S.. Psicologia do Desenvolvimento e Intervenção Precoce. ,Jornadas de Investigação em Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa ,1994 (Comunicação).
114. Pimentel, J.S.. Crianças Diferentes, Famílias Diferentes: Que Intervenção?. ,Seminário "Família Escola e Sociedade",Lisboa,1994 (Comunicação).
115. Pimentel, J.S.. O Modelo Portage em Portugal. ,II Encontro de Intervenção Precoce: Modelo Portage para Pais,Coimbra ,1992 (Comunicação).
116. Almeida, I.; Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.. A Avaliação do Programa Portage em Portugal. ,III Simpósio Investigação em Psicologia,Lisboa ,1992 (Comunicação).
117. Pimentel, J.S.; Felgueiras, I.. Portage in Portugal. ,National Portage Conference 1992 - "Hand in Hand with Portage",Torbay,1992 (Comunicação).
118. Almeida, I.; Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.. Modelo Portage para Pais - Sua Implementação em Portugal, Primeiros Dados Avaliativos. ,I Encontro Nacional de Psicologia Educacional, Lisboa.,Lisboa,1989 (Comunicação).
119. Almeida, I.; Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.. O Programa Portage em Portugal - seu impacto nos Pais. ,IV Encontro Nacional de Educação Especial,Lisboa,1989 (Comunicação).
120. Pimentel, J.S.; Felgueiras, I.. Reflexão sobre educação precoce - O exemplo do modelo Portage para Pais. ,1º Seminário da Secção de Pediatria do Desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Pediatria,1988 (Comunicação).
121. Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.. O Programa de Intervenção Precoce: Programa Portage para Pais. ,4º Colóquio "Psicologia e Educação",Lisboa.,1988 (Comunicação).
122. Pimentel, J.S.. O Difícil Caminho da Autonomia., I Congresso da Associação de Profissionais de Educação de Infância,1985 (Comunicação).
123. Pimentel, J.S.. O Programa Portage para pais. ,Encontro Nacional de Psicologia Educacional,Lisboa,1985 (Comunicação).
124. Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.. Educação Especial - Avaliação e Orientação de Crianças com Necessidades Especiais de Educação. ,III Encontro Nacional de Educação Especial,Lisboa,1985 (Comunicação).

Relatório de investigação
Technical report
1. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Matos, C.; Bernardo, A. C; Marques, J.. Crianças Diferentes - Intervenção Precoce: o processo de construção de boas práticas - relatório final,2011.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Mendes, E., Avaliação da qualidade em Intervenção Precoce: práticas no distrito de Portalegre., 2011. Tese (Psicologia e Ciências de Educação) - Universidade do Porto (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Gronita, J., A excelência em Intervenção Precoce: análise de diferentes modelos organizativos da Intervenção precoce em Portugal, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade Aberta (Co-orientador).
2. Barros, A., Dimensões de qualidade em contexto de ama/creche familiar e em creches colectivas: um estudo longitudinal, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Martins, M., Qualidade da Interacção Cuidador-criança e competência social nos contextos educativos creche familiar e creche institucional, 2012. (Orientador).
4. Martins, M, Qualidade da Interacção Cuidador-Criança e Competência Social, nos contextos educativos Creche Familiar e Creche Institucional, 2012. (Orientador).
5. Gandres, C., Um contributo para a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas dos docentes/técnicos de intervenção precoce – estudo exploratório, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Duarte, D., Análise de Práticas no Âmbito das Equipas Locais de Intervenção e da Educação Especial: Um estudo comparativo, 2012. Tese (Doutoramento Ciências da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Dias, S., Redes de suporte social na capacitação e bem-estar das famílias com filhos com deficiência, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fernandes, A. , Um novo olhar sobre jovens com síndrome de Down: a percepçãp dos jovens e seus pais acerca do suporte familiar e social, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Maya, C, Estudo exploratório sobre a utilização do ambiente virtual na avaliação de funções cognitivas/executivas em crianças com perturbação neuromotora ligeira, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Oliveira, S, Impacto de um projecto de intervenção em famílias com filhos com deficiência, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Monteiro, D. , O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Barros, A. R., Promoção da Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: três estudos de caso, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Carreira, M., Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: um estudo comparativo., 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Almeida, A. , Ser mãe…ser criança – Um programa de promoção de competências parentais destinado a mães adolescentes, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Reis, J., Gentle Teaching - uma resposta alternativa para jovens adultos com deficiência mental?, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Figueiredo, A. , Envolvimento familiar no processo educativo da criança com incapacidades: percepções dos educadores de ensino especial e dos encarregados de educação. , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Moiteiro, A. , Aceitação social de crianças com incapacidades e qualidade dos contextos pré-escolares inclusivos. , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Almeida, M., Efeitos de uma tutória na modificação das estratégias utilizadas pelas educadoras numa situação de resolução de problemas com crianças com síndroma de Down. , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Miguel, H. , Avaliação da satisfação dos pais de crianças com sindroma de Down em apoio no Centro de Desenvolvimento Infantil., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Cunha, C. , Avaliação de um programa de Intervenção precoce: Expectativas e satisfação das famílias apoiadas, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Costa, J., Ser mãe de um bebé prematuro: que impacto sobre a auto-estima materna, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Machado, M., Qualidade inclusiva dos contextos pré-escolares e competência social das crianças com incapacidades. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Correia, N., Intervenção Precoce centrada na família: da teoria à realidade. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Blanc, R., Programa de Promoção de competências parentais destinado a pais de bebés prematuros, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. Marcelino, S., Um programa de Intervenção precoce – um estudo de caso., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Silva, T., Qualidade Global e qualidade inclusiva em contextos pré-escolares do Distrito de Lisboa. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Cara-Linda, M.A., Abordagem centrada na família: Avaliação de práticas num projecto de intervenção precoce. , 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Dias, S., Caracterização de Unidade de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria enquanto serviço de Intervenção Precoce , 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
22. Joana do Mar Gomes, Um programa de Intervenção Precoce no domicílio: um estudo de caso , 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
23. Tenório, J., Interacção Educadora do Ensino Regular e do Ensino Especial com crianças com síndroma de Down. , 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
24. Silva, P., Interacção Educadora do ensino Regular e Educadora do Ensino Especial com crianças com síndroma de Down em situação de resolução de problemas, 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
25. Santos, V., Educadoras do Ensino Regular e Ensino Especial e crianças com síndroma de Down: como interagem numa situação de resolução de problemas, 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
26. Cordeiro, M., O Processo de Avaliação em Intervenção Precoce e as práticas de Apoio Educativo no Jardim de Infância: da teoria à prática. , 2004. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Paes, M., Avaliação de um programa de Intervenção precoce num caso de uma criança com perturbação do espectro do autismo, 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Santos, D., Avaliação de um Programa de Intervenção Precoce: Percepção dos técnicos sobre as suas práticas, Avaliação das Expectativas e da Satisfação Parental. , 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Borges, V., Avaliação da Satisfação das Famílias apoiadas por um Programa de Intervenção Precoce. , 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Matias, A., A percepção dos profissionais sobre as práticas de intervenção precoce: convergências e divergências, 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Correia, R., Interacção mãe-criança e educadora-criança com desenvolvimento típico e com sindroma de Down. , 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Neves, S., Avaliação da satisfação das famílias apoiadas pelo projecto de Intervenção comunitária “Núcleo de Apoio à família”. , 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Martins, R., Interacção Educadora do Ensino Regular e educadora do ensino especial com crianças com sindroma de Down, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Valentim, J., Plano Individualizado de Apoio à Família: um chapéu de chuva ou um conjunto de varas? , 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Mendes, A., A surdez na família: Impacto e necessidades, 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Simão, A., As interacções mãe-criança e educadora-criança com desenvolvimento típico e sindroma de Down. , 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Dias, S., Avaliação da satisfação parental em famílias apoiadas por um Projecto de intervenção precoce. , 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Lalanda, S., Um Programa de intervenção precoce de Leiria: um estudo de caso, 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Antunes, C., Avaliação da satisfação das famílias apoiadas pelo Núcleo de Apoio à Família. , 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Ferrão, M., Avaliação de um programa de intervenção precoce: envolvimento parental e influência da idade nas práticas de apoio implementadas. , 2004. (Orientador).
15. Correia, N., Intervenção Centrada na Família: um estudo de caso. , 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Geraldes, Avaliação da satisfação das famílias atendidas em Programas de Intervenção Precoce do Concelho de Sintra. , 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Abrantes, M., Interacção mãe-criança e educadora-criança com desenvolvimento típico e com síndroma de Down. , 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. Graça, J., Sentimentos das mães face a uma criança multideficiente e aos apoios recebidos por parte dos profissionais. , 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Marques, J., Um programa de intervenção precoce: um estudo de caso., 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Luís, M.J., O processo de adaptação de uma criança adoptada e sua família: um estudo de caso. , 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Estiveira, A., Avaliação de programas de intervenção precoce: contributos para uma prática de qualidade. , 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
22. Carreira, S., Crianças com síndroma de Down versus crianças típicas: interacção pai-criança e mãe-criança diferentes? , 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
23. Pinto, S., Necessidades das famílias e práticas de avaliação e intervenção no âmbito de um programa de intervenção precoce, 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
24. Sá, A., Avaliação de um programa de intervenção precoce., 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
25. Raposo, M. S., Intervenção precoce: avaliação de dois programas do distrito de Faro, 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
26. Pinto, P., Interacção mãe-criança em mães com deficiência mental, 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
27. Brazinha, S., Interacção pai-criança e mãe-criança com desenvolvimento normal e com síndrome de Down, 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
28. Santos, A., Interacção: Comparação entre Mães Adolescentes e Mães Adultas. , 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
29. Perdigão, M. C., Necessidades dos Pais de Crianças com Deficiência Auditiva. , 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
30. Flor, M., Avaliar para melhor intervir: O caso de três Programas de Intervenção precoce. , 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
31. Sanches, A. C., Necessidades das famílias e Atendimento Prestado no âmbito de um Programa de Intervenção precoce. , 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
32. Dias, P., Avaliação da satisfação e das necessidades das famílias de crianças que frequentam um Programa de Intervenção precoce. , 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
33. Mendes, A., Intervenção precoce: Avaliação de três Programas de Intervenção precoce do Concelho de Sintra. , 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
34. Amado, M., Interacção pai-criança e mãe-criança com síndrome de Down. , 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
35. Carvoeiro, S., Avaliação de programas de intervenção precoce. , 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
36. Almeida, P., Intervenção precoce: avaliação de programas no distrito de Lisboa, 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
37. Gandres, C., Morar em Laços de afecto: A adopção e auto-estima das crianças adoptadas tardiamente. , 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
38. Corte-Real, I., Meninos de Ninguém: Jovens vítimas de abandono, de negligência e maus tratos em situação de internato. , 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
39. Vieira; E., Intervenção Precoce: Avaliação de programas, 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
40. Silva, T., Intervenção precoce: Avaliação de três Programas de Intervenção precoce do Distrito de Setúbal. , 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
41. Santos, M.J., Pais e mães de crianças com sindroma de Down: sentimentos, necessidades e apoios. , 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
42. Silva, P., A vinculação em diferentes contextos sociais: estudo exploratório, 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Cecília do Rosário da Mota Aguiar , Qualidade da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos, 2009. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
SFRH/BPD/26383/2006.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Lopes, S.. Aferição para a população portuguesa da Escala de Desenvolvimento: Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) dos 2 aos 12meses, 2013. Tese (Estudos da Criança- Educação Especial) - Universidade do Minho.
2. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Maia, M.. O uso da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, versão para crianças e jovens (CIF-CJ), em educação especial, 2012. Tese (Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ) - Universidade do Porto.
3. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Castro, S.. The assessment-intervention process of young children with autism: contributions of the international classification of functionality, disability and health for children and youth. , 2012. Tese (Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ) - Universidade do Porto.
4. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Machado, P.. Relações entre as Competências Emocionais, Competências Académicas e as Competências Sociais, particularmente as que se referem ao grupo de pares, em crianças com idade Pré-Escolar, 2012. Tese (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
5. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Bracia, S.. A massagem no desenvolvimento do bebé e das competências parentais, 2010. Tese (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Mestrado
Master degree
1. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Gabriel, C.. Sexualidade na Deficiência intelectual: atitudes de pais e profissionais, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Barreiros, M. E para ti...O que é ser diferente? Representações de crianças e adolescentes, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Capelinha, J.. A qualidade das relações de amizade na adolescência e suas implicações ao níveldo autoconceito e da auto-estima, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Malveiro, V.. Stresse parental e perfil de funcionalidade/incapacidade -Estudo com famílias de crianças dos 0-6 anos apoiadas pelas equipas de Intervenção Precoce da zona de Setubal, 2013.  Dissertação (Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
5. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Fernandes, A.. Um novo olhar sobre jovens com sindrome de Down: a perceção dos jovens e seus pais acerca do suporte social e familiar, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
6. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Mata, C.. Trissomia 21 e inclusão:estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
7. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Maya, C.. Estudo exploratório sobre a utilização do ambiente virtual na avaliação de funções cognitivas/executivas de crianças comperturbação neuromotora ligeira, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
8. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Agostinho, J.. As atitudes dos professores de 2º e 3º ciclos face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
9. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Oliveira, S.. Impacto de um projeto de intervenção em famílias com filhos com deficiência, 2013.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
10. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Alves, P. A transição para o primeiro ciclo do ensino básico: Questões da transição de crianças elegíveis no âmbito da Intervenção Precoce, 2013.  Dissertação (Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
11. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Mendes, A.. Construção de Boas práticas em Intervenção Precoce, 2012.  Dissertação (Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
12. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Castro, R.. Práticas baseadas em evidências nos contextos inclusivos de Jardim de Infância: intervenções inseridas nas rotinas, 2012.  Dissertação (Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
13. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Fialho, A. Competência Social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar, 2012.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
14. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Aboim, S.. Comportamentos disruptivos em contexto escolar, 2012.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
15. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Sampaio, C.. As atitudes dos professores do primeiro ciclo do Ensino Básico face à educação inclusiva de alunos com necessidades Educativas Especiais, 2012.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
16. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Mata, C.. Trissomia 21 e Inclusão: estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1ºciclo, 2012.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
17. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Marques, J.. Crianças Diferentes - Intervenção Precoce: o processo de construção de boas práticas., 2012.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
18. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Tadeu, B. A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela, 2012.  Dissertação (Intervenção Precoce) - Instituto Politécnico de Lisboa.
19. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Pereira, A.. Incapacidade, Participação e Qualidade em contextos pré-escolares. , 2011.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
20. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Pinto, N. Atitudes de pais e professores perante a inclusão, 2011.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
21. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Amaro, E. Inclusão de alunos com Paralisia cerebral –percepções dos professores do1ºciclo sobre a inclusão de alunos com paralisia cerebral na turma do ensino regular, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
22. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Cristiano, N. Atitudes dos pais face à sexualidade na Deficiência Intelectual. , 2011.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
23. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Nunes, A. C.. Viver com um filho especial: estudo descritivo acerca das vivências de mães de jovens adultos com paralisia cerebral, 2011.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
24. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Afonso, M. Qualidade da vinculação e qualidade da amizade em Pré-adolescentes, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
25. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Breia, G. Conceitos e práticas em Intervenção Precoce – uma experiência de formação dirigida às equipas de IPI, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
26. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Rendeiro, M. Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
27. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Santos, C.. As atitudes de futuros professores do 1º ciclo e Educadores de Infância face à inclusão de alunos com deficiência Mental, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
28. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Serra, I.. As necessidades das famílias de adolescentes com deficiência mental, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
29. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Brito, C.. A amizade em jovens com deficiência intelectual, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
30. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Andrade, C.. Ansiedade Materna de separação e envolvimento parental, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
31. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Malta, A.. A relação entre o envolvimento paterno e o desenvolvimento da competência Social em crianças de idade pré-escolar, 2010.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
32. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Neto, M.C.. Qualidade de vida das famílias de crianças com surdez: avaliação na perspectiva das famílias, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Politécnico de Lisboa.
33. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Jorge, R.. Qualidade do atendimento em creche familiar, 2010.  Dissertação (Educação de Infância) - Universidade do Algarve.
34. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Comparada, S. . Padrões de vinculação em crianças com perturbação da relação e da comunicação: estudo comparativo com 8 crianças, 2010.  Dissertação (Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
Presidente.
35. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Borges, A. . Estudo dos sonhos de duas crianças cegas congénitas – a visão e os outros sentidos, 2010.  Dissertação (Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
36. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Fernandes, H.. O papel da vinculação, do auto conceito e da auto-estima em crianças com problemas de comportamento: estudo comparativo em 38 alunos do 5º e 6º anos de escolaridade., 2010.  Dissertação (Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
37. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Costa, S. . Sonho ou pesadelo – um estudo exploratório do sono e do sonho na depressão, 2010.  Dissertação (Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
38. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Santos, C.. “Nuvens de fumo” dos jovens adultos – personalidade e coping em fumadores e não fumadores. , 2010.  Dissertação (Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
39. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Varanda, E.. A relação enfermeiro/doente na prática de cuidados à pessoa hospitalizada com traumatismo vértebro-medular, 2009.  Dissertação (Mestrado Comunicação em Saúde) - Universidade Aberta.
40. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Gama, O.. “Intervenção Precoce na criança surda – Contributo para o estudo das necessidades das famílias e caracterização dos serviços, 2009.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa.
41. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Reis, H.. O Perfil do Envolvimento e as Necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo, 2009.  Dissertação (Mestrado Educação Especial - Intervenção Precoce) - Universidade do Minho.
42. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Leal, S.. Deficiência Mental e Necessidades das Famílias – a influência do Contexto Educativo, 2008.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa.
43. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Simões, A.. Caracterização dos Programas de Intervenção Precoce, ao abrigo do Despacho Conjunto 891/99 de 19 de Outubro, no Distrito de Faro, 2007.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa.
44. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Fonseca, C.. Percepções de Profissionais sobre o Processo de Transição da Criança dos serviços de Intervenção Precoce para as Estruturas Regulares de Educação Pré-escolar: contributos para a organização de um planeamento e apoio integrados, 2007.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa.
45. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Ferreira, A.. Auto-avaliação Processual dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro, 2007.  Dissertação (Psicologia Clínica do Desenvolvimento ) - Universidade de Coimbra.
46. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Costa, M. T.. Estudo de Caso de Uma Criança Com Necessidades Educativas Especiais – caso de etiologia compósita, 2006.  Dissertação (Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ) - Universidade do Porto.
47. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Gonçalves, A.. Programas Educativos para Crianças com Necessidades Educativas Especiais”, 2006.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa.
48. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Garcês, A.. Os Estilos Educativos de Mães de Adolescentes com Deficiência Mental, 2005.  Dissertação (Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ) - Universidade do Porto.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Lacerda, M.. Representações de vinculação e ajustamento social na adolescência, 2013. Exame de qualificação (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Barros, A.. Dimensões da Qualidade em contexto de ama/creche familiar e creche coletiva: um estudo comparativo, 2013. Exame de qualificação (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Ferreira, M.. Qualidade de processo, perfis de incapacidade e experiências sociais em contextos pré-escolares inclusivos, 2013. Exame de qualificação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Loureiro, M.L.. O Instituto de Odivelas: A educação feminina entre a tradição e o sucesso escolar, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
5. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Oliveira, L.. Como promover o sucesso de alunos com NEE, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
6. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Caseiro, S.. Ensinar e aprender competências sociais na escola, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
7. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Martins, M.. Qualidade da Interacção Cuidador-Criança e Competência Social, nos contextos educativos Creche Familiar e Creche Institucional, 2012. Exame de qualificação (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
Orientador.
8. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Duarte, D. Análise de Práticas no Âmbito das Equipas Locais de Intervenção e da Educação Especial: , 2012. Exame de qualificação (Doutoramento Ciências da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
9. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Dias, S. REDES DE SUPORTE SOCIAL NA CAPACITAÇÃO E BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS COM FILHOS COM DEFICIÊNCIA, 2012. Exame de qualificação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Equivalência
Equivalence
1. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Carvalho, M.. Reflexão crítica sobre o processo de implementação dum programa de capacitação familiar e de intervençã oprimária na infância:programa A Par- aprender em parceria, 2013. Exame de qualificação (Equivalência em Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Couchinho, E.. Vou para a escola! Formação parental em contexto de mudança. Arguente no júri de defesa de relatório de actividade profissional em psicologia clínica, 2012. Exame de qualificação (Equivalência em Psicologia Cínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Ribeiro, M. Relatório crítico de actividade profissional, 2010. Exame de qualificação (Equivalência em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Lopes, C.. Relatório crítico de actividade profissional , 2010. Exame de qualificação (Equivalência em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Agregação
Aggregation
1. Pimentel, J.S.. Participação no júri de Cascalho, M. J.. Projecto Creche: as histórias infantis – estratégias promotoras de desenvolvimento da comunicação e linguagem em crianças surdas, 2012. Agregação em (Educação Especial) - Instituto Politécnico de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. 1st International Early Childhood Intervention Conference/Eurlyaid Annual Conference, 2012 (Encontro).
Nome do evento: 1st International Early Childhood Intervention Conference/Eurlyaid Annual Conference; Nome da Instituição: ANIP / Eurlyaid; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
40

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
18
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
125

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
125

Total
Dados complementares
(Additional data)
145

Orientações
Orientations
78
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
66
Participação em Eventos
Event participation
1


Visualizações do curriculum [ 985 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 09-11-2013 às 22:19:04
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis