Curriculum Vitae

Maria Teresa Fernandes de Oliveira

Data da última atualização »Last update : 20/02/2014


Maria Teresa Fernandes de Oliveira. Concluiu Doutoramento em Linguística, especialidade de Linguística Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa em 2014. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Portalegre. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 23 itens de produção técnica. Participou em 4 eventos em Portugal. Orientou 9 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura e 1 monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização nas áreas de Outras Ciências Sociais, Ciências da Educação e Línguas e Literaturas. Entre 1993 e 2012 participou em 9 projectos de investigação. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua na área de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Linguística, Enunciação, Transcategorialidade, Mediativo, Modalidade, Determinação verbal, Tempo e aspecto, Intersubjectividade, Determinação nominal e Construções relativas.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1487675528073489


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Teresa Fernandes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Oliveira, Teresa
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Portalegre
Escola Superior de Educação
Área Científica de Língua e Literatura Portuguesas
Praça da República
Portalegre
7300-957 Portalegre
Portugal
Apartado: 125
Telefone: (+351)245339400
Fax: (+351)245204619
Correio electrónico: teresa.oliveira@esep.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2014 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Linguística, especialidade de Linguística Portuguesa (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1992-1997 Mestrado
Master degree
Mestrado em Linguística, área de especialização em Sintaxe e Semântica (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1990-1992 Licenciatura
Licentiate degree
Ramo de Formação Educacional da Licenciatura em LLM-Português/Francês (2 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1986-1990 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2010 Outros
Others
b-on e Endnote Web.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Acesso livre_RCAAP.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
Curso de Doutoramento do CED em Linguística Portuguesa.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
A b-on e as Humanidades e Ciências Sociais.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal.

2008-2008 Outros
Others
A Utilização da Plataforma Moodle para Apoio às Aulas Presenciais.
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.

2006-2007 Curso de curta duração
Short course
Curso de Língua Alemã (níveis A1.1 e A1.2).
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Curso de Espanhol (nível inicial I - A1).
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.

2006-2006 Outros
Others
Portal b-on, como pesquisar.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal.

1998-2000 Outros
Others
Curso de doutoramento em Ciências da Linguagem e da Comunicação.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1993-1994 Curso de curta duração
Short course
Curso de Formação de Formadores em Novas Tecnologias Aplicadas à Tradução.
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal.

1993-1993 Outros
Others
Fifth European Summer School in Logic, Language and Information.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1991-1991 Outros
Others
Certificate of Proficiency in English.
University of Cambridge, Reino Unido.

1988-1991 Outros
Others
Curso de Língua Inglesa (nível C2).
British Council, Reino Unido.

1986-1987 Curso de curta duração
Short course
Curso Livre de Língua Italiana (nível inicial).
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Portalegre
Jul/2009-Actual Professor Adjunto
Jul/2006-Jul/2009 Professor Adjunto
Set/2002-Jul/2006 Professor Adjunto
Set/1999-Set/2002 Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor

Universidade Nova de Lisboa
Out/1993-Actual Outra Situação

Instituto Politécnico da Guarda
Nov/1997-Ago/1999 Assistente 1º triénio

Ministério da Educação
Set/1992-Out/1997 Prof. Quadro Nomeação Provisória





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Portalegre
Abr/2011-Actual Núcleo de Estudos para a Intervenção Social, Educação e Saúde (NEISES),Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i)
Linhas de investigação»Research fields:


Núcleo de Estudos para a Intervenção Social, Educação e Saúde (NEISES)


Universidade Nova de Lisboa
Jan/2007-Actual Centro de Linguística,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Linhas de investigação»Research fields:


Gramática e Texto (Centro de Linguística da UNL)


Jan/2000-Dez/2002 Centro de Linguística,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Linhas de investigação»Research fields:


Gramática e Enunciação, Linha de Investigação 3 - Semântica (Centro de Linguística da UNL)


Out/1994-Dez/1999 Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Linhas de investigação»Research fields:


Linha de Acção 8 - Semântica (Núcleo de Estudos de Linguística Contrastiva)






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Portalegre
Set/1999-Actual
Curso»Academic program: Área Científica de Língua e Literatura Portuguesas

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Portuguesa(Regente)
  • Língua Portuguesa para Estrangeiros(Regente)
  • Semiótica Textual(Regente)
  • Linguística Portuguesa(Regente)
  • Morfologia, Sintaxe e Semântica do Português(Regente)
  • Linguística Textual(Docente)
  • Desenvolvimento Linguístico(Regente)
  • Língua Portuguesa como Segunda Língua no 1.º Ciclo do Ensino Básico(Docente)
  • Português como Segunda Língua(Regente)




Instituto Politécnico da Guarda
Nov/1997-Ago/1999
Curso»Academic program: Área Científica de Português

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Portuguesa I(Docente)
  • Língua e Literatura Portuguesa(Docente)
  • Metodologia da Língua Portuguesa(Docente)
  • Língua Portuguesa IV(Docente)




Ministério da Educação
Set/1992-Out/1997
Curso»Academic program: Grupo Disciplinar de Português e Francês do 3.º Ciclo EB e E. Secundário

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Português(Docente)
  • Francês(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Portalegre
Set/2010-Actual Escola Superior de Educação
Membro de Conselho Editorial


Set/2008-Dez/2009 Departamento de Língua e Literatura Portuguesa e suas Didácticas,Escola Superior de Educação
Membro do Conselho de Departamento


Set/2006-Dez/2009 Escola Superior de Educação
Membro de Conselho Científico


Set/2002-Ago/2003 Departamento de Língua e Literatura Portuguesa e suas Didácticas,Escola Superior de Educação
Membro do Conselho de Departamento






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Instituto Politécnico de Portalegre
Set/2000-Ago/2002 Escola Superior de Educação
- Vice-coordenadora do Curso de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, variante de Português/Francês






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Instituto Politécnico de Portalegre
Out/2010-Out/2010 Escola Superior de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Sessão de sensibilização sobre o Novo Acordo Ortográfico


Fev/2009-Fev/2009 Departamento de Língua e Literatura Portuguesa e suas Didácticas,Escola Superior de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Acção de sensibilização sobre o Novo Acordo Ortográfico, Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, Castelo de Vide






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Instituto Politécnico de Portalegre
Fev/2010-Fev / 2010 Área Científica de Língua e Literatura Portuguesas,Escola Superior de Educação
Formação profissional»Professional education:

   - Sessão de Aprofundamento Regional no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português, sobre o Novo Acordo Ortográfico






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Linha de Acção 8 - Semântica (Núcleo de Estudos de Linguística Contrastiva)
Objectivos»Goals: Esta linha de investigação desenvolveu-se basicamente no quadro teórico das «Operações Predicativas e Enunciativas», proposto por Antoine Culioli, assumindo-se que a descrição metalinguística proposta está necessariamente associada à representação cognitiva e a parâmetros enunciativos abstractos. A investigação no âmbito desta linha conduziu ao aprofundamento do conhecimento nos domínios da determinação nominal e da determinação verbal numa perspectiva transcategorial, visando, como objectivo central, a descrição e a explicação da semântica das estruturas gramaticais subjacentes a fenómenos linguísticos do português europeu contemporâneo..
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Línguas e Literaturas.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Linguística; Enunciação; Modalidade; Transcategorialidade; Determinação nominal; Tempo e aspecto.
2. Gramática e Enunciação, Linha de Investigação 3 - Semântica (Centro de Linguística da UNL)
Objectivos»Goals: Dando continuidade à Linha de Acção 8 - Semântica do Núcleo de Estudos de Linguística Contrastiva, esta linha de investigação desenvolveu-se no quadro teórico das «Operações Predicativas e Enunciativas», proposto por Antoine Culioli, assumindo-se que a descrição metalinguística proposta está necessariamente associada à representação cognitiva e a parâmetros enunciativos abstractos. A investigação no âmbito desta linha conduziu ao aprofundamento do conhecimento nos domínios da modalidade, da determinação nominal e da determinação verbal numa perspectiva transcategorial, visando, como objectivo central, a descrição e a explicação da semântica das estruturas gramaticais subjacentes a fenómenos linguísticos do português europeu contemporâneo..
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Línguas e Literaturas.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Linguística; Enunciação; Determinação nominal; Transcategorialidade; Modalidade; Tempo e aspecto.
3. Gramática e Texto (Centro de Linguística da UNL)
Objectivos»Goals: A investigação desenvolvida por este grupo do CLUNL incide num conjunto diversificado de fenómenos gramaticais e textuais / discursivos a partir de abordagens que incluem e relacionam diferentes perspectivas e quadros teóricos. A equipa tem como característica distintiva o facto de incluir membros de áreas da linguística e formações teóricas distintas, permitindo assim o desenvolvimento de um trabalho mais abrangente sobre os objectos de estudo definidos. O estudo do português europeu – naturalmente incluindo análises contrastivas com outras variedades ou línguas e / ou a inter-relação de perspectivas sincrónicas e diacrónicas – funciona como a principal linha unificadora da investigação desenvolvida pelo grupo..
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Línguas e Literaturas.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Linguística; Gramática; Texto/Discurso.
4. Núcleo de Estudos para a Intervenção Social, Educação e Saúde (NEISES)
Objectivos»Goals: A Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i) é uma estrutura do IPP que tem como missão a promoção de trabalhos de investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico na perspetiva do desenvolvimento regional em todos os domínios patentes no IPP. Os investigadores da C3i desenvolvem, a partir das suas bases de competências científicas, projetos de investigação fundamental e aplicada, financiados pela FCT e por outras agências de financiamento públicas e privadas, nacionais e internacionais. A C3i incentiva ainda a formação avançada de recursos humanos em I&DT, através da participação de investigadores em projetos nas diferentes linhas de investigação desenvolvidas, para além do acolhimento que proporciona a investigadores que cumpram o estatuto de bolseiros. Estão em funcionamento os seguintes núcleos de I&DT: • Núcleo de Sistemas Sustentáveis de Energia, Agricultura e Ambiente (BioEnergia) • Núcleo de Estudos para a Intervenção Social, Educação e Saúde (NEISES) O NEISES apresenta as seguintes Linhas de Investigação: - Território, Comunidades e Desenvolvimento - Educação e Formação - Economia Social e Organizações - Arte, Cultura e Comunicação.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-2012
Projecto Estratégico - UI 3213 - 2011-2012
Referência do projeto»Project reference: PEst-OE/LIN/UI3213/2011.
Concurso para Financiamento de Projectos de IC&DT Estratégicos e de Interesse Público
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2008
A influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo
Referência do projeto»Project reference: POCI/ALE/04.01.02/0097/0002/20.
POCI 2010
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Évora; Instituto Politécnico de Beja; Instituto Politécnico de Portalegre.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2005-2007
TEAM - Teaching in Advanced Multinational Environments-TEAM-Teaching in Advanced Multinational Environments
Referência do projeto»Project reference: 29198-IC-1-2004-1-PT-ERASMUS-M.
SOCRATES-ERASMUS
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Portalegre; Wyzsza Szkola Humanistyczno-Ekonomiczna w Lodzi; Universitatea de Nord din Baia Mare; University of Ostrava - Ostravská univerzita v Ostrave; Queen's University Belfast - Saint Mary's University College.

2003-2006
GRADE - Gramática e Enunciação
Referência do projeto»Project reference: CLUNL-GRADE.
Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2010-
Gramática e Texto: Programma - Processos de Gramaticalização em Português Europeu
Referência do projeto»Project reference: PROGRAMMA.
Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2010
Gramática e Texto: ENUNTIO - Gramática e Enunciação
Referência do projeto»Project reference: ENUNTIO.
Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
1993-1995
A Gramática do Português Medieval - Contributos para a sua Caracterização
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93.
JNICT
Financiador(es)»Funding: Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2011-
FormA - Projecto de Formação sobre o Novo Acordo Ortográfico
Referência do projeto»Project reference: FormA.
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Portalegre.

2005-2006
CBTIC@EB1 - Competências Básicas em TIC nas EB1
Referência do projeto»Project reference: CBTIC@EB1.
Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_C)
Parceiro(s)»Partners: Ministério da Educação; Instituto Politécnico de Portalegre.
Financiador(es)»Funding: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

2002-2005
Programa Internet@EB1 - Internet na Escola
Referência do projeto»Project reference: Internet@EB1.
POS_Conhecimento
Parceiro(s)»Partners: Ministério da Ciência e da Tecnologia; Instituto Politécnico de Portalegre.
Financiador(es)»Funding: Ministério da Ciência e da Tecnologia.

1996-1999
CORAL - Corpus de diálogo etiquetado
Referência do projeto»Project reference: 2/2.1/CSH/795/95.
PRAXIS XXI
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa; Universidade Técnica de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Alemão (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Alemão (Pouco).

Reading
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Alemão (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Alemão (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Ago/2004 - Actual Société de Linguistique Romane, Membro.
Out/1998 - Actual Associação Portuguesa de Linguística, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Oliveira, Teresa. 2002. Valores do conjuntivo em construções sintacticamente dependentes.  In Saberes no Tempo. Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos, ed. Maria Helena Mateus & Clara Nunes Correia, 417 - 425. . Lisboa: Colibri.
2. Oliveira, Teresa. 2000. O conjuntivo nas construções relativas com valor referencial.  In Estudos de gramática portuguesa, ed. Eberhard Gärtner, Christine Hundt & Axel Schönberger, 81 - 98. ISBN: 9783925203718. Frankfurt am Main: TFM.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Oliveira, Teresa. 2013. "«E esta sou eu»: O papel dos sujeitos na construção do texto", Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, 8: 187 - 194.
Maria do Céu Caetano e Clara Nunes Correia (orgs.). .
2. Martins, Maria J. D; Oliveira, Teresa; Barros, João P; Santo, José E; Trindade, Vítor M; Bonito, Jorge. 2011. "Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal", Revista Iberoamericana de Educación, 56: 159 - 177.
3. Bonito, Jorge; Saraiva, Margarida; Fialho, Isabel; Barros, João P; Santo, José E; Martins, Maria J. D; Oliveira, Teresa. 2009. "Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório / Representations of quality of education by students of nursing: an exploratory study", Revista Galego Portuguesa de Psicoloxía e Educación 17, 1.2: 141 - 153.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Oliveira, Teresa. 2011. "O papel dos sujeitos na construção da narrativa literária", Trabalho apresentado em 27.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos selecionados do 27.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
(no prelo).
2. Oliveira, Teresa. 2010. "Sobre a construção inferencial do conhecimento a partir de três verbos de percepção sensorial", Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Seleccionados, Porto.
Costa, Armanda; Isabel Falé & Pilar Barbosa (orgs.).

3. Martins, Maria J. D; Oliveira, Teresa; Bonito, Jorge. 2009. "Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
4. Oliveira, Teresa. 2004. "A propos de la traduction des temps verbaux: le conditionnel et le futur", Trabalho apresentado em XXIVe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes, In Actes du XXIVe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (Aberystwyth, 1er-6 août 2004), Aberystwyth.
5. Oliveira, Teresa. 2003. "Algumas questões sobre a tradução dos tempos verbais", Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, 2003), Lisboa.
6. Neves, Janete B; Oliveira, Teresa. 2003. "Estratégias linguísticas de distanciamento no jornalismo: as construções mediatizadas", Trabalho apresentado em VIII Simposio Internacional de Comunicación Social, In Actas del VIII Simposio Internacional de Comunicación Social (Santiago de Cuba, 2003), Santiago de Cuba.
7. Oliveira, Teresa. 2002. "Alternância de modos e tempos verbais: análise de casos", Trabalho apresentado em XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Porto, 2002), Porto.
8. Oliveira, Teresa. 1999. "Para uma nova abordagem do ensino da frase complexa", Trabalho apresentado em 1º Encontro Nacional de Investigação - Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor, In Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor, Lisboa.
9. Oliveira, Teresa. 2000. "O futuro e o condicional como marcadores de mediativo", Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, 2000), Coimbra.
10. Oliveira, Teresa. 1999. "Para uma abordagem enunciativa do conjuntivo", Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Faro, 1999), Faro.
11. Oliveira, Teresa. 1998. "O funcionamento nominal e verbal e a interpretação das construções relativas", Trabalho apresentado em VIII Congresso da Assel-Rio, In Estudos da Linguagem: Renovação & Síntese. Anais do VIII Congresso da Assel-Rio (Rio de Janeiro, UFRJ, Novembro 1998), Rio de Janeiro.
12. Oliveira, Teresa. 1998. "Para uma descrição enunciativa do marcador quem", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, 1998), Aveiro.
13. Oliveira, Teresa. 1997. "As construções relativas do tipo um N que em interpretação específica", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, 1997), Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Oliveira, Teresa; Neves, Janete B. 2007. "Estratégias linguísticas de distanciamento no discurso jornalístico", Aprender - Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 31: 49 - 55.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Oliveira, Teresa. 2010. "Para a análise gramatical de formas de construção metafórica do conhecimento no texto jornalístico", Trabalho apresentado em 9.º WGT - Work(shops) em Gramática e Texto - Formas & Construções, In Cadernos WGT - Work(shops) em Gramática & Texto - Formas & Construções, Lisboa.
Correia, Clara Nunes (org.). Policopiado e publicado em linha.

2. Neves, Janete B; Oliveira, Teresa. 2011. "Aspectos enunciativos da ironia no jornalismo: estudo de caso específico", Trabalho apresentado em 11.º WGT - Work(shops) em Gramática e Texto - Oficina de trabalho, In Cadernos WGT - Work(shops) em Gramática e Texto - Oficina de trabalho , Lisboa.
Gonçalves, Matilde (org.). Policopiado e publicado em linha.

3. Oliveira, Teresa. 2011. "Os valores de intersubjectividade na análise semântica: a marcação da distância", Trabalho apresentado em 12.º WGT - Work(shops) em Gramática & Texto - Formação avançada em G&T, In Cadernos WGT - Work(shops) em Gramática & Texto - Formação avançada em G&T, Lisboa.
Caetano, Maria do Céu & Correia, Clara Nunes (orgs.). Policopiado e publicado em linha.




Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Oliveira, Teresa. Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de caso,3.ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto / GRATO 2013,Lisboa,2013 (Comunicação).
2. Oliveira, Teresa. Perception verbs of smell, taste and hearing as markers of evidentiality in Portuguese,Chronos 10: 10th international conference on tense, aspect, modality and evidentiality,Birmingham,2011 (Comunicação).
3. Oliveira, Teresa. Pontuação e estruturação textual num excerto do Memorial do Convento,I Colóquio de Cultura Contemporânea: Saramago - o escritor universal,Portalegre,2011 (Comunicação).
4. Neves, Janete B; Oliveira, Teresa. Aspetos enunciativos da ironia no jornalismo: estudo de caso específico,11.º WGT – Work(shops) em Gramática e Texto – Oficina de trabalho,Lisboa,2011 (Comunicação).
5. Oliveira, Teresa. Valores de intersubjectividade na análise semântica,12.º WGT – Work(shops) em Gramática & Texto – Formação avançada em G&T,Lisboa,2011 (Comunicação).
6. Oliveira, Teresa. «E esta sou eu»: O papel dos sujeitos na construção do texto,2.ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto / GRATO 2011,Lisboa,2011 (Comunicação).
7. Oliveira, Teresa. O papel dos sujeitos na construção da narrativa literária,27.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2011 (Comunicação).
8. Martins, Maria J. D; Oliveira, Teresa; Barros, João P; Santo, José E; Bonito, Jorge; Trindade, Vítor M. Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior do Alentejo,II Seminário de I&DT: Consolidar o conhecimento, perspectivar o futuro,Portalegre,2010 (Comunicação).
Aceite para publicação, em Janeiro de 2011.
9. Oliveira, Teresa. Para a análise gramatical de formas de construção metafórica do conhecimento no texto jornalístico,9.º WGT – Work(shops) em Gramática e Texto – Formas & Construções,Lisboa,2010 (Comunicação).
10. Oliveira, Teresa. Cheira a esturro, soa a falso, mas sabe a pouco: sobre a construção inferencial do conhecimento a partir de três verbos de perceção sensorial,26.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2010 (Comunicação).
11. Martins, Maria J. D; Oliveira, Teresa; Barros, João P; Santo, José E; Bonito, Jorge; Trindade, Vítor M; Saraiva, Margarida; Fialho, Isabel; Cid, Marília. Conceptions of teachers and students about quality in higher education in the south of Portugal,11th European Congress of Psychology,Oslo,2009 (Comunicação).
12. Bonito, Jorge; Saraiva, Margarida; Trindade, Vítor M; Barros, João P; Santo, José E; Martins, Maria J. D; Oliveira, Teresa; Fialho, Isabel; Cid, Marília. Representações da Qualidade do Ensino dos Alunos de Enfermagem no Alentejo: Um Estudo Exploratório,International Conference Excellence and Superior Performance / Conferência Internacional Excelência e Rendimento Superior,Braga,2008 (Comunicação).
13. Oliveira, Teresa. Sobre a tradução dos tempos verbais: algumas questões sobre o condicional e o futuro,Primeiro Fórum de Partilha Linguística,Lisboa,2006 (Comunicação).
14. Oliveira, Teresa. A propos de la traduction des temps verbaux : le conditionnel et le futur,XXIVe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes,Aberystwyth,2004 (Comunicação).
15. Oliveira, Teresa. Algumas questões sobre a tradução dos tempos verbais,19.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação).
16. Oliveira, Teresa. Alternância de modos e tempos verbais: análise de casos,18.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2002 (Comunicação).
17. Oliveira, Teresa. O futuro e o condicional como marcadores de mediativo,16.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação).
18. Oliveira, Teresa. Para uma abordagem enunciativa do conjuntivo,15.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Faro,1999 (Comunicação).
19. Oliveira, Teresa. Para uma nova abordagem do ensino da frase complexa,1.º Encontro Nacional de Investigação e Formação: Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor,Lisboa,1999 (Comunicação).
20. Oliveira, Teresa. O conjuntivo nas construções relativas com valor referencial,Colóquio Internacional «A investigação do Português na África, América, Ásia e Europa: balanço crítico e discussão do ponto actual das investigações»,Berlim,1998 (Comunicação).
21. Oliveira, Teresa. Para uma descrição enunciativa do marcador 'quem',14.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,1998 (Comunicação).
22. Oliveira, Teresa. O funcionamento nominal e verbal e a interpretação das construções relativas,VIII Congresso da Associação de Estudos da Linguagem do Estado do Rio de Janeiro (ASSEL-RIO) – Estudos da Linguagem: Renovação & Síntese,Rio de Janeiro,1998 (Comunicação).
23. Oliveira, Teresa. As construções relativas do tipo um N que em interpretação específica,13.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,1997 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Rosalina Véstea, (título a confirmar), 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação em Animação Sociocultural) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Dora Neto, O jornal escolar como motivação para a leitura e para a escrita, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ensino Básico - 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
2. Natércia Ferreira, A aquisição do Português como segunda língua, na educação pré-escolar, num contexto intercultural de integração, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação de Infância) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
3. Patrícia Mendes, A funcionalidade da linguagem escrita. A escola enquanto agente primordial na aprendizagem do código escrito, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ensino Básico - 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
4. Ana Maria Soares Lopes, Genealogias e testemunhos orais na Escola Básica 1 de Santo Aleixo, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
5. Agostinha Madureira Mendes, Formar verdadeiros leitores/escritores - uma proposta de trabalho, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
6. Maria José Constantino, (título a confirmar), 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
7. Joaquina Marques Estrada Martins, Hábitos de leitura - Motivação e compreensão da leitura/escrita, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
8. Ermelinda C. Correia Pinheiro Chambel Gonçalves, Literacia, um objectivo a alcançar, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).
9. Elvira Rosa Nunes Charro, Escrita: competência linguística e competência textual, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Portalegre (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Novo Acordo Ortográfico – Sessão de sensibilização, 2010 (Outra).
Nome do evento: Semana da ESEP; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Portalegre; Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Educação de Portalegre.
2. O Acordo Ortográfico nos Media, 2010 (Seminário).
Nome do evento: O Acordo Ortográfico nos Media; Nome da Instituição: Área científica de Jornalismo, Comunicação e Tecnologias da Informação (ESEP); Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Educação de Portalegre.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea: A Mulher na Literatura e Outras Artes, 2012 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea: A Mulher na Literatura e Outras Artes; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre; Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
2. I Colóquio de Cultura Contemporânea: Saramago – o escritor universal, 2011 (Encontro).
Nome do evento: I Colóquio de Cultura Contemporânea: Saramago – o escritor universal ; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Portalegre; Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Educação de Portalegre.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Oliveira, Teresa. Aprender, de 2010/09/01 até 2014/01/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Escola Superior de Educação de Portalegre.
2. Oliveira, Teresa. Aprender, de 2012/05/01 até 2013/08/02, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: Escola Superior de Educação de Portalegre.
Coordenadora da equipa de revisão.

3. Oliveira, Teresa. Aprender, de 2001/10/01 até 2002/09/30, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: Escola Superior de Educação de Portalegre.
Coordenadora da equipa de revisão.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
22

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
23

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
23

Total
Dados complementares
(Additional data)
17

Orientações
Orientations
10
Participação em Eventos
Event participation
4
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 1392 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 30-09-2014 às 14:27:40
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis