Eduardo Zilles Borba
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
22/08/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Eduardo Zilles Borba |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Zilles Borba, Eduardo |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação. Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2013 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências da Informação
(3 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2006-2008 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ciências da Comunicação
(2 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2000-2004 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Jornalismo
(4 anos » years)
.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
Brasil. Com o tipo » With the type:
Equivalência » Equivalence.
|
Formação complementar ( studies)
2014-2014 |
Curso de curta duração Short course |
Autodesk 3D Studio Max.
Centro de Formações Flag,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
PhD Summer School (Metodologias de Investigação Científica).
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Tipografia: o universo dos caracteres.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Treinamento Adobe Ilustrator CS3.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Treinamento Adobe Photoshop CS3.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Design Editorial e Infografia.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Design gráfico e Publicidade.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2005-2006 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado.
Escola Superior de Propaganda e Marketing,
Brasil.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Criatividade na criação de interfaces digitais.
Alfamídia,
Brasil.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Usabilidade e Arquitetura da Informação.
Simples Consultoria e Formação,
Brasil.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Webmarketing (SEO, e-Nesletter, Google Adwords).
Web Business Inteligence Brazil,
Brasil.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Fotografia Documental.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
Brasil.
|
2003-2003 |
Curso de curta duração Short course |
Design Multimedia (Flash, A.Script, DreamWeaver).
Alfamídia,
Brasil.
|
2003-2003 |
Curso de curta duração Short course |
Design Gráfico (Photoshop, Corel).
Alfamídia,
Brasil.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Webwrtiting: escrita jornalística para a web.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
Brasil.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade de São Paulo |
Ago/2014-Actual |
Investigador Principal |
Universidade Fernando Pessoa |
Dez/2010-Actual |
Assistente de Investigação |
Universidade de São Paulo |
Jul/2012-Set/2012 |
Assistente de Investigação |
Out/2006-Dez/2010 |
Consultor e formador |
Patamar de Ideias Inc. Corp. |
Ago/2009-Nov/2010 |
Coordenador de Comunicação |
Universidade Fernando Pessoa |
Set/2006-Set/2008 |
Assistente de Investigação |
Dez/2004-Set/2006 |
Repórter (impresso, web) |
Connective Media - Soluções para Web |
Jan/2004-Mar/2005 |
Designer (Criativo/DA) |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
Set/2003-Set/2004 |
Estagiário (designer editorial) |
Jun/2001-Jun/2002 |
Estagiário (Jornalismo) |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014- Paradigmas da Percepção em Simuladores Digitais: a noção do híbrido na experiência publicitária com a paisagem (urbana) projetada
em realidade virtual imersiva
|
Referência do projeto»Project reference: 305084/2014-3. Parceiro(s)»Partners:
Universidade de São Paulo. Financiador(es)»Funding:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
|
2009- Bigposter. A cidade através do grande cartaz: um registo em imagens, análises e estudos |
Referência do projeto»Project reference: UFP. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Universidade Fernando Pessoa.
|
2011-2014 A génese do jornalismo: Periódicos noticiosos do século XVII em Portugal e na Europa |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CCI-JOR/110038/2009. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Fernando Pessoa; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Investigação Media e Jornalismo; Universidade da Beira Interior. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2006-2011 A Teorização do Jornalismo em Portugal: Das origens a Abril de 1974 |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CCI-JOR/100266/2008. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Fernando Pessoa; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Investigação Media e Jornalismo; Universidade da Beira Interior. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Universidade Fernando Pessoa.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2006 |
Prêmio Assintecal / Interpares de Jornalismo,
Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefato).
|
2006 |
Bolseiro de Investigação Científica (Mestrado),
Alban Programme - Comissão Europeia para Educação.
|
2007 |
Finalista no Concurso do Logotipo e Identidade Visual,
AEIOU Multimédia.
|
2007 |
Finalista no Concurso do Logotipo e Identidade Visual (menção honrosa),
MVM TV.
|
2010 |
Bolseiro de Investigação Científica (Doutoramento),
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
|
2004 |
3º Lugar (Agência Experimental de Comunicação),
11º Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.
|
2014 |
Atração de Jovens Talentos,
CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil).
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2014 - Actual |
IAMCR - Internation Association for Media and Communication Research, Membro fundador.
GT - Visual Culture.
|
Jan/2012 - Actual |
CLEPUL, Membro.
Membro colaborador.
|
Jan/2011 - Actual |
SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Ciêcias da Comunicação, Membro.
GT - Publicidade.
|
Jan/2011 - Actual |
INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação , Membro.
|
Jan/2011 - Actual |
ECREA - European Communication Research and Education Association, Membro.
GT - Digital Culture, GT - Media & City, GT - Audience & Reception Studies.
|
Set/2006 - Actual |
CECLICO, Membro.
Membro colaborador.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Sousa, Jorge P; Castelo Branco, M. C; Pinto, Mario; Zilles Borba, E; Teixeira, Patrícia; Pernes, Duarte; Moreira, Cláudio. 2012. Estudos sobre o Mercúrio Português (1663-1667). Discurso e Contexto.. ed. 1, ISBN: 978-989-654-099-9. Covilhã: Livros LabCom.
|
|
|
|
2. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Machado, Liliana; Silva, Nair; Teixeira, Patrícia. 2011. Achegas à construção do Pensamento Jornalístico Português. ed. 1, ISBN: 978-989-654-076-0. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
|
|
|
|
3. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Pinto, Mario; Lima, Maria E; Tuna, Sandra; Machado, Liliana; Teixeira, Patrícia. 2011. António Rodrigues Sampaio: jornalista (e) político no Portugal oitocentista. ed. 1, ISBN: 978-989-654-061-4. Covilhã: LabCom.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Jorge P; Castelo Branco, M. C; Pinto, Mario; Zilles Borba, E; Tuna, Sandra; Silva, Gabriel; Silva, Nair; Delicato, Mônica; Duarte, Carlos; Teixeira, Patrícia. 2011. A Gazeta “da Restauração” - Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso. ed. 1, 2 vols., ISBN: 978-989-654-060-9. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
|
|
|
|
5. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Pinto, Mario; Pinto, Ricardo J; Silva, Gabriel; Silva, Nair; Teixeira, Patrícia; Ciancio, Patrísia; Duarte, Carlos; Delicato, Mônica. 2010. O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974. ed. 1, 2 vols., ISBN: 978-989-654-057-9. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. BigPoster: construção imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual. In Literatura & Jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, ed. Patim, I; Hilário, F.; Seabra, D.; Estrada, R. , 319 - 324. . Lisboa: Esfera do Caos.
|
|
|
|
2. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero. In Literatura & Jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, ed. Patim, I; Hilário, F.; Seabra, D.; Estrada, R., 305 - 318. . Lisboa: Esfera do Caos.
|
|
|
|
3. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E. 2012. Jornalismo e cultura impressa na segunda metade do século XVII. In Estudos sobre o Mercúrio Português (1663-1667). Discurso e Contexto., 107 - 197. ISBN: 978-989-654-099-9. Covilhã: Livros LabCom.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Teixeira, Patrícia; Machado, Liliana. 2011. O Pensamento Jornalístico Português nos alvores dos anos 40: O contributo do "Boletim do Sindicato nacional dos Jornalistas"
(1941-1945). In Achegas à Construção do Pensamento Jornalístico Português, ed. Sousa, Jorge P., 4 - 144. ISBN: 9789896540760. Covilhã: LabCom/Universidade da Beira Interior..
|
|
|
|
5. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Silva, Nair; Teixeira, Patrícia; Machado, Liliana. 2011. Discurso metajornalístico na "Gazeta Literária", um jornal de jornalistas para os jornalistas do Porto.. In Achegas à Construção do Pensamento Jornalístico Português., ed. Sousa, Jorge P., 357 - 421. ISBN: 9789896540760. Covilhão: Livros LabCom/Universidade da Beira Interior.
|
|
|
|
6. |
Borba, Eduardo Z; Sousa, Jorge P. 2010. O advento do estudo do jornalismo em Portugal: 1644 – 1910. In O Pensamento Jornalístico Português, 58 - 176. . Covilhã: LabCom. |
|
|
|
7. |
Borba, Eduardo Z; Sousa, Jorge P; Silva, Nair; Duarte, Carlos; Teixeira, Patrícia. 2010. Gazeta "da Restauração" - análise do discurso. In Gazeta "da Restauração": primeiro periódico português, 102 - 347. . Covilhã: LabCom. |
|
|
|
8. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E. 2010. A teorização do jornalismo em Portugal: Estado Novo - 2ª parte (de Junho de 1958 a Abril de 1974. In O Pensamento Jornalístico Português, 354 - 438. . Covilhã: LabCom. |
|
|
|
9. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Silva, Nair; Duarte, Carlos; Delicato, Mônica. 2010. Indicadores de produção bibliográfica portuguesa sobre jornalismo até à Revolução de 25 de Abril de 1974.. In O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974., ed. Sousa, Jorge P., 1 - 22. ISBN: 9789896540579. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior..
|
|
|
|
10. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Teixeira, Patrícia; Delicato, Mônica; Silva, Gabriel; Silva, Nair; Duarte, Carlos. 2010. A teorização do jornalismo em Portugal até 1974: Uma visão global.. In O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974., ed. Sousa, Jorge P., 23 - 152. ISBN: 9789896540579. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
|
|
|
|
11. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Zilles Borba, E. 2009. Migrações e Publicidade. In Literatura e Geografia: IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - da Geografia das palavras à Geografia das Migrações, ed. Pantim, Isabel (Ed.), 473 - 486. . Porto: Edições UFP.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Zilles Borba, E. 2014. "Percepção visual em mundos virtuais. Consumindo mensagens publicitárias através dos olhos do avatar", Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas 2, 1: 48 - 25.
|
|
|
|
2. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Ciber-urbanidade: um ambiente cognitivo e interativo para exploração do Outdoor personalizado", Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2013, 5: 203 - 213.
|
|
|
|
3. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Zilles Borba, E. 2011. "Outdoor Personalizado:base de dados on-line e perspectivas de análise", Revista de Ciência da Comunicação da UM, 2: 120 - 132.
|
|
|
|
4. |
Zilles Borba, E. 2008. "O cibermarketing no futebol", Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), 1: 1 - 10.
|
|
|
|
5. |
Borba, Eduardo Z; Sousa, Jorge P; Silva, Nair; Silva, Gabriel; Delicato, Mônica. 2007. "Indicadores de produção bibliográfica portuguesa sobre jornalismo até à Revolução de 25 de Abril de 1974", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, 4: 20 - 33. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Zilles Borba, E. 2014. "Construindo um modelo digital: proposta de metodologia para o estudo do cartaz publicitário através de narrativas digitais", Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP, In Actas do Dias da Investigação na UFP, Porto.
|
|
|
|
2. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. "O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade", Trabalho apresentado em II Confibercom - Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, In Actas do II Confibercom, Braga.
|
|
|
|
3. |
Zilles Borba, E. 2014. "Body, image and (urban) space. Illusions of the physical presence in out-of-home advertising observation experience through
a computer screen", Trabalho apresentado em IAMCR 2014 Conference, In IAMCR 2014 Proceedings, Hyderabad.
|
|
|
|
4. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2012. "A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero.", Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, In Actas do V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas, Ponte de Lima. |
|
|
|
5. |
Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E. 2012. "BigPoster: construção imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual.", Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos Ciências e Cultura - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos., In Actas do V Encontro de Estudos Ciencias e Cultura, Ponte de Lima. |
|
|
|
6. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Urban space design in virtual worlds. An analyses to the aesthetic-spatial and narrative-functional communication of out-of-home
advertising in cybercities, metaverses and videogames (urban) landscape.", Trabalho apresentado em 4th Ecrea - European Communication Conference, In Actas 4th ECREA - Social Media and Global Voices, Istanbul (Turquia).
|
|
|
|
7. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2011. "Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos", Trabalho apresentado em IX Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, In Actas do IX Congresso Lusocom, São Paulo (Brasil).
|
|
|
|
8. |
Zilles Borba, E. 2011. "Infografia de imprensa: do papel ao digital", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo, In Actas on-line (textos completos das comunicações), Lisboa (Portugal).
|
|
|
|
9. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2011. "Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no cenário físico: perspectivas par a sua virtualização.", Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas, In Actas do VII SOPCOM, Porto (Portugal). |
|
|
|
10. |
Zilles Borba, E. 2011. "Visual perception in metaverse. Consuming advertising through the avatar's eyes.", Trabalho apresentado em SLActions 2011 - Research Conference in the Second Life world, In Papers SLActions 2011, Hong Kong (China).
|
|
|
|
11. |
Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E. 2011. "BigPoster, o portal da publicidade exterior personalizada", Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas, In Actas do VII SOPCOM, Porto. |
|
|
|
12. |
Zilles Borba, E. 2009. "Infografia Multimedia: reflexões sobre uma ferramenta para o jornalismo digital", Trabalho apresentado em IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, In Actas do evento: IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, Porto (Portugal). |
|
|
|
13. |
Zilles Borba, E. 2009. "Ciberadepto: o perfil do cibernauta português nos websites dos clubes de futebol", Trabalho apresentado em 6ºSOPCOM / 8ºLUSOCOM, In Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, Lisboa (Portugal).
|
|
|
|
14. |
Borba, Eduardo Z; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2008. "Migrações e Publicidade", Trabalho apresentado em IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura e Geografia, In Actas do IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura e Geografia - Da Geografia das Palavras a Geografia
das Migrações, Ponte de Lima (Portugal). |
|
|
|
15. |
Zilles Borba, E. 2008. "Online trends for the football sector", Trabalho apresentado em 2nd Ecrea - European Communication Conference, In Actas 2nd ECREA - Policies and Culture in Europe, Barcelona (Espanha).
|
|
|
|
16. |
Zilles Borba, E. 2008. "Bola na Rede: uma metodologia para investigação de websites de clubes de futebol", Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, In Multimedia III Jornadas de Publicidade e Comunicação: , Porto (Portugal). |
|
|
|
17. |
Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E. 2008. "O contributo de José Agostinho de Macedo para a crítica ao jornalismo em Portugal", Trabalho apresentado em VI SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, In Actas VI SBPJor, São Paulo (Brasil). |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2013. "Outdoor personalizado: um ambiente digital para explorara a mídia exterior", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2013, In Diseño 2013, Buenos Aires.
|
|
|
|
2. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Outdoor personalizado: um quadro teórico sobre a sua comunicação no espaço físico", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2012, In Actas Diseño 2012, Buenos Aires. |
|
|
|
3. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Outdoor personalizado: a experiência do flâneur com suas componentes de comunicação", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2012, In Actas Diseño 2012, Buenos Aires. |
|
|
|
4. |
Zilles Borba, E. 2010. "La publicidad exterior adaptada a una realidad virtual", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010, In Actas do evento, Buenos Aires (Argentina). |
|
|
|
5. |
Zilles Borba, E. 2009. "Diseño para Internet: arquitecturación de los contenidos en las paginas web de clubs de fútbol", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010, In Actas Diseño 2009, Buenos Aires (Argentina).
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Zilles Borba, E. 13 mar. 2006. "O aumento das exportações brasileiras de calçados para a Europa tem gerado uma grande expectativa para os fabricantes nacionais" Exclusivo, 4 - 5.
|
2. |
Borba, Eduardo Z. 02 mar. 2006. "Otimize processos com os fornecedores através da web" Gestão & Negócios (Suplemente Jornal Exclusivo), 5 - 5.
|
3. |
Borba, Eduardo Z. 16 jan. 2006. "Europeus suspeitam que calçado chinês tenha produtos tóxicos" Jornal Exclusivo, 14 - 15. |
4. |
Borba, Eduardo Z. 05 jan. 2006. "Cuidados com a utilização do e-mail marketing" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 5 - 5. |
5. |
Borba, Eduardo Z. 05 jan. 2006. "Venezuela, uma incógnita: participação do país no Mercosul causa divergências entre empresários e países-membros" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 4 - 4. |
6. |
Zilles Borba, E. 25 nov. 2005. "Comunicação na Internet requer planejamento" Exclusivo, 5 - 5.
|
7. |
Borba, Eduardo Z. 21 nov. 2005. "Posicionamento é fundamental em ambientes digitais" Jornal Exclusivo, 8 - 9. |
8. |
Borba, Eduardo Z; Kröff, Sílvia; Stumm, Vera. 01 nov. 2005. "Administrando corporações em momentos turbulentos" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 8 - 11. |
9. |
Borba, Eduardo Z. 01 nov. 2005. "A caravana da internet percorre o Brasil" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 5 - 5. |
10. |
Borba, Eduardo Z. 03 ago. 2005. "Usabilidade colabora no aumento das vendas" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 4 - 5. |
11. |
Borba, Eduardo Z. 18 abr. 2005. "A hora é de investimentos em automação" Jornal Exclusivo, 22 - 23. |
12. |
Borba, Eduardo Z. 18 abr. 2005. "Calçado brasileiro está cada vez mais presente na Espanha" Jornal Exclusivo , 25 - 26. » Esta publicação é resultado de uma série de reportagens produzidas por Eduardo Zilles Borba quando foi jornalista enviado
especial do Grupo Editorial Sinos para a Espanha.
. |
13. |
Borba, Eduardo Z. 23 jan. 2005. "Produto brasileiro pode se beneficiar com impasse entre China e UE" Jornal Exclusivo, 18 - 19. |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Ciber-urbanidade: modelo digital de exploração ao Outdoor personalizado,2014.
|
2. |
Borba, Eduardo Z. You Got News,2009. |
3. |
Borba, Eduardo Z. Furniture Traders Tracking System,2004. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: um ambiente digital para explorara a mídia exterior,Encuentro Latinoamericano de Diseño 2013,Buenos Aires,2013 (Poster).
|
2. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: a experiência do flâneur com suas componentes de comunicação,Encuentro Latinoamericano de Diseño,Buenos Aires,2012 (Poster). |
3. |
Zilles Borba, E. A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero,V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos",Ponte de Lima,2012 (Comunicação).
|
4. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Urban space design un virtual worlds. An analyses to the aesthetic-spatial and narrative-functional communication of out-of-home
advertising in cybercities, metaverses and videogames (urban) landscape,4th ECREA,Istambul,2012 (Comunicação).
|
5. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: um quadro teórico sobre sua comunicação no espaço físico,Encuentro Latinoamericano de Diseño,Buenos Aires,2012 (Poster). |
6. |
Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E. Bigposter: construçáo imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual,V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos",Ponte de Lima,2012 (Comunicação).
|
7. |
Zilles Borba, E. Visual Perception in metaverse. Consuming advertising through the avatar's eyes.,SL Actions 2011,Hong Kong,2011 (Conferência ou palestra).
|
8. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no espaço físico: perspectivas para a sua virtualização,7ºSOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
|
9. |
Zilles Borba, E. Infografia de Imprensa: do papel ao digital,Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011,Lisboa,2011 (Comunicação).
|
10. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos,IX LusoCom,São Paulo,2011 (Comunicação). |
11. |
Zilles Borba, E. La publicidad exterior adaptada a una realidad virtual,Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010,Buenos Aires,2010 (Poster). |
12. |
Zilles Borba, E. Diseño para Internet: arquitectura de los contenidos en las paginas web de los clubs de futbol,Encuentro Latinoamericano de Diseño 2009,Buenos Aires,2009 (Poster). |
13. |
Zilles Borba, E. Ciberadepto: o perfil do cibernauta português nos websites dos clubes de futebol,6ºSOPCOM / 8ºLUSOCOM,Lisboa,2009 (Comunicação). |
14. |
Zilles Borba, E. Infografia Multimédia: Reflexões sobre uma ferramenta para o Jornalismo on-line,IV Jornadas Internacionais de Jornalismo,Porto,2009 (Comunicação).
|
15. |
Zilles Borba, E. Bola na Rede: uma metodologia para investigação de websites de clubes de futebol,III Jornadas de Publicidade e Comunicação,Porto,2008 (Comunicação). |
16. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Zilles Borba, E. Super Bock: análise estratégica da mensagem publicitária patente nos outdoors,IV Encontro de Estudos Sobre Ciências e Cultura,IV Encontro e Estudos Sobre Ciências e Cultura: Migrações e Publicidade,Ponte de Lima,2008 (Congresso). |
17. |
Zilles Borba, E; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Migrações e Publicidade,IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas,Ponte de Lima,2008 (Comunicação). |
18. |
Zilles Borba, E. Online trends for the football sector,2ºECREA,Barcelona,2008 (Comunicação). |
19. |
Zilles Borba, E. Comunicação interactiva: reflexões sobre a interface web centrada no internauta,Seminário em Comunicação Estratégica,Porto,2007 (Seminário). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Zilles Borba, E. Uma conversa sobre agências de comunicação digital, 2014 (Outra), promovido por Disciplina "Empresas de Comunicação e Direitos de Imagem". Duração: 4 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Borba, Eduardo Z. Infografia Multimédia, 2010 (Extensão), promovido por Universidade Fernando Pessoa. Duração: 4 horas. Local: Agência de Comunicação da UFP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
|
3. |
Borba, Eduardo Z. Criatividade com o Adobe Flash, 2008 (Extensão), promovido por Universidade Fernando Pessoa. Duração: 4 horas. Local: Agência de Comunicação da UFP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Tuna, Sandra; Viana, Fernanda. Portal Bigposter,2011. Trata-se de um portal de Publicidade exterior com os seguintes objectivos: 1. Sistematizar a Publicidade Exterior Personalizada,
na cidade do Porto. Num segundo momento será alargado a outras cidades. 2. Construir um banco de imagens de Publicidade Exterior,
tendo como critério de selecção o CAE (Códigos de Actividade Económica. 3. Disponibilizar um corpus sobre Publicidade Exterior
rico em informação (textos, fotografias, vídeos e infografias) que permita uma abordagem multidisciplinar. 4. Reunir e disponibilizar
todos os estudos que sejam efectuados, tendo por base o corpus que o portal disponibiliza. 5. Contribuir para o estudo e problematização
da Publicidade Exterior Personalizada. 6. Produzir investigação que permita inovar na Publicidade Exterior. Conta-se para
já, nesta fase, a colaboração valiosa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 7. Disponibilizar informação sobre
os estudos de Doutoramento, Mestrado, Graduação e outros, em curso. 8. Disponibilizar informação genérica sobre Publicidade
Exterior. 9. Permitir uma pesquisa rápida e eficiente de todos os conteúdos que o portal disponibiliza. 10. Propagar o conhecimento
sobre a Publicidade Exterior para profissionais, investigadores, estudantes e outros interessados. 11. Destacar as valências
da Publicidade Exterior. 12. Envolver outras universidades estrangeiras.
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Zilles Borba, E; Cabrera, Ana; Baptista, Carla; Martins, Carla; Castilho, Fernanda; Ferin, Isabel; Sousa, Jorge P; Brites, Maria; Manso, Natalia H; Contreiras, Patrícia; Lamy, Sonia. IV Seminário Internacional em Media, Jornalismo e Democracia.,2012 (Seminário / Organização).
|
2. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Tipografia - o universo dos caracteres: reflexões sobre a publicidade exterior.,2011 (Seminário / Organização). |
3. |
Zilles Borba, E; Seabra, Daniel. Convivências e Lazeres, Espaços de Sociabilidade Total,2011 (Seminário / Organização). |
4. |
Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E; Viana, Fernanda; Tschimmel, Katja. Concurso dos trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome
e blogue.,2011 (Concurso / Organização). |
5. |
Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. O cartaz no estágio de comunicação integrada.,2011 (Seminário / Organização). |
6. |
Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Adobe Ilustrator CS3,2009 (Seminário / Outra). |
7. |
Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Adobe Photoshop CS3,2009 (Seminário / Outra). |
8. |
Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Design Editorial e Infografia,2008 (Seminário / Outra). |
9. |
Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Criatividade com o Adobe Flash,2008 (Seminário / Outra). |
10. |
Zilles Borba, E; Patim, Isabel; Mesquita, Francisco; Hilario, Fernando; Cabral, Alcinda; Ponce de L. I. IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas – da Geografia das Palavras à Geografia das Migrações,2008 (Encontro / Organização). |
11. |
Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Recursos Hídricos - uma perspectiva global,2008 (Seminário / Outra). |
12. |
Borba, Eduardo Z. III Jornadas de Publicidade e Comunicação,2008 (Congresso / Outra). |
13. |
Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Design Gráfico,2007 (Seminário / Outra). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Zilles Borba, E; Behrend, Martin; Giacomet, Rodrigo. 50 minutos,2012 (Mesa redonda).
|
2. |
Zilles Borba, E; Feijó, Alceu. Panorama,2010 (Mesa redonda).
|
3. |
Borba, Eduardo Z; Ferreira, Nelson. Sociedade Anónima,2006 (Entrevista).
|
4. |
Zilles Borba, E. A história da guitarra elétrica,2005 (Outra).
|
Obra de artes visuais Visual art production |
1. |
Borba, Eduardo Z. Australásia: uma viagem pela Austrália, Nova Zelândia e Indonésia com Eduardo Zilles Borba,2004 (Fotografia). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Concurso dos trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome
e blogue., 2011, Universidade Fernando Pessoa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
56 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
16 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
11 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
22 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
5 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
13 |
Jornais de notícias Newspapers |
13 |
Produção técnica Technical production |
43 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
3 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
40 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1020
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
07-10-2014
às
20:27:27
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|