| 
               
                  | Ana Carrelhas de Albuquerque |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												29/09/2014 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Ana Carrelhas de Albuquerque |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Albuquerque, A. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Investigador Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
 R. Jardim do Tabaco, 34
 Lisboa
 1149--041 Lisboa
 Portugal
 Telefone: (+351)218811700
 Fax: (+351)218860954
 Correio electrónico: aalbuquerque@ispa.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2005-2010 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Psicologia Educacional
                        							(5 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2013-2013 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Dislexia - Avaliação e Intervenção. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2012-2013 | Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation
 |  
                     | Estudos Aprofundados em Psicologia. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Unfilled.org - teaching kids how to read and write |  
                  
                     | Dez/2013-Actual | Assessoria |  
                  
                     | Universidade de São Paulo |  
                  
                     | Ago/2013-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Set/2013-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Set/2012-Jul/2013 | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Jan/2011-Ago/2012 | Investigador Auxiliar |  
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
               
                  
                     | Unfilled.org - teaching kids how to read and write |  
                  
                     | Dez/2013-Actual |  |  
                     | Consultoria científica e pedagógica |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2013- Alfabetização e Linguagem Escrita Emergente - Intervenção com Crianças de Educação Infantil
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NA. |  
                  
                     | 2011- O Impacto de Programas de Escrita Inventada com Crianças em Idade Pré-Escolar na Aquisição Precoce da Leitura-The Impact of Invented Spelling Programmes with Preschool-Age Children on Early Reading Acquisition
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009. |  
                  
                     | 2011- Habilidades Cognitivas, de Leitura e de Escrita no Ensino Fundamental
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NA. |  
                  
                     | Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer
 |  
                  
                     | 2014- Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NA. |  
                  
                     | 2014- Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita em Crianças de 3, 4 e 5 anos: Estudo Experimental sobre Dois Tipos de Instrução
                        em Consciência Fonêmica
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NA. |  
                  
                     | 2014- Padronização Brasileira do Teste Bender Koppitz-2 para Crianças
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NA. |  
                  
                     | 2013-2014 Crenças de Professoras sobre a Leitura e sua Aprendizagem no Processo de Alfabetização
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NA. |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Jul/2011 - Actual | Ordem dos Psicólogos, Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. |  Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A..  2014. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar.  In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação, ed. F. Veiga, 0 - 0. ISBN: 9789899831483. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Martins, Margarida A; Salvador, Liliana; Albuquerque, Ana; Silva, Cristina.  2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 1, 1: 1 - 15. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A. C.  2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M.  2013. "Dinâmicas de interação e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M.  2012. "Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade
                        pré-escolar.", Trabalho apresentado em XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Atas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos
                        através da investigação e da prática, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M.  2011. " A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa
                        de intervenção de escrita inventada. ", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Será que a escrita inventada em pequeno grupo favorece o desenvolvimento da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar?,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Simpósio). |  
                  
                     | 3. | Albuquerque, A.. Linguagem escrita na infância: primeiros pensamentos e produções escritas precoces,São Paulo, Brasil,2013 (Seminário). |  
                  
                     | 4. | Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Dinâmicas de interacção e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,Lisboa,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A. C. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese ,Literacies and Effective Learning and Teaching for All - 9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother
                        Tongue Education) Conference,Paris, França,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade
                        pré-escolar. ,XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa, Portugal,2012 (Simpósio). |  
                  
                     | 8. | Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Lourenço, C.. The impact of an invented spelling programme with pre-school-age children on early reading acquisition.,The 13th International Conference of the EARLI  (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
                        Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. A qualitative approach to an invented spelling intervention programme with Portuguese preschool-age-children. ,The 13th International Conference of the EARLI  (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
                        Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar.,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa, Portugal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 11. | Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: o impacto de um programa
                        de intervenção de escrita inventada. ,Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña, Espanha,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Albuquerque, A.. À descoberta da linguagem escrita, 2013 (Outra), promovido por Agrupamento de Escolas Romeu Correia. Duração: 4 horas. Local: Feijó, Cidade: Almada, Portugal, Tipo de participação: Docente.
 |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 6 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 2 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 3 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 3 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 12 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 12 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												196
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											30-09-2014
                     											às
                     											17:30:10 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |