Curriculum Vitae

Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges

Data da última atualização »Last update : 27/12/2013


Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges. É Professora Auxiliar na Universidade Aberta. É doutorada em Ciências da Educação, na área do conhecimento do Desenvolvimento Curricular, Mestre em Ciências da Educação/Orientação Educativa/Educação Sexual, e licenciada em Psicologia. Publicou 10 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicados.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7966985640141381


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Seabra, Filipa Barreto de
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Aberta
Departamento de Educação e Ensino à Distância
Campus Taguspark, Edifício Inovação I Av. Jacques Delors, nº 211
Porto Salvo
2740-122 Oeiras
Portugal
Telefone: (+351)213916300
Fax: (+351)213916517
Correio electrónico: fseabra@uab.pt
Homepage: http://www.univ-ab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=109
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2010 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2004-2007 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciências da Educação/Orientação Educativa/Educação Sexual (2 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1999-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Aberta
Set/2013-Actual Professor Auxiliar

Universidade Aberta
Set/2010-Set/2012 Professor Auxiliar

Instituto Politécnico do Porto
Nov/2007-Dez/2010 Outra Situação

Universidade Portucalense Infante Dom Henrique
Set/2008-Jul/2010 Assistente

Universidade do Minho
Abr/2007-Jul/2010 Outra Situação

Instituto Politécnico do Porto
Set/2005-Mar/2007 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Aberta
Set/2010-Actual Laboratório de Educação e Ensino à Distância e Elearning
Linhas de investigação»Research fields:


Educação a Distância e Educação em Rede


Universidade do Minho
Abr/2007-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


A Construção do Currículo em Contextos Formais e Informais






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Aberta
Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • A Criança na Sociedade Contemporânea(Regente)
  • Psicopedagogia de Grupos(Docente)


Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Elementos do Desenvolvimento Curricular(Docente)


Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Administração e Gestão da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Relações Interpessoais: Agentes, intencionalidades e contextos educativos(Regente)




Universidade Portucalense Infante Dom Henrique
Set/2009-Jul/2010
Curso»Academic program: Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociologia(Regente)
  • Estratégias de intervenção em contextos de risco(Regente)
  • Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências(Regente)


Set/2009-Jul/2010
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação I(Regente)
  • Psicologia da Educação II


Set/2009-Jul/2010
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências(Regente)
  • Intervenção Psicossocial em Contextos de Risco (em co-docência)(Regente)
  • Psicologia Escolar e da Orientação: Acção e Intervenção (em co-docência)(Regente)


Set/2009-Jul/2010
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Formação Contínua e E-Learning (Em co-docência)(Docente)
  • Metodologia de Investigação (Em co-docência)(Docente)


Set/2009-Jul/2010
Curso»Academic program: Mestrado em Gestão e Administração da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologia de Investigação (Em co-docência)(Docente)


Set/2008-Jul/2010
Curso»Academic program: TIC e Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • TIC e Gestão Escolar (Em co-docência)(Docente)


Set/2008-Jul/2009
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estratégias de Modalidades de Formação Contínua e Orientação Educativa(Regente)


Set/2008-Jul/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Planificação e Projecto Educativo(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Aberta
Out/2012-Actual
• Elemento do Grupo de Trabalho para a Qualidade da Avaliação do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta


Out/2012-Actual
• Secretária do Departamento de Educação e Ensino a Distância da universidade Aberta


Jul/2012-Actual
Vice-coordenadora da Licenciatura em Educação na universidade Aberta






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Universidade Portucalense Infante Dom Henrique
Jan/2010-Jul/2010
- Coordenador de Curso


Out/2009-Dez/2009
- Coordenador de Curso






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique
Set/2008-Actual
Atividade realizada»Activity:

Orientação Científica de dissertações de mestrado






Linhas de Investigação (Research fields)
1. A Construção do Currículo em Contextos Formais e Informais

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Educação; Currículo.
2. Educação a Distância e Educação em Rede

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Educação; Ensino a distância.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2007-
Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico - o caso da Região autónoma da Madeira
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/72112/2006.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Porto.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2005-
A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas Uma perspectiva cultural
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/60609/2004.
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Bragança.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2001 Prémio de Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2002 Prémio de Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2003 Prémio de Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2004 Prémio de Mérito Escolar, Universidade do Minho.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2011 - Actual EACS (European Association on Curriculum Studies), Membro fundador.
Membro fundador da EACS (European Association on Curriculum Studies), uma associação europeia em fase de constituição. (2011 – Atualidade)..
Out/2010 - Actual LEaD – Laboratório de Investigação em Ensino a Distância da Universidade Aberta , Membro.
Membro Integrado do LEaD – Laboratório de Investigação em Ensino a Distância da Universidade Aberta (2010 – Atualidade). .
Jul/2010 - Actual CIEd - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Membro.
Membro Colaborador do CIEd - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (2010 – Atualidade)..
Mai/2010 - Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Mai/2007 - Actual Associação Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Out/2005 - Dez/2010 CIPEM Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Membro.
Membro do CIPEM Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (2005-2010) Bolseira de Investigação em 2005/2007. .
Abr/2007 - Jun/2010 CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Membro.
Membro Integrado do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (2007-2010)..




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Barros, Daniela M. V; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa B.; Moreira, António; Henriques, Susana. eds. 2011. Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas ed. 1, ISBN: 978-989-20-2329-8. Lisboa: Edição de Autor.
2. Seabra, Filipa B.. 2010. Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas curriculares de avaliação. ed. 1. Braga: Universidade do Minho (Tese de Doutoramento). .

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2013. Curriculum Field in Portugal: Emergence, Research, and Europeanization.  In International handbook of curriculum research, ed. William F. Pinar, 397 - 410. ISBN: 978-0-415-80430-1. New York: Routledge.
Aceite para publicação no International handbook of curriculum research Editado por William Pinar.
2. Seabra, Filipa B.; Mota, Graça; Costa, Isabel. 2009. Cap. 3. Metodologia.  In Crescer nas Bandas Filarmónicas – Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses , ed. Mota, Graça, 57 - 72. . Porto: Afrontamento. .
3. Ferreira, Rui; Seabra, Filipa B.; Mota, Graça; Lobato, Conceição; Chéu, Ricardo; Bessa, Rui M. 2009. Cap. 4. As vozes e os lugares.  In Crescer nas Bandas Filarmónicas – Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses , ed. Mota, Graça, 73 - 121. . Porto: Afrontamento. .
4. Seabra, Filipa B.; Mota, Graça. 2009. Cap. 8. A construção da identidade musical entre o cultural e o social ou… da transformação do olhar.  In Crescer nas Bandas Filarmónicas – Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses, ed. Graça Mota, 171 - 181. . Porto: Afrontamento.
5. Seabra, Filipa B.; Pacheco, José A. 2008. A mediação em contexto pedagógico – contributos de uma leitura psicanalítica em educação.  In Ciclos em Revista Volume 4 – Avaliação: desejos, vozes, diálogos e processos , 17 - 32. . Florianópolis: Wake Editora..

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Seabra, Filipa B.. 2012. "O ensino da Música no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular", Revista Portuguesa de Educação 5, 2: 197 - 216.
2. Gaspar, Maria I; Seabra, Filipa B.; Neves, Cláudia. 2012. "A supervisão pedagógica: significados e operacionalização", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12: 29 - 57.
3. Seabra, Filipa B.; Morgado, José C; Pacheco, José A. 2012. "Policies of accountability in Portugal", International Journal of Curriculum and Instructional Studies 2, 4: 41 - 51.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Docência para a Aprendizagem Colaborativa: Estratégias Pedagógicas para os Fóruns no E-Learning ", Trabalho apresentado em Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Actas da VII Conferênca Internacional de TIC na Educação, Braga.
2. Seabra, Filipa B.. 2011. "Pedagogia por Competências no Ensino Básico: Análise de Conceções e Práticas Docentes", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE: Investigar, Inovar e Desenvolver, desafios das ciências da Educação, In Actas do XI Congresso da SPCE: Investigar, Inovar e Desenvolver, desafios das ciências da Educação, Guarda.
3. Seabra, Filipa B.. 2011. "Competências no Ensino Básico: Análise de Planificações e Instrumentos de Avaliação de Professores", Trabalho apresentado em Comunicação apresentada no XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Universidad da Coruña, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
4. Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Uso dos Fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa: Estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º Ciclo", Trabalho apresentado em IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Actas do IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança.
5. Almeida, Sérgio; Seabra, Filipa B.. 2011. "O Perfil do Diretor: Competências valorizadas pelos professores e Diretores de escolas do ensino básico relativamente ao papel do Diretor", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, Guarda.
6. Araújo, Andreia; Seabra, Filipa B.. 2011. "A (des)motivação na atividade docente: perspetivas de docentes do ensino secundário, das áreas disciplinares de matemática e educação física", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
7. Areal, Zoraida; Seabra, Filipa B.. 2011. "Satisfação e Motivação Docentes: Estudo exploratório com professores do 1.º ciclo", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, XI Congresso da SPCE.
8. Machado, Maria G; Seabra, Filipa B.. 2011. "Competências do Diretor no Ensino Particular: Análise das conceções dos docentes e dos diretores", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
9. Monteiro, Andreia; Seabra, Filipa B.. 2011. "Perceções face à relevância da participação dos pais na escola, num contexto de supervisão", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, Guarda.
10. Pires, Maria J. C; Seabra, Filipa B.. 2011. "O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do no XI Congresso da SPCE, Guarda.
11. Pacheco, José A; Morgado, José C; Seabra, Filipa B.. 2011. "School Accountability in Portugal: Global and local influences on policies and practices.", Trabalho apresentado em First International Congress on Curriculum and Instruction, In Comunicação apresentada no First International Congress on Curriculum and Instruction, Eskisehir.
12. Mota, Graça; Ferreira, Rui; Seabra, Filipa I. B.. 2006. "Growing Up in a Philharmonic Band - a cultural perspective", Trabalho apresentado em 21st International Seminar on Research in Music Education, In ISME, Proceedings of the 21st International Seminar on Research in Music Education, Bali.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Machado, Maria G; Seabra, Filipa B.. 2011. "Importância da Formação do Diretor no Ensino Particular: Conceções dos docentes e dos diretores", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, Guarda.
2. Seabra, Filipa B.; Pacheco, José A. 2010. "Estudos Curriculares em Portugal: Emergência, Investigação e Europeização", Trabalho apresentado em III Conferência Internacional de Estudos Curriculares, In Sem efeito, Braga.
3. Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2010. "Campo do Currículo em Portugal: emergência, investigação e europeização", Trabalho apresentado em 22.º Colóquio Internacional ADMEE-Europe, subordinado ao tema «Avaliação e Currículo: Papel das Políticas, Efeitos dos Dispositivos e dos Programas, Relações com as Aprendizagens, In Ainda não publicado, Braga.
4. Moreira, António F. B; Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2009. "Challenges facing the internationalization of the fields of education and curriculum studies. A contribution from the analysis of the Portuguese and Brazilian contexts", Trabalho apresentado em Conferência da IAACS , In Sem efeito, Cape Town.
5. Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2009. "Globalização e Educação: Contributos para a compreensão da relação entre a escola e o mercado de trabalho", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa, subordinado ao tema «A escola e o mundo de trabalho», In Sem efeito, Lisboa.
6. Seabra, Filipa I. B.. 2008. "A Educação Básica portuguesa em tempos de globalização – o discurso das competências e a europeização do currículo.", Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, In IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Florianópolis.
7. Pacheco, José A; Seabra, Filipa I. B.. 2008. "A mediação em contexto pedagógico – Contributos de uma leitura psicanalítica em educação", Trabalho apresentado em XVI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF “Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional, In XVI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF “Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional, Lisboa.
8. Seabra, Filipa I. B.. 2007. "Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas curriculares de avaliação", Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal.
9. Mota, Graça; Seabra, Filipa I. B.. 2007. "Growing-Up in a Philharmonic Band – A study on the construction of musical identity", Trabalho apresentado em RIME (Research in Music Education) Conference, In RIME (Research in Music Education) Conference, Exeter.
10. Seabra, Filipa I. B.; Bessa, Rui M. 2006. "A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas – Uma perspectiva cultural: Visão geral do projecto", Trabalho apresentado em Escola de Outono 2006, In Escola de Outono 2006, Porto.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Seabra, Filipa B.. Desenvolvimento Curricular por Competências no Ensino Básico Português,IV Conferência Internacional de Estudos Curriculares,Braga,2011 (Congresso).

Organização de evento
Event organization
1. Seabra, Filipa B.. Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências, uma perspetiva prática,2010 (Seminário / Organização).
2. Seabra, Filipa B.. Promover Competências de Auto-Regulação no Ensino Superior,2010 (Seminário / Organização).
3. Seabra, Filipa B.. 22nd International Seminar on Research in Music Education,2008 (Conferência).
4. Seabra, Filipa B.. Escola de Outono 2006,2006 (Conferência / Organização).
5. Seabra, Filipa B.. Performance Matters! – Psychological, Philosophical and Educational Issues in Musical Performance,2005 (Conferência).

Relatório de investigação
Technical report
1. Mota, Graça; Seabra, Filipa I. B.; Ferreira, Rui; Bessa, Rui M. A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas – Uma perspectiva cultural,2008.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Ana Maria Fernandes Silva Tavares, A Avaliação Externa de Escolas e o seu Impacto nas Práticas de Liderança num Agrupamento de Escolas: Estudo de Caso. , 2015. (Co-orientador).
2. Maria da Graça Marques Dias Machado, Lideranças Curriculares Intermédias no Contexto da Avaliação Externa de Escolas em Portugal, 2014. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Co-orientador).
3. Luís Filipe Firmino Ricardo, Avaliação de Desempenho Docentes: perfil de líderes intermédios (Título provisório), 2011. Tese (Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Maria de Lurdes Brito Cunha, Relação entre participação dos docentes, clima de escola e motivação docente: perspetivas de relatórios de avaliação externa e de professores, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
2. Ana Paula Carlos, Diretores de Curso: perspetivas e caracterização de um perfil – práticas de liderança curricular e pedagógica, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
3. Helena Natália Pereira Inês, O PIT no 3.º Ciclo – que repercussões?. , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
4. Figueiredo, Alice Querido , Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo. , 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
5. Marcão, Margarida, O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador).
6. Monteiro, Andreia Cláudia Azevedo da Silva, A relação família-escola num contexto de supervisão., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
7. Paiva, Vera Lúcia Ribeiro, Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
8. Pires, Maria José Morais Capela, O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
9. Maio, Helena Manuel da Silva Marinho, A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo de Caso. , 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador).
10. Rosa, Ana Cristina Pereira da, Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário. , 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
11. Almeida, Sérgio Manuel Moreira de, O Perfil do Director - Competências valorizadas pelos professores e Directores de escolas do Ensino Básico relativamente ao papel do Director, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
12. Machado, Maria da Graça Marques Dias, As competências do director nas escolas particulares: concepções dos docentes e directores, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
13. Sousa, Maria Zoraida Areal Maia, Satisfação e Motivação: Um estudo exploratório em professores do 1º ciclo, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
14. Andreia Sofia Ramos Araújo, A (Des)Motivação na Atividade Docente: Perspetivas de docentes do Ensino Secundário, das áreas disciplinares de Matemática e Educação Física, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
15. Brandão, Joana Raquel Pinho Gonçalves , A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório., 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria da Conceição Neves, O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva: Um estudo de caso. , 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
2. Ermelinda Maria do Sacrário Notiço, História do Currículo: contornos do currículo de enfermagem geral desde o período pós guerra à actualidade (1992 - 2013) em Moçambique, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
3. Sandra Maria Dias das Pedras, Mestrado em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta., 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
4. Nuno Miguel Pessoa Caldeira, A Formação (Musical) no Movimento Associativo A Associação Musical da Pocariça, 2013. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
5. Sónia Maria Sá de Gouveia, . A Dança no Contexto Educativo, um Espaço de Inclusão – Contributos da Modalidade Artística de Dança na Região Autónoma da Madeira para o Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. , 2013. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
6. Carolina de Jesus Lima Ferreira Lopes Machado, Competências do diretor escolar: Perspetivas dos coordenadores de projetos, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Daniela Sousa Barbosa. Formação e Competências do Educador Social num Trabalho em Equipa na Área da Saúde., 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Social) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
2. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Ana Maria Romão Pereira. Motivação versus Abandono Escolar., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
3. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Daniela Cristina da Silva Moreira. Fazer aprender em História e em Geografia respeitando os níveis cognitivos dos alunos. , 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
4. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Cristiana Marina Bento de Oliveira. Avaliação Formativa na Aula de História e Geografia., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
5. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Marlene Jesus Castro Ricardo. Aprendizagem como Processo de Mudança de Comportamentos., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
6. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Sandra Sofia Mesquita dos Santos. Trabalho colaborativo no âmbito do núcleo de estágio., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
7. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Carla Primavera Gonçalves Alves. A imagem aplicada ao ensino da História e da Geografia., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
8. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Pedro José Gonçalves da Silva Cunha. Recursos Educativos e Digitais: Investigação integrada nas práticas de ensino supervisionadas, na escola, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
9. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Filipe José Marques Cardoso Simões. Percursos de Construção e Desenvolvimento Profissional Docente., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
10. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Agostinho Seixas de Azevedo. A Indisciplina no ensino regular: Uma discussão integrada com as práticas de ensino supervisionadas., 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
11. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Rui Miguel Pereira da Silva. Aprendizagem Profissional Docente e Investigação sobre a importância dos Qr Codes, através do m-Learning, em Contexto da Biblioteca Escolar, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
12. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Joana Emília Moutinho da Silva. Prática Docente Supervisionada e Investigação Integrada Sobre o Papel das TIC na aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais. , 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
13. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Luíz Felipe Correia de Barros. Práticas Pedagógicas e Investigação Supervisionados em TIC (Relatório). , 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
14. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Thiago Ferreira Gonçalves. Práticas de Desenvolvimento Profissional em Contexto Real (Relatório), 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
15. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Rui Jorge Magalhães Rodrigues da Silva. Desenvolvimento de Competências Profissionais Docentes em Contexto Escolar (Relatório). , 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
16. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria Lourdes Cardoso. Reforma Curricular em Timor-Leste. Estudo exploratório sobre a disciplina de Ciências Físico-Naturais no Ensino Básico. , 2012.  Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho.
17. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Sandra Patrícia Moreira dos Santos. Rankings das Escolas e Qualidade das Aprendizagens. Que relação? Um estudo exploratório no Ensino Privado., 2012.  Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho.
18. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria Jorge Figueiredo. Horas Europeias: agentes, conteúdos e processos, 2012.  Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta.
19. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Helena Manuel da SIlva Marinho Maio. A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo de Caso, 2011.  Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
20. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Margarida Isabel Lopes Marcão. O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo, 2011.  Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
21. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Andreia Cláudia Azevedo da Silva Monteiro. A relação família-escola num contexto de supervisão., 2011.  Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
22. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Ana Cristina Pereira da Rosa. Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário, 2011.  Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
23. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria José Morais Capela Pires. O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia, 2011.  Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
24. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Vera Lúcia Ribeiro Paiva. Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação, 2011.  Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
25. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria da Graça Marques Dias Machado. As competências do diretor nas escolas particulares: conceções dos docentes e diretores, 2011.  Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
26. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Rui Manuel Ferreira da Silva. Globalização e currículo: atores e processos. Um estudo exploratório na Guiné-Bissau., 2011.  Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho.
27. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Adelino Mário Graça Matos. O abandono escolar no 3.º ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz – medidas implementadas na sua prevenção nos últimos cinco anos., 2011.  Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Aberta.
28. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Alice Abdala Omar. Análise do ensino de georafia, na 10.ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica: uma abordagem centrada nas práticas de professores de Geografia em quatro escolas secundárias na cidade de Nampula, 2010.  Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho.
29. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Joana Raquel Pinho Gonçalves Brandão. A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório, 2010.  Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
30. Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Alice Querido Figueiredo. Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo, 2010.  Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
32

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
22
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10

Total
Produção técnica
Technical production
7

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
7

Total
Dados complementares
(Additional data)
54

Orientações
Orientations
24
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
30


Visualizações do curriculum [ 610 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-10-2014 às 23:47:13
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis