| 
               
                  | Tânia C. Boavida D. da Silva |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												29/09/2014 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Tânia C. Boavida D. da Silva |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Boavida, Tânia |  
                     | Categoria profissional Position
 | Investigador Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Siskin Children's Institute Siskin Center for Child and Family Research
 1101 Carter Street
 Chattanooga
 3740-2 Hamilton
 Estados Unidos
 Telefone: (+001)4236481791
 Fax: (+001)4236481749
 Correio electrónico: tania.boavida@siskin.org
 Homepage: www.siskin.org
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2009-2013 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento
                        							(4 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2008 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional
                        							(5 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Fisioterapia
                        							(3 anos » years)
                        						. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1998 | Bacharelato Bachelor degree
 |  
                     | Fisioterapia
                        						(3 anos » years)
                        					. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2014 | Pós-Doutoramento Postdoctorate
 |  
                     | Siskin Children's Institute,
                        			Estados Unidos. |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Siskin Children's Institute |  
                  
                     | Fev/2014-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jun/2009-Nov/2013 | Outra Situação |  
                  
                     | Jan/2007-Jun/2009 | Assistente de Investigação |  
                  
                     | NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente |  
                  
                     | Dez/2001-Fev/2009 | Técnico de 2ª Classe |  
                  
                     | Mai/2000-Jan/2001 | Técnico de 2ª Classe |  
                  
                     | Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça |  
                  
                     | Out/1999-Mai/2000 | Técnico de 2ª Classe |  
                  
                     | Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor |  
                  
                     | Out/1999-Mai/2000 | Técnico de 2ª Classe |  
                  
                     | Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré |  
                  
                     | Mai/1998-Out/1999 | Técnico de 2ª Classe |  
                  
                     | Fisiopaiva, Castelo de Paiva |  
                  
                     | Out/1997-Abr/1998 | Outra Situação |  
                  
                     | Jul/1997-Jan/1998 | Outra Situação |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | 
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente) | 
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) |  
                     |  | Objectivos»Goals:
                        								O objectivo geral é de determinar se uma formação sobre a elaboração dos objectivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)
                        e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) destinada aos profissionais de Intervenção Precoce que dão apoio a
                        crianças com incapacidade a frequentarem jardins-de-infância inclusivos, melhora a qualidade de elaboração dos mesmos. Assim,
                        partindo de uma formação construída com base em evidências empíricas, nos resultados da investigação no nosso país e em práticas
                        de andragogia, pretende.se  informar e formar profissionais de intervenção precoce em práticas mais eficazes no processo de
                        avaliação, planificação e implementação das intervenções, nomeadamente práticas: (a) centradas na família, (b) em contextos
                        naturais e inclusivos e (c) em equipas transdisciplinares, de forma a contribuir para a individualização dos serviços e para
                        um melhor desenvolvimento das crianças. Com base neste estudo será ainda realizado um manual de apoio à prática no que respeita
                        à formulação de objectivos de qualidade. . Domínio Científico:
                        					Ciências Sociais / Área Científica:
                        						Psicologia.
 Objectivos socio-económicos:
                        					Promoção geral dos conhecimentos.
 Palavras-chave:
                        					Goals; Quality; Inclusion; Training program; Early Intervention; Family-centered practices.
 | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Mestrando Participation as Master degree student
 |  
                  
                     | 2006-2009 Social participation of children with disabilities in inclusive preschool settings
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: UIPCDE Plurianual funding. |  
                  
                     | Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer
 |  
                  
                     | 2011-2013 Oficinas de Pais/Bolsas de Pais - (Associação Pais-Em-Rede)
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: M10-3. |  
                  
                     | Outro Tipo de Participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 2007-2011 Positive affect and the socio-emotional development of preschool children
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Actual | Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro. |  
                     | Jan/2012 - Actual | Ordem dos Psicólogos, Membro. |  
                     | Abr/2009 - Actual | International Society of Early Intervention (ISEI), Membro. |  
                     | Dez/2001 - Fev/2009 | NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro. 1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal
                        1 mandato como secretária da Assembleia Geral.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.  2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 33, 4: 200 - 211. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro.  2012. "Early Childhood Intervention in Portugal", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S.  2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S.  2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. O modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio). |  
                  
                     | 2. | Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,Symposium conducted at the IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio). |  
                  
                     | 3. | Boavida, Tânia. A importância das rotinas na Intervenção Precoce na Infância,II Seminário da ELI Alcanena/Torres Novas ,2013 (Seminário). |  
                  
                     | 4. | Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Supporting functionality profiles by linking the MEISR to ICF-CY.,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program. ,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. Parental empowerment groups: enabling parents to participate in their children’s inclusion process.,9th ERNAPE International Conference,Lisboa,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in EI,1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,Braga,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Boavida, Tânia. A importância das rotinas ,“Nascer, Crescer, e Aprender”,Barcarena,2012 (Seminário). |  
                  
                     | 9. | Boavida, Tânia.  Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program.,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster). |  
                  
                     | 10. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in Early Intervention ,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster). |  
                  
                     | 11. | Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Aguiar, Cecília; Boavida, Tânia; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Pimentel, Júlia S. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms,2011 (Poster). |  
                  
                     | 15. | Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio). |  
                  
                     | 16. | Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Objetivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar,2010 (Poster). |  
                  
                     | 18. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Qualidade dos objetivos dos Programas Educativos Individuais: Um contributo para a compreensão das nossas práticas,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 19. | Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância,2010 (Poster). |  
                  
                     | 20. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster). |  
                  
                     | 21. | Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster). |  
                  
                     | 22. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster). |  
                  
                     | 23. | Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Figueiredo, Ana; Moiteiro, Ana R; Machado, Marta; Boavida, Tânia. Multiple influences on indicators of social participation,2009 (Poster). |  
                  
                     | 24. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster). |  
                  
                     | 25. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Global quality in mainstream preschool inclusive settings and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities
                        attending these settings,2008 (Poster). |  
                  
                     | 26. | Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; McWilliam, R. A. Does the Quality of Inclusive Experiences Measure incorporate Portuguese official standards for preschool education and inclusion
                        quality?,2007 (Poster). |  
                  
                     | Curso de curta duração Short duration course
 |  
                  
                     | 1. | Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2013 (Outra). |  
                  
                     | 2. | Boavida, Tânia. Programas Educativos Individuais no Pré-escolar: Formular objetivos de elevada qualidade,2012 (Outra). Formação desenvolvida no âmbito do meu doutoramento a 14 Equipas Locais de Intervenção (Intervenção Precoce).
 |  
                  
                     | 3. | Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2012 (Outra). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Boavida, Tânia. Análise Psicológica, desde 2011/11/02, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Tânia C. Boavida D.
 da Silva.
 Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário
                        de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2013.
 É Investigador Auxiliar - Siskin Children's Institute.
 Publicou
                        3 artigos em revistas especializadas.
 Possui 26 itens de produção técnica.
 Actualmente participa em 1 projecto de
                        investigação.
 Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da
                        Educação.
 Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
 No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural
                        são: Early Intervention, Family-centered practices, Goals, Inclusion, Quality e Training program.
 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												690
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											30-09-2014
                     											às
                     											17:35:09 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |