Ana Carrelhas de Albuquerque
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/09/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Carrelhas de Albuquerque |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Albuquerque, A. |
Categoria profissional
Position |
Investigador Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação R. Jardim do Tabaco, 34 Lisboa 1149--041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811700 Fax: (+351)218860954 Correio electrónico: aalbuquerque@ispa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005-2010 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Educacional
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
Dislexia - Avaliação e Intervenção.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2012-2013 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estudos Aprofundados em Psicologia.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Unfilled.org - teaching kids how to read and write |
Dez/2013-Actual |
Assessoria |
Universidade de São Paulo |
Ago/2013-Actual |
Investigador Auxiliar |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Set/2013-Actual |
Investigador Auxiliar |
Set/2012-Jul/2013 |
Investigador Auxiliar |
Jan/2011-Ago/2012 |
Investigador Auxiliar |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Unfilled.org - teaching kids how to read and write |
Dez/2013-Actual |
|
Consultoria científica e pedagógica |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2013- Alfabetização e Linguagem Escrita Emergente - Intervenção com Crianças de Educação Infantil |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2011- O Impacto de Programas de Escrita Inventada com Crianças em Idade Pré-Escolar na Aquisição Precoce da Leitura-The Impact of Invented Spelling Programmes with Preschool-Age Children on Early Reading Acquisition |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009.
|
2011- Habilidades Cognitivas, de Leitura e de Escrita no Ensino Fundamental |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2014- Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2014- Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita em Crianças de 3, 4 e 5 anos: Estudo Experimental sobre Dois Tipos de Instrução
em Consciência Fonêmica
|
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2014- Padronização Brasileira do Teste Bender Koppitz-2 para Crianças |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2013-2014 Crenças de Professoras sobre a Leitura e sua Aprendizagem no Processo de Alfabetização |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2011 - Actual |
Ordem dos Psicólogos, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. 2014. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar. In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação, ed. F. Veiga, 0 - 0. ISBN: 9789899831483. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Martins, Margarida A; Salvador, Liliana; Albuquerque, Ana; Silva, Cristina. 2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 1, 1: 1 - 15.
|
|
|
|
2. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A. C. 2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2013. "Dinâmicas de interação e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro. |
|
|
|
2. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2012. "Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade
pré-escolar.", Trabalho apresentado em XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Atas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos
através da investigação e da prática, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. 2011. " A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa
de intervenção de escrita inventada. ", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). |
2. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Será que a escrita inventada em pequeno grupo favorece o desenvolvimento da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar?,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Simpósio). |
3. |
Albuquerque, A.. Linguagem escrita na infância: primeiros pensamentos e produções escritas precoces,São Paulo, Brasil,2013 (Seminário). |
4. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Dinâmicas de interacção e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Comunicação). |
5. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,Lisboa,2013 (Comunicação). |
6. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A. C. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese ,Literacies and Effective Learning and Teaching for All - 9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother
Tongue Education) Conference,Paris, França,2013 (Comunicação). |
7. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade
pré-escolar. ,XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa, Portugal,2012 (Simpósio). |
8. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Lourenço, C.. The impact of an invented spelling programme with pre-school-age children on early reading acquisition.,The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação). |
9. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. A qualitative approach to an invented spelling intervention programme with Portuguese preschool-age-children. ,The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação). |
10. |
Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar.,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa, Portugal,2011 (Poster). |
11. |
Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: o impacto de um programa
de intervenção de escrita inventada. ,Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña, Espanha,2011 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Albuquerque, A.. À descoberta da linguagem escrita, 2013 (Outra), promovido por Agrupamento de Escolas Romeu Correia. Duração: 4 horas. Local: Feijó, Cidade: Almada, Portugal, Tipo de participação: Docente. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
6 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
2 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Produção técnica Technical production |
12 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
12 |
Visualizações do curriculum [
196
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
30-09-2014
às
17:30:10
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|