João Arménio Lamego Lopes
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
28/09/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
João Arménio Lamego Lopes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lopes, João |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004 |
Agregação Aggregation |
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1996 |
Doutoramento Phd |
Psicologia da Educação.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1991 |
Mestrado Master degree |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança
(2 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1975-1981 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jul/2001-Actual |
Professor Associado com Agregação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2011- ENSINO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: CRENÇAS, CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES-Reading instruction in K-4: Teacher s beliefs, teachers knowledge, and teachers preparation |
Referência do projeto»Project reference: FFMS/2011.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
|
Fala Speaking |
|
Lê Reading |
|
Escreve Writing |
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2011 - Actual |
ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Velasquez, M. G; Oliveira, Célia; Almeida, Leandro S; Araújo, Luísa; Zibulsky, Jamie; Cheesman, E.. 2014. Ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. |
|
|
|
2. |
Espelage, D.; Lopes, João A. 2013. Indisciplina na escola. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. |
|
|
|
3. |
Lopes, João A. L; Rutherford, R.; Cruz, M. C; Mathur, S.; Quinn, M.. 2011. Competências sociais: Aspectos emocionais, comportamentais e de aprendizagem. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
4. |
Lopes, João A. L. 2010. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitectura de um equívoco. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
5. |
Lopes, João A. L. 2009. Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
6. |
Lopes, João A. L; Santos, M.. 2008. Crenças e práticas de gestão de sala de aula. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
7. |
Kauffman, J.; Lopes, João A. L. 2007. Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
8. |
Lopes, João A. L. 2006. Desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância: Manual de Actividades. ed. 1. Porto: ASA. |
|
|
|
9. |
Lopes, João A. L. 2005. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Perspectivas de avaliação e intervenção. ed. 1. Porto: ASA. |
|
|
|
10. |
Lopes, João A. L; Velasquez, M. G; Fernandes, P. P; Bártolo, V. N. 2004. Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
11. |
Lopes, João A. L. 2003. A hiperactividade. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
12. |
Lopes, João A. L; Rutherford, R.. 2001. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 2. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
13. |
Lopes, João A. L. 2001. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
14. |
Lopes, João A. L. 1998. Necessidades educativas especiais: Estudos e investigação. ed. 1. Braga: SHO. |
|
|
|
15. |
Rutherford, R.; Lopes, João A. L. 1997. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lopes, João; Lemos, M. S. 2014. Motivação para a leitura. In Os caminhos antes, durante e depois de aprender a ler , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, A. Baptista , 121 - 147. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
2. |
Lopes, João A. L. 2014. International perspectives in EBD: Critical issues. In Handbook of Emotional & Behavioral Difficulties , ed. Philip Garner, James M. Kauffman, Jullian Elliott, 1 - 20. . London: SAGE. |
|
|
|
3. |
Lopes, João A. L. 2002. Alunos problemáticos em contexto de sala de aula. In M.S. Lemos & T.R. Carvalho . In O aluno na sala de aula , 153 - 166. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
4. |
Lopes, João A. L. 2000. Distúrbios exteriorizados de comportamento: Uma perspectiva desenvolvimental. In Psicopatologia do desenvolvimento , 177 - 218. . Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
5. |
Lopes, João A. L. 1999. Formação de professores do ensino pré-primário: Aspectos psicológicos, educacionais e institucionais. In Pensar a escola sob os olhares da psicologia , ed. Ana M. Bertão, M.S. Ferreira, & Milice R.dos Santos, 173 - 198. . Porto: Afrontamento. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Lopes, João; Santos, Miguel. 2013. "Teachers’ Beliefs, Teachers’ Goals and Teachers’ Classroom Management: A Study with Primary Teachers // Crenças, objectivos
e gestão de sala de aula: Um estudo com professores do Ensino Primário", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 18, 1: 5 - 24.
|
|
|
|
2. |
Lopes, João; Oliveira, Célia; Reed, Lauren; Gable, Robert A. 2013. "Character Education in Portugal", Childhood Education 89, 5: 286 - 289.
|
|
|
|
3. |
Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Oliveira, Célia; Velasquez, M. G; Zibulsky, Jamie. 2013. "Actual Disciplinary Knowledge, Perceived Disciplinary Knowledge, Teaching Experience and Teacher’s Training for Reading Instruction:
A Study with Primary Portuguese and American Teachers // Conhecimento disciplinar efectivo, conhecimento percebido...", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 19, 1: 45 - 65.
|
|
|
|
4. |
Lopes, João. 2012. "Biologising reading problems: The specific case of dyslexia", Contemporary Social Sciences: Journal of the Academy of Social Sciences 7, 2: 215 - 229.
|
|
|
|
5. |
Magalhães, E.; Lopes, João A. L. 2011. "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório", Psicologia, XXV: 163 - 180. |
|
|
|
6. |
Lopes, João A. L; Fernandes, P. P. 2009. "Emergent literacy beliefs in preschool and kindergarten contexts", Educational Studies in Languages and Literature, 9: 5 - 26. |
|
|
|
7. |
Lopes, João A. L. 2007. "Prevalence and comorbidity of emotional, behavioral and learning problems: A study of 7th-grade students", Education and Treatment of Children, 30 (4): 165 - 181. |
|
|
|
8. |
Gulshak, D.; Lopes, João A. L. 2007. "Interventions for Students with Behavioral Disorders: An International Literature Review", Behavioral Disorders 267-281, 32: 267 - 281.
|
|
|
|
9. |
Lopes, João A. L. 2005. "Intervention with students with learning, emotional and behavior disorders: Why do we take so long to do it? ", Education and Treatment of Children, 28: 345 - 360. |
|
|
|
10. |
Lopes, João A. L; Monteiro, I.; Sil, V.; Rutherford, R.; Quinn, M.. 2004. "Teachers' perceptions about teaching problem students in regular classrooms", Education and Treatment of Children, 27: 394 - 419. |
|
|
|
11. |
Lopes, João A. L; Cruz, M. C; Rutherford, R.. 2002. "The relationship of peer perceptions to student achievement and teacher ratings of 5th and 6th grade students", Education and Treatment of Children, 25: 476 - 495. |
|
|
|
12. |
Lopes, João A. L. 1998. "Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico", Revista Portuguesa de Educação 11, 2: 57 - 81. |
|
|
|
13. |
Lopes, João A. L. 1993. "Classificação em psicopatologia da infância e da adolescência", Psiquiatria Clínica 14, 2: 107 - 115. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Lopes, João; Bueno, Maurício. 2014. "Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 27, 3: 434 - 442.
|
|
|
|
2. |
Thomas, R.; Lopes, João A. L. 2007. "Diagnosing and treating children with ADHD, OCD, Tourette Syndrome, and conduct Disorder", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 12: 237 - 260. |
|
|
|
3. |
Veríssimo, L.; Lopes, João A. L; Lemos, M. S. 2007. "Dificuldades de aprendizagem: obstáculos à definição e investigação", Revista Portuguesa de investigação Educacional, 6: 47 - 60. |
|
|
|
4. |
Santos, M.; Lopes, João A. L. 2003. "Popularidade, amizade e auto-conceito", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 8, 2: 233 - 252. |
|
|
|
5. |
Marinheiro, A. L; Lopes, João A. L. 1999. "Avaliação de problemas de comportamento em idade pré-escolar", Psicologia: Teoria, investigação e prática 4, 1: 91 - 198. |
|
|
|
6. |
Lopes, João A. L. 1998. "Distúrbio hiperactivo de défice de atenção em contexto escolar: Uma perspectiva psicoeducacional", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 143 - 158. |
|
|
|
7. |
Lopes, João A. L; Cruz, M. C. 1998. "A avaliação dos problemas de aprendizagem no 2º Ciclo do Ensino Básico e os regimes educativos para alunos com insucesso escolar", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 285 - 296. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Sil, V.; Lopes, João A. L. 2010. "A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ACADÉMICO/ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES
DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga. |
|
|
|
1. |
Lopes, João A. L. 2001. "Dislexia, disortografia e disgrafia", 176 pp.. Lisboa: McGraw Hill. (Livro) |
Organização de evento Event organization |
1. |
Lopes, João. Dyslexia in debate: National and International Trends ,2014 (Conferência). |
2. |
Lopes, João A. L. IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2011 (Conferência). |
3. |
Lopes, João A. L. III Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2009 (Conferência). |
4. |
Lopes, João A. L. II Encontro Nacional Infância e Adolescência - Cultura, Ciência, Educação e Desporto na Promoção do Desenvolvimento Humano,2004 (Conferência / Organização). |
5. |
Lopes, João A. L. I Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2002 (Conferência / Organização). |
6. |
Lopes, João A. L. “Quem não lê é como quem não sabe” – encontro sobre promoção da leitura e da escrita em alunos do ensino básico,2001 (Conferência / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Susana de Jesus Moreira da Cunha da Cruz Cerqueira, João Lopes, 2013. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Patrícia Alexandra Braga Pinto, Experiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade, 2012. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa, Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequência motivacionais e sociais, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Maria Vânia Cardoso de Lima Bastos, Percursos escolares de pessoas sem-abrigo, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira Marinho , Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar: concepções de professores do Ensino Básico, 2011. (Orientador). |
6. |
Vítor Manuel Cortinhas Sil., Estratégias pedagógicas no ensino de alunos em risco de insucesso escolar: Estudo com professores do ensino Básico., 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
António Manuel Pereira Vargas Moniz, Reconhecimento de palavras escritas e competência leitora: Construção e validação do teste de avaliação do reconhecimento
de palavras escritas (T.A.R.P.E.), 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes Velasquez, Percursos Desenvolvimentais de Leitura e Escrita: Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Paulo Ferreira del Pino Fernandes, Concepções e práticas de literacia emergente em contexto de jardim-de-infância, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Miguel Augusto Meneses da Silva Santos, Gestão de sala de aula: Crenças e práticas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2006. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Maria Madalena Sequeira de Miranda Baptista da Silva , Prosody and reading comprehension development: a longitudinal study with elementary school children, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Ana Catarina Ferreira Lopes de Jesus , Olfactory thresholds and olfactory adaptation: A comparative study with blind subjects and sighted subjects, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
3. |
Ana Isabel Fernandes Santos , Professionals’ decision-making about children foster care, 2012. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Carminda Sofia Fernandes Filipe , Word recognition and reading speed, 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Ana Rita Simões da Costa , Parental representations about the past and the future of their mentally handicapped children, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Catarina Vanessa Protomártir , Error patterns in computation: students’ achievements and teachers’ perceptions, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Rosa Maria Nogueira Gonçalves , Reading comprehension, word math problem solving and school achievement: a study with 4th grade students , 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Nuna Susana Barbosa da Silva , Efficacy factors in school: A case study in the basic and in a basic and in a secondary school, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Filipa Daniela de Sousa e Costa , Error patterns in computation: a study with 3rd and 4th graders, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Raquel Sameiro Lima da Costa , Social skills in ADHD children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
11. |
Paula Cristina Lopes Miranda , Indicators of school effectiveness: a study with two basic and secondary schools, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
12. |
Paulo Roberto Castanho Coelho , Inclusion and mental deficiency: a study with elementary school children, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
13. |
Eunice Pereira Magalhães , Victimization experiences: an exploratory study with children and adolescents, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
14. |
Clara Maria Pimenta Marques de Queirós, Problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula: Um estudo com alunos do 3º ciclo de
ensino básico, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
15. |
Isolina Fernanda Ferreira e Camisão, Percepção dos professores do ensino básico acerca da inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais, 2005. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
16. |
Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1, Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2003. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
17. |
Maria Leonor Antunes da Cunha Rodrigues Sousa, Avaliação psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem: O difícil consenso de critérios”, 2001. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
18. |
Susana Cristina Moreira Marinho , Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
19. |
Maria Isabel da Costa Monteiro , Percepções dos professores do ensino básico acerca de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento:
um estudo exploratório a propósito da inclusão educativa, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lopes, João Arménio Lamego. Beyond Behavior, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Lopes, João Arménio Lamego. International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE) , Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
42 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
20 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
15 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
20 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
13 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
6 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
6 |
Dados complementares (Additional data) |
42 |
Orientações Orientations |
40 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
2207
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-10-2014
às
09:35:12
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|