José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
16/05/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Bidarra, Jose |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Artes.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1997-2001 |
Doutoramento Phd |
Comunicação Educacional Multimédia.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
1994 |
Mestrado Master degree |
Comunicação Educacional Multimédia
(1 anos » years)
.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
1991 |
Licenciatura Licentiate degree |
Comunicação Audiovisual
(4 anos » years)
.
University of South Africa,
África do Sul. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade Aberta. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Chambel, Teresa; Ariza, Alberto; Perin, Gavin; Tavares, Mirian; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Marcos, Adérito; outros, Vários. 2012. ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Arts. ed. 1, ISBN: 978-972-98464-7-2. Faro: Artech International.
|
|
|
|
2. |
Pereira, Alda; Quintas-Mendes, António; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. 2008. Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: A university for the future. ed. 1, ISBN: 978-972-674-534-1. Lisboa: Universidade Aberta.
|
|
|
|
3. |
Pereira, Alda; Quintas-Mendes, António; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. 2007. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. ed. 1, ISBN: 978-972-674-493-1. Lisboa: Universidade Aberta.
|
|
|
|
4. |
Bidarra, José. 2001. Hiperespaços multimédia: Criar, mediatizar e explorar conteúdos para aprendizagem a distância . ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.
|
|
|
|
5. |
Bidarra, José. 1994. Aproximação a uma Metodologia de conceção de videogramas para o Ensino a Distância . ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla. 2012. O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad. In O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad, 83 - 109. . Santo Tirso: DeFacto.
|
|
|
|
2. |
Bidarra, José; Rothschild, Meagan; Squire, Kurt. 2011. Games and Simulations in Distance Learning: The AIDLET Model. In Games and Simulations in Distance Learning: The AIDLET Model, 67 - 85. . 701 E. Chocolate Avenue, Hersh: Maria Manuela Cruz-Cunha, Vito.
|
|
|
|
3. |
Rolo, Rui; Bidarra, José. 2011. Aplicações multimédia e jogos para música: Potencial e limitações em educação musical. In TICs aplicadas para el aprendizaje de la ingeniería, 36 - 40. . Madrid: IEEE, Sociedad de Educación.
|
|
|
|
4. |
Bidarra, José; Sousa, Ana M; Grazina, Filomena; Simões, Paula; Azevedo, Paulo. 2010. Personal Learning Environments no contexto virtual de um mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. In Personal Learning Environments no contexto virtual de um mestrado em Comunicac¸a~o Educacional Multime´dia, 67 - 73. . Madrid: IEEE, Sociedad de Educación.
|
|
|
|
5. |
Bidarra, José. 2009. Aprendizagem multimédia interativa. In Ensino Online e Aprendizagem Multimédia, 352 - 382. . Lisboa: Relógio d'Água Editores. |
|
|
|
6. |
Bidarra, José. 2008. e-Conteúdos e ambientes de aprendizagem. In e-Conteúdos para e-formadores , 29 - 51. . Guimarães: TecMinho, Universidade do Minho.
|
|
|
|
7. |
Escudeiro, Paula; Bidarra, José. 2006. A new development model for educational software. In ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2006, 291 - 300. . Monte da Caparica: UIED, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL. |
|
|
|
8. |
Escudeiro, Paula; Bidarra, José. 2006. Educational software engineering models. In ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2006, 275 - 288. . Monte da Caparica: UIED, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL. |
|
|
|
9. |
Bidarra, José. 2005. A comunicação educacional multimédia na viragem do milénio. In Des(a)fiando Discursos: Homenagem a M. E. Ricardo Marques, 33 - 51. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
10. |
Bidarra, José; Guimarães, Nuno; Kommers, Piet. 2004. Hypermedia complexity: Fractal hyperscapes and mind mapping. In Cognitive support for learning: Imagining the unknown , 201 - 206. . Amesterdão: IOS Press. |
|
|
|
11. |
Bidarra, José. 2004. Hiperespaços e materiais para formação a distância. In e-Learning para e-Formadores , 33 - 51. . Guimarães: TecMinho, Universidade do Minho. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Escudeiro, Paula; Escudeiro, Nuno; Reis, Rosa; Barbosa, Maciel; Bidarra, José; Gouveia, Bruno. 2014. "Automatic Sign Language Translator Model", Advanced Science Letters 20, 1: 531 - 533.
|
|
|
|
2. |
Bidarra, José; Araújo, João. 2013. "Personal Learning Environments (PLE) in a Distance Learning Course on Mathematics Applied to Business", European Journal of Open, Distance and E-Learning – EURODL 16(1), 1: 141 - 152.
|
|
|
|
3. |
Bidarra, José; Rothschild, Meagan; Squire, Kurt; Figueiredo, Mauro. 2013. "The AIDLET model: A framework for selecting games, simulations and augmented reality environments in mobile learning", International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies (IJWLTT) 8, 4: 50 - 71.
|
|
|
|
4. |
Bidarra, José; Martins, Olímpio. 2010. "Exploratory learning with Geodromo: An interactive cross-media experience", Journal of Research on Technology in Education 43, 2: 171 - 183.
|
|
|
|
5. |
Bidarra, J.. 2010. "Emerging digital media, games and simulations: A challenge for Open and Distance Learning", Revista de Ciências da Computação, 4: x - x.
|
|
|
|
6. |
Bidarra, J.; Martins, O.. 2009. "Crossing boundaries with geodromo: An interactive cross-media experience", IADIS International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, CELDA 2009, 1: 26 - 32. |
|
|
|
7. |
Bidarra, J.; Escudeiro, P.. 2008. "Quantitative Evaluation Framework (QEF)", Revista Iberica de STI, 1: 16 - 27.
|
|
|
|
8. |
Bidarra, J.; Martins, O.. 2008. "O Geódromo e o Climatógrafo: Ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências", Educação, Formação & Tecnologias (EFT) 1, 1: 137 - 141.
|
|
|
|
9. |
Cardoso, V.; Bidarra, J.. 2007. "Open and Distance Learning: Does IT (still) matter?", European Journal of Open, Distance and E- Learning (EURODL), 03.2007: 23 - 37. |
|
|
|
10. |
Escudeiro, P.; Bidarra, J.. 2006. "X-TEC: Techno-didactical extension for instruction/learning based on computer: A new development model for Educational Software", WEBIST 2006 - 2nd International Conference on Web Information Systems and Technologies, Proceedings SEBEG, EL/-: 325 - 331. |
|
|
|
11. |
Bidarra, J.; Dias, A.. 2004. "Ecological strategies and knowledge mapping", Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 3038: 1025 - 1029. |
|
|
|
12. |
Bidarra, J.; Dias, A.. 2003. "From cognitive landscapes to digital hyperscapes", International Review of Research in Open and Distance Learning (IRRODL) 4, 2: x - x.
|
|
|
|
13. |
Litto, F.M.; Bidarra, J.; Dias, A.. 2003. "Reviewer commentary: From cognitive landscapes to digital hyperscapes", International Review of Research in Open and Distance Learning 4, 2: 22 - 25. |
|
|
|
14. |
Guimarães, N.; Chambel, T.; Bidarra, J.. 2000. "From cognitive maps to hypervideo: Supporting flexible and rich learner-centred environments", Interactive Multimedia Electronic Journal of Computer- Enhanced Learning (IMEJCEL), 02.2000: x - x.
|
|
|
|
15. |
Trindade, A. R; Carmo, H.; Bidarra, J.. 2000. "Current developments and best practice in Open and Distance Learning", International Review of Research in Open and Distance Learning (IRRODL) 1, 1: x - x.
|
|
|
|
16. |
Bidarra, J.; Mason, R.. 1998. "The potential of video in Open and Distance Education", Revista Ibero-Americana de Educación a Distancia (RIED) 1, 2: 101 - 115. |
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
32 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
16 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
11 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
16 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
16 |
Outras informações relevantes
José Bidarra é doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Comunicação Educacional, atualmente Professor Auxiliar
de Nomeação Definitiva da Universidade Aberta, onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de Ensino a Distância,
e-learning e multimédia, As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas do e-learning e da comunicação multimédia,
tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais
e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas organizações.
|
Visualizações do curriculum [
969
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
16-10-2014
às
14:32:58
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|